• Nenhum resultado encontrado

VENTILAÇÃO NÃO INVASIVA NA ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA REVISÃO DE LITERATURA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "VENTILAÇÃO NÃO INVASIVA NA ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA REVISÃO DE LITERATURA"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS E FORMAÇÃO INTEGRADA ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA CARDIORESPIRATÓRIA E UTI

MICHELLE BARBOSA MATOS

VENTILAÇÃO NÃO INVASIVA NA ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA – REVISÃO DE LITERATURA

Goiânia 2012

(2)

MICHELLE BARBOSA MATOS

VENTILAÇÃO NÃO INVASIVA NA ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA – REVISÃO DE LITERATURA

Artigo apresentado ao curso de Especialização em Fisioterapia Cardiorespiratória e UTI do Centro de Estudos Avançados e Formação Integrada, chancelado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Orientador: Prof. Andréa Thomazine Tufanin.

Goiânia 2012

(3)

VENTILAÇÃO NÃO INVASIVA NA ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA – REVISÃO DE LITERATURA

Non-invasive ventilation in amyotrophic lateral sclerosis - Review

Michelle Barbosa Matos Fisioterapeuta micchelle_fisio@hotmail.com

Andrea Tufanin Fisioterapeuta, Mestre em Ciências da Saúde, Especialista em Fisioterapia Respiratória e docente do CEAFI PÓS-GRADUAÇÃO andreathomazine@yahoo.com.br

RESUMO

Introdução: A esclerose lateral amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa de caráter progressivo. Com a evolução surgem as complicações respiratórias devido à fraqueza da musculatura respiratória, sendo responsável por mais de 85% das mortes.

Objetivo: Demonstrar a atualização a respeito do uso da VNI e seus efeitos em pacientes com ELA. Métodos: Revisão bibliográfica nas bases Medline, Scielo, Lilacs e Pubmed, com delimitação da busca entre 2000 a 2010. Resultados: Como tratamento de escolha a VNI previne complicações e alivia os sintomas da disfunção respiratória, tem sido empregada com objetivo de melhorar a qualidade de vida e prolongar a sobrevida dos pacientes. É um método de fácil aplicação e remoção, menor custo de tratamento, preservam as vias aéreas superiores, garante maior conforto ao paciente e as complicações da própria intubação.

Conclusão: A VNI é um instrumento de grande importância, possibilita melhora na qualidade de vida e prolonga sobrevida em alguns casos. Além de proporcionar efeitos benéficos a nível psicológico e emocional, adiamento da traqueostomia, pneumonias recorrentes, insuficiência respiratória aguda, melhoria da função glótica e o reinicio precoce da alimentação e fala.

Palavras-chave: Esclerose Lateral Amiotrofica, doença do neurônio motor, doenças neuromusculares, respiração com pressão positiva, fisioterapia respiratória, ventilação mecânica não invasiva.

ABSTRACT

Introduction: Amyotrophic lateral sclerosis (ALS) is a neurodegenerative diseaseof progressive. With the evolution of respiratory complications arisedue to the weakness of the respiratory muscles, accounting for more than 85% of deaths. Objective: Demonstrate the update regarding the use of NIV and its effects in patients with ALS. Methods: Literature

(4)

review in Medline, Scielo, Lilacs and Pubmed search withdemarcation between 2000 to 2010.

Results: The treatment of choice NIV prevents complications and relieves symptoms of respiratory dysfunction, has been employed in order to improve the quality of life and prolong patient survival. It is a method of easy application and removal, lower cost of treatment, preservingthe upper airway, ensures greater patient comfort and complications caused by intubation. Conclusion: The NIV is a very important tool, enables improvement in quality of life and prolong survival in some cases. In addition to be beneficial tothe psychological and emotional postponement of the tracheostomy,recurrent pneumonia, acute respiratory failure, improved glottalfunction and earlier resumption of feeding and speech.

Keywords: Amyotrophic lateral sclerosis, motor neuron disease, neuromuscular diseases, positive pressure breathing, respiratory physiotherapy, noninvasive mechanical ventilation.

INTRODUÇÃO

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa de caráter progressivo, incapacitante e fatal. Caracterizada pela degeneração e morte de neurônios motores no córtex, tronco e medula espinhal1- 4.

O termo amiotrófico está relacionado à atrofia muscular, fasciculações e espasticidade. Clinicamente a ELA evolui com debilidade e atrofia progressiva da musculatura respiratória, de membros inferiores, superiores e tronco; distúrbios do sono;

estresse psico-social; espasticidade e sintomas de origem bulbar (disartria e disfagia), e pode evoluir para ventilação mecânica e posteriormente óbito. A capacidade intelectual é preservada e seu grau de consciência permanece intacto1, 2, 4, 5.

