• Nenhum resultado encontrado

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Tribunal de Justiça de Minas Gerais"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

1.0000.15.096011-0/000

Número do Númeração 0960110-

Des.(a) Belizário de Lacerda Relator:

Des.(a) Belizário de Lacerda Relator do Acordão:

01/03/2016 Data do Julgamento:

08/03/2016 Data da Publicação:

EMENTA: CONFLITO NEGATIVO DE COMPETÊNCIA - AÇÃO CIVIL PÚBLICA - FORNECIMENTO DE MEDICAMENTO - MENOR - VARA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE - COMPETÊNCIA ABSOLUTA - ART. 11, § 2º, 98, 148, IV, E 209 DO ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE - PRINCÍPIO DA ESPECIALIDADE - CONFLITO ACOLHIDO.

O direito à saúde além de qualificar-se como direito fundamental que assiste a todas as pessoas, representa consequência constitucional indissociável do direito à vida.

O Estatuto da Criança e Adolescente define como competente para julgar qualquer ação que vise tutelar direito individual, difuso ou coletivo, o juízo da Infância e Juventude, inclusive quando se tratar de pretensão de fornecimento de medicamento por ente público.

CONFLITO DE COMPETÊNCIA Nº 1.0000.15.096011-0/000 - COMARCA DE NOVA SERRANA - SUSCITANTE: JD VARA CÍVEL DA COMARCA DE NOVA SERRANA - SUSCITADO(A): JD DA VARA CRIMINAL E DA I N F Â N C I A E D A J U V E N T U D E D A C O M A R C A D E N O V A S E - INTERESSADO(A)S: MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS, ESTADO DE MINAS GERAIS

A C Ó R D Ã O

Vistos etc., acorda, em Turma, a 7ª CÂMARA CÍVEL do Tribunal de

Justiça do Estado de Minas Gerais, na conformidade da ata dos julgamentos,

em ACOLHER O CONFLITO SUSCITADO.

(2)

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Belo Horizonte, 01 de Março de 2016.

DES. BELIZÁRIO DE LACERDA RELATOR.

DES. BELIZÁRIO DE LACERDA (RELATOR)

V O T O

Cuida-se de conflito negativo de competência suscitado pelo Juiz de Direito da Vara Cível da Comarca de Nova Serrana em face Juiz de Direito da Vara Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de Nova Serrana, para definir à quem caberá a apreciação e julgamento da Ação Civil Pública.

O Juízo suscitado às fls. 27v/28-TJ prestou informações.

VOTO.

Entendo que a competência para julgar a presente ação ordinária é de

ser atribuída ao digno Juízo suscitado, qual seja, a Vara Criminal e da

Infância e da Juventude da Comarca de Nova Serrana.

(3)

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

No caso dos autos a interpretação que deve ser feita da competência estabelecida no ECA deve ser sistemática, conjugando-se os art. 11, § 2º, 98, 148, 209 e 212, a saber:

"Art. 11. É assegurado atendimento integral à saúde da criança e do adolescente, por intermédio do Sistema Único de Saúde, garantido o acesso universal e igualitário às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde. (Redação dada pela Lei nº 11.185, de 2005)

§ 2º Incumbe ao poder público fornecer gratuitamente àqueles que necessitarem os medicamentos, próteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.

Art. 98. As medidas de proteção à criança e ao adolescente são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos nesta Lei forem ameaçados ou violados:

I - por ação ou omissão da sociedade ou do Estado;

Art. 148. A Justiça da Infância e da Juventude é competente para:

I - conhecer de representações promovidas pelo Ministério Público, para apuração de ato infracional atribuído a adolescente, aplicando as medidas cabíveis;

II - conceder a remissão, como forma de suspensão ou extinção do processo;

III - conhecer de pedidos de adoção e seus incidentes;

IV - conhecer de ações civis fundadas em interesses individuais, difusos ou coletivos afetos à criança e ao adolescente, observado o disposto no art.

209;

V - conhecer de ações decorrentes de irregularidades em entidades de

atendimento, aplicando as medidas cabíveis;

(4)

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

VI - aplicar penalidades administrativas nos casos de infrações contra norma de proteção à criança ou adolescente;

VII - conhecer de casos encaminhados pelo Conselho Tutelar, aplicando as medidas cabíveis.

Art. 209. As ações previstas neste Capítulo serão propostas no foro do local onde ocorreu ou deva ocorrer a ação ou omissão, cujo juízo terá competência absoluta para processar a causa, ressalvadas a competência da Justiça Federal e a competência originária dos tribunais superiores.

Art. 212. Para defesa dos direitos e interesses protegidos por esta Lei, são admissíveis todas as espécies de ações pertinentes.

§ 1º Aplicam-se às ações previstas neste Capítulo as normas do Código de Processo Civil.

A matéria já foi submetida à interpretação do STJ, que cuidou de firmar seu posicionamento a respeito da competência da Vara da Infância e Juventude:

P R O C E S S U A L C I V I L . C O M P E T Ê N C I A . V A R A D A I N F Â N C I A E JUVENTUDE. AÇÃO CIVIL PÚBLICA. INTERESSES INDIVIDUAIS, D I F U S O S O U C O L E T I V O S V I N C U L A D O S À C R I A N Ç A E A O A D O L E S C E N T E .

1. A pretensão deduzida na demanda enquadra-se na hipótese contida nos

arts. 98, I, 148, IV, 208, VII e 209, todos da Lei 8.069/1990 (Estatuto da

Criança e Adolescente), sendo da competência absoluta do Juízo da Vara da

Infância e da Juventude a apreciação das controvérsias fundadas em

(5)

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

2. As medidas de proteção, tais como o fornecimento de medicamentos e tratamentos, são adotadas quando verificadas quaisquer das hipóteses do art. 98 do ECA.

3. A competência da Vara da Infância e da Juventude é absoluta e justifica- se pelo relevante interesse social e pela importância do bem jurídico a ser tutelado nos termos do art. 208, VII do ECA, bem como por se tratar de questão afeta a direitos individuais, difusos ou coletivos do infante, nos termos dos arts. 148, inciso IV, e 209, do Estatuto da Criança e do Adolescente. Precedentes do STJ.

4. O Estatuto da Criança e Adolescente é lex specialis e prevalece sobre a regra geral de competência das Varas de Fazenda Pública, quando o feito envolver Ação Civil Pública em favor da criança ou adolescente, na qual se pleiteia acesso às ações ou serviços e saúde, independentemente de a criança ou o adolescente estar em situação de abandono ou risco.

6. Recurso Especial provido.

(REsp 1486219/MG, Rel. Ministro HERMAN BENJAMIN, SEGUNDA TURMA, julgado em 25/11/2014, DJe 04/12/2014).

Neste sentido, tem-se norma especial que estabelece a competência absoluta do juízo da Infância e Juventude para a ação de qualquer natureza que tenha por objeto o resguardo do direito e garantia da saúde plena do menor.

Ante o exposto, CONHEÇO DO PRESENTE CONFLITO NEGATIVO DE

C O M P E T Ê N C I A D E C L A R A N D O C O M P E T E N T E O M M . J U Í Z O

SUSCITADO, da Vara Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de

Nova Serrana.

(6)

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Custas, na forma da lei.

Publique-se e comunique-se.

DES. PEIXOTO HENRIQUES - De acordo com o(a) Relator(a).

DES. OLIVEIRA FIRMO - De acordo com o(a) Relator(a).

SÚMULA: "<ACOLHERAM O CONFLITO SUSCITADO>"

Referências

Documentos relacionados

A variável em causa pretende representar o elemento do modelo que se associa às competências TIC. Ainda que o Plano Tecnológico da Educação preveja a conclusão da

(2010), evaluating reaction norms on estimation of the environmental sensitivity of the genetic merit for weight at weaning in Nelore cattle, observed that the

Inicialmente, até que as ações estejam bem delineadas, a proposta é de que seja realizada apenas uma reunião geral (Ensino Fundamental e Educação Infantil)

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

281/05, o acadêmico que receber uma ou mais parcelas da Bolsa de Estudos com recursos do Artigo 170 da Constituição Estadual de Santa Catarina, que compõe o Programa de

de uma instituição de ensino público federal e sua principal contribuição, tanto na perspectiva prática quanto teórica, reside na análise de aspectos da

O objetivo do presente trabalho foi entender quais os benefícios alcançados por meio da parceria entre a COPASUL, uma empresa com esforços direcionados à comercialização