• Nenhum resultado encontrado

Avaliação de riscos para a saúde humana pela exposição a solos e produtos hortícolas numa área industrial no NW de Portugal

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Avaliação de riscos para a saúde humana pela exposição a solos e produtos hortícolas numa área industrial no NW de Portugal"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CIG 2019

XII Congresso Ibérico de Geoquímica | XX Semana da Geoquímica

22-26 setembro de 2019, Évora, Portugal

(2)

Editores

Pedro Nogueira, Noel Moreira, José Roseiro, Miguel Maia

Design

Miguel Maia, Diogo São Pedro

ISBN

978-972-778-121-8

(3)

515

Avaliação de riscos para a saúde humana pela exposição a solos e

produtos hortícolas numa área industrial no NW de Portugal

Assessment of human health risk from exposure to soils and agricultural

products in an industrial area in NW of Portugal

Inácio, M.1*; Neves, O.2; Cabral Pinto, M.1; Almeida, A.3; Pinto, E. 3; Ferreira da Silva, E.A.1;

Pereira, V.1

1 Geobiotec, Departamento de Geociências, Universidade de Aveiro, Portugal; 2 Cerena, DECivil, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, Portugal;

3 LAQV/REQUIMTE, Departamento de Química, Laboratório de Química Aplicada, Faculdade de Farmácia, Universidade do

Porto, Portugal;

* autor correspondente: minacio@ua.pt

Resumo: Este trabalho integra dados químicos de elementos potencialmente perigosos (EPPs) tais

como As, Cd, Cr, Cu, Hg, Ni, Pb e Zn nos meios ambientais estudados (solo e produtos hortícolas) e no cabelo humano (de crianças entre os 4 e 8 anos e adultos >55 anos). Este trabalho tem por objetivo avaliar eventuais riscos para a saúde humana por diferentes vias de exposição e averiguar uma eventual relação entre dados ambientais e os dados de biomonitorização. A análise dos solos recolhidos em hortas particulares na envolvente do Complexo Químico de Estarreja (CQE) e a estimativa dos riscos cancerígenos e não cancerígenos (outras doenças tais como cardiovasculares, diabetes, etc.) evidenciaram a possibilidade de risco para saúde para a população local, devido à exposição a As e Hg. Não foi detetado risco para a saúde humana pelo consumo de tomate e batata. Contudo, a exposição ao As através do consumo de couve, ainda que poucos locais de amostragem, indicou a possibilidade de risco para os dois grupos etários. Os níveis mais elevados de As e Hg nos cabelos de crianças e adultos poderão evidenciar a ocorrência de exposição ambiental a estes elementos.

Palavras-chave: EPPs, solo, produtos agrícolas, biomonitorização com cabelos, riscos para a saúde Abstract: This work integrate Potentially Hazardous Elements (PHEs) data (As, Cd, Cr, Cu, Hg, Ni, Pb

and Zn) from different environmental compartments (soil, agricultural products) and human hair (children 4-8 years old; elderly adults >55 years old). This study aims to evaluate the risks to human health from different exposures pathways, and to check for eventual relationship between environmental data and biomonitoring data. The analysis of the soils collected in private gardens in the surroundings of Estarreja Chemical Complex (CQE) and the estimation of carcinogenic and non-carcinogenic risks (such as cardiovascular diseases, diabetes, etc.) showed possibility for health risks for the local population, due to exposure to As and Hg. Exposure through consumption of tomatoes and potatoes does not present a health hazard, however, exposure to As through consumption of cabbages, although few sampling points, indicated the possibility of risk for both age groups. The high As and Hg concentrations in both children and adults hair may indicate environmental exposure to these elements.