A ELA instala-se mais entre a quinta e sexta década de vida, a incidência no Brasil é de 1,5 casos/100.000 habitantes, totalizando 2.500 novos casos por ano. Os homens são duas vezes mais afetados que mulheres e a etnia mais acometida é caucasiana quando comparada com a negra 5,6, 7.

A causa da ELA não é totalmente esclarecida, sendo que 20% dos casos estão relacionados a fatores genéticos (familiar) e 80% não (esporádica). A sobrevida média de 2 a 5 anos após o inicio dos sintomas5, 6,7.

Não há um tratamento especifico até o presente momento, o fármaco Riluzole®

apresenta evidencias de mudar a evolução da ELA, reduzindo a degeneração neuronal e prolongando a vida dos pacientes entre 6 a 20 meses. O tratamento multidisciplinar pode prolongar a sobrevida, visando à garantia de uma melhor qualidade de vida possível e dignidade 6, 7.

(5)

Com a evolução da ELA surgem as complicações respiratórias devido à fraqueza da musculatura respiratória, levando a incapacidade de ventilação, sendo responsável por mais de 85% das mortes 1,4.

A função respiratória destes pacientes apresenta um padrão restritivo, evoluem com uma diminuição progressiva da capacidade vital forçada (CVF) e alteração da ventilação- perfusão. Os recursos utilizados para quantificar essas alterações respiratórias são identificados através da: gasometria arterial para verificar os níveis sanguíneos de oxigênio (O2) e gás carbônico (CO2) e equilíbrio ácido básico; oximetria de pulso para saturação periférica de oxigênio (SpO2); manovacuometria para analisar a força dos músculos ventilatórios e espirometria que avaliam as capacidades pulmonares. Como tratamento de escolha a ventilação mecânica não invasiva (VNI) previne complicações e alivio dos sintomas de disfunção respiratória 4,6,7.

O objetivo desse estudo foi realizar uma revisão bibliográfica e demonstrar a atualização a respeito do uso da VNI e seus efeitos em pacientes com ELA.

MÉTODOS

Foi realizado uma revisão bibliográfica nas bases Medline, Scielo, Lilacs e Pubmed, com artigos publicados entre 2000 e 2010. Com os seguintes descritores: Esclerose Lateral Amiotrofica, doença do neurônio motor, doenças neuromusculares, respiração com pressão positiva, fisioterapia respiratória, ventilação mecânica não invasiva e em inglês Amyotrophic lateral sclerosis, motor neuron disease, neuromuscular diseases, positive pressure breathing, respiratory physiotherapy, noninvasive mechanical ventilation.

Os critérios de inclusão utilizados foram artigos nos idiomas inglês e português, dos últimos 10 anos, relacionados ao tratamento da fisioterapia através do uso por meio da VNI em pacientes com ELA. Como critério de exclusão os artigos duplicados.

(6)

RESULTADOS E DISCUSSÃO

A VNI é um método de ventilação mecânica alveolar no qual o suporte ventilatório é fornecido através de máscaras nasal ou oronasal frequentemente mais utilizadas, sem a necessidade de intubação. É de fácil aplicação e remoção, menor custo de tratamento, preserva as vias aéreas superiores, garante maior conforto ao paciente e as complicações da própria intubação8, 9, 10.

Atualmente existe uma variedade de equipamentos de VNI como: o BIPAP (Bilevel Positive Pressure Airway) que é amplamente utilizado. É caracterizado por dois níveis de pressão positiva nas vias aéreas: uma maior pressão na inspiração – IPAP e uma menor pressão na expiração – EPAP. O CPAP (pressão positiva continua nas vias aéreas), o suporte ventilatório ocorre através da aplicação do mesmo nível de pressão positiva nas vias aéreas durante a inspiração e expiração 10, 11.

A VNI embora seja um método que forneça um suporte ventilatório eficiente, oferece um alargado número de complicações como: irritação na pele, irritação nos olhos, ressecamento da mucosa nasal ou oral, escape de ar ao redor da máscara, aerofagia e distensão abdominal8,10.

Dentre as bibliografias utilizadas verificamos que a concordância entre Martinez e Carvalho10 e Presto et.al.11 se referem à indicação da VNI, em pacientes que apresentam:

redução de 50% do valor predito para capacidade vital forçada (CVF), diminuição da SpO2

abaixo de 88% por mais de cinco minutos durante o sono, pressão parcial de oxigênio no sangue arterial (PaCO2) acima de 45mmHg e/ou aumento da pressão máxima dos músculos inspiratórios (Pimax) acima de 60 cmH2O. Como também na presença dos sintomas de dispnéia, ortopneia, cefaleia matinal, sono diurno excessivo e perda de concentração.

