• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COMPORTAMENTO E BIOLOGIA ANIMAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COMPORTAMENTO E BIOLOGIA ANIMAL"

Copied!
41
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COMPORTAMENTO E BIOLOGIA ANIMAL

Rosielle Concolato da Costa

Análise temporal de uma população de Hydromedusa maximiliani (Mikan, 1820) restrita a uma área de Reserva em Minas Gerais, Brasil

Juiz de Fora 2018

(2)

Rosielle Concolato da Costa

Análise temporal de uma população de Hydromedusa maximiliani (Mikan, 1820) restrita a uma área de Reserva em Minas Gerais, Brasil

Dissertação de mestrado apresentada ao Instituto de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Juiz de Fora, como parte dos requisitos para obtenção do Título de Mestre em Ciências Biológicas (Área de Concentração em Comportamento e Biologia Animal).

Orientadora: Profa. Dra. Iara Alves Novelli

Coorientadora: Profa. Dra. Bernadete Maria de Sousa

Juiz de Fora 2018

(3)

Ficha catalográfica elaborada através do programa de geração automática da Biblioteca Universitária da UFJF, com os dados

(4)

Rosielle Concolato da Costa

Análise temporal de uma população de Hydromedusa maximiliani (Mikan, 1820) restrita a uma área de Reserva em Minas Gerais, Brasil

Dissertação de mestrado apresentada ao Instituto de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Juiz de Fora, como parte dos requisitos para obtenção do Título de Mestre em Ciências Biológicas (Área de Concentração em Comportamento e Biologia Animal)

Aprovada em 28 de fevereiro de 2018.

BANCA EXAMINADORA

______________________________________________________________________ Profa. Dra. Iara Alves Novelli

Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

______________________________________________________________________ Profa. Dra. Bernadete Maria de Sousa

Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

______________________________________________________________________ Prof. Dr. Fabiano Matos Vieira

Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ

______________________________________________________________________ Prof. Dr Adriano Reder de Carvalho

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Juiz de Fora

(5)

Ao meu grande mestre Altair Mendes da Costa, o naturalista nato que me fez ser apaixonada pela observação do ambiente e dos seres vivos, à Luzia Concolato da Costa, minha referência de garra e trabalho, pai e mãe, porto seguro onde pude deixar minha maior riqueza protegida e bem cuidada, meu filho Arthur. Aos meus três amores dedico esse trabalho.

(6)

Agradecimentos

Agradeço ao Senhor Deus que sempre está no controle de todas as coisas e permitiu o cumprimento dessa etapa em minha vida (obrigada Pai).

Agradeço imensamente a dedicação, apoio e incentivo, da minha orientadora Prof.ª Drª Iara Alves Novelli, sem a qual esse sonho não seria possível. Ao seu marido, Prof. Dr. Fabiano Matos Vieira por suas generosas contribuições a esse estudo. Muito obrigada por estarem em minha vida e permitir que eu estivesse na vida de vocês em um momento tão gostoso como a chegada de seu filho e meu sobrinho emprestado, Guilherme.

O meu muito obrigada à minha Coorientadora Prof.ª Drª. Bernadete Maria de Sousa por ensinar com maestria e permitir que sua experiência alcançasse a mim e a este trabalho. Obrigada pelo voto de confiança.

Agradeço à minha primeira orientadora Profª Drª. Sonia Sin Singer Brugiolo pelo amor, incentivo e apoio desde a graduação.

Agradeço aos membros da banca pelas considerações, sugestões e contribuições riquíssimas.

Agradeço ao Prof. Dr. Samuel Campos Gomides pelas sugestões e indicações valiosas.

À equipe que esteve comigo no trabalho de campo: Erika Gabriela Latorre Hurtado, Wesiley da Silva Monteiro (amigos que o mestrado me deu) e também ao Matheus Dutra nas tarefas de campo. Um agradecimento especial ao funcionário da prefeitura responsável pela Reserva, Sr. Miguel que muito contribuiu com seu conhecimento empírico da área e do comportamento dos cágados. Agradeço ao meu Pai Altair Mendes da Costa que nos acompanhou em todas as idas ao campo, não somente nos levando até à Reserva, antes disso, confeccionando a maioria das ferramentas utilizadas durante o trabalho, se inteirando do assunto pesquisado e enriquecendo nossos dias com sua experiência e paixão pelas coisas simples da vida. Sem vocês não conseguiria executar e finalizar essa etapa de capturas. Obrigada pelos conselhos, risos por causa dos tombos no barro e partilha de sabedoria.

Aos amigos conquistados durante esse tempo e que vou levar pra toda vida: Fernanda Silva, Antônio, Rafael e Lucas Brian. A todos que direta e indiretamente me ajudaram a vivenciar e a concluir esse estudo. Aos estimados colegas do Laboratório de Herpetologia do Departamento de Zoologia da UFJF.

(7)

Ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora – Comportamento e Biologia Animal pela oportunidade de realização desse estudo e a todos os coordenadores e professores que ministraram cursos e disciplinas ao longo deste período de mestrado.

Ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pelo fomento desta pesquisa.

Aos diretores, coordenadores e amigos do colégio dos Jesuítas, onde leciono: agradeço a compreensão e apoio nesses dois anos de estudos.

Ao amigo Carlos Eduardo Mello pela ajuda com as análises estatísticas.

À amiga Nádia, por todo amor e verdade nas conversas e vezes que me fez vislumbrar que eu poderia (amiga, eu posso!).

À minha família que me incentivou, me ouviu em momentos de tensão, me alavancou quando pensei que não conseguiria e me deu o suporte para que eu pudesse me dedicar à pesquisa: Minhas irmãs e irmãos Katiele, Gilmar, Ricardo e Gizelle, minhas cunhadas e cunhados Rodrigo, Carla, Gisele e Alexandre meus sobrinhos queridos: Alice, Mariah, Lucas, Ana Beatriz, Samuel, Pedro e André. Obrigada pelo amor e confiança.

À minha Mãe Luzia Concolato da Costa que me ajudou desde o início na confecção de materiais utilizados em campo, cuidando do meu filho e de mim de forma que eu tivesse tranquilidade para trabalhar.

Agradeço ao Arthur, meu “fiote” pelo abraço mais fabuloso do mundo, dado quando eu voltava para casa após um período de ausência; pelo sorriso mais lindo que existe ao poder experimentar, em eventuais idas ao campo, o gosto de estar em contato com a natureza.

Àqueles que, mesmo me chamando de maluca, me incentivaram e acreditaram que era possível.

(8)

Prezo insetos mais que aviões. Prezo a velocidade das tartarugas mais que a dos mísseis. Tenho em mim esse atraso de nascença. Eu fui aparelhado para gostar de passarinhos. Tenho abundância de ser feliz por isso. Meu quintal É maior do que o mundo.

(9)

Resumo

Para o estudo de monitoramento de uma população de quelônios, é determinante estudar a variação do número de indivíduos ao longo do tempo e como a estrutura etária, e a razão sexual podem influenciar na composição da mesma, permitindo sua expansão, estabilidade ou declínio. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi comparar o tamanho estimado e a estrutura da população de H. maximiliani através de dados de captura e recaptura obtidos há mais de uma década com os dados obtidos atualmente pelo mesmo método de captura e recaptura dos espécimes manualmente e com auxílio de puçás. A estimativa da população em 2004/2005 foi de 9 indivíduos com amplitude de 6 a 15 espécimes, sendo amostrados 10 indivíduos, enquanto que em 2016/2017 foi de 11 com amplitude de 8 a 16 espécimes, sendo que foram amostrados um total de 12 indivíduos. Foi observado que o tamanho da população não sofreu alterações significativas comparado aos dados do presente estudo com os dados coletados há 12 anos, aparentemente demonstrando uma estabilidade numérica, porém o esforço amostral do presente estudo foi aproximadamente três vezes maior, o que levaria a se esperar um número maior de capturas. Não foi observado uma grande discrepância entre os dois períodos amostrados, mesmo quando comparados entre si com relação a proporção de jovens e adultos amostrados. Quatro indivíduos foram capturados nos dois períodos, sendo que em 2004/2005 dois eram animais adultos e dois eram jovens; em 2016/2017 os quatro indivíduos apresentaram taxas de crescimento muito similares às taxas observadas para a espécie como também relatado em outros trabalhos e os dois considerados jovens apresentavam caracteres morfológicos e morfométricos que os categorizavam como machos adultos. Apesar dessa diferença na estrutura etária e sexual da população não ter significância estatística, o crescimento ao longo do tempo e a não observação na amostragem de um número maior de jovens causou a mudança na composição estrutural. Pode-se afirmar que, apesar de também não serem precisos, os dados sobre a estimativa dessa população isolada de H. maximiliani levam ao alarmante questionamento da continuidade da mesma a longo prazo devido às pressões exercidas por fatores como endogamia por isolamento em uma área circundada por regiões antropizadas, baixo recrutamento e diminuição do número de jovens uma vez que esses estão crescendo e mudando de classe etária.

