• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA LEAN GREEN BELT FORMAÇÃO+EXECUÇÃO+TUTORIA. Como implementar o Lean Manufacturing nos processos produtivos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PROGRAMA LEAN GREEN BELT FORMAÇÃO+EXECUÇÃO+TUTORIA. Como implementar o Lean Manufacturing nos processos produtivos"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Como implementar o Lean Manufacturing nos processos produtivos

LEAN by doing

Transformamos o desperdício em lucro

PROGRAMA LEAN GREEN BELT

FORMAÇÃO+EXECUÇÃO+TUTORIA

© Leanbox SL info@leanbox.es www.leanbox.pt

(2)

Descrição do programa

O lançamento de um Sistema de Produção Lean é simultaneamente um desafio técnico e humano. A capacidade de reter talento, manter a motivação e o compromisso da equipa, e ter indivíduos tecnicamente preparados são fundamentais para o sucesso.

É por isso que na Leanbox desenvolvemos um programa de formação e tutoria que combina a aprendizagem das ferramentas Lean, o desenvolvimento das competências pessoais, e a sua comprovação com a própria prática, necessárias para alcançar a sustentabilidade ao longo do tempo.

O programa Lean By Doing tem como propósito desenvolver os profissionais como líderes especialistas na implementação do Lean Manufacturing em empresas industriais de toda a dimensão, antiguidade e tipo de negócio sem diferenciar setores específicos, com a visão de que estes profissionais irão contribuir, de forma ativa, responsável e multiplicadora, para a melhoria da competitividade, sustentabilidade e empregabilidade do tecido industrial português.

Os conhecimentos e competências técnicas e pessoais outorgados por este programa está categorizado no nivel Green Belt.

Uma pessoa certificada com Lean Green Belt entende o Lean como um Sistema (visão sistémica) e interioriza os princípios Lean como a sua forma de pensar e como o fio condutor de todas as suas decisões na sua empresa sobre a melhoria da eficiência dos diversos fluxos de valor, desde a definição estratégica a longo prazo até às diferentes táticas aplicadas propositadamente para perseguir esses princípios Lean que estão alinhados com a própria estratégia da empresa.

O Líder especialista no Lean Manufacturing vai ter à sua disposição as metodologias Lean necessárias para poder aplicar no seu ambiente laboral e conseguir resultados tangíveis no curto prazo em melhorias alinhados com uma visão a medio-longo prazo.

O NOSSO OBJETIVO: Desenvolver competências para que as pessoas contribuam para a competitividade da sua organização.

© Leanbox SL info@leanbox.es www.leanbox.pt

(3)

Bloco Formação (online): aprende a implementar o Lean Manufacturing (40 horas ~2meses) – nível GREEN BELT

Bloco Execução: Lidera o teu projeto de melhoria aplicando o Lean Manufacturing (~3 meses)

Bloco Acompanhamento-Tutoria: formamos e acompanhamos o teu projeto (~3 meses) Formação do líder Lean e tutoria contínua de projetos de melhoria. Sessões semanais de suporte-Q&A.

Objetivo: Desenvolver profissionais, através da transferência de conhecimento e da própria prática sobre o terreno, em Líderes especialistas na implementação do Lean Manufacturing para melhorar continuamente a competitividade e sustentabilidade da sua fábrica.

Competências necessárias para liderar

uma transformação

Lean

Ineficiência atual dos processos produtivos

12 anos de experiência e conhecimentos acumulados

PROGRAMA LEAN BY DOING: LÍDERES ESPECIALISTAS NO LEAN MANUFACTURING

Formação+Execução+Tutoria Lean

© Leanbox SL info@leanbox.es www.leanbox.pt Líder

Com a tua equipa

Tu Processo

melhoradocom

PLAN DO CHECK

Lean

Falta de Método e Liderança Lean

Líder Tu

ACT

Material de apoio:

Exemplos de projetos reais, material de apoio à implementação, templates, folhas de cálculo, casos práticos, plataforma de seguimento, gravações das formações e sessões.

Tutor

Líder especialista na implementação

do Lean Manufacturing

(4)

Bloco Formação: aprender a implementar o Lean Manufacturing

Duração: 40 horas em 2 meses – nível GREEN BELT

Interiorizar os princípios Lean e como sensibilizar e criar o pensamento adequado na empresa antes de iniciar a transformação Lean.

Utilizar o processo mental para solucionar problemas e realizar uma implementação Lean que envolve as pessoas e constrói confiança na organização.

Liderar uma atividade de Value Stream Map no gemba com uma equipa e definir um plano de transformação Lean da cadeia de valor.

Liderar uma atividade 5S numa zona piloto e desenvolver um programa 5S para toda a empresa a nível de fábrica e escritórios.

Desenvolver melhorias de processos nos fluxos administrativos para converter o fluxo de informação num serviço de valor acrescentado para o cliente.

Competências necessárias para liderar

uma transformação

Lean Falta de Método

e Liderança Lean Líder

Tu

Semana 1 Semana 2 Semana 3 Semana 4 Semana 5 Semana 6 Semana 7 Semana 8 Semana 9

OBJETIVO

Definir células de produção que produzem em one-piece-flow e reduzem ao mínimo os desperdícios e o Lead Time na resposta ao cliente.

Liderar uma atividade SMED nas máquinas com longos tempos de setup para reduzir os lotes de fabricação e incrementar a flexibilidade das instalações.

Entender como desenvolver um programa TPM para melhorar a fiabilidade e eficiência das instalações e incrementar a eficácia das equipas de manutenção.

Estabelecer um sistema de comunicação em fluxo Pull, baseado nas necessidades do cliente, adaptado às diferentes características dos processos.

Definir um sistemas logístico de aprovisionamento interno adaptado para séries curtas e variadas que aumenta a produtividade das linhas produtivas e equipas de logística.

Saber que estilo de liderança adotar num ambiente Lean e de melhoria contínua e que ferramentas utilizar para gerir visualmente o chão da fábrica Introduzir nos processos o princípio

de qualidade na fonte e transitar gradualmente de uma cultura de controlo de qualidade para uma cultura de produzir bem à primeira.

Objetivo Principal: Aprender o método para implementar o Lean Manufacturing e liderar a mudança na organização desde a perceção de um problema até à sua resolução aplicando as ferramentas Lean.

Responsável: Formador Leanbox com o Líder Lean

(5)

Bloco Execução: Liderar um projeto de melhoria aplicando o Lean Manufacturing

Duração: 3 meses aprox.

Ineficiência atual dos processos

produtivos Líder Com a tua equipa

Tu Processo

melhoradocom

PLAN DO CHECK ACT

Lean

OBJETIVO

Traçar uma jornada Lean desde o contexto e definição do problema até à sua resolução. A transformação Lean é uma história que qualquer pessoa deveria poder entender, tem um início, um meio e um fim com os elementos específicos conectados, sequencial e causal. Se utilizará o mecanismo de resolução de problemas para levar a cabo o projeto de melhoria aplicando o Lean Manufacturing. É um processo baseado em factos e na realidade de uma determinada condição atual e promove a transparência na organização e o envolvimento de todos os implicados.

O método “apaga fogos” não faz crescer os líderes, nem produz uma aprendizagem de valor. Não se deve forçar a chegada à maestria, erros devem surgir ao longo do caminho, mas os erros que levam à aprendizagem. É necessário aprender a aprender. E ter um processo ou ferramenta que desenvolva a aprendizagem do líder e ajude a propor contramedidas especificas que se aproximam o mais possível da solução do problema. No entanto, a aprendizagem no bloco formação ajudará o líder a ir mais rápido na direção da resolução do problema.

É importante ganhar a confiança para conseguir que o trabalho se realize e evitar que os problemas se repitam. É importante ganhar competências de como gerir a complexidade organizacional e incerteza. Dar responsabilidade a alguém para solucionar um problema é dar responsabilidade a si mesmo.

O líder utilizará uma ferramenta para solucionar o problema dos processos da empresa e conseguir comunicar a forma como está aprendendo e solucionando esse problema, porque se se demonstras o “como se sabe”, ganha-se a confiança da organização de forma mais eficaz.

O líder utilizará uma ferramenta de comunicação efetiva para construir confiança na sua organização ao longo do seu projeto Lean.

Responsável: Líder Lean na sua empresa, possivelmente com a sua equipa interna.

(6)

Bloco Acompanhamento-Tutoria: Formar e acompanhar o líder no projeto Lean

Duração: 3 meses aprox.

OBJETIVO

Utilizar a experiência acumulada da equipa da Leanbox durante 12 anos executando projetos de implementação Lean para dar a formação, suporte e ferramentas necessárias para que o líder Lean possa realmente liderar e executar o seu projeto Lean de forma autónoma até sentir-se competente e confiante para solucionar o problema na sua organização aplicando os princípios e ferramentas Lean.

Formação do líder Lean e tutoria contínua de projetos de melhoria. Sessões semanais de suporte-Q&A.

12 anos de experiência e conhecimentos acumulados

Material de apoio:

Exemplos de projetos reais, material de apoio à implementação, templates, folhas de cálculo, casos práticos, plataforma de seguimento, gravações das formações e sessões.

Tutor

Líder especialista na implementação

do Lean Manufacturing

Responsável: Tutor Leanbox com o Líder Lean

(7)

Formatos das sessões

© Leanbox SL info@leanbox.es www.leanbox.pt

São sessões com um especialista. Consistem em 60-90 minutos de videoconferência interativa, individual ou grupal, de perguntas e respostas para ajudar o futuro Líder Lean a esclarecer dúvidas sobre os conhecimentos adquiridos e/ou competências necessárias para executar os seus projetos de melhoria. Nestas sessões mostram-se casos de projetos reais alinhados com as necessidades dos participantes e realiza-se um seguimento dos seus projetos Lean dando o apoio necessário para a sua gestão adequada (utilizamos templates de gestão de projeto Lean e plataforma de seguimento).

São formações online, individual ou grupal, muito compactas para transferir conhecimentos e conteúdos sobre os princípios e ferramentas Lean através de dinâmicas de participação, material audiovisual, material de apoio à definição e implementação Lean, casos de projetos reais, exercícios práticos.

Sessões de Suporte

(60-90 minutos) Cápsulas de

formação

(2-4 horas)

(8)

BONUS 1

Sessão formativa sobre:

LEAN LAYOUT: criando um layout adaptativo para responder a um mercado incerto

LEAN 4.0: integrando tecnologias 4.0 com uma abordagem Lean

2017-Primeira célula em U com um Cobot (que saibamos)

(9)

BONUS 2

Participação na Jornada de Transformação Lean (presencial)

(10)

BONUS 3

Surpresa a revelar na inscrição

(11)

Exemplos de projetos com tutoria

• VSM de uma cadeia de valor

• 5S no armazém

• 5S na zona piloto da fábrica

• Kanban em consumíveis

• 5S na oficina de manutenção de moldes

• Célula em U de montagem

• Manutenção autónoma numa injetora

• Estandardização de processos logísticos

• Sistema de propostas Kaizen

• Logística interna Milkrun a uma área de produção

• Kanban lote fixo numa prensa

© Leanbox SL info@leanbox.es www.leanbox.pt

(12)

Resumo da oferta

• Formação completa de Lean Manufacturing (c/ certificado Green Belt) 

• Acompanhamento/Tutoria de projetos 

• Materiais de apoio

• Bónus 1 – Jornada Lean

• Bónus 2 – Sessão Lean Layout / Lean 4.0

• Bónus 3 – surpresa de inscrição

avaliado em 1.600€

avaliado em 1.200€

avaliado em 220€

avaliado em 250€

avaliado em 180€

avaliado em 240€

3.690 € Valor do pack  950 € + IVA

© Leanbox SL info@leanbox.es www.leanbox.pt

GARANTIA: se durante as duas primeiras semanas não estás satisfeito com o programa, em conjunto

analisaremos a situação, e por mutúo acordo devolveremos 100% do valor pago.

(13)

Para RESERVAR o teu lugar no programa LEAN BY DOING

1. Abrir link: https://leanbox.pt/producto/lean-by-doing/

2. Selecionar a quantidade de unidades a comprar 3. Entrar em “ver carrinho” (barra verde)

4. Preencher dados pessoais

5. Escolher modo de pagamento (Paypal ou transferência bancária) 6. Aceitar politica de privacidade.

7. Efetuar pagamento (Paypal ou transferência bancária)

8. Esperar pelo nosso e-mail com as instruções do início de programa.

© Leanbox SL info@leanbox.es www.leanbox.pt

(14)

Alguns testemunhos de quem já trabalhou com a Leanbox:

“O que a teoria diz sobre qualquer assunto é essencial mas o conhecimento adquirido, o que se faz em contexto prático, é determinante. A Leanbox concilia muito bem os dois mundos e proporciona programas formativos adaptados àquilo que precisamos. Os conteúdos de fácil interpretação, a partilha de experiências e a disponibilidade do formador são sem dúvida pontos fortes a destacar.”

Catarina Mota.

Lean Manager. Schmidt Light Metal Group

“LEANBOX contribui com ideias inovadoras frente à tradicional produção por lotes. A drástica redução de prazo de fabricação graças ao one piece flow encurtou os ciclos de validação e foi chave para o nosso Plano de Negócio.”

Alex Boada.

Manufacturing Director. STAT-Dx Life (QIAGEN)

“A contribuição de uma metodologia sólida por parte de LEANBOX foi importante para o sucesso do projeto Milkrun. Mas o verdadeiro valor diferencial foi a sua capacidade para dar coesão e motivar a equipa de trabalho junto com a envolvência até ao resultado através de uma constância no serviço (inclusivamente nos momentos difíceis).”

Gian Marco Farina.

Plant Manager. Lear Barcelona.

“A equipa de LEANBOX, com a sua visão e proximidade, ensinaram-nos a pensar diferente. Só assim és capaz de descobrir os desperdícios e de distinguir entre trabalhar e criar valor para o Cliente.”

Jordi Guimet.

CEO. Plasticband.

© Leanbox SL info@leanbox.es www.leanbox.pt

(15)

À tua disposição. Muito obrigado.

telefone: +351 937 355 422

e-mail: bernardo.correia@leanbox.es

Web: www.leanbox.pt linkedin: https://www.linkedin.com/in/bernardocorreia/

Bernardo Correia

Consultor Lean Manufacturing Dir. LEANBOX Portugal

Alguma petição especial?

Contacta-nos com todas as tuas perguntas.

© Leanbox SL info@leanbox.es www.leanbox.pt

Referências

Documentos relacionados

Este processo não deverá ser interrompido mesmo quando a percepção do cliente sobre a qualidade do serviço prestado excede as suas expectativas e ele identificar o serviço como

Além disso, acredito que a escola não pode mais deixar a família de lado, mas deve abrir espaço para o diálogo, motivá-las a participar da vida escolar, pois, o que

“A ti, (nome do defunto) te chamo ao mundo dos vivos, vem pelo poder da Santa Igreja que te pode ainda salvar.. Vem pelo nome de Cristo para fugires às chamas dos infernos que estão à

Também conforme a configuração de parâmetros neste modo, as saídas GATE3 e GATE4 podem gerar níveis de tensão correspondentes aos estados (off/on) dos comandos de controle de

O sucesso das pessoas, por sua vez, depende cada vez mais de oportunidades para aprender e de um ambiente favorável ao pleno desenvolvimento de suas potencialidades....

Destaque 2020, da Revista Ambiente & Sociedade, sobre Urbanização, planejamento e mudanças climáticas, discutem abordagens teóricas e metodológicas, assim como casos...

A Convocação para a Manifestação de Interesse da última Chamada será composta por um número superior de vagas objetivando o preenchimento total das vagas não ocupadas

Este trabalho acadêmico apresenta uma abordagem dos estudos de cultura material, memória e consumo, com enfoque para o âmbito da moda e, especificamente, para as especificidades dos