• Nenhum resultado encontrado

Em uma final que fez vibrar o

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Em uma final que fez vibrar o"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

I n f o r m a t i v o d o S i n d i c a t o d o s C o n c e s s i o n á r i o s e D i s t r i b u i d o r e s d e Ve í c u l o s d o E s p í r i t o S a n t o • O u t u b r o d e 2 0 1 0 • N º 4 1

IMPRESSO

CVC é a campeã da 3ª Copa Sincodiv/ES de Futebol Society

E

m uma final que fez vibrar o grande número de torcedores que compareceram ao SESI de Jardim da Penha, em Vitória, para prestigiar a final da competição, a equipe da CVC sagrou-se campeã da 3ª Copa Sincodiv/ES de Futebol Socie- ty ao vencer a Shori por 4X1. Além do segundo lugar assegurado pela Shori, houve ainda a conquista do terceiro lugar pelo time da Orvel.

O torneio teve a participação de 32 equipes, que se envolveram na disputa durante 4 meses, com jogos sempre aos domingos, na capital e no interior do Estado. A competição foi dividida em 03 regionais: Grande Vi- tória, Norte e Sul do Estado.

Segundo Luciano Piana, presiden- te do Sincodiv/ES, a competição foi marcada pelo alto índice disciplinar dos times, formados exclusivamente por funcionários das Concessionárias Associadas, além do elevado nível técnico, que proporcionou partidas acirradas porém leais. “O objetivo deste torneio é de integrar os pro- fissionais das equipes das várias em- presas do setor em todo o Estado”, afirmou Piana.

Após a disputa da final da Copa, o presidente Luciano Piana e o vice- presidente José Braz Neto fizeram a entrega dos prêmios às equipes e aos atletas vencedores, além de agradecer a participação de todos os envolvidos no projeto, dentre atletas, concessio- nárias, a Múltipla e a Federação Capi- xaba de Futebol Society, e garantir a realização da próxima edição da Copa

Copa encerra com churrasco de confraternização

fraternização realizado no próprio SESI, com a participação de todos os atletas, torcedores, equipes de apoio e a diretoria do Sindicato.

Maiores informações sobre a 3ª Copa Sincodiv/ES de Futebol Society podem ser acessadas através do site www.sincodives.com.br, no menu Eventos. Lá o internauta encontrará a apresentação do evento, tabela de

(2)

Luciano Piana

A excelência em gestão

Excelência não é um ato, e sim um hábito. Excelência signifi- ca exceder, e está nas pessoas que fazem mais do que foi pedido. E esta é uma característica que divi- de os bons e medianos dos excelen- tes executivos.

Não basta possuir um bom currículo e habilidades, é funda- mental buscar por um diferencial.

Estar num cargo de gestão ou aspi- rar por um, requer do profissional dois desafios – o primeiro deles é o poder de influenciar pessoas, tor- ná-las parte de uma equipe e dire- cioná-las para um objetivo único, e o segundo, mais individualista, é buscar constantemente atualiza- ção do conhecimento, seja sobre o negócio, seja sobre áreas ligadas à gestão.

Uma gestão eficiente é elemen- to essencial no desenvolvimento de qualquer organização, e mui- tos profissionais que ocupam estes cargos necessitam desta formação.

Com este propósito, as empresas precisam manter investimentos em programas de aprendizagem es- pecífica para treinamento de seus gestores.

Aprendendo e implementan- do na prática, o aprendizado fará a diferença na organização!

Presidente do Sincodiv/ES Diretor Geral Regional da Fenabrave/ES

Luciano Piana Luciano Piana

Expediente

Informativo do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos do Espírito Santo

Av. Adalberto Simão Nader, 425, Sala 307, CEP: 29066-370 • Mata da Praia • Vitória - ES

Tel.: (27) 3315-0055 • Fax: (27) 3315-0002 sincodives@sincodives.com.br

Jornalista Responsável:

Felipe A. Costa • Mtb: 01716-ES felipe@sincodives.com.br Editoração Gráfica: Marcelo Sena

Impressão: Gráfica Liderset

Fenabrave cria Grupo dos 20

Um dos maiores sucessos da NADA – National Automobile Dea- lers Association, o “Grupo dos 20”, agora estará disponível e adaptado aos distribuidores de veículos brasi- leiros.

Serão formados grupos de 20 empresários, de diferentes marcas, volumes e localização geográfica que poderão trocar experiências sobre o desempenho, melhores práticas, so- luções inovadoras e visão sobre os mercados em que atuam. Desta for-

ma, empresas que não concorrem en- tre si poderão se ajudar mutuamente, para que cada uma obtenha melhores resultados em seus negócios.

O “Grupo dos 20” é um progra- ma de benchmarking, que tem por objetivo melhorar o desempenho do negócio a apartir do conhecimento das melhores práticas. Praticado há mais de 50 anos nos Estados Unidos, se caracteriza pela formação de gru- pos em busca de melhores práticas e soluções inovadoras para aumentar a rentabilidade do negócio.

De acordo com Sérgio Reze, presidente da Federação, os grupos contarão com o suporte de analistas norte-americanos, podendo também obter informações sobre como os concessionários do país aproveitam as informações trocadas entre eles para otimizar o resultado dos seus negócios. O lançamento do Grupo dos 20 ocorreu durante o XX Con- gresso da Fenabrave, realizado na ca- pital paulista entre 09 e 11 de setem- bro de 2010.

Concessionárias e associações de marca utilizam instalações do Sindicato

O

mês de setembro foi marcado pela utilização das instalações da sede do Sindicato por diversas empre- sas e associações de marca. O Sinco- div/ES disponibiliza para sua rede de Concessionárias Associadas sala de reunião e de treinamento, ambas bem equipadas, com valores acessíveis para realização de cursos, treinamen- tos, reuniões e eventos.

De 09 a 14 de setembro a Moto Capital, concessionária de motocicle- tas Honda realizou programa de ali- nhamento e qualificação de seus pro- fissionais na sala de treinamento, já nos dias 15, 16 e 17 foi a vez da Ku- rumá, Concessionária Toyota, realizar programa de desenvolvimento de sua

equipe nas mesmas instalações.

As associações de marcas opta- ram por reunir seus líderes na sala de reunião. Dia 21 foi a vez da Volkswa- gen realizar avaliação e treinamento de pós-venda de sua rede no Estado, e no dia 23 de setembro o NOA/ES – Núcleo Operacional Assohonda ES, reuniu seus associados para realiza- ção de reunião.

A Concessionária Associada in- teressada em efetuar reserva para locação das instalações deve entrar em contato com o Sindicato através do telefone (27) 3315-0055 ou do e-mail felipe@sincodives.com.br, onde poderá obter informações sobre valores e formas de pagamento.

(3)

Fenabrave comemora o sucesso do XX Congresso da entidade, que reuniu 2,5 mil participantes

O

XX Congresso Fenabrave, maior evento da América Latina para a categoria contou a participação especial do CEO mundial da Fiat, Sergio Marchionne, e reuniu 2,5 mil pessoas na capital paulista, entre empresarios, executivos, sucessores, representantes do segmento auto- motivo do Brasil e do exterior, além de autoridades nos dia 09, 10 e 11 de setembro.

O Congresso, ao longo de três dias, abrigou a realização de 36 pa- lestras e workshops, além de promo- ver a feira ExpoFenabrave, em que 55 empresas expuseram produtos e serviços voltados ao negócio da distribuição numa área de seis mil metros quadrados do Transamérica Expo Center.

Na abertura do evento, Sérgio Reze, presidente da Federação, afir- mou que a expectativa de 8% de aumento nos emplacamentos em 2010 “é a constatação do potencial de crescimento do Brasil”. Para ele, o tripé fundamental para os negócios (indústria, crédito e distribuição) existe e oferece as condições neces- sárias ao desenvolvimento das atuais 40 marcas que são distribuídas nas 6 mil concessionárias do país.

Das autoridades políticas pre- sentes, direcionaram-se diretamente ao público de congressistas: Miguel Jorge, ministro do MDIC (Ministério do Desenvolvimento da Indústria e do Comércio); Gilberto Kassab, pre-

feito de São Paulo; e Luciano Santos Tavares de Almeida, secretário do Desenvolvimento do Estado de São Paulo.

Além de autoridades políti- cas, Thomas Schmall, presidente da Volkswagen no Brasil; Fabio Barbosa, presidente da Febraban (Federação

Brasileira dos Bancos); Cledorvino Belini, presidente da Anfavea (As- sociação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), e Alfredo Peres da Silva, diretor do Denatran (Departamento Nacional de Trânsi- to) também prestigiaram a abertura oficial da 20ª edição do evento.

O evento mais aguardado do 1º dia do Congresso foi a palestra de Sergio Marchionne, CEO da Fiat. Ele ocupou o centro das atenções por representar a importância do Brasil para indústria automobilística mun- dial e trazer a visão de líder inter- nacional sobre o mercado brasileiro.

Para Marchionne, 2008 determinou

“o fim da festa”. Os acontecimentos levaram a um ponto no qual se che- gou à conclusão de que era preciso se reinventar, potencializar os ganhos e minimizar as perdas para, enfim, so- breviver no mercado.

“O Brasil foi uma exceção, pois viu o número de empregos crescer, enquanto no resto do planeta reinou

CEO da Fiat foi um dos destaques do evento:

a recessão; recuperou o ritmo de ven- das rapidamente e registrou recorde em 2009, enquanto em outros países ainda há a retração dos negócios do setor”, afirmou.

(4)

Biarritz promove novo Citroën Aircoss

No dia 02 de setembro as con- cessionárias Village e Biarritz em Vila Velha e Vitória, empresas da marca Citroën, realizaram coquetel de lan- çamento do novo modelo da marca, o Aircross.

Cerca de 400 pessoas participa- ram dos eventos nas duas lojas, ten- do a presença de personalidades do estado, políticos, empresários, pro- fissionais liberais, além de jornalistas e profissionais de comunicação. Du- rante os coquetéis foram realizados sorteios de passagens para Paris, na França.

Fique por dentro

A nova realidade da área de Funilaria e Pintura

C

om a atual sistemática de traba- lho das seguradoras, as margens de mão-de-obra desapareceram, tornando as margens de preço ain- da mais estreitas. Deste modo, só se conseguirá ser viável a funilaria que possuir altíssimo volume.

O baixo giro de veículos torna o trabalho mais demorado, sendo difícil controlar a produtividade dos profissionais que trabalham nesta atividade. Várias iniciativas já vêm ocorrendo neste mercado, dentre elas o processo de terceirização, onde o concessionário continua vendendo as peças, recebendo uma parte da mão- de-obra e a responsabilidade de con- trolar a qualidade do serviço.

Outra iniciativa tem sido a junção de concessionários, que se unem para montar uma funilaria comum. E assim caminhando no sentido de encontrar alternativas para viabilizar esta área.

Além desses argumentos existe outro mais relevante, que é a necessidade de aumento da área dedicada à área da oficina mecânica em conseqüência do forte crescimento do mercado de veículos novos nos últimos anos.

O mercado dobrou de tamanho,

Recibo de Venda de Veículos Usados

O Sindicato fez gestão junto ao DETRAN/ES para que o Órgão desobrigasse os Concessionários de Veículos a realizarem o recon- hecimento de firma no recibo de venda do veículo já registrado e transferido para o estoque com NF de compra.

A resposta do Diretor Geral do Órgão foi negativa com a alegação de que a regra de transferências pelo CTB e Resolução do CONTRAN exige este procedimento.

Inaugurada concessionária Chix da montadora Chery

Já está em operação em Vitória a concessionária Chix, da montadora Chery. A empresa está funcionando na Av. Fer- nando Ferrari, número 2.727, em Vitória/ES, e atende pelo telefone (27) 3025-5100.

A empresa possui atrativo showroom para a comercializa- ção de toda linha de produtos da marca Chery, e moderna instalação para atendimento de pós-vendas.

PRÓXIMO CURSO

• COMO A GESTÃO DE ESTOQUES PODE GERAR MAIOR VALOR AO NEGÓCIO Dias: 14, 21 e 28/10.

Horário: 19 às 21hs.

INSCRIÇÃO

Para se inscrever nos cursos as Concessionárias interessadas devem acessar o site www.universidadefenabrave.com.br. Maiores informações podem ser

obtidas no telefone (11) 5582-0045 / 0063, na Universidade Fenabrave.

Local de realização do curso:

Sede da Fenabrave/ES Contato: (27) 3315-0055 felipe@sincodives.com.br

exigindo enorme esforço do con- cessionário para atender à demanda crescente por serviços de oficina. Por- tanto, liberar a área da funilaria para melhor aproveitamento da mecânica, significa maior faturamento, maior satisfação de seus clientes, maior giro de horas de trabalho e maior fideliza- ção de seus usuários.

É imperioso que essas medidas sejam analisadas pela categoria e im- plementada para um necessário au- mento de atendimento dos serviços prestados na área de assistência téc- nica e peças. Diante desta realidade pode-se recomendar que a categoria deva conhecer os diversos projetos já em funcionamento que apresentam importantes resultados e soluções inovadoras.

(5)

Já começaram as multas por falta de cadeirinha para transporte de crianças

N

o dia 01 de setembro passou a ser obrigatória as novas regras para o transporte de crianças de até sete anos e seis meses que de- verão ser transportadas obrigatoria- mente no banco traseiro do veículo utilizando o dispositivo de retenção.

O descumprimento dessa norma está sujeito a penalidade prevista no artigo 168 do Código de Trânsito Bra- sileiro, que considera a infração gra- víssima e prevê multa de R$ 191,54 mais sete pontos na Carteira Nacio- nal de Habilitação. Essas regras não se aplicam aos veículos de transpor- te coletivo, aos de aluguel, aos táxis, aos veículos escolares e aos demais veículos com peso bruto total supe- rior a 3,5t.

Segundo a determinação do Con- selho Nacional de Trânsito (Contran), crianças de até um ano de idade de- verão ser transportadas em um bebê conforto ou no equipamento deno-

minado conversível, voltadas para a parte traseira do veículo.

Entre 1 e 4 anos de idade, as crianças devem ser transportadas em cadeirinhas. Crianças de quatro a sete anos e meio devem estar em assen- tos de elevação (booster). De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, as crianças até dez anos devem ser transportadas no banco traseiro, com cinto de segurança.

No caso de motocicletas, mo- tonetas e ciclomotores, o Código de Trânsito Brasileiro estabelece no arti- go 244, inciso V, que somente pode- rão ser transportadas nesses veículos crianças a partir de sete anos de idade e que possuam condições de cuidar de sua própria segurança.

PAF/ECF é prorrogado para 2011 e Sindicato realiza Fórum sobre o assunto

Desde o mês de julho que o Sindicato vem por meio do GTFAZ , fazendo a gestão junto à Secretaria da Fazenda do ES com o objetivo de desobrigar o setor da Distribuição de Veículos a implantar o PAF/ECF, ou então encontrar uma forma que viabilize a sua operacionalidade.

Por intermédio do Decreto nº 2.581R/2010 o Estado prorrogou o vigor do PAF/ECF para o dia 01 de março de 2011. Segundo José Francisco Costa, diretor executivo do Sincodiv/ES e representante do Sindicato no GTFAZ, a SEFAZ con- cedeu ao setor a impressão do pe- dido, requisição, ordem de serviço

e orçamento em impressora não fiscal na retaguarda da empresa.

O executivo convida os ti- tulares, responsáveis pelo setor de TI e contadores das Concessionárias As- sociadas ao Sincodiv/ES a garantirem suas ins- crições para o Fórum que será realizado pelo Sindicato para sanar todas as dúvidas com os técnicos da Secretaria da Fazenda.

Os nomes e cargos dos participantes do Fórum devem ser enviados para o Sincodiv/ES através do telefone (27) 3315-0055 ou pelo e-mail administracao@

sincodives.com.br.

DATA: 14/10/2010

LOCAL: Hotel Bristol Century Plaza (Praia de Camburí) HORÀRIO: 13:30 às 18:00h

Incrições gratuítas

(6)

Datas comemorativas

Meses AUTOS/COM. MOTOCICLETAS CAMIN/ÔNIBUS IMPLEMENTOS TOTAL

2009 2010 2009 2010 2009 2010 2009 2010 2009 2010

Janeiro 4.363 4.627 2.034 1.992 313 284 289 133 6.999 7.036

Fevereiro 4.989 4.701 2.532 2.668 281 212 128 81 7.930 7.662

Março 6.868 7.239 3.060 3.436 286 464 240 159 10.454 11.298

Abril 6.159 4.850 2.693 3.162 192 522 112 187 9.156 8.721

Maio 5.796 4.687 3.066 3.383 207 360 173 276 9.242 8.706

Junho 6.859 4.544 3.174 3.270 282 403 116 216 10.431 8.433

Julho 6.104 5.460 3.514 3.139 242 461 141 232 10.001 9.292

Agosto 5.678 5.642 3.150 3.419 243 464 156 244 9.227 9.769

Setembro 7.032 5.403 3.299 3.501 310 492 121 152 10.843 9.548

Licenciamento de Veículos em 2010 - ES

No ve mb ro

01 Dia de Todos os Santos 02 Dia de Finados

05 Dia da Ciência e Cultura 07 Dia do Radialista 08 Dia do Radiologista 08 Dia do Aposentado 09 Dia do Hoteleiro

10 Dia da Ind. Automobilística 15 Proclamação da República 19 Dia da Bandeira

20 Dia do Auditor Interno 20 Dia da Consciência Negra 20 Dia do Esteticista 20 Dia do Biomédico

Humor

No aeroporto, o pessoal estava na sala de espera aguardando a cha- mada para embarcar. Nisso aparece o Co-piloto, todo uniformizado, de ócu- los escuros e de bengala, tateando pelo caminho. A atendente da companhia o encaminha até o avião e assim que vol- ta, explica que, apesar dele ser cego, é o melhor Co-piloto da companhia.

Alguns minutos depois, chega ou- tro funcionário também uniformizado, de óculos escuros, de bengala branca e amparado por duas aeromoças.

A atendente mais uma vez infor- ma que, apesar dele ser cego, é o melhor piloto da empresa e, tanto ele quanto o Co-piloto, fazem a melhor dupla da companhia. Todos os passageiros em- barcam no avião preocupados com os pilotos.

O comandante avisa que o avião vai levantar vôo e começa a correr pela pista, cada vez com mais velocidade..

Todos os passageiros se olham, suando, com muito medo da situação. O avião vai aumentando a velocidade e nada de levantar vôo. A pista está quase acabando e nada do avião sair do chão. Todos começam a ficar cada vez mais preocupados. O avião correndo e a pista acabando. O desespero toma conta de todo mundo.

Começa uma gritaria histérica no avião. Nesse exato momento o avião decola, ganhando o céu e subindo su- avemente.

O piloto vira para o Co-piloto e diz: - Se algum dia o pessoal não gritar, estamos lascados!

Moral da história: OUVIR OS CLIENTES É FUNDAMENTAL!!

Cursos realizados pelo PEC no mês de setembro em Vitória

O

Sindicato promoveu em setem- bro dois treinamentos para os profissionais das Concessioná- rias Associadas por intermédio do PEC, com 50% dos custos subsidia- dos pelo Sincodiv/ES. Eles acontece- ram na sede do Sindicato das 08 às 18:00h.

No dia 22 foi realizado o cur- so de Identificação Veicular, tendo como instrutor o policial civil Vitor Alfredo Paulo. O treinamento teve o intuito de capacitar os profissionais das Concessionárias a constatar as adulterações e falsificações dos ítens identificadores dos veículos

automotores, sendo direcionado a todos os profissionais envolvidos com veículos seminovos.

Já no dia 23 foi a vez do consul- tor Wanderley Dadalto ministrar o curso sobre Matemática Financeira com o uso de calculadora HP 12C, e o objetivo foi habilitar os partici- pantes na utilização da calculadora, orientada para aplicações financei- ras dentro de uma Concessionária, sendo direcionado para todos os colaboradores que desempenham atividades nos setores financeiro e comercial.

Wanderley Dadalto

Vitor Alfredo Paulo

Referências

Documentos relacionados

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

Completado este horário (09h do dia 24 de fevereiro), a organização encerra os revezamentos e fecha a área de troca, não sendo mais permitida a entrada de nenhum atleta

No caso de falta de limpeza e higiene podem formar-se bactérias, algas e fungos na água... Em todo o caso, recomendamos que os seguintes intervalos de limpeza sejam respeitados. •

Figura 8 – Isocurvas com valores da Iluminância média para o período da manhã na fachada sudoeste, a primeira para a simulação com brise horizontal e a segunda sem brise