A VNI tem sido empregada com objetivo de melhorar a qualidade de vida e prolongar a sobrevida dos pacientes12. Segundo Pozza et al.9 os pacientes em fase avançada da ELA com desconforto respiratório e capacidade vital forçada inferior a 50% pode aumentar seu tempo de sobrevivência e ter melhor qualidade de vida usando BiPAP ®.

De acordo com Presto et al.11 demonstrou que os pacientes que utilizaram VNI através da Bilevel por mais de 4 horas diárias durante 60 dias tiveram uma maior tolerância a VNI. Este grupo obteve uma lentificação na queda da CVF através do tempo de utilização e redução na taxa de mortalidade. E consequentemente, a sobrevida e tolerância ao uso VNI estão diretamente relacionados ao grau de comprometimento da função bulbar e aos fatores

(7)

nutricionais antes do início da VNI. Apenas os pacientes com disfunção bulbar leve e moderada apresentaram tolerância ao uso da VNI.

Segundo Presto et al.11 o prolongamento da vida foi observado através da utilização da VNI associada à tosse mecânica assistida, quando necessária, permitia a um pequeno número de pacientes o adiamento da necessidade de traqueostomia e o prolongamento da vida por um período maior que um ano. De acordo com Rocha e Miranda13 a utilização da VNI nos pacientes com ELA está associada com uma melhora na incidência de pneumonia por via aérea artificial, reinicio precoce da alimentação e da fala, melhoria da função glótica com aumento da eficácia da tosse, além de efeitos benéficos a nível psicológico e emocional.

Os pacientes com ELA submetidos à VNI para tratar distúrbios respiratórios do sono, observou uma melhora significativa na qualidade de vida. Quando o comprometimento bulbar não é grave apresentam melhora ou manutenção na qualidade de vida e sobrevida. Entretanto quando existe o comprometimento bulbar grave, a utilização na VNI terá como resultado melhora nos sintomas respiratórios noturnos, mas sem aumento significativo de sobrevida 9,11. Paschoal, Villalba e Pereira14 ao investigarem os benefícios da VNI em pacientes com diagnóstico de hipoventilação noturna, observaram que o tratamento pode melhorar a sobrevida em alguns pacientes, além da melhora da qualidade do sono, melhora do bem-estar, diminuição da sonolência diurna, melhora os gases sanguíneos durante o dia e diminuição da taxa de declínio da função pulmonar.

Segundo Martinez e Carvalho10 a qualidade de vida melhora consideravelmente quando o paciente opta pelos métodos não invasivos, evitando assim a traqueostomia, as pneumonias recorrentes e a insuficiência respiratória aguda. A ventilação não invasiva domiciliar permiti progressos no tratamento de pacientes com ELA, com aumento da sobrevivência e da qualidade de vida.

A ventilação mecânica não invasiva poderia ser usada para melhorar a qualidade do sono do paciente e da função respiratória, independente de ser utilizado o CPAP ou BIPAP®9.

Estudos demonstraram que um grupo de pacientes com deteriorização bulbar significativa quando indicado a VNI não se beneficiaram de tal artificio, sendo intolerante a utilização pela não adaptação, porém colocaram que os sintomas bulbares contam apenas parcialmente para a intolerância a VNI, sendo que 30% dos pacientes com sintomas bulbares moderados ou graves foram tolerantes ao tratamento e se beneficiaram. Os sintomas bulbares são relevantes para intolerância a VNI, porém não deveriam interditar uma triagem deste recurso. Por outro lado Paim15 descreveu que todos os pacientes com deteriorização bulbar

(8)

significativa não foram capazes de tolerar o uso da VNI. Concluíram que somente os pacientes com deteriorizacao bulbar leve ou ausente se beneficiaram com a VNI 15.

No estudo de Paim15, foi verificado melhora na qualidade de vida quando comparado antes e após a instituição da VNI por pressão positiva, observaram melhora significativa, com exceção da função física do paciente. Onde relataram piora da função física, indicando progressão da doença.

CONCLUSÃO

Através desta revisão bibliográfica verificou-se que apesar de ser um cuidado paliativo, a instalação da VNI, em pacientes com ELA, é um instrumento de grande importância, que possibilita uma melhora na qualidade de vida e prolonga a sobrevida, em alguns casos. A VNI proporciona efeitos benéficos a nível psicológico e emocional, além do adiamento da traqueostomia, pneumonias recorrentes, insuficiência respiratória aguda, melhoria da função glótica, e o reinicio precoce da alimentação e da fala. Levando em consideração a importância da VNI em pacientes com ELA vem demonstrando a necessidade da continuidade de estudos sobre os efeitos de sua utilização e consequentemente os resultados obtidos.

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus, pela sua presença constante em minha vida sempre iluminando e guiando às escolhas certas.

A minha orientadora Andrea Tufanin, muito obrigada pela paciência, apoio e incentivos.

Agradeço aos estímulos, recebido, de forma indireta, de meus pacientes para o aprimoramento profissional.

Expresso a minha e gratidão a todos que de alguma maneira contribuíram para execução desse trabalho.

(9)

REFERÊNCIAS

1. Hobaika ABS, Neves BS. Anestesia combinada raqui-peridural em paciente portadora de esclerose lateral amiotrófica. Relato de caso. Rev. Bras. Anestesiol. 2009; 59 (2): 206-9.

2. Cassemiro CR, Arce CG. Comunicação visual por computador na esclerose lateral amiotrófica. Arq, Bras. Oftalmol. 2004; 67 (2) 295-300.

3. Facchinetti LD, Orsim LD, Lima MA. Os riscos do exercício excessivo na Esclerose Lateral: atualização da literatura. Rev. Bras. Neurol. 2009; 45 (3) 33-8.

4. Orsini M, Freitas MRG, Mello MP, Antoniolli RS, Reis JPB, Nascimento OJM et al.

Reabilitação física na Esclerose lateral amiotrófica. Rev. Neurocienc. 2009; 17 (1) 30-6.

5. Pallotta R, Andrade A, Bispo COM. A Esclerose Lateral Amiotrófica como Doença Autoimune. 2011.

6. Campos TSP, Favero FM. Exercícios aquáticos e em solo para pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica: Revisão de literatura. Rev. Neurocienc. 2009; 17 (2) 170-7.

7. Xerez DR. Reabilitação na Esclerose Lateral Amiotrófica: revisão da literatura. ACTA FISIATR. 2008; 15 (2) 182-8.

8. Santiago ICM, Meireles FMS, Kuehner FMS, Almeida MA. Conhecimentos e experiências de fisioterapeutas sobre ventilação não invasiva. Rev. Bras. Promoç. Saúde. 2011; 24 (3).

9. Pozza AM, Delamura MK, Ramirez C, Valério NI, Marino LHC, Lamari NM. Conduta fisioterapeutica na esclerose lateral amiotrófica. São Paulo Medical Journal. 2006; 124: 350-4.

10. Martinez AM, Carvalho EV. Proposta do conteúdo a ser abordado em um manual sobre os cuidados respiratórios para pacientes com esclerose lateral eamiotrófica e seus cuidadores.

São Paulo. 2005.

11. Presto B, Orsini M, Presto LDN, Calheiros M, Freitas MRG, Mello MP et al. Ventilação não-invasiva e fisioterapia respiratória para pacientes com esclerose lateral amiotrófica. Rev.

Neurocienc. 2009; 17 (3) 293-7.

12. Rocha JA, Miranda MJ. Disfunção ventilatória na doença do neurônio motor. Quando e como intervir? Acta Med Port. 2007; 20: 157-65.

13. Fonseca LA, Fontes SV, Anequini IP, Fávero FM, Oliveira ASB. Orientações emergenciais para profissionais que assistem pacientes com esclerose lateral amiotrófica. Rev.

Neurocienc.

14. Paschoal IA, Villalba WO, Pereira MC. Insuficiência respiratória crônica nas doenças neuromusculares: diagnóstico e tratamento. J. Bras. Pneumol. 2007; 33 (1).

(10)

15. Paim E. Ventilação mecânica não-invasiva por pressão positiva em pacientes com esclerose lateral amiotrófica: benefícios e limitações. São Paulo. 2004.

Referências

Documentos relacionados

os 2 e 4 do artigo 30.º, artigos 33.º a 38.º da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (LTFP), aprovada pela Lei n.º 35/2014, de 20 de junho e do disposto no artigo 11.º

A estratégia é educar pela pesquisa, onde os estudantes do curso devem desenvolver e serem envolvidos em ações de planejamento, intervenção didática e

Metodologia: Foi realizada uma revisão da literatura sobre os artigos publicados no período de 2000 a 2015 que relatem a ventilação não invasiva e a fisioterapia respiratória

No estágio II já existe fraqueza muscular moderada e envolvimento de um maior número de grupamentos musculares, logo, é orientado a continuidade dos exercícios do estágio I e

Na ELA o hidroterapeuta tem que trabalhar em conjunto com o médico e a equipe da fisioterapia respiratória para monitoração da capacidade vital dos pacientes (acima de 50% de perda

Live de Aquecimento - Como se preparar para uma Audiência de Instrução na Justiça Comum Cível 1. Porque falar sobre audiências? 1.1. 1) Porque é o ponto mais importante do

Os resultados dos testes de desempenho escolar mostraram que tanto as crianças com DEP quanto as sem DEP apresentaram um escore de leitura inferior do esperado

e/ou aumento da Pressão Inspiratória Máxima dos Músculos Inspiratórios (PImax) para valores maiores que -60 cmH 2 O 20 ; contudo, atualmente se questiona a indicação mais precoce