• Nenhum resultado encontrado

A contabilidade da prosperidade dos filhos de Deus

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "A contabilidade da prosperidade dos filhos de Deus "

Copied!
75
0
0

Texto

(1)

1

(2)

2

A contabilidade da prosperidade dos filhos de Deus

Alexandre Basileis

Vitória –ES 2019

(3)

3

(4)

4

5...Introdução

13...Renovando a Mente

22...Semente para semear

32...Possuindo tudo

36...Abrindo a sua conta

46...Abençoados

47...Nota

48...Conclusão

54...Agradecimentos

55...Fontes

56...Referências Bíblicas

57... Uma Nota sobre Dinheiro

76...Letra Música

77...o Autor

(5)

5

“Então, lhes recomendou: “Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que possui.” (Lucas 21:15).

Clareando o tema

À priori, quando se ler o subtítulo “Plante a Semente, Aumente seu Crédito - A contabilidade da prosperidade dos filhos de Deus”, logo poderá vir um pensamento religioso ou no mínimo exotérico onde se faz uma certa acepção entre quem é filho e quem não é. Neste caso, a expressão “filhos de Deus” é genérica e que leva a universalidade da expressão.

Pois quem pode definir ou criar parâmetros e afirmar se tu és filho ou não? Portanto, este ponto, é subjetivo e espiritual e que você e sua fé e a maneira de crer poderá definir quem você é perante o mundo.

A introdução

O homem está passando por um momento de crise de

identidade. As pessoas se perdem em meio a tantas buscas

frenéticas e louca pelo bem-estar, pelo prazer de conseguir e

pelo desejo de possuir e pelo poder de mandar e ter. Além da

(6)

6

crise de identidade, atrelado a ela, vem a crise moral, ética, psíquica, espiritual e entre outras anomalias da alma. A crise atinge o homem moderno e não há dúvida quanto a isso. O homem tem como base de sua vida possuir bens e muitas das vezes o caminho que leva a esses bens é penoso, desastroso e destrutivo.

Tudo que se ouve nos noticiários são as más notícias sobre o mercado financeiro, sobre demissões em massa, sobre como a vida financeira de cada pessoa indo para um buraco sem fim, sobre o desgaste de muitas vidas que perderam tudo e que estão perdidas em dívidas, lágrimas e choros por conta de um sistema que favorece alguns e que deixa outros muitos de fora. Cogita-se sobre quem é o culpado disso tudo, quem é que vai pagar a conta desta onda que devasta todos os continentes e sobre o que se fazer para sair ileso ou quase ileso desta crise, falência e desemprego dos novos tempos. Um “tsunami” financeiro que arrasta milhões ao caos da modernidade, do sistema de busca por informações que fornecem mágicas para saciar os desejos mais rapidamente, de compras, de financiamentos, de satisfação dos desejos a qualquer custo, pois, o lema do mercado é: “financio seu desejo em muitas parcelas”. Mas não lhes dão garantia de nada. Então fica a pergunta: de quem é a culpa afinal?

O apóstolo Paulo, mediante o evangelho da graça, nos dá a resposta sobre quem é o culpado e ainda menciona sobre a cura para tal vírus que foi injetado no homem.

“Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e

(7)

7

cilada, e em muitas concupiscências insensatas e pecaminosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males;”

(I- Tm. 6:9)

A expressão “amor ao dinheiro” é tradução de um único vocábulo grego, isto é, «philaguria», cuja tradução mais literal seria – simpatia pela prata ou amigo da prata -; porém, “prata”, nesse caso, representa dinheiro, que era moeda de troca comum.

Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males;

e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. (I- Tm. 6:10)

Nesse sistema viral, o amor ao dinheiro, à cobiça, o desejo de ficar rico a qualquer custo, não importando os meios e fins leva o homem a grandes dores da alma. O que importa é o que as pessoas têm para mostrar aos olhos de quem vê e não o que podem ser. Aos homens, não importa como você adquiriu, o que interessa é que você tem. Porém, o evangelho fala que:

“Tendo sustento e com que nos vestir estejamos contentes”

(I.Tm.6:8)

Atenção! O evangelho não condena a riqueza, a prosperidade e nem o

ganho e o almejo de querer ter, mas alerta sobre o querer ter por

qualquer meio e, por simples avareza. Duas coisas podemos

mencionar até aqui:

(8)

8

Primeiro – o que é a raiz de todos os males? O dinheiro ou amor ao dinheiro? Claro que o amor ao dinheiro. A palavra usada aqui para amor no original é: «philaguria», cuja tradução mais literal seria

«simpatia pela prata ou amigo da prata» conforme já visto acima e de certa forma, simpatia pela prata – amor ao dinheiro, pende para aquelas pessoas que não visam outra coisa a não ser o resultado de adquirir riquezas. Aqueles que visam o dinheiro em tudo que fazem, como sendo o dinheiro o resultado final, nunca se contentará com o que tem e sempre buscará cada vez mais e buscará meios diversos para saciar sua cobiça, seu desejo desenfreado. Por isso, a segunda parte - Tendo sustento e com que nos vestir estejamos contentes. Estar contente neste caso é estar satisfeito. Quem está satisfeito não busca outros meios para satisfação, por estar saciado.

Vamos falar um pouco sobre o “contentes”. No original, contentar-se – arkeõ (



) que significa na voz média, satisfazer-se (com o salário; roupa, comida...) no entanto, o verbo traz a força da expressão como ser possuído de força suficiente ou ser forte. Essa força, esse contentar-se vem de dentro, da alma.

Então veja que estar contentes não é estar feliz ou acomodado com a sua situação passageira, mas, é estar com tamanha energia de Deus que não te abala se não está desfrutando do melhor naquele momento. E como está no plural, “contentes”, é uma sinergia, ou seja, um esforço coletivo é a junção de diversos órgãos na realização de uma função esforço comum. Isso lembra a igreja. Somos membros uns dos outros.

Então veja que o “estar contente” com o que tem, conforme

visto acima, não é voto de pobreza, pelo contrário, é estar em

(9)

9

paz, é estar ciente de que tem um Deus que a todos proporciona abundantemente. É ter a confissão de que “tudo posso naquele que me fortalece” e viver satisfeito. Não que você não possa ter algo a mais, porém, é para que você saiba viver sem preocupação e o que vier, venha como benção e não como um desespero por estar vendo que todos estão conseguindo e você não. Por isso muitos se enfiam em dividas perturbadoras. Há pessoas que buscam desesperadamente por casamento, emprego, amigos, dinheiro, etc.

E, para os que já são ricos o evangelho diz:

“Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus que tudo nos proporciona ricamente para nosso deleite. ”( Itm.6:17)

E, aos ricos, não é nenhum pecado serem ricos. Mas, é para que eles saibam, que a verdadeira riqueza é Deus quem lhes proporciona. Deus não é instável como as riquezas.

Contarei uma história real, certa vez, um jovem que estava

entrando no mercado de trabalho visitou um homem de meia

idade e que tinha uma certa tranquilidade, muitos bens,

aposentado e carismático. Quando, este jovem, adentrou na

casa deste homem, ficou fascinado com o luxo que viu, porém,

o que mais impressionou aquele jovem foi a simplicidade e a

humildade em que vivia aquele homem, era como se não

tivesse nada do que posssuia ali e sem dizer uma palavra, e, não

(10)

10

precisava, pois, seus olhos de admiração falavam por si, o homem se dirigiu ao jovem e disse; “Está vendo tudo isso aqui?

Se você não tiver paz em tê-las, não há razão em possuí-la.

Na época, o jovem não entendeu, porém, tempos depois, percebeu e compreendeu as palavras daquele homem que possuía tudo, mas que vivia em paz, ele entendera que ter sem ser, não vale o sacrifício e o desgaste. Assim, tanto como o que tem riquezas e ao que tem sustento e ao que vestir, estejam satisfeitos.

Aba Pai! Hosanas a Deus nas alturas que nos faz entender

que em Jesus Cristo homem, que é o único mediador entre Deus e os homens, somos Ricos em todas as circunstâncias e mais que vencedores e vivemos em vida abundante.

O paradigma do novo tempo

O mundo vive sob um regime que põe Deus de lado ou só procuram a ele quando querem algo em troca; colocaram Deus como peça de troca em tabuleiro pelas suas cobiças, dizem a Deus: “Se você me der isso ou aquilo eu lhe sirvo.” E, depois fazem chantagem, “Se me der isso ou aquilo eu faço isso e mais isso.”

O homem avaliando Deus. Testam o seu poder

duvidando se ele realmente faz aquilo que diz fazer e quando

não recebem o que querem no momento que desejam

(11)

11

procuram outros “deuses” ou alguns chamados de “guias espirituais” para realçarem seus deleites e aplacarem suas decepções com os “deuses” passados.

Deus disse:

“Arrojai isso ao oleiro, esse magnífico preço em que fui avaliado por eles.” ( Zc.11:13)

Deus sendo avaliado pela ignorância do homem. Isso aconteceu em séculos passados, entre 520 a 518 a.C. e hoje isso acontece com toda naturalidade, Deus sendo avaliado pela prepotência humana.

Enfim, a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que possui, a vida de um homem consiste no ser e não no ter. E veremos que o evangelho da graça de Deus, entregue ao apostolo dos gentios e nos últimos tempos ensinado pelo apóstolo Drº José Luiz de Jesus Miranda, se preocupa não com o dinheiro, não com o ter do homem e sim com seu bem-estar, sua vida em plenitude.

Lembrem-se, prosperidade não é sinônimo de milionário, é sinal de facilidade em adquirir; adquirir no sentido de prosperidade cristã, e na hora em que precisar usufruir de algo, ter condições para isso. Prosperidade é ter saúde para se alimentar, ou andar, ou fazer qualquer outra coisa em que Deus graciosamente nos dá.

“seja a vossa vida sem avareza e contentai-vos com o

(12)

12 que tendes.” ( Hb.13:5)

Essa foi a orientação do nosso apóstolo Paulo, isso é prosperidade cristã, se contentar com o que tem e conforme Deus irá acrescentando à sua vida, conforme nos ensinou o apóstolo em seus dias.

Recebo que sua mente seja iluminada e seja um depositante para com Deus e sua graça. ABBA PAI!

Suas anotações desde capítulo:

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

____________________________________________

__________________________________________

(13)

13

“...E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:2)

Para entendermos como as coisas funcionam e são de fato em nível celestial, (o que nós temos ou somos) é necessário que haja uma transformação pela renovação da nossa mente, ou seja, ver as coisas como Deus as vê, (o que temos e somos) e não na nossa maneira limitada (carnal) de ver e para que isso ocorra de maneira eficiente devemos ver com a mente de Cristo, pois aqueles que são de Cristo, tem a mente de Cristo.

Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo. (1ª Coríntios 2:16)

Na nossa limitada mente carnal, só acreditamos no que

vemos e apalpamos e criamos com isso um mundo limitado às

aparências; se não vejo e não toco não é real e isso é uma

mentira na qual acostumamos. Nossa mente foi condicionada a

trabalha por sentimentos e imagens e a criar um mundo

totalmente limitado às aparências e a efemeridade, se você

acredita apenas no que vê e toca, irá viver somente pelo que vê

e toca. No campo das ideias, do eterno, do que é espiritual não é

assim

(14)

14

“Pois, andamos por fé e não pelo que vemos.”

1

O que seria viver por fé? O que seria andar por fé e não pelo que vemos?

A própria bíblia clareia o que seria andar por fé, andar no sentido de viver por fé - Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos - andar por fé é viver tendo a certeza de que algo que esperamos é verdade mesmo que as aparências digam o contrário. Fé á a prova, ou seja, (O que demonstra a veracidade de uma realidade de um fato) que não se vê .

O caminho para renovar a mente é ter a Mente de Cristo como guia na escuridão de nossos conceitos. Ter a mente de Cristo é ter a Mente do próprio Deus, que está manifesto no evangelho da graça, pregado pelo apóstolo dos gentis e ensinado nos últimos tempos pelo apóstolo José Luiz. Além de renovar a mente e ter a visão de Deus a nosso respeito, temos que nos adaptar a ela e só assim entenderemos as verdades celestiais e

“à boa, perfeita e agradável vontade de Deus.”

2

Por exemplo, talvez você se veja como um pecador, um miserável, um injusto, um pobre, cego e nu; contudo, Deus te ver de outra maneira, Ele te vê “santo, completo, rico, perfeito, justo, sem mancha e sem rugas, abençoado, possuindo tudo, próspero...

Percebeu a diferença entre a sua maneira de se ver e pensar da maneira em que Deus vê e pensa a seu respeito?

Em relação ao dinheiro é a mesma linha de raciocínio,

(15)

15

Deus vê o dinheiro de uma forma em que você não vê, ou não via, pois, recebo que você veja o dinheiro como Deus vê, de uma maneira extremamente diferente, por isso a necessidade de renovação da mente.

Mas como Deus vê o dinheiro?

Deus vê o dinheiro como semente e, a partir de agora não falaremos em cifrão ($) e sim em semente (S), algo que temos que plantar para dar frutos e não lucros.

Entraremos nesta glória, renovaremos nossa mente e veremos, olharemos como deve ser visto o dinheiro, como sementes.

