• Nenhum resultado encontrado

LOJAS AMERICANAS S.A. R ELATÓRIO DA A D M I N I S T R A Ç Ã O 2008

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LOJAS AMERICANAS S.A. R ELATÓRIO DA A D M I N I S T R A Ç Ã O 2008"

Copied!
33
0
0

Texto

(1)

L O J A S A M E R I C A N A S S . A .

RE L A T Ó R I O D A A D M I N I S T R A Ç Ã O 2 0 0 8

No cumprimento das disposições legais e de acordo com a legislação societária brasileira vigente, Lojas Americanas S.A. apresenta a seguir, o Relatório da Administração com os resultados financeiros e operacionais consolidados do exercício findo em 31 de dezembro de 2008. A Companhia realizou os ajustes aplicáveis às demonstrações financeiras, que estavam regulamentados pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM e pelos pronunciamentos do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis), para que o resultado de 2008 esteja adequado à Lei 11.638/07. No entanto, para efeito de comparabilidade entre os anos, as informações financeiras apresentadas nesse relatório são proforma, não contemplando os ajustes da lei 11.638/07 e não foram auditadas. As modificações de ajustes decorrentes da aplicação da lei 11.638/07 estão refletidas no quadro de reconciliação apresentado no decorrer desta divulgação de resultados. Na parte final deste relatório, no Panorama do Resultado (tópico 5), apresentamos o resultado proforma e o resultado publicado, que contempla os ajustes da lei 11.638/07.

Neste relatório apresentamos também, as informações referentes às empresas controladas B2W – Companhia Global do Varejo, que oferece produtos e serviços via internet, televisão, telefone, catálogos e quiosques, e FAI – Financeira Americanas Itaú, que oferece produtos financeiros. Lojas Americanas detém 56,61% e 50% do capital da B2W e da FAI respectivamente.

As ações da Lojas Americanas e da B2W estão listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) sob os códigos LAME4 (preferenciais) e LAME3 (ordinárias), e BTOW3, respectivamente. Vale mencionar que a B2W possui apenas ações ordinárias e faz parte do Novo Mercado, o mais alto padrão de governança corporativa do Brasil.

(2)

1. VISÃO GERAL DA COMPANHIA

Estrutura de “Varejo Multicanal”

Lojas Americanas atua com uma estrutura de atendimento multicanal. Além da rede de lojas físicas, a Companhia chega a seus clientes com um amplo sortimento de produtos e serviços, comercializados via internet, televisão, televendas, catálogos e quiosques.

Lojas Americanas S.A.

Lojas Americanas foi fundada em 1929, em Niterói (RJ), e está presente em todas as regiões do país (22 estados mais o Distrito Federal), com 468 lojas – 268 no formato Tradicional, 193 no formato Express e 7 no formato BLOCKBUSTER® - equivalentes a 491 mil metros quadrados de área de vendas.

As lojas tradicionais possuem área média de vendas de 1.500 metros quadrados, reposição diária de estoques e aproximadamente 60 mil itens. O modelo Express segue o conceito de lojas menores, com área média de vendas de 400 metros quadrados, logística just-in-time e sortimento selecionado em torno de 15 mil itens, adequado às características de cada localidade e ao perfil dos clientes dessas lojas.

Varejo Físico

Varejo Multicanal

Produtos Financeiros Internet, Televisão, Televendas, Catálogos

e Quiosques

Participação: 56,61%

Consolidação resultados: 100%

Participação: 50%

Consolidação resultados: 50%

(3)

A empresa garante a seus clientes preços competitivos em relação à concorrência e oferece produtos de qualidade reunidos nos Mundos Lar, Lazer, Beleza, Infantil, Confecção e Alimentos de Conveniência.

A Lojas Americanas conta ainda com três centros de distribuição localizados em São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ e Recife/PE.

Mapa de Distribuição de Lojas Americanas (31/12/2008)

CD PE

CD RJ CD SP

8

Sudeste

4

315

Norte

8

Centro- Oeste

37

Sul

52

Nordeste

56 CD PE

CD RJ CD SP

8

Sudeste

4

315

Norte

8

Centro- Oeste

37

Sul

52

Nordeste

56

BLOCKBUSTER®

Em janeiro de 2007, a Lojas Americanas adquiriu a BWU – Comércio e Entretenimento S.A., empresa que detinha a marca BLOCKBUSTER® no país, adicionando 127 lojas à sua rede, além do serviço de aluguel de filmes ao sortimento da Companhia. A empresa também passou a deter a licença para o uso da marca BLOCKBUSTER® no Brasil pelo período de 20 anos.

Com o conceito de conveniência, a Lojas Americanas uniu o mix de produtos das lojas tradicionais e express à qualidade dos serviços oferecidos pela BLOCKBUSTER®.

Ao final de 2008, além das lojas adquiridas em janeiro de 2007, a BLOCKBUSTER® foi implementada em mais 104 lojas tradicionais e express de Lojas Americanas.

Essas ações reforçam o comprometimento da Companhia em ampliar a oferta de novos produtos e serviços nas lojas, criando valor para clientes e acionistas.

(4)

B2W

A B2W atua com uma estrutura multicanal: internet, televendas, televisão, catálogos e quiosques.

A B2W é detentora das marcas Americanas.com, Shoptime, Submarino e Blockbuster Online, marca que teve a sua licença de uso adquirida em 2007 pela Companhia para operação na internet no Brasil. A Companhia conta também com três subsidiárias: B2W Viagens, Ingresso.com e Submarino Finance.

Americanas.com

A Americanas.com (www.americanas.com.br), que iniciou suas atividades em novembro de 1999, oferece 36 categorias de produtos via internet, televendas e por meio de mais de 400 quiosques instalados nas Lojas Americanas, com acesso ao site, oferecendo aos clientes mais de 500 mil itens nas categorias eletrônicos, CDs, DVDs, informática, eletrodomésticos, telefonia, livros, games, brinquedos, papelaria, perfumaria, vinhos entre outras. A Americanas.com opera ainda serviços de viagens através da Americanas Viagens (viagens.americanas.com.br), de ingresso através da Ingresso.com (www.ingresso.com) e serviços digitais, tais como revelação de fotos, lista de casamento, recarga de celulares, entre outros.

(5)

A Americanas.com também disponibiliza sua expertise de logística e plataforma tecnológica a grandes grupos empresariais do país e do exterior, operacionalizando a distribuição de produtos em massa por conta e ordem dos seus clientes.

