• Nenhum resultado encontrado

Conhecimentos numéricos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Conhecimentos numéricos"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Olá pessoal hoje o demonstre traz um trabalho onde retrata do nosso dia a dia de acordo com a nossa matemática, com base no uso de números, e nesse post vamos trabalhar com os

“Conhecimentos numéricos”.

Onde vamos mostrar o modo de se trabalhar, com números das pessoas baseada em números, que demonstram como estão trabalhando.

Conhecimentos numéricos

Os Conhecimentos numéricos nos dá a chance de conhecer a verdadeira origem da matemática e dos números e as relações entre as várias condições de calcular algo desejado.

Conhecimentos numéricos:operações em conjuntos numéricos (naturais, inteiros,racionais e reais), desigualdades, divisibilidade, fatoração, razões e proporções,porcentagem e juros, relações de dependência entre grandezas, sequências e progressões,princípios de

contagem.

A história dos números

O número surgiu a partir do momento em que existiu a necessidade de contar objetos e coisas e isso aconteceu há mais de 30.000 anos. Os homens nessa época viviam em cavernas e grutas e não existia a ideia de números, mas eles tinham a necessidade de contar. Assim, quando os homens iam pescar ou caçar levavam consigo pedaços de ossos ou de madeira.

Para cada animal ou fruto capturado, o homem fazia no osso ou no pedaço de madeira um risco.

(2)

Números Romanos

Os algarismos romanos (numeração romana ou números romanos) foram desenvolvidos na Roma Antiga e utilizados, durante muito tempo, como a principal forma de representação numérica na Europa. Os números eram representados por sete letras maiúsculas do alfabeto latino: I, V, X, L, C, D e M.

Vídeo sobre a história dos números:

Operações em conjuntos numéricos

(3)

Na Matemática, temos o agrupamento de números semelhantes que resultam nos conjuntos numéricos. Esses são representados por letra maiúscula e seus elementos por minúsculas, dentro de chave, observe: V = {a, e, i, o, u}.

Naturais, inteiros, racionais e reais

Números naturais, em razão da necessidade da humanidade em contar, esses são os números positivos: de zero ao infinito. Veja a representação: N= { 0,1, 2, 3, …}.

Números inteiros, sendo o conjunto dos números naturais mais seu oposto, que são os negativos. Z = {… -3, -2, – 1, 0, 1, 2, 3, …}

Números racionais, que são aqueles que podem ser representados pela razão a/b, onde a.

Números Irracionais é formado por aqueles números que não podem ser representados na forma de fração, como : , √2, √3…

Vídeo sobre operações em conjuntos numéricos:

Desigualdades

Em matemática, desigualdade é uma expressão que estabelece uma relação de ordem entre

(4)

dois elementos. Nos números reais, esta relação é representada pelos símbolos {displaystyle

<,leq ,>,geq } {displaystyle <,leq ,>,geq }, significando, menor, menor ou igual, maior, maior ou igual, respectivamente. De forma mais geral, também podem ser incluídas nas desigualdades expressões contendo a relação de diferença {displaystyle neq ,} {displaystyle neq ,}.

Vídeo sobre Desigualdades:

Divisibilidade

(5)

Critérios de divisibilidade são regras que permitem verificar se o número inteiro é divisor de um outro número inteiro, baseando-se em propriedades da sua representação decimal. Um número inteiro é divisível por um inteiro. Um número inteiro é divisível por um inteiro (diferente de 0) .

Vídeo sobre Divisibilidade:

Fatoração

Fatoração é um processo utilizado na matemática que consiste em representar um número ou uma expressão como produto de fatores. Ao escrever um polinômio como a multiplicação de outros polinômios, frequentemente conseguimos simplificar a expressão.

Fator Comum em Evidência

Usamos esse tipo de fatoração quando existe um fator que se repete em todos os termos do polinômio. Esse fator, que pode conter número e letras, será colocado na frente dos

parênteses. Dentro dos parênteses ficará o resultado da divisão de cada termo do polinômio pelo fator comum.

Vídeo sobre fatoração:

(6)

Razão

A razão é a forma mais comum e prática de se fazer a comparação relativa entre duas grandezas. Para isto, é necessário que ambas estejam na mesma unidade de medida.

Proporções

A proporção é a expressão que indica uma igualdade entre duas ou mais razões. Dados quatro números racionais A, B, C e D diferentes de zero, a proporção pode ser expressa da seguinte forma: A/B = C/D.

Vídeo sobre razões e proporções:

(7)

Porcentagem e juros

A porcentagem é uma das áreas da matemática mais conhecidas. Praticamente é utilizada em todas as áreas, quando queremos comparar grandezas, estimar o crescimento de algo, expressar uma quantidade de aumento ou desconto do preço de alguma mercadoria. Vemos porcentagem a todo momento e, mesmo quando não percebemos, estamos fazendo uso dela.

A porcentagem é uma razão cujo o denominador é igual a 100.

Juros

Juros é a remuneração cobrada pelo empréstimo de dinheiro (ou outro item). É expresso como um percentual sobre o valor emprestado (taxa de juro) e pode ser calculado de duas formas: juros simples ou juros compostos.

Vídeo sobre Porcentagem e juros:

Relações de dependência entre grandezas

(8)

As grandezas é a unidade de medir algo, que podem ter suas medidas aumentadas ou diminuídas. Exemplos de grandeza: o volume, a massa, a superfície, o comprimento, a capacidade, a velocidade, o tempo, o custo e a produção. É comum ao nosso dia-a-dia situações em que relacionamos duas ou mais grandezas. Por exemplo: Em uma corrida de

“quilômetros contra o relógio”, quanto maior for a velocidade, menor será o tempo gasto nessa prova. Aqui as grandezas são a velocidade e o tempo.

Vídeo sobre Relações de dependência entre grandezas:

Sequências e progressões

(9)

Sequência é todo conjunto ou grupo no qual os seus elementos estão escritos em uma determinada ordem. No estudo da matemática estudamos um tipo de sequência: a sequência numérica. Essa sequência que estudamos em matemática é composta por números que estão dispostos em uma determinada ordem preestabelecida.

É uma série numérica de quantidades, ou seja, que ocorre de forma sucessiva, uma após a outra. Ela sempre é estabelecida por uma lei de formação, que é uma fórmula matemática.

Tipos de Progressão

Progressão aritmética (PA), cada termo a partir do segundo é determinado pela soma do

(10)

anterior por uma constante chamada de razão.

Progressão geométrica (PG) pode ser entendida como qualquer sequência de números em que, a partir do segundo termo, a sequência é dada por meio da multiplicação do termo anterior pela razão.

Vídeo sobre sequências e progressões:

Princípios de contagem

(11)

O princípio fundamental da contagem é um princípio da combinatória. É, basicamente, a ideia de que o número de possibilidades de fazer ações distintas e independentes é a multiplicação da quantidade de modos possíveis que cada uma pode ser feita.

Vídeo sobre princípios de contagem:

FIM

Chegamos ao fim do poste onde fala das Conhecimentos numéricos, falando e explicando como sobre as técnicas de resolução, assim tanto nos negócios quanto na vida pessoal. Se você gostou compartilhe nas redes sociais.

Referências

Documentos relacionados

O cálculo aplicado para esse atributo, que possui tipo de similaridade do tipo QualVar, é feito a partir de uma busca na árvore de valores desse atributo no ambiente WebAPSEE..

12.1 – O atraso injustificado no fornecimento ou na execução dos serviços ou o descumprimento das obrigações estabelecidas no contrato sujeitará a CONTRATADA a multa de

Haverá um Jantar de Confraternização (por adesão) no Itanhangá Golf Club, à Estrada da Barra da Tijuca, 2005, Barra da Tijuca no dia 24 de agosto, 2009 (segunda-feira) com

I. O conjunto dos Números Naturais é subconjunto dos Números Inteiros. O conjunto dos Números Naturais é subconjunto dos Números Racionais. O conjunto dos Números Naturais

1) Conjuntos Numéricos: Naturais e Inteiros: propriedades, operações, divisibilidade, números primos, fatoração, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum.

Lançado em 27 de junho de 1990, em Washington, em pronunciamento efetuado pelo Presidente norte-americano George Bush, na presença de importantes membros de seu governo e

A escolha do ponto foi escolhida devido a sua indicação de acordo com IRIE, ROCA (2003) por meio da aplicação da técnica “Agulha Aquecida” (Wen Zhen), no ponto de

Conjuntos Numéricos: números naturais e inteiros (divisibilidade, números primos, fatoração, máximo divisor comum, mínimo múltiplo comum), números racionais