• Nenhum resultado encontrado

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Ciências Sociais Faculdade de Direito

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Ciências Sociais Faculdade de Direito"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Ciências Sociais Faculdade de Direito

Ata da Reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Direito da

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, realizada em 03 de março de 2010.

Presentes os professores doutores:

Jorge Câmara (vice-coordenador), Carlos Eduardo Guerra (vice-diretor),

Patrícia Glioche (Direito Penal), Flavio Mirza (Direito Processual), Daniel

Sarmento (Direito Público), Maurício Mota (Direito da Cidade) e os

representantes discentes Fabiano Gomes e Daniel Pêcego. Presente também o

professor Alexandre Assumpção (Coordenador da Graduação).

Inicialmente, foram trazidos assuntos que não constavam da pauta pelos

professores:

1.

O professor Maurício Mota apresentou parecer referente à possibilidade de

aproveitamento de vagas decorrentes de desistência de discente em

determinada linha de pesquisa, opinando pela possibilidade do cômputo da

nova vaga, na mesma linha de pesquisa da desistência, para o concurso de

seleção vigente à época da homologação da desistência. O COLEGIADO

HOMOLOGOU, À UNANIMIDADE O PARECER QUE PASSA A SER

JUNTADO À ATA.

2.

O professor Daniel Sarmento, tendo em vista a apresentação do parecer do

professor Maurício e de anterior provocação ao colegiado, solicitou o

aproveitamento de vaga, na ordem sucessiva de aprovação dos candidatos

remanescentes da seleção do doutorado 2010, em virtude da desistência

homologada da aluna Bianca Stamato. O COLEGIADO DEFERIU, À

UNANIMIDADE, O APROVEITAMENTO.

3.

O professor Alexandre Assumpção cientificou o colegiado que acerca da

aprovação da reformulação da deliberação do PGDIR pelo CSEPE.

I - REQUERIMENTOS

Mestrandos

Direito da Cidade

■ Marcio André Conde Martins/09 – Del. 052/07

Solicita inscrição excepcional na disciplina ‘Teoria do Estado de Direito” da linha de pesquisa de Direito Público, ministrada pela Professora Jane Reis Gonçalves Pereira, de forma que tal matéria conte como eletiva em seu currículo na linha de pesquisa em Direito de Cidade. O requerente ressalta que já apresentou ao Programa de Pós-Graduação ante-projeto de sua dissertação que versa sobre gestão participativa de políticas públicas urbanas e, por isso, acredita ser relevante o

(2)

estudo aprofundado da Teoria do Estado de Direito, em especial dos mecanismos próprios da democracia.

Decisão: DEFERIDO, DESDE QUE A PROFESSORA DA DISCIPLINA ESTEJA DE ACORDO.

Direito Penal

■ Cecília Perlingeiro Ferreira de Carvalho/10 – Del. 052/07

Solicita que o Grupo de Pesquisa Institucional “Direitos Humanos, Poder Judiciário e Sociedade”, coordenado pelo Professor José Ricardo Cunha, do qual já é integrante, seja contabilizado como disciplina eletiva em seu curso de mestrado, embora sua linha de pesquisa seja Direito Penal e o referido grupo esteja previsto para a linha de pesquisa de Direito da Cidade. O requerimento se fundamenta não apenas no envolvimento prévio da requerente com a pesquisa, mas também porque acredita que esta será valiosa na elaboração de sua dissertação.

Em anexo: E-mail do Professor José Ricardo Cunha informando que a mestranda participa do Grupo de Pesquisa Institucional “Direitos Humanos, Poder Judiciário e Sociedade”, por ele coordenado, desde 2009, estando diretamente ligada à pesquisa em curso.

Decisão: INDEFERIDO, TENDO EM VISTA QUE A EQUIPARAÇÃO SÓ SE APLICA AOS ALUNOS QUE CURSARAM O GPI JÁ MATRICULADOS NO PGDIR.

Direito Público

■ Cintia Guimarães Morgado Barroso Mendes/08 – Del. 052/07

Solicita mudança do orientador da dissertação, atualmente o Professor Gustavo Binenbojm, que está ciente e de acordo com tal alteração, para a Professora Arícia Fernandes Correia, que também está ciente do pedido e que aceitou o requerimento de orientação.

Em anexo: Requerimento de orientação de dissertação com o “de acordo” da Professora Arícia Fernandes Correia.

Decisão: DEFERIDO. À SECRETARIA PARA PROCEDER ÀS ALTERAÇÕES DEVIDAS

■ Roberto Moreno de Melo/09 – Del. 052/07

Solicita substituição de seu Professor orientador, da Professora Ana Paula Gonçalves Pereira de Barcellos pelo professor Alexandre Santos Aragão.

Em anexo: Requerimento com o “de acordo” da Professora Ana Paula Gonçalves Pereira de Barcellos e do Professor Alexandre Santos Aragão.

Decisão: RETIRADO DE PAUTA, PARA DILIGÊNCIAS DO DISCENTE

Doutorandos

Direito da Cidade

■ Augusto Eduardo Miranda Pinto/10 – Del. 052/07

1) Solicita a aproveitamento de créditos para o programa de doutorado das seguintes disciplinas cursadas pelo discente, nesta instituição, no curso de Mestrado na mesma área de concentração e linha de pesquisa: “Direito Civil na Constituição”, “Temas e problemas urbanos”, “Teoria da Justiça”, “Acesso à Justiça e Tutela de direitos”.

(3)

2) Solicita inclusão no grupo e pesquisa: GPI – Relações Privadas e Internet (turma 11), do Professor Guilherme Martins, da minha mesma área de concentração: Transformações do Direito Privado, Cidade e Sociedade, mas com a linha de pesquisa de Direito Civil. O requerente informa que o Professor Guilherme Martins autorizou sua participação e que tal solicitação se devo à temática de seu projeto: “A noção de cidade digital e os seus efeitos na garantia do direito à privacidade” e à importância da participação no referido grupo para o desenvolvimento do mesmo.

Em anexo: Histórico escolar do discente do curso de Mestrado, área de concentração em Direito da Cidade (Faculdade de Direito da UERJ).

Decisão: DEFERIDOS AMBOS OS PEDIDOS.

■ Daniel Nunes Pêcego/08 – Del. 052/07

Solicita a aprovação do professor adjunto do Departamento de Filosofia da UFF, Dr. Paulo Sergio Faitanin para ser seu co-orientador no projeto de tese, com o “de acordo” do professor orientador Mauricio Mota.

Decisão: DEFERIDO

Direito Civil

■ Fernanda Moreira Cezar/08 – Del. 052/07

Comunica a desistência, solicitando a respectiva homologação, de sua vaga no PGDIR.

Decisão: HOMOLOGADO.

■ Teresa Cristina Gonçalves Pantoja/09 – Del. 052/07

Solicita autorização para receber a orientação do professor Guilherme Calmon na elaboração da sua tese.

Em anexo: e-mail com o “de acordo” do professor Guilherme Calmon.

Decisão: TENDO EM VISTA A HOMOLOGAÇAO DA DESISTÊNCIA DA ALUNA FERNANDA CEZAR, DEFERE-SE A INDICAÇÃO DE ORIENTAÇÃO. À SECRETARIA PARA AS ALTERAÇÕES DEVIDAS.

Direito Processual

■ Trícia Navarro Xavier Cabral/10 – Del. 052/07

Solicita aproveitamento de disciplinas cursadas no Mestrado da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo), quais sejam: “Produção de provas no processo” e “Processo, Justiça e Ética”.

Em anexo: Histórico escolar da discente emitido pela UFES.

Decisão: RETIRADO DE PAUTA PARA PROVIDÊNCIAS DA DISCENTE (JUNTAR A EMENTA DAS DISCIPLINAS QUE PRETENDE APROVEITAR E INDICAÇÃO DAS DISCIPLINAS QUE PRETENDE A EQUIVALÊNCIA). APÓS, AO REPRESENTANTE DE LINHA PARA VERIFICAR A EQUIVALÊNCIA.

Direito Público

■ Eduardo Bastos Furtado de Mendonça/09 – Del. 052/07

Requer o aproveitamento direto ou por equivalência de disciplinas cursadas por ocasião de seu curso de Mestrado, tendo em vista ter sido realizado nesta mesma instituição e na mesma linha de pesquisa que ora desenvolve o seu doutoramento. As disciplinas são: “Teoria da Justiça”;

(4)

“Interpretação Constitucional”; Princípios Gerais do Direito do Estado”; “Direito da Integração”; “Teoria dos Direitos Fundamentais” (equivalente à disciplina “Direitos Humanos”, cuja diferença na nomenclatura se daria estritamente em virtude da reestruturação curricular que se deu por ocasião da edição da Del. 052/07, sendo que o conteúdo da disciplina permaneceria inalterado, assim como continua sendo ministrado pelo Professor Ricardo Lobo Torres); “Teoria da Constituição” e “Tópicos Especiais de Direito do Estado: Jurisdição Constitucional”, como eletivas para o doutorado.

Em anexo: Histórico Escolar do discente.

Decisão: DEFERIDO

II – ASSUNTOS ESPECÍFICOS

■ Aproveitamento de vagas decorrentes da desistência da aluna Fernanda

Moreira Cezar.

O professor Carlos Guerra, tendo em vista a apresentação do parecer do professor Maurício, solicitou o aproveitamento de vaga, na ordem sucessiva de aprovação dos candidatos remanescentes da seleção do doutorado 2010, em virtude da desistência homologada da aluna Fernanda Cezar.

Decisão: O COLEGIADO DEFERIU, À UNANIMIDADE, O APROVEITAMENTO

.

■ Solicitação do candidato Renato Duro Dias

O requerente participou da seleção ao Doutorado em Direito da UERJ, linha de pesquisa – Direito da Cidade, sendo proficiente nas provas de idiomas, mas não selecionado no Projeto. Sendo assim, considerando a alínea “b”, do item III, do Edital de seleção para o programa de Doutorado, bem como a alínea “b”, do item IV, do mesmo Edital e ainda a Ata da reunião do Colegiado, o requerente solicita a divulgação de sua nota referente ao projeto, bem como cópia da análise elaborada pela Banca do projeto de tese proposto. O requerente informa que sua solicitação tem como objetivo aprimoramento para futura seleção.

Decisão: CONFORME O EDITAL E DELIBERAÇÃO ANTERIOR DO COLEGIADO A BANCA EXAMINADORA DEVE DIVULGAR AS NOTAS, SEM NECESSIDADE DE CÓPIA DA ANÁLISE ELABORADA PELA BANCA.

■ Calendário da Pós-Graduação - 2010

Em virtude da informatização dos procedimentos administrativos, pela Sub-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (SR-2), a Secretaria do Programa necessita que sejam informadas as disciplinas a serem oferecidas pelos docentes no próximo semestre de 2010, bem como as notas obtidas pelos mestrandos e doutorandos no 1º semestre de 2010, nos prazos abaixo, para que disponha de tempo hábil para a digitação de todos os dados no sistema da Universidade:

Disciplinas a serem oferecidas pelo docente em 2010/2 – até 21/06/2010

Notas obtidas pelos alunos em 2009/02 – até 16/08/2010

Disciplinas a serem oferecidas pelo docente em 2011/1 – até 25/10/2010 Decisão: CIENTE

■ E-mails encaminhados para alunas do curso de Mestrado, solicitando

justificar o não cumprimento do prazo regulamentar para defesa da dissertação,

conforme decisão do Colegiado na reunião do dia 03.02.2010:

(5)

2)

Layse Gonçalves Lajtman Malafaia – Direito Penal/09

Em anexo: E-mails encaminhados pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação.

Decisão: CIENTE

■ Alunos com situação irregular

Mestrado:

1)

Ágata Ariana Correia da Silva - Direito da Cidade/08

Solicitou trancamento de matrícula de ago/08 a fev/09 e a partir do primeiro semestre de 2009 não fez mais inscrição em disciplina.

Decisão: CIENTIFICAR O DISCENTE PARA MANIFESTAÇÃO.

2)

Carolyne Albernard Gomes – Direito Penal/08

O Colegiado solicitou que encaminhasse telegrama para a aluna, solicitando justificar o não cumprimento do prazo regulamentar para defesa de dissertação. Até o momento a aluna não entrou em contato, com a Secretaria. A aluna não fez inscrição em disciplina em 2010/1º semestre.

Decisão: CIENTIFICAR O DISCENTE PARA MANIFESTAÇÃO.

3)

Francisco Augusto Vervloet do Amaral – Direito Público/08

Prof. Alexandre Assumpção solicitou que encaminhasse telegrama para o aluno, informando que o seu Estágio Docente deveria ser cumprido em 2010/1º semestre. Até o momento o aluno não entrou em contato com a Secretaria. O aluno não fez inscrição em disciplina em 2010/1º semestre.

Decisão: CIENTIFICAR O DISCENTE PARA QUE PROCURE COM URGÊNCIA A SECRETARIA DE GRADUAÇÃO E A COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA EVENTUAL REGULARIZAÇÃO DA SITUAÇÃO

4)

Luciano Emilio Moreira – Direito Penal/08

Até o momento o aluno não indicou o seu orientador. O aluno não fez inscrição em disciplina em 2010/1º semestre.

Decisão: CIENTIFICAR O DISCENTE PARA MANIFESTAÇÃO.

5)

Layse Gonçalves Lajtman – Direito Penal/09

A aluna cursou uma disciplina em 09.01 e a partir do segundo semestre de 2009, não fez mais inscrição em disciplina. O Colegiado solicitou que encaminhasse telegrama para a aluna, solicitando justificar o não cumprimento do prazo regulamentar para defesa de dissertação. Até o momento a aluna não entrou em contato, com a Secretaria.

Decisão: CIENTIFICAR O DISCENTE PARA MANIFESTAÇÃO.

6)

Vinicius Jorge de Medeiros – Direito Internacional/07

O aluno solicitou dilação do prazo para a entrega e defesa da dissertação. O Colegiado deferiu o prazo até novembro/09. Até o momento o mestrando não cumpriu o referido prazo.

Decisão: CIENTIFICAR O ALUNO E A PROFESSORA CARMEN TIBURCIO (ORIENTADORA) PARA MANIFESTAÇÃO E EVENTUAIS PROVIDÊNCIAS.

Doutorado:

(6)

O aluno não faz inscrição em disciplina a partir de 2009/2º semestre. Até o momento não indicou Orientador.

Decisão: CIENTIFICAR O DISCENTE PARA MANIFESTAÇÃO.

III – HOMOLOGAÇÃO DE BANCA DE DEFESA DE DISSERTAÇÃO E TESE

Por solicitação dos Professores orientadores, encaminho as Bancas de Defesa de Dissertação e Tese para serem homologadas:

Mestrandos

Direito Civil/07 – Del. 022/04

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO Gustavo José Mendes Tepedino

(Orientador/ UERJ) Carlos Edison do Rêgo Monteiro

Filho (UERJ) Alessandra Cristina

Tufvesson Peixoto

Marcelo Junqueira Calixto (PUC - RJ)

Marcos Alcino de Azevedo Torres (UERJ) Gisela Sampaio da Cruz

(FGV)

HOMOLOGADO

Doutorandos

Direito Público/06 – Del. 022/04

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO Paulo Braga Galvão

(Orientador / UERJ)

Daniel Antonio de Moraes Sarmento (UERJ)

Alexandre Santos de Aragão (UERJ) Cláudio Pereira de Souza Neto (UFF) José Vicente Santos de

Mendonça

Floriano Peixoto de Azevedo Marques Neto (USP)

Patrícia Ferreira Baptista (UERJ)

José Ribas Vieira (PUC - RJ)

DOUTORADO

Direito Civil /07 – Del. 022/04

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES DOUTORES

DECISÃO Celina Bodin (Orientador / UERJ)

Carlos Edison Rego Monteiro (UERJ)

Guilherme Calmon (UERJ) Patricia Serra Vieira (Unirio) Sergio Savi

Caitlin Mulholland (PUC/RJ)

Marcelo Calixto (PUC/ Rio)

Mauricio Mota (UERJ)

(7)

IV – HOMOLOGAÇÃO DAS DEFESAS DE DISSERTAÇÃO E TESE

Mestrandos

Direito Internacional/07

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES

DOUTORES

DELIBERAÇÃO DECISÃO José Carlos Vaz e Dias

(Orientador/ UERJ) Denis Borges Barbosa

(co-orientador/ PUC) Marilda Rosado de Sá Ribeiro (UERJ) Carolina Tinoco Ramos 24/02/2010 “Contributo mínimo em direito de autor: o mínimo grau criativo necessário para uma obra seja protegida, sob uma perspectiva internacional”

Carlos Affonso Pereira de Souza (FGV) Aprovado. Grau: 9,0 (nove) com distinção. HOMOLOGADO

Doutorandos

Direito Internacional/06

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES

DOUTORES

DELIBERAÇÃO DECISÃO Carmen Beatriz de Lemos

Tibúrcio Rodrigues (Orientadora/UERJ) Adilson Rodrigues Pires

(UERJ)

Jacob Dolinger (UERJ) Flávia de Almeida Viveiros

de Castro (PUCF/RJ) Eduardo Antônio

Klausner

09/02/2010 “Para uma teoria do direito internacional do consumidor: a proteção do consumidor no livre comércio internacional”

Cláudia Lima Marques (UFRS) Aprovado. Grau: 10,0 (dez) com distinção e louvor. HOMOLO GADO

Direito Internacional/06

ALUNO DATA TÍTULO BANCA PROFESSORES

DOUTORES

DELIBERAÇÃO DECISÃO Marilda Rosado de Sá

Ribeiro (Orientadora/UERJ) Antonio Celso Alves

Pereira (co-orientador -UERJ) Clarissa Maria Beatriz Brandão de Carvalho Alves 22/02/2010 “Direito internacional da concorrência”

Adilson Rodrigues Pires (UERJ) Aprovado. Grau: 10,0 (dez), com distinção e louvor. HOMOLO GADO

(8)

João Eduardo Alves Pereira (UFRJ) Eduardo Manuel Val

(UFF)

Marcos Vinícius Torres Pereira (UFRJ)

V – REQUERIMENTOS EXTERNOS:

■ Solicitação para cursar disciplinas.

■ Luiz Fernando Villares e Silva

Solicita inscrição na disciplina “Direitos Humanos” (DIR 01927), com o Professor Ricardo Lobo Torres, no 1º semestre de 2010.

O requerente é doutorando em Direito do Estado na Universidade de São Paulo e advogado do BNDES, atualmente residindo e trabalhando no Rio de Janeiro e informa que sua pesquisa recai sobre multiculturalismo e ordens jurídicas.

Em anexo: Declaração da USP.

Decisão: DEFERIDO, DESDE QUE HAJA O DE ACORDO DO ORIENTADOR DA INSTITUIÇÃO DA QUAL O REQUERENTE É VINCULADO, O AVAL DO PROFESSOR QUE MINISTRA A DISCIPLINA NA UERJ E HAJA DISPONIBILIDADE DE VAGAS.

■ César Palmieri Martins Barbosa

Solicita inscrição, como aluno especial, na disciplina “Direitos Humanos”, (DIR 01927), com o Professor Ricardo Lobo Torres, no 1º semestre de 2010.

O requerente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE) da UFRJ.

Em anexo: Declaração da UFRJ, solicitação de inscrição em disciplinas do mestrando e e-mail com a ciência e o “de acordo” do Coordenador do HCTE da UFRJ.

Decisão: DEFERIDO, DESDE QUE HAJA O DE ACORDO DO ORIENTADOR DA INSTITUIÇÃO DA QUAL O REQUERENTE É VINCULADO, O AVAL DO PROFESSOR QUE MINISTRA A DISCIPLINA NA UERJ E HAJA DISPONIBILIDADE DE VAGAS.

■ Paula Campos Pimenta Velloso

Solicita inscrição, como aluna especial, na disciplina “Filosofia Constitucional”, ministrada pelo Professor Daniel Sarmento, no 1º semestre de 2010, com aproveitamento de créditos.

A requerente é aluna do Programa de Mestrado em Ciência Política do IUPERJ. Em anexo: Declaração e Histórico Escolar da mestranda emitidos pelo IUPERJ

Decisão: DEFERIDO, DESDE QUE HAJA O DE ACORDO DO ORIENTADOR DA INSTITUIÇÃO DA QUAL O REQUERENTE É VINCULADO, JÁ COM O AVAL DO PROFESSOR DANIEL SARMENTO, NESTA DATA.

■ Humberto Santarosa de Oliveira

Solicita autorização para assistir as aulas de duas disciplinas do curso de Mestrado: “Teoria do Processo” ou “Acesso à Justiça, Tutela dos Direitos Fundamentais e Jurisdição Internacional” (turma 01), ministradas pelos Professores Leonardo Greco e Paulo Cezar Pinheiro Carneiro, e “Direitos Humanos”, ministrada pelo Professor Jorge Câmara, no 1º semestre de 2010, com aproveitamento de créditos.

(9)

O requerente é advogado atuante na cidade de Juiz de Fora, MG, desde o ano de 2008 e realizou o exame de seleção para o ingresso no Mestrado para 2009 e 2010, tendo alcançado êxito, em ambas as oportunidades, nos exames de língua estrangeira e conhecimentos específicos, porém sem obter a qualificação quando da entrevista realizada. O requerente tem interesse em ingressar no curso de Mestrado desta instituição e acredita que assistindo as aulas terá melhor oportunidade de assimilar as linhas de pesquisa do curso e melhor amadurecer as idéias iniciais para futuro projeto.

Referências

Documentos relacionados

A proposta do Plano de Ação Educacional indicou ações que poderão ser executadas, no sentido de favorecer as escolas inseridas na referida região através de um treinamento que

O Processo Seletivo Interno (PSI) mostra-se como uma das várias ações e medidas que vêm sendo implementadas pela atual gestão da Secretaria de Estado.. Importante

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

De acordo com resultados da pesquisa, para os AAGEs, a visita técnica não é realizada com a presença do AAGE. Quanto ao “ feedback ” ao AAGE sobre a visita técnica realizada

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

[r]

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Por fim, na terceira parte, o artigo se propõe a apresentar uma perspectiva para o ensino de agroecologia, com aporte no marco teórico e epistemológico da abordagem