Submarino

O Submarino (www.submarino.com.br), que iniciou as suas operações em 1999, se caracterizou como líder em inovações tecnológicas, tendo implementado o sistema de CRM (Customer Relationship Management), ferramenta que personaliza as páginas de acordo com perfil do cliente. O Submarino oferece 28 categorias de produtos através de seus canais de vendas: internet, televendas e catálogos, com forte ênfase na venda de livros, CDs, DVDs, eletrônicos, informática, videogames e serviços online. O Submarino opera também com os serviços de viagens através do Submarino Viagens (www.submarinoviagens.com.br), de ingresso através da Ingresso.com (www.ingresso.com). Além dos serviços de B2C, o Submarino oferece serviços de parceria na operacionalização de comércio eletrônico para grandes grupos empresariais.

Bimestralmente, os clientes do Submarino recebem catálogos impressos, com tiragem de centenas de milhares de exemplares, que apresentam produtos e ofertas especiais. O site oferece, ainda, um programa de fidelidade altamente atrativo, em parceria com o Submarino Finance.

A marca Submarino lançou em 2008 seu novo site, trazendo um conceito inovador para a internet brasileira. O novo Submarino foi totalmente desenhado para facilitar a navegação, proporcionar maior interação com o cliente e agilizar o processo de compra. O novo menu interativo foi criado não só para permitir buscas mais fáceis e rápidas de produtos, como também a personalização de acordo com as preferências de cada cliente. É possível criar listas especiais, acompanhar com maior facilidade as principais ofertas por meio de RSS ou celular, e ordenar as pesquisas por ordem de preço, relevância e maiores vendas. O novo site Submarino é mais uma inovação da B2W colocando a Companhia um passo a frente no mercado de comércio eletrônico do Brasil.

(6)

Shoptime

O Shoptime (www.shoptime.com.br), criado em 1995, foi o primeiro canal de home shopping (vendas pela TV) e opera via internet, televendas e catálogo. O canal de TV alcança mais de 20 milhões de lares brasileiros, sendo mais de 5 milhões via TV por assinatura (canais SKY 19, Net 31, Neo TV) e mais de 18 milhões via antenas parabólicas (Vertical 5B), com uma transmissão interativa que chega a 11 horas de programação ao vivo, 7 dias por semana. O site na internet recebe mais de 500 mil visitantes por dia e, em 2007, passou a transmitir a programação do canal de TV 24 horas por dia, possibilitando aos clientes rapidez e interatividade em suas compras. O catálogo é distribuído sete vezes ao ano, em todo o Brasil, com tiragem de 400 mil exemplares.

Atualmente, o Shoptime oferece 20 categorias de produtos a mais de 3,5 milhões de clientes. A ênfase do sortimento do Shoptime está nos artigos de utilidade doméstica em geral, cama, mesa e banho, informática, além das exclusivas linhas de eletroportáteis Fun Kitchen e utensílios domésticos La Cuisine. Além disso, opera também o serviço de viagens, através do Shoptime Viagens (viagens.shoptime.com.br).

A marca Shoptime lançou em 2008 seu novo site, com navegação mais eficiente, design organizado e recursos que privilegiam a visualização dos produtos. Espaços para ofertas da TV, Catálogo e a utilização de imagens dos apresentadores promovem a sinergia entre os canais da marca. A navegação foi concebida para facilitar o processo de compra de clientes com pouca familiaridade com a internet.

O lançamento do seu novo site abre ao Shoptime não só a possibilidade de modernização de sua marca, como também o aumento de sua conversão, tornando a internet um instrumento cada vez mais rápido e fácil de fazer compras.

B2W Viagens

A B2W Viagens atua por meio das marcas Americanas Viagens, Submarino Viagens e Shoptime Viagens, e oferece serviços como pacotes turísticos, passagens aéreas, reservas online de hotéis, cruzeiros, seguros de viagens e aluguel de veículos, no Brasil e no exterior. A Empresa chega aos clientes via internet, televendas, televisão e quiosques, e vem trabalhando para incrementar seu sortimento.

(7)

O objetivo da B2W Viagens é construir uma plataforma que possibilite aos clientes de cada uma das marcas, planejar e comprar suas viagens de forma rápida e agradável, consolidando uma posição de liderança no mercado de viagens online do Brasil por meio de inovação, qualidade no atendimento, conteúdo diferenciado e preços competitivos.

Ingresso.com

A Ingresso.com oferece tecnologia e serviços de compra de ingressos via internet para: cinemas, teatros, shows, jogos de futebol, parques e eventos culturais. Com mais de 1 milhão de clientes cadastrados, a Ingresso.com é a maior vendedora online de ingressos de cinema no Brasil, atendendo a mais de mil salas em todo o país. A Empresa oferece também a comodidade de escolha online de assentos em salas de cinemas.

Outra frente de atuação é a comercialização de seu software de bilheteria no Brasil e no exterior. Atualmente, a Ingresso.com é responsável pela informatização de diversas salas de cinema, teatro, arenas esportivas e casas de shows.

A Ingresso.com entrou definitivamente no mercado de venda ingressos para grandes shows de artistas nacionais e internacionais, como por exemplo Radiohead, Elton John, R.E.M., Queen e Iron Maiden, entre outros.

Submarino Finance

Fruto da joint venture com a Cetelem, a Submarino Finance oferece o cartão de crédito Submarino, que permite o financiamento em até 24 parcelas com juros para compra de produtos no site do Submarino, além de um exclusivo programa de recompensas e promoções especiais, como descontos em produtos e pontuação no Programa de Fidelidade Léguas Submarinas.

Para a B2W, o cartão próprio representa uma oportunidade de alavancar vendas, especialmente de itens de valor elevado, reduzir custos com taxas de administração de cartão de crédito e com desconto de recebíveis, e participar no resultado do negócio de financiamento ao consumo. Terminamos o ano com mais de 360 mil cartões emitidos, e participação acima de 20% nas vendas do site Submarino.

(8)

BLOCKBUSTER® - Operação Online

A B2W adquiriu o direito de uso da marca Blockbuster na internet no Brasil e passou a oferecer em 2008 o serviço de locação de DVDs online através de seu site (www.blockbuster.com.br). A Blockbuster Online é uma locadora que permite aos clientes escolher seus filmes pela internet, montar uma lista de desejos, receber e devolver seus filmes na comodidade de sua casa. Oferece planos de assinatura que possibilitam que os clientes sempre tenham filmes em casa, sem data para devolução e sem multa. Atualmente a Blockbuster Online possui o maior acervo em quantidade de títulos do Brasil, com mais de 12 mil filmes, e atua em 55 cidades espalhadas por 5 estados, com entrega aos domingos e no mesmo dia para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

FAI – Financeira Americanas Itaú

A Financeira Americanas Itaú (FAI) dedica-se ao financiamento de compras, através de cartões de crédito de marca própria (private label) e dos cartões Visa e Mastercard (co-branded), oferta de crédito pessoal e outros produtos e serviços financeiros.

Sua atuação ocorre por intermédio de 463 pontos de venda nas Lojas Americanas, pela internet (Americanas.com e Shoptime) e pelo canal de TV Shoptime.

A oferta de cartões teve início em maio de 2006 e ao final de 2008, a FAI já havia emitido cerca de 2,2 milhões de cartões, sendo 1,6 milhão de private label, 152 mil de empréstimo pessoal e 415 mil co-branded.

Ao final de dezembro de 2008, a participação dos cartões da FAI (private label e co- branded), já havia ultrapassado 12% das vendas da controladora.

(9)

2. MENSAGEM DA ADMINISTRAÇÃO

A O S N O S S O S C L I E N T E S , A C I O N I S T A S , A S S O C I A D O S E F O R N E C E D O R E S :

Em 2008, abrimos 58 novas lojas e evoluímos nos nossos principais indicadores operacionais.

Nesse sentido, a nossa Receita Bruta Consolidada Anual, que engloba o Varejo Físico, as empresas controladas B2W – Companhia Global do Varejo e FAI – Financeira Americanas Itaú, cresceu 23,4%, totalizando R$ 9,53 Bilhões. O EBITDA foi de R$ 945,2 Milhões, o que representa um crescimento de 31,4% e uma margem EBITDA de 13,2%, uma evolução de 0,6 p.p. em relação ao ano anterior. O lucro líquido do período foi de R$ 111,7 Milhões, um crescimento de 8,4%.

No varejo físico, a Receita Bruta cresceu 20,3%, alcançando R$ 4,95 Bilhões, enquanto a Receita Líquida evoluiu 24,3% no período, sendo tal diferença nos crescimentos ocasionada pela introdução do Regime de Substituição Tributária do ICMS (ST) em diversos Estados Brasileiros. No conceito de “mesmas lojas”, a Receita Líquida aumentou em 15,3% quando comparada com 2007.

A B2W - empresa controlada que oferece produtos e serviços via internet, televisão, telefone, catálogos e quiosques, atingiu uma venda consolidada de R$ 4,7 Bilhões, um crescimento de 30,2%, com uma margem EBITDA próxima dos 15%, uma evolução de 1,0 p.p.. O lucro líquido apresentado no período pela B2W foi de R$ 87,9 Milhões, representando um crescimento de 41,3%.

Acreditamos que o ano de 2009 exigirá uma maior cautela por parte das empresas, mas ao mesmo tempo, entendemos que existem muitas oportunidades a serem exploradas no segmento do varejo. Desta forma, para este ano, da mesma forma que nos anos anteriores, “continuaremos no nosso caminho de aprendizagem e superação, o que nos deixa naturalmente entusiasmados, pois alcançaremos novos patamares de resultados, sempre buscando um melhor atendimento das necessidades dos nossos clientes”.

Além disso, ainda no ano de 2009, com muito orgulho e alegria, celebraremos 80 anos de existência da LOJAS AMERICANAS S.A.

Finalmente, gostaríamos de agradecer à dedicação e garra dos nossos associados, assim como o apoio e confiança que recebemos de nossos fornecedores, clientes e acionistas.

A ADMINISTRAÇÃO “Queremos Sempre Mais”

(10)

3. CENÁRIO ECONÔMICO

Segundo dados do IBGE, em 2008, a inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) registrou taxa acumulada de 5,90%, superior aos 4,46% registrados em 2007. No ano, houve uma valorização do dólar em relação ao real de 31,9%. A taxa básica de juros da economia (SELIC) fechou o ano de 2008 em 13,75%, acima dos 11,25% registrados ao final de 2007.

No primeiro semestre de 2008 o Brasil conquistou o tão desejado grau de investimento e, em 2008, o PIB do país cresceu 5,1% ante o ano anterior.

No entanto, o segundo semestre de 2008 foi caracterizado pela instabilidade do cenário internacional, que influenciou o ambiente econômico resultando na volatilidade dos mercados financeiros, elevando a taxa de câmbio e os spreads bancários.

Acreditamos que o ano de 2009 exigirá mais cautela por parte das empresas, mas ao mesmo tempo, entendemos que existem muitas oportunidades a serem exploradas no segmento de varejo. Dessa forma, reafirmamos nossa confiança no desenvolvimento econômico do País.

4. ESTRATÉGIA E INVESTIMENTOS

Em 2008, Lojas Americanas obteve R$ 9,527 bilhões de receita bruta consolidada, o equivalente a um crescimento de 23,4% em relação ao ano anterior. Deste total, R$ 4,952 bilhões se referem ao desempenho da controladora (Lojas Físicas), que vendeu 20,3% a mais que em 2007.

No conceito “mesmo número de lojas”, ou seja, excluindo as lojas inauguradas há menos de um ano, o crescimento das vendas líquidas acumulado em 2008 foi de 15,3%.

Nos últimos sete anos, Lojas Americanas ampliou sua rede de lojas em quase cinco vezes, por meio do seu programa de expansão orgânica e da aquisição da BWU, empresa que detinha a marca BLOCKBUSTER® no país. Em 2008, a Companhia estabeleceu um novo recorde, tendo inaugurado 58 lojas – 34 no modelo Tradicional e 24 no modelo Express – e reformado 22 lojas. Além disso, reformamos e ampliamos nossos 3 centros de distribuição, localizados em São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ e Recife/PE com o objetivo de aumentar a capacidade e melhorar nossa operação logística. No mesmo sentido, a B2W encontra-se em fase

(11)

final na construção de seu novo centro de distribuição visando centralizar as operações de suas marcas.

Tais acontecimentos demonstram a capacidade de realização da Companhia em um único exercício.

Evolução Abertura de Lojas

50

Lo jas

45

Lo jas

16

Lo jas

7

Lo jas

37

Lo jas

35

Lo jas

58

Lo jas

2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008

Ao final do ano, Lojas Americanas contava com 468 lojas, divididas nos seguintes formatos:

Formato Total de Lojas %

Tradicional 268 57%

Express 193 41%

BWU/BLOCKBUSTER® 7 2%

TOTAL 468 100%

Área de Vendas x N° de Lojas Posição em 31 de Dezembro

243,0

293,7 259,1

330,1

372,1

443,0

491,0

468

lojas

121

lojas

105

lojas 156

lojas

193

lojas

237

lojas

413

lojas

2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008

Área de Vendas (mil m²) N° de Lojas

A tabela a seguir detalha o perfil das lojas inauguradas ao longo de 2008:

(12)

Região Formato N° de Lojas Área de Vendas mil m²

Média mil m²

Em 31/12/2007 413 443,0 1,1

Sudeste Tradicional 12 11,7 1,0

Express 23 9,9 0,4

Nordeste Tradicional 8 8,8 1,1

Express 1 0,6 0,6

Sul Tradicional 6 6,1 1,0

Express 0 0,0

Norte Tradicional 5 8,0 1,6

Express 0 0,0

Centro-oeste Tradicional 3 3,1 1,0

Express 0 0,0

Total Tradicional 34 37,7 1,1

Express 24 10,5 0,4

Desativação/Reforma (3) (0,2)

Em 31/12/2008 468 491,0 1,1

A Companhia investiu, ainda, na visão controladora, em atualização tecnológica e melhorias dos processos operacionais e de logística, com o intuito de assegurar sua eficiência operacional. A tabela a seguir detalha a distribuição dos investimentos da Lojas Americanas em 2008.

R$ milhões %

Inaugurações e Reformas 230,2 84%

Atualização Tecnológica 23,0 8%

Operações e outros projetos 20,8 8%

TOTAL 274,0 100%

FAI – Financeira Americanas Itaú

A estratégia da Financeira Americanas Itaú (FAI) tem ênfase em aumentar a oferta de crédito e serviços financeiros aos clientes da Lojas Americanas e facilitar a forma de pagamento dentro das lojas físicas, na Americanas.com e no Shoptime, sendo mais um instrumento de relacionamento e fidelização de clientes.

A FAI oferece três modalidades de cartões: private label, co-branded e empréstimo pessoal. Os cartões private label oferecem formas diferenciadas de pagamento, não cobram taxa de anuidade ou custos de emissão e podem ser utilizados para financiamento das compras imediatamente após a sua emissão.

Já os cartões co-branded são parcerias da FAI com as bandeiras Mastercard e Visa, e podem ser emitidos nas versões Nacional, Internacional e Gold.

(13)

O serviço de recebimento de faturas private label nos caixas das Lojas Americanas, implantado no 2º semestre de 2008, atingiu em dezembro/08 uma participação de 52% do total de faturas recebidas, sendo que, do total de clientes que pagaram faturas dentro das Lojas Americanas, 42% efetuaram novas compras no mês.

No fechamento de 2008 a FAI apresentava volume de recebíveis equivalente a R$ 512,6 milhões, que corresponde a 100% do volume total da carteira. Esse volume equivale a um crescimento de 91% contra o fechamento de 2007. A consolidação da operação da FAI pela Lojas Americanas é feita de maneira proporcional à sua participação societária, ou seja, 50% do total.

92 121 143 148

117

184

277 303

27

22 27 42

68

108

137 91

2% 3% 3% 3% 4%

8%

13%

12%

0 50 100 150 200 250 300 350 400 450 500

1T07 2T07 3T07 4T07 1T08 2T08 3T08 4T08

‐15%

‐10%

‐5%

0%

5%

10%

Private Label Cobranded Participação na LASA 15%

CB e PL ‐ Contas Novas e Participação na LASA

A mudança de foco dos produtos de empréstimo pessoal para cartões private label e co-branded e o incentivo para a utilização dos mesmos dentro da Lojas Americanas, na aquisição de produtos de consumo, colaboraram para evolução positiva dos índices de inadimplência e forte crescimento do volume de vendas (contas novas e transações).

Em 2009 o foco continuará a ser nos produtos de consumo, mediante oferta de cartões private label e co-branded. A estratégia inclui o incremento das vendas de seguros e garantia estendida, tanto através da internet quanto nas lojas físicas, além do forte controle de custos.

CB e PL – Contas Novas (mil) e Participação na LASA (% RB)

(14)

Associados

Com a abertura de 58 novas lojas no ano de 2008 e o aumento no número de associados, Lojas Americanas intensificou os programas de recrutamento, treinamento, capacitação e integração. Esses programas possibilitam o crescimento dos associados dentro da Companhia através de uma política de promoções internas e de um sistema de meritocracia.

Núm ero de Associados Controladora

7.633 7.822 8.4919.28210.281

13.459 13.252

2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008

CDA – Centro de Desenvolvimento Americanas

O segundo ano de funcionamento do CDA – Centro de Desenvolvimento Americanas – serviu para consolidar o cronograma de treinamentos definido no ano anterior.

Em 2008, mais que dobramos o nosso número de homem/hora de treinamento, com mais de 37.000 associados/hora capacitados.

Concluímos a primeira turma do Treinamento em Gestão do Varejo (TGV) para Lojas Americanas e iniciamos uma nova versão do TGV voltada à B2W - Companhia Global do Varejo. Ampliamos as parcerias, desenvolvendo com instituições renomadas e projetos voltados para a melhoria dos nossos processos de compra.

A ênfase na capacitação dos nossos associados e no desenvolvimento interno vão ao encontro do estabelecimento de metas cada vez mais desafiadoras e culminam no nosso lema: "Queremos sempre mais".

Recrutamento de Talentos

Lojas Americanas tem como política a formação de talentos dentro de casa, a partir da contratação de Associados pelos programas de estágio, trainee e para cargos operacionais de loja. Desta forma, enfatiza-se o recrutamento de jovens universitários das melhores universidades do país, que recebem treinamentos específicos voltados para os desafios do segmento de varejo e imersão na cultura organizacional da Companhia.

(15)

ƒ Programa de Estágio

Iniciado há mais de dez anos, o Programa de Estágio tem como objetivo recrutar estudantes universitários com o espírito empreendedor. Assim, é possível selecionar jovens com perfil compatível ao de uma equipe orientada por resultados. Durante o Programa, os estagiários são apresentados à rotina de trabalho de diversas áreas da Sede, Lojas e Centros de Distribuição. Nesse período, também são desenvolvidos módulos de treinamento mensais nos quais o estagiário tem a oportunidade de incorporar a visão, missão e valores corporativos, as principais caracterísitas da Cia e seus respectivos departamentos, assim como as ferramentas técnicas necessárias ao trabalho de sua área de atuação. O programa, que tem abrangência nacional, apresenta alto índice de aproveitamento dos jovens profissionais.

ƒ Programa de Trainee

O Programa de Trainee tem como objetivo a seleção de jovens recém-formados, com perfil que os permita ocupar funções gerenciais na Empresa. Ao longo deste programa, os trainees passam por treinamentos específicos no CDA – Centro de Desenvolvimento Americanas, e são apresentados a todas as áreas da Companhia por meio de seus principais executivos. Em seguida, já alocados em suas áreas, esses jovens têm a chance de desenvolver projetos desafiadores logo no início de suas carreiras.

Aspectos Sociais

Lojas Americanas promove o PPD – Programa de Pessoas Portadoras de Deficiência, que visa a contratação de portadores de necessidades especiais e a promoção da inclusão social desses indivíduos, abrindo as portas do mercado de trabalho.

O Projeto Menor Aprendiz é desenvolvido em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) ou entidades equivalentes em outras cidades onde Lojas Americanas tem unidades. O Programa visa preparar jovens estudantes para o mercado de trabalho. O contrato tem prazo determinado e, em contrapartida, o jovem tem o compromisso com matrícula e freqüência obrigatórias no ensino fundamental.

(16)

5. PANORAMA DO RESULTADO

2008 2007 Var. (%) Destaques Financeiros (R$ mm) 2008 2007 Var. (%)

9.527,4 7.722,4 23,4% Receita Bruta 4.952,0 4.115,3 20,3%

7.168,0 5.731,3 25,1% Receita Líquida 3.988,3 3.209,6 24,3%

2.280,9 1.831,9 24,5% Lucro Bruto 1.198,9 966,1 24,1%

31,8% 32,0% -0.2 pp Margem Bruta (%RL) 30,1% 30,1% -

945,2 719,5 31,4% EBITDA 514,8 393,4 30,9%

13,2% 12,6% +0.6 pp Margem EBITDA (%RL) 12,9% 12,3% +0.6 pp

111,7 103,0 8,4% Lucro Líquido 111,7 103,0 8,4%

1,6% 1,8% -0,2 pp Margem Líquida (%RL) 2,8% 3,2% -0,4 pp

Consolidado Controladora

Receita Bruta

No acumulado de janeiro a dezembro de 2008, a receita bruta consolidada da Companhia totalizou R$ 9,527 bilhões, valor 23,4% superior aos R$ 7,722 bilhões registrados em 2007.

Na visão da controladora, a receita bruta acumulada totalizou R$ 4,952 bilhões, valor 20,3% superior aos R$ 4,115 bilhões registrados em 2007.

Receita Bruta Consolidada (R$ bilhões) 9,527

7,722

1,918

5,020

2,325

2,949 3,640

2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 CAGR = 30,6%

Receita Bruta Controladora (R$ bilhões)

4,115 3,374 2,465

4,952

2,012

2,738 1,721

2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 CAGR = 19,3%

Receita Líquida

Em 2008, a receita líquida consolidada de Lojas Americanas e suas controladas foi de R$ 7,168 bilhões, 25,1% acima daquela apurada no ano anterior.

A receita líquida da controladora no ano 2008 foi de R$ 3,988 bilhões e cresceu 24,3% em relação ao ano de 2007.

No conceito “mesmo número de lojas”, ou seja, excluindo as lojas novas com menos de um ano da inauguração, o crescimento da receita líquida acumulada do ano de 2008 foi de 15,3% em relação a 2007. O crescimento da receita líquida

“mesmas lojas” no quarto trimestre desse ano foi de 13,3%.

(17)

Receita Bruta Consolidada por Associado

No acumulado do ano de 2008, a receita bruta consolidada por Associado foi de R$ 594 mil, o equivalente a um crescimento de 27,7%, em relação ao mesmo período de 2007.

Receita Bruta Consolidada por Associado (R$ m il)

309

465 594 432

229 266

344

2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008

Margem Bruta

O lucro bruto consolidado no ano atingiu R$ 2.280,9 milhões, 24,5% superior ao acumulado do ano anterior. A margem bruta consolidada em 2008 foi de 31,8% da receita líquida (RL), comparada à margem de 32,0% verificada em 2007.

Na Controladora, a margem bruta acumulada de 2008 foi de 30,1% da RL, mantendo-se no mesmo patamar da margem verificada em 2007. O lucro bruto da controladora atingiu R$ 1.198,9 milhões no ano, 24,1% superior ao acumulado no ano anterior.

É importante mencionar, para a análise das margens em percentual da receita líquida (RL) da Companhia, que o Regime de Substituição Tributária do ICMS (ST) passou a vigorar em alguns Estados brasileiros, principalmente no Estado de São Paulo – onde se encontram grande parte dos nossos fornecedores e onde temos aproximadamente 180 lojas. A ST, que altera a forma de recolhimento do ICMS para alguns segmentos de produtos, registra este tributo no Custo da Mercadoria Vendida (CMV) e não na linha de impostos sobre vendas.

(18)

Lucro Bruto Consolidado (R$ m ilhões)

464,8 704,2 839,7 1.167,2

1.831,9 2.280,9

585,1

2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008

Lucro Bruto Controladora (R$ m ilhões)

580,5

966,1 1.198,9 795,8

496,2 410,0

646,9

2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 Margem Bruta Consolidada (%RL)

29,5 30,2 30,9 30,3 30,8 32,0 31,8

2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008

Margem Bruta Controladora (%RL)

30,2 30,3 30,1 30,1 28,9 29,4 30,3

2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008

Despesas Operacionais

No acumulado do ano 2008, as despesas operacionais consolidadas (sem depreciação e amortização) atingiram R$ 1.335,7 milhões, ou 18,6% da receita líquida, uma queda de 0,8 p.p. em relação ao ano anterior.

Deve-se considerar nesta análise a abertura de 58 lojas em 2008; a evolução das vendas do nosso comércio eletrônico, que cresceram 30% no acumulado do ano de 2008; e a Financeira Americanas Itaú, que dobrou sua base de cartões de crédito, atingindo um patamar de 2,2 milhões de cartões.

Na visão da Controladora, as despesas operacionais (sem depreciação e amortização) acumuladas em 2008 atingiram R$ 684,1 milhões, ou 17,2% da receita líquida, uma redução de 0,6 p.p. em relação ao ano anterior.

(19)

Desp. Operac. s/ deprec. &

am ort. Consolidada (%RL)

18,9 18,4 19,4 18,6

20,4 19,0 18,8

2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008

Desp. Operac. s/ deprec. &

am ort. Controladora (%RL) 18,6 18,6 17,8 17,2 19,5 18,3 18,8

2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008

Resultado Operacional*

No acumulado do exercício 2008, o lucro operacional consolidado (antes do resultado financeiro) foi de R$ 717,2 milhões, representando um crescimento de 26,5% quando comparado a 2007. A margem operacional (%RL) apresentou um crescimento de 0,1 p.p. em relação ao ano anterior (%RL).

A evolução na performance operacional de Lojas Americanas e suas controladas, que nos últimos seis anos apresentou uma taxa de crescimento anual média (CAGR) de 37,1%, indica que a estratégia da Companhia converge para a consolidação das vantagens competitivas e vem agregando oportunidades para o crescimento de rentabilidade no longo prazo.

O lucro operacional da controladora (antes do resultado financeiro e equivalência patrimonial) no acumulado do exercício de 2008 foi de R$ 383,5 milhões, o equivalente a um crescimento de 26,7% quando comparado ao verificado em 2007.

A margem operacional (%RL) apresentou um crescimento de 0,2 p.p. em relação ao ano anterior (%RL).

Res. Operacional Consolidado (R$ m ilhões)

224,0

566,9 717,2

267,8 107,9 175,0

368,7

2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008

Res. Operacional Controladora (R$ m ilhões)

180,2

302,8 383,5 240,1

148,4 100,6

194,2

2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008

* Resultado Operacional antes do Resultado Financeiro e da Equivalência Patrimonial.

CAGR = 37,1% CAGR = 25,0%

(20)

Resultado Operacional antes da amortização do ágio:

2008 %RL 2007 %RL Var (%) 2008 %RL 2007 %RL Var (%)

Lucro Bruto 1.198,9 30,1% 966,1 30,1% 24,1% 2.280,9 31,8% 1.831,9 32,0% 24,5%

Despesas (Receitas) Operacionais (815,4) -20,4% (663,3) -20,7% 22,9% (1.563,7) -21,8% (1.265,0) -22,1% 23,6%

(+) Com vendas (637,3) -16,0% (525,6) -16,4% 21,3% (1.217,8) -17,0% (983,3) -17,2% 23,8%

(+) Gerais e administrativas (46,8) -1,2% (47,1) -1,5% -0,6% (117,9) -1,6% (129,1) -2,3% -8,7%

(+) Depreciação e amortização (131,3) -3,3% (90,6) -2,8% 44,9% (228,0) -3,2% (152,6) -2,7% 49,4%

Amortização de ágio* (29,0) -0,7% (12,3) -0,4% 135,8% (53,1) -0,7% (38,6) -0,7% 37,6%

Depreciação e amortização sem amort. ágio (102,3) -2,6% (78,3) -2,4% 30,7% (174,9) -2,4% (114,0) -2,0% 53,4%

Resultado Operacional 383,5 9,6% 302,8 9,4% 26,7% 717,2 10,0% 566,9 9,9% 26,5%

(-) Estorno da amortização de ágio* (29,0) -0,7% (12,3) -0,4% 135,8% (53,1) -0,7% (38,6) -0,7% 37,6%

Resultado Operacional antes ágio 412,5 10,3% 315,1 9,8% 30,9% 770,3 10,7% 605,5 10,6% 27,2%

No consolidado: Amortização dos ágios originados na controladora e do ágio originado na aquisição do Shoptime.

* Na controladora: Amortização dos ágios originados pela fusão da Americanas.com e Submarino, pela compra de ações BTOW3 por Lojas Americanas e pela recompra de ações de própria emissão por parte da B2W.

Controladora Consolidado

O resultado operacional da controladora em 2008, sem os efeitos das amortizações do ágio oriundo da fusão da Americanas.com e Submarino, da compra de ações BTOW3 pela Lojas Americanas e, também, da recompra de BTOW3 pela B2W, apresenta uma melhora de 0,5 p.p. em relação a 2007 em percentual da RL, ou um crescimento de 30,9%.

Já o resultado operacional consolidado em 2008 sem os efeitos da amortização do ágio, apresentou um crescimento de 0,1 p.p. em relação a 2007, ou um aumento de 27,2%.

EBITDA

Em 2008, o EBITDA consolidado totalizou R$ 945,2 milhões, representando 31,4%

de crescimento em relação a 2007.

A margem EBITDA consolidada no ano foi de 13,2% da receita líquida comparada aos 12,6% da RL registrada em 2007. Apresentamos a seguir a tabela do EBITDA aberto por empresa:

2008 %RL 2007 %RL Var. ($) Var. (%)

EBITDA 945,2 13,2% 719,5 12,6% 225,7 31,4%

LOJAS AMERICANAS 514,8 12,9% 393,4 12,3% 121,4 30,9%

B2W 483,6 14,9% 347,1 13,9% 136,5 39,3%

FAI (54,9) -48,5% (18,7) -19,6% -36,2 193,6%

BWU E OUTRAS CONTROLADAS 1,7 23,5% (2,3) -2,7% 4,0 -173,9%

(21)

Em 2008, o EBITDA da controladora alcançou R$ 514,8 milhões, o equivalente a um crescimento de 30,9% quando comparado a 2007. É importante ressaltar, que o crescimento da receita líquida no mesmo período foi de 24,3%. Observa-se que a FAI, em 2008, apresentou uma variação negativa no EBITDA de R$ 36,2 milhões contra 2007, reportando um EBITDA negativo de R$ 54,9 milhões. Este resultado da FAI está em linha com o plano de negócios estabelecido pela Companhia.

142,8217,6 274,7 330,9 455,1

719,5 945,2

9,1% 11,2% 12,1% 12,0% 12,0% 12,6% 13,2%

2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008

EBITDA (R$ M M ) EBITDA (% RL)

EBITDA Consolidado

133,3 186,4 222,7 245,9 305,6

393,4 514,8

12,9%

9,4% 11,0% 11,6% 11,5% 11,6% 12,3%

2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008

EBITDA (R$ M M ) EBITDA (% RL)

EBITDA Controladora

EBITDA (LAJIDA – lucro operacional antes de juros, impostos, depreciação e amortização e excluindo despesas extraordinárias ou não operacionais) é apresentado como informação adicional porque acreditamos tratar-se de um indicador importante de nosso desempenho operacional, além de ser útil para a comparação de nosso desempenho com outras Companhias do setor de varejo. No entanto, nenhum número deverá ser considerado isoladamente como um substituto para o lucro líquido apurado de acordo com Legislação Societária e regras da Comissão de Valores Mobiliários ou ainda, como uma medida da lucratividade da Companhia. Além disso, nossos cálculos podem não ser comparáveis a outras medidas similares adotadas por outras companhias.

Vendas por Meios de Pagamentos

A abertura das vendas por meios de pagamentos no acumulado de 2008 e 2007 pode ser verificada na tabela abaixo:

2008 2007 VAR. 2008 2007 VAR.

Dinheiro 51% 52% - 1 pp 36% 37% - 1 pp

Cheque 1% 1% - 1% 0% + 1 pp

Cartão de Crédito 40% 44% - 4 pp 57% 60% - 3 pp

Cartões de Marca Própria* 8% 3% + 5 pp 6% 3% + 3 pp

*Considera os cartões de marca própria da Financeira Americanas Itaú e do Submarino Finance.

Controladora Consolidado

Vendas por Meios de Pagamentos Meios de Pagamentos

Capital de Giro [ganho de 20 dias no capital de giro líquido do 4T08 vs. 3T08]

O capital de giro líquido da controladora no 4T08 apresentou uma melhora de 20 dias quando comparado com o terceiro trimestre do ano. Esta melhora vem do ganho de 30 dias na relação entre as contas de estoque e fornecedor da Companhia, adicionado ao aumento no seu contas a receber de apenas 10 dias (20 dias 4T07 vs. 3T07).

CAGR = 25,3%

CAGR = 37,0%

(22)

A evolução do capital de giro líquido da Lojas Americanas em 2008 demonstra a constante busca pelo aperfeiçoamento de nossos processos operacionais e pelo desenvolvimento da nossa parceria com fornecedores.

Evolução do Fornecedor (Controladora) 125 106 95 81

109 140

3T07 4T07 1T08 2T08 3T08 4T08

Evolução do Estoque (Controladora)

91 98 108 104 91

87

3T07 4T07 1T08 2T08 3T08 4T08

Evolução do Contas a Receber (Controladora)

53 60

40

54

46 43

3T07 4T07 1T08 2T08 3T08 4T08

Evolução do Capital de Giro Líquido (Controladora)

15 35 50 56

39 24

3T07 4T07 1T08 2T08 3T08 4T08

melhor

Dias de estoque: [360 / (CMV últimos 12 meses / saldo de estoque)]

Dias de fornecedor: [360 / (CMV últimos 12 meses / saldo de fornecedor)]

Dias de contas a receber: [360 / (Vda. Bruta últimos 12 meses / saldo de contas a receber de cartão de crédito bruto)]

Dias de capital de giro líquido: (dias de estoque – dias de fornecedor + dias de contas a receber)

Resultado Financeiro

No ano, a despesa financeira líquida foi de R$ 432,4 milhões na visão consolidada, ou 6,0% da receita líquida (RL). Em 2007, este mesmo indicador foi de R$ 366,0 milhões, ou 6,4% da RL.

Na controladora, a despesa financeira líquida de 2008 foi de R$ 238,8 milhões contra R$ 149,1 milhões em 2007.

É importante ressaltar que, para uma melhor avaliação do resultado financeiro líquido da controladora, temos que consolidar as receitas e despesas financeiras das controladas não operacionais (Klanil, Louise, BWU e outras). Desta forma, demonstramos na tabela a seguir, uma visão do resultado financeiro com estes efeitos.

11 dias

31 dias 19 dias

4 dias

20 dias

15 dias 10 dias

20 dias

(23)

Abertura do Resultado Financeiro - R$ MM 2008 2007

R$ MM %

(+) Juros e variação monetária das aplicações financeiras 111,3 42,6 68,6 161,0%

(=) Total Receita Financeira 111,3 42,6 68,6 161,0%

(+) Juros e variação monetária dos empréstimos e financiamentos (327,7) (155,9) (171,8) 110,2%

(+) Variação monetária passivo fiscal (12,0) (17,1) 5,1 -29,8%

(+) Impostos sobre transações financeiras (10,3) (18,7) 8,4 -44,9%

(=)Total Despesa Financeira (350,0) (191,7) (158,3) 82,6%

Res. Financ. Líq. Controladora (antes Klanil, Louise, BWU e outras) (238,8) (149,1) (89,7) 60,2%

(+) Equivalências Klanil, Louise e outras controladas (7,3) (39,1) 31,8 -81,4%

(+) Resultado Financeiro Líquido BWU 37,4 (6,8) 44,2 -652,5%

Res. Financ. Líq. Controladora (após Klanil, Louise, BWU e outras) (208,7) (195,0) (13,7) 7,0%

(+) Resultado Financeiro Líquido B2W - consolidada (223,7) (171,0) (52,7) 30,8%

Res. Financ. Líq. Consolidado (432,4) (366,0) (66,4) 18,1%

Variação

A despesa financeira líquida em 2008 da controladora, considerando os efeitos mencionados e antes da B2W, foi de R$ 208,7 milhões e apresentou um crescimento de 7,0% enquanto a receita líquida da controladora cresceu 24,3%.

Neste período, investimos na abertura/reforma de lojas e ampliação/modernização dos nossos centros de distribuição, pagamos dividendos, recompramos ações (LAME3 e LAME4) e compramos ações da B2W (BTOW3).

A Companhia continua reafirmando seu compromisso com a política conservadora de aplicação do caixa, manifestada pela utilização de instrumentos de hedge, em moedas estrangeiras, para fazer frente a eventuais flutuações do câmbio, seja em relação ao passivo financeiro, seja para sua posição de caixa total. Estes instrumentos anulam o risco cambial, transformando o custo da dívida para moeda e taxa de juros locais (em percentual do CDI*). No mesmo sentido, é importante ressaltar que o caixa da Companhia está aplicado nas maiores instituições financeiras do Brasil.

* CDI - Certificado de depósito interbancário: taxa média das captações no mercado interbancário.

Lucro Líquido

O lucro líquido em 2008 foi de R$ 111,7 milhões, comparados aos R$ 103,0 milhões registrados em 2007.

O lucro líquido do quarto trimestre de 2008 foi de R$ 105,8 milhões, valor 40,7%

superior aos R$ 75,2 milhões apurados no mesmo período de 2007.

A tabela a seguir apresenta as principais variações do EBITDA ao lucro líquido:

(24)

CONCILIAÇÃO DO LUCRO LÍQUIDO

2008 2007 Var. ($) Var. (%)

EBITDA 514,8 393,4 121,4 30,9%

(+) Depreciação/Amortização (não ágio) (102,3) (78,3) (24,0) 30,7%

(+) Resultado Financeiro Controladora (238,8) (149,1) (89,7) 60,2%

(+) Amort. ágio (fusão/Lojas comprando BTOW3) (20,0) (11,4) (8,6) 75,4%

(+) Amort. ágio (B2W recomprando BTOW3) (9,0) (0,9) (8,1) 900,0%

Total Amortização de ágio Controladora (29,0) (12,3) (16,7) 135,8%

(+) Equivalência B2W 49,1 33,4 15,7 47,0%

(+) Equivalência FAI (38,2) (17,2) (21,0) 122,1%

(+) Equivalência outras controladas 12,7 (30,7) 43,4 -141,4%

(+) Resultado não operacional* (7,8) 0,3 (8,1) -2700,0%

(+) Participação Estatutária (7,0) (6,0) (1,0) 16,7%

(+) Imposto de renda e contribuição social (41,8) (30,5) (11,3) 37,0%

LUCRO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO 111,7 103,0 8,7 8,4%

(-) Estorno da amortização de ágio (29,0) (12,3) (16,7) 135,8%

LUCRO LÍQUIDO SEM AMORTIZAÇÃO DE ÁGIO 140,7 115,3 25,4 22,0%

Lojas Americanas (Controladora)

* na Lei 11.638/07, chamado de “outras receitas (despesas) operacionais”.

Amortização de ágio

As amortizações de ágio apresentadas no quadro acima são originadas pela fusão da Americanas.com com o Submarino ocorrida em dezembro de 2006, pela compra de ações BTOW3 por Lojas Americanas e pela recompra de ações de própria emissão por parte da B2W. O valor dessas amortizações teve um efeito negativo no resultado da controladora em 2008 de R$ 29,0 milhões, apresentando uma variação negativa de R$ 16,7 milhões quando comparada ao mesmo período do ano passado.

Equivalência FAI

A FAI (Financeira Americanas Itaú), apresentou um prejuízo de R$ 38,2 milhões em 2008, uma variação negativa de R$ 21,0 milhões versus 2007. Observa-se que a FAI é uma empresa em processo de investimento e maturação.

Resultado não operacional (na Lei 11.638/07, chamado de “outras receitas (despesas) operacionais”) O resultado não operacional em 2008 foi negativo em R$ 7,8 milhões, versus um resultado positivo de R$ 0,3 milhão em 2007.

ENDIVIDAMENTO

Lojas Americanas utiliza sua geração de caixa priorizando investimentos que apresentem os melhores retornos para os acionistas. Assim sendo, listamos a seguir as principais ações realizadas no período de 01/01/2008 a 31/12/2008:

• Investimentos da Lojas Americanas e da B2W no imobilizado, diferido e intangível (desenvolvimento de websites e sistemas) de R$ 459,2 milhões;

(25)

• Pagamento de juros sobre o capital próprio e dividendos brutos no valor de R$ 31,0 milhões pagos em abril de 2008, referentes ao resultado de 2007;

• Recompra de ações da própria emissão (LAME3 e LAME4) no montante de R$ 25,8 milhões;

• Compra de 1.497 mil de ações ordinárias da controlada B2W (BTOW3), no valor total de R$ 88,3 milhões;

• Recompra de ações de própria emissão pela B2W no montante de R$ 122,2 milhões.

Os empréstimos consolidados de curto e longo prazo de Lojas Americanas em 31/12/2008 foram de R$ 4.032,7 milhões. Subtraindo a posição de caixa no valor de R$ 3.066,7 milhões (caixa + aplicações financeiras + contas a receber dos cartões de crédito e débito + 50% do financiamento a clientes da FAI) do total dos empréstimos, encontramos um endividamento líquido de R$ 966,0 milhões.

Endividamento Consolidado

31/12/2008 30/9/2008 31/12/2007 Empréstimos e financiamentos 1.841,4 1.817,5 1.444,5 Debêntures curto prazo 115,3 100,0 18,3 Endividamento de Curto Prazo 1.956,7 1.917,5 1.462,8 Empréstimos e financiamentos 1.343,7 985,3 660,4 Debêntures longo prazo 732,3 732,3 434,6 Endividamento de Longo Prazo 2.076,0 1.717,6 1.095,0 Endividamento Bruto 4.032,7 3.635,1 2.557,8 Caixas e bancos 112,7 315,2 340,1 Aplicações Financeiras 2.182,1 1.682,9 871,1 Cartões de crédito/débito clientes 514,1 111,9 859,3 Financiamento a clientes - FAI (50%) 257,8 266,6 119,1 Disponibilidades Totais 3.066,7 2.376,6 2.189,6 (Endividamento) / Caixa Líquido (966,0) (1.258,5) (368,2)

Ajustes da lei 11.638/07

Em 2008, entrou em vigor a Lei nº 11.638/07, bem como a Medida Provisória no.

449, de 3 de dezembro de 2008, que alteraram, revogaram e introduziram novos dispositivos à Lei das Sociedades por Ações sobre matéria contábil. Essa nova legislação tem, principalmente, o objetivo de atualizar a legislação societária brasileira para possibilitar o processo de convergência das práticas contábeis adotadas no Brasil com aquelas constantes das normas internacionais de contabilidade (IFRS).

(26)

Os efeitos contábeis registrados no resultado do exercício findo em 31 de dezembro de 2008 e no patrimônio líquido, quando da adoção inicial da Lei 11.638/07 e da Medida Provisória 449/08, estão demonstrados a seguir:

Ajuste a Valor Presente (AVP): impacto positivo de R$ 1,5 milhão na controladora e negativo de R$ 13,1 milhões no consolidado, referentes ao efeito do ajuste sobre as operações ativas e passivas de longo prazo e relevantes de curto prazo, cujos principais efeitos foram registrados nas linhas “contas a receber”, “fornecedores”, “estoques” e nas respectivas contas de contrapartida no resultado do exercício;

Baixa de Ativos Diferidos: impactos negativos de R$ 11,4 milhões na controladora e de R$ 18,0 milhões no consolidado, referentes ao lançamento como despesas dos gastos antes classificados como Ativo Diferido e que não puderam ser reclassificados para o Imobilizado e Intangível;

Pagamentos baseados em ações: impactos negativos de R$ 1,3 milhão na controladora e de R$ 2,3 milhões no consolidado, referentes aos custos com os programas de remuneração baseada em ações.

Equivalência Patrimonial: efeitos da aplicação da Lei 11.638/07 nas empresas controladas.

RECONCILIAÇÃO DO LUCRO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO 2008 2008

R$MM Controladora Consolidado

reapresentação reapresentação

Lucro Líquido antes dos efeitos da Lei 11.638/07 e MP 449/08 111,7 111,7 Efeitos da Lei 11.638/07 e MP 449/08:

Ajuste a valor presente de ativos e passivos 1,5 (13,1)

Baixa de ativos diferidos e não reclassificáveis líquidos de amortização (11,4) (18,0)

Pagamentos baseados em ações (1,3) (2,3)

Equivalência patrimonial (14,7) 0,0

Efeitos fiscais sobre os ajustes da Lei 11.638/07 e MP 449/08 3,7 11,2

Efeito Líquido (22,2) (22,2)

(=) Lucro Líquido após os efeitos da Lei 11.638/07 e MP 449/08 89,5 89,5

Referências

Documentos relacionados

O DEG não se responsabiliza pela convocação dos tutores selecionados para a assinatura do Termo de Compromisso de Tutoria de Graduação, sendo essa

2- Cartão de Crédito via PAG SEGURO (para pagamento parcelado taxas do PAG SEGURO serão acrescidas) Assim que recebermos sua ficha de inscrição e verificarmos que o

1 - Os espaços verdes são espaços públicos integrados na estrutura urbana onde predomina a presença da natureza, devidamente equipados e mantidos para usos

hard If a server goes down, causes operations that try to access it to block until the server comes back up soft If a server goes down, causes operations that try to access it to

Neste relatório apresentamos também, as informações referentes às empresas controladas B2W – Companhia Global do Va- rejo, que oferece produtos e serviços via internet,

Paralelamente às atividades consolidadas no eixo de apoio à promoção, prevenção e assistência à saúde, a Fundação tem disponibilizado a sua infraestrutura gerencial

Jâatzîmç, ka pagasta pârvaldç arî var saòemt Daugavpils novada domes pieòemto lçmumu kopijas un sçþu protokola izrakstus.. Pagasta pârvalde organizç tai valdîjumâ

consta no final deste documento e assinar um Termo de Compromisso no qual assumem que estão cientes de todas as responsabilidades no uso do auditório. Situações em que não pode