• Nenhum resultado encontrado

Graça Fresca Esperada com Confiança

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Graça Fresca Esperada com Confiança"

Copied!
54
0
0

Texto

(1)

Graça Fresca Esperada com Confiança

Sermão nº 1122

Por Charles H. Spurgeon (1834-1892) Traduzido, Adaptado e

Editado por Silvio Dutra

Dez/2019

(2)

2

S772

Spurgeon, Charles H.- 1834-1892 Graça fresca esperada com confiança / Charles H. Spurgeon

Tradução e adaptação Silvio Dutra Alves Rio de Janeiro, 2019.

54p.; 14,8 x21cm

1. Teologia. 2. Pregação. 3. Graça.

I. Título.

CDD 252

(3)

3

“Porém tu exaltas o meu poder como o do boi selvagem; derramas sobre mim o óleo fresco.”

(Salmos 92:10)

Davi é muito positivo. Ele não diz: "Espero que seja ungido com óleo fresco, e tenho uma agradável expectativa de que assim seja", mas ele fala de seu futuro como absolutamente certo. "Eu serei ungido com óleo fresco." Nem vai parecer maravilhoso que ele seja tão positivo se você ler o salmo, pois o assunto dele é o Deus sempre vivo e todo-suficiente. E quando nos aproximamos de Deus, chegamos à região da certeza positiva. Enquanto dependemos do homem, estamos no reino de “talvez” e

“esperanças” e “talvez” e “porventuras”. Mas quando chegamos a descansar em Deus, estamos muito longe de tudo que é de acaso e conjectura. Nosso Deus é o Deus da verdade e da justiça. “Ele é a minha rocha, e não há injustiça nele.” O homem é apenas uma areia movediça traiçoeira onde a confiança naufraga, mas o Senhor é um refúgio de segurança. Não nos saímos bem em nos orgulhar de nós mesmos nem em depositar nossa confiança nas promessas de nossos semelhantes. Mas podemos, sabiamente, gabar-nos do grande “EU SOU” e descansar nossas almas com segurança sobre Sua Palavra e Seu amor. Ele não pode

(4)

4

mudar nem falhar. "Ele não é um homem que Ele deve mentir, nem filho do homem que Ele deveria se arrepender." Davi, portanto, sentiu-se bastante à vontade sobre o futuro. Ele tinha certeza de que Deus, que lhe dera uma medida de graça, lhe daria mais graça. Ele não nutria nenhuma suspeita de que os grandes recursos de Deus se esgotariam, ou que Deus o privaria dos seus. Ele diz: “Eu serei ungido com óleo fresco.” Amados, vamos nos aproximar de Deus, e então vamos beber na fonte do poço que nunca pode ser secada. Desistamos de olhar para as cisternas quebradas, que apenas escarnecem de nós, e voltemo-nos para a profundidade inesgotável que está por baixo, que está sempre pronta para transbordar para nossa necessidade. Vamos pensar, neste momento da confiança de Davi, e vamos observar isso assim.

Primeiro, foi uma confiança cheia de significado: “Eu serei ungido com óleo fresco”, é uma expressão muito expressiva. Em segundo lugar, era uma confiança extremamente bem fundamentada. Em terceiro lugar, foi uma confiança que acalmou seu medo e, em quarto lugar, excitou suas esperanças. E em último lugar, se a possuirmos, é uma confiança que nos levará a ter pena daqueles que estão destituídos dela.

(5)

5

I. A CONFIANÇA AQUI EXPRESSA É CHEIA DE SIGNIFICADO. O que ele pretendia dizendo: “Eu serei ungido com óleo fresco”? Ele quis dizer, primeiro, que sua força seria renovada. Era uma crença comum entre os orientais que a unção com óleo aumentava o vigor de um homem. Eles consideravam isso como o símbolo de força renovada. Então Davi sentiu e sabia que Deus, sempre que fosse necessário, renovaria sua força. Tempos de fraqueza acontecerão para todos nós. Uma grande tensão pode ser colocada sobre nós, e podemos nos tornar exaustos, ou sob severa depressão de espírito, podemos nos imaginar prontos para morrer. Mas, em todos esses momentos, Deus nos dará força - nossa extremidade será Sua oportunidade - nosso tempo de fome será Sua hora de abundância.

Não é a Sua força aperfeiçoada na fraqueza? Não está escrito que “Ele dá poder aos fracos e aos que não têm poder aumenta a força”? Davi cantou no Salmo 103: “Ele satisfaz minha boca com coisas boas; para que minha juventude seja renovada como a da águia”, e ele esperava que fosse sempre assim. "Ele restaura a minha alma", diz ele no 23º Salmo. Com frequência, seus salmos, que começam com depressão dolorosa, terminam com exultação, porque o amor celestial derramara vida nova em sua alma desmaiada. De muitas doenças da alma, o filho de Jessé foi recuperado, de muitos naufrágios,

(6)

6

se ele tivesse sido elevado à santa alegria. Aqui ele expressa sua convicção de que o Senhor sempre lidaria com ele graciosamente. Espero que isto, então, meus irmãos, que Deus lhe dará nova força como você deve exigir isso. “Como os seus dias, assim será a sua força.” “Ele dá mais graça.” Vá a Ele no tempo de sua fraqueza, na confiança deste texto - “Eu serei ungido com óleo fresco”.

Davi quis dizer, em segundo lugar, que ele deveria estar novamente seguro do favor divino.

Ungir um homem com óleo era um sinal de boas-vindas à sua casa. Seus pés foram lavados para que ele pudesse ser refrescado, e então o convidado notável, digno de honra especial, foi ungido com nardo perfumado. Então Davi diz que, como ele havia recebido sinais de favor divino antes, ele deveria recebê-los novamente.

Ó amado, você sabe o que é se deleitar nos sorrisos de Deus e encontrar um céu em Seu amor manifesto. Você se aqueceu ao sol do amor de seu Pai muitas vezes, e sentiu um êxtase como os mundanos não podem imaginar. Não tem o Senhor se agradado de fazer o nome de Jesus às suas almas “como um unguento derramado”? Muitas vezes Ele te trouxe para Sua casa de banquete, e Sua bandeira sobre você tem sido amor. Ele fez para você uma festa de coisas gordas, de coisas gordas cheias de

(7)

7

medula, de vinhos nas borras bem refinados.

Você olha para trás nessas estações com prazer inexprimível, e talvez neste momento você esteja dizendo: “Oh, isso foi comigo como nos meses passados”. Arranje coragem, meus irmãos e irmãs - você será “ungido com óleo fresco”... Há mais sinais de amor esperando por você; mais sinais do amor do seu Mestre lhe serão proporcionados. Você não precisa chorar com Esaú: “Você tem apenas uma bênção?

