• Nenhum resultado encontrado

Sexta-feira,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sexta-feira,"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Sexta-feira, 10.12.10

Pensamento do dia

“Não é triste mudar de idéias, triste é não ter idéias para mudar.

” Barão de Itararé

CLIPPING

Veja os destaques do período entre 08 e 10 de dezembro:

1. Governador Alcides Rodrigues instala Centro de Pacificação em Santa Helena

2. Criança Feliz Natal apresenta Coral Gustav Ritter nesta sexta-feira 3. Confraternização nas unidades da OVG

4. Lista para fazer o bem

EPIDEMIA ou EPIZOOTIA?

A frase é: “Os animais morreram devido à epidemia.”

O mais apropriado é: “Os animais morreram devido à epizootia.”

É inadmissível um médico-veterinário confundir epidemia com epizootia. O elemento “demos” vem do grego e significa “povo”: democracia (=governo do povo), demagogia (=levar, conduzir o povo), demografia (=descrição do povo)… Epidemia é “doença que surge rapidamente num lugar e acomete, a um tempo, grande número de pessoas”. Pessoas e não animais. Epizootia é “doença, contagiosa ou não, que ataca numerosos animais ao mesmo tempo e no mesmo lugar”. É bom não esquecer que o elemento grego para “animais” é “zoo”, daí a zoologia, o zoológico, o protozoário…

Fonte: Dicas do prof. Sérgio Nogueira, no site: g1.globo.com

(2)

Jornal O Hoje, Editoria de Política & Justiça - 10.12.10

Alcides instala centro de pacificação

Ladeado pela prefeita e primeira-dama Raquel Rodrigues e de Paulo Teles, Alcides assina documento

O governador Alcides Rodrigues e o presidente do Tribunal de Justiça, Paulo Teles, in-talaram na manhã de ontem a 25ª unidade do Centro de Pacificação Social (CPS), que fica em Santa Helena e possibilitará à população de aproximadamente 36 mil habitan-tes maneira rápida e eficiente de solucionar conflitos. Atualmente, cerca de 12 mil pro-cessos estão em tramitação na Comarca, muitos deles podendo ser solucionados atra-vés de simples conversa entre as partes no CPS.

O Centro de Pacificação tem caráter preventivo. A proposta do projeto é evitar que os conflitos de solução mais simples sejam resolvidos antes mesmo de ser transformado em processo judicial. No entanto, também se constitui em uma ferramenta importante para buscar a conciliação. “No caso em que as partes estejam propensas a fazer um acordo, o Centro de Pacificação faz a mediação”, explicou Paulo Teles.

Após a cerimônia, o governador destacou a iniciativa do Judiciário, uma vez que o pro-jeto agiliza a solução das demandas e desafoga o acúmulo de processos nas comar-cas. “Centro de Pacificação traz grande benefício para a sociedade. Iniciativa que serve de exemplo para todo País e que foi premiado nacionalmente pelo alcance social.”

(Da     Redação)

(3)

Site de Notícias: www.noticiasdegoias.go.gov.br - 10.12.10

Coral infantil se apresenta no Palácio das Esmeraldas

O Coral infantil do Centro Cultural Gustav Ritter vai se apresentar hoje na marquise do Palácio das Esmeraldas, a partir das 20 horas. Regidos pelos professores Helieber Ferreira Rodrigues, Jordana Vieira Duarte e Germano Henrique Pereira Lopes, o grupo de crianças vai interpretar músicas como Nasce Jesus, Primeiro Natal e Greensleeves, entre outras. Durante a apresentação, o Coral Inclusivo Cantando com as Mãos vai traduzir as músicas para a Linguagem Brasileira de Sinais - Libras. A próxima apresentação do Coral será no dia 17. Mais informações: (62) 3201-9482.

_______________________________

Site de Notícias: www.noticiasdegoias.go.gov.br - 10.12.10

Unidades da OVG fazem festa de fim de ano

Cinco unidades da OVG realizam confraternizações de fim de ano para usuários e colaboradores. A Vila Vida vai servir um almoço aos idosos, funcionários e grupos de apoio na próxima terça-feira, dia 14. A Casa do Interior fará um almoço especial, sorteio de brindes, brincadeiras e baile dançante, também no dia 14. No dia 16, as gestantes atendidas no Centro Social Dona Gercina terão almoço especial de fim de ano. A festa no Complexo Gerontológico Sagrada Família, a confraternização é hoje e no dia 17.

_______________________________

Jornal O Popular, Editoria de Cidades -10.12.10

(4)

De paciente a funcionário. Depois de receber tratamento para depressão no Instituto Batuíra de Saúde Mental, Joel Guedes de Oliveira, de 66 anos, se tornou prestador de serviços da entidade. As crises começaram 1976. "Só conseguia fazer as coisas depois de medicado", lembra. A entidade é conveniada ao SUS e trata pacientes com transtornos mentais e alcoolismo. Pacientes em surto ficam internados no local.

Instituto Batuíra de Saúde Mental

Local: Avenida Eurico Viana, Qd. 44, Jardim Goiás. Telefone: 3281-0655.

Doações: alimentos, materiais de higiene, roupas e medicações. Escolha onde ajudar:

Associação Defesa de Idosos Viva Bem - Avenida Pedro Ludovico Teixeira, nº 776 Jardim Vila Boa. Telefones: 3290-5255.

Associação dos Artesãos do Estado de Goiás - Avenida Goiás, nº 1.613, Centro. Telefone: 3095-2684.

Associação dos Hemofílicos dos Estado de Goiás - Avenida Perimetral, Qd. R-3, Lt. 14, Setor Oeste. Telefone: 3291-2219.

Centro de Orientação, Reabilitação e Assistência ao Encefalopata (Corae) - Avenida T-3, nº 114, Setor Bueno. Telefones: 3251-0306/5573.

Centro de Recuperação Vida Nova - Alameda das Chácaras, Qd. Mansões, Lt. 54, Jardim Guanabara. Telefone: 3264-8832.

Centro de Trabalho Comunitário - Rua E, Qd. 32, Lt. 22, Jardim Progresso. Telefones: 3586-2206/9199-8908.

Centro Espírita Caboclo Ubirajara - Rua 04, Qd. 11, Lt. 07, Vila São Paulo. Telefones: 3293-4519/3271-4630.

_______________________________

Jornal O Popular, Editoria de Cidades - 09.12.10

Lista para fazer o Bem: Saiba onde você pode ajudar neste Natal

Prestes a completar 56 anos, a Vila São José Bento Cottolengo, em Trindade, abriga 365 pacientes com deficiências e atende cerca de 2,4 mil pessoas diariamente no Hospital São Cottolengo. Foi na unidade que a maranhense Melinalva Castro Costa, de 33 anos, encontrou tratamento para uma síndrome rara, que compromete os movimentos do corpo. A Vila São Cottolengo concede órteses e próteses, e realiza várias atividades educacionais.

Vila São José Bento Cottolengo

Local: Avenida Manoel Monteiro nº 163, Bairro Santuário, Trindade. Telefone: 3506-9000.

(5)

Escolha onde ajudar

Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (Adfego) - Avenida Independência nº 3.026, Vila Nova. Telefone: 3202-3313.

Associação dos Idosos Grupo Renascer da Chácara do Governador - Alameda Botafogo, Qd. 46, Lt. 18, nº 1.028, Setor Pedro Ludovico. Telefone: 3541-3659.

Associação dos Moradores do Bairro Jardim Guanabara - Rua Santa Catarina Qd. 56, Lt, 18, Jardim Guanabara. Telefones: 3207-5043 / 3941-1659.

Associação dos Surdos de Goiânia - Rua 801, chácara 6, Vila Osvaldo Rosa. Telefones: 32023134 / 3202-7780.

Casa Espírita Meimei - Rua Santiago, Qd. 219, Lt. 20, Jardim Novo Mundo. Telefones: 3206-8285 / 3241-2034.

Centro de Educação Infantil Querubins - Ministério Filantrópico Terra Fértil - Rua C-99, Qd. 1908, Lt. Área, Setor Sudoeste. Telefone: 3241-8723.

Associação da 3ª Idade do Jardim Curitiba 4 e Bairros Adjacentes Alegria de Viver - Rua JC-03, Jardim Curitiba 4. Telefone 3298-2880/3298-48127.

_______________________________

Jornal O Hoje, Editoria de Cidades - 09.12.10

Orfanato atende meninas há 37 anos

(6)

primeiro com o orfanato e hoje atendemos também com o serviço de creche”, conta a coordenadora da instituição, Mara Ravaglia. Apesar de contar com boa estrutura, con-cedida pelo Instituto Ayrton Senna, a instituição precisa de doações.

Crianças fazem atividades no Lar Pai Joaquim, que precisa de doações para manter atendimento

Pais que não possuem condições financeiras para pagar uma creche encontram no Lar um local ideal para deixar os filhos enquanto trabalham – atualmente 65 crianças são atendidas. Encaminhadas pelo Juizado da Infância e Juventude de Goiânia, 14 meninas vivem no orfanato. Em situação de risco, vítimas de violência em casa ou privadas da convivência com pais por serem dependentes químicos, essas crianças são encaminha-das para o local, onde encontram cuidados e atenção. “Tanto as meninas do orfanato quanto as da creche convivem. Elas recebem reforço escolar, participam de brincadei-ras e realizam diversas atividades”, explica Mara.

“A gente acaba sendo mãe, pai, passa a amar e se entregar a elas”, conta Elismar Ban-tin Neta, de 32 anos, que trabalha como monitora no Lar. Auxiliando as meninas nas atividades diárias, Elismar disse aprender muito com elas, além de observar a vida de maneira diferente depois que começou com esse trabalho. “Nós tentamos alegrá-las, elas sentem muitas saudades de casa. Com isso aprendi muito, e percebo que tem pessoas que precisam de nossa atenção”, expõe.

Conforme vão crescendo, as crianças e as adolescentes se ajudam no dia a dia, auxili-am as monitoras e realizauxili-am tarefas comuns, como ajudar nas refeições e cuidar das meninas menores. Um dos grandes exemplos apontados pela coordenadora é o caso de uma ex-moradora, que está no Lar há 30 anos. De acordo com Mara, ela veio ainda pequena para o orfanato e depois que se tornou independente continua na instituição realizando tarefas no escritório.

Filantrópica, a instituição possui convênio com a Prefeitura de Goiânia e recebe volun-tários que realizam oficinas. “Nós vivemos de doação. Necessitamos de calçados, rou-pas e todo tipo de ajuda”, explica a coordenadora Mara. De acordo com a ela, o Lar das Crianças está aberto para receber voluntários e auxílios diversos. A confraterniza-ção do Natal também será organizada por voluntários. (Catherine Alexandria, estagiária da UFG)

Ajude

Contato: 3210-2933.

(7)

Jornal O Popular, Editoria de Cidades - 08.12.10

Lista para fazer o Bem: Saiba onde você pode ajudar neste Natal

A diferença entre viver e sobreviver. Para muitos ela está na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Goiânia (Apae), que há 41 anos desenvolve atividades de saúde, educação, esporte e lazer para pessoas com deficiências física ou mental. Roberto Wagner da Rocha, de 17 anos, chegou ao local com apenas 8 meses. Ele tem múltiplas limitações em decorrência de problemas pós-parto e na Apae ele descobriu esta diferença.

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Goiânia (Apae) Local: Rua 58 nº 329, Jardim Goiás

Telefone: 3531-6703 Escolha onde ajudar

Associação de Serviço à Criança Excepcional de Goiânia - Obra Unida a Sociedade São Vicente de Paulo (Ascep) - Rua Puccine nº 145, Jardim Europa. Telefone: 3239-0400.

Associação Defesa dos Idosos Viva Bem - Avenida Pedro Ludovico Teixeira nº 776, Jardim Vila Boa. Telefone: 3290-5255.

Associação dos Artesãos do Estado de Goiás - Avenida Goiás nº 1.613, Centro. Telefone: 3095-2684.

Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Goiás - Rua 29-A, Qd. 66, Lt. E, nº 53, Centro. Telefones: 3092-3132 / 3092-3773.

Associação Vitória - Rua RI-15, Qd. 99, Residencial Itaipu. Telefones: 3288-0265 / 3214-1691.

Centro de Amparo Social ao Menor com Câncer - Lar Caminho da Luz - Avenida Laurício Pedro Rasmmussem nº 681, Qd. 937, Lts. 17 e 18, Bairro Feliz. Telefone: 3202-9506.

Referências

Documentos relacionados

[r]

Bairro: Jardim Santo Expedito Avenida Jose Brumatti (nº 1151).. Bairro: Jardim Santa Paula Rua Jose Oliveira

Luiggi Gustavo Maciel Giovannini 22. Matheus Henrique de Deus

O sistema modular GEOGREEN visa contribuir como uma solu- ção de design passivo para edifícios, associando os benefícios da vegetação adaptada com as características térmicas,

Os sistemas naturais, através da interação do solo com a vegetação quando em equilíbrio reduz ao mínimo a saída de nutrientes, promove aumento da infiltração e

Internacionais, pois a mudança de paradigma está ocorrendo no âmbito da Conferência de Haia (FRANZINA, 2014, p. 526), ou seja, as mudanças referentes aos conflitos em matéria de

Para Reboul (1975), é fácil distinguir essa função das outras, pois ela pode ser submetida ao que ele chama de “prova da verdade”. Se, após a afirmação da mensagem, pode-

O objetivo deste estudo foi descrever os fatores prognósticos dos pacientes internados por cirrose hepática no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), de Tubarão/SC, bem