• Nenhum resultado encontrado

CONCLUSÃ0 DO CURSO DE PLANTAS MEDICINAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "CONCLUSÃ0 DO CURSO DE PLANTAS MEDICINAIS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

BRAVA CURSOS

BRAVACURSOS.COM.BR CURSO DE NOME DO CURSO

CONCLUSÃ0 DO CURSO DE PLANTAS MEDICINAIS

FRANCISCO DAS CHAGAS DA SILVA

Trabalho de Conclusão apresentado ao Instituto Brava Cursos, como parte dos requisitos para obtenção da Certificação ao Curso de Plantas Medicinais

(2)

SUMÁRIO

Resumo ... III

Introdução ... 1

Sub-Título

... 1

CAPÍTULO 1 ... 2

CONCLUSÕES ... 3

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ... 4

(3)

RESUMO

Tendo como objetivo concluir o curso de Plantas Medicinais, realizado no Instituto Brava Cursos, para que seja possível obter a certificação referente ao curso, foi apresentado o presente trabalho que consta do resumo do estudo realizado na apostila disponibilizada pelo o Instituto aos alunos que realizaram o curso nesta instituição. É um resumo dos principais tópicos dos textos que se encontra na apostila sobre as plantas medicinais, de formas resumidas onde seja possível se ter uma melhor aprendizagem do conteúdo estudado.

(4)

INTRODUÇÃO

O uso de plantas medicinais na pratica de curar é uma forma de tratamento milenar das civilizações, relacionadas aos primórdios da medicina e fundamental no acumulo de informações por sucessivas gerações. Ao longo dos séculos foram usados produtos de origem vegetais que constituíram a base para o tratamento de diversas doenças.

A primeira referencia escrita sobre o uso de plantas medicinais como remédios é a obra chinesa pen Ts’ao (A grande fitoterapia), de Shen Nung, 2800 a.C. No Egito, antigo papiros mostram que a partir de 2000 a. C, diversos médicos utilizava as plantas para tratamento. No papiro Eber, que trata de cerca de 1500 a.C, foram mencionados cerca 700 drogas diferentes, incluindo extratos de plantas, metis como chumbo e cobre, e veneno de animais de varias espécies.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% da população mundial utilizam plantas medicinais como forma de tratamento de doenças.

O Brasil possui a maior diversidade de vegetais do mundo, assim como conhecimento cientifico que valida o uso seguro de plantas medicinais pela a população.

Esse interesse da população no que se refere o uso seguro de plantas medicinais vem crescendo por meio de ações implementadas pelo o conhecimento cientifico por parte de profissionais de saúde, como também pela busca de conhecimento por parte das lideranças locais que buscam ampliar o saber popular por meio de pesquisas em periódicos e curso.

Através deste trabalho que consta do resumo da apostila do curso de plantas Medicinais, realizado no Instituto Brava Curso, após o estudo, foi realizado o resumo dos principais tópicos estudado durante o curso, onde foram obtidos conhecimento teóricos referentes as plantas medicinais e apresentado a Instituto para obtenção da certificação de conclusão.

(5)

CAPÍTULO 1

Nos últimos anos, a medicina natural e a fitoterapia humana tomaram grande impulso, principalmente pela eficácia comprovada através de resultados experimentais, tornou-a novamente uma alternativa amplamente utilizadas pelas as pessoas que procuram métodos alternativos ou de baixo custo para cura de doenças. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 3,5 bilhões de pessoas em países em desenvolvimento depende de medicamentos derivados de plantas para tratarem várias doenças.

As plantas medicinais representam fator de grande importância para manutenção das condições de saúde das pessoas. Além da comprovação terapêutica, as plantas medicinais representa parte importante da cultura popular de um povo, sendo parte de um saber utilizada e difundida pelas as populações por vários anos.

Dentre essas informações, é essencial que se tenha embasamento científico que possa orientar de forma seguro a utilização de plantas medicinais e no decorre do curso foi possível adquirir conhecimentos técnico e teórico sobre a utilização dessas plantas.

Definições de plantas medicinais: planta medicinal e fitoterapia caracterizam-se pelo uso de plantas em suas diferentes formas farmacêuticas sem a utilização de substancias ativos isoladas, ainda que sejam de origem vegetal. Elas contem quantidades variáveis de princípios ativos

Principio ativo: são substancias químicas, geralmente metabolitos secundários, que as plantas produzem durante seu crescimento e desenvolvimento e que produz ação adversa no organismo humano.

Metabolitos secundários das plantas: glicídio substancia tônicas, óleos essenciais, resinas, alcaloides, flavonoides, mucilagens, saponinas, ácidos orgânicos, ácidos graxos, taninos, vitaminas, minerais.

Propriedades terapêuticas: afrodisíaca, anafrodisíaca, antibióticas, abortiva, antiespasmódicas, antidiarreica, adstringente, balsâmica, broco dilatadoras, calmante, cicatrizante, colérica, colagogas, depurativa, emética.

Uso correto das plantas

Colheita: Colher em tempo seco após ter secado o orvalho. Verificar se a planta não esta suja de terra, com insetos ou doenças.

Secagem: de forma geral as plantas devem ser secas em locais com boa ventilação e ao abrigo da luz do sol. Deve ser sacadas separadamente cada espécie de planta, colocadas em camadas de no máximo 3 cm, e durante a secagem essas não devem perde o odor característico.

Armazenamento: após a secagem, as plantas medicinais devem serem armazenadas em local seco, escuro, arejado por um período máximo de 1 ano, etiquetando com nome da planta e data da colheita

Apesar de natural, o uso de plantas deve-se ter alguns cuidadas, como conhecer a planta que se vai usar e qual finalidade. O conhecimento da planta é de fundamentais importâncias, pois existem umas vastas espécies de plantas altamente toxicas para o uso.

Como também algumas plantas se usadas em altas dosagens podem provocar graves problemas para saúde, como também existe contraindicação de plantas para algumas

(6)

CONCLUSÕES

A partir deste resumo, pode-se concluir, sobre a relevância do estudo e conhecimento da eficiência da aplicação das plantas medicinais e fitoterápicos, possibilitando obter-se melhor conhecimento sobre tais como identificação, classificação, preparo e uso correto e eficiente de se extrair de forma mais proveitosa seus princípios ativos e uso seguro para se ter grandes proveitos da qualidade farmacológica das plantas.

O estudo se procedeu de forma objetiva em relação ao conhecimento técnico mais qualificado sobre o uso de plantas medicinais. Nesta literatura examinada, mostraram-se as diferentes percepções sobre utilização das ervas. Reconhecer e identificar propriedades tóxico, diferencias e semelhanças entre as espécies vegetais sendo cautelosa quanto a forma de preparo e doses indicadas de cada planta. Neste sentido o estudo apontou as precauções no uso de plantas medicinais e fitoterápicas devido as propriedades tóxicas delas.

Referências

Documentos relacionados

Descrição do I ndicador I ndicador que exprime em valor percentual a proporção de consultas externas médicas com registo de alta clinica no total de consultas externas.

[...] Com efeito, aqueles que julgam que as ideias consistem nas imagens que em nós se formam pelo encontro dos corpos estão convencidos de que essas ideias das coisas

A questão resolve-se não pela rescisão da coisa julgada ex tunc, mas pela cessação ex nunc dos seus efeitos normativos no tempo, haja vista o surgimento de evento

Atentemo-nos seguintes exemplos nas frases «A minha mulher está doente» e «A minha esposa está doente», as palavras destacadas («mulher» e «esposa») são sinônimas; no entanto,

Segundo Lakoff e Johnson (2002 [1980]), ao identificarmos nossas experiências com entidades ou substâncias, podemos referir-nos a elas, categorizá-las, agrupá-las e

em relação às espécies de Tephritidae, realizou-se uma análise faunística em doze pomares de quatro municípios (Chapecó, Cunha Porã, São Carlos e Xanxerê).. O levantamento

Primeiramente recomenda-se a interação do ser humano com o ambiente para que assim seja possível entender a importância do ecoparque não somente aos moradores do entorno que lhes

O objetivo do presente estudo foi analisar as repercussões do estresse por contenção aplicado durante a última semana de gestação sobre: (1) o cuidado maternal; (2)