Abençoa-me, ó meu Pai”, porque o Senhor abunda em bênçãos, e ele se deleita em doá-las ao seu amado. Sim, há ainda mais ricas misericórdias por vir. O passado, embora cheio de bem-aventurança, será eclipsado pelo futuro feliz. Davi teve o favor de Deus como pastor, ele o achou novamente como guerreiro, e ele ainda tinha outros sinais quando se tornou rei em Israel. Cada favor recebido é uma garantia de mais a seguir. Amanhecer é o fervor do meio- dia. Dentro do círculo sagrado de comunhão ao qual você já penetrou, há um Santo dos santos da comunhão ainda mais próxima, e lá você entrará em breve. "Amigo, suba mais alto", é o doce convite do seu Senhor. Tenha fé e tenha bom ânimo, porque você verá coisas maiores do que estas. Você será batizado novamente no Espírito Santo. Você receberá novamente o espírito de adoção e sua alegria será plena.

Portanto levante sua cabeça.

(8)

8

Mas, ainda, Davi queria dizer que ele deveria ser confirmado em sua propriedade. É digno de nota que Davi foi ungido três vezes. Primeiro de tudo por Samuel, na perspectiva de ele finalmente se tornar rei, uma segunda vez pelos homens de Judá, quando ele reinou sobre uma parte da nação, e uma terceira vez em Hebron, quando toda a nação israelita se uniu, e Davi foi solenemente eleito para ser seu rei. Talvez ele se lembrasse disso e, considerando essas várias unções como confirmações de seu estado real, sentia que Deus o confirmaria ainda mais em seu trono todos os seus dias. Muitas foram as rebeliões contra a autoridade de Davi, mas todas elas eram fúteis. Quando seu trono foi abalado por seu filho rebelde, Absalão, e seu governo quase se aniquilou, Deus o restaurou ao trono novamente e, de fato, ungiu-o mais uma vez.

Agora, hoje, amados, você e eu, que somos crentes em Jesus, somos reis e sacerdotes para Deus. Mas se Satanás conseguisse, ele logo acabaria com o reino e o sacerdócio. Ele está tramando e planejando por todos os meios para trabalhar nossa destruição. Mas está escrito:

"Você guarda meu destino". O grande guardião da nossa cabeça é alguém que nunca pode ser superado. O Senhor, que nos colocou no trono com Seu Filho, não permitirá que Seu Filho nem nós sejamos expulsos dele. O Senhor reina e enquanto o Senhor reina, o Seu povo também

(9)

9

reinará. "Porque eu vivo, você deve viver também", é a Palavra de Jesus, e sobre essa Palavra Ele fez com que nossas almas esperassem. Ele confirmará vocês de novo, meus irmãos e irmãs, em sua filiação. Ele lhes fará novamente dizer: “Abba, Pai”, com uma língua firme. Ele confirmará você em sua posição como membro do corpo dele. Ele fará com que você sinta que a unção da Cabeça ainda está descendo sobre você, e assim você deve se alegrar de novo e de novo com plena certeza de que o que Deus lhe fez, você será até o fim.

Assim, mais uma vez, você vê que o Senhor unge seu povo com óleo fresco, confirmando-o em seu estado. Além disso, Davi queria que ele fosse qualificado para o seu ofício pela outorga da graça renovada. Este foi, sem dúvida, o significado da unção de um rei. Era o tipo e o sinal de ele receber sabedoria e autoridade real.

Assim também, na unção de um sacerdote, era o símbolo do Espírito de Deus sendo dado a ele para que ele pudesse cumprir seu sagrado ofício. Davi sentia que frequentemente precisaria ser ensinado por Deus, guiado, iluminado e instruído, para que pudesse, como rei e líder em Israel, agir corretamente.

Portanto, ele diz: “Eu serei ungido com óleo fresco”. Amado, essa é uma confiança muito doce para nós. Se você é um ministro do

(10)

10

evangelho, você terá mil razões para sentir-se incompetente, e pode muito bem derrubar o cajado de seu pastorado e deixar o trabalho se não tiver certeza de que sua suficiência é de Deus. Em tal trabalho como a instrução dos jovens, a visitação dos doentes, e a recuperação dos caídos ou seja para onde for que Deus o chamou, você frequentemente tremerá à medida que descobrir mais e mais sua própria inaptidão para ser usado. Deus. Mas isso será contrabalançado por aprender mais e mais a fidelidade divina. Não abandone o seu trabalho por causa da sua fraqueza, pois você será ungido com óleo fresco. Você precisa de sabedoria?

Peça-a ao senhor, porque dá generosamente.

Você precisa de um espírito fervoroso e zeloso?

Você está consciente de ficar com frio? Algumas gotas de Seu amor querido caindo em seu coração irão incendiá-lo e torná-lo tão sério quanto você desejaria. Você precisa de mais poder em oração? Vá até Aquele que entendeu a arte de lutar na montanha à meia-noite, e Ele ensinará a você como orar. Existe alguma coisa que lhe falta para a plena execução do ministério ao qual Deus o chamou? Espere no Senhor por isso com fé inabalável, e Ele concederá a você, e você “será ungido com óleo fresco”. Mais uma vez, penso que Davi quis dizer que ele também deveria ter novo motivo para deleite. A unção com óleo era destinada a dar

(11)

11

prazer. O elemento de alegria na religião é encarado com indiferença por alguns, mas eles são imprudentes. Há alguns, hoje em dia, que gostariam de eliminar tudo da vida mortal que dá prazer. Temos sociedades que são contra todas as coisas mortais que são agradáveis. E se resta um prazer solitário para os homens mortais neste vale de lágrimas, que não tem uma sociedade contrária a isso, não tenho dúvidas de que algum gênio iniciará uma cruzada contra ele amanhã. A teoria é que todas as coisas saudáveis são desagradáveis e que todas as gratificações são mortais. Eu me pergunto se eles não fazem a bomba paroquial funcionar com o chá de absinto, e pintam os prados de uma cor parda. Então, quando nos abstivermos de tudo que é belo ou agradável, e nos reduzirmos à condição do selvagem que come bolotas e vive em uma caverna, teremos subido um pouco perto da perfeição. Agora, eu não acredito nesta teoria para a vida comum, muito menos para a vida espiritual. Homens usaram antigamente, ungir as cabeças de seus convidados para lhes dar prazer, e eles nunca foram condenados por isso. E o Senhor pretende que Seu povo tenha os prazeres mais ricos em suas almas. Ele é o Deus feliz e deseja que os que o rodeiam sejam felizes. Ele nunca pretendeu que este mundo fosse uma grande casa de trabalho, um vasto galpão de operações, ou um

(12)

12

assentamento condenado organizado de tal maneira que o trabalho deveria banir a alegria e um esmagador senso de sujeição deveria afugentar o amor. Ele fez deste mundo uma alegre hospedagem para Seus queridos filhos, até que Ele os chame para casa; e Ele providenciou para seu deleite muitos prazeres, lícitos e louváveis, benéficos e espirituais. Eu acredito que o Senhor pretendia que Seu povo fosse o povo mais feliz sob o sol. Quando vejo alguns deles se queixando, reclamando, se preocupando, e chamando esse estado de

“experiência espiritual”, eu oro: “Senhor, salva- me dessa experiência e dá-me ter a Tua alegria realizada em mim”. O Senhor Jesus estava triste, não como nosso exemplo, mas como nosso substituto. Ele foi levado a lamentar que pudéssemos ser felizes. Ele suportou nossa carga para que nós não tivéssemos carga para carregar. Ele estava cheio de preocupações por nós, para que não tivéssemos cuidado, mas que nos regozijássemos nEle todos os nossos dias.

“Que os filhos de Sião se alegrem no seu Rei.”

“Alegrai-vos sempre no Senhor, e de novo digo:

Alegrai-vos.” A atmosfera que respiramos deve ser perfumada com alegria grata. Como as flores, devemos carregar cada brisa com o doce perfume da santa gratidão. Nós, que acreditamos, entramos no descanso e, nesse descanso, descobrimos novas alegrias a cada

(13)

13

dia. As margens do rio, as correntes que alegram a cidade de Deus, não são escuras com chorões, nem lúgubres com uma selva de espinhos e cardos, mas são adoráveis com a rosa de Saron e os lírios do vale. E entre seus bosques sombrios, os justos deitam-se em paz e cantam sua canção de amor tocando seus bem-amados. Sim, nos regozijamos, nos regozijamos e queremos nos regozijar novamente. "Eu serei ungido com óleo fresco." Coloque todos esses cinco pensamentos juntos, e você tem um grande texto diante de você, grande demais para eu pregar, mas pode fornecer muitos temas para o pensamento. É um ramo com muitos cachos - coma e seja feliz.

II. A CONFIANÇA DE NOSSO TEXTO ESTÁ BEM ATERRADA, porque está fundamentada em Deus. Não poderíamos contar com suprimentos durante toda a nossa vida se dependêssemos dos celeiros do Egito ou dos armazéns dos mais ricos da terra. Mas quando descansamos em Deus, podemos nos orgulhar como pudermos.

Eu estive no outro dia, como você tem feito muitas vezes, em uma fonte, tendo prazer em vê-la constantemente borbulhando com água fresca e refrescante. Alguém que chegou lá para buscar água para a sua casa, disse-me: “É sempre o mesmo, senhor, sempre o mesmo. Eu nunca conheci a geada mais afiada para

(14)

14

congelá-la ou o verão mais quente para secá-la.

O riacho está igualmente cheio em todos os momentos do ano.” Isso era muito diferente de uma fonte que eu costumo passar, que mais da metade do ano traz o aviso:“ Esse bebedouro está fechado durante o inverno.” E muito diferente de esses riachos em nossas próprias terras e outras que vivem das chuvas e, portanto, não contêm uma gota de água em época de seca. Por que a fonte permanece sempre a mesma? Porque bateu as grandes fontes, há um profundo que se abriga abaixo.

Existem vastos reservatórios secretos no coração da Terra, e você tem certeza de um suprimento perpétuo. Muitos homens têm sua água colocada, por assim dizer, na companhia de água - sua dependência é do homem e, portanto, falha. Ou ele depende das circunstâncias que o rodeiam e, portanto, ele encontra sua confiança para ser como um riacho enganador. Mas se você vive em Deus e diz: "Todas as minhas fontes frescas estão em você", você bateu nas profundezas eternas e nunca precisa ter medo da seca. Beberás correntes de água viva; serás ungido com óleo.

Amado, é uma coisa grandiosa ser jogada sobre Deus, por mais dura que seja a queda. É uma coisa gloriosa pendurar no braço eterno com nada mais para lhe segurar. Da mesma maneira que seu arco do céu nunca treme, apesar de não

(15)

15

ter um contraforte; assim também a fé, quando é edificada sobre Deus, permanece gloriosamente serena em sua poderosa força.

“Confie no Senhor e faça o bem; assim habitarás na terra, e em verdade serás alimentado”.

Temos plena certeza de novos suprimentos por causa de nossa união a Cristo. Todo cristão é uma parte de Cristo, pois somos membros do Seu corpo, da Sua carne e dos Seus ossos. Agora não pode haver medo de que meu dedo mindinho não seja fornecido enquanto a cabeça estiver nutrida. Se a cabeça tiver alimento suficiente, assim será o menor membro do corpo, e porque somos um com Cristo, receberemos graça diária. Cristo foi ungido com o Espírito Santo acima da medida, e o óleo sagrado desce até as próprias orlas de Suas vestes. E porque sem medida, o Espírito repousa sobre Ele, portanto cada um de nós que pertencemos a Ele será ungido com óleo fresco.

Por que o ramo da árvore espera viver? Não lança raízes na terra, não procura alimento entre as pedras. Não, mas o galho espera viver porque a seiva flui para dentro do caule, e do caule para si mesmo, e esperamos graça porque agradou ao Pai que nEle toda a plenitude permaneça. Oh, se tivéssemos um Cristo faminto, poderíamos esperar fugir. Mas com alguém em quem habita toda a plenitude da Divindade, fisicamente não podemos ter

(16)

16

motivos para temer. Se eu tenho um Cristo assim, devo ser ungido com óleo fresco.

Ainda, temos outro motivo. Nós devemos ter nova graça porque o Espírito Santo habita em nós. Foi um bom dia para a pobre viúva de Sarepta, na qual Elias veio morar com ela. Se eu estivesse em seu lugar, teria sentido que estava seguro o suficiente, pois, se Deus não pensasse em mim, Ele pensaria em Elias, e se Elias morasse em minha casa e participasse comigo, eu não precisaria chorar por aquela pequena refeição no barril, ou aquela gota de óleo na botija. Eu sentiria: “Como Elias vive comigo, compartilharei com Elias. O Deus de Elias cuidará dele, e eu serei cuidado também.” Ó filho de Deus, quem é que vive em seu corpo junto com você? Não sabeis vós que os vossos corpos são o templo do Espírito Santo? E enquanto o Espírito Santo vive no interior, haverá fome na alma? A botija de óleo falhará?

O barril de farinha será totalmente vazio, enquanto o Espírito Santo está em nós? Não pode ser. Amados, quantos esquecem essa preciosa doutrina da habitação do Espírito em todo crente; e, ainda assim, se apenas percebêssemos, deveríamos sentir que, enquanto aquele que é o óleo da unção habita em nossos corações, devemos ser ungidos com óleo novo. Não pode haver medo sobre isso.

(17)

17

Além disso, olhe para as promessas da Palavra de Deus, e elas nos assegurarão imediatamente que teremos novos suprimentos de graça de acordo com a nossa necessidade. Você não precisa que eu os cite para você hoje de manhã - eles são uma legião - mas eu vou lhe contar o que eu experimentei em referência a essas promessas. Eles são para mim uma revelação gradual. Não, mas o que elas estão todas no livro agora, mas eu não posso perceber e compreendê-las, exceto por graus. Eu acho uma promessa exatamente adequada para mim hoje, mas há outra. Eu amo isso, e bendigo a Deus por isso, mas eu não posso obter a doçura de hoje, é reservado para os dias vindouros. Eu vou achar isso aberto para mim amanhã. Outra é guardada para mim daqui a seis meses, e outra em cinco anos. As promessas são frutas prontas para amadurecer no futuro, e à medida que a maioria dos frutos se torna mais doce e mais doce no inverno, também descobrimos que as promessas de Deus têm uma suavidade peculiar em nossos momentos de aflição, uma doçura como a que sentíamos e não percebemos nos dias de verão de nossa prosperidade. O trem que parte de Londres para o norte continua a percorrer a distância dia a dia - como é abastecido com água? Ora, existem trincheiras entre os trilhos em vários lugares diferentes e, a partir delas, o motor bebe enquanto corre ao

(18)

18

longo de seu caminho de ferro. É fornecido enquanto é executado. Isso é exatamente o que nosso Pai celestial fez por você. Você é como um motor na estrada para o céu, e entre aqui e o céu há muitas lojas de graça esperando por você.

Você pegará água fresca sem perder velocidade, e assim poderá continuar no final de sua jornada. Para usar outra ilustração, quando as nações orientais costumavam negociar através do deserto nos tempos antigos, nos dias de Salomão, por exemplo, havia estações construídas, poços afundados e provisões armazenadas em locais convenientes para que as caravanas pudessem parar e em novas disposições. As caravanas chegaram ao fim da jornada porque o longo caminho foi quebrado por uma série de lugares de descanso. Agora, as promessas são locais de descanso para nós entre aqui e o céu. Há uma longa fila deles em intervalos bem ordenados, e enquanto viajamos por este mundo do deserto, estaremos constantemente chegando primeiro a um, e depois a outro, e depois outro, e outro, e assim encontraremos nova provisão armazenada para que não possamos falhar. O maná cairá diariamente até chegarmos a Canaã. As promessas de Deus são tão numerosas que temos a certeza de que “seremos ungidos com óleo fresco”. Mais uma vez, amados, até agora a nossa experiência provou que seremos ungidos

(19)

19

com óleo fresco porque fomos ungidos muitas vezes já. Eu apelo para você que tem ido por muitos anos no caminho em que Jesus lhe guia.

Você não conhece muitas vezes de refrigério da Presença do Senhor? Você teve tempos de grande depressão, pois as mudanças nos são designadas enquanto estivermos aqui. Os homens podem se prometer que nunca verão uma mudança, mas estão muito enganados.

Davi disse: “Minha montanha permanece firme;

Eu nunca serei abalado”, mas em pouco tempo ele cantou outro hino! Quando ouço os irmãos tão confiantes de que nunca mais duvidarão, lembro-me de uma história que ouvi dos tempos antigos, quando um jovem cavalheiro que nunca havia viajado atravessou Hounslow Heath e foi abordado por outro cavalheiro que cavalgou ao seu lado, e juntou-se a uma conversa interessante. Nosso amigo finalmente disse: - Meu pai sempre me disse que essa é um brejo muito perigoso, mas o velho cavalheiro, acho eu, estava extremamente nervoso, pois viemos até aqui sem sermos molestados por salteadores de estrada. Sim - disse o outro -, mas agora é a hora de você parar e se render. E ele bateu a pistola no ouvido. Isto acontece frequentemente quando dizemos “não terei mais tentações”, que nossa própria confiança é, em si mesma, uma tentação. Sim, tem havido momentos de dolorosa provação, mas o Senhor

(20)

20

apareceu para nós. Até este momento, nada de bom falhou em tudo o que o Senhor Deus prometeu - “Até agora, nós provamos a boa promessa que Jesus ratificou com sangue”. Não temos culpa em encontrar com o nosso Deus.

Jeová Jiré, o Senhor providenciou até hoje. No monte do Senhor, Ebenézer, até agora, o Senhor nos ajudou. Bem, então, se Ele fez assim até agora, assim será, pois Ele é um Deus imutável.

Portanto, tenhamos a certeza de que “seremos ungidos com óleo fresco”.

III. ESTA CONFIANÇA ACALMA TODOS OS NOSSOS MEDOS. Às vezes, quando não estamos exatamente como deveríamos estar, estamos cheios de medo por causa da pobreza da nossa alma. Que coitadinho eu sou, quão pouca graça tenho, quão fraco em oração, quão vagaroso em serviço, com que frequência deprimido, e com que facilidade é jogado de um lado para outro.

Como devo esperar continuar até o fim? Aqui está a resposta: “Eu serei ungido com óleo fresco”. Sou pobre, mas receberei minha pensão diária. Eu sou fraco e não tenho força na reserva, mas minha força está depositada em Deus. Imagine dois israelitas conversando um dia, e um deles diz ao outro: “Seu armário parece estar muito vazio, temo que você seja imprudente”. “Mas”, diz o outro, “você sabe que nos reunimos esta manhã um dia? Um omer

(21)

21

cheio de maná, e forneceu exatamente a minha família. Tenho uma esposa e uma tropa de meninos com grande apetite, e logo o omer que estava cheio estava vazio, mas procuramos mais amanhã. - Nada na casa! - disse o outro. “Você não se sente diferente?” "Não, de modo nenhum." "Por que não?" "Porque eu acredito que o maná cairá amanhã de manhã, e que haverá tanto quanto eu preciso, de modo que eu não tenha necessidade de qualquer depósito.”

“Muito imprudente”, disse o outro. “Acredito que devemos fazer feno enquanto o sol brilha. Se você for à minha casa, vou mostrar-lhe o bom estoque de maná que eu coloquei cuidadosamente.” “Não”, disse o outro, “eu não me importo de ver agora, mas vou lhe dizer o que eu o farei amanhã à hora do jantar e o verei.”

Então o homem reuniu de manhã seu próprio maná fresco e sua família ficou satisfeita com ele e encantada. E depois de terem comido, ele disse: “Eu vou descer e ver o maná do meu amigo rico. Ele estava muito melhor na noite passada do que eu.” Ele vai até a porta do amigo, mas o amigo não parece satisfeito em vê-lo. "Eu vim para ver o seu maná que você armazenou com tanto cuidado." Mas o outro cora, e admite que ele não tem nada para mostrar. "Por que não", pergunta seu amigo. “Bem, o fato é que não quero que você entre na minha tenda. Eu devo sair disso sozinho. Há um cheiro muito

(22)

22

detestável em toda a tenda. Tive que tirar o maná e enterrá-lo, pois ele criava vermes e fedia.” – “Ah” - disse o outro -, “afinal de contas, fiz bem em colher o maná diário e não ter estoque na mão. E você agiu tolamente fazendo um depósito.” Agora, pode haver alguns professantes aqui que querem sentir que são fortes o bastante para o amanhã ou que têm graça suficiente para a próxima semana. Eles querem ter uma proporção de força divina dada a eles, de modo que se sintam confiantes sobre si mesmos nos próximos anos. Tudo o que produzirá vermes e fedor - toda a confiança humana, glória e orgulho devem apodrecer.

Mas se você permanecer um pobre pecador e nada, diariamente, dependendo da generosidade de Deus, você terá a graça do céu fresca e fresca, cheirando a mão que lhe dá toda manhã. Amado, acalma os nossos medos acerca da nossa pobreza quando nos lembramos de que o celeiro do céu não se esgota, e que a cada manhã encontraremos o orvalho da graça que jaz sobre a nossa tenda. Isso também remove nossos medos em relação a tentações violentas.

Todos nós devemos sentir medo de ser tentados.

Somos ensinados a orar: “Não nos deixe cair em tentação”. Às vezes nossa incredulidade diz: “Se eu for tentado de certa maneira, certamente perecerei”. Meus irmãos e irmãs, vocês devem lembrar-se de que serão ungidos com novo óleo.

(23)

23

Quando a tentação chegar, haverá uma maneira de escapar para você. Que circunstância feliz é para os cristãos que não é frequente a tentação e a oportunidade se unirem. Você não notou que, quando os desejos errados se misturam em sua mente, eles chegam até você quando você não pode realizá-los? E em outras ocasiões, quando você tem a oportunidade de pecar bastante diante de você, você não tem desejo de fazer isso. Isso é muitas vezes uma maneira de escapar para o povo de Deus. Não fique aflito com as tentações. Haverá coisas assim neste mundo. Segure o escudo da sua fé e você será capaz de apagar todos os dardos inflamados do maligno. Mas pode ser que você esteja com medo não apenas de tentação, mas de desviar- se, e isso é um temor muito abençoado, mas não deixe isso deprimi-lo, pois você será ungido com óleo fresco. Se você tivesse que se manter, certamente você morreria. Se você tivesse que sustentar seu próprio vigor espiritual, não demoraria muito para que você desmaiasse.

Mas desde que você depende de Deus, e Ele tem que preservar você, Ele não permitirá que você o deixe. Ou se por um momento você se afastar do Seu caminho, Ele trará seu coração errante de volta e o colocará na estrada do Rei mais uma vez. Ou é possível que você tenha medo de alguma aflição grande e grave. Eu sei que queridas irmãs que estão cientes de que uma

(24)

24

certa doença que está sobre elas que um dia chegará a tal ponto que ou haverá uma operação dolorosa ou então elas podem morrer. Caro amigo, não se preocupe com isso. Você não tem força suficiente para o que está chegando, mas será ungido com óleo novo. Ninguém precisa da graça de amanhã hoje. Quando você está apenas com os tornozelos em apuros, você não precisa da graça que terá quando estiver no pescoço.

Você terá graça em proporção. Você terá lastro para a sua vela e navegará para o seu lastro, pois Ele é um bom capitão que pretende guiá-lo ao porto. Portanto, não seja abatido. Alguns de nós podem estar preocupados com a morte futura de algum querido de quem dependemos ou cuja vida é muito preciosa para nós. Nós os enterramos cem vezes em nossos medos.

Lembremo-nos de que quando o problema chegar, será tempo suficiente para sermos derrubados por ele - não, não seremos derrubados, pois Deus, que ajuda aqueles que são derrubados, nos confortará. “Eu serei ungido com óleo fresco”.

E, talvez, queridos irmãos ou irmãs, vocês entraram em um novo estado de tristeza. Você usa hoje o nome de viúva, que você nunca usou antes, ou agora é chamado de órfão pela primeira vez. Neste novo estado, recorra a Deus para ser ungido com óleo fresco! Aquele que fez

(25)

25

de você uma boa esposa a ajudará a suportar bem a provação de perder seu marido. Aquele que fez de você um filho obediente será um Pai para você e o ajudará a sustentar bem a posição de um órfão. Você será ungido com óleo fresco sempre que vier a aflição. Eu sinto como se eu pudesse sentar agora, e dizer para mim mesmo:

“Anime-se, coração, anime-se. O que quer que o aflige, você será ungido com óleo fresco. Olhe para o futuro - não, não se preocupe em olhar para ele - não queira olhar para o livro do destino e ver - que linhas sombrias esperam por você, ou que cenas brilhantes surgem". “Serás ungido com óleo fresco.” Esta é uma previsão celestial de nossa natividade. Seremos ungidos com óleo fresco até o final de nossa jornada e, quando a morte chegar, se ela vier, porque Cristo pode vir e não morrermos, seremos ungidos com óleo fresco. Muito maravilhoso é o modo pelo qual Deus leva o Seu povo a si mesmo! Dois bons homens ultimamente foram para o céu em uma maneira que repreendeu suas próprias orações.

Eles foram ensinados em sua igreja a dizer, e disseram duas vezes todo domingo por mais de 50 anos: “Senhor, livra-nos da morte súbita”.

Caros bons homens, o Senhor sabia que era uma oração estúpida, e o Sr. Robert Aitken, que durante muitos anos serviu o seu Senhor, caiu morto na plataforma ferroviária e o Sr.

Pennefather deixou a cadeira no céu. O Senhor

(26)

26

parecia dizer-lhes: “Por que você me pediu para salvá-lo da morte súbita? Foi o melhor para você, e eu dei a você.” Morrer na pregação do púlpito - para ir direto de testemunhar sobre Cristo aqui em baixo para vê-lo acima - que coisa melhor poderia ser desejada?! Não tenha medo de morrer. Ou você será levado gentilmente, talvez em seu sono, e nunca saberá que morreu - ou, se tiver que repousar um pouco e se demorar, serás ungido com óleo fresco e transformarás a tua cama de agonia num fogo celestial. Você será transfigurado lá na presença de sua família, e eles se perguntarão se a graça de Deus poderia fazer coisas tão grandes por um mortal pobre e fraco. “Eu serei ungido com óleo fresco.”

IV. Agora eu devo passar o próximo ponto muito brevemente - esta garantia tende a despertar nossas esperanças. Nós trememos para não nos apegarmos ao fim, mas agora sabemos que seremos ungidos com óleo fresco, estamos cheios de esperança. Às vezes, quando nos encontramos com crentes cheios de graça, cheios de paciência, cheios de coragem, cheios de zelo, cheios de amor, dizemos: “Eu nunca consigo chegar onde estão.” Sim, podemos, pois seremos ungidos com óleo fresco. E se obtivermos nova graça, não haverá lugar de eminência que não possamos alcançar. O que

(27)

27

Abraão era, o que Davi era o que Isaías era, o que Paulo era, nós podemos ser. Não há nada em toda a gama de realizações cristãs das quais somos excluídos. Isso aumenta nossa esperança por um serviço útil. Talvez ainda não tenhamos feito muito pelo Senhor, ou, tendo feito algo em nossa juventude, estamos ficando aborrecidos agora e não O honramos como antes. Venha, nós não desistiremos e diremos: “Eu nunca servirei ao Senhor”, mas nós nos regozijaremos de que seremos ungidos com óleo fresco. E então, eles serão carregados com frutos. Às vezes, uma velha árvore parece morta e, mesmo com o cheiro de água, brota e produz frutos mais uma vez. Então, alguns de vocês podem ser como uma árvore seca e estéril, mas o Senhor quer visitá-los, e vocês darão frutos ao Seu nome. Eu diria a todos os irmãos aqui que estão conscientes de que negligenciaram muito do que deveriam ter feito, e não têm sido tão úteis quanto deveriam: “Vem, irmão, conserte seus caminhos e tenha boas esperanças por tempos vindouros, porque você será ungido com óleo fresco.” Mais uma vez, isso nos dá esperança da mais plena comunhão com Cristo. Onde João estava quando ele encostou a cabeça no peito do Mestre, eu posso estar. Onde Maria estava quando ela se sentava aos pés do Mestre, eu posso estar, se eu for ungido com óleo fresco.

Venha levantar suas cabeças, vocês, pássaros do

(28)

28

céu. Não se sintam deprimidos. Levantai as vossas cabeças, digo, e vejo o sol no rosto, o glorioso Sol da Justiça, e eleve-se com todas as tuas asas para Ele. Ele vai suportá-lo. Ele irá atraí-lo para si mesmo. Ele nem mesmo agora atrai você por suas próprias belezas superlativas? “Venha comigo do Líbano, minha esposa”, diz ele, “comigo do Líbano: olha desde o cimo de Amana”. Para cima, para cima, para o cristão, mais alto, mais alto, mais alto. O Senhor irá ajudá-lo, Ele lhe dará nova força, e o mais alto lugar de devoção, a mais elevada elevação da piedade será alcançada por você.

V. Por último, isso nos faz sentir grande piedade por aqueles que não podem esperar ser ungidos com óleo fresco. E todos são aqueles que são destituídos da fé. Você tem sua escolha. Você que não acredita no invisível, você tem a sua escolha nas coisas que você pode ver e ouvir.

Elas estão diante de você e você gosta muito delas, e acha que elas preenchem seu espírito.

Então elas podem para o presente, mas há tempos maus chegando. A juventude do jovem não durará para sempre. Os olhos ficam embaçados, como todo ancião lhe dirá. As alegrias da juventude não virão em seu socorro então. A lembrança dessas alegrias iniciais, como passadas e desaparecidas para sempre, apenas tornarão seu cálice mais amargo. As

(29)

29

alegrias da juventude não virão em seu socorro então. Desça gradualmente para o seu túmulo, descontente e irritado, ainda lutando para satisfazer paixões para as quais você não tem força. Olhando novamente para cisternas quebradas, e encontrando apenas um pouco de lama no fundo, onde uma vez que você encontrou o que você pensou serem águas cristalinas, você começará a clamar por novos confortos. Mas você não vai encontrá-los. É uma coisa abençoada ser tão rico que não há fim para a sua riqueza, e ninguém pode dizer isso, senão um cristão. É uma coisa abençoada ter uma corrente a seus pés que nunca irá falhar - e ninguém tem um rio como esse, senão um cristão. Se você acredita em Deus, Deus é seu, e tudo o que sua alma pode precisar é valorizado no Deus infinito, pela vida, pela morte, pelo julgamento, pela eternidade. Sem Deus, você está nu, pobre e miserável já no sentido mais elevado, mas o que você será daqui em diante?

Oh, a pobreza de um homem que vive sem Cristo. Mas oh, a pobreza do homem que morre sem Cristo! Oh, a total e absoluta pobreza de um homem que viverá por toda a eternidade sem Cristo! Ele é uma alma nua, e as explosões de ira ferirão sobre ele sem pausa. Ele é uma alma sedenta - oh, como ele tem sede! Mas nenhuma gota de consolo chegará a ele. Ele é uma alma esmagada e quebrantada, mas não há ninguém

(30)

30

para curar seu coração partido, nem estancar suas feridas horríveis. Ele está para sempre destruído e banido da presença do Senhor e da glória de Seu poder. E para essa destruição, nenhuma restauração poderá vir. Para essa agonia nenhum alívio! Para essa morte não há ressurreição! Hoje Cristo é para ser tido. Hoje tudo o que sua alma precisa é ser tida. E para ser tido por nada! Para ser tido por pedir! Para ser aceito, pois quem crê nEle o recebe e assim é salvo - “Mas se os teus ouvidos recusarem a linguagem da sua graça, e os corações se endurecerem como judeus teimosos, essa raça incrédula! Vestir-se-á o Senhor em vingança, Erguerá a mão e jurará: Quem desprezou o meu descanso prometido não terá parte lá!” Que Deus conceda, talvez não seja assim, por amor de Jesus. Amém.

PARTE DA ESCRITURA LIDA ANTES DO SERMÃO - ISAÍAS 40.

Isaías – 40

1 Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus.

2 Falai ao coração de Jerusalém, bradai-lhe que já é findo o tempo da sua milícia, que a sua iniquidade está perdoada e que já recebeu em

(31)

31

dobro das mãos do SENHOR por todos os seus pecados.

3 Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso Deus.

4 Todo vale será aterrado, e nivelados, todos os montes e outeiros; o que é tortuoso será retificado, e os lugares escabrosos, aplanados.

5 A glória do SENHOR se manifestará, e toda a carne a verá, pois a boca do SENHOR o disse.

6 Uma voz diz: Clama; e alguém pergunta: Que hei de clamar? Toda a carne é erva, e toda a sua glória, como a flor da erva;

7 seca-se a erva, e caem as flores, soprando nelas o hálito do SENHOR. Na verdade, o povo é erva;

8 seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente.

9 Tu, ó Sião, que anuncias boas-novas, sobe a um monte alto! Tu, que anuncias boas-novas a Jerusalém, ergue a tua voz fortemente; levanta- a, não temas e dize às cidades de Judá: Eis aí está o vosso Deus!

(32)

32

10 Eis que o SENHOR Deus virá com poder, e o seu braço dominará; eis que o seu galardão está com ele, e diante dele, a sua recompensa.

11 Como pastor, apascentará o seu rebanho;

entre os seus braços recolherá os cordeirinhos e os levará no seio; as que amamentam ele guiará mansamente.

12 Quem na concha de sua mão mediu as águas e tomou a medida dos céus a palmos? Quem recolheu na terça parte de um efa o pó da terra e pesou os montes em romana e os outeiros em balança de precisão?

13 Quem guiou o Espírito do SENHOR? Ou, como seu conselheiro, o ensinou?

14 Com quem tomou ele conselho, para que lhe desse compreensão? Quem o instruiu na vereda do juízo, e lhe ensinou sabedoria, e lhe mostrou o caminho de entendimento?

15 Eis que as nações são consideradas por ele como um pingo que cai de um balde e como um grão de pó na balança; as ilhas são como pó fino que se levanta.

16 Nem todo o Líbano basta para queimar, nem os seus animais, para um holocausto.

(33)

33

17 Todas as nações são perante ele como coisa que não é nada; ele as considera menos do que nada, como um vácuo.

18 Com quem comparareis a Deus? Ou que coisa semelhante confrontareis com ele?

19 O artífice funde a imagem, e o ourives a cobre de ouro e cadeias de prata forja para ela.

20 O sacerdote idólatra escolhe madeira que não se corrompe e busca um artífice perito para assentar uma imagem esculpida que não oscile.

21 Acaso, não sabeis? Porventura, não ouvis?

Não vos tem sido anunciado desde o princípio?

Ou não atentastes para os fundamentos da terra?

22 Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra, cujos moradores são como gafanhotos;

é ele quem estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar;

23 é ele quem reduz a nada os príncipes e torna em nulidade os juízes da terra.

24 Mal foram plantados e semeados, mal se arraigou na terra o seu tronco, já se secam, quando um sopro passa por eles, e uma tempestade os leva como palha.

(34)

34

25 A quem, pois, me comparareis para que eu lhe seja igual? – diz o Santo.

26 Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais ele chama pelo nome; por ser ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar.

27 Por que, pois, dizes, ó Jacó, e falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao SENHOR, e o meu direito passa despercebido ao meu Deus?

28 Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento.

29 Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.

30 Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem,

31 mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.

(35)

35

Nota do Tradutor:

O Evangelho que nos Leva a Obter a Salvação Estamos inserindo esta nota em forma de apêndice em nossas últimas publicações, uma vez que temos sido impelidos a explicar em termos simples e diretos o que seja de fato o evangelho, na forma em que nos é apresentado nas Escrituras, já que há muita pregação e ensino de caráter legalista que não é de modo algum o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

Há também uma grande ignorância relativa ao que seja a aliança da graça por meio da qual somos salvos, e que consiste no coração do evangelho, e então a descrevemos em termos bem simples, de forma que possa ser adequadamente entendida.

Há somente um evangelho pelo qual podemos ser verdadeiramente salvos. Ele se encontra revelado na Bíblia, e especialmente nas páginas do Novo Testamento. Mas, por interpretações incorretas é possível até mesmo transformá-lo em um meio de perdição e não de salvação, conforme tem ocorrido especialmente em nossos dias, em que as verdades fundamentais

(36)

36

do evangelho de Jesus Cristo têm sido adulteradas ou omitidas.

Tudo isto nos levou a tomar a iniciativa de apresentar a seguir, de forma resumida, em que consiste de fato o evangelho da nossa salvação.

Em primeiro lugar, antes de tudo, é preciso entender que somos salvos exclusivamente com base na aliança de graça que foi feita entre Deus Pai e Deus Filho, antes mesmo da criação do mundo, para que nas diversas gerações de pessoas que seriam trazidas por eles à existência sobre a Terra, houvesse um chamado invisível, sobrenatural, espiritual, para serem perdoadas de seus pecados, justificadas, regeneradas (novo nascimento espiritual), santificadas e glorificadas. E o autor destas operações transformadoras seria o Espírito Santo, a terceira pessoa da trindade divina.

Estes que seriam chamados à conversão, o seriam pelo meio de atração que seria feita por Deus Pai, trazendo-os a Deus Filho, de modo que pela simples fé em Jesus Cristo, pudessem receber a graça necessária que os redimiria e os transportaria das trevas para a luz, do poder de Satanás para o de Deus, e que lhes transformaria em filhos amados e aceitos por Deus.

(37)

37

Como estes que foram redimidos se encontravam debaixo de uma sentença de maldição e condenação eternas, em razão de terem transgredido a lei de Deus, com os seus pecados, para que fossem redimidos seria necessário que houvesse uma quitação da dívida deles para com a justiça divina, cuja sentença sobre eles era a de morte física e espiritual eternas.

Havia a necessidade de um sacrifício, de alguém idôneo que pudesse se colocar no lugar do homem, trazendo sobre si os seus pecados e culpa, e morrendo com o derramamento do Seu sangue, porque a lei determina que não pode haver expiação sem que haja um sacrifício sangrento substitutivo.

Importava também que este Substituto de pecadores, assumisse a responsabilidade de cobrir tudo o que fosse necessário em relação à dívida de pecados deles, não apenas a anterior à sua conversão, como a que seria contraída também no presente e no futuro, durante a sua jornada terrena.

Este Substituto deveria ser perfeito, sem pecado, eterno, infinito, porque a ofensa do pecador é eterna e infinita. Então deveria ser alguém divino para realizar tal obra.

(38)

38

Jesus, sendo Deus, se apresentou na aliança da graça feita com o Pai, para ser este Salvador, Fiador, Garantia, Sacrifício, Sacerdote, para realizar a obra de redenção.

O homem é fraco, dado a se desviar, mas a sua chamada é para uma santificação e perfeição eternas. Como poderia responder por si mesmo para garantir a eternidade da segurança da salvação?

Havia necessidade que Jesus assumisse ao lado da natureza divina que sempre possuiu, a natureza humana, e para tanto ele foi gerado pelo Espírito Santo no ventre de Maria.

Ele deveria ter um corpo para ser oferecido em sacrifício. O sangue da nossa redenção deveria ser o de alguém que fosse humano, mas também divino, de modo que se pode até mesmo dizer que fomos redimidos pelo sangue do próprio Deus.

Este é o fundamento da nossa salvação. A morte de Jesus em nosso lugar, de modo a nos abrir o caminho para a vida eterna e o céu.

Para que nunca nos esquecêssemos desta grande e importante verdade do evangelho de que Jesus se tornou da parte de Deus para nós, o

(39)

39

nosso tudo, e que sem Ele nada somos ou podemos fazer para agradar a Deus, Jesus fixou a Ceia que deve ser regularmente observada pelos crentes, para que se lembrem de que o Seu corpo foi rasgado, assim como o pão que partimos na Ceia, e o Seu sangue foi derramado em profusão, conforme representado pelo vinho, para que tenhamos vida eterna por meio de nos alimentarmos dEle. Por isso somos ordenados a comer o pão, que representa o corpo de Jesus, que é verdadeiro alimento para o nosso espírito, e a beber o sangue de Jesus, que é verdadeira bebida para nos refrigerar e manter a Sua vida em nós.

Quando Ele disse que é o caminho e a verdade e a vida. Que a porta que conduz à vida eterna é estreita, e que o caminho é apertado. Tudo isto se aplica ao fato de que não há outra verdade, outro caminho, outra vida, senão a que existe somente por meio da fé nEle. A porta é estreita porque não admite uma entrada para vários caminhos e atalhos, que sendo diferentes dEle, conduzem à perdição. É estreito e apertado para que nunca nos desviemos dEle, o autor e consumador da nossa salvação.

Então o plano de salvação, na aliança de graça que foi feita, nada exige do homem, além da fé, pois tudo o que tiver que ser feito nele para ser

(40)

40

transformado e firmado na graça, será realizado pelo autor da sua salvação, a saber, Jesus Cristo.

Tanto é assim, que para que tenhamos a plena convicção desta verdade, mesmo depois de sermos justificados, regenerados e santificados, percebemos, enquanto neste mundo, que há em nós resquícios do pecado, que são o resultado do que se chama de pecado residente, que ainda subsiste no velho homem, que apesar de ter sido crucificado juntamente com Cristo, ainda permanece em condições de operar em nós, ao lado da nova natureza espiritual e santa que recebemos na conversão.

Qual é a razão disso, senão a de que o Senhor pretende nos ensinar a enxergar que a nossa salvação é inteiramente por graça e mediante a fé? Que é Ele somente que nos garante a vida eterna e o céu. Se não fosse assim, não poderíamos ser salvos e recebidos por Deus porque sabemos que ainda que salvos, o pecado ainda opera em nossas vidas de diversas formas.

Isto pode ser visto claramente em várias passagens bíblicas e especialmente no texto de Romanos 7.

À luz desta verdade, percebemos que mesmo as enfermidades que atuam em nossos corpos

(41)

41

físicos, e outras em nossa alma, são o resultado da imperfeição em que ainda nos encontramos aqui embaixo, pois Deus poderia dar saúde perfeita a todos os crentes, sem qualquer doença, até o dia da morte deles, mas Ele não o faz para que aprendamos que a nossa salvação está inteiramente colocada sobre a responsabilidade de Jesus, que é aquele que responde por nós perante Ele, para nos manter seguros na plena garantia da salvação que obtivemos mediante a fé, conforme o próprio Deus havia determinado justificar-nos somente por fé, do mesmo modo como fizera com Abraão e com muitos outros mesmo nos dias do Velho Testamento.

Nenhum crente deve portanto julgar-se sem fé porque não consegue vencer determinadas fraquezas ou pecados, porque enquanto se esforça para ser curado deles, e ainda que não o consiga neste mundo, não perderá a sua condição de filho amado de Deus, que pode usar tudo isto em forma de repreensão e disciplina, mas que jamais deixará ou abandonará a qualquer que tenha recebido por filho, por causa da aliança que fez com Jesus e na qual se interpôs com um juramento que jamais a anularia por causa de nossas imperfeições e transgressões.

Referências

Documentos relacionados

físicos, e outras em nossa alma, são o resultado da imperfeição em que ainda nos encontramos aqui embaixo, pois Deus poderia dar saúde perfeita a todos os crentes, sem

físicos, e outras em nossa alma, são o resultado da imperfeição em que ainda nos encontramos aqui embaixo, pois Deus poderia dar saúde perfeita a todos os crentes, sem

físicos, e outras em nossa alma, são o resultado da imperfeição em que ainda nos encontramos aqui embaixo, pois Deus poderia dar saúde perfeita a todos os crentes, sem

físicos, e outras em nossa alma, são o resultado da imperfeição em que ainda nos encontramos aqui embaixo, pois Deus poderia dar saúde perfeita a todos os crentes, sem

conflito, proclamar sua vitória certa. Perto da árvore proibida do Éden, Deus abriu a fonte da graça! Da fonte lá aberta, fluíram para nós todos os múltiplos fluxos

físicos, e outras em nossa alma, são o resultado da imperfeição em que ainda nos encontramos aqui embaixo, pois Deus poderia dar saúde perfeita a todos os crentes, sem

À luz desta verdade, percebemos que mesmo as enfermidades que atuam em nossos corpos físicos, e outras em nossa alma, são o resultado da imperfeição em que ainda nos

físicos, e outras em nossa alma, são o resultado da imperfeição em que ainda nos encontramos aqui embaixo, pois Deus poderia dar saúde perfeita a todos os crentes, sem