(4)

1. Introdução

Alguns metais e metaloides, com origem natural ou antrópica, são reconhecidos como elementos potencialmente perigosos (EPPs) para a saúde humana e o ambiente em geral. Estes elementos em determinadas condições podem entrar facilmente na cadeia alimentar, por exemplo pelo enriquecimento em produtos agrícolas como resultado de elevadas concentrações disponíveis em solos. Esta constatação levou a reforçar as regulamentações internacionais e a vigilância da qualidade dos alimentos. Numerosos estudos epidemiológicos estabeleceram fortes evidências que muitas doenças cancerígenas podem ser atribuídas a exposições ambientais e muitos estudos epidemiológicos usam o cabelo humano como biomarcador para detectar longos períodos de exposição. A área deste estudo foi selecionada pela sua proximidade ao importante Complexo Químico de Estarreja (CQE), localizado a cerca de 2 km a norte da cidade de Estarreja (Figs. 1A e B). O CQE está em laboração desde a II Guerra Mundial. Em termos de implicações ambientais, o principal problema está relacionado com processos de fabrico utilizados no passado. Várias obras de reabilitação têm sido implementadas desde o início deste século. Historicamente, a população local sempre fez uso da água subterrânea e solos nas suas atividades do dia-a-dia.

O objetivo do presente trabalho foi integrar os dados relativos a EPPs de diferentes compartimentos ambientais (solo, produtos agrícolas) e cabelo humano para estimar o risco cancerígeno ou não cancerígeno para a saúde humana da comunidade local.

2. Materiais e Métodos

2.1. Amostragem e análise de solos e produtos agrícolas

Para este estudo foram recolhidos um total de 26 amostras compósitas de solos agrícolas em hortas particulares na zona envolvente ao CQE (Fig. 1). Os produtos agrícolas foram recolhidos nos mesmos locais e sempre que estavam disponíveis, num total de 26 couves (Brassica oleracea L.), 25 tomates (Lycopersicon esculentum

Mill) e 4 batatas (Solanum tuberosum, L.).

Os solos foram secos a 40 ºC e peneirados a <2 mm (para avaliação da qualidade do solo) e <0,063 mm (para avaliação de risco para saúde humana). Os produtos agrícolas foram cuidadosamente lavados, secos a 40 ºC e finamente moídas. O peso fresco e seco foi registado para outros cálculos de concentração (avaliação do risco para a saúde humana por ingestão de culturas). As amostras de solo e produtos agricolas foram depois submetidas a decomposição ácida com HNO3 e água-régia e sujeitas a análise química multielementar para 35 elementos químicos por ICP/ES-MS em laboratório certificado (ACME Laboratory, Vancouver, Canada). A qualidade analítica foi avaliada recorrendo a duplicados analíticos e a dois padrões internacionais, tendo sido considerados satisfatórios para os EPPs em estudo (As, Cd, Cr, Cu, Hg, Ni, Pb e Zn.

Fig. 1 – A: Localização geográfica da área em

estudo; B: Locais de amostragem dos solos e

produtos agrícolas.

2.2. Amostragem e análise de cabelos O programa de biomonitorização foi realizado em 127 residentes (88 com > 55 anos e 39 entre os 4-8 anos) que viveram permanentemente em Estarreja ou na sua envolvente. Os participantes mais velhos foram recrutados através de IPSS-Instituições Particulares de Solidariedade Social de diferentes localidades do município de Estarreja. Foi obtida a aprovação do Comité Nacional de protecção de dados (Ref. Nº 11726/2017). Amostras de cabelo (100 a 300 mg) foram recolhidas perto do couro cabeludo. As amostras de cabelo foram devidamente lavadas para remover completamente a

(5)

517 contaminação exógena e secas a 95 ºC por 40 horas até o peso constante. O material seco (~0,1 mg) foi mineralizado através de uma digestão ácida por microondas com 1 mL de HNO3 (>65% m/m) e 0,5 ml de H2O2 (30% v/v) (Bass et al., 2001). As concentrações de EPPs foram determinadas através do ICP-MS. Para o controle de qualidade analítica, utilizou-se o material de referência certificado para cabelo humano. A análise de amostras de cabelo de crianças também foi realizada por ICP-MS na Actlabs, um laboratório credenciado, após a lavagem do cabelo e digestão do cabelo de acordo com um protocolo interno.

