• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURSO DE ENGENHARIA METALÚRGICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURSO DE ENGENHARIA METALÚRGICA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO DE ESTÁGIO

CURSO DE ENGENHARIA METALÚRGICA

2017

(2)

1. INTRODUÇÃO

Entende-se por Estágio Supervisionado o conjunto de atividades desenvolvidas pelos estudantes de Engenharia Metalúrgica através de um contato direto com o ambiente de trabalho profissional com atividades programadas, supervisionadas e avaliadas.

O Estágio Supervisionado, obrigatório ou não obrigatório, será desenvolvido pelo aluno em conformidade com seu campo de formação profissional, de acordo com os objetivos curriculares do Curso viabilizados em comum acordo com a instituição onde o mesmo deverá ser realizado.

Considera-se como campo de formação profissional, para efeito de estágio, o conjunto de atividades relacionadas às principais áreas do curso.

Os estágios devem ser realizados, de preferência fora do âmbito do Centro Universitário, para permitir ao aluno a vivência de experiência não acadêmica.

O estágio, quando realizado nos laboratórios do Unileste, deverá estar vinculado a uma atividade de extensão ou pesquisa, com atuação comprovada em atividades profissionais da abrangência do Curso.

As atividades de estágio são previstas legalmente em:

Lei n.º 11.788 DE 25/09/2008 : Dispõe sobre os Estágios de estudantes de estabelecimentos de ensino superior e de ensino profissionalizante do 2.º grau e supletivo e dá outras providências.

Estágios obrigatórios são aqueles estabelecidos no Projeto Pedagógico de Curso e constantes na matriz curricular.

Estágios não obrigatórios são aqueles realizados pelos estudantes com intuito de complementar a formação por meio de experiências próprias da situação profissional e poderá ser aproveitado como atividade complementar ou atividades práticas, conforme regulamento do curso.

O Estágio Supervisionado Obrigatório do Curso Engenharia Metalúrgica se constitui de uma disciplina com carga horária de 280 horas de prática de estágio.

2. OBJETIVOS

 Permitir que os alunos desenvolvam atividades na área de Engenharia Metalúrgica através do contato direto com ambiente de trabalho profissional;

 Promover o aprofundamento dos conhecimentos técnico - científicos;

 Aprimorar o relacionamento interpessoal num ambiente profissional;

 Manter contato com a documentação técnica, aprendendo a gerá-la e a utilizá-la no desenvolvimento de trabalhos.

(3)

3. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A Estrutura Organizacional do Estágio Curricular é constituída de:

 Coordenadoria de Estagio Institucional

 Um (01) professor orientador designado pelo coordenador do curso;

 Orientadores técnicos, designados pela empresa;

 Estagiários.

4. ATRIBUIÇÕES

4.1 Ao Coordenador de Estágio Institucional, compete:

 Sugerir e fazer cumprir normas gerais estabelecidas pela Reitoria;

 Celebrar convênios entre o Unileste e as empresas;

 Assinar contratos e termos de compromissos;

Observações: Melhores informações ver Manual de Estagio Institucional disponível no site do Unileste.

4.2 Ao Professor Orientador, compete:.

 Ter conhecimento dos alunos em estágio obrigatório (diário e sistema de estágio) e/ou não obrigatório (informações enviadas pelo setor de estágio por e-mail).

 Acompanhar os procedimentos e fluxo de entrega dos documentos comprobatórios, bem como o processo de validação do estágio.

 Acompanhar a realização do estágio por meio de orientações presenciais, da postagem de toda a documentação de estágio no sistema de estágio e das informações disponibilizadas pelo setor de estágio.

 Aprovar/reprovar os documentos de estágio dos alunos no sistema, conferindo as assinaturas por parte da instituição concedente nos documentos exigidos.

 Lançar a nota no diário online somente após a entrega e avaliação de toda a documentação apresentada pelo aluno nos prazos estabelecidos.

 Realizar os registros no diário nos prazos estabelecidos pela instituição.

 Divulgar os horários de atendimento presencial no início de cada semestre para alunos e setor de estágio.

(4)

 Fazer contatos presenciais e ou eletrônicos com as instituições/empresas concedentes de estágio com a finalidade de acompanhar o processo de estágio do aluno sob sua orientação.

 Verificar e acompanhar os alunos matriculados em estágio obrigatório que não estão realizando o estágio no semestre. Neste caso, o professor orientador deverá fazer contato com os alunos por e-mail ou telefone e arquivar os registros dos contatos.

4.3 Ao Orientador Técnico competem:

 Ser o agente formador do estágio na empresa, devendo ser um profissional graduado e com conhecimento técnico compatível com a área Engenharia Metalúrgica.

