• Nenhum resultado encontrado

Exercícios no posto de trabalho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Exercícios no posto de trabalho"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Exercícios

no posto de

trabalho

(2)

Como aliviar as dores com exercícios práticos no posto de trabalho

As sugestões de exercícios a seguir são opções para serem executadas no próprio posto de trabalho. O objetivo é diminuir a fadiga e sobrecarga osteomuscular, promovendo alongamento e relaxamento nas regiões mais afetadas, como a coluna vertebral, membros superiores e inferiores. Paralelamente, os exercícios atingem as articulações para diminuir a sensação de rigidez e nos manter em movimento, como é o caso dos quadris e pés. Não há necessidade de executar todos os exercícios, nem mesmo de manter a mesma ordem. Escolha pelo menos cinco e tente fazer uma vez ao dia.

(3)

Exercícios: alongamento e relaxamento

Exercício

Exercício

Exercício

Sentado na cadeira, com a coluna ereta, eleve os braços acima da cabeça com as mãos entrelaçadas. Sustente nessa posição por 20 segundos.

Sentado na cadeira, com a coluna ereta, incline o tronco com a mão posicionada atrás da cabeça e o cotovelo dobrado.

Mantenha essa posição por 20 segundos.

Sentado na cadeira, eleve os braços para frente com os dedos entrelaçados. Sustente nessa posição por 20 segundos.

1

3

2

(4)

Exercício

Exercício

Exercício

Sentado na cadeira, com a coluna ereta, posicione o braço à frente, na altura do peito, com os cotovelos dobrados e os dedos entrelaçados. Tensione os braços e leve os cotovelos para trás. Mantenha essa posição por 20 segundos.

Sentado na cadeira, com a coluna ereta e os pés apoiados no chão, leve as mãos com os dedos entrelaçados atrás da cabeça. A seguir, tensione os braços levemente para trás.

Mantenha por 20 segundos.

Sentado na cadeira, com a coluna ereta e os pés apoiados no chão, leve as mãos com os dedos entrelaçados atrás da cabeça. Flexione levemente o pescoço, levando o queixo na direção do peito. Mantenha por 20 segundos.

4

6

5

(5)

Exercício

Exercício

Exercício

Sentado na cadeira, com a coluna ereta e os pés apoiados no chão, incline levemente o pescoço para o lado e com a mão acima da cabeça, faça uma força na direção do ombro. Segure por 20 segundos.

Faça o mesmo do outro lado.

Sentado na cadeira, com a coluna ereta e os pés apoiados no chão, apoie ambas as mãos sobre a cadeira, com as palmas voltadas para trás. Simultaneamente, retire levemente as costas do apoio da cadeira.

Sentado na cadeira, com a coluna ereta e os pés apoiados no chão, posicione um dos braços à frente do ombro. A seguir, use o outro braço para puxá-lo sobre o ombro oposto. Segure por 20 segundos.

Faça o mesmo do outro lado.

7

9

8

(6)

Exercício

Exercício Exercício

Sentado na cadeira, com a coluna ereta e os pés apoiados no chão, flexione o tronco para frente na direção dos pés, se possível encoste as mãos nos pés ou no chão. Relaxe o pescoço. Mantenha a posição por 20 segundos.

Sentado, com as costas eretas, cruze uma das pernas sobre a outra. A seguir, inicie uma leve rotação no tornozelo. Mantenha por 20 segundos. Ao finalizar, faça o mesmo com a outra perna.

Sentado na cadeira, com as costas eretas, cruze a perna direita sobre a esquerda.

A seguir, apoie a mão do braço esquerdo sobre a perna direita, faça uma leve torção do tronco para a direita. A cabeça deve ser mantida na mesma direção do ombro. Volte o tronco devagar depois de 20 segundos.

Repita o movimento para o lado esquerdo, invertendo a perna e o braço.

10

11 12

(7)

Exercício

Exercício

Exercício

Sentado, cruze uma das pernas sobre a outra. A seguir, leve as duas mãos na direção do joelho que tem a perna dobrada e segure, alongando a parte externa da coxa levemente. Segure por 20 segundos.

Volte devagar, troque a perna e repita.

Sentado, dobre uma das pernas de modo que o pé fique parcialmente apoiado no assento da cadeira. A outra perna deve ficar com o pé apoiado no chão. Segure o joelho junto ao peito por 20 segundos, mantendo a coluna ereta. Volte devagar e, em seguida, repita o movimento com a outra perna.

Sentado, cruze uma das pernas sobre a outra, de modo que possa esticar ambos os braços na direção do chão. A cabeça deve ficar levemente flexionada para baixo. Mantenha a postura por 20 segundos e, em seguida, volte devagar.

Troque a perna e repita.

13

15

14

(8)

Exercício

Exercício

Exercício

Sentado, com a coluna ereta, mantenha um dos pés apoiado no chão e estenda a outra perna. As mãos podem ficar apoiadas no assento da cadeira. Dobre a perna estendida na direção da outra e volte devagar. Faça isso 20 vezes. Depois, repita com a outra perna.

Em pé, utilize a cadeira para apoiar ambas as mãos sobre o assento, com os braços estendidos. A cabeça deve ser mantida na mesma direção do prolongamento do corpo inclinado, de modo que as costas não formem um arco. As pernas devem permanecer com os joelhos estendidos.

Permaneça nessa posição por 20 segundos.

Em pé, utilize a cadeira para apoiar uma das pernas. Flexione levemente o joelho da perna de apoio que mantém você em pé e estenda os braços na direção da perna apoiada na cadeira, flexionando o tronco, se possível. Volte à posição inicial e, repita o movimento com a outra perna.

Mantenha por 20 segundos.

16

18

17

(9)

Exercícios no posto de trabalho

Responsável:

Paula Fiquetti Silveira

Fisioterapeuta do time de Gestão de Saúde da Aon desde 2014

Mestre em Ciências da Cirurgia, pela UNICAMP, possui pós-graduação pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e pela UNIFESP

Formada em Fisioterapia pela PUC Campinas

Formação em RPG pelo Instituto Phillipe Souchard. Consultora da área de Gestão de Saúde, onde desenvolve projetos nas Doenças Osteomusculares Atua clinicamente com maior experiência em

casos de coluna vertebral, quadril e ombro.

Dúvidas e sugestões, fale com Dr. Aon:

br.doutoraon@aon.com

Referências

Documentos relacionados

O uso do poliuretano (PU) como suporte de baixo custo para de imobilização , prova ser um material muito promissor, pois em nosso estudo o uso da lipase de Candida antarctica

Mas, o foco aqui é na força propulsora que o Samer diz que quando esse sonoro “NÃO” é dado a você, a sua resposta interna e silenciosa é “Agora, você vai ver”, pois o SIM

PROTUSÃO E RETRAÇÃO CERVICAL: Sentado sobre uma cadeira, o aluno com a coluna ereta, abdome contraído, escápulas aduzidas, mãos sobre os joelhos e pés nos chãos na largura

Por comparação com uma laje maciça e resultando da aplicação do sistema uma laje FERCA CBX apresenta uma redução de peso próprio na zona aligeirada até 32% e uma redução

The process of implementation of the Forest Code is inherently a redefinition of the bundle of property rights to land, in which there is currently a mismatch between de facto and

Reduzir desmatamento, implementar o novo Código Florestal, criar uma economia da restauração, dar escala às práticas de baixo carbono na agricultura, fomentar energias renováveis

Reducing illegal deforestation, implementing the Forest Code, creating a restoration economy and enhancing renewable energies, such as biofuels and biomass, as well as creating

Tanto do ponto de vista político programático, da intervenção político partidá- ria, quanto do ponto de vista sindical, e aí a questão do peso da estrutura sindical é re-