• Nenhum resultado encontrado

Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Vítor Quinta Julho 2018 Na passagem abaixo, Paulo fala-nos de algo incompreensível para a maioria dos seres humanos: a de Alguém que sendo rico sem medida e Senhor dos senhores, Se tenha feito pobre por amor das Suas criaturas e tenha chegado ao ponto de entregar a Sua vida terrena para salvar todos os que O aceitam como Libertador/Salvador.

2.Coríntios 8:9 – “Porque já sabeis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico [sem medida], por amor de vós se fez pobre; para que pela sua pobreza enriquecêsseis”.

Mas Ele veio libertar-nos/salvar-nos de quê ou de quem? A história é por demais conhecida: Este Salvador Yeshua HaMashiach veio libertar-nos da condenação que sobre nós pendia devido ao pecado a que estávamos agarrados, vivendo sem esperança, sem Um Salvador. Ele veio libertar-nos das garras do diabo, o adversário das almas que busca arrastar na sua queda todos os que não querem dar ouvidos ao apelo do Elohim Todo-Poderoso para que se salvem através do sacrifício do Seu amado Filho Adonai Yeshua, Aquele Verbo divino que Se fez carne e habitou entre nós, como nos diz João 1:14.

Paulo fala-nos em termos espirituais para espirituais como já devemos ser, não em termos de riqueza material deste mundo; o apóstolo fala-nos de uma riqueza que não tem paralelo com coisa alguma que nós conheçamos nesta vida terrena, pois é uma riqueza espiritual que fica para além do que conseguimos imaginar: a eternidade, riqueza que nos chegará pelo mérito do Cordeiro de Elohim, que sendo infinitamente rico, se fez pobre para que todos os que O aceitam como Salvador das suas vidas tenham direito à Vida eterna. E este foi um acto de amor do Criador pelas Suas criaturas, mas somente pelos que O aceitam como O Salvador das suas vidas.

Nele foi revelado o mistério que esteve oculto desde os tempos eternos (Romanos 16:25) e que nos foi confirmado pelos Seus servos, os profetas e os apóstolos de Yeshua HaMashiach, a todos os que vivem por fé e obediência à Sua Lei/Torá – Efésios 1:7-8:

(2)

João 1:14 – “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigénito do Pai, cheio de graça e de verdade [Lei/Torá, cf. a Salmo 119:142]”.

Sim, Ele veio ensinar toda a Verdade do Pai (a Lei/Torá) – Salmo 40:7-11, para que andemos na Sua justiça. Ele que era e é a Torá viva, veio buscar o que se havia perdido: a Casa de Efraim/Israel, as chamadas “10 tribos perdidas da Casa de Israel” – Lucas 19:10, missão que completará na Sua segunda vinda, já no Seu reino milenar, dando então cumprimento à profecia de Ezequiel 37:15-28. Isto é algo que só Ele poderá fazer. Por amor, Ele não só Se fez pobre, como Se tornou a Si mesmo maldito ao sofrer a morte no madeiro, condenação que estava reservada a todos os malfeitores:

Gálatas 3:13-14 – “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito”. “A maldição da lei” é a condenação que advém sobre todos os que vivem como ímpios, sem arrependimento do mal que praticam. Não devemos confundir este ensinamento de Paulo dizendo, como dizem alguns, que Yeshua veio abolir a Lei (Ele diz exactamente o contrário em Mateus 5:17-18). Não é isso que Paulo nos diz, mas antes que Yeshua pagou no madeiro a condenação que nos estava destinada enquanto pessoas desobedientes à Lei do Pai, para que, após O aceitarmos como nosso Salvador, passemos a viver em novidade de vida, i.e. em todos os mandamentos, juízos, testemunhos e estatutos que O Pai nos deu na Sua Lei/Torá, para que vivamos por ela como novas criaturas salvas pelo sangue do Filho, O Cordeiro do sacrifício eterno.

Todos os que dizem que a Lei/Torá foi abolida por Yeshua, ou que ela é só para os Judeus… andam em trevas. Satanás cegou-lhes o entendimento para que não conheçam a Verdade para se salvarem. Sim, a Lei/Torá do Pai é a Verdade (cf. a Salmo 119:142), assim como O Filho é O Caminho, A Verdade e A Vida…e ninguém pode chegar perto do Pai sem ser através Dele, i.e. sem ser através da aceitação do sangue do Cordeiro do Altíssimo.

O próprio Paulo procura esclarecer-nos quando fala de si mesmo em:

Romanos 7:25 – “Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado”.

Tal como Paulo, também nós devemos servir ao Altíssimo por fé e obediência à Sua Lei/Torá, da mesma forma que os fiéis do passado também serviram. Por isso, na nossa vida, devemos semear no Espírito e não na carne, porque o que semeia no Espírito herda a vida eterna, enquanto o que semeia na carne herda a morte…eterna. O nosso maior exemplo de vida encontramo-lo em Yeshua que servia ao Pai em todos os preceitos da Lei/Torá. Por isso devemos andar como Ele andou – 1.João 2:6.

(3)

Yeshua HaMashiach levou sobre Si as nossas culpas, e as nossas iniquidades (i.e., as nossas transgressões da Lei/Torá). Ao entregar-Se à morte no madeiro, no lugar dos verdadeiros culpados, que somos nós, Ele assumiu a nossa culpa e, com a Sua vida pagou o preço das nossas desobediências. Por isso Ele Se fez culpado por nós.

1.Pedro 2:24 – “Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça [para a Lei/Torá]; e pelas suas feridas fostes sarados”.

E este sacrifício único é intemporal, pois cobre as falhas dos seres humanos que a Ele se entregam e Nele esperam. Este sacrifício é tão válido para nós hoje, que olhamos para trás e vemos Este Homem cumprindo a missão que O Pai Lhe entregou, como é válido para todos os que, pela fé, viveram antes da Sua primeira vinda, e já olhavam para o futuro, para Aquele que estava prometido que haveria de vir para resgatar os que confiavam Nele. Por isso a Palavra nos diz que O Cordeiro foi morto desde a fundação do mundo – 1.Pedro 1:20; Apocalipse 13:8, pois para O Altíssimo não existe tempo…

A intemporalidade do propósito do Altíssimo é perfeitamente entendível quando lemos que até os nomes dos que se hão-de perder (devido à sua rebeldia e impiedade) não estão escritos no livro da vida…desde a fundação do mundo: Apocalipse 17:8. Daí que seja fácil de compreendermos a omnisciência do Elohim Todo-Poderoso, Adonai YHWH. Na Sua curta passagem por este mundo, Yeshua HaMashiach, O Verbo divino feito homem, sofreu na carne e no espírito toda a sorte de impiedades que os homens malignos Lhe quiseram infligir e que estão bem retratadas no capítulo 53 de Isaías. Leiamos somente estes versos:

Isaías 53:4-9 – “Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas YHWH fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos. Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca”.

Diz-nos o profeta que não víamos Nele beleza alguma para que O desejássemos. Sim, podemos afirmar que O Cordeiro de YHWH era um homem de aparência normal, sofredor, dado que tantas enfermidades lhe foram sobrecarregadas. O profeta Zacarias fala-nos do dia glorioso da Sua vinda, quando todo o olho O verá, e alguém Lhe perguntará: “que feridas são estas nas tuas mãos?”. Esta é a resposta que lhe será dada:

(4)

Zacarias 13:6 – “E se alguém lhe disser: Que feridas são estas nas tuas mãos? Dirá ele: São feridas com que fui ferido em casa dos meus amigos”. Que coisa maravilhosa! Ele Se dará a conhecer na Sua vinda enquanto Rei Eterno, como sendo Aquele que veio antes na qualidade de servo sofredor de que nos fala Isaías 53. Yeshua ben David dará a conhecer ao mundo que Ele é O mesmo que veio antes para Se entregar à morte para salvação de muitos que O aguardavam e aguardam: Yeshua ben Joseph, O servo sofredor – Salmo 86:15.

Enquanto servo sofredor, Ele foi coroado sim, mas com uma coroa de espinhos. Porém, na Sua glória vindoura, Ele mostrar-se-á com a glória do Eterno, pois Ele é O que vive e que foi morto… e por Ele e para Ele são todas as coisas. Quando Ele vier, então, por Ele, alcançaremos a incorruptível coroa da glória, a vida eterna. Por isso Ele nos aconselha:

Apocalipse 3:11-12 – “Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome”.

A quem vamos então confiar a nossa vida, o nosso futuro e salvação, senão ao Senhor dos senhores e Rei dos reis, ao Elohim Todo-Poderoso? Só Ele, através de Seu Filho Yeshua, é a nossa esperança nesta vida. Confiai Nele ó povo, em todo o tempo, diz-nos:

Salmo 62:5-8 – “Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança. Só ele é a minha rocha e a minha salvação; é a minha defesa; não serei abalado. Em Deus está a minha salvação e a minha glória; a rocha da minha fortaleza, e o meu refúgio estão em Deus. Confiai nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante ele o vosso coração. Deus é o nosso refúgio”.

Não podemos confiar em homens, ainda que sejam príncipes, pois sai-lhes o espírito (o fôlego de vida) e voltam para o pó-da-terra, como acontece a todos. Então em quem podemos depositar a nossa confiança com segurança? Somente Naquele Senhor da vida que nos resgatou através de Seu Filho Yeshua HaMashiach, em Quem encontramos segurança e salvação eternas:

Salmo 146:5-6, 10 – “Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacob por seu auxílio, e cuja esperança está posta em YHWH seu Deus. O que fez os céus e a terra, o mar e tudo quanto há neles, e o que guarda a verdade [a Torá, cf. a Salmo 119:142] para sempre… YHWH reinará eternamente; o teu Deus, ó Sião, de geração em geração. Louvai a YHWH”.

Ora Este que era rico e poderoso sem medida fez-Se pobre para resgatar um povo zeloso de boas obras (obras da fé segundo a Lei/Torá), e que ama a Sua vinda.

(5)

E, se nos devemos preocupar com os bens espirituais que recebemos diariamente, também nos devemos preocupar com os bens materiais que alguns fiéis necessitam para cuidado deles e de suas famílias, em Yeshua. Paulo ensina-nos isto de forma clara quando ele mesmo procura levar ajuda material aos crentes de Jerusalém que, à época, estavam passando necessidades, como podemos ler em Romanos 15:25-27.

Paulo exortava os que recebiam gratuitamente os bens espirituais provenientes de seus irmãos em Jerusalém, a que ajudassem, num momento de escassez de alimentos, aqueles que estavam necessitados. Ele mesmo promoveu a recolha de donativos para os entregar aos fiéis que passavam necessidades em Jerusalém. Tenhamos estes ensinamentos igualmente em consideração, porque a nossa verdadeira riqueza não consiste na quantidade de bens materiais que possuímos (e que nos são dados pelo Altíssimo), mas sim na esperança da salvação por Yeshua HaMashiach, que recompensará a cada um segundo as suas boas obras – Apocalipse 14:13.

Sim, a generosidade para com os nossos irmãos em necessidade é um atributo que deve estar firme no coração de todos os que buscam um futuro reino de paz, harmonia, vida abundante e de gozo inefável em (e por) Yeshua HaMashiach. E que esta generosidade seja um acto interior, natural, sem esperar nada em troca.

Falando do trabalho espiritual que é ministrado por alguns, Paulo apela aos que recebem a bênção desse pão espiritual que ajudem, conforme às suas possibilidades materiais na manutenção desse trabalho espiritual que lhes é ministrado:

2.Coríntios 9:5-9,11-12 – “Portanto, tive por coisa necessária exortar estes irmãos, para que primeiro fossem ter convosco, e preparassem de antemão a vossa bênção [a vossa dádiva], já antes anunciada, para que esteja pronta como bênção, e não como avareza. E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará. Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria. E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra; conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre… Para que em tudo enriqueçais para toda a beneficência, a qual faz que por nós se dêem graças a Deus. Porque a administração deste serviço, não só supre as necessidades dos santos, mas também é abundante em muitas graças, que se dão a Deus”.

Compreendemos assim que Aquele que Se fez pobre por amor das Suas criaturas, também espera que estas sigam o Seu exemplo dando aos que mais necessitam parte daquilo que não lhes faz falta, porque O Eterno é generoso para com os Seus filhos.

2.Coríntios 8:13-15 – “Mas, não digo isto para que os outros tenham alívio, e vós opressão, mas para igualdade; neste tempo presente, a vossa abundância supra a falta dos outros, para que também a sua abundância supra a vossa falta, e haja igualdade; como está escrito: O que muito colheu não teve de mais; e o que pouco, não teve de menos”.

(6)

Saibamos então repartir com os verdadeiramente necessitados parte do que não nos faz falta, porque isso é do agrado do Altíssimo, pois não devemos colocar o nosso coração nas coisas desta vida, mas sim nos bens espirituais que O Eterno não regateia aos Seus filhos; antes lhos dá em abundância. Sejamos então generosos como Ele é generoso para connosco, e agradecidos pelo que recebemos da Sua Mão.

Então:

João 6:27 – “Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou”.

Yeshua HaMashiach dá-nos também por conselho que não juntemos tesouros na Terra, mas sim no céu:

Mateus 6:19-21, 33 – “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração… Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.

Todo o homem que acumula riquezas nesta vida e não é rico para com O Altíssimo, é louco! É como Job nos deixou escrito:

Job 27:8 – “Porque qual será a esperança do hipócrita, havendo sido avaro, quando Deus lhe arrancar a sua alma?”

Sejamos então ricos na fé, no amor e na esperança que colocamos na salvação por Yeshua HaMashiach, Aquele que sendo rico e poderoso sem medida (Isaías 9:6) Se fez pobre por cada um dos que se hão-de salvar pela Sua entrega. Sim, Ele está prestes a chegar, e Ele mesmo recompensará cada um segundo as suas obras.

Ora vem Adonai Yeshua. Vem já hoje reinar em nós e aperfeiçoar os nossos caminhos. Prepara-nos já hoje para irmos ao Teu encontro na Tua vinda gloriosa.

AlleluYAH -.-.-.-.-.-.-.-

Referências

Documentos relacionados

Entendemos que o equipamento que pretendemos ofertar estaria atendendo aos requisitos do projeto como um todo, já que não está explícito que haverá utilização para as 16 portas

Falando sobre a transação, o diretor de operações comerciais para o mercado externo da encarroçadora, Paulo Corso, lembrou que uma das principais características do transporte

Em ambiente MATLAB® e utilizando valores de vazões naturais para postos de UHEs em rios brasileiros de diferentes biomas, foram gerados hidrogramas, nos quais foi

Na eventualidade da analgesia de longa duração de ação não ter sido estabelecida antes do fim da cirurgia, poderá ser necessário continuar a administrar Remifentanilo Sidefarma para

Neste artigo, o terceiro numa série de trabalhos correlatos, iremos analisar como se comporta uma escala de autorrelato, a saber, a escala de Stapel, quando

A arquitetura da vegetação tem influencia sobre as comunidades de aves de áreas abertas (campo-sujo e campo cerrado) do Parna Emas, e como a distribuição dos elementos da

escolas de inglês tradicionais não são mais para você, estou errado.. Mas sem dúvida existem hábitos que te ajudam a falar inglês corporativo

Não diga “amém” para tudo e, quando for dizer, saiba que o nosso Deus, que é o nosso Rei e o único que é Fiel, vai fazer com que assim seja feita a vontade d’Ele em nós e