• Nenhum resultado encontrado

O USO DAS TDIC PARA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA NO ENSINO DE ENFERMAGEM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O USO DAS TDIC PARA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA NO ENSINO DE ENFERMAGEM"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

[Digite uma citação do documento ou o

O USO DAS TDIC PARA RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA NO ENSINO DE ENFERMAGEM

THE USE OF DTIC TO RESOLVE PROBLEM-SITUATIONS IN NURSING TEACHING

Antonia Mauryane Lopes (Universidade Federal do Piauí – lopes_mauryane_lopes@gmail.com)

Augusto Everton Dias Castro (Universidad Internacional Iberoamericana – augusto.everton@hotmail.com)

Andrea Pinto da Costa (Universidade Federal do Piauí –andreapintodc@hotmail.com)

Grazielle Roberta Freitas da Silva (Universidade Federal do Piauí - grazielle_roberta@hotmail.com)

Resumo:

O uso de situações-problema no ensino de Enfermagem busca aproximar os alunos de situações vivenciadas na prática por meio da aplicação de conhecimentos de diversas disciplinas para a solução dos problemas indicados. Trata-se de um relato de experiência envolvendo a utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem para resolução de situações-problema utilizando Teorias de Enfermagem e apontando as intervenções de enfermagem correspondentes àquela teoria. Os alunos foram inseridos na plataforma educativa e tiveram à sua disposição fórum e aulas acerca das diversas teorias de Enfermagem. Posteriormente, foram apresentadas quatro situações, nas quais os alunos deveriam identificar qual a conduta de enfermagem mais adequada e com base em que teoria a decisão clínica deveria ser tomada. Observou-se que todos os alunos foram capazes de desenvolver raciocínio clínico adequado frente aos casos, subsidiando-se nas teorias adequadas. Os alunos avaliaram como positivo o uso da ferramenta educacional para a aprendizagem do tema.

Palavras-chave: Tecnologia Educacional. Educação a Distancia. Teoria de Enfermagem.

Abstract:

The use of problem-situations in Nursing teaching seeks to bring students closer to situations experienced in practice by applying knowledge from several disciplines to solve the indicated problems. This is an experience report involving the use of a Virtual Learning Environment to solve problem situations using Nursing Theories and pointing out the nursing interventions corresponding to that theory. The students were inserted in the educational platform and had at their disposal forum and classes about the different theories of Nursing. Subsequently, four situations were presented, in which students should identify the most appropriate nursing course and based on which theory the clinical decision should be made. It was observed that all the students were able to develop adequate clinical reasoning in the cases, subsidizing themselves in the appropriate theories. The students evaluated how positive the use of the educational tool to learn the theme.

Keywords: Educational Technology. Distance Education. Nursing Theory.

(2)

2

[Digite uma citação do documento ou o

1. Introdução.

As metodologias ativas são modelos de ensino que buscam instigar a comunidade acadêmica a desenvolver uma habilidade de melhor absorção dos conteúdos de maneira autônoma e participativa. Por meio delas, ocorre uma busca para promover no aluno uma concepção mais reflexiva e crítica das suas habilidades e competências, de modo que se desenvolvem para encontrar soluções adequadas para os problemas vivenciados na sua formação (ABREU et al., 2017).

Esse modelo propõe ao professor uma reflexão sobre a sua prática em sala de aula e uma restruturação das técnicas utilizadas para atender as particularidades dos alunos acompanhando as mudanças sócio-políticas, financeiras e tecnológicas na sociedade moderna. As metodologias ativas são pontos de partida para avançar para processos mais avançados de reflexão, de integração cognitiva, de generalização, de reelaboração de novas práticas. Isso se deve a mudança no processo de ensino e aprendizagem em função do novo perfil dos alunos, ligados e interligados virtualmente, e da liberdade que estes possuem na coleta de informações (MORÁN, 2015).

Porém, apesar desses movimentos de transformação, a educação dos profissionais de saúde ainda é, na maioria das vezes, alicerçada em um modelo fragmentado do conhecimento, excluindo as necessidades de atuação na prática e representando um ensino- aprendizagem focado no saber do professor, no conteúdo disciplinar e na reprodução dos conteúdos por memorização (ROMAN et al., 2017).

Outrossim, é válido destacar que os modelos de aprendizagem ativa se fundamentam na pedagogia crítica, e tem o propósito de empregar situações-problema, como um estímulo para adquirir conhecimentos e habilidades. Possui como um dos seus aspectos essenciais o aluno no foco do processo educativo, acarretando a sua autonomia e construção do seu próprio saber. Na metodologia da situação-problema, parte-se de raciocínios que geram dúvidas, raciocínios que irão motivar reflexões necessárias, promovendo nos alunos o desenvolvimento de um perfil crítico-reflexivo, para que, dessa forma, juntos possam argumentar e indicar estratégias para a situação levantadas, buscando o conhecimento por si mesmos (MENEZES et al., 2017).

Faz-se necessário que a situação-problema trabalhada aproxime-se de situações vivenciadas na prática pelos alunos, buscando participar, de modo sucinto, as variadas disciplinas ou conteúdos do curso de graduação, sempre tendo como base as propostas curriculares, e levando em consideração experiências prévias dos discentes. Isto é, em contato com a realidade, os estudantes identificam situações-problema tangíveis, que possibilitam a elaboração de novos sentidos e envolvem compromisso com o seu meio.

Assim, produzem respostas com seus estudos, objetivando aplicar os conhecimentos à solução dos problemas vivenciados (RIBEIRO, OLIVEIRA, VILELA; 2017).

O comprometimento do alunado em relação a novas aprendizagens, pelo entendimento, pela escolha e pelo interesse, é condição essencial para ampliar suas possibilidades de praticar a liberdade e a independência na tomada de decisões em diferentes momentos do processo que vivencia, preparando-se para o exercício profissional futuro. Para isso, deverá contar com uma postura pedagógica de seus professores com características diferenciadas daquelas de controle. (ROMAN et al., 2017).

Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo relatar a experiência do uso de

situações-problemas por meio de plataforma online como forma de aprendizagem.

(3)

3

[Digite uma citação do documento ou o

2. Metodologia

Trata-se de um relato de experiência com aplicação de situações-problemas acerca das Teorias de Enfermagem, por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), intitulado Schoology. Esta plataforma se configura como sistema de gestão de aprendizagem (Learning Management System) inovador, com um ambiente de trabalho virtual simples, intuitivo e dinâmico para tutores e alunos além de possuir características de utilização semelhantes às das redes sociais.

Trata-se de uma plataforma gratuita (http://www.schoology.com) e oferece uma agilidade de comunicação das Redes Sociais Virtuais (RSV), tais como mensagens privativas, discussões em grupo e aplicativos, além da praticidade da troca de conhecimentos.

Na plataforma, sítio onde foram apresentados aos alunos fóruns e aulas a respeito do tema Teorias de Enfermagem, também foram ofertadas quatro situações-problema para resolução. As situações problemas foram:

 Situação 1: Sr. Antônio, aposentado, 68 anos, é um senhor bastante lúcido, alegre e extrovertido. É viúvo, pai de cinco filhos e vive com hipertensão e diabetes há 20 anos. Frequentemente, você, como enfermeiro (a) do posto de saúde do bairro, atende esse paciente em virtude da elevação dos níveis de glicose. O motivo costuma ser o mesmo: descontrola na alimentação e bebedeira no fim de semana, o que faz com que sua diabetes fique descompensada. Os filhos costumam nem tomar conhecimentos desses episódios.

 Situação 2: Acauã Gwaya é uma puérpera, indígena, residente em uma comunidade atendida por você enquanto enfermeiro (a) de uma Maternidade de referência do estado. O parto ocorreu na aldeia, respeitando as vontades da cliente quanto ao modo de parir e técnicas de alívio da dor. Durante visita puerperal e acompanhamento do neonato, você identifica que o recém-nascido apresenta quadro de diarreia. A mãe se recusa a levar o filho ao hospital, e informa que o tratamento será feito conforme suas tradições.

 Situação 3: A Dona Nonata, mulher de 41 anos, encontra-se internada na clínica medica do hospital em que você trabalha, em 5º dia pós-operatório por herniorrafia inguinal. Durante a consulta de enfermagem, você observa que a cliente se apresenta consciente, orientada, fásica e informada sobre seu quadro de saúde. Seu prognóstico é bom, entretanto apresenta-se triste em virtude de não receber visitas dos familiares. Está sem acompanhante. Recusa-se a se alimentar, está com baixa auto-estima e muito chorosa.

 Situação 4: Robson, criança de 5 anos, vem apresentando nos últimos meses, recorrentemente, sintomas típicos de rinite. Tosse, espirros, olhos lacrimejantes e coriza nasal ocorrem a todo instante, e os pais da criança já não sabem o que fazer.

Você é enfermeiro (a) domiciliar de uma clínica privada de cuidados de enfermagem,

e ao realizar visita in loco na residência da família identifica alguns aspectos: a família

adotou há 3 meses dois filhotes de gatos, que são o xodó de Robson; o quarto da

criança é cheio de bichinhos de pelúcia, o chão coberto por carpete e as janelas

raramente são abertas.

(4)

4

[Digite uma citação do documento ou o

3. Resultados

Percebeu-se que, dos 18 alunos participantes, a grande maioria na situação-problema 1 relatou que a teoria utilizada é a Teoria de Dorothea Orem. Os alunos justificaram a escolha da teoria explicando que a Teoria de Orem (Autocuidado) tem como pressuposto que todos os seres humanos têm potencial para desenvolver habilidades intelectuais e práticas, além da motivação ser essencial para o autocuidado. Assim, possui a finalidade de conduzi-lo de forma eficiente para a prática e manutenção da qualidade de vida.

Para aplicação da teoria na prática, os alunos deram como método de ajuda:

proporcionar apoio físico e/ou psicológico, proporcionar ou manter o ambiente que promova o desenvolvimento pessoal, quanto tornar capaz de satisfazer demandas futuras ou atuais de ação e ensinar, atuando para promover uma assistência de qualidade e eficaz na situação problema proposta. Além disso, relatar para o idoso a importância da dieta adequada, propor uma dieta mais balanceada, estimular práticas saudáveis, visando uma melhoria na qualidade de vida do idoso em questão, explicar as complicações que podem surgir partir da diabetes descompensada, explicar atitudes que melhoram sua qualidade de vida diante dos problemas de hipertensão e diabetes, associar as atitudes do paciente às complicações que estão sendo percebidas, alertar seus filhos sobre o motivo do desequilíbrio na saúde de seu pai, advertir sobre os males que o etilismo pode causar na situação que se encontra, observar o uso de medicações, se o faz, quais usa e com que frequência, para a partir daí esclarecer possíveis dúvidas e alertar para a importância de um tratamento regular.

Com relação as respostas dos participantes à segunda situação-problema, a teoria de Madeleine M. Leninger foi a que mais se adequou. Segundo a Teoria Transcultural da teórica, há diversidades no cuidado humano, com características que são identificáveis e que podem justificar a necessidade do cuidado transcultural de enfermagem, de forma que esse se ajuste aos costumes, valores e crenças de um determinado grupo.

As possíveis intervenções seriam: compreender todos os costumes envolvidos no cuidado desempenhado pela mãe, analisar quais cuidados podem ser preservados, ajustados ou repadronizados; tentativa de uma barganha com a puérpera, em que ela usaria o seu tratamento costumeiro, mas aliando a alguma medicação administrada oralmente, avaliação da alimentação desse neonato e se identificado algum item que possivelmente estivesse causando as diarreias, solicitar a puérpera que a suspenda; estimular a ingesta hídrica por parte da criança para compensar o quadro de diarreia (água, soro); demonstração da equipe de enfermagem de empatia e compreensão; orientar a mãe a utilizar cuidados culturais da tribo dela, desde que esses não agravem a saúde da criança e incentivá-la a também procurar auxílio para o tratamento de seu filho no hospital; demonstrar os benefícios que serão alcançados com a adesão ao tratamento do filho; informá-la que procurar atendimento em unidade hospitalar não significa que ela irá necessariamente abandonar as tradições do seu povo.

Já na terceira situação-problema, observou-se que a grande maioria dos participantes

optou pela teoria de Wanda Horta para o gerenciamento do cuidado descrito na situação

exposta. Essa teoria, por sua vez, é chamada de Teoria das Necessidades Humanas Básicas, a

qual foi escolhida pelos participantes porque relatam que o modelo teórico aborda as

necessidades básicas do indivíduo que consiste em necessidade fisiológica, segurança, amor/

(5)

5

[Digite uma citação do documento ou o

relacionamento, autoestima e realização pessoal, e, nesse caso, a paciente apresenta o nível de relacionamento e estima prejudicados.

Como intervenção, pode-se propor o uso terapêutico do humor, visto que a paciente encontra-se triste; verificar a possibilidade da família se fazer presente, alertando sobre o estado de saúde de Dona Nonata; incentivar a alimentação para uma cicatrização mais rápida; avaliar o estado nutricional da paciente, visto que a mesma recusa alimentação;

indicar avaliação psicológica, pois apresenta baixa autoestima e choro, evidenciando o declínio psicológico; incluir em seu tratamento terapias ocupacionais. Na teoria das necessidades humanas básicas de Maslow, a autoestima é evidenciada no degrau 4, sendo um fator diretamente relacionado ao estado de saúde de qualquer indivíduo.

Na quarta situação-problema, notou-se que Callista Roy foi a teórica escolhida pelos participantes. Essa teoria foi escolhida por se tratar de um caso clínico no qual o paciente terá que mudar algumas atitudes em nome de sua saúde. O enfermeiro deverá avaliar o cliente em cada um dos quatro modos adaptativos: fisiológico, autoconceito, função do papel e interdependência, que serão necessários para promover a adaptação do paciente, conduzindo-o a um mais elevado nível de bem-estar. Nesse caso, se faz necessário que a família se adapte à uma nova realidade, evitando situações que permitam o desenvolvimento ou agravamento de problemas de saúde, priorizando por medidas mais corretas.

Como intervenções, foi proposto: conversar com os pais e a criança sobre a condição de saúde que ele está no momento, dando o conhecimento necessário quanto à doença e o que está provocando (bichinhos de pelúcia, carpete, gatos etc); orientar que eles precisarão enfrentar algumas mudanças para a melhora do quadro. O enfermeiro deverá ajudar na adaptação da nova condição necessária, então, para não precisar abandonar de início dos bichinhos de pelúcia que o Robson deve gostar muito. O profissional pode orientar que eles ensaquem os bichinhos para que os materiais de que eles são feitos não fiquem expostos no ar. Deve orientar também que as janelas sejam abertas frequentemente, de preferência pela manhã, para que o local fique arejado; para que eles não precisem abandonar os filhotes de gatos que são o xodó do Robson, pode-se orientar que de início os filhotes fiquem restritos ao quintal da casa e que futuramente, caso prefiram, é aconselhável doem e que seja acessível para que o Robson possa por vez ou outra visitá-los. Também é necessário que haja uma mudança no chão com carpete, para que eles possam aos poucos ir tirando os carpetes do chão e substituindo por algo que não provoque alergias ou mesmo que retirem e deixe somente o chão no azulejo para melhor limpeza, a fim de não acumular poeira.

Conscientizar que as atitudes que estão tomando são as causas da patologia do filho, aconselhando que se faça limpeza periódica do ambiente e a abrir as janelas para que o ar circule e leve poeira, pelos, micro-organismos e odores.

4. Considerações Finais

Observou-se que todos os alunos foram capazes de desenvolver raciocínio clínico

adequado frente aos casos, subsidiando-se nas teorias adequadas. A utilização de uma ou

outra teoria para cada caso era esperado, e, embora não tenha havido unanimidade ao

(6)

6

[Digite uma citação do documento ou o

apontar as teorias, todos os apontamentos foram adequados. Os alunos avaliaram como positivo o uso da ferramenta educacional para a aprendizagem do tema.

5. Referências Bibliográficas

ABREU, F. B. P. et al. Metodologias ativas: tecnologias assistivas com um novo olhar para a inclusão. Ciencia Atual, v. 9, n. 1, 2017.

MORÁN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas.

Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. São Paulo. v. 2, 2015.

ROMAN, C., et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem no processo de ensino em saúde no Brasil: uma revisão narrativa. Clin Biomed Res. Rio Grande do Sul, v.37, n. 4, 2017.

MENEZES, R.R., et al. Metodologias ativas no ensino da Enfermagem: contribuições para formação de um profissional na perspectiva socioambiental. In: International Nursing Congress. Sergipe. 2017.

RIBEIRO, A., OLIVEIRA, M.A.A, VILELA, R.B. Contribuições do Mestrado Profissional em Ensino

na Saúde na Trajetória Profissional de seus Egressos: uma visão qualitativa. Investigação

Qualitativa em Educação. Alagoas, v. 1, pp. 9. 2017.

Referências

Documentos relacionados

Para avaliação do estado imunológico da população em estudo, foram colhidas amostras de soro sanguíneo de 133 aves e submetidas a provas sorológicas como a Reação

82 6.21 Opinião sobre o aumento de eficiência de utilização que a conjugação de uma nova visualização e de técnicas de aprendizagem num cliente de e-mail web (Spidious)

In this work, TiO2 nanoparticles were dispersed and stabilized in water using a novel type of dispersant based on tailor-made amphiphilic block copolymers of

se a uma forma de comunicação que engloba vários meios para transmitir uma mensagem (Ribeiro, 2004). As aplicações multimédia interactivas ultrapassaram a sua utilização em contexto

En este sentido, el concepto de interés general, ahora abierto a la participación por exigencias de un Estado que se presenta como social y democrático de Derecho, presenta

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

Tendo este trabalho como objectivo, ilustrar os vários aspectos da relação de Simone de Beauvoir com o nosso país, abordámos, com esse intuito, as visitas efectuadas por esta

O procedimento de autorização no mercado dos produtos farmacêuticos homeopáticos envolve um registo simplificado, uma vez que estes não têm indicações terapêuticas e como tal