O Consumidor moderno

O consumismo desenfreado, formado pelo materialismo descontrolado, neste mundo globalizado é a receita certa para o homem virar um “philarguros” isto é, Amante Do Dinheiro. Tudo neste mundo moderno leva a distorção da visão que Deus tem a seu respeito, O sistema coloca um véu nos seus olhos para que não veja o que tem que ser visto da maneira correta.

Vimos que dinheiro é semente e a semente é para ser

plantada e não guardada, ela tem que morrer na terra para que

possa dar frutos ao seu dono. Se a semente for guardada não

gera frutos e morre. Jesus falando a respeito de sua vida, falou

que se uma semente cair na terra e não morrer ela fica só; mas,

se morrer dá muitos frutos. Assim deverá ser a sua relação

com o que você tem, sementes. Semente é para semear e

(16)

16

quando semeias certamente colherá; e isto afirmo, disse Paulo:

“Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará.”

3

Há uma Lei que milhares ignoram pelo mundo afora que é a Lei da semeadura. Quando você entender isso entenderá as saídas à vida abundante relatada por Jesus, vida abundante, ou seja, uma vida que jorra como fonte. A Lei da semeadura já está estabelecida e não há como mudá-la, é a Lei da causa e efeito, é um acontecimento “A” que resulta no “B”, e não existe outro caminho para se chegar a esta graça. É dando que se recebe e...

“...bem-aventurada coisa é dar do que receber.”

4

Pois, quem dá tem em abundância e é sinal de prosperidade e quem recebe há necessita momentânea e também é sinal de prosperidade, pois, este que recebe hoje na sua falta, amanhã poderá ter em abundância e também distribuir.

Graças a Deus por seu dom inefável! Expressou o apóstolo Paulo e nos convida para uma mudança...

“... ...”

Precisamos viver em outro século, isto é, no século de

(17)

17

Deus, na nova era que foi implantada a mais de 2000 mil anos na cruz em Jesus de Nazaré e que ainda hoje é anunciada no evangelho da Graça por JH que nos ensinou e por seus milhares de irmãos pelo mundo afora que ainda prestam seus serviços celestiais.

Este século é mau e perverso, cheio de doenças, corrupções, desesperos, depressão, estresse, entre outras doenças que afligem a alma da humanidade por conta da má administração financeira, do amor ao materialismo e ao dinheiro. Chegamos a um ponto de que a maiorias dos relacionamentos tem objetivo puro e simples de ganho.

As doenças que mais afligem a humanidade são as da alma, são psíquicas. Portanto, você não pode se adaptar a este mundo; não pode se conformar com ele, você precisa viver numa nova dimensão mental e espiritual. Chegou a hora de sair do meio da boiada e viver uma nova vida com a mente renovada no “evangelho da graça, que é poder de Deus a todo aquele que crer”. Não estou lhe convidando a ser religioso ou crente em alguma coisa e sim, viver na dispensação da vida abundante do evangelho que Deus já proporcionou a humanidade. No mundo há muitos religiosos, conceitos e dogmas religiosos. Não precisamos mais disso, chega!

A expressão em Grego para “não vos conformei” é usada

do verbo “" (suschematizõ) que implica

numa atitude de não se moldar ao que é transitório, mutável,

instável e corrupto; ou seja, não se adaptar aos moldes desta

(18)

18

geração má e perversa no seu modo de vida. De forma que seu homem exterior não se iguale ao sistema corrupto atual e sim que se adapte ao sistema de Deus, que é santo, verdadeiro, completo, perfeito e eterno. O molde de Deus não é um molde religioso e sim, um molde de vida plena do homem com uma vivencia transformada e que cria um ambiente harmonioso entre os homens e entre o homem e Deus e entre o homem e a natureza.

Portanto, não se conformar, é não se adaptar ao sistema mundano, ao que é transitório, ao que vemos, ao que o mundo diz, que são contrárias as verdades eternas de Deus, que são inimigos da fé do evangelho da graça. Não se conformar se relaciona com a mudança exterior. Ou seja, não adaptação no que está à vista. Já a transformação pela renovação da vossa mente ressalta a mudança interior.

A transformação, Do Grego: “”

(metamorphoõ) transformar, transfigurar, mudar de forma.

Literalmente uma mudança de figura, uma mudança de forma, não exterior, mas interior, da mente. O seu modo de pensar tem que tomar outra forma, outra maneira e que seja diferente da atual, que é terrena e má.

Tens que viver com uma mente renovada. O único

(19)

19

meio de mudança de fato, de ter uma perfeita transformação onde lhe colocará fora deste século mal é “pela renovação de sua mente,” não é por meio da sua sabedoria e seus estudos, é pela operação da palavra da graça de Deus. Sem renová-la será impossível você ver a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, sem renová-la jamais chegará a ver como Deus vê.

Renovar é literalmente “ir para trás de novo”, ou seja, voltar ao que era antes, não é um mero conhecimento intelectual; mas, espiritual, do homem interior, do novo homem criado segundo Deus em justiça e perfeição.

Então, entendemos que o não se conformar, vem pela transformação e renovação, implicando assim uma nova conduta e caráter, exterior e interior. Esta renovação da sua mente, que é um algo novo no evangelho, pois, Paulo foi o único a usar a expressão “renovar sua mente”, dando uma grande importância a mensagem do evangelho, onde é o poder de Deus para mudanças concretas e firmes em todo seu modo de vida. Sabendo disso, o importante é deixar sua mente ser renovada para que sua vida, em todos os sentidos, seja transformada pela mensagem da graça de Deus.

Diz a história que a psicologia surgiu no final do século XIX pela junção da Filosofia e Fisiologia na Alemanha pelo Wilhelm Wundt é considerado em grande parte o fundador.

Tudo bem, vamos nos permitir, que como uma ciência estudada

(20)

20

foi no século XIX na Alemanha, mas Paulo, já expressava palavras de cunho psicológico no início da era cristã e isso para o bem-estar do homem. Ou seja, o evangelho é uma ciência e não um rito religioso, pois renovar a mente, não é apenas ler estas letras ou ouvir algumas palavras, tem alguns métodos e conceitos a serem seguidos.

Portanto, quando temos a mente renovada, temos sementes e quando temos sementes, temos fé no que temos.

Pois, sementes são para ser plantadas e esperar pelo fruto, aí há um processo e um tempo de espera, que gera certa confiança e fé em Deus, pois:

“ visto que andamos por fé e não pelo que vemos.”

5

Com a mente renovada você vive no céu, estando na terra, você vive em fé e não em dúvida, vive em graça e não em obras mortas e mandamentos. É com a mente renovada que se vê claramente o que Deus faz com as sementes que ele te dá para assim servir a ele mesmo com suas primícias e ofertas.

O mistério de tudo é a generosidade e o compromisso

com você mesmo, pois a vontade de Deus é derramar sobre

sua vida abundantemente tudo muito mais do que pedimos e

pensamos pois;

(21)

21

“Quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim;”

6

E tudo isso é para melhor proveito seu, para melhor qualidade de vida, é para que você tenha a vida abundante prometida e para que você desfrute do melhor desta terra. Com alegria e sem preocupações.