 Colaborar na elaboração do plano de atividades do estagiário bem como na observação do seu cumprimento, tendo em conta permanentemente o binômio formação/avaliação.

 Ser agente de ligação entre o estagiário e a empresa.

 Avaliar o estagiário.

4.4 Ao Estagiário competem:

 Conseguir uma empresa para realizar o estágio.

 Integrar-se o melhor possível à empresa onde vai efetuar o estágio, tanto profissionalmente, quanto pessoalmente, familiarizando-se com colegas, grupos de trabalho e superiores hierárquicos.

 Zelar pelo cumprimento do termo de compromisso de estágio – TCE.

 Entregar o TCE devidamente preenchido e assinado, na Central de Atendimento, antes de iniciar o estágio, atentando para as especificidades de cada curso.

 Respeitar e cumprir as normas institucionais e o regulamento do curso.

 Manter conduta ética, obedecer às normas internas da parte concedente e preservar o sigilo das informações a que tiver acesso.

 Elaborar e cumprir o plano de atividades do estágio de acordo com as orientações do professor orientador e/ou do supervisor de estágio.

 Anexar o plano de atividades no sistema de estágio. O plano deverá conter a assinatura do supervisor de estágio e carimbo da empresa/instituição concedente.

(5)

 Anexar o relatório final de estágio e a avaliação por parte da empresa no sistema de estágio nos prazos estabelecidos pelo professor orientador. A avaliação deverá conter a assinatura do supervisor de estágio e carimbo da empresa/instituição concedente.

 Cumprir os horários determinados para as orientações de estágio no Unileste com o seu professor orientador.

 Comunicar, de imediato e por escrito ao professor orientador e ao supervisor do estágio, a ocorrência de qualquer fato relevante relacionado a realização do estágio e, da mesma forma, a interrupção, suspensão ou cancelamento de sua matrícula no Unileste.

5. LOCAIS DE ESTÁGIO E AGENTES DE INTEGRAÇÃO

O Estágio será realizado em empresas, mediante prévio convênio com o Unileste, através de contrato firmado entre a empresa e o estagiário, que, para todos os efeitos legais, não gerará vínculo empregatício de qualquer espécie, ou ainda com a participação de agentes de integração.

6. CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO

 Pré-requisito: Para requerer a prática do estágio o aluno deve estar matriculado na disciplina Estágio Supervisionado, no caso de Estágio Obrigatório. Para o Estágio Não Obrigatório o aluno deve estar matriculado no curso.

 No Estágio Obrigatório a disciplina Estágio Supervisionado será avaliada no máximo em 100 (cem) pontos.

 A carga horária da disciplina de estágio supervisionado é de 280 horas.

 O estágio será realizado através de programação detalhada (Plano de Atividades), previamente elaborado pelo estagiário com o orientador técnico e aprovada pelo professor orientador através do Sistema de Estágio.

 Cada estudante terá um professor orientador na Instituição e também um orientador técnico da empresa.

 Para o estágio não obrigatório o aluno tem que ter freqüência nas disciplinas matriculadas.

(6)

7. PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

 O aluno deverá estar matriculado na disciplina de estágio supervisionado.

 O aluno verificará a existência de convênio para a concessão de estágios entre o Unileste e a instituição concedente.

 O aluno retirará a carta de estágio no site do Unileste, disponível de dentro de relatórios, no portal acadêmico.

 O aluno firmará Termo de Compromisso de Estágio - TCE com a empresa concedente, com a interveniência da instituição de ensino, atestando ciência das normas, da organização e do programa de estágio. Este termo é preenchido em três vias e entregue na Central de Atendimentos, antes do início do estágio, para as providências necessárias, cabendo a cada um dos participantes uma das vias.

 O aluno deverá elaborar o Plano de Atividades em conjunto com o Supervisor da instituição/empresa concedente, e posteriormente, deverá anexá-los no Sistema de Estágio no portal acadêmico, contendo a assinatura e carimbo da concedente.

 O Professor Orientador/ Coordenador de Curso aprovará/reprovará o Plano de Atividades através do Sistema de estágio.

 O Professor Orientador iniciará a orientação do estágio por meio de encontros previamente definidos e amplamente divulgados, registrando-os em formulário próprio.

 O aluno realizará as atividades constantes no Plano de Atividades sob a orientação do Supervisor da empresa e do Professor Orientador.

 ·Ao final do estágio o aluno deverá anexar no Sistema de Estágio o relatório final, a avaliação da empresa com assinatura e carimbo da concedente e outros documentos solicitados.

 O Professor Orientador deverá avaliar o aluno, ficando responsável pelo lançamento de notas e outras informações pertinentes no diário On Line, após verificação e constatação da entrega de todos os documentos referentes ao estágio solicitados ao aluno.

8. AVALIAÇÃO

(7)

 Para avaliação da disciplina Estágio Supervisionado será atribuído um total de 100 (cem) pontos distribuídos entre: avaliação da Empresa e avaliação do Professor Orientador. Para aprovação o aluno deverá obter nota de no mínimo 70 pontos.

 O critério de avaliação para o estágio desenvolvido na empresa será efetuado com base na nos critérios da empresa, e outros critérios determinados pelo professor orientador.

9. PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO

 Para realizar estagio não obrigatório o aluno deverá estar regularmente matriculado na instituição.

 O aluno verificará a existência de convênio para a concessão de estágios entre o Unileste e a instituição concedente.

 O aluno retirará a carta de estágio no site do Unileste, disponível de dentro de relatórios, no portal acadêmico.

 O aluno firmará Termo de Compromisso de Estágio - TCE com a empresa concedente, com a interveniência da instituição de ensino, atestando ciência das normas, da organização e do programa de estágio. Este termo é preenchido em três vias e entregue na Central de Atendimentos, antes do início do estágio, para as providências necessárias, cabendo a cada um dos participantes uma das vias.

 O aluno deverá elaborar o Plano de Atividades de estágio em conjunto com o Supervisor da instituição/empresa concedente, e posteriormente, deverá entregar contendo a assinatura e carimbo da concedente na Central de Atendimentos para ser encaminhado ao professor orientador para validação e assinatura.

 O aluno realizará as atividades constantes no Plano de Atividades sob a orientação do Supervisor da empresa e do Professor Orientador.

 O Professor Orientador fará a orientação do estágio por meio de encontros previamente definidos e amplamente divulgados.

 Ao final de cada semestre o aluno deverá entregar na Central de Atendimentos, um relatório de atividades que será encaminhado para avaliação do Professor Orientador/Coordenador.

(8)

 Conforme Regulamento do Curso, o estagio não obrigatório poderá ser aproveitado como Atividades Complementares.

Observação: O aluno com pendência no setor de estágio não conseguirá celebrar novos contratos de estágio.

10. APROVEITAMENTO DE FUNÇÃO

O aproveitamento de função pode ocorrer nos seguintes casos:

Caso 1: O aluno trabalhar nas áreas de atuação do Curso de Engenharia Metalúrgica ha mais de um ano como funcionário.

Caso 2: O aluno ser proprietário ou sócio de empresa que possui atuação comprovada na área de Curso de Engenharia Metalúrgica.

 A matrícula na disciplina é condição básica para que o aluno possa pleitear o aproveitamento de função.

 A empresa deverá ter convênio com o Unileste.

 O aluno deverá formalizar pedido na Central de atendimentos, no primeiro mês do semestre em que se encontra matriculado na disciplina de estágio. Apresentando os seguintes documentos:

 Cópia da carteira de trabalho (páginas da foto frente e verso, da contratação e da posição atual na empresa) ou documentação equivalente, ou cópia do ato oficial de nomeação (em caso de aluno que exerce cargo em órgão público);

 Cópia autenticada do contrato social e dos registros dos empregados (em caso de aluno sócio ou proprietário da empresa);

 Declaração de função expedida pela empresa na qual devem constar o CNPJ da empresa, o nome, o cargo do funcionário (aluno), a assinatura e o carimbo da empresa;

 Plano de atividades de estágio com assinatura do supervisor de estágio e carimbo da empresa/instituição concedente.

 Após a aprovação do professor, o aluno deverá anexar o Plano de Atividades no sistema de estágio em até 30 dias.

 Cabe ao aluno anexar o relatório final no sistema de estágio nos prazos estabelecidos pelo professor orientador.

(9)

 Os modelos para convênios e termos de compromisso estão disponibilizados no site do Unileste, página do Estágio.

Observação: Toda documentação necessária à realização do estágio encontra se disponível no site do Unileste.

Acesse: https://www.unilestemg.br/estagio/documentos

Referências

Documentos relacionados

No período de 01/01/2016 até 30/04/2016, no caso de exclusão do Simples Nacional com efeitos retroativos, na hipótese de exclusão por comunicação do

L4 Projetos com fins econômicos de pesquisa científica e tecnológica desenvolvidos em cooperação entre Instituições Tecnológicas (ITs) e entidades com fins econômicos.

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

No experimento 2, os resultados antes da aplicação sequencial (B) não foram eficientes no controle do capim-amargoso, entretanto aos 35 dias após aplicação B, os tratamentos

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

de ambas as bombas de calor e do acumulador térmico (ISM = Intelligent Store Management) maximiza a eficiência energética e, simultaneamente, também a conveniência do aquecimento

Minha liberdade consiste em não fazer, de forma alguma, uma ação má quando meu espírito a represente a si mesmo como necessariamente má; em subjugar uma paixão quando meu