• Nenhum resultado encontrado

FUVEST Considere o tipo de relação estabelecida pela preposição para nos seguintes trechos do poema:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "FUVEST Considere o tipo de relação estabelecida pela preposição para nos seguintes trechos do poema:"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

FUVEST 2018 1. Constitui marca do registro informal da língua o trecho a) “mas um só ruído compacto”.

b) “ouviam-se gargalhadas”.

c) “o prazer animal de existir”.

d) “gritou ela para baixo”.

e) “bata na porta”.

2. Considere o tipo de relação estabelecida pela preposição “para” nos seguintes trechos do poema:

I. “ó inapto para as cavalhadas e os trabalhos brutais”. I

I. “ó tal como quiséramos para tristeza nossa e consumação das eras”.

III. “para o fim de tudo que foi grande”. I V. “para melhor servir-nos”.

A preposição “para” introduz uma oração com ideia de finalidade apenas em a) I. b) I e II. c) III. d) III e IV. e) IV.

3. Sem alterar o modo verbal, reescreva o trecho “Venha para a biometria. Cadastre suas digitais.”, passando os verbos para a primeira pessoa do plural e fazendo as modificações necessárias.

4. Não posso aprovar a maneira por que entendemos a duração da vida. Vejo que os filósofos lhe assinam um limite bem menor do que o fazemos comumente. (...)

A que palavra ou expressão se referem, respectivamente, os pronomes destacados no trecho

“Vejo que os filósofos lhe assinam um limite bem menor do que o fazemos comumente”?

(2)

5. Examine a transcrição do depoimento de Eduardo Koge, líder indígena de Tadarimana, MT.

“Nós vivemos aqui que nem gado. Tem a cerca e nós não podemos sair dessa cerca. Tem que viver só do que tem dentro da cerca. É, nós vivemos que nem boi no curral.”

a) Nos trechos “Tem a cerca...” e “Tem que viver...”, o verbo “ter” assume sentidos diferentes?

Justifique.

b) Reescreva, em um único período, os trechos “Nós vivemos aqui que nem gado” e “nós não podemos sair dessa cerca”, empregando discurso indireto. Comece o período conforme indicado na página de respostas. O líder indígena disse que ______

6. Reescreva o trecho “Os outros decidem fazer uma festa para fazê-lo rir (...). Todos fazem coisas engraçadas”, substituindo o verbo “fazer” por sinônimos adequados ao contexto em duas de suas três ocorrências.

7. Reescreva a oração “tal como ele era concebido pela Igreja Católica”, empregando a voz ativa e fazendo as adaptações necessárias.

8. Reescreva o trecho “Agora, tudo o que vejo me causa espanto.”, substituindo o termo sublinhado por “Naquela época” e empregando a primeira pessoa do plural. Faça as adaptações necessárias.

VUNESP 2018

1. Verifica-se o emprego de vírgula para indicar a elipse (supressão) do verbo em:

a) “Basta, Senhor, que eu, porque roubo em uma barca, sou ladrão, e vós, porque roubais em uma armada, sois imperador?”

b) “O ladrão que furta para comer não vai nem leva ao Inferno: os que não só vão, mas levam, de que eu trato, são os ladrões de maior calibre e de mais alta esfera [...].”

(3)

c) “O roubar pouco é culpa, o roubar muito é grandeza: o roubar com pouco poder faz os piratas, o roubar com muito, os Alexandres.”

d) “Se o rei de Macedônia, ou qualquer outro, fizer o que faz o ladrão e o pirata; o ladrão, o pirata e o rei, todos têm o mesmo lugar, e merecem o mesmo nome.”

e) “Os outros ladrões roubam um homem, estes roubam cidades e reinos: os outros furtam debaixo do seu risco, estes sem temor, nem perigo: os outros, se furtam, são enforcados: estes furtam e enforcam.”

2. “[...] os ladrões de que falo não são aqueles miseráveis, a quem a pobreza e vileza de sua fortuna condenou a este gênero de vida [...].” Os termos destacados constituem, respectivamente,

a) um artigo, uma preposição e uma preposição.

b) uma preposição, um artigo e uma preposição.

c) um artigo, um pronome e um pronome.

d) um pronome, uma preposição e um artigo.

e) uma preposição, um artigo e um pronome.

3. O leitor é figura recorrente e fundamental na prosa machadiana. Verifica-se a inclusão do leitor na narrativa no seguinte trecho:

a) “A fuga repetia-se, entretanto. Casos houve, ainda que raros, em que o escravo de contrabando, apenas comprado no Valongo, deitava a correr, sem conhecer as ruas da cidade.”

b) “Quando não vinha a quantia, vinha promessa: ‘gratificar-se-á generosamente’ – ou

‘receberá uma boa gratificação’. Muita vez o anúncio trazia em cima ou ao lado uma vinheta, figura de preto, descalço, correndo, vara ao ombro, e na ponta uma trouxa.”

c) “Não cito alguns aparelhos senão por se ligarem a certo ofício. Um deles era o ferro ao pescoço, outro o ferro ao pé; havia também a máscara de folha de flandres.”

d) “O ferro ao pescoço era aplicado aos escravos fujões. Imaginai uma coleira grossa, com a haste grossa também, à direita ou à esquerda, até ao alto da cabeça e fechada atrás com chave.”

e) “Era grotesca tal máscara, mas a ordem social e humana nem sempre se alcança sem o grotesco, e alguma vez o cruel. Os funileiros as tinham penduradas, à venda, na porta das lojas.”

(4)

4. Embora não participe da ação, o narrador intromete-se de forma explícita na narrativa em:

a) “Há meio século, os escravos fugiam com frequência.”

b) “O ferro ao pescoço era aplicado aos escravos fujões.”

c) “A máscara fazia perder o vício da embriaguez aos escravos, por lhes tapar a boca.”

d) “Mas não cuidemos de máscaras.”

e) “Eram muitos, e nem todos gostavam da escravidão.”

5. “Quem perdia um escravo por fuga dava algum dinheiro a quem lho levasse.” Na oração em que está inserido, o termo destacado é um verbo que pede

a) apenas objeto direto, representado pelo vocábulo “lho”.

b) objeto direto e objeto indireto, ambos representados pelo vocábulo “lho”.

c) objeto direto, representado pelo vocábulo “dinheiro”, e objeto indireto, representado pelo vocábulo “lho”.

d) apenas objeto indireto, representado pelo vocábulo “quem”.

e) objeto direto, representado pelo vocábulo “dinheiro”, e objeto indireto, representado pelo vocábulo “quem”.

6. “Um mês depois, os amigos recebem uma carta escrita em tinta azul [...].” Assinale a alternativa que expressa, na voz passiva, o conteúdo dessa oração.

a) Um mês depois, uma carta escrita em tinta azul seria recebida pelos amigos.

b) Os amigos deveriam ter recebido, um mês depois, uma carta escrita em tinta azul.

c) Um mês depois, uma carta escrita em tinta azul foi recebida pelos amigos.

d) Um mês depois, uma carta escrita em tinta azul é recebida pelos amigos.

e) Os amigos receberiam, um mês depois, uma carta escrita em tinta azul.

7. A primeira estrofe do soneto é composta por três períodos simples em ordem indireta (“Esbraseia o Ocidente na agonia / O sol”; “Aves em bandos destacados, / Por céus de ouro e de púrpura raiados, / Fogem”; e “Fecha-se a pálpebra do dia”). Reescreva esses três períodos em ordem direta.

(5)

Do narrador a seus ouvintes:

– Jó Joaquim, cliente, era quieto, respeitado, bom como o cheiro de cerveja. Tinha-o para não ser célebre. Com elas quem pode, porém? Foi Adão dormir, e Eva nascer. Chamando-se Livíria, Rivília ou Irlívia, a que, nesta observação, a Jó Joaquim apareceu.

8. Reescreva a frase “Com elas quem pode, porém?”, substituindo o pronome “elas” pelo seu referente e a conjunção “porém” por outra de sentido equivalente.

UNICAMP 2018

Estrangeirismos são palavras e expressões de outras línguas usadas correntemente em nosso cotidiano. Sobre o emprego de palavras estrangeiras no português, o linguista Sírio Possenti comenta: “Tomamos alguns verbos do inglês e os adaptamos a nosso sistema verbal exclusivamente segundo regras do português. Se adotarmos start, logo teremos estartar (e todas as suas flexões), pois nossa língua não tem sílabas iniciais como st-, que imediatamente se tornam est-. A forma nunca será startar, nem ostartar ou ustartar, nem estarter ou estartir, nem printer ou printir, nem atacher ou atachir etc., etc., etc.

1. As alternativas abaixo reproduzem trechos de um fórum de discussão na Internet sobre um jogo eletrônico. Nessa discussão, um jogador queixa-se por não ter conseguido se conectar a uma partida e ter perdido pontos. Escolha a alternativa que contém um exemplo do processo de adaptação de verbos do inglês para o sistema verbal do português, como descreve Sírio Possenti.

a) “Aconteceu logo na manhã deste domingo, quando iniciei uma ranked.”

b) “Ela não deu load e pensei que era um bug no site.”

c) “Entrei no lolking para ver se a partida estava sendo computada.”

d) “Nem upei meu personagem de tanto problema no server.”

2. Enquanto viveu em Portugal, o escritor Mário Prata reuniu centenas de vocábulos e expressões usados no português falado na Europa que são diferentes dos termos correspondentes usados no português do Brasil. Reproduzimos abaixo um dos verbetes de seu dicionário. Descapotável é outra palavra que em português faz muito mais sentido do que em brasileiro. Não é mais claro dizer que um carro é descapotável, do que conversível?

(Mário Prata, Dicionário de português: schifaizfavoire. São Paulo: Editora Globo, 1993, p. 48.) a) Identifique os dois afixos que formam a palavra “descapotável” a partir do substantivo

“capota” (cobertura de um automóvel) e explique a função de cada um.

(6)

b) Explique por que o autor considera, com certo humor, que a palavra “descapotável” do português europeu faz mais sentido de que o termo “conversível”, usado no português brasileiro.

3. O brasileiro João Guimarães Rosa e o irlandês James Joyce são autores reverenciados pela inventividade de sua linguagem literária, em que abundam neologismos. Muitas vezes, por essa razão, Guimarães Rosa e Joyce são citados como exemplos de autores “praticamente intraduzíveis”. Mesmo sem ter lido os autores, é possível identificar alguns dos seus neologismos, pois são baseados em processos de formação de palavras comuns ao uguês e ao inglês. Entre os recursos comuns aos neologismos de Guimarães Rosa e de James Joyce, estão:

I. Onomatopeia (formação de uma palavra a partir de uma reprodução aproximada de um som natural, utilizando-se os recursos da língua);e

II. Derivação (formação de novas palavras pelo acréscimo de prefixos ou sufixos a palavras já existentes na língua).

Os neologismos que aparecem nas opções abaixo foram extraídos de obras de Guimarães Rosa (GR) e James Joyce (JJ). Assinale a opção em que os processos (I) e (II) estão presentes:

a) Quinculinculim (GR, No Urubuquaquá, no Pinhém) e tattarrattat (JJ, Ulisses).

b) Transtrazer (GR, Grande sertão: veredas) e monoideal (JJ, Ulisses).

c) Rtststr (JJ, Ulisses) e quinculinculim (GR, No Urubuquaquá, no Pinhém).

d) Tattarrattat (JJ, Ulisses) e inesquecer-se (GR, Ave, Palavra)

Referências

Documentos relacionados

preposição) e os bitransitivos exigem objeto direto e indireto ou objeto direto e complemento relativo (complemento sem preposição e complemento com preposição). Até aqui,

Quando eles comparam a ressecção íleocólica laparoscópica à colectomia total laparoscópica, foi possível observar tempo operatório médio e de internação significantemente

Objeto direto é o termo que se liga diretamente, isto é, sem preposição, a um verbo transitivo. Objeto indireto é o termo que se liga indiretamente, isto é, por meio de

a) predicativo do sujeito e adjunto adnominal de modo. c) adjunto adverbial de lugar e adjunto adverbial de modo. b) objeto direto, objeto indireto. c) predicativo

assindética, objeto direto, predicativo do objeto; (D) Aposto explicativo, oração subordinada adverbial.. de modo, objeto indireto, predicativo do objeto; (E) Adjunto adverbial

= no caso do verbo LEMBRAR, também é possível empregá-lo como TRANSITIVO DIRETO E INDIRETO, com OBJETO INDIRETO INTRODUZIDO PELA PREPOSIÇÃO A OU

Pronomes oblíquos átonos na condição de objeto direto .... Objeto direto

a) apenas objeto direto, representado pelo vocábulo “lho”. b) objeto direto e objeto indireto, ambos representados pelo vocábulo “lho”. c) objeto direto, representado