Abba pai! Por esta maravilhosa graça de sua grande generosidade. Pois, a promessa da graça é:

“Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.”

7

A obediência o levará a desfrutar o melhor dessa terra.

Suas anotações:

________________________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

(22)

22

“Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos do vossa justiça.”

(II Co. 9:10)

A nossa visão de mundo, do que somos, do que esperamos, do que queremos e do que esperamos é que faz a diferença em tudo que recebemos da vida. Uma pessoa altamente negativa e supersticiosa não pode esperar outra coisa a não ser a confirmação de que a sua crença está correta, que a visão negativa dela a respeito de alguém ou assunto é

“verdadeiro”. O profeta disse que: “ O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento . ”

1

Então, o que acontece com tal pessoa ou povo que não tem conhecimento?

Destruição, perecimento, padecimento, escassez.

Há uma força espiritual maior que a força carnal que

governa sua vida e permite que este pensamento engane esta

pessoa ou povo e faz com que ela confie que suas crenças estão

certas, vivendo e praticando um pensamento mundano e

perverso, negativo e destrutivo.

(23)

23

Quando o apóstolo Paulo fala do poder enganoso, ele diz que este poder vem da parte de Deus. É o próprio Deus que envia este poder para enganar.

“É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira.”

2

E por qual motivo Deus lhes manda a operação do erro?

“Porque não deram crédito à verdade.”

3

Às vezes o homem tenta enganar a Deus, imaginando que ele, como um bom pai, não se importará em ver a gente fazer nossas trapaças cotidianas, afinal, somos brasileiros e como de costume, alguns dizem que “Deus é Brasileiro,” porém, este pensamento é errado, perverso e maligno. Deus não é brasileiro, ele é justo e justiça e sabe retribuir o bem e permite que o mal alcance aquele que não sabe semear.

“Pois tudo que o homem semear, isso também ceifará.”

4

A questão é: O que você tem semeado? Neste caso especifico, semear está relacionado a toda sua atividade em vida.

Semear é uma lei espiritual de causa e efeito irrevogável (Se A,

então B) e que neste reino não há meio termo, ou você semeia

para receber com abundância ou você não semeia para não

(24)

24

receber nada ou semeia pouco para receber pouco, como está escrito no evangelho:

“ E isto afirmo: “Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará .”

5

E nisto, não há acepções de pessoas! Seja o rico, o pobre, o quase rico o mais ou menos. O que importa é sua generosidade.

Tudo que vem em nossas mãos é dado por Deus.

Deus já nos fez prospero, rico, perfeito com uma só oferta, sem mancha, sem rugas e justo. Já nos abençoou com toda sorte de benção, Pois todas as promessas de Deus em Cristo são SIM para nós. De sorte que não te falta coisa alguma, nada temos em grande quantidade ou em falta diante de Deus,

“Como está escrito: O que muito colheu não teve demais; e o que pouco colheu, não teve falta”

6

Isto digo diante de Deus, pois, na prosperidade que

Deus dá a cada um, segundo seu grande poder de fazer todas

as coisas colaborarem para o bem daqueles que ele chama,

ninguém terá em abundância e ninguém em falta, mas é para

que haja igualdade. Não é segundo o designo do homem e sim

nos propósitos de Deus,

(25)

25

“Daquele que chama as coisas que não existem como se existissem.”

7

E quando andamos neste propósito, com a mente renovada, não se conformando com este século, tudo passa a ser diferente em nossa vida.

“Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento”

Está bem claro que o abençoador e o provedor de tudo na sua vida é Ele, é Deus. É Ele quem te dá vida, saúde, paz, alegria, e ainda te disciplina para melhor aproveitamento, e de seu reinado aqui na terra. Ele é quem dá semente ao que semeia e pão para alimento.

“Porque o senhor corrige ao que ama e açoita a todo filho”

8

A disciplina é um ensinamento de um pai ou tutor para com seu filho, e isso ele faz para sermos conforme a imagem de sua glória.

Se você semeia, não é porque você trabalhou usou de

grande esforço físico, é muito inteligente, sábio e que

tudo gira em torno de sua excelente habilidade, mas, é

porque Deus é quem te dá prosperidade, forças, trabalho,

(26)

26

habilidades, vida e sementes, Ele é quem te dá tudo para que você consiga fazer o seu ofício com perfeição e habilidade.

Antes que a semente chegue em suas mãos, primeiro passa pelas mãos de Deus, e depois vem a ti. Na verdade, tudo é dele e para ele, somos apenas administradores de Deus de tudo que Ele nos dá.

Portanto dele, por Ele e para Ele são todas as coisas

9

Imagina, Ele te dá uma semente que ao plantar, morrerá, nascerá e produzirá cem por um e só pede uma pequena parte para ele, não para que ele tenha, mas para que você receba mais abundantemente, pois ele é dono do ouro e da prata, ou seja, dono de tudo, dono da vida. Como seria dá pra Deus?

Glória e reconhecimento pelo que ele faz em sua vida. Deus não quer seu dinheiro físico ele quer reconhecimento (adoração).

Em certo momento da vida de Abrão, Deus faz-lhe uma promessa e Abrão se prostrou e adorou e Deus confirmou a promessa. Mudando o nome de Abrão para Abraão.

Quando Abrão estava com noventa e nove anos de idade o Senhor lhe apareceu e disse: "Eu sou o Deus todo-poderoso; ande segundo a minha vontade -e seja íntegro.

Estabelecerei a minha aliança entre mim e você e

(27)

27

multiplicarei muitíssimo a sua descendência. (Promessa) Abrão prostrou-se com o rosto em terra (Reconhecimento e adoração) , e Deus lhe disse:

"De minha parte, esta é a minha aliança com você. Você será o pai de muitas nações. (Abençoou)

Não será mais chamado Abrão; seu nome será Abraão, porque eu o constituí pai de muitas nações. (Semente de vida – constituir nações)

Quando Paulo fala sobre não atar a boca do boi quando debulha, ele pergunta a igreja se Deus está preocupado com bois. E é claro que não! Ele se preocupa conosco, para sempre termos mais em abundância a semente e o pão. Pois ele

suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos do vossa justiça.”

Como, pois, se semeia a Deus? E que fruto é este que ele multiplicará?

Ora, se semeia a Deus semeando à sua igreja. Quem é a

igreja? Igreja é o corpo de Cristo, que é a casa do Deus

vivo, que somos nós. Somos morada de Deus no espírito, a

mente de Cristo está em nós, em sua igreja, em seus filhos,

os que somos deuses; pois o próprio Deus colocou a Mente

(28)

28

de Cristo na igreja. Porém, igreja é uma congregação, reunião dos santos, dos espíritos justos feitos perfeitos, onde há um apostolado que a governe e administra seus bens espirituais e materiais.