2.3. Avaliação do risco para a saúde humana

Os riscos não cancerígenos e cancerígenos foram estimados de acordo com a metodologia proposta pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (USEPA 2011). A avaliação do risco para a saúde humana foi calculada assumindo que ambos os grupos de crianças (4-8 anos) e adultos (> 55 anos) estão diretamente expostos aos EPPs através do solo (fracção < 63 μm) e pelo consumo de produtos agricolas (couve, tomate e batata). As equações utilizadas para determinar a exposição a elementos tóxicos por ingestão, contato dérmico e inalação são as fornecidas pela USEPA (2011). Os valores aceitáveis para o risco cancerígeno para o ser humano proposto por USEPA (2011) variam entre 1x10-4 a 1x10-6. Os valores de risco potencial não cancerígeno acima de 1 indicam risco.

3. Resultados e Discussão

3.1. EPPs em solos e produtos agricolas Na tabela 1 apresentam-se os teores dos EPPs nas 2 frações estudadas. Na fracção F2, verifica-se que mais de 50% das amostras apresentam concentrações em As, Cd, Cu, Hg, Pb e Zn superiores ao VRP. Nesta fracção uma elevada percentagem de amostras de solos apresentam, também, teores acima do CESQG para uso agrícola (As 50%; Cu 15%; Hg 12%; Pb 8).

No que se refere aos produtos agricolas, para as concentrações em fresco, os valores médios obtidos para As e Hg são

superiores na couve > tomate > batata. No âmbito deste trabalho foram adotados os limites máximos de Cd e Pb em legumes frescos propostos pela Comissão da Europeia (Regulamento nº1881/2006) e os propostos pelo Ministério da Saúde da República Popular da China (GB 2762-2005) que estabelece os teores máximos de contaminantes nos alimentos para As, Cr e Hg. Considerando estes valores de referência, verificou-se que somente as amostras de folhas da couve (4%) apresentavam concentrações de As, Cd e Hg acima dos limites para o consumo humano. Esses resultados indicam que, quando consumidos, não se espera que o tomate e a batata causem riscos à saúde.

Tab. 1 – Média aritmética, mediana e máximo das concentrações (mg kg-1) em EPPs nos solos

agrícolas de Estarreja e alguns dados comparativos. (F1=Fracção <63 μm; F2=Fracção <2

mm; VRP-Valores de Referência para Solos Portugueses (Inácio et al, 2008); CESQG-Valores

de Intervenção para solos agrícolas no Canadá (CCME, 2011) Parametro As Cd Cr Cu Hg Ni Pb Zn F1 Média 120 0.7 25 122 4.4 16 115 302 Mediana 32 0.5 23 83 0.5 14 77 235 Máximo 1077 2.6 50 417 42 44 388 1295 F2 Média 43 0.2 8 33 1.50 5 33 84 Mediana 11 0.2 8 23 0.15 5 23 67 Máximo 532 0.6 17 103 13.7 8 109 199 VRP 11 0.1 21 16 0.05 16 21 55 CESQG 12 1.4 64 63 6.6 45 70 250

Em termos de riscos para a saúde humana devido à exposição ao solo, os resultados obtidos sugerem que o Cd, Cr, Cu, Ni e Zn não representam risco não- cancerígeno para as crianças e adultos. No que diz respeito ao As, para ambos os grupos, e ao Hg para as crianças, os resultados indicam possibilidade de risco potencial não cancerígeno.

Os valores de risco para a exposição a EPPs classificados como cancerígenos a possivelmente cancerígenos para o ser humano (IARC, 2017) indicaram que, para o As no solo, o risco foi superior ao valor de aceitável de 1x10-4 (USEPA, 2011) em 19% e 15% dos locais de amostragem para crianças e adultos, respectivamente. A avaliação de risco para a saúde de ambos os grupos etários devido ao consumo da couve, tomate e batata confirmaram que as concentrações de

(6)

EPPs nas espécies vegetais tomate e batata não constituem risco para a saúde. No entanto, para a couve, os resultados mostraram que para o As em 4% dos locais de amostragem a sua ingestão pode ser susceptível de representar risco não cancerígeno. Para os demais elementos estudados e para ambos os grupos etários, a exposição por ingestão dessa cultura indicou não representar risco não cancerígeno. Os valores de risco cancerígeno devido ao teor de As na couve, não se enquadrou nos valores considerados aceitáveis, para crianças e adultos, em 4% e 8% dos locais amostrados, respectivamente.

