• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E PRESTAÇÃO DE CONTAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "RELATÓRIO ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E PRESTAÇÃO DE CONTAS"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E PRESTAÇÃO DE CONTAS - 2020

Abril 2021

(2)

CARTA DO PRESIDENTE AOS ASSOCIADOS E À COMUNIDADE

A equipe técnica da ALPV – ASSOCIAÇÃO LIVROS PARA A VIDA, quando elaborou o Relatório Anual de 2019, tinha como expectativa que em 2020 realizaríamos a entrega de inúmeros livros de literatura em diversas escolas públicas no Brasil, mas não foi o que aconteceu.

A pandemia do coronavírus nos pegou de surpresa, mudando drasticamente o cenário e tudo o que havia sido planejado e programado. Com as escolas públicas fechadas durante o ano de 2020 – sendo que, por um longo período, não havia sequer perspectiva de reabertura das escolas -, ficamos de mãos atadas e, consequentemente, não conseguimos realizar nenhuma das ações de entrega de livros de literatura previstas.

Quando o panorama de fechamento das escolas públicas por todo o ano ficou decidido, nos vimos diante da necessidade de nos reinventarmos.

Novas ideias e projetos então surgiram, para que mantivéssemos nossa missão de despertar e redespertar

o amor pela leitura viva e ativa!

Desde o início de 2020 dedicamos esforços no sentido de colocar em prática, nas redes sociais, alternativas para ajudar a diminuir os impactos da pandemia na vida das famílias, utilizando os nossos canais de comunicação por meio de um conjunto atividades e projetos, com o foco no estímulo à leitura, os quais descrevemos no presente Relatório.

Em 2021, a ALPV continuará firme e forte, buscando tornar nossa estratégia sempre mais eficaz no alcance de nossa missão.

Temos a certeza de que uma coisa não muda, a nossa profunda convicção de que a leitura transforma vidas e que seu incentivo é imprescindível para que consigamos viver em um mundo melhor e cheio de oportunidades para todos.

Deixo meu profundo agradecimento à nossa Equipe, aos Parceiros, aos Voluntários e as suas Famílias, que acreditam, apoiam e disponibilizam tempo, conhecimento e emoção em prol da nossa causa, colaborando direta, ou indiretamente, com as nossas atividades e projetos: muito obrigado por serem pessoas tão engajadas, dispostas e apaixonadas pela leitura e que acreditam que é possível vivermos em uma sociedade melhor.

Quanto a você leitor, torne-se um Semeador da Leitura e vamos juntos transformar o Brasil em um país de apaixonados pela leitura.

Transparência é tudo.

Esperamos ter você mais um ano ao nosso lado.

Vamos juntos fazer de 2021 um maravilhoso ano para a Causa da Leitura no Brasil.

Um abraço e uma boa leitura!

NILTON DE OLIVEIRA FRANÇA

Presidente | ALPV - Associação Livros Para a Vida

Versão 1.0 Página de 2 21

(3)

PARTE 1 – QUEM SOMOS

A ASSOCIAÇÃO LIVROS PARA A VIDA – ALPV

A Associação Livros para a Vida – ALPV é uma pessoa jurídica de direito privado, constituída sob a forma de associação de natureza filantrópica e sem fins lucrativos, de caráter educacional, assistencial, promocional e recreativo, sem cunho político, partidário e religioso, cujas atividades regem-se por Estatuto e pela legislação brasileira em vigor. O nosso Estatuto, aprovado em Assembleia Geral, pode ser acessado aqui.

Em resumo, somos uma Associação sem amarras políticas, religiosas ou governamentais.

Atuamos diretamente na promoção e implementação de programas e projetos voltados para a disseminação do hábito da leitura literária.

Acreditamos que aqueles que têm a leitura como um hábito, como uma paixão, conseguem perceber melhor o seu eu e o seu entorno, despertando a criação de senso crítico, permitindo a busca de soluções criativas para melhorar sua vida e o mundo. A leitura deve ser leve, divertida, ampliar horizontes e mudar a percepção de como o indivíduo se coloca no mundo. E isso faz toda a diferença!

Nesta linha, desenvolvemos projetos e atividades de fortalecimento da educação no Brasil, por meio da realização de doações de livros novos e usados para a população em geral e, em especial, escolas públicas (seja diretamente para alunos, ou para bibliotecas), promovemos encontros com autores de livros em escolas

(4)

para rodas de conversas (Projeto Conversa Autoral), e buscamos estimular a leitura por meio de nossas redes sociais, seja distribuindo, gratuitamente, e-books, ou por meio de mensagens motivacionais, concursos, brincadeiras etc.

Resumindo, nossa missão é DESPERTAR E REDESPERTAR O AMOR PELA LEITURA!

DIRETORIA EXECUTIVA

PRESIDENTE: NILTON OLIVEIRA FRANÇA VICE-PRESIDENTE: LUIZ HERKENHOFF COELHO 1º SECRETÁRIO: ALEXANDRE SILVA RAMPAZZO 2º SECRETÁRIO: ROSA MARIA CRIVILIN GAUDIO 1º TESOUREIRO: LEONARDO SANTOS PRATA

2º TESOUREIRO: GUSTAVO HENRIQUE FERREIRA RODRIGUES

CONTATO

Você encontra mais informações sobre nós em nossas redes sociais, website e pelo e-mail social@alpv.org.br.

Site: www.alpv.org.br Instagram @alpv.org.br

Facebook: facebook.com/alpvbrasil

Versão 1.0 Página de 4 21

(5)

ÍNDICE

CARTA DO PRESIDENTE AOS ASSOCIADOS E À COMUNIDADE 2

PARTE 1 – QUEM SOMOS 3

A ASSOCIAÇÃO LIVROS PARA A VIDA – ALPV 3

DIRETORIA EXECUTIVA 4

CONTATO 4

ÍNDICE 5

PARTE 2 - CONSIDERAÇÕES DE ATIVIDADES PREVISTAS E NÃO REALIZADAS EM 2020 6

ENTREGA DE LIVROS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO BRASIL 6 PROJETO PEGUE LEIA E REPASSE - LIVRO PARADO EM ESTANTE É DESPERDÍCIO 6

PARTE 3 - RESUMO DAS ATIVIDADES E PROJETOS DESENVOLVIDOS EM 2020 7

ANÁLISE DE RESULTADOS DAS ESCOLAS PRESENTEADAS 8

ALUNOS - ANÁLISE DOS RESULTADOS E DEPOIMENTOS 9

PROFESSORES E PEDAGOGOS – ANÁLISE DOS RESULTADOS E DEPOIMENTOS 10 PAIS E/OU RESPONSÁVEIS – Análise dos Resultados e Depoimentos 10

LINKS 11

HOLISTICA FOUDATION 11

GUIA GRATUITO PARA AJUDAR OS PAIS A ENSINAREM SUAS CRIANÇAS EM CASA 11

EMBAIXADORA DA ALPV 12

CAMPANHA DOE OS CENTAVOS DO SEU TROCO 13

PROJETO " CONTA DE NOVO?!" 13

PROJETO DESAFIO DA LEITURA NA QUARENTENA 15

PROJETO CAMPANHA LIVROS QUE MARCAM 17

PARCERIA COM O PROJETO ESPAÇO BRINCAR E APRENDER 19

LIVES 20

PARTE 4 – PRESTAÇÃO DE CONTAS ANO 2020 21

CONCLUSÃO 21

(6)

PARTE 2 - CONSIDERAÇÕES DE ATIVIDADES PREVISTAS E NÃO REALIZADAS EM 2020

A ALPV considera que merece destacar neste Relatório as atividades que estavam previstas para serem realizadas em 2020 e o não foram, por impedimento legal relacionado à Pandemia de Covid 19.

Algumas atividades e projetos que estavam em andamento, ou próximo de serem realizados, necessitam de encontros presenciais e não puderam ser adaptados para a atual realidade restritiva, sem perderem a essência.

Em função destas restrições legais, fomos forçada a adiar, por tempo indeterminado, a execução destes projetos e atividades presenciais.

ENTREGA DE LIVROS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO BRASIL

A proposta da entrega de livros em escolas e outros projetos correlatos, como o Conversa Autoral, precisam ocorrer em ambiente escolar normal, já que sua força e eficácia dependem do “ao vivo e em cores”, com a presença na escola de todos os alunos, ao mesmo tempo, para crescer e multiplicar o interesse pela troca de livros, propiciando o diálogo entre os alunos sobre os livros, além de proporcionar maior dinâmica entre alunos, professores e autores em relação aos livros.

O fechamento compulsório das escolas nos impediu de realizar estes projetos, infelizmente.

PROJETO PEGUE LEIA E REPASSE - LIVRO PARADO EM ESTANTE É DESPERDÍCIO

O Projeto PEGUE LEIA E REPASSE - LIVRO PARADO EM ESTANTE É DESPERDÍCIO, busca expositores (pontos comerciais, empresas e outros espaços), para disponibilizar um espaço físico com a finalidade expor livros de literatura doados e usados, que são ofertados à população, pela nossa Associação.

Em função do fechamento do comércio e das dificuldades que isto trouxe e continua a trazer ao lojista, optamos por pausar o projeto, que deve ser retomado agora em 2021, já que as medidas restritivas tem sido reduzidas.

O projeto inclui a captação/coleta de obras de literatura doadas, em bom estado, seu cadastramento e preparação física para posterior exposição nos pontos de distribuição das obras.

Versão 1.0 Página de 6 21

Jonas e Vanessa Reis trouxeram os livros pessoalmente à sede da ALPV para que fossem encaminhados para a EMEF Professora Benedita Monteiro. Aqui, com nossa Secretária Rosa Crivilin.

(7)

Cada livro é devidamente etiquetado com identificador único que permite à qualquer pessoa informar que o leu, onde o coletou e onde o deixou – se assim quiser -, para que seu caminho de mãos em mãos possa ser seguido pela ALPV e por qualquer pessoa, via site/sistema especialmente criado para este fim.

O objetivo maior do projeto é dar nova vida a livros até então parados em estantes, oferecendo-os gratuitamente a qualquer transeunte que os veja e queira lê-los. Cada leitor é convidado a repassar o livro a mais pessoas, ou a devolvê-lo em qualquer um dos pontos de distribuição.

Já recebemos algumas centenas de excelentes livros, que já foram catalogados e que poderão ter sua exposição e distribuição iniciada neste ano de 2021.

Nossa expectativa atual é de iniciarmos a busca por expositores parceiros ainda no primeiro semestre de 2021 para início da distribuição em agosto do corrente.

PARTE 3 - RESUMO DAS ATIVIDADES E PROJETOS DESENVOLVIDOS EM 2020

Embora 2020 tenha sido um ano muito difícil, conseguimos realizar atividades e projetos que implantamos ao longo do ano, sendo que alguns por meio de parcerias e outros não, utilizando os canais de comunicação de que dispomos.

A seguir discorremos sobre estas atividades e projetos.

Vale ressaltar a grande importância que os meios de comunicação online e que as redes sociais tiveram para nós nesse ano, dadas as restrições impostas à sociedade. O impedimento para realização de encontros presenciais, principalmente o fechamento das escolas, impossibilitou a execução dos projetos planejados em 2019.

Assim, nosso Blog e nossa conta no Instagram se transformaram em peças fundamentais para a difusão de nossa missão e funcionaram como meio para semearmos o amor pela leitura pelo Brasil no ano de 2020.

Nosso objetivo ao criar o Blog era, e é, a divulgação de informações sobre o trabalho da ALPV, além de informações importantes sobre leitura, artigos, indicação de livros, resenhas literárias e quaisquer atividades que agreguem valor educacional na vida daqueles que seguem os trabalhos da ALPV e de todos os brasileiros.

No ano de 2020 inserimos diversos conteúdos de valor em nosso Blog, como aqueles descrevendo as entregas de livros em escolas públicas e os resultados obtidos nestas ações.

Além de análises e resultados dos trabalhos realizados, também disponibilizamos em nosso Blog artigos com temas importantíssimos, voltados para a área da educação, leitura e literatura.

Para isso, contamos com uma parceria maravilhosa, firmada com a Doutora em Letras Juliane Elesbão, a qual conhecemos quando de sua participação no Projeto “Desafio da Leitura na Quarentena”, sobre o qual falaremos a seguir, neste documento.

A Doutora se engajou na causa da ALPV e criou diversos artigos que foram publicados em nosso site, mas não apenas artigos, como também resenhas literárias e indicação de livros, tornando ainda mais rico o trabalho da ALPV.

Clique aqui para ver todos os artigos de Juliane Elesbão.

(8)

ANÁLISE DE RESULTADOS DAS ESCOLAS PRESENTEADAS

Parte do trabalho que desempenhamos em parceira com o Instituto do Gesto Bom, é no apoio que damos às atividades de no acompanhamento dos processos e nos resultados alcançados observados pelo Programa 1BOOK4LIFE.

Para desenvolver estas atividades, cujo objetivo é coletar dados quantitativos e qualitativos para análise dos resultados gerados nas escolas que foram presenteadas com kits novinhos de literatura, realizamos diversas tarefas, por meio da aplicação instrumentos especializados e específicos para o público-alvo, como segue:

A partir dos dados coletados nos diversos Questionários respondidos por alunos, corpo docente e pais de alunos, trabalhamos em sua tabulação análise e na elaboração de artigos para publicação em nosso site, que abordam, dentre outros, o impacto do 1BOOK4LIFE no ambiente escolar e familiar do aluno, com objetivo de apresentar à sociedade em geral o resultado de nossos esforços e com isto conscientizar a todos sobre a importância e relevância da leitura literária na transformação da vida dessas crianças, principalmente de localidades mais carentes.

Previamente a nossa visita, a direção da escola toma conhecimento por Ofício de toda a metodologia que seria aplicada, realizando reunião com os Coordenadores, Pedagogos e Professores para informar sobre o evento.

Os professores pediram aos alunos que trouxessem os livros presenteados para compartilharem no momento da Roda de Conversa.

Na sequência realizamos a Visita Técnica na unidade escolar, objetivando desenvolver as atividades avaliativas do impacto gerado pelo programa em função da distribuição dos livros de literatura infantil e entregues aos alunos, nos turnos matutino e vespertino.

O trabalho utiliza amostra voluntária de alunos, professores, coordenadores pedagógicos, pedagogos, familiares dos alunos e membro de comunidade. A participação dos atores é anônima e voluntária e, ao participarem, concordam com os registros de áudio e vídeo, fotografia, depoimentos e entrevistas e sua divulgação, cuja autorização foi coletada antes da entrega dos livros conforme já mencionado neste documento.

A seguir alguns gráficos e depoimentos divulgados nos artigos publicados em nosso Blog da Escola EMEF Ronaldo Soares - Vitória-ES, sobre os resultados obtidos, por meio de monitoramento e avaliação de entrega de livros.

PÚBLICO ALVO INSTRUMENTOS

Alunos Roda de Conversa

Ques;onário

Professores Roda de Conversa

Ques;onário Coordenador Pedagógico e Pedagogo Roda de Conversa

Familiares Ques;onários Para Pais e/ou Responsáveis

Versão 1.0 Página de 8 21

(9)

ALUNOS - ANÁLISE DOS RESULTADOS E DEPOIMENTOS

Os dados apresentados foram coletados por meio dos instrumentos acima citados. Abaixo apresentamos como exemplo algumas das questões e depoimentos de alunos:

Fonte: Ques;onário de Alunos Escola EMEF Ronaldo Soares

Fonte: Ques;onário de Alunos Escola EMEF Ronaldo Soares

Na Roda de Conversa, foi unanimidade dentre os alunos presentes a confirmação de que receberam um de kit de literatura com 02 livros e que gostaram muito. Veja alguns exemplos do sentimento ao receberem os livros presenteados:

Fonte: Roda de Conversa com Alunos Escola EMEF Ronaldo Soares

“Senti prazer, curiosidade, felicidade e alegria ao mesmo tempo” (Raysa) “Eu gostei muito do livro, porque isso me ajudou a adequar a minha leitura,

porque eu tava péssima na leitura”. (Esther)

“Eu gostei porque é legal ter livros novos e ajuda a gente a aprender a ler cada vez mais”. (Artur)

“Senti muita felicidade” (respondido por grande maioria).

(10)

PROFESSORES E PEDAGOGOS – ANÁLISE DOS RESULTADOS E DEPOIMENTOS

Na dinâmica realizada com os profissionais da educação percebemos a importância dos livros presenteados na vida das crianças, gerada não só pelo livro, mas também pela forma como chegaram até eles, na escola.

Kysi, da equipe pedagógica da escola, ressaltou a importância do carinho que o Programa 1BOOK4LIFE tem com cada um dos alunos, destacando que o fato de cada presente ser novo e único, fez com que os alunos se sentissem muito especiais e amados:

“Eu recebi aquilo, é novo, não é que alguém está passando para mim, alguma coisa que alguém já usou. Não, esse aqui é meu! – E acrescenta também – “Foi emocionante ver “os olhinhos deles brilhando, motivados com aqueles livros!”. (Kysi Balarini – Equipe Pedagógica)

Destacamos também a fala da Professora Elizabete que ressaltou a importância da leitura na alfabetização (ela é apaixonada por ler desde garota):

“(…)a leitura é muito importante, primeiro eu tenho que gostar de ler para eles…” e ainda destaca que “… está sendo muito bom, estou observando que eles estão mais desprendidos, estão encorajados a escrever, melhorou muito a leitura e a escrita do segundo ano.” (Prof Elizabete)

Complementando a fala da prof. Elizabete, a Pedagoga Kysi também se manifesta:

“… o Daniel, que era um aluno que até ano passado que não lia, quando ele leu o livrinho, eu fiquei emocionada com ele, porque ele não lia e outras crianças também não e todas que vieram aqui, leram. É claro que em algumas a gente não conseguiu sensibilizar, mas esses que estavam aqui e conseguiram, isso para gente é uma vitória.” (Kysi – equipe pedagógica).

Quando percebemos que nossos esforços têm dado resultados tão gratificantes como os que você pôde notar nestes depoimentos, temos ainda mais certeza de que estamos no caminho certo.

PAIS E/OU RESPONSÁVEIS – Análise dos Resultados e Depoimentos

Abaixo alguns exemplos relacionados aos dados coletados junto aos pais/responsáveis de alunos:

A resposta a esta pergunta demonstra que os pais ou responsáveis veem a importância do papel da leitura na vida de seus filhos: 93% responderam SIM e 7% disseram que NÃO à questão.

Alguns respondentes justificaram, por escrito, suas respostas. Veja a seguir algumas delas:

“Sim, através da leitura eles aprendem a interpretação de texto, a escrita fica bem mais aperfeiçoada, e eles tem um maior interesse pela literatura”.

Versão 1.0 Página de 10 21

(11)

“Sim, criar esse hábito da leitura pode levá-la ao conhecimento, ao desenvolvimento, em muitos sentidos de sua vida, por isso é muito importante”.

LINKS

Alunos de Escolas Públicas Ganham Livros Novinhos de Presente: https://www.alpv.org.br/wp/alunos-de- escolas-publicas-ganham-livros-novinhos-de-presente/

“Sim, é através da leitura que eles conhecerão o mundo.”: https://www.alpv.org.br/wp/sim-e-atraves-da- leitura-que-eles-conhecerao-o-mundo/

Foi emocionante ver “os olhinhos deles brilhando”, motivados com aqueles livros!: https://www.alpv.org.br/

wp/foi-emocionante-ver-os-olhinhos-deles-brilhando-motivados-com-aqueles-livros/

HOLISTICA FOUDATION

GUIA GRATUITO PARA AJUDAR OS PAIS A ENSINAREM SUAS CRIANÇAS EM CASA

Também aproveitamos nosso blog para tentar ajudar os pais que ficaram com seus filhos em casa nesse triste período de isolamento social forçado.

Uma das maneiras que encontramos de ajudar foi por meio de uma parceria a Holistica Foundation dos Estados Unidos, que traduziu para o português o maravilhoso “GUIA Para Pais não praticantes do ensino doméstico”, criado pela CulturedKids, outra instituição Norte americana.

Este guia ajuda os pais a organizar o ensino dos filhos, por meio de dicas e técnicas reconhecidas da prática do

“homeschooling“.

Homeschooling é a prática de ensinar os filhos em casa, ou seja, fora da escola. Esta prática no Brasil é proibida, infelizmente. Esta proibição tem diversas consequências, uma delas é praticamente não existirem materiais em língua portuguesa, por isso com essa parceria conseguimos disponibilizar esse material fantástico em nosso site.

Clique aqui para ter acesso ao Guia.

Você pode ler e conferir os resultados na integra em nossos artigos referentes resultados apresentados, nos links a seguir e

publicados no nosso BLOG.

(12)

EMBAIXADORA DA ALPV

Em maio de 2020 oficializamos nossa parceria com a atriz Yaya Gazal Razão, que aceitou ser embaixadora da ALPV. A partir daí a atriz falou sobre a importância dos livros em sua carreira e porque se interessou em ser embaixadora da nossa Associação:

"Fui convidada para ser Embaixadora da ALPV. Estudei a sua missão: 'despertar e Redespertar o amor pela leitura', os seus valores e os seus princípios e não tive dúvida em aceitar essa causa!

"Acredito na importância da causa da leitura já que trata-se de um hábito mais que necessário para formação de pessoas que pensam e decidem melhor pelas suas próprias vidas.

"Acho que leitura é fundamental para ampliar o conhecimento e para escrevermos melhor.

"A leitura tem papel importante em minha vida profissional por ter sido a maior influência em minha decisão de ser atriz.

"Os livros, desde criança, me transportavam para um mundo mágico e quanto mais eu lia, mais me imaginava naquele mundo.

"Sinto que a leitura estimulava a minha criatividade: eu me via vivendo aquelas situações contadas nas histórias.

"Me lembro quando ganhei de meu pai a coleção dos livros de Monteiro Lobato. Meu pai era professor e sempre me incentivou a ler.

“Anos depois, quando me tornei uma atriz profissional e fui convidada para fazer o Sítio do Picapau amarelo na rede globo em 2005 voltei a minha infância. E por coincidência minha personagem era a mãe do Pedrinho, filha de Dona Benta, que era professora, que alfabetizou os personagens e estimulava sua leitura.

Estamos juntos para semear o amor pela leitura".

A atriz começou o seu trabalho com a ALPV, divulgando a Campanha “Doe os Centavos do seu Troco” - uma campanha importantíssima da Associação voltada à arrecadação de fundos para doações de livros de literatura à alunos de escolas públicas, principalmente de regiões mais carentes.

Gazal também participou do “Projeto Conta de Novo?!” com a história da Chapeuzinho Vermelho.

Nos próximos tópicos deste documento, explicaremos melhor sobre cada um desses trabalhos citados, com a participação de Yaya Gazal.

Juntamente com o Blog da ALPV, utilizamos muito, durante o ano de 2020, as Mídias Sociais. A seguir falamos sobre Projetos e Campanhas que foram colocados em prática por meio, tanto do Site da Instituição, quanto por meio das Mídias Sociais.

Versão 1.0 Página de 12 21

(13)

CAMPANHA DOE OS CENTAVOS DO SEU TROCO

A Campanha “Doe os Centavos do seu Troco” surgiu por meio de duas parcerias importantíssimas, a parceria com o programa de doação de livros 1BOOK4LIFE e a parceria com a plataforma digital Incentive.

Em busca de melhorar a arrecadação para contribuir com o programa parceiro de doação de livros 1BOOK4LIFE, surgiu a ideia da Campanha. O motivo foi trazer uma solução simples, fácil e segura, para fazer a diferença na vida de milhares de alunos da rede pública em todo o Brasil.

E realmente facilitou muito! Para se tornar um contribuinte por meio da Campanha basta cadastrar o cartão de crédito e continuar fazendo as compras normalmente. Os arredondamentos variam de 0,01 até 0,99 centavos por compra. E mesmo que o doador use pouco o cartão de crédito e o valor total não atinja o mínimo mensal, a plataforma arredonda o valor para apenas 5,00 reais, que fazem total diferença.

Clique aqui para entrar na área da Campanha “Doe os Centavos do seu Troco”.

PROJETO " CONTA DE NOVO?!"

O Projeto Contação de Histórias “Conta de Novo?!” para o público infantil é sem sombra de dúvida uma forma de transferir conhecimento, incitando a imaginação e fantasia das crianças.

Te n d o c o m o m i s s ã o “D e s p e r t a r e Redespertar O Amor pela Leitura” a ALPV

lançou o projeto “Conta de Novo?!" que se baseia em periodicamente realizar Contação de Histórias, podendo ser realizado em 03 (três) modalidades: Online por meio das Redes Sociais; presencialmente em escolas; presencialmente em espaços

públicos.

O Projeto foi aberto e oficializado por meio de uma Live super descontraída em Abril, com a participação especial de nossa parceira Claudia Maria, que contou a história do livro

“Deliciosos, Nutritivos e Feitos por Mim!” da autora Patrícia Engel Secco, com Ilustrações de Maria Eugênia.

(14)

No ano de 2020 apenas foi possível utilizar os canais de comunicação online, em função da pandemia.

Para realizar este Projeto, firmamos várias parcerias com Contadores de Histórias de diversos estados Brasileiros. A seguir citamos alguns deles e seus currículos:

Professora aposentada de Ensino Fundamental I, atuou na área por 32 anos. Fonoaudióloga com 14 anos de profissão. Fez teatro, dança e música, tendo ao todo, 8 anos e meio de estudos nas áreas de canto lírico e música sacra.

Mais conhecida como Yaya Gazal (Rio de Janeiro, 10 de janeiro de 1973 )

é atriz de cinema, televisão e teatro. Estreou na televisão na minissérie Hilda Furacão e interpretou a personagem Antonica no Sítio do Picapau Amarelo.

Vencedora do festival Internacional de TV Da série Enfim Júlia, como melhor argumento de série de TV pelo júri popular 2014.

Já trabalhou nas emissoras de Televisão Brasileira Rede Globo, Record e SBT atuando com diversos personagens e em novelas de sucesso.

Atualmente, em 2019 e início de 2020, atua em na peça de sua autoria nos teatros do Rio de Janeiro, “Solteira, inteira e feliz.

Pedagoga, palestrante, escritora, contadora de histórias e formadora de contadores de histórias.

Fundadora do projeto @saindodoslivros Já se apresentou em diferentes lugares, como a Feira de Ribeirão Preto e São Joaquim da Barra, Livraria Cultura, escolas e hospitais.

Joyce Leandra F. do Prado Yachmin Chaves Gazal

Claudia Maria Lourenço de Paula

Versão 1.0 Página de 14 21

(15)

Desde o lançamento do “Projeto Conta de Novo?!” até o final do ano 2020, foram realizadas mais de 30 Contações de Histórias, entre elas poemas, poesias, histórias musicais, histórias baseadas em livros, fábulas e algumas homenagens a datas comemorativas, como o Dia do Folclore e o Dia da Árvore. Algumas histórias famosas como Chapeuzinho Vermelho, O Casamento da Dona Baratinha e A Tartaruga e a Lebre foram alvo de muita diversão na contação.

Além dos parceiros contadores de histórias, também tivemos participações especiais no Projeto, como a da Gabi Florêncio e da autora Fernanda Marsico.

PROJETO DESAFIO DA LEITURA NA QUARENTENA

O Projeto Desafio da Leitura na Quarentena foi idealizado para incentivar mais e mais pessoas a lerem livros, por meio de “desafios” típicos das redes sociais, com o objetivo de despertar e redespertar o amor pela leitura.

Vários foram os participantes que compartilharam suas experiências em nossas redes sociais. Algumas delas afirmam terem começado e recomeçado a ler livros, influenciadas pelo desafio.

Podemos citar o exemplo da Mafalda, que em seu depoimento, nos relatou como foi importante o desafio para que ela iniciasse e concluísse uma leitura que há muito tempo havia procrastinado.

Depoimento de Mafalda:

Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Psicopedagoga com ênfase em Educação E s p e c i a l , e s p e c i a l i z a d a t a m b é m e m alfabetização e letramento.

Formada em Contação de Histórias e Recreação Infantil em Ribeirão Preto - SP Possui também, Curso de Dinâmica para Líderes (CDL) 1º Nível.

Atriz, formada em Artes Cênicas na Unicamp, Locutora e Contadora de Histórias.

Tem um canal no YouTube, com conteúdos de contação de histórias voltado para o público infantil, chamado Conta Tia Tati.

KaKanne dos Santos Cruz Pindobeira

TaKana Conde

(16)

"Comprei este livro " História do menino que lia o mundo" (...)

Minha proposta era ler e depois compartilhar com os pequenos da EJINHA (mediação infantil na EJA MANGUINHOS), mas acabei deixando-o na prateleira das leituras futuras.

"Com desafio ALPV eu acabo de finaliza-lo e deixo aqui, toda minha GRATIDÃO!

Por mais desafios que incentivam a leitura e o compartilhar dos saberes.”

Muitas outras pessoas também participaram do Desafio, veja algumas delas e os livros que escolheram:

Gabi Florêncio, com o livro “O Diário Das Fantásticas Viagens de Giovana".

Daniel Herkenhoff, com o livro “Breakfast of champions” de Kurt Vonnegut.

Jhuly Lourenço, com o livro “Poderosa, a garota que tinha o mundo nas mãos”

O pequeno Jorge, com “Os Três Porquinhos”.

Versão 1.0 Página de 16 21

(17)

PROJETO CAMPANHA LIVROS QUE MARCAM

O Projeto Livros Que Marcam tem como objetivo mostrar a importância da leitura e como um livro pode mudar a vida de alguém. (Veja mais aqui).

Sabemos que muitos leitores, ao longo dos anos, leem muitos livros maravilhosos. São tantos, que às vezes é até difícil definir aquele preferido, aquele que mais marcou.

Mas, há sempre um que trazemos no coração como obra inesquecível, que nos marca e cuja mensagem levamos para o resto da vida.

Foi por isso que lançamos o Projeto Livros Que Marcam.

A ideia é convidar pessoas para contar suas experiências únicas com os livros, dizendo quais aqueles que mais marcaram sua vida.

Acreditamos que, a partir dos depoimentos divulgados, outras pessoas também possam participar, compartilhando seus livros favoritos e como estes influenciaram e marcaram suas vidas para, quem sabe, ajudar e estimular mais pessoas a não apenas lembrar daquelas obras que as marcaram, mas também a descobrirem, ou a redescobrirem, a importância da leitura em suas vidas.

Ficamos realmente felizes em fazer a diferença na vida destas pessoas, por meio de nossos projetos, afinal, livros transformam

vidas!

Belinha, do Clube da Belinha, com “ O

Livro das Invenções”. Juliane Elesbão, com o livros “Os Demônios”.

Manoela, com o livro "Cilada Para Um Marquês" da Sarah MacLean.

(18)

Iniciamos o projeto com o depoimento do Presidente da Associação Livros Para a Vida, Sr. Nilton França e em seguida tivemos a participação de diversos seguidores, que relataram qual, ou quais livros, mais marcaram suas vidas.

As participações ocorreram por meio de vídeos e depoimentos dos participantes, contando as experiências de leitura que estão fortemente guardadas em suas memórias afetivas.

Separamos dois depoimentos, como exemplo:

A participante Roberta, dentre os tantos livros que marcaram sua vida, escolheu a obra Farewell (1996), de Carlos Drummond de Andrade, que foi quem a apresentou ao

mundo mágico da poesia.

“A obra póstuma é mais do que uma despedida do autor. É uma confissão de sua vida literária. Trata de verdades, tristezas, tempo, amores doloridos, sonhos, saudades, família,

terranatal, morte, humor, efemeridades...”

Além das experiências positivas que a leitura trouxe para a vida de Roberta, ela também compartilhou conosco o quanto o incentivo à leitura na vida do seu filho tem feito a

diferença em seu aprendizado.

“Meu filho aprendeu a ler cedo, graças ao nosso incentivo.

O contato com os livros foi de berço. Impressionante como ele lê bem, soletra e escreve. Tem muito que aprender ainda, mas é provado que o contato cedo com a leitura melhora o desenvolvimento da criança.”

Depoimento da participante Meg Tavares:

“Sou completamente apaixonada pelos livros, e hoje faço de tudo para passar isso pro meu filho. Tenho um enorme desejo de desenvolver um trabalho voltado para a leitura infantil onde eu consiga alcançar mães, pais, escola e assim contribuir para a formação de futuros leitores. Acredito que os livros contribuem muito na formação do sujeito como cidadão. Contribuiu muito para que me tornasse quem hoje sou”.

“O livro da minha vida é “Olhai os Lírios do Campo” e um outro que infelizmente não me recordo o nome, uma pena porque gostaria muito de ler para meu filho.

Então é isso, obrigada ALPV pela oportunidade”.

Versão 1.0 Página de 18 21

(19)

PARCERIA COM O PROJETO ESPAÇO BRINCAR E APRENDER

Para contribuir ainda mais com os conteúdos de valor que disponibilizamos, uma de nossas parceiras Contadora de Histórias no projeto “Conta de Novo?!” e Psicopedagoga, Katianne dos Santos Cruz Pindobeira, passou a contribuir também com conteúdos de indicação de livros e atividades voltadas para o público infantil, que ela disponibiliza em seu Projeto “Espaço Brincar e Aprender”.

Em seu trabalho, ela desenvolve diversas brincadeiras com o intuito de ajudar os pais que estão com suas crianças o tempo inteiro dentro de casa, em função das restrições impostas.

A ideia da Tia Kati é criar brincadeiras divertidas e criativas, que propiciem aprendizado na vida da criança.

Muitas das atividades criadas e compartilhadas por Katianne são baseadas em histórias e em livros.

A divulgação de atividades pedagógicas de incentivo à leitura e aprendizado, feitas por ela, são colocadas tanto em nosso site, quanto em nossas redes sociais.

Veja algumas delas clicando nos temas a seguir:

Indicação Literária: Livro “Zum Zum Zumbiiiiiiii”.

Dica Literária: Livro “Qual é a Cor do Amor?”, mais uma lista de atividades pedagógicas com base na história!

Brincadeira Boneco Numérico.

(20)

LIVES

No ano de 2020 também buscamos, por meio dos recursos audiovisuais das LIVES, entreter e ao mesmo tempo proporcionar conhecimento aos nossos seguidores a respeito de assuntos relacionados a saúde, cultura e educação.

A seguir citamos algumas das Lives realizadas.

"Estresse tem jeito?"

As incertezas do início do ano de 2020 levaram muitas pessoas ao extremo, gerando crise de ansiedade e alto nível de estresse em muitos, que até então, nunca haviam passado por coisas desta natureza.

Com o objetivo de ajudar as pessoas nesse período difícil, a ALPV organizou uma Live entre Daniel Herkenhoff, Co-Criador do Programa 1BOOK4LIFE e o Doutor José Augusto Lemos, médico neurocirurgião, para falarem sobre a Importância da Leitura no Controle e Combate do Estresse.

Como a literatura pode mudar a sua vida,

Live especial sobre leitura, com nossa parceira Juliane Elesbão e o representante de nosso parceiro - Programa 1BOOK4LIFE -, Daniel Herkenhoff.

Foi uma Live que abordou o importante tema “como a literatura pode mudar a vida dos leitores”.

Série Clássicos Infantis, em que falamos de vários livros clássicos doados via nosso Programa, com a realização de duas Lives neste contexto, uma com a Leitora Mirim Gabi Florêncio e outra com a leitora Mirim

Sofia França.

As Lives foram conduzidas pela integrante da equipe da ALPV – responsável pelo setor de Midas sociais, Jhuly Lourenço -, em que o foco foi discutir a importância dos livros Clássicos Infantis na vida das pessoas e das convidadas.

Contação de histórias com a professora aposentada e fonoaudióloga Claudia Maria, por meio do “Projeto Conta de Novo?!”, como já foi citado anteriormente neste relatório.

Live solidária de fim de ano com a participação de dois convidados especiais, o mágico Luiz Don Coelhone e o músico Denisson Nunes. Foi uma Live super diferenciada e divertidíssima, com muita mágica e muita música boa.

Versão 1.0 Página de 20 21

(21)

PARTE 4 – PRESTAÇÃO DE CONTAS ANO 2020

Neste documento seguindo o critério de transparência, apresentamos também a Prestação e Contas do exercício de 2020 que se encontra em anexo.

CONCLUSÃO

O ano de 2020 foi um grande desafio para todos em função da incerteza criada a partir das ações estatais relacionadas à Covid19, com consequências terríveis em todo o mundo.

A ALPV foi afetada na sua dinâmica, que têm como principal atividade a doação de Kits de literatura para alunos de escolas públicas, que são entregues pessoalmente.

Diante do fechamento compulsório das escolas, buscamos nos reinventar com a utilização de recursos online, criando atividades e projetos para colaborar com a construção de um mundo melhor, via leitura.

Este Relatório de Atividades e de Prestação de Contas cumpre as obrigações estabelecidas em nosso Estatuto, buscando apresentar, de forma sucinta, todas as atividades executadas pela Associação no ano de 2020, além de estar em sintonia com nossos valores estabelecidos em nosso Planejamento Estratégico - quando da criação da ALPV - dando destaque a uma Gestão com Transparência e Ética.

O Relatório de Atividades de 2020 é uma publicação da Associação Livros para a Vida - ALPV, com sua edição lançada em 2021 e pode ser acessada no site https://www.alpv.org.br.

Um Brasil de leitores é possível! Um Brasil mais justo, começa com a semente do amor pela leitura!

Faça sua doação em www.alpv.org.br e siga nossos passos nas redes:

Instagram: @alpv.org.br | Facebook: www.fb.com/alpvbrasil.

Muito obrigado!

Referências

Documentos relacionados

Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2014. A Governança Corporativa,

É isto: A Bíblia, mais que uma biblioteca de narrativas, poemas e profecias, é um manual de instruções para a vida, cuja leitura constante deve ser praticada e

XIMONA – Mulher que olha demais para a comida de outra pessoa ou para quem está comendo. XODÓ – Amor, paixão, pessoa de quem se

shopping em fim estávamos sempre próximos e o meu amor por ele foi só aumentando até que um certo final de semana o convidei a vir passar um final de semana na casa de praia que

Se você já construiu uma fase em um dos quatro estilos clássicos e quiser mudar para o estilo de Super Mario 3D World, sua fase será apagada, pois este estilo possui

O objetivo desta pesquisa é identificar a percepção que professores e alunos da educação técnica têm dos processos de ensino e de aprendizagem em andamento nesse

De acordo com Joly (2007), a abordagem teórica da semiótica permite não apenas reconciliar usos da palavra imagem, mas também abordar a complexidade da sua natureza,

imobilizado (investimento), tem parcelas reconhecidas como despesas (depreciação mês a mês) sem transitar pelo custo. A empresa XPTO planeja fabricar e vender 120.000 unidades de