• Nenhum resultado encontrado

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM O USO DO GEOGEBRA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: CONSTRUÇÕES DE GRÁFICOS DAS FUNÇÕES AFIM E QUADRÁTICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM O USO DO GEOGEBRA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: CONSTRUÇÕES DE GRÁFICOS DAS FUNÇÕES AFIM E QUADRÁTICA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM O USO DO GEOGEBRA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: CONSTRUÇÕES DE GRÁFICOS DAS FUNÇÕES AFIM E

QUADRÁTICA

PEDAGOGICAL PRACTICES WITH THE USE OF GEOGEBRA IN THE TEACHING OF MATHEMATICS:

CONSTRUCTIONS OF GRAPHICS OF THE AFFINE AND QUADRATIC FUNCTIONS

Ana Patrícia Lima Sampaio (Secretaria de Estado de Educação do Amazonas/SEDUC - anapatricia@seduc.net)

Aline de Lima Guedes (Universidade Federal Fluminense/UFF - alineguedes@gmail.com)

Resumo:

Este trabalho tem como objetivo investigar as possíveis expectativas e dificuldades que os professores possuem com relação ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como estratégia pedagógica nas aulas de Matemática.

Também tem o intuito de descrever as potencialidades do software GeoGebra para auxiliar no processo ensino e aprendizagem da disciplina de Matemática e analisar, através da literatura existente, como os alunos tem se sobressaído nos processos de aprendizagem de Álgebra ao utilizar softwares educacionais na prática educacional. A partir de conceitos da Educação Matemática e após realizar pesquisa bibliográfica sobre o tema foi possível discutir e verificar que o uso de tecnologias, em particular do GeoGebra, se configura em uma excelente ferramenta para auxiliar o ensino e aprendizagem em Matemática. É notória a necessidade de mudança e os cuidados que deve-se ter quando práticas pedagógicas com essa perspectiva são adotadas.

Palavras-chave: Geogebra, prática pedagógica, TIC.

Abstract:

This work aims to investigate the possible expectations and difficulties that teachers have regarding the use of Information and Communication Technologies (ICT) as a pedagogical strategy in Mathematics classes. It is also intended to describe the potential of GeoGebra software to assist in the teaching and learning process of Mathematics and to analyze, through the existing literature, how students have excelled in the learning processes of Algebra when using educational software in educational practice. Based on concepts of Mathematics Education and after carrying out a bibliographical research on the subject, it was possible to discuss and verify that the use of technologies, in particular GeoGebra, is an excellent tool to assist teaching and learning in Mathematics. The need for change and the care that must be taken when pedagogical practices with this perspective are adopted are well-known.

Keywords: Geogebra, pedagogical practice, TIC.

1. A geometria dinâmica e o ensino das Funções Afim e Quadrática.

(2)

2

Na sociedade contemporânea, o professor se depara com novos desafios, novas demandas e a necessidade de aprender para se adequar a esse mundo em mudanças, no qual os alunos têm acesso à informação e comunicação.

Diante de tanta tecnologia cabe ao professor adaptar-se a esta realidade na educação, devendo ampliar o espaço da sala de aula de formas variadas, gerenciando aulas à distância, orientando projetos e pesquisas com os alunos, usando as ferramentas disponíveis de modo a orientar o aluno quanto à utilização das tecnologias de forma interativa e colaborativa.

Desta feita, no ensino da Matemática os alunos sentem dificuldades no entendimento do conteúdo de função Afim e Quadrática, sendo objeto de estudo por parte de muitos pesquisadores preocupados com o aprendizado deste conceito, em especial em relação à sua representação gráfica.

Por conseguinte, Mpaka (2010) enfatiza a importância do conceito de função não se restringe apenas à singularidade que desempenha internamente a essa área do conhecimento, mas também pela sua aplicabilidade com outras áreas do conhecimento, em particular no ensino e na aprendizagem de Física e da Matemática.

Portanto, o uso de softwares de geometria dinâmica, como o Geogebra, pode colaborar significativamente para a criação de um ambiente didático prático e investigativo, auxiliando na interpretação geométrica das funções afim e quadrática, além de facilitar o trabalho de construção de seus gráficos, como será apresentado a seguir.

1.1. Gráficos das funções Afim e Quadrática.

Uma função definida por f: R→R chama-se afim ou função polinomial do 10 grau quando existem constantes a, b que pertencem ao conjunto dos reais tais que f(x)

= ax + b, onde a e b são números reais dados e a≠0, para todo x∈ IR.

A lei que define função afim é: f(x) = ax + b (a, b ϵ IR).

O gráfico de uma função afim é uma reta não perpendicular ao eixo Ox, (conforme apresentado na figura 1).

Figura 1. Gráfico que representa uma função afim: análise do coeficiente a (2016)

Fonte: https://www.infoescola.com/matematica/funcao-afim

(3)

3

Os coeficientes numéricos representam os elementos gráficos da função.

a) Coeficiente a: coeficiente angular de uma reta.

Quando a > 0, a função é crescente.

Quando a < 0, a função é decrescente.

b) Coeficiente b: coeficiente linear da reta. É a ordenada do ponto em que o gráfico de f cruza o eixo das ordenadas, ou seja, b = f(0).

Função Quadrática ou polinomial do 20 grau, é qualquer função f de IR em IR de dada por uma lei da forma f(x) = ax2 + b + c, onde a, b e c são números reais dados e a≠0.

O gráfico de uma função quadrática representado pela lei y = ax2 + bx + c, tem a seguinte característica, conforme apresentado baixo:

Quando a > 0, a parábola tem a concavidade voltada para cima.

Quando a < 0, a parábola tem a concavidade voltada para baixo.

∆>0, parábola intercepta o eixo das abscissas em dois pontos.

∆=0, parábola intercepta o eixo das abscissas somente em um ponto.

∆<0, parábola não intercepta o eixo das abscissas.

2. Recursos tecnológicos.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) já enfatizam a importância dos recursos tecnológicos para a educação, visando à melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. Afirmam que a informática na educação “permite criar ambientes de aprendizagem que fazem sugerir novas formas de pensar e aprender” (p. 147).

Segundo Valente (1993) as TIC possibilitam aos alunos aulas mais interativas, atrativas e aprendizagens significativas. Desta feita, o professor deve planejar suas aulas adequando o conteúdo trabalhado com as TIC, levando os alunos ao desenvolvimento do raciocínio lógico, provocando curiosidade sobre o tema proposto e levando assim à sua aprendizagem. O que trabalhar? De que maneira e porque usar tais recursos?

Nesse sentido usar recursos tecnológicos nas aulas de Álgebra poderá promover uma mudança no dia a dia da sala de aula, bem como a maneira de como se ensina e aprende os conteúdos. Mas para que isso ocorra é necessário que o professor conheça esses recursos assim como seus limites. Moran; Masetto & Behrens (2000) diz ainda que esse novo olhar permite que alunos e professores renovem o encantamento pela escola e que os usos das tecnologias, na sala de aula, ampliarão a interação do professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem. O autor ainda afirma que o professor não será substituído pela tecnologia, mas que terá função diferente; ele passará a ser aquele que transforma a informação em conhecimento sendo um mediador da aprendizagem.

Existem diversos softwares matemáticos que podem ser utilizados pelo professor para enriquecer a aprendizagem em Álgebra e Geometria. Dentre eles,

(4)

4

citamos GeoGebra, Winplot, Régua e Compasso, entre outros. Para esse trabalho escolhemos o GeoGebra, por ser um software gratuito e com versão em português.

O GeoGebra tem todas as ferramentas tradicionais de um software de geometria dinâmica, permitindo que equações e coordenadas possam ser inseridas diretamente. Assim, o Geogebra tem a vantagem didática de apresentar, ao mesmo tempo, duas representações diferentes de um mesmo objeto que interagem entre si:

sua representação geométrica e sua representação algébrica. É mais uma ferramenta que pode oferecer a oportunidade de dinamizar e consolidar o trabalho pedagógico em matemática.

2.1. Apresentando o software GeoGebra

O GeoGebra é um software de Geometria Dinâmica e Interativa (GDI). Esse recurso tecnológico possibilita que os docentes desencadeiem mudanças nas práticas pedagógicas criando um ambiente interativo como a exploração de objetos geométricos e algébricos dinamicamente, com finalidade de servir como instrumento mediador e facilitador do ensino e aprendizagem da matemática, além de possibilitar aos professores e alunos a construção, manipulação de figuras geométricas e investigação de novas estratégicas de conteúdos matemático.

Segundo Götzinger (2010), o aluno que utiliza esse software pode se sentir motivado a explorar a representação geométrica de determinado elemento matemático representado não apenas como uma união de regras e axiomas finalizados, mas como um conhecimento dinâmico e de possível movimentação.

3. Considerações finais.

As novas tecnologias disponíveis trazem ao ambiente escolar ainda um pouco de receio, tanto do ponto de vista pedagógico no que tange os processos de ensino e aprendizagem, quanto do ponto de vista de execução, ou seja, as suas possibilidades de utilização, deixando os educadores matemáticos muitas vezes preocupados em como se adequar diante de tais desafios. Borba e Penteado (2016) comentam que esse desconforto gerado pela possibilidade de mudança da prática docente tradicional é comum por parte dos professores, quando existe esta expectativa, principalmente quando há presença da tecnologia.

Mas o que se observa, diante de um mundo cada vez mais tecnológico é que as TIC estão sendo empregadas nas escolas, inclusive em Matemática. Podemos observar esse acontecimento diante da enorme quantidade de trabalhos, pesquisas e debates acerca do tema que se tem produzido atualmente.

Embora ainda se tenha muito a avançar, quando se diz a respeito do uso de tecnologia e processos de ensino e aprendizagem de Matemática, vislumbra-se boas possibilidades e bons caminhos no sentido de promover esse tipo de prática. Com

(5)

5

relação aos percalços, eles sempre irão existir como falta de equipamentos, falta de espaço, falta de capacitação, falta de apoio pedagógico, dentre outros.

O software GeoGebra se mostra como um importante aliado para tais práticas de ensino. Pode-se verificar enormes potencialidades quando utilizado no ensino da Álgebra. Seu dinamismo e sua capacidade de apresentar os objetos matemáticos de forma direta proporciona ao professor e também ao aluno novas possibilidades de ensino e aprendizagem. Suas ferramentas permitem construir figuras, gráficos e principalmente relacioná-los as suas representações algébricas. Essas capacidades favorecem aos alunos o desenvolvimento de habilidades, pois colaboram para que os mesmos manuseiem, construam e conjecturam sobre o que estão aprendendo. Sobre essa questão, Lorenzato (2006, p.4) afirma “o aluno ouve e esquece, vê e se lembra, mas só compreende quando faz”.

4. Referências.

_______. J. M. Ensino e Aprendizagem inovadores com tecnologias auditivas e temáticas. In: MORAN, J. M; MASETTO, M. T & BEHRENS, M. As novas tecnologias e Aprendizagem Produção e Avaliação de Software Educativo. Campinas mediação pedagógica. 1a ed. São Paulo: Papirus, 2000.

_______. Ministério da Educação Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. 2a ed. Brasília: DP&A, 1998. 148 p. Disponível em:

<http: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf>. Acesso em: 30 de março de 2017.

BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação Matemática. Autêntica, 2016.

Função Afim. Disponível em: <https://www.infoescola.com/matematica/funcao-afim

>. Acesso em: 05/08/2016.

GÖTZINGER, Hiandra Bárbara et al. Atividades matemáticas sobre funções com o uso do Geogebra, 2010.

LORENZATO, Sergio. O Laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Autores Associados, 2006.

MPAKA, Nlandu. O ensino e aprendizagem do gráfico da função quadrática com e sem auxílio do software winplot. 2010. Dissertação de Mestrado.

VALENTE, J. A. Computadores e conhecimento: repensando a Educação. Campinas:

Gráfica Central da Unicamp, 1993.

Referências

Documentos relacionados

Estoque de placas para integração Transporte para célula de integração Montagem do produto Transporte para cura Cura Transporte para Burn-in Teste Burn-in Transporte para área de

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Raramente se tem intervenções cirúrgicas, sendo essas restritas a pacientes que tiverem alguma anormalidade na estrutura torácica, como, por exemplo, ruptura cardíaca (no caso

Para o controle das doenças crônicas e principalmente suas complicações, são necessárias práticas de educação em saúde que incentivem a adesão ao tratamento e proporcionem

são assuntos que raramente levam à mentira. - Quando confrontados sobre os assuntos que levam os jovens da sua idade a mentir especificamente aos pais, as raparigas os seus

As rimas, aliterações e assonâncias associadas ao discurso indirecto livre, às frases curtas e simples, ao diálogo engastado na narração, às interjeições, às

Não recebendo o boleto para pagamento em até 2 (dois) dias antes do vencimento, o locatário deve retirar pessoalmente a 2ª via na Gonzaga Aluguel, pelos

Os filmes finos dos óxidos de níquel, cobalto e ferro, foram produzidos por deposição dos respectivos metais sobre a superfície de substratos transparentes no