• Nenhum resultado encontrado

um total de novas vagas de emprego nos setes primeiros meses do ano. Julho registrou o segundo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "um total de novas vagas de emprego nos setes primeiros meses do ano. Julho registrou o segundo"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

JAGUARIÚNA - SANTO ANTONIODE POSSE - HOLAMBRA - PEDREIRA

SÁBADO 11 de Setembro de 2021

- Ano XXV - Nº 1388 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

25 anos anos

Jaguariúna bate novo recorde com aplicação de 4.023

doses da vacina contra Covid

Emprego em Jaguariúna sobe pelo 3º mês seguido e cidade registra quase 2 mil novos postos no ano

Todos os

jaguariunenses devem recadastrar

o Cartão Cidadão

DAE de Jaguariúna alerta para o uso

consciente de

água e combate ao desperdício

Exposição de artes visuais comemora o aniversário de Jaguariúna no Teatro Municipal

Jaguariunenses exercem a solidariedade doando sangue

O Teatro Municipal de Jaguariúna receberá a Exposição Artes Visuais, organizada pela Secretar-

ia Municipal de Turismo e Cultura em comemoração ao aniversário da cidade.

Desta sexta-feira, 10, até

o dia 26 o público poderá conferir os trabalhos dos alunos da Escola das Ar- tes.

A Prefeitura de Jag- uariúna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, bateu novo recorde na aplicação de vacinas contra a Covid-19. Nesta quar- ta-feira, dia 8 de agosto, foram aplicadas no to-

tal 4.023 doses, o maior número de imunizações num único dia desde o início da campanha, em janeiro. O último recorde foi registrado no dia 10 de agosto, com a apli- cação de 2.671 doses do imunizante na cidade.

Falta pouco para en- cerrar o período de reca- dastramento do Cartão Cidadão em Jaguariúna.

Quem ainda não se reca- dastrou, deve se apressar porque é só até o dia 30 deste mês. A Prefeitura alerta: quem perder o prazo terá o cartão can-

celado e perderá o acesso rápido aos serviços públi- cos municipais. O reca- dastramento do Cartão Cidadão começou a ser feito no início de junho, mas até agora menos da metade da população re- alizou o processo que é muito simples.

O DAE (Departa- mento de Água e Es- goto) de Jaguariúna reforça à população a necessidade de econ- omizar água. Devido à estiagem prolongada, que afeta não só a região de Campinas, mas

várias outras regiões do País, e ao calor elevado que faz aumentar ain- da mais o consumo, o departamento alerta para a importância do uso consciente de água para evitar desabastec- imento.

A Campanha de do- ação de sangue realizada em Jaguariúna no último sábado, dia 4, contou com a solidariedade de 194 pessoas. Todos compare-

ceram na escola municipal Coronel Amâncio Bueno para doar sangue a quem precisa. Ao todo, de acor- do com a Secretaria Mu- nicipal de Saúde, foram

arrecadadas 150 bolsas de sangue, 63 pessoas do- aram pela primeira vez, 42 foram considerados in- aptos e duas desistiram de fazer a doação.

Pág 4. Pág 6.

Pág 7.

Pág 6.

Jaguariúna registrou o terceiro mês seguido de aumento no número de vagas de trabalho cri- adas na cidade. Segundo o Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do

Ministério da Econo- mia, foram criadas em Jaguariúna 469 novas vagas em julho. No mês de julho, foram 313 pos- tos e, em maio, outros 300. No acumulado do ano, a cidade já registra

um total de 1.951 novas vagas de emprego nos setes primeiros meses do ano.

Julho registrou o se- gundo melhor saldo positivo de vagas no ano, fi cando atrás ape-

nas do mês de fevereiro (622 vagas) – em março foram mais 336 novas vagas. Já os meses de janeiro e abril registr- aram saldos negativos, respectivamente, de 50 e 42 vagas.

Pág 5.

Pág 7.

Vereador Silva

Neste dia que se celebra mais um aniversário da nossa querida

cidade, quero homenagear a população Jaguariunense

e lembrar que quem faz a cidade são as pessoas.

Parabéns Jaguariúna

Vereador

Parabéns

Jaguariúna

(2)

A Coragem Feminina

No dia 21 de dezem- bro de 1905, uma família desembarcava no Porto de Santos, procedente de Andosilla, Espanha, a bordo do Navio Neus- tria. Eram Jorge Marim Sacabla e Nicolasa Lesa- ca trazendo seus fi lhos:

Julia, Jerônimo e Maria.

Iniciaram com humil- dade sua luta nas terras da Fazenda Santa Úrsu- la do Barão de Ataliba Nogueira. Os lavradores do café foram alternan- do roças pela região de Amparo e Pedreira. Je- rônimo conhece Rosária Daldosso no Bairro de Pantaleão, em Amparo, com quem se casa.

O café já não era mais o produto Rei, mas a agricultura investia nos cereais, no algodão e em diversas culturas que caminhavam, paralela- mente com a pecuária.

Nasceram os primeiros fi lhos em arrabaldes di- versos: Ângelo, Apare- cida, João, Jorge e Cár- men. Em 1942, Jerônimo volta para Jaguary. Nas- cem mais quatro fi lhas:

Maria Olímpia, Maria Inês, Lúcia e Bernade- te. Aqui trabalharam arduamente em várias propriedades lavrando a terra de vários sítios e fazendas deste muni- cípio. Por onde passa- vam além do trabalho de roça, as fi lhas prepa- ravam as crianças para a Primeira Eucaristia.

Lideradas pela irmã mais velha Aparecida fa- lavam sobre Jesus e seus Evangelhos até debaixo de árvore, quando não havia um cômodo para ensinar o catecismo às crianças. Moravam em colônias, às vezes o piso era de terra. Outras ve- zes em casarões antigos de assoalho envelheci- do. Porém todos estes diversos pisos de casa cheiravam a mais per- feita limpeza e rigorosa higiene. A roça e a po- breza serviram como incentivo para as fi lhas mais velhas, sem con- dições para estudo, que conseguissem revistas estrangeiras para apren- derem o corte de costu- ra e o bordado em pon- to cruz. E ensinavam às mais novas. Costuravam os arranjos de cama, to- alhas de mesa e banho, cortinas para janelas e portas e bordavam-nos com capricho. O tecido forte vinha dos sacos de algodão trançado.

Eram sacos que traziam cereais a granel. Eram alvejados. Assim como costuravam grandes sa- cos que se tornavam col- chões cheios de palhas de milho e travesseiros com penas de aves. Estas produções domésticas eram comuns até mea- dos do século XX. Não havia dinheiro. Havia muito trabalho, econo- mia e planejamento. Por

isso as famílias venciam.

A Família Marim viveu do trabalho como lavra- dores até 1955. Nesta época estabeleceu-se no Bairro Santa Cruz onde havia pouquíssimas ca- sas. Aparecida, sempre catequista, estudou e tornou-se enfermeira no Hospital “Irmãos Pente- ado”. Orientou as irmãs para a catequese e es- tudo. Ângelo, barbeiro, não casou. Jorge morreu jovem. João casa-se com Neiva Joana Santino.

Cármen casa-se com To- ninho Gonçalves. Maria Olímpia casa-se com Ar- naldo Saviolli. Inês casa- se com Dante Saviolli.

Lúcia casa-se com José Carlos Rossi. Bernadete casa-se com Hélio Mar- çal. Lúcia e Bernadete formaram-se em Assis- tência Social. Aposenta- ram-se após dignifi cante jornada em benefício de serviços públicos onde atuaram. As Irmãs Ma- rim sempre comunga- ram do mesmo espírito de servir o próximo e de formar lideranças co- munitárias, abertas ao voluntariado nas ativi- dades sociais e religio- sas. Lúcia participou da formação da “Vida As- cendente” junto à Igreja na década de 1990. E, hoje, continua em plena atividade, com equipes multiplicadas em reu- niões semanais. Uma atividade de destaque é o “Bazar da Padroeira”.

Senhoras de terceira idade expõem sua obra artística em tradicional exposição de Artesanato no mês de setembro.

Os exemplos edifi ca- dos pelos membros des- ta família enriqueceram a sociedade local. A Fa- mília Marim sempre pri- mou pela vontade inata de todos de progresso, de estudo, com moral sólida e dignidade alicer- çada nos ensinamentos cristãos. Bernadete Ma- rim recebeu o Prêmio do Programa “Famílias Pio- neiras”, representando todas as irmãs Marim.

Esta imigração espa- nhola tornou-se exem- plo para Jaguariúna.

Tomaz de Aquino Pi- res

EDITAIS

EDITAIS DE PROCLAMAS

Carlos Alberto Sass Silva, Ofi cial de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de JAGUARIÚNA - SP, faz saber que exibiram os documentos exigidos por lei, a fi m de se

casarem:

ORMILTON AMARAL DA SILVA e SILVIA CRISTINA MATSUBARA DE FREITAS. Ele, de nacionalidade Brasileira, administrador de empresas, divorciado, nascido em CARIRÉ, CE, no dia 20 de janeiro de 1977, resi- dente e domiciliado na Rua Manoel Jacinto Ribeiro, Nº 203, São Pedro, JAGUARIÚNA, SP, fi lho de MARIANO JOSÉ DA SILVA e de RITA AMARAL DA SILVA. Ela, de nacionalidade Brasileira, farmacêutica, solteira, nascida em SÃO PAULO, SP, no dia 09 de fevereiro de 1978, residente e domiciliada na Rua Manoel Jacinto Ribeiro, Nº 203, São Pedro, JAGUARIÚNA, SP, fi lha de ANTONIO CARLOS DE FREITAS e de HIROKO MATSUBARA DE FREITAS.

DIEGO MACEDO MATEUS e CAROLINE APARECIDA LUIZ. Ele, de nacionalidade Brasileira, auxiliar de almoxarifado, solteiro, nascido em AMPARO, SP, no dia 26 de março de 1989, residente e domiciliado na Av. Pacífi co Moneda, Nº 2925, Vargeão, JAGUARIÚNA, SP, fi lho de BENEDITO APARECIDO MATEUS e de JUVELINA MACEDO. Ela, de nacionalidade Brasileira, auxiliar de faturamento, solteira, nascida em CAMPI- NAS, SP, no dia 08 de setembro de 1989, residente e domiciliada na Av. Pacífi co Moneda, Nº 2925, Vargeão, JAGUARIÚNA, SP, fi lha de OSCAR APARECIDO LUIZ e de LEONILDA DE FÁTIMA BATISTA LUIZ.

FERNANDO HENRIQUE CASTRO e TAYNÁ LOPES VIEIRA. Ele, de nacionalidade Brasileira, operador de logística, solteiro, nascido em CAMPINAS, SP, no dia 16 de março de 1996, residente e domiciliado na Rua Ider Carpi, Nº 241, Parque Florianópolis, JAGUARIÚNA, SP, fi lho de EDSON ANTONIO DE CASTRO e de MARIA MADALENA DA SILVA CASTRO. Ela, de nacionalidade Brasileira, estagiária de advocacia, solteira, nascida em CAMPINAS, SP, no dia 03 de dezembro de 1997, residente e domiciliada na Rua Antônio Ramos, Nº 986, Jardim Imperial, JAGUARIÚNA, SP, fi lha de EDIVALDO RODRIGUES VIEIRA e de NAIR LOPES DE OLIVEIRA RODRIGUES.

VITOR MATHIUZZO e TACIANA DE OLIVEIRA. Ele, de nacionalidade Brasileira, serviços gerais, divor- ciado, nascido em CAMPINAS, SP, no dia 03 de setembro de 1991, residente e domiciliado na Rua Antônio Testa, Nº 558, Núcleo Urbano Bom Jardim, JAGUARIÚNA, SP, fi lho de EDSON MATHIUZZO e de MARCIA VENTURINI MATHIUZZO. Ela, de nacionalidade Brasileira, química industrial, solteira, nascida em CARMO DO RIO CLARO, MG, no dia 29 de outubro de 1989, residente e domiciliada na Rua Antônio Testa, Nº 558, Núcleo Urbano Bom Jardim, JAGUARIÚNA, SP, fi lha de VITOR ROBERTO DE OLIVEIRA e de IVETE PER- PETUO LEONARDO DE OLIVEIRA.

JOSÉ FERNANDES NETO e MARIA ZÉLIA DA CONCEIÇÃO SOUSA. Ele, de nacionalidade Brasileiro, operador de movimentação, solteiro, nascido em PEDREIRA, SP, no dia 17 de dezembro de 1991, residente e domiciliado na Rua Cerejeira, Nº 89, Jardim Roseira, JAGUARIÚNA, SP, fi lho de HELIO DONIZETI FER- NANDES e de ELISABETE GARAVELLI. Ela, de nacionalidade Brasileira, auxiliar de produção, solteira, nasci- da em OEIRAS, PI, no dia 10 de agosto de 1985, residente e domiciliada na Rua Nair Peternella Brancalhone, Nº 123, Vila Jorge Zambon, JAGUARIÚNA, SP, fi lha de RAIMUNDO SABINO DE SOUSA e de FRANCISCA HERNESTINA DA CONCEIÇÃO SOUSA.

ANTONIO FRANCISCO DE SALES e KELVIANE RODRIGUES LIMA. Ele, de nacionalidade Brasileira, motorista, solteiro, nascido em SÃO BENEDITO, CE, no dia 06 de setembro de 1988, residente e domiciliado na Rua Sebastião de Polli, Nº 131, Residencial Reserva da Barra, JAGUARIÚNA, SP, fi lho de JOSÉ CAS-

SIANO DE SALES e de MARIA DAS GRAÇAS SALES. Ela, de nacionalidade Brasileira, atendente de caixa, solteira, nascida em SÃO BENEDITO, CE, no dia 07 de outubro de 1984, residente e domiciliada na Rua Se- bastião de Polli, Nº 131, Residencial Reserva da Barra, JAGUARIÚNA, SP, fi lha de ANTONIO RODRIGUES LIMA e de FRANCISCA MENDES DA SILVA.

RAFAEL RODRIGUES DE FARIA e DANIELE APARECIDA PEREIRA. Ele, de nacionalidade Brasileira, técnico em eletrônica, solteiro, nascido em SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP, no dia 18 de outubro de 1991, res- idente e domiciliado na Rua Pedro Lana, Nº 359, Recanto Jaguary, JAGUARIÚNA, SP, fi lho de JAIRO JOSÉ DE FARIA e de MARIA DE CASSIA FARIA. Ela, de nacionalidade Brasileira, auxiliar de contabilidade, solteira, nascida em PARAISÓPOLIS, MG, no dia 20 de setembro de 1989, residente e domiciliada na Rua Pedro Lana, Nº 359, Recanto Jaguary, JAGUARIÚNA, SP, fi lha de PEDRO PEREIRA FILHO e de NEUSA ANTONIA SILVA PEREIRA.

JOÃO BATISTA SILVA SOUSA e ANTONIA APARECIDA DA SILVA ALMEIDA. Ele, de nacionalidade Bra- sileira, marceneiro, divorciado, nascido em ITANHÉM, BA, no dia 21 de abril de 1964, residente e domiciliado na Rua Benedito Norival Caetano, Nº 103, Jardim Pinheiros, JAGUARIÚNA, SP, fi lho de MIGUEL RODRIGUES DE SOUSA e de MARTINHA DELMIRA DA SILVA. Ela, de nacionalidade Brasileira, do lar, divorciada, nascida em ITANHÉM, BA, no dia 13 de junho de 1965, residente e domiciliada na Rua Benedito Norival Caetano, Nº 103, Jardim Pinheiros, JAGUARIÚNA, SP, fi lha de CECILIO JOSÉ DE ALMEIDA e de ANTONIETA FERREIRA DA SILVA.

EDER ALVES DA SILVA e SOLANGE RODRIGUES DOS SANTOS. Ele, de nacionalidade Brasileira, as- sistente técnico, divorciado, nascido em SÃO BERNARDO DO CAMPO, SP, no dia 13 de dezembro de 1967, residente e domiciliado na Rua Elisa Semeghini Poltronieri, Nº 92, Nova Jaguariúna III, JAGUARIÚNA, SP, fi lho de DANIEL ALVES DA SILVA e de APARECIDA RIBEIRO DA SILVA. Ela, de nacionalidade Brasileira, estudante, solteira, nascida em ABAÍRA, BA, no dia 10 de abril de 1976, residente e domiciliada na Rua Elisa Semeghini Poltronieri, Nº 92, Nova Jaguariúna III, JAGUARIÚNA, SP, fi lha de ELOISIO BARBOSA DOS SAN- TOS e de ENILCE PINA RODRIGUES DOS SANTOS.

WAGNER RAMALHO e ELAINE DA CONCEIÇÃO POMPEU. Ele, de nacionalidade Brasileira, vigilante, solteiro, nascido em SÃO PAULO, SP, no dia 25 de setembro de 1983, residente e domiciliado na Rua Murilo Cerri Ramos Filho, Nº 53, Vila Primavera, JAGUARIÚNA, SP, fi lho de JOSÉ HUMBERTO RAMALHO e de SOLANGE APARECIDA RAMALHO. Ela, de nacionalidade Brasileira, do lar, solteira, nascida em SÃO BER- NARDO DO CAMPO, SP, no dia 24 de janeiro de 1982, residente e domiciliada na Rua Murilo Cerri Ramos Filho, Nº 53, Vila Primavera, JAGUARIÚNA, SP, fi lha de ELIAS POMPEU e de MARIA DOS REMÉDIOS DA CONCEIÇÃO.

JEFERSON FELIPE DE OLIVEIRA RODRIGUES e JOICE DANIELE FIORENTIN. Ele, de nacionalidade Brasileira, técnico de telecomunicação, solteiro, nascido em CAMPINAS, SP, no dia 15 de fevereiro de 1997, residente e domiciliado na Rua Abele Ferrari, Nº 156, Jardim Planalto, JAGUARIÚNA, SP, fi lho de AGNALDO HENRIQUE RODRIGUES e de MARIA INÊS GALVÃO DE OLIVEIRA. Ela, de nacionalidade Brasileira, inspe- tora de alunos, solteira, nascida em CAMPINAS, SP, no dia 19 de setembro de 1991, residente e domiciliada na Rua Abele Ferrari, Nº 156, Jardim Planalto, JAGUARIÚNA, SP, fi lha de MAURO APARECIDO FIORENTIN e de CLARICE SANT’ANA FIORENTIN.

Se alguém souber de algum impedimento, deve acusá-lo nos termos da lei e para fi ns de direito.

JAGUARIÚNA, 09 de setembro de 2021.

Paiva Netto

Mulher! Sinônimo de forta- leza, destemor e compaixão...

Certamente por isso Jesus contou com o extraordinário apoio de incontáveis heroínas, a exemplo de Maria, chamada Madalena, Joana de Cuza, Su- zana, Marta e Maria, irmãs de

Lázaro — a quem o Sublime Amigo ressuscitou —, além de tantas outras que o Evangelho não registra, mas o Espírito de Deus imortaliza. No momento da crucifi cação, todas corajosa- mente acompanhavam Maria Santíssima, enquanto os ho- mens, exceto João Evangelis- ta, assustados, se escondiam.

Depois, vieram a redimir-se.

Aliás, na hora trágica no Gól- gota, elas é que permaneceram ao lado do Divino Ressuscita- do: “E diante da cruz estavam a Mãe de Jesus, a irmã dela e também Maria Madalena, e Maria, mulher de Clopas”

(Evangelho, consoante os rela- tos de João, 19:25).

Assim sendo, na Volta Triunfal do Taumaturgo Celes- te ao planeta Terra — conforme está anunciado no Seu Santo Evangelho e no Seu Apocalip- se Redentor, já que Ele vem dar “a cada um de acordo com as suas obras” (Boa Nova do Cristo, segundo Mateus, 16:27 e Apocalipse, 22:12) —, aquelas mulheres terão a glória de estar à frente da equipe de recepção.

Elas e todos os que são capa- zes, pela força do Amor Fra- terno, de transpor os perigos e não desonrar o seu Mestre, pois assegurou Jesus: “Todo aquele que me testemunhar diante dos homens, Eu o tes- temunharei diante do Pai, que está nos Céus; mas aquele que me negar perante os homens, também Eu o negarei dian- te do Pai, que está nos Céus”

(Evangelho, segundo Mateus, 10:32 e 33).

Gosto muito deste signifi - cativo provérbio judaico sobre as mães: “Deus, não podendo estar em todos os lugares, fez as mães”.

José de Paiva Netto - Jor- nalista, radialista e escritor.

paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

SÉRIE IMIGRAÇÃO

ESPANHOLA - FAMÍLIA MARIM

CASA DA MEMÓRIA PADRE GOMES SECRET. MUN. DE EDUCAÇÃO TOMAZ DE AQUINO PIRES -COORD.

ARTIGOS

ENXERTO Cada qual tem um dom ou mesmo especialidade.

O agricultor na fazenda, o agrônomo na cidade.

A fruta tem azedume, conforme a sua qualidade.

Se conta com enxerto bem feito fi ca doce de verdade.

No caule do limoeiro, enxerta-se a mexerica.

Dará frutos tão saborosos, se contar ninguém acredita.

O homem truculento, perverso, bota medo em assombração.

Mas a cada nova vida fi ca mais dócil através da reencarnação.

O agrônomo muda a planta para melhorar a produtividade.

Deus, em sua sabedoria, está mudando a Humanidade.

Poesia de Valter Máz Borges, do livro O remédio do silêncio, Volume 15 da coleção Mensagens de fé (Editora O Artífi ce - editoraoartifi ce.com.br), em homenagem ao Dia do Agrônomo, que se comemora em 13 de setembro.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Pelo presente edital, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas, Farmacêuticas e de Material Plástico de Jaguariúna, Pedreira, Amparo e Região/SP por sua Presidente, convoca os tra- balhadores associados ou não da entidade todos da categoria dos trabalhadores nas indústrias de produtos farmacêuticos, enquadrados no 10º Grupo, do quadro anexo ao artigo 577 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT para se reunirem em Assembleia Geral Extraordinária que será realizada nos dias, horários e locais abaixo enumerados, tendo em vista a base territorial da entidade sindical abranger mais de um município: 1) Trabalhadores dos municípios de Jaguariúna, Pedreira, Holam- bra, Santo Antônio de Posse e Região., as assembleias serão realizadas no período de 14/09/2021 à 01/10/2021, das 07h00 às 23h00, nas dependências das Empresas: ENGRATECH TECNOLOGIA EMB. PLASTICAS S/A; ERCAPLAST IND. E COMERCIO DE PLÁSTICOS LTDA; IPA INDÚSTRIA DE PRODUTOS AUTOMOTIVOS RGS LTDA; JAGUAR IND. E COMERCIO DE PLASTICOS LTDA;

LOGOPLASTE DO BRASIL LTDA; MULTINOVA IND. DE EMBALAGENS PLÁSTICAS LTDA; NEME- RA JAGUARIUNA INDUSTRIA E COMERCIO LTDA; PLASMONT INDÚSTRIA E COMERCIO DE PLÁSTICOS LTDA; PLÁSTICOS M B LTDA; SMR AUTOMOTIVE BRASIL LTDA; SMITHERS-OASIS BRASIL INDÚTRIA E COMERCIO DE ARTIGOS PARA FLORICULTURA LTDA; JSP BRASIL INDÚS- TRIA DE PLÁSTICOS LTDA (e assim sucessivamente até que se façam assembleias em todos os municípios que compõe a base territorial do Sindicato), para deliberarem sobre a seguinte ordem do dia: a) Discussão e deliberação sobre a pauta de reivindicações a ser apresentada aos Sindicatos representativos da respectivas categorias econômicas; b) Outorga de poderes à entidade, por seus representantes legais, para negociação coletiva, celebrar acordos, requerer realização de mesa re- donda junto ao MTE, constituir comissão de negociação e, ainda, em caso de malogro das negocia- ções, suscitar dissídio coletivo junto ao Tribunal competente, assistido pela Federação da categoria;

c) Discussão e deliberação sobre a cláusula que trata das Contribuições; d) Discussão e deliberação sobre as Negociações Coletivas sobre Home Offi ce e Teletrabalho a serem levadas a efeito com os Sindicatos representativos das respectivas categorias econômicas; e) Discussão e deliberação das Negociações da Convenção Coletiva de Trabalho Específi ca sobre Segurança em Máquinas SOPRADORAS DE PLÁSTICOS, INJETORAS DE PLÁSTICO E MOINHO a ser apresentada ao Sin- dicato das Indústrias do Setor Plástico; f) Posicionamento da categoria sobre a eventual realização de movimento paredista em caso de malogro das negociações; g) Deliberação para a realização de assembleias permanentes e itinerantes mesmo não listadas no presente edital. Não havendo número sufi ciente de acordo com as normas aplicáveis, em primeira convocação, nos horários supra - men- cionados, as mesmas se realizarão 2 horas após, no mesmo dia e local. (cumpre observar que na ata deverá constar que se observou o quorum da CLT, em segunda convocação, de 1/3 dos associados).

Informa o Presidente que diante da situação da pandemia que se encontra o País, será obrigatório o uso de máscaras, bem como a entidade providenciará todas as medidas protetivas para garantia de todos, e ainda, será respeitado o distanciamento necessário. Jaguariúna, 11 de Setembro de 2021.

Maria Nalva Vieira Gama - Presidente

EDITAIS

(3)

Sábado, 11 de Setembro de 2021 3

RC Vicenzotti & Cia Ltda - CNPJ: 10.530.067/0001-91

Atendimento

Expediente

e-mail: comercial@jornaldejaguariuna.net Tel: (19) 3896-1916 | 9 9772.0540

Distribuição gratuita - tiragem 5.000

www.jornaldejaguariuna.net

ECONOMIA:

Segundo o Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia, foram criadas em Jaguariúna 469 novas vagas em julho

Emprego em Jaguariúna sobe pelo 3º mês seguido e cidade registra quase 2 mil novos

postos no ano

De Jaguariúna

Jaguariúna registrou o terceiro mês seguido de aumento no número de vagas de trabalho cri- adas na cidade. Segundo o Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia,

foram criadas em Jag- uariúna 469 novas vagas em julho. No mês de ju- lho, foram 313 postos e, em maio, outros 300. No acumulado do ano, a ci- dade já registra um total de 1.951 novas vagas de emprego nos setes pri- meiros meses do ano.

Julho registrou o se-

gundo melhor saldo pos- itivo de vagas no ano, ficando atrás apenas do mês de fevereiro (622 va- gas) – em março foram mais 336 novas vagas.

Já os meses de janeiro e abril registraram saldos negativos, respectiva- mente, de 50 e 42 vagas.

Jaguariúna conta

com uma lei municipal, aprovada em 2019, que garante 50% dos no- vos postos de trabalho a moradores da cidade.

A medida integra uma consistente política de incentivo fiscal do mu- nicípio, que visa atrair novos investimentos em- presariais.

Da Redação

O Governador João Doria confirmou, nesta quarta-feira (8), que não foram registradas inter- corrências com as doses da Coronavac presen- tes nos lotes suspensos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Governo de SP, por meio da Secre- taria de Estado da Saú- de, monitora a situação dos imunizantes e não registrou, desde o últi- mo sábado (4), nenhu- ma notificação de even-

to adverso com os lotes que haviam sido distri- buídos e aplicados. Ci- dadãos que receberam as doses, cuja qualidade foi devidamente valida- da pelo Governo Fede- ral, devem ser observa- dos por 30 dias, como medida preventiva de segurança.

“É uma mensagem tranquilizadora às pes- soas que, como eu, to- maram a vacina do Bu- tantan. A qualidade da vacina Coronavac é in- contestável, a própria Anvisa já se pronunciou

neste sentido. Aguar- damos a liberação des- te novo lote de vacinas para a aplicação na po- pulação”, disse Doria.

Antes da distribui- ção para a população, as 4 milhões de doses disponibilizadas na rede de saúde estadual passaram por rigoroso controle de qualidade e foram certificadas pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade (INCQS), órgão da Fio- cruz do Governo Fede- ral, responsável pela avaliação da qualidade

de todos os imunizantes distribuídos no Brasil.

As vacinas foram vali- dadas e, portanto, tive- ram a qualidade garan- tida para a utilização na população.

Do total de 4 milhões de doses distribuídas dos lotes bloqueados pela Anvisa, a Secreta- ria de Saúde identificou 224.737 doses que não estão aplicadas e/ou re- gistradas no sistema de informação oficial para registro de doses (Va- ciVida). Estes imuni- zantes, apesar de terem

sua qualidade garanti- da pelo INCQS e pelo controle de qualidade do Instituto Butantan, devem ser reservados e armazenados pelas equipes municipais, mantendo em quaren- tena na temperatura de +2 °C a +8 °C conforme orientação da Anvisa e até a liberação pelo ór- gão federal.

A Secretaria de Es- tado da Saúde também orientou os municípios quanto ao monitora- mento por 30 dias de todas as pessoas que

tomaram as doses, sen- do que todo e qualquer evento adverso deve ser registrado no VaciVida.

“Temos confiança quanto à qualidade, se- gurança e eficácia da Coronavac. O imunizan- te passou por rigoroso controle de qualidade e todas as doses distribuí- das para a rede de saúde passaram por testes de avaliação e foram certi- ficadas para o uso”, des- taca Regiane de Paula, coordenadora do Plano Estadual de Imuniza- ção.

SP não registra intercorrência com doses da Coronavac aplicadas de lotes suspensos

pela Anvisa

Da Redação

Mais de 112 mil ve- ículos trafegaram pela Rodovia Governador Adhemar Pereira de Barros (SP-340) e ou- tras rodovias adminis- tradas pela Renovias, no sentido Minas Ge- rais, durante o feriado prolongado da Inde- pendência do Brasil. O tráfego ficou dentro do estimado pela conces- sionária.

De sexta-feira (3) a terça-feira (7), foram realizados 855 atendi- mentos aos usuários, incluindo serviços de guincho, socorro mecâ- nico, inspeção e atendi- mento pré-hospitalar. O

Centro de Controle de Operações (CCO) da Re- novias, que funciona 24 horas por dia, atendeu 571 chamados neste pe- ríodo, tanto pelo 0800 quanto pelos fones de emergência das rodo- vias. Houve o registro de 16 acidentes, com nove vítimas leves, qua- tro grave e uma vítima fatal.

O Sistema de Aten- dimento aos Usuários (SAU) da Renovias está à disposição 24 horas por dia aos motoristas.

Para acioná-lo, basta li- gar 0800 055 9696 ou usar um dos fones de emergência, implanta- dos a cada quilômetro.

Dicas de segurança nas

rodovias e condições antecipadas do tráfego podem ser obtidas pelo site www.renovias.com.

br.A malha viária da Re- novias liga Campinas, Circuito das Águas e sul de Minas: SP-340 (Cam- pinas/Mococa), SP-342 (Mogi Guaçu/Águas da Prata), SP-344 (Aguaí/

Vargem Grande do Sul), SP-350 (Casa Branca/

São José do Rio Pardo) e SP-215 (Vargem Gran- de do Sul/Casa Branca), com extensão de 345,6 quilômetros. A conces- sionária administra as rodovias através do Pro- grama de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo.

Renovias registrou fluxo de mais de 112 mil veículos no sentido sul de Minas

Vereadores e prefeito têm reunião na Câmara com CEO de empresa que se instalará no

município

De Santo Antônio de Posse

Santo Antônio de

Posse receberá uma nova empresa, que aca- ba de adquirir uma área no município para em

breve iniciar suas op- erações. A Biotrop é uma empresa focada no desenvolvimento e produção de insumos agrícolas biológicos para o agronegócio, que tem impacto ambiental menor do que as alter- nativas químicas.

Acompanhado do prefeito João Leandro Lolli (DEM), o CEO da companhia, Antônio Zem, esteve na Câmara

Municipal para apre- sentar aos vereadores os planos da empresa ao escolher a cidade para investir e os entraves iniciais a serem enfren- tados, como a necessi- dade de alteração da lei de zoneamento pelos vereadores a fim de tor- nar a área rural onde ela será instalada em zona urbana e assim permitir o desenvolvimento de suas atividades no local.

(4)

RECADASTRAMENTO:

Quem perder o prazo terá o cartão cancelado e perderá o acesso rápido aos serviços públicos municipais De Jaguariúna

Falta pouco para encerrar o período de recadastramento do Cartão Cidadão em Ja- guariúna. Quem ain- da não se recadastrou,

deve se apressar porque é só até o dia 30 deste mês. A Prefeitura aler- ta: quem perder o prazo terá o cartão cancelado e perderá o acesso rápi- do aos serviços públi- cos municipais.

O recadastramen- to do Cartão Cidadão começou a ser feito no início de junho, mas até agora menos da metade da população realizou o processo que é muito simples.

Basta baixar gratui- tamente o aplicativo

“Jaguariúna – Reca- dastramento Online”

no seu celular e seguir o passo a passo. Se pre- ferir também é possível recadastrar o seu cartão no site da Prefeitura.

Além disso, a Prefei- tura também colocou uma equipe de plantão no Boulevard Cultural para atender a popula- ção que opte por fazer o recadastro pessoalmen- te. O horário de atendi- mento é das 8h às 18h.

É importante des- tacar que uma pessoa pode fazer o recadastro para outra, desde que esta envie a foto (selfie)

do morador. Isso vai auxiliar principalmente crianças e idosos, que ainda não têm familia- ridade com a tecnolo- gia.Em caso de dúvidas

ou para obter mais in- formações o cidadão deve ligar para os tele- fones (19) 4042-8277 e WhatsApp (19) 98363- 3471.

Todos os jaguariunenses devem recadastrar o Cartão Cidadão

Bailarina do Faustão ensinará dança em

Workshop neste sábado em Jaguariúna

A Secretaria Munic- ipal de Cultura de Jag- uariúna traz para a ci- dade a ex-bailarina do Domingão do Faustão, Nathália Melo, para dar um Workshop de dança neste sábado, dia 11.

Esta é mais uma ativi- dade que será realizada em comemoração aos 67 anos da cidade e os participantes poderão aprender diferentes técnicas de dança.

A aula acontecerá no Teatro Municipal Dona Zenaide às 10h. Para participar é preciso se inscrever antecipada- mente pelo telefone:

(19) 3867-4223.

E X - B A I L A R I N A DO DOMINGÃO DO FAUSTÃO

Nathália é formada em jazz e ballet clássico e educação física. Foi bai- larina do Domingão do Faustão (Rede Globo) onde atuou ainda como

participante, coreógra- fa e jurada técnica no quadro Dança dos Fa- mosos.

Há 11 anos a bailarina tem um centro de dança em Mogi Guaçu, com espetáculos premiados dentro e fora do país.

(5)

5 Sábado, 11 de Setembro de 2021

CULTURA:

“Noite dos Musicais” agitou o fim de semana em Jaguariúna

Exposição de artes visuais comemora o

aniversário de Jaguariúna no Teatro Municipal

O Teatro Municipal de Jaguariúna receberá a Exposição Artes Visuais, organizada pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura em comemoração ao aniversário da cidade.

Desta sexta-feira, 10, até o dia 26 o público poderá conferir os trabalhos dos alunos da Escola das Artes.

São aproximadamente 30 quadros e desenhos que foram feitos pelos estudan- tes dos cursos de Desenho e Artes Plásticas. Todos acompanharam as ativida- des on-line durante os dias em que as aulas presenciais estavam suspensas devido à pandemia da covid-19.

Mesmo a distância todos fi zeram os trabalhos sob orientação dos professores Fabiano Rizzoni e Marilda Beligni.

Para conferir a expo- sição basta ir até o teatro de 10 a 26 de setembro das 14h às 17h. A entrada é gratuita.

Desta sexta-feira, 10, até o dia 26 o público poderá conferir os trabalhos dos alunos da Escola das Artes

De Jaguariúna

A “Noite dos mus-

icais” encantou os jag- uariunenses nos últi- mos sábado e domingo, dias 4 e 5. As mais de 20 apresentações dos alunos da Escola das Artes aconteceram no Teatro Municipal Dona Zenaide com entrada gratuita.

Durante quase duas horas o público pôde conferir musicais famo- sos como A bela e a fera, O fantasma da ópera e Frozen.

Junto com as apre- sentações feitas ao vivo também foram exibidos no telão do teatro alguns

musicais gravados pre- viamente pela equipe da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.

Por medida de segu- rança contra a covid-19, todas as normas de proteção foram cumpri- das e o público manteve o distanciamento social.

(6)

ABASTECIMENTO:

A estiagem prolongada, que afeta não só a região de Campinas, mas várias outras regiões do País, e ao calor elevado que faz aumentar ainda mais o consumo

DAE de Jaguariúna alerta para o uso

consciente de água e combate ao desperdício

O DAE (Departamen- to de Água e Esgoto) de Jaguariúna reforça à população a neces- sidade de economizar água. Devido à estia-

gem prolongada, que afeta não só a região de Campinas, mas várias outras regiões do País, e ao calor elevado que faz aumentar ainda mais

o consumo, o departa- mento alerta para a im- portância do uso consci- ente de água para evitar desabastecimento.

O DAE mantém uma

campanha permanente de orientação às pessoas que são flagradas utili- zando indevidamente água potável – como, por exemplo, lavando

calçadas e veículos com água corrente.

Em caso de rein- cidência, o departamen- to pode aplicar multa aos infratores, de acordo

com a Lei Municipal nº 2.250, de 2014. O objeti- vo é evitar o desperdício para que não falte água em nenhuma região da cidade.

Desperdício de água terá punição em Amparo.

Ajude a economizar!

De Amparo

A partir do dia 13 de se-

tembro, os moradores de Amparo que forem flagra- dos desperdiçando água

tratada ou potável serão punidos e multados. A me- dida tem como objetivo combater o uso indevido de água no período de es- tiagem que toda a região está passando no momen- to.Serão multados os moradores que forem fla- grados lavando calçadas, ruas, fachadas ou cobertu- ras residenciais, comerci- ais e industriais, Lavagem de carros e rega de jardins com fluxo contínuo de água tratada ou potável fornecida pelo SAAE tam- bém serão punidos.

Também serão mul- tados os moradores que forem denunciados por outros tipos de uso que caracterizem desperdício.

Essas penalidades não se aplicam às atividades comerciais e industriais regulamentadas, como os lava-rápidos e lavanderias.

O decreto municipal de emergência hídrica, divul- gado hoje no Jornal Oficial do município, autoriza que o SAAE utilize poços arte- sianos e reservas hídricas particulares para o abas- tecimento de caminhões pipa para atender a de-

manda de água da popu- lação.

Além do decreto, a Pre- feitura de Amparo enviou à Câmara Municipal um projeto de lei que prevê multa para os moradores que desperdiçarem água.

A multa prevista é no valor de 500 reais, e será con- siderado desperdício o au- mento do consumo acima de 15% da média dos últi- mos 6 meses na residên- cia, comércio ou indústria.

Em caso de reincidência, a multa será em dobro.

De acordo com o su- perintendente do SAAE,

Marcelo Viam, é impor- tante que a população en- tenda que a colaboração de todos é necessária para a economia de água nesse momento. “Estamos pas- sando por um período de estiagem e precisamos da colaboração de toda a população para que não falte água em Amparo.

Esperamos que, já no mês que vem, a quantidade de chuvas seja suficiente para voltar a encher nossos rios, mas enquanto isso não acontece, temos que fazer nossa parte”, disse Marce- lo.

Holambra recebe caminhão de combate a incêndios para Associação de Bombeiros

Voluntários

De Holambra

O prefeito Fernando Capato recebeu no início da tarde dessa quinta-fei- ra, dia 9 de setembro, um caminhão auto tanque de combate a incêndios des- tinado a Holambra pelo Governo do Estado. A en- trega do veículo contou com a participação de ver- eadores, representantes do Corpo de Bombeiros,

das polícias Civil e Mili- tar, dos bombeiros civis voluntários da cidade e de representantes da so- ciedade civil, conselhos e entidades locais.

O caminhão tem ca- pacidade para até 6 mil litros de água e irá for- talecer o trabalho real- izado pela Associação de Bombeiros Voluntários, que há mais de quatro anos atuam no enfrenta-

mento a queimadas.

“Essa é uma impor- tante conquista que, sem dúvidas, irá qualificar o trabalho e melhorar o atendimento a ocorrên- cias de incêndio”, avaliou o prefeito Fernando Capato, que também é um bombeiro civil vol- untário. “É o primeiro equipamento para uso exclusivo da atividade dos bombeiros em Hol-

ambra. Uma novidade que vem para coroar o exemplar e excepcion- al serviço desenvolvido pelos voluntários e pelas autoridades parceiras até aqui”.

“Estas informações são de uso exclusivo para assuntos relacionados aos interesses públicos da Prefeitura Municipal da Estância Turística de Holambra”

Holambra recebeu entre os dias 4 e 7 de se- tembro 49 ônibus de fre-

tamento turístico – todos eles devidamente iden- tificados e com agenda-

mento prévio confirma- do através de plataforma eletrônica implementada pelo Departamento Mu- nicipal de Turismo e Cul- tura. O sistema põe em prática as novas regras de acesso e permanência de excursões na cidade, estabelecidas por meio de Decreto no dia 26 de agosto.

O documento, que revoga a proibição insti- tuída em junho de 2021 em função da pandemia, determina que esses ve- ículos passem a ser ca- dastrados pelo Portal do Governo, em www.

holambra.sp.gov.br, na aba de Serviços, Cadastro para Excursões.

Apenas os 20 primei- ros ônibus inscritos têm, desde então, o ingresso liberado mediante auto- rização prévia, que deve ser impressa e afixada nos veículos em local visí- vel para possibilitar o ser- viço de fiscalização. Ain- da de acordo com a nova normativa, cadastros adi- cionais serão aceitos em caráter excepcional com apresentação de reservas de hotéis ou pousadas em Holambra ou em um raio de 70 km.

No último sábado, dia 4, 12 excursões passaram pela Capital Nacional das Flores, com crescimento gradual no domingo (17) e na terça-feira (20).

De acordo com a di- retora da pasta, Alessan- dra Caratti, a avaliação dos primeiros dias com nova normativa é posi- tiva. “Acompanhamos de perto a chegada das excursões agendadas e o cumprimento das no- vas regras de circulação desses veículos. Foi um trabalho de muito êxito, sem qualquer ocorrência durante todo o feriado”,

disse.

Segundo ela, a libe- ração restrita a ônibus previamente inscritos e autorizados tem por obje- tivo organizar o crescente fluxo de visitantes, as- segurando experiências turísticas que sejam boas e adequadas à estrutura da cidade. “Queremos receber bem as pessoas que escolhem Holambra como destino. Pra isso, é preciso conduzir com muita organização o es- quema de excursões de acesso coletivo”, explica.

Com novas regras de agendamento e acesso, Holambra recebe 49 excursões durante

feriado

Nesta semana, o DAE, com apoio da Vigilância Sanitária, realizou a análise da água do bairro Recreio Campestre, o Rincão.

Alguns moradores ti- nham se queixado da água chegar com muito cloro nas residências.

A análise foi realizada

utilizando reagentes e um aparelho específico nas amostras. O resul- tado obtido está dentro do parâmetro aceitável, abaixo do nível máxi- mo.Mesmo tendo resul- tados que mostram que o cloro não está em ex- cesso, o departamento

realizará novas análises da dosagem do químico para que a água chegue sempre com o máximo de qualidade possível na casa da população.

PARA SOLICITA- ÇÕES DE MANUTE- ÇÃO E OUTROS AS- SUNTOS:

Agora você pode bai- xar o aplicativo da Ou- vidora-geral de Santo Antônio de Posse que irá permitir reclamar, sugerir, pesquisar in- formações e até denun- ciar.

Link Ouvidoria: ht- tps://eouve.com.br/#/

DAE e Vigilância Sanitária realizam análise de

água no Rincão

(7)

7 Sábado, 11 de Setembro de 2021

PREMIAÇÃO:

Jaguariúna começa nova fase da campanha de vacinação contra o coronavírus

Anderson Daniel de Lima, 14 anos e Manu- ella Crespo de Oliveira, 12 anos, não perderam tempo. Logo no início da tarde já estavam no Parque Santa Maria para serem imunizados contra a covid-19. Os três adolescentes fazem parte do novo grupo que começou a ser vaci- nado hoje, dia 9, em Jaguariúna.

Além de aplicar a primeira dose da vaci- na nas pessoas dessa faixa etária, a Prefei- tura também começou a aplicar hoje a tercei- ra dose do imunizante nos idosos que têm

90 anos ou mais (que tomaram a segunda dose há no mínimo seis meses). O senhor Fran- cisco Baldassin, de 90 anos, e a senhora Di- norá Paqualine, de 91, já foram vacinados.

Os adolescentes que ainda não foram vacinados devem ficar atentos. Para tomar a vacina é preciso le- var o Cartão Cidadão, documento com foto e o comprovante de en- dereço em seu nome ou de um responsável.

A Secretaria Munic- ipal de Saúde também pede para que estejam acompanhados por um

adulto que autorize a vacinação ou, caso isso não seja possível, o ad- olescente deve apre- sentar o Termo de As- sentimento preenchido

e assinado pelo re- sponsável – clique aqui.

INFORMAÇÕES IM- PORTANTES

A aplicação da pri- meira dose da vacina

nas pessoas que têm 18 anos ou mais segue suspensa em Jaguariú- na até que o Governo do Estado de São Paulo envie novos lotes à ci-

dade.

A segunda dose da Pfizer será aplicada na semana do dia 13 ao dia 17 de setembro.

De Jaguariúna

A Prefeitura de Ja- guariúna, por meio da

Secretaria Municipal de Saúde, bateu novo recor- de na aplicação de vaci- nas contra a Covid-19.

Nesta quarta-feira, dia 8 de agosto, foram aplica- das no total 4.023 doses, o maior número de imu- nizações num único dia desde o início da campa- nha, em janeiro. O último recorde foi registrado no dia 10 de agosto, com a aplicação de 2.671 doses do imunizante na cidade.

Com os números desta quarta-feira, Jaguariúna agora soma 71.828 do- ses aplicadas. São 45.956 pessoas imunizadas com a primeira dose ou dose única contra a Covid (79,2% da população da

cidade) e 25.872 pesso- as com a segunda dose (44,6% da população).

Os índices da imunização completa em Jaguariúna estão acima dos regis- trados no Estado de São Paulo (41,8%) e no Brasil (32,3%).

“Tem sido um trabalho muito exaustivo de nos- sa equipe, mas também muito gratificante. Mais de 4 mil doses aplicadas num único dia é um re- sultado que nos deixa orgulhosos e ainda mais esperançosos de que va- mos superar a pandemia

por meio da vacinação. Só tenho a agradecer a todos os envolvidos neste traba- lho diário”, disse a secre- tária de Saúde de Jagua- riúna, Maria do Carmo de Oliveira Pelisão.

Nesta quinta-feira (9), a vacinação contra a Covid em Jaguariúna continua com o início da imunização de adolescen- tes entre 12 e 14 anos e a aplicação da terceira dose aos idosos com 90 anos ou mais (que tomaram a segunda dose há no míni- mo seis meses). Também serão vacinados jovens

entre 15 e 17 anos.

A vacinação contra a Covid-19 em Jaguariúna acontece no Parque San- ta Maria, das 15h às 19h.

Para ser imunizado é pre- ciso apresentar documen- to com foto, comprovante de residência e o Cartão Cidadão.

Além disso, também é necessário fazer o pré-ca- dastro no site da Prefei- tura (www.jaguariuna.sp.

gov.br) no link “Cidadão”.

A Secretaria de Saúde re- comenda trazer a ficha do cadastro impressa, para agilizar o atendimento.

Jaguariúna bate novo recorde com aplicação de 4.023 doses da vacina contra Covid

Jaguariunenses exercem a solidariedade doando sangue

De Jaguariúna

A Campanha de do- ação de sangue realiza- da em Jaguariúna no último sábado, dia 4, contou com a solidarie- dade de 194 pessoas.

Todos compareceram

na escola municipal Coronel Amâncio Bue- no para doar sangue a quem precisa.

Ao todo, de acordo com a Secretaria Mu- nicipal de Saúde, foram arrecadadas 150 bolsas de sangue, 63 pessoas

doaram pela primeira vez, 42 foram consid- erados inaptos e duas desistiram de fazer a doação.

A Campanha aconte- ceu graças a uma parce- ria entre a Prefeitura de Jaguariúna e o Hemo-

centro da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Todo o sangue cole- tado foi destinado ao Banco de Sangue da universidade que man- tém o Banco de Sangue Regional.

Saúde da Posse inicia a vacinação dos adolescentes de 14 a 12 anos

De Santo Antônio de Posse

A Secretaria Munici- pal da Saúde inícia nesta quarta-feira (8 ), a vaci- nação contra Covid-19 dos adolescentes de 14 anos. Na quinta-feira (9)

é a vez dos jovens de 13 anos receberem a pri- meira dose do antígeno e na sexta-feira (10) os adolescentes de 12 anos.

A vacinação será re- alizada através do es- calonamento (uma faixa etária por dia), devido

a escassez do imuni- zante e para evitar filas e aglomeração nos locais de vacinação.

A aplicação das vaci- nas será realizada nos Postos de Saúde da Família, das 9h às 16h e na Sala de Vacinação

da Vigilância Epidemi- ológica das 8h às 18h.

É necessária a apre- sentação do CPF, Cartão SUS, comprovante de residência e Carteira de Vacinação.

CRONOGRAMA:

Pessoas de 14 anos: 8 de setembro

Pessoas de 13 anos: 9 de setembro

Pessoas de 12 anos:

10 de setembro

Vacinação Solidária:

Quando for vacinar, se puder, doe 1kg de al-

imento não perecível e ajude quem mais pre- cisa. A doação não é obrigatória.

Aproveite para mar- car aqui nos comentári- os e compartilhar a notí- cia com que ainda vai se imunizar.

Holambra confirma 13 novos casos de Covid-19 na última semana

O Departamento Municipal de Saúde de Holambra confirmou nesta quinta-feira, dia 9 de setembro, 13 novos casos de Covid-19 regis- trados na cidade ao lon- go da última semana. O município contabiliza, desde o início da pan- demia, 2.061 casos da doença, sendo 2.025 considerados curados.

21 pessoas aguardam, em isolamento domicili- ar, o resultado de exam- es. O bairro Imigrantes soma 579 confirmações, seguido do Centro com 189 e do Groot com 184

casos.

“Vale sempre lem- brar que, na luta con- tra a Covid-19, é fun- damental que toda a comunidade colabore”, ressaltou o diretor mu- nicipal de Saúde, Val- mir Marcelo Iglecias. “A higienização frequente das mãos, o uso de más- cara e o distanciamento social continuam sendo fundamentais”.

Vacinação para ado- lescentes entre 12 e 17 anosNesta sexta-feira, dia 10 de setembro, o De-

partamento Municipal de Saúde irá aplicar, no Salão da Terceira Idade, a primeira dose da vaci- na contra a Covid-19 em adolescentes entre 12 e 17 anos que realizaram o agendamento por meio do Portal do Governo, em www.holambra.

sp.gov.br. É necessário chegar com, no máxi- mo, 10 minutos de an- tecedência do horário agendado, apresentar documento oficial com foto e Formulário de Autorização de Vaci- nação assinado pelo pai, mãe ou responsável

legal. O documento está disponível em www.

holambra.sp.gov.br, na aba Serviços, Vacina:

Termo de autorização.

Ele é obrigatório ainda que o menor compareça acompanhado.

Aplicação de 2ª dose de AstraZeneca/Fiocruz suspensa temporaria- mente

O Departamento Mu- nicipal de Saúde informa ainda que a aplicação da 2ª dose da vacina Astra- Zeneca/Fiocruz, contra a Covid-19, programada para amanhã, dia 10 de

setembro, está tempo- rariamente suspensa. O motivo é o não recebi- mento do lote completo do antígeno por parte do Governo do Estado.

A orientação é acom- panhar a divulgação de nova data para a vaci- nação através dos meios de comunicação oficiais da Prefeitura.

(8)

Referências

Documentos relacionados

Repasse de custos contribui para alta do preço do frango em outubro O mercado brasileiro de carne de frango chega ao final de outubro com patamares de preços superiores aos

Esta degradação, é de difícil avaliação, por isso para cada caverna realiza-se uma análise da capacidade de carga, ou seja, o quanto uma área pode agüentar as

ITIL, biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informação, é um framework que surgiu na década de mil novecentos e oitenta pela necessidade do governo

auxiliar na criação de KPI’s. Fonte: Elaborado pela autora com base nos Quadros de 1 a 10 dessa dissertação.. O Quadro 13 apresenta os resultados trabalhados e que possuem

Este trabalho traz uma contribuição conceitual sobre a utilização do sistema de gestão de produtividade que poderá motivar futuras pesquisas sobre o tema, bem

Entrevista não-diretiva: é a entrevista totalmente livre e que não especifica nem as questões nem as respostas requeridas. As provas de conhecimentos ou de capacidades

- - Se tiver quaisquer efeitos secundários, incluindo possíveis efeitos secundários não indicados neste folheto, fale com o seu médico ou farmacêutico ou enfermeiro.. O que precisa

Interior mostrado: E-PACE R-Dynamic SE com Interior Ebony/Light Oyster com costura Light Oyster, assentos de couro granulado Light Oyster e revestimento do teto Ebony. Este