Palavras chave: Hydromedusa; Chelidae, estrutura populacional; crescimento, populações isoladas.

(10)

Abstract

For the monitoring study of a population of chelonians, it’s determinant to study the variation of the number of individuals over time and how the age structure, and the sex ratio can influence the composition of the same, allowing its expansion, stability or decline. Thus, the objective of this study was to compare the estimated size and structure of the H. maximiliani population through capture and recapture data obtained over a decade ago with the data currently obtained by the same method of capture and recapture of the specimens manually and with the aid of puçás.

The population estimate in 2004/2005 was 9 individuals with a range of 6 to 15 specimens, with 10 individuals being sampled, while in 2016/2017 it was 11 with a range of 8 to 16 specimens, and a total of 12 individuals sampled. It was observed that the population size didn’t suffer significant changes comparing the data of the present study with the data collected 12 years ago, apparently demonstrating a numerical stability, however the sample effort of the present study was approximately three times higher, which would lead to expect a greater number of catches. A large discrepancy between the two sampling periods wasn’t observed, even when compared to the proportion of young adults and adults sampled. Four individuals were captured in both periods, two of which were adult and two were young; in 2016/2017 the four individuals presented growth rates very similar to the rates observed for the species as also reported in other studies and the two considered young had morphological and morphometric characters that categorized them as adult males. Although this difference in the age and sexual structure of the population isn’t statistically significant, growth over time and non-observation in the sample of a larger number of young people caused a change in the structural composition. It’s possible to affirm that, although they are not accurate, data on the estimation of this isolated population of H. maximiliani lead to alarming questioning of its continuity in the long term due to the pressures exerted by factors such as inbreeding in an enclosed area by anthropized regions, low recruitment and decrease in the number of young people since these are growing and changing age group.

(11)

Lista de ilustrações

Figura 1 – Vista panorâmica da região da Reserva Biológica Municipal Santa Cândida,

Juiz de Fora, Minas Gerais. Localização: 21°41’20’’S e 43°20’40’’W ... 16

Figura 2 – Vista parcial de alguns trechos de riacho e do tanque de decantação primária

da Reserva Biológica Municipal Santa Cândida, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil. ... 17

Figura 3 – Técnicas de marcações utilizadas nos espécimes de Hydromedusa maximiliani capturados na Reserva Biológica Municipal Santa Cândida, Juiz de Fora, Minas Gerais ... 19

Figura 4 – Número de indivíduos de Hydromedusa maximiliani

capturados/recaptu-rados e número de horas de permanência em campo por amostragem ... 21

Figura 5 – Médias mensais dos dados abióticos coletados na Reserva Biológica

Municipal Santa Cândida, Juiz de Fora, Minas Gerais e número de indivíduos de Hydromedusa maximiliani capturados por mês ... 22

Figura 6 – Indivíduos capturados na Reserva Biológica Municipal Santa Cândida, Juiz

de Fora, Minas Gerais. Detalhe da região do plastrão, da esquerda para a direita: indivíduo jovem, fêmea adulta e macho adulto de H. maximiliani. ... 23

Figura 7 – Número de indivíduos de Hydromedusa maximiliani na Reserva Biológica

Municipal Santa Candida, Juiz de Fora, Minas Gerais, capturados em cada dia de campo, número acumulado de todos os indivíduos capturados ao longo do período 1 - 2004/2005 e do período 2 - 2016/2017 ... 26

Figura 8 – Gráfico mostrando a estrutura da população de Hydromedusa maximiliani na

Reserva Biológica Municipal Santa Candida, Juiz de Fora, Minas Gerais, quanto ao comprimento máximo do plastrão (CMP), no período 1 (2004/2005) e no período 2 (2016/2017). ... 27

(12)

Lista de Tabelas

Tabela 1 – Morfometria dos espécimes de Hydromedusa maximiliani amostrados

durante o período de 2004-2005 e 2016-2017, na Reserva Biológica Municipal Santa Cândida, Juiz de Fora, Minas Gerais ... 25

Tabela 2 – Número de indivíduos de Hydromedusa maximiliani capturados na Reserva

Biológica Municipal Santa Cândida, Juiz de Fora, Minas Gerais, em 2004/2005 (período 1) e em 2016/2017 (período 2) e proporção de jovens e adultos em cada período ... 24

Tabela 3 – Média de crescimento utilizando a medida do comprimento máximo do

plastrão (em centímetros) e incremento de massa corporal -MC (em gramas) dos indivíduos de Hydromedusa maximiliani capturados na Reserva Biológica Municipal Santa Cândida, Juiz de Fora, Minas Gerais, no período 1 (2004/2005) e no período 2 (20016/2017). ... 24

(13)

Sumário 1. INTRODUÇÃO ... 13 2. MATERIAL E MÉTODOS... 16 3. RESULTADOS ... 21 4. DISCUSSÃO ... 29 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ... 33 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ... 34 ANEXO ... 39

(14)

13

1. INTRODUÇÃO

Os Testudines agrupam os répteis conhecidos como quelônios, que apresentam carapaça e plastrão. Os quelônios estão distribuídos em duas linhagens, Cryptodira e Pleurodira, diferenciadas devido à forma de retração do pescoço. Dentro do grupo Pleurodira estão os espécimes que retraem o pescoço de modo lateral; nele existem cerca de 92 espécies, distribuídas em três famílias. Na família Chelidae estão reunidos espécimes com a característica muito marcante do pescoço extremamente longo ou, nos que possuem o pescoço não tão longo, com a flexão lateral sigmóide muito mais evidente que nos indivíduos da família Pelomedusidae (ERNST; BARBOUR, 1989). A família Chelidae é a mais expressiva das famílias de Pleurodira e reúne 58 espécies distribuídas em 14 gêneros. Duas destas espécies pertencem ao gênero Hydromedusa (COSTA et al., 2015; Turtles of the World, 2017).

Hydromedusa maximiliani (Mikan 1920) e H. tectifera (Cope, 1869) são conhecidas popularmente como “cágados-pescoço-de-cobra” ou “cágados-de-pescoço-comprido” e habitam pequenos riachos de águas límpidas e frias, rasos e encachoeirados, típicos de regiões serranas, acima de 600 m de altitude (COSTA et al. 2015; SOUZA, 2005;).

Hydromedusa maximiliani é uma espécie endêmica da floresta Atlântica brasileira (SOUZA, 1995; YAMASHITA, 1990) e das regiões montanhosas (ERNST; BARBOUR, 1989), considerada vulnerável pela IUCN (2017-3) e pela fundação Biodiversitas de acordo com a última revisão da lista de espécies ameaçadas (Fundação Biodiversitas, 2007). No estado de Minas gerais já foi considerada criticamente em risco (COPAM, 1995; MOREIRA, 1998) e mesmo não estando na Lista Vermelha Brasileira (Ministério do Meio Ambiente, 2014), é tida como ameaçada localmente em Minas Gerais (COPAM, 2010) e no Espírito Santo (ALMEIDA et al, 2007; COSTA et al. 2015). Foram registradas em no Estado da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo (COSTA et al. 2015). Em Minas Gerais, a presença de espécimes de H. maximiliani ocorre em Viçosa (PEREIRA; CUOCULO, 1940), na Fazenda Santa Rita, em Faria Lemos (MOREIRA, 1994), na Reserva Biológica Municipais Santa Cândida (RBMSC) e na Reserva do Poço D’Anta (CHAGAS; RAPOSO-FILHO, 1999; NOVELLI et al., 2013; COSTA et al., 2015).

(15)

14 Os estudos com a população de H. maximiliani da Reserva Biológica Municipal Santa Cândida em Juiz de Fora, MG, foram iniciados na década de 90 com Chagas e Raposo-Filho (1999). Outros estudos foram realizados e publicados por Novelli e Sousa (2007), Novelli et al., (2013) e Rocha-Barbosa et al. (2014). Os últimos dados acerca da dieta e estrutura populacional foram coletados no ano de 2005 (Novelli et al, 2013).

Os quelônios de água doce apresentam longo tempo de vida e os estudos temporais com enfoque ecológico em populações desse grupo se fazem necessários para a avaliação dessas populações e consequentemente para propostas à sua conservação (HENRY, 2003; LITZGUS, 2006; MOREIRA, 1994; SMITH et al., 2006). Dessa forma, novos estudos com a população de H. maximiliani após 12 anos de um estudo ecológico realizado com esse quelônio na RBMSC podem refletir o atual estado de conservação dessa espécie nessa área.

Para o estudo de monitoramento de uma população de quelônios, é determinante estudar a variação do número de indivíduos de uma espécie ao longo do tempo, bem como compreender alguns processos ecológicos relacionados a uma dada espécie, como a estrutura etária, a razão sexual, a densidade, as taxas de sobrevivência e o recrutamento de filhotes (BALESTRA et al., 2016). Trata-se de estudos que dependem de um conhecimento prévio da história natural da espécie a ser monitorada, tais como sua extensão de ocorrência, o uso do hábitat e hábitos alimentares; além do mais, é obrigatoriamente, um estudo de longa duração quando se tem como espécies alvo organismos como os quelônios de água doce que apresentam uma vida longa, crescimento lento e maturação sexual tardia (BALESTRA et al., 2016).

Em estudos de monitoramentos quando bem delineados tem-se resultados que permitem avaliar as respostas de uma população às práticas de manejo, a programas de conservação, bem como aos impactos de fatores externos, tais como doenças, caça e conversão de hábitat (BALESTRA et al., 2016). Além disso, podem até refletir o histórico de uso de uma dada espécie em um determinado local e gerar resultados que possibilitem inferir tendências populacionais futuras em diferentes cenários de manejo para subsidiar tomadas de decisão (DAIGLE; JUTRAS, 2005; GIBBONS, 1990; LITZGUS; MOUSSEAU, 2004; SOUZA; VOGT, 1994; TOMAS et al. 2006, ).

O estudo da população H. maximiliani na RBMSC se justifica não somente pela preocupação com a conservação da diversidade biológica, mas também pela necessidade de se verificar a atual condição dessa população comparando os dados atuais com os dados coletados por Novelli et al (2013); população tal que se encontra isolada e restrita a uma área transformada em Reserva Biológica circundada por bairros

(16)

15 de uma zona urbana e que possui um tanque de decantação de alvenaria, ou seja um ambiente modificado pela ação humana.

Dessa forma, o presente trabalho teve por objetivo estimar o tamanho da população e verificar a estrutura populacional de uma espécie endêmica de cágado , H. maximiliani, comparando os dados obtidos com os dados registrados em um estudo feito com a mesma população em 2004/2005 bem como levantar questionamentos sobre quais atitudes tomar para solucionar possíveis problemas em decorrência desse isolamento que levariam a não continuidade desta a longo prazo.

(17)

16

2. MATERIAL E MÉTODOS

Área de amostragem

A Reserva Biológica Municipal Santa Cândida (RBMSC) (21º 41’20’’ S e 43º 20’ 40’’W) localiza-se a oeste da área central de Juiz de Fora, região da Zona da Mata, sudeste do estado de Minas Gerais. Com uma área de cerca de 113,31 ha, a RBMSC é circundada pelos Bairros Monte Castelo, Carlos Chagas, Milho Branco, São Pedro e Caiçaras (Figura 1).

Figura 1 – Vista panorâmica da região da RBMSC, Juiz de Fora, Minas Gerais. Localização: 21°41’20’’S e 43°20’40’’W; Fonte: Google Maps

A área da Reserva representa um fragmento com vegetação típica do bioma Mata Atlântica, encontrando-se em estágio de regeneração secundária. O relevo é inclinado, apresentando fortes ondulações que originam encostas e vales acompanhados pela mata, com morros que variam de 60 a 200m de altura e altitudes extremas que variam de 760 a 960m acima do nível do mar. Devido ao caráter semidecíduo de muitos de seus elementos arbóreos nas estações do ano de menor pluviosidade e temperaturas mais baixas, enquadram-se no tipo de Floresta Estacional Semidecídua Montana (LAFETÁ, 1998).

(18)

17 Antes de ser transformada em Reserva, na área funcionava um reservatório de águas para abastecer uma fazenda de café (Figura 2). Esse reservatório identificado como tanque de decantação primária represa águas do córrego Milho Branco, principal córrego da RBMSC e é formado por uma barragem de alvenaria de 15,6m de extensão, acumulando água até aproximadamente 29 m acima da barragem com profundidade que varia de 0,2m, nas margens mais distantes da barragem a 2,0 m, junto à barragem conforme Novelli et al. (2013) (Figura 2). A ocupação desordenada pela população carente local muito próxima aos limites da Reserva e a invasão desses moradores para a coleta ilícita de lenha constitui uma possibilidade de ameaça (obs. pess.), visto que ações do homem que induzem a perda de habitat como desmatamento e poluição da água são os principais fatores que afetam as populações de H. maximiliani (MARTINS; SOUZA, 2009).

Figura 2 – Vista parcial de alguns trechos de riacho (A e B) e do tanque de decantação primária (C, D e E) da Reserva Biológica Municipal Santa Cândida, Juiz de Fora, MG, Brasil. Fotos do Autor

(19)

18 Amostragem, captura e identificação dos espécimes

Os espécimes de H. maximiliani foram amostrados entre setembro de 2016 e setembro de 2017. Em cada mês foram realizadas duas idas ao campo. Os espécimes foram capturados manualmente ou com auxílio de puçás, nos trechos de riachos acima da do tanque de decantação primária e nos tanques de decantação primária e secundária, localizados no interior da reserva, represando o córrego Milho Branco (Figura 2).

Após a captura, cada espécime foi marcado permanentemente com entalhes nas placas marginais da carapaça (CAGLE, 1939) e uma marcação temporária com números arábicos na região das placas vertebrais da carapaça com caneta corretivo à base de água, atóxica, que permitia a identificação do indivíduo sem a necessidade de captura (BALESTRA et al., 2016)

A morfometria dos espécimes também foi realizada no campo, com paquímetro manual Starret® (precisão de 0,02mm) e a massa corpórea (MC), foi aferida com

dinamômetro portátil Pesola® (precisão de 10g). As medidas aferidas foram às mesmas adotadas por Souza (1995) e Novelli et al. (2013), onde o Comprimento máximo da carapaça (CMC) foi medido em linha reta desde a borda anterior até a borda posterior da carapaça; a Largura máxima da carapaça (LMC) foi medida em linha reta entre a maior distância da borda lateral dos escudos marginais de um lado ao outro; a altura máxima da carapaça (AMC) foi medida perpendicularmente ao plastrão, ao nível de maior distância entre os escudos do plastrão e os escudos vertebrais da carapaça; o comprimento máximo do plastrão (CMP) foi medido em linha reta desde o escudo intergular até o ponto de junção dos escudos anais; a largura máxima do plastrão (LMP) foi medida em linha reta através da sutura entre os escudos abdominais e peitorais, de um ponto de junção entre estes dois escudos e o marginal (Figura 3)

A identificação sexual dos espécimes de H. maximiliani foi realizada através da verificação de caracteres morfológicos distintivos como a concavidade no plastrão e a cauda mais comprida e mais grossa nos machos quando comparados com as fêmeas (MARTINS, 2006). Foram considerados adultos os machos que apresentaram CMC à partir de 10,17cm e fêmeas com CMC igual o maior que 13,42cm (MARTINS, 2006).

Aferição dos dados abióticos

Os dados climatológicos (temperatura do ambiente, da água e umidade relativa do ar) foram aferidos com um termo-higrômetro Oregon Scientific® (THG 312; rigor

(20)

19 de medição =/-1ºC de 0ºC a -40ºC) na área de estudo (tanque de decantação primária e ambiente).

Figura 3 – Técnicas de marcações utilizadas nos espécimes de Hydromedusa maximiliani capturados na Reserva Biológica Municipal Santa Cândida, Juiz de Fora, Minas Gerais. Indivíduo logo após a captura (A). Em B marcação do tipo permanente. Indivíduo nº 1 com marcação permanente desde o período 1, em 2004/2005 (C) e com marcação temporária feita com caneta corretivo atóxica (D). Em E marcação temporária no indivíduo 13. Fotos do Autor

Análise dos dados

Para as análises dos dados foram utilizadas ferramentas da estatística descritiva. Para algumas das análises estatísticas, foi utilizado o software SPSS (Statistical Package for Social Sciences), versão 23.0. Para todos os testes foi considerado um nível de significância ≤ 0,05.

Os dados do estudo feito em 2004/2005 (NOVELLI et al., 2013), considerado aqui como período 1, foram comparados com os dados do período desse estudo, chamado de período 2, em 2016/2017, ambos feitos com a mesma população isolada na Reserva Biológica Municipal Santa Cândida.

O Coeficiente de correlação de Pearson (r) foi utilizado para determinar se o número de capturas e a quantidade de horas em campo apresentam relação direta.

(21)

20 Para verificar a razão sexual macho: fêmea, foi feito o teste binomial em virtude da amostra não ter um tamanho considerável.

As análises relacionadas às diferenças entre o número de jovens e de adultos na população em cada um dos períodos (2004/2005 e 2016/2017) separadamente e juntos comparativamente, foram feitas aplicando o teste do qui-quadrado.

A estrutura da população foi estabelecida a partir de classes de tamanho corporal, utilizando o comprimento máximo do plastrão – CMP, pelo fato de seu crescimento ser relativamente reto (ERNST; LOVICH, 1986). Sete classes de tamanho de plastrão – até 2,0 cm, até 4,0 cm, até 6,0 cm, até 8,0 cm, até 10,0 cm, até 12,0 cm e até 14 cm. Para a comparação das estruturas populacionais entre os dois períodos foi utilizado o teste Kolmogorov-Smirnov que permite verificar se os dados seguem uma distribuição normal e se os dados comparados possuem distribuição equivalentes.

O tamanho da população foi estimado para ambos os períodos (2004/2005 e 2016/2017) através do método Schnabel para populações fechadas (onde os eventos de migração, emigração, morte e nascimentos não são considerados); os intervalos de confiança foram obtidos através do método de distribuição de Poisson.

Este trabalho foi desenvolvido em consonância com os princípios adotados pelo Colégio Brasileiro de Experimentação Animal - COBEA, com a aprovação da Comissão de ética no uso de animais da UFJF (Protocolo CEUA/UFJF n° 019/2016), adotados no presente estudo e com autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio/SISBIO. E a autorização da AGENDA-JF (Anexo 1).

(22)

21

3. RESULTADOS

Esforço amostral e número de indivíduos capturados

Foram realizadas 22 incursões à RBMSC, realizadas entre setembro de 2016 e setembro de 2017, totalizando 90 horas e um esforço amostral de 360 horas, visto que as buscas ativas e capturas foram feitas por quatro pessoas (Figura 4).

O coeficiente de correlação de Pearson (r) demonstrou que houve uma fraca relação entre o esforço de captura (número de horas que se permaneceu em campo) e o número de indivíduos capturados em cada dia de campo (r = 0,390).

Figura 4 – Número de indivíduos de Hydromedusa maximiliani capturados/recapturados e número de horas de permanência na Reserva Biológica Municipal Santa Candida, Juiz de Fora, Minas Gerais, em cada dia de captura.

Dados abióticos

Os dados abióticos temperatura do ar, temperatura da água e umidade relativa do ar foram coletados a cada incursão ao campo, posteriormente foi feita uma média mensal de cada dado. Observou-se uma correlação de moderada a forte (p=0,62) entre a

0 1 2 3 4 5 6 7 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 N ú m e r o d e h o r as

Número de incursões ao campo

(23)

22 temperatura da água e o número de indivíduos capturados, demonstrando uma maior chance de se capturar uma maior quantidade de espécimes quando a temperatura da água é maior (Figura 5).

Figura 5 – Médias mensais dos dados abióticos coletados na Reserva Biológica Municipal Santa Cândida, Juiz de Fora, MG e número de indivíduos de Hydromedusa maximiliani capturados por mês ao longo deste estudo. 0 10 20 30 40 50 60 70 80 0 2 4 6 8 10 12 14 16 18 20 22 24 26 28 30 U m idade re lat iv a do ar % In d iv íd u o s cap tu rad o s e tem p erat u ra d o ar e ág u a

Ind. Capturados Temperatura ar (Celsius)

(24)

23

Capturas e Recapturas – dados morfométricos

Um total de 12 espécimes de H. maximiliani foi capturado (Figura 6). Destes espécimes, um foi capturado dez vezes, 1 oito vezes, 1 sete vezes, 1 seis vezes, 3 quatro vezes, 1 duas vezes e 4 uma vez cada. Ou seja, foram obtidas 37 recapturas (Tabela 1). Deste período, identificou-se 5 machos (41,7%), 4 fêmeas (33,3%) e 3 jovens (25%). Separando os animais em 2 grupos: 75% de adultos e 25% de jovens (Tabela2).

No período de 2004/2005 foram capturados 10 espécimes de H. maximiliani, em um total de sete incursões a campo, em sete meses (Figura 7). Destes, 2 foram capturados seis vezes, 1 cinco vezes, 2 quatro vezes, 1 três vezes, 1 duas vezes e 3 uma vez cada. Ou seja, foram obtidas 23 recapturas (Tabela 1). Deste período, foram identificados 3 machos (30%), 3 fêmeas (30%) e 4 jovens (40%). Separando os animais em 2 grupos (60% de adultos e 40% de jovens) (Tabela 2)

Quando considerados os dois períodos de estudo (2004/2005 e 2016/2017), observou-se um total de 18 espécimes amostrados (oito machos adultos, seis fêmeas adultas e quatro jovens em que não foi possível identificar o sexo), totalizando 60 recapturas de H. maximiliani (Tabela 3).

Figura 6 – Indivíduos capturados na Reserva Biológica Municipal Santa Cândida. Detalhe da região do plastrão, da esquerda para a direita: indivíduo jovem, fêmea adulta e macho adulto de H. maximiliani. Fotos do Autor

(25)

24 Crescimento dos indivíduos amostrados em ambos os períodos

Quatro espécimes foram capturados nos dois períodos de amostragem (indivíduos 1, 4, 9 e 13) e foram os mais recapturados durante o período deste trabalho (período 2). Dois indivíduos considerados jovens no período 1 (indivíduo 9 e indivíduo 13) foram identificados como machos no período 2.

Quando analisados conjuntamente, os quatro indivíduos apresentaram em média um crescimento de 2,48 cm e um incremento de massa corporal de 221,29 gramas. Na análise dos dois indivíduos que já eram considerados adultos no período de 2004/2005 chegou-se a média de 0,33 cm de crescimento corporal e um incremento de 59,58 gramas. Já na análise dos dois indivíduos que eram jovens em 2004/2005 e se tornaram adultos em 2016/2017 o crescimento em média foi de 4,62 cm no comprimento do plastrão e um incremento de massa corporal de 383 gramas (Tabela 3).

Tabela 2 – Número de indivíduos de Hydromedusa maximiliani capturados na Reserva Biológica Municipal Santa Cândida, em 2004/2005 (período 1) e em 2016/2017 (período 2) e proporção de jovens e adultos em cada período.

2004/2005 2016/2017 Adultos Joven s Adultos Joven s Macho s Fêmea s Total Macho s Fêmea s Total Nº indivíduo s 3 3 4 10 5 4 3 12 % 30 30 40 41,7 33,3 25 60 40 100 75 25 100

Tabela 3 – Média de crescimento utilizando a medida do comprimento máximo do plastrão (em centímetros) e incremento de massa corporal (MC) (em gramas) dos indivíduos de Hydromedusa maximiliani capturados na RBMSC, no período 1 (2004/2005) e no período 2 (20016/2017).

Adultos e juvenis em 2004/2005 e em 2016/2017 N CMP MC 4 2,48 ± 2,183 221,29 ± 166,64 Adultos em 2004/2005 e em 2016/2017 N CMP MC 2 0,33 ± 2,47 59,58 ± 73,66 Juvenis em 2004/2005 e Adultos em 2016/2017 N CMP MP 2 4,62 ± 0,806 383 ± 32,53

(26)

Tabela 1 – Morfometria dos espécimes de Hydromedusa maximiliani amostrados durante o período de 2004-2005 e 2016-2017, na Reserva Biológica Municipal Santa Cândida, Juiz de Fora, Minas Gerais. M = macho adulto; F =fêmea adulta; J = Jovem/Sexo Indeterminado; M* = jovem em 2004-2005 e macho em 2016-2017. Medidas lineares em centímetro e Massa corpórea em gramas. CMC= Comprimento máximo da carapaça; LMC= largura máxima da carapaça; AMC= altura máxima da carapaça; CMP= comprimento máximo do plastrão; LMP= largura máxima do plastrão e MC= massa corpórea. 1=Período 2004-2005. 2=Período 2016-2017.

Espécime Sexo/Idade

CMC CMC LMC LMC AMC AMC CMP CMP LMP LMP MC MC Captura Captura Recapturas Recapturas Total

1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 Recapturas 1M 20,78 20 ,07 11,30 11,95 5,20 5,65 13,48 13,64 7,58 7,80 552,50 560,00 1 1 3 9 12 4F 14,73 15,40 8,84 9,05 3,95 4,00 11,44 11,95 6,73 8,15 308,33 420,00 1 1 5 7 12 5F 15,93 - 9,72 - 4,30 - 11,52 - 6,97 - 323,33 - 1 0 3 0 3 8M 15,28 - 9,32 - 3,76 - 11,63 - 6,85 - 315,00 - 1 0 5 0 5 9M* 10,49 17,80 6,52 10,20 2,84 4,50 7,91 13,10 5,09 7,70 114,00 520,00 1 1 4 6 10 10M 15,00 - 9,44 - 4,06 - 11,38 - 7,65 - 305,00 - 1 0 0 0 0 12M 12,90 - 7,92 - 3,86 - 9,83 - 6,54 - 210,00 - 1 0 0 0 0 13M* 12,18 19,30 7,25 11,25 3,04 4,83 9,00 13,05 6,03 7,96 140,00 500,00 1 1 1 5 6 14F 12,46 - 7,99 - 3,20 - 9,46 - 6,06 - 166,67 - 1 0 2 0 2 15J 4,30 - 3,00 - 0,80 - 2,85 - 1,65 - 7,80 - 1 0 0 0 0 16J - 10,42 - 6,70 - 2,91 - 7,94 - 5,10 - 110,00 0 1 0 0 0 17M - 15,11 - 9,31 - 3,84 - 10,90 - 6,03 - 320,00 0 1 0 3 3 18M - 13,05 - 8,40 - 3,30 - 9,51 - 6,55 - 100,00 0 1 0 3 3 19F - 14,61 - 9,38 - 4,05 - 10,97 - 7,10 - 300,00 0 1 0 3 3 20J - 7,53 - 5,33 - 2,00 - 5,66 - 3,74 - 50,00 0 1 0 1 1 21J - 9,40 - 6,10 - 2,30 - 7,00 - 4,41 - 70,00 0 1 0 0 0 22F - 14,70 - 9,11 - 3,78 - 10,86 - 6,86 - 280,00 0 1 0 0 0 23F - 14,00 - 8,70 - 3,83 - 10,60 - 6,73 - 260,00 0 1 0 0 0 TOTAL 18 10 12 23 37 60

(27)

Figura 7 – Número de indivíduos de Hydromedusa maximiliani na Reserva Biológica Municipal Santa Candida capturados em cada dia de campo, número acumulado de todos os indivíduos capturados ao longo do período 1 - 2004/2005 (Gráfico A) e do período 2 - 2016/2017 (Gráfico B).

(28)

Estrutura Populacional

A estrutura populacional de H. maximiliani na RBMSC nos períodos 2004/2005 e 2016/217 não apresentou variação significativa (D = 0.14286, p = 1), a qual possui indivíduos distribuídos nas classes de tamanho do comprimento máximo do plastrão (CMP) similares nos dois períodos; e que indivíduos com CMP com até 12 cm foram os mais capturados em ambos períodos de estudo (Figura 8).

Figura 8 – Estrutura da população de Hydromedusa maximiliani na Reserva Biológica Municipal Santa Candida quanto ao comprimento máximo do plastrão (CMP), no período 1 (2004-2005) e no período 2 (2016-2017).

Nas análises relacionadas às diferenças na proporção de jovens e adultos na população, não foi observado uma grande discrepância no período de 2004/2005 (p=0,527) e em 2016/217 (p=0,083). Quando a proporção entre jovens e adultos de ambos os períodos foi comparada, também não foram evidenciadas diferenças estatisticamente significativas (p=0,439), com a razão entre juvenis e adultos similar entre os dois períodos de estudo.

Os testes binomiais feitos com os números de machos e fêmeas na população, tanto para o período 2004/2005 (3 machos - 50%; 3 fêmeas - 50%) quanto para o período 2016/2017 (5 machos - 55,5%; 4 fêmeas - 44,4%) quando analisados separadamente, apresentaram valores de p=1 e quando comparados entre si, o valor de p foi de 0,480, indicando que não existe diferença significativa na razão sexual na população em ambos os períodos.

0 0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5 4 4,5 2 4 6 8 10 12 14 N úm er o de indi ví duo s

Classes de tamanho CMP (comprimento máximo do plastrão)

(29)

28 Estimativa da população

Quanto à estimativa da população, de acordo com o método Schnabel que analisa captura-recapturas de espécimes, no período 1 (2004/2005) o tamanho médio estimado da população foi de 9 indivíduos, com uma amplitude calculada pelo método de distribuição de Poisson de 6 a 15 indivíduos.

No período 2016/2017, de acordo com o mesmo método, o tamanho médio da população foi estimado em 11 indivíduos, com uma amplitude de 8 a 16 indivíduos.

Comparando a média do tamanho estimado da população através do teste não paramétrico U de Mann-Whitney, verifica-se que não há diferença significativa no tamanho da população entre os dois períodos estudados (p=0,447).

(30)

29

4. DISCUSSÃO

Quando comparados os dois períodos (2004/2005 e 2016/2017) percebeu-se que mesmo o esforço amostral tendo sido maior no segundo período (22 incursões ao campo) o número de indivíduos de H. maximiliani amostrados não foi proporcionalmente maior, o que levanta questionamentos a respeito do número de indivíduos nessa população atualmente, uma vez que o esforço amostral foi aproximadamente três vezes maior, esperava-se que a quantidade de indivíduos capturados também fosse maior.

As médias dos dados abióticos e o número de capturas em cada mês do presente estudo apontam correlação entre os dados de estudos da biologia de H. maximiliani, como por exemplo, eventos de seu ciclo biológico e a época do ano como também relatado por Famelli (2014) que estudou uma população de H. maximiliani entre 2007 e 2009.

Em relação aos quatro indivíduos capturados nos dois períodos (espécimes números 1, 4, 9 e 13) e seu crescimento em 12 anos, verificou-se que apresentaram médias de crescimento para adultos e para jovens muito similares ao crescimento médio padrão para a espécie como também estudado por Martins e Souza (2008) também para H. maximiliani, com um crescimento rápido desde a eclosão para os juvenis seguido de uma diminuição na taxa de crescimento à medida que os indivíduos atingem a maturidade sexual, o que reflete estratégias distintas de grupos etários onde os jovens investem maior energia no crescimento enquanto os adultos investem maior energia na reprodução como também relatado por Gibbons, (1990) no estudo com a espécie Trachemys scripta; Spencer (2002) para as espéciesEmydura macquarii e Chelodina expansa; Martins e Souza (2009) em um estudo com H. maximiliani do Parque Estadual Carlos Botelho (PECB), São Paulo, uma área de Mata Atlântica.

No presente estudo foi observada uma mudança na estrutura populacional entre os 2 períodos de captura de estudo. Em 2004/2005 a estrutura da população foi analisada a partir de uma amostragem de três machos, três fêmeas e quatro juvenis com sexo indeterminado. Em 2016/2017 a amostragem da população foi de cinco machos, quatro fêmeas e três juvenis. Em ambos períodos quatro indivíduos estavam presentes na população. Em 2004/2005 dois desses indivíduos já eram adultos, sendo um macho e uma fêmea, e os outros dois eram juvenis. Os mesmos indivíduos foram recapturados no período de 2016/2017, porém os juvenis previamente marcados já apresentavam os

(31)

30 caracteres morfológicos e morfométricos que os categorizavam como indivíduos adultos. Essa diferença na estrutura etária e sexual da população não teve significância estatística, entretanto vale ressaltar que o número de indivíduos jovens no presente estudo faz questionar se está efetivamente ocorrendo recrutamento de novos animais, que também foi observado nos estudos de Souza (1995) e Souza e Abe (1997) com H. maximiliani, ambos no PECB, ocorre entre setembro e janeiro que é o período reprodutivo da espécie. Somente três indivíduos jovens do presente estudo foram capturados; um em outubro, um fevereiro e um em março, mesmo o esforço amostral sendo maior que o do primeiro período de estudos (2004/2005). Uma população é considerada saudável e em expansão quando apresenta não somente um grande número de indivíduos, mas diversidade de indivíduos distribuídos nas categorias etárias. O que influencia diretamente essa distribuição e a viabilidade de uma população a longo prazo está relacionado a fatores como o grau de isolamento desses indivíduos, razão sexual e estrutura etária. Uma população estará possivelmente em declínio se apresentar um maior percentual de indivíduos adultos do que jovens (BEGON, 2007; RICKLEFS, 2003). Dessa forma, de acordo com os dados obtidos nesse estudo, pode-se sugerir que a população de H. maximiliani esteja possivelmente em declínio.

Existem várias causas para mudanças na estrutura populacional dos quelônios de água doce, como por exemplo o crescimento corporal ao longo do tempo causa a mudança na composição estrutural da população (MARTINS; SOUZA, 2009). Porém, a influência antrópica, a migração de indivíduos entre populações distintas e a predação também podem ser fatores importantes na estruturação populacional (HAILEY et al., 1988; HALL et al., 1999; MOORE; SEIGEL, 2006). Na população de H. maximiliani da RBMSC não podemos considerar a migração como um fator para a mudança na estrutura populacional, uma vez que se trata de uma população isolada em um ambiente protegido de uma Reserva Biológica, porém restrito, dentro de uma área bastante antropizada em seus limites externos.

Em outros estudos com H. maximiliani a variação na razão sexual foi mais acentuada. Souza (1995) registrou ao longo de dois anos uma população adulta (n=58) composta por 20 machos e 38 fêmeas, um percentual de 34,5% e 65,5% respectivamente. Martins e Sousa (2009) estudando a mesma população de Souza (1995), verificaram que a proporção sexual na população ao longo de 13 anos foi em média de um macho para duas fêmeas. Entretanto, na população de H. maximiliani estuda por Famelli et al. (2011) ao longo de 12 meses foi verificada a mesma proporção

(32)

31 sexual da população de H. maximiliani da RBMSC (55,5% de machos, n=10; e 44,4% de fêmeas, n=8).

Em estudo realizado com uma população de H. maximiliani no PECB, uma área de Mata Atlântica, em São Paulo, entre os anos de 1993 e 1994, Souza (1995) estimou uma população de 139 indivíduos (amplitude entre 1 a 145 espécimes na população) ao longo do estudo, porém capturou 103 espécimes ao longo 5 Km de cursos d'água em uma área de 350 hectares. O que equivale a aproximadamente 21 indivíduos por quilômetro de rio.

Martins e Souza (2009) ampliaram a amostragem do estudo de Souza (1995) durante os anos de 2003 e 2006, na mesma região de estudo. Em novas análises, a estimativa no período de 1993/1994 foi de 235 indivíduos (amplitude entre 92 a 1016 indivíduos), e entre os anos de 2003/2006 foi de 318 indivíduos (amplitude entre 101 a 1842 espécimes). Porém, em todos os dos dois períodos foram capturados 164 indivíduos ao todo, o que corresponde a 33,4 espécimes por quilômetro de rios. Eles afirmam ainda que maiores conclusões sobre a variação do tamanho estimado dessa população são inviáveis, uma vez que foram observados grandes intervalos de confiança nessas estimativas dos dois períodos de amostragem dos quelônios.

Em uma população de H. maximiliani localizada no Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), no estado de São Paulo, Famelli et al. (2011) entre os anos de 2004/2005 estimaram uma população de 43,72 indivíduos ao longo de 1,03 Km de rios. Entretanto, foram capturados 25 espécimes ao longo do período, correspondendo a aproximadamente 25 espécimes por quilômetro de rios. Estes dados são próximos aos observados por Souza (1995) e Martins e Souza (2009).

O tamanho da população de H. maximiliani na RBMSC não sofreu alterações significativas no intervalo de 12 anos, aparentemente demonstrando uma estabilidade numérica, o que foi confirmado pelo teste de U de Mann-Whitney (p=0,447).

Em relação às estimativas de tamanho populacional nos diversos estudos feitos com populações de H. maximiliani, podemos afirmar que os dados não são precisos. De acordo com Jones e Hartifield (1995) e Verdon & Donnelly (2005) resultados que apresentam grandes intervalos de confiança são influenciados pela relativa baixa taxa de recaptura, o que foi constatado no presente estudo e nos estudos de Souza (1995), Martins e Souza (2009) e Famelli et al. (2011). Em relação ao tamanho da população de indivíduos capturados, não podemos considerar os trabalhos de Souza (1995), Martins e Souza (2009) e Famelli et al. (2011) como bons parâmetros comparativos, uma vez que as áreas de captura desses trabalhos são muito maiores que a área do presente estudo e

(33)

32 as populações estudadas são abertas e não isoladas como acredita-se que seja a população da RBMSC. Outro fato a ser mencionado é a interferência humana, uma vez que os espécimes amostrados na RBMSC habitam em trechos de riachos e em um tanque de decantação de alvenaria no interior da mesma, localizada entre cinco bairros no município de Juiz de Fora, MG. Este tanque tinha, no início do século XX, a função de armazenar água para abastecer a antiga Fazenda Santa Cândida e localidades próximas. Os espécimes capturados nos estudos de Souza (1995), Martins e Souza (2009) e Famelli et al. (2011) são também oriundos de áreas de Reserva Ambiental, porém, em localidades mais extensas com riachos não represados, ou seja com menor interferência humana.

Os fatores que mais ameaçam uma população de quelônios de água doce estão relacionados à perda e fragmentação do habitat (DAIGLE; JUTRAS, 2005; FAMELLI et al., 2012; GIBBONS et al., 2000; KLEMENS, 2000; LITZGUS; MOUSSEAU, 2004; MOORE; SEIGEL, 2006). A conservação desses quelônios fica cada vez mais trabalhosa devido ao crescimento das populações humanas e sua interferência no ambiente. Somando-se a isso as características biológicas desses espécimes como a longevidade, a dispersão limitada com baixo índice de migração e alto índice de perda de ovos e filhotes que não sobrevivem (CONGDON; GIBBONS, 1990, WILBUR; MORIN, 1988) nos levam ao pensamento de que a população estudada possa apresentar futuramente uma alteração mais relevante em sua estrutura com um possível aumento de indivíduos adultos, uma vez que os jovens, apesar de serem mais sucetíveis à ações de predação, por exemplo, se desenvolvem em adultos e uma diminuição no número de novos indivíduos, o que levaria à médio e longo prazos ao fim dessa população. Em um estudo de uma população de Clemmys guttata no Canadá, Enneson e Litzgus (2008) indicaram que a persistência da população requer uma sobrevivência alta de jovens, o que indica que esse estágio de vida deve ser considerado estratégico para a conservação da população.

(34)

33

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Apesar da estimativa populacional não diferir estatisticamente nos dois períodos, foi possível perceber uma tendência ao declínio no número de indivíduos de H. maximiliani.. Um dos motivos que leva a esse questionamento seria o número de indivíduos capturados nesse trabalho ter sido muito próximo do número de indivíduos da amostra em 2004/2005, mesmo o esforço amostral tendo sido três vezes maior (em 22 incursões ao campo foram capturados 12 indivíduos, enquanto em 2004/2005 em sete incursões, foram capturados 10 indivíduos). Outro fator que reforça o aparente declínio desta população está no fato da não captura de um número mais expressivo de jovens. Sabe-se que uma população saudável deve apresentar uma proporção maior de jovens. O isolamento dessa população de cágados endêmicos de Mata Atlântica, restritos a uma área de Reserva circundada por bairros de uma zona urbana, e por serem animais com grande longevidade, maturidade sexual tardia, e a característica de não se locomoverem em grandes distâncias, nos leva a reforçar a importância da conservação dessa população e a pensar em formas leva-la a uma estabilidade e posterior crescimento para que não venha a desaparecer. Com isso é importante salientar a urgência de um plano político para manutenção da Reserva Biológica Municipal Santa Cândida, não só pelos cágados que ali vivem, mas por toda forma de vida que um fragmento que esse ecossistema ameaçado em todo o Brasil representa.

(35)

34

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALMEIDA, A.P.; GASPARINI, J.L.; ABE, A.S.; ARGOLO, A.J.S.; BATISTOTTE, C.; FERNANDES, R.; ROCHA, C.F.D.; VANSLUYS, M. Os répteis ameaçados de extinção no Estado do Espírito Santo. In: Passamani, M. and Mendes, S.L. (Eds.). Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção no Estado do Espírito Santo. Vitória, Brasil: Instituto de Pesquisas da Mata Atlântica, pp. 65–74. 2007.

ARGÔLO, A. J. S.; FREITAS, M. A. Hydromedusa maximiliani. Herpetological Review, 33: 147, 2002.

BALESTRA, R. A. M.; VALADÃO, R. M. ; BERNHARD, R. ; FERRARA, C. R. ; BRITO, E. S. ; ARIAS, R. B. ; MALVASIO, A. ; SOUZA, F. L. ; LUSTOSA, A. P. G. ; DRUMMOND, G. M. ; BASSETTI, L. A. B. ; COUTINHO, M. E. ; FERREIRA

JUNIOR, P. D. ; CAMPOS, Z. ; MENDONCA, S. H. S. T. ; ROCHA, J. M. N. ; LUZ, V. L. F. Roteiro para inventários e monitoramento de quelônios continentais.

Biodiversidade Brasileira, v. 1, p. 114-152, 2016.

BEGON, M.; TOWNSEND, C. R.; HARPER, J. L. Ecologia: de indivíduos a ecossistemas. Porto Alegre: Artmed Editora, 2007.

CAGLE, F. R. A system of marking turtles for future identification. Copeia, 3: 170-173. 1939

CAUGHLEY, G. Analysis of Vertebrate Populations. Wiley, New York, New York, U.S.A. 1980.

CHAGAS, A. C. S; RAPOSO-FILHO, J. R. Biologia do Comportamento de

Hydromedusa maximiliani (Mikan, 1820) (Testudines: Chelidae) na Reserva Biológica Santa Cândida em Juiz de Fora - MG. Bioscience Journal. 15: 15-23. 1999.

CONGDON, J. D.; GIBBONS, J. W. The evolution of turtle life histories. Pp. 45–54. In J. W. Gibbons (Ed.), Life History and Ecology of the Slider Turtle. Smithsonian

Institution Press, Washington, D.C., U.S.A. 1990

CONSELHO DE POLÍTICA AMBIENTAL (COPAM). Deliberação Normativa COPAM nº 041, de 20 de dezembro de 1995: aprova a lista de espécies ameaçadas de extinção da fauna do Estado de Minas Gerais. Executivo. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil: Diário Oficial do Estado de Minas Gerais. 1995.

CONSELHO DE POLÍTICA AMBIENTAL (COPAM). Deliberação Normativa COPAM nº147, de 30 de Abril de 2010: aprova a lista de espécies ameaçadas de

extinção da fauna do Estado de Minas Gerais. Executivo. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil: Diário Oficial do Estado de Minas Gerais. 2010.

COSTA, H.C.; REZENDE, D.T; MOLINA, F.B.; NASCIMENTO, L.B.; LEITE, F.S.F.; FERNANDES, A. B. New Distribution Records and Potentially Suitable Areas for the Threatened Snake-Necked Turtle Hydromedusa maximiliani (Testudines: Chelidae). Chelonian Conservation and Biology, 2015, 14(1): 88–94. 2015.

(36)

35 DAIGLE, C.; JUTRAS, J. Quantitative evidence of decline in a southern Quebec Wood Turtle (Glyptemys insculpta). Journal of Herpetology 39:130–132. 2005.

ENNESON, J.J.; LITZGUS, J.D. Using long-term survey data and a stage-classified matrix to assess conservation strategies for an endangered turtle (Clemmys guttata). Biological Conservation 141:1560–1568. 2008.

ERNST, C.H.; BARBOUR, R.W. Turtles of the world. Washington: Smithsonian Institution Press, 313p. 1989.

ERNST, C. H.; LOVICH, J. E. Morphometry in the chelid turtle, Platemys platycephala. Herpetological Journal 1(2): 66-70. 1986.

FAMELLI, S., BERTOLUCI, J., MOLINA, F.B., MATARAZZO-NEUBERGER, W.M. Structure of a population of Hydromedusa maximiliani (Testudines, Chelidae) from Parque Estadual da Serra do Mar, an Atlantic Rainforest Preserve in Southeastern Brazil. Chelonian Conservation and Biology, 10: 132-137. 2011.

FAMELLI, S.; PINHEIRO, S.C.P.; SOUZA, F.L.; CHIARAVALLOTI, R.M.;

BERTOLUCI, J. Population viability analysis of a long-lived organism, the freshwater turtle Hydromedusa maximiliani (Testudines, Chelidae). Chelonian Conservation and Biology 11:162–169. 2012.

FAMELLI, S.; ADRIANO, L.R.; PINHEIRO, S.C.P.; SOUZA, F.L., BERTOLUCI, J. Reproductive biology of the freshwater turtle Hydromedusa maximiliani (Chelidae) from southeastern Brazil. Chelonian Conserv. Biol. 13: 81-88. 2014.

FUNDACÃO BIODIVERSITAS. 2007. Revisão das Listas das Espécies da Flora e da Fauna Ameaçadas de Extinção do Estado de Minas Gerais: Relatório Final. Volume 3. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasill: Fundação Biodiversitas, 142 pp. 2007.

GIBBONS, J. W. Sex ratios and their significance among turtle population. In Gibbons, J. W., editor. History and Ecology of the Slider Turtle. 171–182.Washington, DC. 1990.

GIBBONS, J. W.; SCOTT, D. E.; RYAN, T. J.; BUHLMANN, K. A.; TUBERVILLE, T. D.; METTS, B. S.; GREENE, J. L.; MILLS, T; LEIDEN, Y.; POPPY, S.; WINNE, C. T. The global decline of reptiles, de ´ja ` vu amphibians. BioScience 50: 653–666. 2000.

HAILEY, A.; WRIGHT, J.; STEER, E. Population ecology and conservancy of tortoises: the effects of disturbance. Herpetological Journal 1: 294–301. 1988.

HALL, R. J.; HENRY, P. F. P.; BUNK, C. M. Fiftyyear trends in a box turtle population in Maryland. Biological Conservation 88: 165-172. 1999.

HENRY, P. F. P. The eastern box turtle at the Patuxent Wildlife Research Center 1940s to the present: another view. Experimental Gerontology, 38: 773-776. 2003.

IUCN Red List of Threatened Species. Version 2017-3. <www.iucnredlist.org>.

Downloaded January 2018. Acesso em 26/01/2018.

JONES, R. L.; HARTFIEL, P. D. Population size and growth in the turtle Graptemys oculifera. Journal of Herpetology 29:426-436. 1995.

(37)

36 KLEMENS, M. W. Turtle Conservation. Smithsonian Institution Press, Washington, D.C., U.S.A. 2000.

LAFETÁ, R. C. A. Espécies lenhosas de Solanum (Solanaceae) da Reserva Biológica Santa Cândida. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ. 68p. 1998.

LITZGUS, J. D.; MOUSSEAU, T. A. Demography of a southern population of the spotted turtle (Clemmys guttata). Southeastern Naturalist 3: 391–400. 2004.

LITZGUS, J. D. Sex differences in longevity in the spotted turtle (Clemmys guttata) Copeia, 2006: 281-288. 2006.

MARTINS, F.I. Crescimento corpóreo e dinâmica populacional de Hydromedusa maximiliani (Testudines, Chelidae) no Parque Estadual de Carlos Botelho, São Paulo. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 49p. 2006.

MARTINS, F. I.; SOUZA, |F.L. Estimates of growth of the Atlantic rain forest

freshwater turtle Hydromedusa maximiliani (Chelidae). Journal of Herpetology 42:54– 60. BioOne. 2008.

MARTINS, F.I.; SOUZA, F.L. Demographic parameters of the neotropical freshwater turtle Hydromedusa maximiliani (Chelidae). Herpetologica, 65: 82-91. 2009.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE (MMA). Portaria nº. 444 de 17 de dezembro de 2014: Lista Nacional Oficial de Espécies Fauna Ameaçadas de Extinção. Diário Oficial da União, Brasília, DF. 2014.

MOORE, M. J. C.; SEIGEL, R.A. No place to nest or bask: effects of human disturbance on the nesting and basking habits of yellow-blotched map turtles (Graptemys flavimaculata). Biological Conservation 130: 386-393. 2006.

MOREIRA, G. M. Dados preliminares do projeto de distribuição, status populacional e manejo de quelônios de água doce da Mata Atlântica do Brasil. Chelonia Neotropica, 1: 9-11. 1994.

MOREIRA, G.M. Hydromedusa maximiliani (Mikan, 1820). In: Machado, A.B., Cartelle, C. e Fonseca, G.B. (Eds.). Livro Vermelho das Espécies Ameaçadas de Extinção da Fauna de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil: Fundação Biodiversitas, pp. 424–425. 1998.

NOVELLI, I. A.; SOUSA, B. M. Análise descritiva do comportamento de corte e cópula de Hydromedusa maximiliani (Mikan, 1820) (Testudines: Chelidae) em laboratório. Revista Brasileira de Zoociências, 9: 49-56. 2007.

NOVELLI, I. A; GOMIDES, S. C.; BRUGIOLO, S. S. S.; SOUSA, B. M. Alimentary habits of Hydromedusa maximiliani (Mikan, 1820) (Testudines, Chelidae) and its relation to prey availability in the environment. Herpetology Notes, 6: 503-511. 2013.

PEREIRA, C.; CUOCOLO, R. Contribuição para o conhecimento da morfologia, bionomia e ecologia de Temnocephala brevicornis Monticelli, 1889. Arquivos do Instituto Biologico 11:367–398. 1940.

(38)

37 RICKLEFS, R. E. A Economia da Natureza. 5ª. Ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2003

ROCHA-BARBOSA, O.; HOHL, L. S. L; NOVELLI, I. A; SOUSA, B. M.; GOMIDES, S. C. LOGUERCIO, M. F. C. Underwater turning movement during foraging in Hydromedusa maximiliani (Testudines, Chelidae) from southeastern Brazil. Brazilian Journal of Biology, 74: 977-982. 2014.

SMITH, G. R.; IVERSOM, J. B.; RETTING, J. E. Changes in a turtle community from a northern Indiana lake: a long-term study. Journal of Herpetology, 40: 180-185. 2006.

SOUZA, R.R.; VOGT, R.C. Incubation temperature influences sex and hatchling size in the neotropical turtle Podocnemis unifilis. Journal of Herpetology, 28: 453-464. 1994.

SOUZA, F. L. História natural do cágado Hydromedusa maximiliani (Mikan 1820) no Parque Estadual de Carlos Botelho, SP, região de Mata Atlântica (Reptilia, Testudines, Chelidae). Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.78p. 1995.

SOUZA, F.L.; ABE, A. Population structure, activity, and conservation of the Neotropical freshwater turtle, Hydromedusa maximiliani, in Brazil. Chelonian Conservation and Biology 2:521–525. 1997.

SOUZA, F.L. Geographical distribution patterns of South American side-necked turtles (Chelidae), with emphasis on Brazilian species. Revista Española de Herpetología 19:33–46. 2005

SPENCER, R.J. Growth patterns of two widely distributed freshwater turtles and a comparison of common methods used to estimate age. Australian Journal of Zoology 50:477–490. 2002.

TOMAS, W.M.; RODRIGUES, F.H.G.; FUSCO-COSTA, R. Levantamento e

monitoramento de populações de carnívoros. p. 145-167. In: Morato, R.G; Rodrigues, F.H.G.; Elzirik, E.; Mangini, P.R.; Azevedo, F.C. & Marinho-Filho, J. (Org.). Manejo e conservação de carnívoros neotropicais. Edições IBAMA. 2006.

Turtle Taxonomy Working Group [Rhodin, A.G.J., Iverson, J.B., Bour, R. Fritz, U., Georges, A., Shaffer, H.B., and van Dijk, P.P.]. Turtles of the World: Annotated Checklist and Atlas of Taxonomy, Synonymy, Distribution, and Conservation Status (8th Ed.). In: Rhodin, A.G.J., Iverson, J.B., van Dijk, P.P., Saumure, R.A., Buhlmann, K.A., Pritchard, P.C.H., and Mittermeier, R.A. (Eds.). Conservation Biology of

Freshwater Turtles and Tortoises: A Compilation Project of the IUCN/SSC Tortoise and Freshwater Turtle Specialist Group. Chelonian Research Monographs 7:1–292. doi: 10.3854/crm.7.checklist.atlas.v8. p186-187. 2017.

VERDON, E.; DONNELLY, M.A. Population structure of Florida box turtles (Terrapene carolina bauri) at the southernmost limit of their range. Journal of Herpetology 39: 572–577. 2005.

WILBUR, H. M.; MORIN, P.J. Life history evolution in turtles. Pp. 387–439. In B. C. Gans (Ed.), Biology of Reptilia, Vol. 16. Ecology. Alan R. Liss, Inc, New York, New York, U.S.A. 1988.

(39)

38 YAMASHITA, C. Natural history notes. Hydromedusa maximiliani. Ecology.

(40)

39

ANEXO

(41)

Referências

Documentos relacionados

Vale ressaltar que o PNE guarda relação direta com o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) que tem como objetivo o desenvolvimento econômico e social, além de

criatividade”... A instituição possui além das salas de aula, refeitório pequeno com área externa coberta, biblioteca que funciona juntamente com a sala de recursos,

O caso de gestão a ser estudado irá discutir sobre as possibilidades de atuação da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva (PROAE) da

Na tentativa de responder a esse questionamento foi levantada a hipótese de que o convênio entre as secretarias de saúde e de educação de Juiz de Fora; o estreitamento

Depois de exibido o modelo de distribuição orçamentária utilizado pelo MEC para financiamento das IFES, são discutidas algumas considerações acerca do REUNI para que se

Em 2008 foram iniciadas na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) as obras para a reestruturação de seu espaço físico. Foram investidos 16 milhões

(iv) Problemas de gestão podem ter contribuído para os casos de resultados insatisfatórios e em queda com relação ao IDEB, reforçando a necessidade da formação

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem