• Nenhum resultado encontrado

O império bizantino, a arte e a igreja

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "O império bizantino, a arte e a igreja"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

O império bizantino, a arte e a igreja

Thais Rocholi

Quando a arte se torna o regúfio final.

(2)

Bizâncio é uma das mais antigas cidades da Europa. Quando, em 657 antes de Cristo, o aventureiro grego Bizas decidiu erigir uma cidadela numa das 7 colinas que dominam o Bósforo, logo teve-se evidências de que o sítio já havia sido ocupado por 10 séculos, o que nada era de se surpreender., pois a principal estrada de comércio da Europa meridional à Ásia cortava em linha reta o centro dessa região.

Mais tarde, Esparta e Atenas disputaram a posse dessa fortaleza. Posteriormente, os macedônios a anexaram ao seu território e, por fim, ela foi incorporada ao império romano.

A cidade, porém, permaneceu relativamente obscura, longe do centro das atividades para ter importância política. Como os romanos jamais tentaram penetrar na Rússia meridional e preferiram alcançar o Oriente através de Alexandria, Bizâncio era, na verdade, uma cidade nos confins do mundo.

Tudo isso mudou subitamente no quarto século da nossa era, quando os acontecimentos demonstraram que Roma já não oferecia aos imperadores um domicílio seguro. Foi então que o filho ilegítimo de um dos senhores do império e de uma mulher sérvia, nascida num lugar onde hoje fica Nish, capital da Sérvia durante a Grande Guerra, após a queda de Belgadro, portanto um homem que mal conseguia dominar um romano cem por cento, considerou Bizâncio o lugar conveniente para fundar uma nova capital que estivesse continuamente à mercê dos bárbaros.

Lançaram o olhar de interesse também para Tróia e Bósfaro, na costa asiática e Sárdica, a presente capital búlgara. Sofia, fundada duzentos anos antes, como posto de observação para vigiar os nativos disseminados nas planícies húngaras.

Após uma estudo escrupuloso desses três planos, a escolha desse homem recaiu em Bizâncio que ele rebatizou com seu nome:

Cidade de Constantino, Constantinopla, como a chamavam os gregos.

Em Bizâncio existia uma corte imperial , uma cidade romana regida por um senado, uma comunidade organizada segundo a tradição de Roma, onde o poder estava nas mãos de um patriarcado, um centro de civilização onde os artistas trabalhavam para o mercado internacional. Já os hirsutos caudilhos do Ocidente bárbaro que fossem prestar homenagem ao imperador adquiriam obras da mais fina joalheria ou um fragmento de marfim maravilhosamente lavrado, afim de presentearem na volta à terra natal, a esposa ou os santos da sua devoção, em testemunho de que haviam visitado a grande cidade do Bósforo.

Os bárbaros que haviam invadido a Europa ocidental, nutriam convicção ao admirar a arte dos bizantinos. Embora não tivessem o mesmo refinamento à alegria de vier, jovens vigorosos transbordavam de interesse por obter novas sensações.

Quase por um milênio os habitantes de Constantinopla não poderiam prever o destino que lhes era reservado no dia seguinte. A sua pátria era um fragmento de cortiça da civilização , flutuando desoladamente no mar da barbárie.

O instinto de sobrevivência forçava esse estado a defender a todo custo a sua existência independente. Por isso, como em todas as nações fracas, os bizantinos tiveram de se curvar ante o adversário poderoso, que praticava crueldades bestiais.

No interior, o governo pôde se sustentar , graças a um retraimento oriental que o distanciava dos súditos. Como chefe do estado e da igreja, o imperador gozava de poder muito mais amplo do que o dos seus predecessores romanos.

(3)

Nunca, em tempo algum, eles se julgaram membros da mesma unidade nacionale a nova crença trazia novas dificuldades e preocupações às autoridades.

Na primeira dessas capitais, as igrejas primitivas sempre haviam sido locais de reuniões a que os fiéis acudiam a participar do partir do pão e ouvir a leitura da palavra de Deus. Daí a impressão de sala de assembleia que depois se tornaram em basílicas de rituais católicos.

(4)

Quase por um milênio os habitantes de Constantinopla não poderiam prever o destino que lhes era reservado no dia seguinte. A sua pátria era um fragmento de cortiça da civilização , flutuando desoladamente no mar da barbárie.

O instinto de sobrevivência forçava esse estado a defender a todo custo a sua existência independente. Por isso, como em todas as nações fracas, os bizantinos tiveram de se curvar ante o adversário poderoso, que praticava crueldades bestiais.

Os construtores dos templos românicos viviam em volta de paredes que não sustentaram o telhado

pesado que sempre rachavam ou desabavam.

Os bizantinos resolveram o problema construindo o telhado em forma de cúpula, sustentado por 4 pilares.

O arquiteto gótico resolveu a questão.

O esteio suplementar é separado do corpo da

construção e que desempenha a função de um par de escoras, amparando as paredes de um velho

celeiro.

(5)

"Casa de campo com celeiro decrépito e inclinando-se à mulher"

Dificuldades ligadas à construção de paredes adequdas a resistência da pressão de um teto

pesado.

(6)

Catedral de Santa Sofia

Kiev

Referências

Documentos relacionados

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

Tautologia – Quando uma proposição sempre é verdadeira, o que acarreta que toda sua coluna na tabela- verdade possui somente valores Verdadeiros. Contradição – Oposto à

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Dos 46 cromossomos presentes em cada célula do corpo humano, 44 armazenas informações gerais, chamados de autossomos, enquanto os outros dois, são os cromossomos que definem

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi