• Nenhum resultado encontrado

Jan Bitoun, professor do Departamento de Ciências Geográficas da UFPE, «Recife: Política de Escala em Saúde e diversidade socioambiental»

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Jan Bitoun, professor do Departamento de Ciências Geográficas da UFPE, «Recife: Política de Escala em Saúde e diversidade socioambiental»"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Santé, éthique et développement durable : défis pour un monde en crise

21-22 mai 2013

Recife, Brésil

Colloque organisé par le Centre de Recherche Aggeu Magalhães FIOCRUZ/PE, CPqAM

et le Comité Consultatif de Déontologie et d’Ethique de l’IRD (CCDE)

21 mai 2013 : 4ère Table ronde : Saude, ambiente e desenvolvimento sustentavel no mundo / Santé, environnement et développement durable dans le monde

Jan Bitoun, professor do Departamento de Ciências Geográficas da UFPE, « Recife: Política de Escala em Saúde e diversidade socioambiental »

Biographie :

Jan Bitoun est professeur à l’université fédérale de Pernambuco à Recife. Professor do Departamento de Ciências Geográficas da UFPE. Doutor (1981) em Geografia Humana (Universidade de Paris I) é professor de Geografia da UFPE com experiências de trabalho na Secretaria de Planejamento do Recife. No primeiro Conselho Nacional das Cidades representou a Associação dos Geógrafos Brasileiros. Trabalhos acadêmicos e técnicos tratam da relação entre políticas públicas e dinâmicas dos espaços urbano e regional. Integra o Observatório Pernambuco de Políticas Públicas, grupo de pesquisa da UFPE ligado à rede INCT Observatório das Metrópoles. Interage também com a Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias.

Résumé :

A abordagem geopolítica das necessidades e da saúde, um tema que já foi objeto dos trabalhos de Josué de Castro em meados do século passado, coloca o território (RAFFESTIN, 1980; SANTOS, 1996) no centro das práticas. Essas precisam ser construídas no âmbito de uma política de escala (COX, 1998) articulando territórios que se apresentam em áreas, mas também em redes. Essas duas configurações fazem-se presentes no diagnostico das desigualdades de poder e condições econômicas bem como da diversidade cultural e ambiental, orientando as ações quantitativas e qualitativas dos agentes formuladores e operadores das políticas de saúde.

(2)

COLÓQUIO SAÚDE, ÉTICA, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE

(FIOCRUZ/PE/CPQAM e IRD/CCDE)

Mesa-Redonda – 22 de maio de 2013

Saúde, ambiente e desenvolvimento sustentável no mundo

POLÍTICA DE ESCALA EM SAÚDE E DIVERSIDADE SOCIOAMBIENTAL

Jan Bitoun (Geografia – UFPE)

FOCO NO TERRITÓRIO NUMA PERSPECTIVA INTERESCALAR PREÂMBULO

CONFIGURAÇÕES:TERRITÓRIO EM ÁREA

(3)

PREÂMBULO

El avance de las comunicaciones, la escala del poder,

la responsabilidad personal sobre eventos globales y el

d

ll

ó i

d

i

l

t l

desarrollo económico desigual, apuntalan una nueva

sensibilidad geográfica.

SMITH, Neil. Geography, difference and the Politics of Scale. In: DOHERT J. GRAHAM, E. (eds.).

Postmodernism and the Social Science. Londres, 1992. Traducción de María Franco García Terra

Livre São Paulo Ano 18, n. 19 p. 127-146 jul./dez. 2002

Sensibilidade nasce de uma experiência

Experiência de Josué de Castro (dos estudos sobre as condições de saúde dos operários do Recife, à Universidade Nacional do Brasil, à FAO, ao exílio, à Conferência de Stockholm como representante da Universidade de Paris VIII Vincennes) em 1972 m ano antes de falecer ainda no VIII- Vincennes) em 1972, um ano antes de falecer, ainda no exílio.

(4)

Experiência de Milton Santos filho do Recôncavo Baiano, 13 anos na França, Canadá, Estados Unidos, Venezuela, Peru (OIT), Tanzânia, voltou no Brasil e lecionou na UFRJ e na USP até falecer em 2001.

SANTOS Milton 1996 A Natureza do Espaço: técnica e tempo razão e SANTOS Milton, 1996, A Natureza do Espaço: técnica e tempo razão e

emoção, São Paulo, Hucitec. 308 p.

SANTOS Milton, 1997, La Nature de l’Espace : technique et temps, raison

et émotion, Paris, L’Harmattan. 275 p.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização - do pensamento único à

consciência universal. São Paulo: Editora Record, 2000.

FOCO NO TERRITÓRIO NUMA PERSPECTIVA INTERESCALAR

Concebido durante mucho tiempo como muerto, fijo e inmóvil, el espacio se está colocando como la metáfora fundamental y al mismo tiempo se está redescubriendo como producido, mutable, como una intrínsecamente compleja expresión de las relaciones sociales.

Problema para Regionalização da Saúde em quaisquer escalas: A normatividade institucional.

O território é produzido a partir do espaço pelas relações de O território é produzido a partir do espaço pelas relações de poder construídas numa relação social de comunicação

(5)

FOCO NO TERRITÓRIO NUMA PERSPECTIVA INTERESCALAR A produção de uma Regionalização consiste num primeiro passo em  fazer emergir uma representação, ou melhor, um “território imaterial”.  Segundo Bernardo Mançano:

“O território imaterial está relacionado com o controle, o domínio sobre o processo de construção do conhecimento e suas interpretações o processo de construção do conhecimento e suas interpretações. Portanto, inclui teoria, conceito, método, metodologia, ideologia etc. O processo de construção do conhecimento é, também, uma disputa territorial que acontece no desenvolvimento dos paradigmas ou correntes teóricas. Determinar uma interpretação ou outra, ou várias, convencer, persuadir, induzir, dirigir faz parte da intencionalidade na elaboração conceitual. Estou me referindo ao mundo das ideias em que elaboração conceitual. Estou me referindo ao mundo das ideias em que forma, limite, referência, convencimento, conteúdo, área, domínio, extensão, dimensão, entre outras diversas, são noções necessárias para compreendermos que o pensamento também é produtor de relações de poder.”

FERNANDES, B. M. Sobre a Tipologia de Territórios. Presidente Prudente: Unesp, 2008. (disponível em:

http://www.landaction.org/IMG/pdf/BERNARDO_TIPOLOGIA_DE_TERRITORIOS.pdf)

CONFIGURAÇÕES:TERRITÓRIO EM ÁREA

D h h l i d id i l t i

De hecho, el espacio producido no es simplemente un mosaico sino que dentro de la sociedad capitalista, este se encuentra intensamente jerarquizado, conforme a la división em razas y clases, género y etnia, diferente acceso al trabajo y a los servicios etc.

(6)
(7)

Associant deux cartes, une

traitant des conditions

operationnelles des agents operationnelles des agents et l’autre des conditions sociales de la population on a produit une carte de synthèse, de cinq niveaux

de Difficutés (aspects

physiques) e d’Attention

(vunérabilité sociale) pour (vunérabilité sociale) pour

permettre au Programme

de revoir ses critères de

distribution des agents

dans le territoire composé de près de 12 mille ilôts

(8)

BAIRRO DE CASA AMARELA

“O Recife tem um grande número de bairros populares cuja população não podemos estimar, mas é enorme a sua concentração sobre os morros do Noroeste da Cidade. É um terreno magnífico para fazer uma cidade popularg p p p modelo, mas é preciso dar-lhe um tratamento diferente e acreditarmos com Gilberto Freire que é preciso não pensar na sua transformação em habitat de tipo europeu e, sim, no melhoramento do habitat nativo, sob o aspecto da higiene e numtipo de urbanização original.

O sítio é magnífico, mas os trabalhos são consideráveis. Entretanto temos certeza que bonsurbanistas dariam um tratamento adequado a esse grande bairro que, de uma maneira muito interessante, viria permitir uma vida sadiaa essa população subproletarizada ou em rápida via de subproletarização ” essa população subproletarizada ou em rápida via de subproletarização. LEBRET L.J. Série Planificação Econômica III - CODEPE, RECIFE 1955

BAIRRO DE CASA AMARELA – TERRITÓRIO DE INOVAÇÃO

NO INÍCIO DOS ANOS 80 UMA INOVAÇÃO JURÍDICA PROVOCADA PELAÇ

PRESSÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS E PELO APOIO DA IGREJA (DOM HELDER CÂMARA E JURISTAS LIGADOS À IGREJA (JUSTIÇA E PAZ) NA QUESTÃO DA POSSE DA TERRA.

(9)

CONFIGURAÇÕES:TERRITÓRIO EM REDE

La diferenciación de las escalas geográficas establece y se establece a través de la estrutura geográfica de interacciones sociales. Con un concepto de escala como producido, es posible evitar por una parte el relativismo que trata la diferenciación evitar por una parte el relativismo que trata la diferenciación espacial como un mosaico, y por outra evita la reificación y la acrítica división de escalas que reitera un fetichismo del espacio.

A ESCALA NEM É SOMENTE UM RECURSO DA CARTOGRAFIA OU DA GEOINFORMAÇÃO

NEM É UM JOGO DE BONECAS RUSSAS

CONFIGURAÇÕES:TERRITÓRIO EM REDE

Networks signify unevenness in the penetration of area forms. They are also rarely entirely contained by areal forms; boundaries tend to be porous. The territorial reach of state agencies is imperfect

agencies is imperfect.

COX, Kevin. Spaces of dependence, spaces of engagement and the politics of scale, or looking for local politics. Political Geography, Vol. 17, No. I, pp. l-23, 1998

MERCADO DA SAÚDE:

ORGANIZADO EM REDE DOS LABORATÓRIOS AOS AGENTES OPERACIONAIS

(10)

CONFIGURAÇÕES:TERRITÓRIO EM REDE

¿Cómo se construye la escala en la vida cotidiana?, y ¿ cómo se conectan las diferentes escalas? ¿Qué diferentes papeles juegan las cuestiones sobre clase, género y raza en la construcción de las diferentes escalas? y ¿cómo estos

bl t d ti b d t i

problemas son conectados a cuestiones sobre determinación económica, política y social de la escala? Si de una cosa estoy seguro es de que la respuesta radica menos en la filosofía que en la política espacial activa.

La meta de una política espacializada del tipo que Jameson busca dónde “los problemas espaciales” proporcionen una busca, dónde los problemas espaciales proporcionen una “preocupación fundamental de organización” es, defendería, superar la dominación social ejercida a través de la construcción explotadora y opresiva de la escala, y reconstruir la escala y las reglas a través de las cuales la actividad social construye la escala.

A EXPERIÊNCIA DA INSTABILIDADE UMA CONDIÇÃO DE MUITOS NO MUNDO

Supuestamente Heráclito se quejó una vez: “Todo fluye. Denme un lugar para permanecer”.

Referências

Documentos relacionados

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,

Dentre os critérios desenvolvidos, podemos citar os de avaliação dos periódicos para inclusão no Pergamum, que são: conteúdos da área da saúde que atendam aos cursos

Water and wastewater treatment produces a signi ficant amount of methane and nitrous oxide, so reducing these emissions is one of the principal challenges for sanitation companies

E, quando se trata de saúde, a falta de informação, a informação incompleta e, em especial, a informação falsa (fake news) pode gerar danos irreparáveis. A informação é

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

nesse contexto, principalmente em relação às escolas estaduais selecionadas na pesquisa quanto ao uso dos recursos tecnológicos como instrumento de ensino e

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on