Portanto, há um governo (o governo de Deus), e neste governo, onde é o próprio Deus quem administra os bens, sendo Ele o doador da vida, da semente e do pão, faz a divisão a todos em todas as a nações sem exceção.

Agora veja, quando em Malaquias, Deus fala sobre o dizimar, Ele diz que abriria a janelas do céu, e isso é no antigo pacto, ainda que o dízimo seja para nós estabelecido em Abraão, antes da lei. Porém, aqui, no evangelho, diz que aumentará e, multiplicará a vossa sementeira e a vossa justiça, e se continuarmos lendo o verso seguinte diz:

“... enriquecendo-vos, em tudo.” (II Co. 9:11)

Não é o dizimar que lhe fará rico em tudo é a mente

renovada e transformada na graça, é por fé e não por obras. Não

nos falta nada, estamos completos nele, pois, Ele é nosso

maior bem. É claro que neste processo de semear, de ser

um colaborador do governo de Deus, tem que ser com a mente

renovada neste que é o verdadeiro evangelho da graça de

Deus, que foi pregado pelo Apóstolo Paulo e ensinado pelo

apóstolo José Luiz de Jesus Miranda.

(29)

29

Então, quando se fala de igreja, não é nada físico,

materializado e sim espiritual. A igreja está em todo lugar. E quando semeamos à igreja (povo de Deus), há graça sobre graça e Deus é louvado seja pela abundancia doada ou pela falta que foi restabelecida e o fruto de nossa justiça será recompensado. Igreja não são paredes, são pessoas que se reúnem em nome de Cristo e que seguem a doutrina de Paulo, arquiteto, que é o evangelho da graça.

Quanto semear a Deus, Paulo já deixa a dica de como fazê-lo, primeiramente à família da fé, que somos nós, a igreja, depois aos demais. O importante é, sempre ser generoso para com todos e para com Deus.

Qual é o fruto da nossa justiça?

No verso 12 revela qual é o fruto e diz que o nosso serviço desta assistência é estar na justiça, em outras palavras, a nossa generosidade, a nossa oferta é a justiça e o fruto dela é as graças recebidas por Deus e deste modo, Deus como justo retribuidor aumenta a nossa sementeira e acrescentará cada vez mais à justiça e os frutos. Aba Pai, pelo seu dom inefável!

Justiça aqui é  (dikaiosúnes) do adjetivo

 (dikaios) da raiz  (dike) que quer dizer

(30)

30

primeiramente costume, regra, direito. Portanto, estar em conduta correta com o modelo proposto... o padrão.

E o padrão aqui proposto pelo evangelho é generosidade, é semear, é ofertar. Por isso o motivo às graças e às multiplicações se manifestam.

Somos chamados a semear a justiça, a paz, as graças recebidas. As pessoas em geral confundem as coisas, o que Deus lhes dá é para que você seja generoso e não para que você junte para perdição e derrota. Quantas pessoas ajuntam para sua própria destruição? Filhos que vão brigar pela riqueza acumulada pelos pais, parentes que vão se matar, entrar em inimizades, tudo pela avareza e amor ao dinheiro.

Certa vez um certo homem fez uma promessa a uma certa pessoa em nome de Cristo. Falou que se ele o ajudasse, o abençoaria com uma benção. A pessoa ajudou e o homem não abençoou. Este homem foi desfiando em seus negócios até a falência. Nunca faça promessas em nome de Cristo que não vá cumprir, pois, isso se tornará em sua própria destruição.

Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.

O homem com a mente renovada, não passará do sim ou do

não.

(31)

31 Suas anotações:

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

(32)

32

“...porque, em tudo, fostes enriquecidos nele.”

Uma das coisas maravilhosas que o evangelho realiza é a transformação pela renovação da nossa mente, e isso pelo evangelho que Paulo pregava, o evangelho da incircuncisão.

Antes deste evangelho, talvez você andasse numa posição de pobreza, falido, triste, derrotado, sem nenhuma expectativa para com Deus, sempre desiludido com a forma que a religião o tratava, pois, o evangelho da circuncisão, lhe apresenta obras, pecado, diabo, penitências, entre outras coisas que só tratavam de punir a sua carne e aprisionar seu espírito. Portanto, o sistema religioso não entendeu que desde que Jesus de Nazaré foi à cruz, morreu e ressuscitou tudo entrou em nova glória, tudo se fez novo, Paulo já tinha posto o fundamento, no que há de novo.

“ Eis que tudo se fez novo .”

1

Porém, na mente você ainda era inimigo, pelo fato de que

você não estava em posição mental renovada, você ainda estava

na antiga aliança, onde tudo era condenação, estávamos antes

(33)

33

da cruz no entendimento. Mas, aprouve a Deus, nestes últimos dias, através da mensagem da ciência da graça, anunciar o evangelho da incircuncisão, o evangelho que Paulo anunciava e que é diferente em todos os aspectos em que os apóstolos de Jesus de Nazaré pregavam. O evangelho de Paulo é o Evangelho de Deus, o evangelho da pura graça.

Até então, não sabíamos que éramos perfeitos, curados, ricos, sem mancha, amigos de Deus, reconciliados, espíritos justos e completos nele, mas, agora aclarados, sabemos quem somos e entendemos hoje, com a mente renovada, que somos mais que vencedores e que nele não nos falta nada, possuímos tudo,

“ porque tudo é vosso: seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, sejam as coisas presentes, sejam as futuras, tudo é vosso, e vós de Cristo e Cristo, de Deus .”

2

Porém, ainda nem todos têm este conhecimento de Deus para saber que estamos em outra posição mental, em um pacto mais excelente.

“ porque alguns ainda não têm conhecimento de Deus;

isto digo para vergonha vossa .”

3

Não ter conhecimento de Deus é não conhecer o que ele tem

feito na cruz por você, é não saber o que o evangelho diz a seu

respeito e não escutar a voz do Senhor, que saiu por todo

mundo. Não ter conhecimento de Deus é não ter entrado no

descanso de Deus,

(34)

34

“ Temamos, portanto, que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda parecer que alguns de vós tenhais falhado. Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram. Nós, porém, que cremos, entramos no descanso .”

4

Entrar no descanso de Deus é possuir tudo, é estar em posição com Deus, no proceder de Deus, ouvindo a voz do próprio Deus, sem figuras de linguagens e sem parábolas, é estar face a face com o divino em seu espírito.

Quando estamos no descanso, “sabemos que todas as coisas colabora para o bem daqueles que ama a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”

5

Por isso não nos aborrecemos, não vivemos e nem olhamos com a carne, pois, visto que andamos por fé, e entendemos que dinheiro é semente e semente é para ser plantada e o melhor lugar para plantá-la é no terreno de Deus, na sua horta, e se for para se depositado, é no seu banco, “banco mundial da graça de Deus” administrado pelo próprio Deus, para que seu evangelho corra. Por isso não desfalecemos,

“ ainda que nosso homem exterior se corrompa o interior se renova dia-dia .”

6

Fomos chamados para reinar em glória, e não é esperar o

(35)

35

fim de tudo para que um dia, em ruas de ouro ou de cristal, possamos reinar. O reino começa aqui, nesta terra

Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra

.”

No senhor o nosso trabalho não é vão, pois, já que possuímos tudo e estamos completos e ricos nele, no Senhor, e que não nos falta nada. Temos que passar a confessar essa prosperidade, crendo que já possuímos tudo e que Deus chama as coisas que não existem como se existissem e nisso está nossa vida.

Somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou e nos fez idôneo para seu reino e glória, nos chamando em um propósito de reinar com ele.

Abençoados, recebo que sua mente seja iluminada e pronta para este último tópico, onde falaremos sobre a conta que você tem com Deus através do evangelho. E isso digo para vossa glória.

Suas anotações:

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

(36)

36

“ Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele; (I Co.9:23.) Dou graças ao meu Deus por tudo que recordo de vós, pela vossa cooperação no evangelho, desde o primeiro dia até agora.” (Filipenses. 1:3;5.)

Umas das maiores virtudes da graça é o homem poder ser um cooperador com o evangelho, servir de uma forma ou de outra cooperando para que a palavra seja propagada e para que ela alcance a todas as nações.

Cooperar tem um sentido no original de companheiro de viajem, de jugo.

Paulo via isso e dava um valor imenso àqueles que davam a vida, se sujeitavam e cooperavam por amor ao evangelho; que entendiam que o evangelho é um dos maiores tesouros que o mundo já possuiu. Em todas as suas cartas, iremos ver Paulo, o apóstolo, dando imensos agradecimentos aos seus cooperadores no evangelho, pois ele sabia que estes amavam o evangelho acima de tudo e, o evangelho para Paulo era tudo, pois, ele disse:

“ Tudo faço por causa do evangelho ”

1

(37)

37

Digo isto, não como uma forma de constranger, mas de incentivar sobre os benefícios que Deus dá àqueles que entendem a verdade da graça no evangelho de Paulo, que que é o evangelho de Cristo e que por fim é o evangelho de Deus e que foi ensinado e pelo mundo.

Voltando a questão de sua semente, é extremamente importante que você entenda o que é semear, o que é ter sementes em suas mãos. Pois, vimos que quem te dá estas sementes é o próprio Deus,

“Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento...”

2

E, Ele que te dá para que você invista. Deus ama um bom administrador, jesus Cristo Contou uma parábola, sobre alguns administradores, e diz que um deles foi negligente e não soube investir e foi punido pelo senhor. Porém, os outros souberam perfeitamente administrar e foram louvados pelo senhor.

Quero chamar-lhes atenção sobre esta graça que Deus põe em nossas mãos para melhor servi-Lo. Vejamos este texto:

“... E sabeis também vós, ó filipenses, que, no início do

evangelho, quando parti da macedônia, nenhuma igreja

se associou comigo no tocante a dar e receber, senão

(38)

38

unicamente vós outros; porque até para Tessalônica mandastes não somente uma vez, mas duas, o bastante para as minhas necessidades. Não que eu procure o donativo, mas o que realmente me interessa é o fruto que aumente o vosso crédito. Recebi tudo e tenho abundância; estou suprido, desde que Epafrodito me passou ás mãos o que me veio de vossa parte como aroma suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus. E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.”

3

É isso mesmo, que você leu, e vamos focar nas palavras

“dar e receber” e “fruto e crédito” e “suprir e necessidades” para que possamos entender e entrar no descanso de Deus como bons administradores de sua graça e não como o negligente que escondeu o que ganhou.

O apóstolo Paulo usa expressões da contabilidade grega.

Onde diz: “dar e receber”, literalmente seria abrir contas de crédito e débito e, ele especifica logo abaixo, “para que o fruto aumente o vosso crédito”. Então, vejamos claramente, que fruto é o resultado da semente plantada;

e cada vez que você semeia, mais o crédito aumenta, isto é,

mais fruto você terá (receita positiva) tendo receita positiva,

automaticamente terá mais crédito para com Deus.

(39)

39

As promessas feitas por Deus no evangelho, que são muitas, que são incomparáveis e incontáveis são para seu favor.

E Paulo continua dizendo que “Deus há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.” Este é o crédito que temos, a nossa manutenção pela parte de Deus. Pois quem dá semente e pão para alimento é Deus mesmo.

Quando tratamos de crédito e débito sabemos muito bem que um (crédito) é o que tenho como positivo em minha conta e (débito) é o que tenho de negativo. Se meus débitos estiverem mais pesados na balança, terei algum crédito? Claro que não!

Temos que fazer a balança do lado de crédito estar sempre positiva em relação aos débitos ou eliminar todo débitos para que sempre o crédito esteja presente.

Seguindo o pensamento, abrir a sua conta neste processo é fácil e rápido, não precisa de documentos nem registros, apenas fé e confiança, apenas acreditar que Deus é poderoso para cumprir o que prometeu, pois,

“Quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim”

4

Mas, como fazer para se chegar a estas promessas?

O mistério está na parte (b) do verso, onde Paulo diz

que é por intermédio dele (de Paulo) que estas promessas

chegam a nós, é por meio do evangelho que ele prega,

(40)

40

“Porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio. Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus.”

5

Somente pela mensagem do evangelho, que hoje é manifesto em todas as nações (dando a Paulo os merecidos aplausos) que você poderá chegar a esta glória. Não que seja um jogo de dando que se recebe, mas, que é na verdade, um meio pelo qual Deus, estabeleceu para manifestar sua graça, você deposita nele a confiança, ele derrama toda sorte de benção diária sobre sua vida, pois Deus viu que você entendeu a mensagem da graça em fé, e o evangelho segue adiante, você é edificado e outros são edificados pelo meio da sua generosidade e fé. Deus escolheu o que mais prende o homem para chegar ao coração do homem, o dinheiro.

Quando você vai a um banco abrir uma conta, você não

pergunta ao gerente do banco o que irão fazer com o seu

dinheiro. Na verdade, o banco irá usar o seu dinheiro de muitas

maneiras, empréstimos que “ajudarão” a outros correntistas; o

banco fará seu dinheiro circular de várias maneira, pois, você

confiou a eles o seu bem, sua receita, o seu crédito, até que um

dia, você irá até o banco para sacá-lo; porém, você não fará isso

se não estiver precisando, pois, confia no banco e confia que

seu dinheiro está bem seguro nas mãos de uma instituição que

está sendo governada por um homem ou um grupo baseados

numa constituição de leis e regras.

(41)

41

Aqui é diferente, aqui você irá depositar diretamente numa conta, em que você abrirá num sentido espiritual, depositará “sementes”, que são materiais e com resultados materiais e espirituais. O que Paulo está querendo dizer é que, quando abrimos uma conta no banco da graça, estamos depositando toda nossa confiança em Deus, estamos entendendo que com ele nunca teremos perdas. O crédito aumenta conforme aumenta o nosso depósito, é um fato. Como também é um fato que mesmo quando você é infiel, ele permanece fiel e continua a te amparar.

A semente que ele nos fornece e retribuirmos em fé, é para manutenção nossa mesmo, Deus assim agi, pensando em nós e não nele, pois ele é o dono de tudo, ouro e prata pertencem a Ele, a terra e de tudo que nela há, somos dele em Cristo, ou seja, tudo é dele. Contudo, ainda assim, Ele quer nos dá mais e mais, pois somos herdeiros e coerdeiros com ele em tudo isso.

Sabemos que estamos em um banco seguro, pois aqui não há ladrões e nem a traça corrói.

Abra a sua conta, não com constrangimento, mas, com

fé e confiança de que você está fazendo a melhor

escolha e o melhor investimento; o seu fruto aumentará, o seu

crédito e a sua vida passará a ser abundante em graça, pois, o

restante, tudo está feito.

(42)

42

Aplicar sua semente (dinheiro) segundo o evangelho é você ser um cooperador com ele (evangelho), é ter um compromisso de gratidão pelo que Deus fez, faz e sempre irá fazer em prol daqueles que ele chama para tal tarefa. Neste “banco mundial da graça de Deus” o investimento é em vidas. Deus, através de sua sementeira busca as vidas, investe no que há de mais precioso para Ele.

Isso amados, é graça de Deus para nossas vidas, em saber que nos escolheu para contribuir com ele nesta tarefa de anunciar o evangelho e ser cooperador com ele, temos que abundar nesta graça. Aba Pai!

A maneira mais segura de ter abundância é ser fiel no pouco. (Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei.) A aplicação nesta graça é de forma bem tremenda, pois tem a taxa de manutenção da conta, é segundo a sua vontade no que você tem, é como se fosse à taxa de manutenção de sua conta em qualquer banco, com um diferencial, aqui há retribuição, lá é só para você ter um acesso bancário. Bom, o que vier depois disso é sempre lucro pra você.

A oferta é sempre de boa vontade e fé,

“ Porque, se há boa vontade, será aceita conforme o que o

homem tem e não segundo o que ele não tem .”

6

(43)

43

Pois, assim é a forma que agrada a Deus,

“Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria .”

7

E, desta maneira, Deus que é poderoso para fazer muito mais daquilo que pedimos ou pensamos guardará nossos corações em plena saúde sem nenhuma necessidade.

“Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra.”

8

Vivemos sempre em regime de fé,

“Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que não se veem; porque as que se veem são temporais e as que não se veem são eternas.”

9

Estejamos, pois, sempre alegres e firmes

“porque todas as coisas existem por amor de nós.”

10

Enfim, sobre as expressões “dar e receber” e “fruto e crédito” e

“suprir e necessidades” podemos concluir que: O crédito (dar) é

(44)

44

para o nosso benefício. Quando nós damos, ajudamos, colaboramos, cooperamos estamos depositando e isso é crédito nosso, isso significa que temos em abundância; o débito (receber) é para a nossa manutenção, isso significa que estamos precisando e quando precisamos, logicamente não estamos depositando, estamos tirando da conta. O problema é que há pessoas que só tiram, não depositam nunca, um dia irá ficar no negativo e isso poderá ser ruim, pois aí dependerá de recorrer ao administrador do banco onde ele terá que avaliar e você então passará por uma disciplina. Pois dar é crédito nosso e receber é nosso débito em conta. Por isso, é melhor dar do que receber, pois, no dar revela a sua prosperidade e no receber a sua falta.

Em matéria de dar e receber sejamos sempre prudentes sabendo...

“...que nosso trabalho no Senhor não é vão.”

11

Fruto e crédito está relacionado a quanto mais você

deposita, colabora, ajuda, as graças vão aumentando e quando

as graças aumentam pela sua semente, pelo que você coopera,

pelo que você administra, seu fruto aumenta, então é natural

que se o fruto aumenta sua sementeira aumentará e sempre terá

em abundância. Pois quando suprimos a necessidade alheia,

significa que se precisarmos de debitar, teremos em conta. E

não significa que teremos que debitar (receber) somente em

necessidades financeira, pode ser em saúde, alegria, felicidade,

a falta pode estar relacionada em qualquer campo da vida. Um

(45)

45

sonho de uma promessa feita. Portanto, esse dar e receber, está relacionado a todos os campos de nossas vidas.

Suas anotações:

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

(46)

46

Eis que recebi mandado de abençoar; pois ele tem abençoado, e eu não o posso revogar. (Num. 23:20)

Iniciamos este último tópico com a oração do apóstolo Paulo aos efésios - Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo. Não há dúvidas sobre sua benção sobre a vida daqueles que esperam nele e ponha nele a sua confiança. Mas, o mais importante nesta expressão é que somos abençoados para que possamos abençoar a outros e para que as graças a Deus sejam multiplicadas.

Deus abençoou e não se pode revogar. Em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento e ainda mais, nenhum dom vos falta. Por conata disso, ele nos enriqueceu e prosperou nos abençoando com toda sorte de benção. Não permite que digam o contrário, pois, foi permitido a reconciliação do homem com o Eterno.

Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.

E Deus, em Cristo, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz,

reconciliou consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na

terra, como as que estão nos céus.

(47)

47

Abençoados, recebo que sejas transformado pela renovação de vossa mente e que Papai Deus, Jesus Cristo Homem, o único mediador entre Deus e os homens, lhes dê, todo gozo e alegria em cooperar com ele. Aqui está a oportunidade de ser um administrador das coisas celestiais junto com Papai Deus. Ser um cooperador do evangelho é ter a plena satisfação de viver nestas regiões celestiais, assentados com Cristo e assistidos por Deus mesmo para manutenção nossa, pela cobertura angelical que nos serve. Aba Pai!

Alexandre Basileis

(48)

48

“Semeou Isaque naquela terra e, no mesmo ano, recolheu cento por um, porque o Senhor o abençoava.

Enriqueceu-se o homem, prosperou, ficou riquíssimo;

possuía ovelhas e bois e grande número de servos, de maneira que os filisteus lhe tinham inveja.” (Gên. 26;12-14.)

O IMPORTANTE não é somente semear, mas é semear de forma correta e no lugar correto. Não significa que tenho que sair dando dinheiro aqui ou ali em templos religiosos ou fazendo caridades diversas a todo quanto é tipo de gente ou entidades. Não é assim que funciona a graça de Deus no que tange a dar e receber. O apóstolo Paulo, em se tratando em “dar e receber” (crédito e débito) parabenizou aos filipenses por tal feito, pois, estes, oram até ele se informar, como fariam isso. Como deveria ser esse processo e onde deveriam creditar e debitar, vejamos:

E bem sabeis também, ó filipenses, que, no princípio

do evangelho, quando parti da macedônia, nenhuma

igreja comunicou comigo com respeito a dar e a

receber, senão vós somente; (Filipenses 4:15)

(49)

49

Sabemos, em primeiro lugar, que antes de qualquer coisa, você terá que transformar sua vida pela renovação da sua mente, não se conformar com este século e suas crenças, religiões, costumes, dogmas, entre outras coisas que te afastam da “simplicidade que há em Cristo”. Pois, neste século não há nada que se aproveita para o exercício da fé em amor. E como chegarei a este conhecimento de transformação para que minha mente seja renovada?

Não é através de estudos, pesquisas ou raciocínio lógico que se chega a esta transformação pela renovação da vossa mente para que não nos conformemos com este sistema, século ou era para que experimentemos qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Essa renovação só é possível mediante o evangelho e do conhecimento das verdades reveladas ao apostolado. Tudo Deus tem feito para nosso proveito, para nosso bem-estar e saúde,

“ porque todas as coisas existem por amor de vós. ”

1

Preciso entender que o evangelho que Paulo pregava, que é o evangelho de Deus, é para minha felicidade e prosperidade e é meu maior tesouro.

“ sabemos que todas as coisas cooperam para o bem

(50)

50

daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”

2

A renovação é necessária para que se entenda que temos que plantar a semente (dinheiro). Segundo o evangelho aquele que semeia pouco, colhe pouco; semeia muito colhe com abundância e se é com alegria, agrada a Deus, se é com tristeza ou por necessidade desagrada a Deus; sabendo que a semente quem dá é Deus, de uma forma ou de outra ele é quem te faz ganhar seu pão

“ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento.”

Sendo assim, o Senhor é dono de tudo, “pois, a terra e tudo que nela há, pertencem ao Senhor.” E foi Deus, quem te chamou para aplicar a semente que Ele mesmo te deu, no banco que Ele mesmo abriu, para o nosso benefício; pois, Deus é o dono do ouro e da prata.

O relato do texto no início deste capítulo que fala sobre a vida de Isaque, é uma prova do que Deus faz com aqueles que ele chama, “daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” E em Cristo, Deus já nos chamou, predestinou e nos fez mais que vencedores; nada nos falta, somos ricos, prósperos e abençoados em Cristo Jesus.

Em Gênesis, Isaque semeou uma semente e colheu

(51)

51

cem. Porém, foi na terra em que o Senhor Deus o orientou a que semeasse, não é em qualquer terra que se semeia. Existe a boa terra, a terra rochosa, a terra com espinhos, a terra sem vida. Porém, a terra que Deus lhe orienta a semear é a melhor, é no evangelho da incircuncisão, que foi posto como fundamento por um só apóstolo.

Lembre-se que crédito e débito estão relacionado a dar (crédito) e receber (débito) e que mais bem-aventurado é dá (crédito) do que receber (débito). Toda vez que entro em débito é por que estou em necessidades e toda vez que meu crédito aumenta, estou em abundância. Então qual a forma de meu fruto aumentar?

É semeando mais semente (crédito) a quem estar em falta (débito). Quando supro a falta da igreja (débito) estou em abundância.

Voltando a questão dos filipenses, Paulo deixa bem claro, quando eles questionam sobre o “dar e receber” nos seguintes termos:

E bem sabeis também, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente;

Porque também uma e outra vez me mandastes o necessário a tessalônica.

Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que cresça

(52)

52

para a vossa conta. (Filipenses 4:15-17)

Veja que os filipenses buscaram a CREDITAR para o Apóstolo Paulo, não somente uma vez, mas outras e Paulo, diz que ele não procura os donativos, que são dádivas, mas o fruto dos filipenses que cresçam. Vamos entender a contabilidade: Os filipenses enviam donativos (dar) para Paulo, como cooperadores do evangelho, por sua vez, o fruto cresce, ficam com crédito, para que em algum momento, caso precisem (receber) tem crédito em conta.

Quem neste ponto está com crédito e quem está em débito?

Ora, claro que quem está em débito é Paulo, o apóstolo, pois ele recebe e os filipenses estão em crédito.

Mas bastante tenho recebido, e tenho abundância. Cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a Deus. (Filipenses 4:18)

E, veja que quando creditamos, além do fruto aumentar, estamos fazendo um sacrifício com cheiro suave, agradável e aprazível a Deus. E Paulo conclui com a seguinte oração:

O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.

O que o apóstolo quer dizer com isso? É que quando, se um

dia os filipenses precisarem, estiverem em falta e precisarem

receber, Deus suprirá todas as necessidades deles. Agora,

(53)

53

imagina se eles não tiverem crédito? Imagine se sempre estiverem em débito? Será que todas as necessidades seriam supridas?

Sendo assim, como saber se irei semear de forma correta e no lugar correto?

A princípio, devo semear para cooperar com o evangelho.

Não pode haver dúvidas sobre isso. Tenho que ter a consciência de que a semente está indo para aqueles que cooperam com o evangelho da graça de Deus e a forma correta é com alegria e segundo a sua prosperidade, segundo o que você tem e não o que você não tem. Falar que vai dar o que você não tem é sacrifício de tolo. Ainda há outro meio de semear, quando ajudamos os santos, irmãos em cristo e até mesmo nossos inimigos. Isso mesmo, quando você ajuda seu inimigo e faz isso na consciência de que é pelo evangelho, isso é creditar.

Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver

sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de

fogo sobre a sua cabeça. (Romanos 12:20)

Referências

Documentos relacionados

Portanto, por um contexto computacional, os números binários são estudos porque “os computadores atualmente utilizam o sistema binário para representar

As oportunidades que a entidade percepciona, prendem-se sobretudo com as politicas de apoios sociais do Estado, a cooperação com organismos similares, a possibilidade de recurso

iv. Desenvolvimento de soluções de big data aplicadas à gestão preditiva dos fluxos de movimentação portuária de mercadorias e passageiros. d) Robótica oceânica: criação

org.apache.myfaces.component.html.util.ExtensionsFilter  no web.xml:     <filter>

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

16.1 -Toda a gasolina, seja para os treinos ou para a corrida é fornecida pelo Euroindy. Cada equipa é responsável pela autonomia do combustível e reabastecimento do kart. Antes de

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR