• Nenhum resultado encontrado

COMPORTAMENTO AGRONÔMICO DAS CULTIVARES ACAIÁ E BOURBON AMARELO NA REGIÃO DO ALTO PARANAÍBA/MG

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "COMPORTAMENTO AGRONÔMICO DAS CULTIVARES ACAIÁ E BOURBON AMARELO NA REGIÃO DO ALTO PARANAÍBA/MG "

Copied!
1
0
0

Texto

(1)

COMPORTAMENTO AGRONÔMICO DAS CULTIVARES ACAIÁ E BOURBON AMARELO NA REGIÃO DO ALTO PARANAÍBA/MG

DK Rocha, Discente do curso de Agronomia – UFU – Monte Carmelo – dkdebora509@hotmail.com; GA Assis, Professora da UFU - Monte Carmelo; LVSA Dias, Discente do curso de Agronomia – UFU – Monte Carmelo; PD Graciano, Discente do curso de Agronomia – UFU – Monte Carmelo; LRS Silva, Discente do curso de Agronomia – UFU – Monte Carmelo, LC Santos, Discente do curso de Agronomia – UFU – Monte Carmelo

O cafeeiro é uma cultura de grande importância econômica e social na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto-Paranaíba. A escolha das cultivares para plantio é um aspecto que, juntamente com a definição do espaçamento, influencia significativamente a produtividade, além de constituir a base para facilitar o manejo dos tratos culturais da lavoura (MATIELLO et al., 2010a).

Objetivou-se neste trabalho avaliar o comportamento produtivo das cultivares Acaiá e Bourbon Amarelo na região do Alto Paranaíba/MG. O experimento foi implantado na Fazenda Vitória, município de Monte Carmelo, em outubro de 2011 utilizando-se mudas das cultivares Acaiá e Bourbon Amarelo. Foi adotado espaçamento de 3,8 m x 0,7 m, totalizando 3760 plantas ha -1 .

O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com três repetições. Cada parcela foi composta por 15 plantas.

A colheita do experimento foi realizada em julho de 2014 por meio de derriça manual no pano. Durante essa etapa foi mensurado o volume (L) de frutos de cada parcela e retirada uma amostra de 10 L de cada repetição. As amostras foram revolvidas várias vezes ao longo do dia para uma secagem homogênea até atingir umidade para beneficiamento (entre 11 e 12% de umidade). Posteriormente foi determinada a massa, o volume e a umidade de café beneficiado. Os dados obtidos em todas as fases do processo foram utilizadas no cálculo de produtividade (sacas de 60 kg de café beneficiado por hectare). Para a determinação da uniformidade de maturação, retirou-se uma amostra representativa de 300 mL de cada parcela experimental para separação dos frutos em diferentes estádios de maturação (chumbinho, verde, verde-cana, cereja, passa e seco).

Os dados foram submetidos à análise de variância de acordo com o delineamento adotado no experimento e posteriormente as médias foram comparadas pelo teste de Scott-Knott ao nível de 5% de probabilidade (FERREIRA, 2008).

Resultados e conclusões

Os resultados da primeira colheita do experimento permite comprovar a superioridade da cultivar Acaiá em relação à cultivar Bourbon amarelo, constatando-se um acréscimo de 67% na produtividade, o equivalente a 35 sacas ha -1 (Tabela 1).

Tabela 1 – Produtividade (sacas de 60 kg de café beneficiado) de cafeeiros Acaía e Bourbon amarelo cultivados na região do Alto Paranaíba.

Acaiá 53,2 a

Bourbon Amarelo 17,5 b

Médias seguidas pela mesma letra na coluna não diferem significativamente entre si pelo teste de Scott-Knott ao nível de 5% de probabilidade .

Com relação à maturação dos frutos, não houve diferença significativa entre as cultivares avaliadas no percentual de frutos verde, verde cana e passa. Porém, verificou-se maior porcentagem de frutos cereja (25,4%) na cultivar Acaiá e o maior percentual de frutos no estádio seco (57,9%) na cultivar Bourbon Amarelo. Matiello et al.

(2010b) destacam que uma característica importante do Bourbon amarelo é a precocidade de maturação dos frutos, que ocorre cerca de 20 a 30 dias antes do Mundo Novo.

Figura 1 – Maturação de frutos de cafeeiros da cultivares Acaiá e Bourbon Amarelo.

Médias seguidas pela mesma letra na coluna não diferem significativa entre si pelo teste de Scott-Knott ao nível de 5% de probabilidade.

Pode-se concluir que - nas condições do cerrado mineiro a cultivar Acaiá apresenta boa produtividade, enquanto que a cultivar Bourbon amarelo apresenta precocidade de maturação.

a

a

a

a

b

a

a b

a

a

0 5 10 15 20 25 30 35 40 45 50 55

Verde Verde cana Cereja Passa Seco

P orcent ag em de frut os

Estádios de maturação

Acaiá Bourbon amarelo

Referências

Documentos relacionados

Cézar Augusto Ferreira Alves de Jesus, Geraldo Terceiro, Hebert Moreira Diniz, Henrique César de Rezende, Jeane Mara do Monte Martins, Júlio César Nogueira da Silva, Lucas

As estimativas revelaram convergência absoluta para os três estados, assim como condicional, especialmente com a contribuição das seguintes variáveis: taxa de crescimento

análise da adequabilidade dos preços contratados dos serviços a executar, em confronto com os preços do Sistema de Custos Rodoviários - Sicro, renegociando os valores caso a

de suporte Fixação, lado da instalação: Fixação de passagem Fixação, lado do dispositivo: Apertável com terminal Tipo de suporte de fixação: Girável em 360° Material:

Com isso, após as situações comentadas, é possível compre- ender o motivo da dificuldade que a mulher encontra ao buscar o serviço. Como se trata de um assunto pouquíssimo

Este estudo buscou completar o ensino da Educação Ambiental, através da intensificação de práticas experimentais, pois a construção de uma horta escolar utilizando garrafas PET no

 O pré-alistamento consiste no preenchimento prévio, pelo cidadão, de seus dados cadastrais no Sistema de Serviço Militar, por meio da internet (link:

Para a última comparação (figura 19), considerando o modelo estimado por cokrigagem ordinária com o banco de dados composto de amostras primárias e secundárias transformadas, tivemos