3.2. EPPs em cabelos

Em geral, os teores médios em EPPs nas amostras de cabelos em adultos obtidos neste estudo estavam dentro da faixa de valores relatados para pessoas não expostas, exceto para o Hg e As. Algumas amostras de cabelo apresentaram níveis de As e Hg acima dos teores reportados para populações não expostas (28% das crianças e 19% dos adultos para As; 87% das crianças e 81% dos adultos no caso de Hg). Com exceção do As e Zn, os testes estatísticos não mostraram diferenças significativas nos níveis de EPPs no cabelo entre as duas faixas etárias. Considerando que os teores em As e Hg em cabelo humano tem sido sugerido como um biomarcador eficaz de exposição ambiental (por exemplo, Bencko 1995), os níveis mais elevados observados nos residentes de Estarreja podem ser uma evidência da exposição ambiental local.

4. Conclusões

Os solos agrícolas na zona envolvente ao CQE apresentaram altas concentrações de As, Cu, Hg e Pb.

A avaliação dos riscos para a saúde de crianças e adultos da área em estudo, através da exposição ao solo, mostrou que o As e Hg são os elementos que em vários locais poderão representar risco cancerígeno como não cancerígeno. A exposição através da ingestão de espécies vegetais cultivadas nos solos em estudo, designadamente, tomate e batata não indicou risco para a saúde humana. No entanto, a exposição ao As através do

consumo de couve indicou a possibilidade de riscos cancerígenos e não cancerígenos para as duas faixas etárias avaliadas, ainda que num número reduzido de locais amostrais.

Estes resultados devem no entanto ser interpretados com prudência, pois as estimativas dos fatores de exposição e os dados de toxicidade são afetados por um grau de incerteza, e porque não foram avaliadas nos locais em estudo outras potenciais exposições, como a ingestão de água subterrânea ou o consumo de outras culturas locais. Os níveis mais elevados de As e Hg detetados nas amostras de cabelos de crianças e adultos poderão indicar a ocorrência de exposição ambiental a estes elementos.

Agradecimentos

Os autores agradecem o apoio financeiro dos

Projetos SFRH/BPD/71030/2010 eProjeto

UID/GEO/04035/2013, GeoBioTec; Labex DRIIHM e

OHMI-Estarreja. Agradecem também aos

voluntários e às instituições privadas locais de solidariedade social pela colaboração.

Referencias

Bass, D.A, Hickok, D., Quig, D., Urek, K., 2001. Trace element analysis in hair: factors determining accuracy, precision, and reliability. Alternative Medicine Review 6(5), 472-481.

Bencko, V., 1995. Use of human hair as a biomarker in the assessment of exposure to pollutants in

occupational and environmental settings.

Toxicology 101(1-2): 29-39.

CCME 2011. Canadian Soil Quality Guidelines for the protection of environmental and human health. Winnipeg, Canada Council of Ministers of the Environment (updated 1999, 2001, 2011). IARC 2017. International Agency for Research on

Cancer. List of classifications 1-123:

https://monographs.iarc.fr/agents-classified-by-the-iarc/. Last update: 25 March 2019

Inácio, M., Pereira, V., Pinto, M., 2008. The Soil Geochemical Atlas of Portugal: Overview and applications. J. of Geochemical Exploration 98 (1-2):.22-33.

USEPA 2011. United States Environmental

Protection Agency. Exposure factors handbook 2011 edition (Final).

Wu, S., Powers, S,. Zhu, W., Hannun, Y., 2016. Substantial contribution of extrinsic risk factors to cancer development. Nature 529(7584): 43.

Imagem

Fig. 1 – A: Localização geográfica da área em  estudo; B: Locais de amostragem dos solos e
Tab. 1 – Média aritmética, mediana e máximo das  concentrações (mg kg-1) em EPPs nos solos

Referências

Documentos relacionados

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis

Este banho é apenas o banho introdutório para outros banhos ritualísticos, isto é, depois do banho de descarrego, faz-se necessário tomar um outro

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. &lt;script Language

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação