• Nenhum resultado encontrado

O processo tem como inicial o Ofício GAB nº 1.731/Seduc, de 06 de dezembro de 2013, contendo a

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O processo tem como inicial o Ofício GAB nº 1.731/Seduc, de 06 de dezembro de 2013, contendo a"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO E NORMAS Parecer nº 100/2014

Processo SE nº 124.868/19.00/13.2

Manifesta-se, nos termos deste Parecer, acerca do pedido da Secretaria de Estado da Educação quanto à certificação de conclusão do ensino médio, no ano de 2013, para estudantes atendidos pelas escolas de ensino fundamental, da Rede Pública Estadual nos Centros de Atendimento Sócio-Educativo/CASEs, da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo/FASE. Autoriza, em caráter excepcional, a Secretaria de Estado da Educação a designar Escola Pública Estadual credenciada para a oferta do ensino médio e com a respectiva autorização de funcionamento desse curso para realizar o processo avaliativo e certificação dos estudantes oriundos das escolas de ensino fundamental, da Rede Pública Estadual nos Centros de Atendimento Sócio-Educativo/CASEs, da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo/FASE. Autoriza, em caráter excepcional, a avaliação e a certificação dos estudantes, referente à conclusão do Ensino Médio em 2013, por escolas de ensino médio designadas pela Secretaria de Estado da Educação.

Orienta o encaminhamento dos estudantes maiores de 18 anos, oriundos das escolas de ensino fundamental da Rede Pública Estadual nos Centros de Atendimento Sócio-Educativo/CASE, da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo/FASE, ao Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos – NEEJA para a realização de exames e certificação.

Determina providências.

RELATÓRIO

O processo tem como inicial o Ofício GAB nº 1.731/Seduc, de 06 de dezembro de 2013, contendo a

[...] solicitação de pronunciamento deste egrégio Colegiado, em relação à Certificação de conclusão do ensino médio para estudantes atendidos pelas escolas de ensino fundamental, da Rede Pública Estadual nos Centros de Atendimento Sócio-Educativo/CASE, da Fundação de Atendimento Socioeducativo/FASE, no ano de 2013.

(2)

2- Do Ofício acima mencionado, destaca-se:

[...] as escolas de ensino fundamental da rede pública estadual, que funcionam junto aos Centros de Atendimento Sócio-Educativo, da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo/FASE, por força do Parecer CEEd nº 68/2006, durante três anos , desenvolveram ‘Proposta de Experiência Pedagógica’ para a oferta do ensino médio. No ano de 2010, atendendo ao Parecer CEEd nº 152/2010, as escolas continuaram oferecendo o curso, embora a Certificação aos alunos concluintes passou a ser emitida por uma escola estadual credenciada. Tal procedimento foi mantido nos anos de 2011e 2012, determinado pelo Parecer CEEd nº 346/2012.

Ocorre, que no ano de 2013 os estabelecimentos de ensino que atuam nos CASE’s da FASE dando continuidade ao atendimento, o qual não poderia ser interrompido para que não acarretasse prejuízo aos estudantes, encaminharam às respectivas Coordenadorias Regionais de Educação, documentação relacionada ao trabalho desenvolvido e à avaliação dos alunos concluintes, para a Certificação do Ensino Médio, seguindo os procedimentos de anos anteriores.

No mencionado Ofício, estão nominados dois alunos: um, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Tom Jobim, de Porto Alegre, e outro da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bento Gonçalves, de Novo Hamburgo. Consta, ainda, informação que:

[...] foi instruído processo administrativo, com vistas ao CEEd, com pedido de transformação das escolas de ensino fundamental da Rede Estadual nos Centros de Atendimento Sócio-Educativo, da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo, em escolas de ensino médio.

3- Instruem o processo, dentre outros, as seguintes peças:

3.1- Ofício nº 108/13 da Escola Estadual de Ensino Fundamental Tom Jobim, datado de 14 de outubro de 2013, encaminhando “[...] os pareceres do 1º e 2º bimestre, alguns trabalhos avaliativos e as crônicas realizadas pelo aluno [...] da T311, 3ª série do Ensino Médio [...] com o objetivo de atestar as reais condições desde aluno concluir o Ensino Médio.” (sic)

3.2 – cópia do Parecer Descritivo do aluno [...] da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bento Gonçalves constando que “Sua dedicação e empenho nesta trajetória ampliaram seus conhecimentos e contribuíram muito para o seu aprendizado, evidenciando assim condições de concluir o Ensino médio.” Este Parecer está seguido das avaliações do aluno;

3.3 – Informação CEFE/DP Nº 7.264/2013 encaminhando, em 9 de dezembro de 2013, o Processo ao Gabinete/Seduc, com vistas a este Conselho.

4 - A Escola Estadual de Ensino Fundamental Tom Jobim, em Porto Alegre, foi criada e denominada pelo Decreto estadual nº 38.250, de 26 de fevereiro de 1998, com retificação pelo Ato publicado no Diário Oficial de 12 /05/1998; teve autorizado o seu funcionamento pelo Parecer CEED nº 433, de 16 de junho de 1999 e teve alterada a designação pela Portaria SE nº 218, publicada no Diário Oficial de 29/10/2002.

5 - A Escola Estadual de Ensino Fundamental Bento Gonçalves foi criada pelo Decreto estadual nº 42.156, de 25 de fevereiro de 2003,como Escola Estadual de Ensino Fundamental junto à Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul- FASE, em Novo Hamburgo; foi credenciada e teve autorizado o funcionamento do ensino fundamental pelo Parecer CEEd nº 532, de 02 de agosto de 2006; foi denominada pela Portaria/SE nº 220, de 17 de outubro de 2007.

6- Pelo Parecer CEEd nº 68, de 18 de janeiro de 2006, foi autorizado, pelo prazo de 3 anos, o funcionamento da Proposta de Experiência Pedagógica de Ensino Médio, nas escolas

(3)

estaduais de ensino fundamental junto à Fundação de Atendimento Sócio-Educativo – FASE/RS, dentre as quais, as escolas relacionadas nos itens 4 e 5 supra .

7 – Este Conselho, em 17 de março de 2010, exarou o Parecer CEEd nº 152, com a seguinte ementa:

Manifesta-se sobre a Proposta de Experiência Pedagógica de Ensino Médio, nas escolas estaduais de ensino fundamental junto à Fundação de Atendimento Sócio-Educativo – FASE/RS, em Porto Alegre, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Pelotas, Passo Fundo, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana, autorizada pelo Parecer CEED nº 68, de 18 de janeiro de 2006.

Deixa de analisar o pedido de prorrogação para o funcionamento da Proposta de Experiência Pedagógica de Ensino Médio, nas escolas estaduais de ensino fundamental junto à Fundação de Atendimento Sócio-Educativo – FASE/RS, em Porto Alegre, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Pelotas, Passo Fundo, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana, autorizada pelo Parecer CEED nº 68/2006.

Estabelece procedimentos para a Secretaria da Educação e para a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo – FASE/RS relativas à oferta de atividades pedagógicas em nível de ensino médio, no ano de 2010, nessas escolas.

Determina providências à Secretaria da Educação quanto à certificação de alunos concluintes do ensino médio nessas escolas, cuja matrícula tenha ocorrido a partir de 1º de fevereiro de 2010.

Estabelece orientações para o envio de novo pedido de autorização de oferta de ensino médio, em caráter experimental, nas escolas estaduais de ensino fundamental junto à Fundação de Atendimento Sócio-Educativo – FASE/RS.

8 - Os Relatórios de acompanhamento, referidos no Parecer CEEd nº 152/2010 apontaram diversas carências nas escolas envolvidas. Visando contextualizar o posicionamento deste Conselho acerca da Proposta de Experiência Pedagógica de Ensino Médio, transcrevem-se os itens 27 a 33 do mencionado Parecer:

27 – Toda essa complexidade, aliada à necessidade de que os jovens privados de liberdade tenham acesso ao ensino médio, impede que o Conselho Estadual de Educação responda, de forma simplista, apenas deferindo ou indeferindo o pedido de prorrogação da proposta de ensino médio na FASE/RS, nas atuais condições em que se encontra a oferta. Por isso, esta manifestação objetiva problematizar, desafiar e instigar as Mantenedoras envolvidas a assumirem novos compromissos, em patamar superior de responsabilidade e envolvimento com a qualidade desse nível de ensino.

28 – Nesse sentido, por reconhecer a importância do ensino médio para adolescentes em conflito com a lei que estão cumprindo medidas sócio-educativas e por defender condições adequadas de trabalho às equipes diretivas e aos professores, assim como a melhoria da oferta de ensino médio nas escolas da FASE/RS, este Conselho determina à Secretaria da Educação e à Fundação de Atendimento Sócio-Educativo – FASE/RS para que orientem, organizem e desenvolvam atividades pedagógicas e de ensino de nível médio, por meio das oficinas de expressão, qualificação e outras durante o ano de 2010, articuladas aos eixos centrais do ensino médio: trabalho, ciência, tecnologia e cultura.

29 – Essas atividades devem contar com acompanhamento docente e avaliação diagnóstica, a fim de registrar os avanços cognitivos e o desenvolvimento de habilidades e competências construídas pelos jovens, enquanto são tomadas providências para superar as situações impeditivas de alcançar os objetivos e metas propostos originalmente e para readequação da proposta pedagógica com fins de nova autorização.

30 – A oferta de oportunidades educacionais apropriadas, considerando as características dos alunos, seus interesses e condições de vida devem objetivar, também, prepará-los para a realização de exames no nível de conclusão do ensino médio.

31 – Nesse período, sendo constatado no processo de avaliação diagnóstica que algum aluno matriculado a partir de 1º de fevereiro de 2010 alcançou os objetivos do ensino médio, a respectiva certificação fica sob a responsabilidade da Secretaria da

(4)

Educação que decidirá por encaminhar a escolas públicas credenciadas para a oferta de ensino médio em cada um dos municípios envolvidos ou fazê-lo diretamente pela própria Secretaria de Educação. Nessa certificação, deve haver referência a este Parecer. Os alunos que ingressaram no ensino médio, na vigência do prazo estabelecido no Parecer CEED nº 68/2006, têm a garantia da conclusão do curso e a sua certificação continua sendo expedida pela escola da FASE/RS autorizada para a oferta.

32 – A Secretaria da Educação pode, a qualquer tempo, encaminhar novo pedido de autorização para o desenvolvimento da Proposta de Experiência Pedagógica de Ensino Médio em escolas estaduais de ensino fundamental junto à Fundação de Atendimento Sócio-Educativo – FASE/RS, na medida em que comprovar as condições para a oferta a partir da sua readequação aos espaços e tempos próprios, configurando-se numa proposta consistente de organização curricular, capaz de demonstrar que atende as peculiaridades da Instituição e dos alunos.

33 – A proposta deve definir, entre outros, os elementos orientadores da organização escolar, as condições necessárias à sua concretização, a definição dos princípios educativos, estrutura operacional, acompanhamento e avaliação, estímulo a atividade docente com formação permanente e dedicação integral à escola, existência de serviços de apoio de coordenação pedagógica e orientação educacional, professores titulados e estrutura física consoante com as peculiaridades da oferta. (grifo do relator)

9- Este Colegiado, no Parecer CEEd nº 346/2012, assim se manifestou:

Acolhe o pedido de prorrogação dos procedimentos estabelecidos no Parecer CEED 152/2010, referentes à Proposta de Experiência Pedagógica de Ensino Médio nas escolas estaduais de ensino fundamental junto à Fundação de Atendimento Sócio-Educativo – FASE/RS, excepcionalmente para os anos 2011 e 2012. Reitera a necessidade de apresentação de nova proposta até dezembro de 2012

Do citado Parecer, transcreve-se o item 5

5 – Este Conselho acolhe o pedido da Secretaria da Educação quanto à adoção dos procedimentos estabelecidos no Parecer CEED nº 152/2010, em especial a Certificação dos alunos concluintes no ensino médio, excepcionalmente para os anos 2011 e 2012, inclusive. Reitera a importância da construção efetiva da Proposta Pedagógica que norteará a oferta de Ensino Médio aos adolescentes em conflito com a Lei pelas escolas estaduais de ensino fundamental inseridas na FASE/RS.

ANÁLISE DA MATÉRIA

10- A Lei federal nº 8.069, de julho de 1990 que dispõe sobre o Estatuto da Criança e Adolescente prevê que os adolescentes sob medida sócio-educativa têm o direito à escolarização. 11- A Lei federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, com as alterações dadas pela Lei nº 12.796, de 04 de abril de 2013, prevê, em seu artigo 4º o dever do Estado com a educação escolar pública efetivada mediante a garantia de educação básica e gratuita.

12- Considerando as Leis referidas nos itens 10 e 11 supra e, por reconhecer o dever do Estado e o direito ao ensino médio, bem como a sua a importância como requisito de cidadania, inclusive, para adolescentes em conflito com a lei que estão cumprindo medidas sócio-educativas, este Conselho manifesta-se orientando o encaminhamento, ao Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos – NEEJA, dos estudantes maiores de 18 anos, oriundos das escolas de ensino fundamental da Rede Pública Estadual nos Centros de Atendimento Sócio-Educativo/CASE, da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo/FASE para a realização de exames e certificação, considerando as disposições da Resolução CEEd nº 313, de 16 de março de 2011, que “Consolida normas relativamente à oferta de Educação de Jovens e Adultos – EJA, no Sistema Estadual de Ensino.

(5)

Pedagógica de Ensino Médio, desenvolvida em 2013, nas escolas de ensino fundamental, da Rede Pública Estadual nos Centros de Atendimento Sócio-Educativo/CASE, da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo/FASE, apresenta nova alternativa, autorizando, em caráter excepcional, a Secretaria de Estado da Educação a designar Escola Pública Estadual credenciada para a oferta do ensino médio e com a autorização de funcionamento desse curso, para a realização do processo avaliativo e certificação desses estudantes.

13 – A Secretaria de Estado de Educação, responsável pela educação básica no que se refere à oferta pública pelo Estado, deve adotar, para o ano de 2014, em conjunto com a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo – FASE/RS, as medidas necessárias, para o atendimento e certificação dos alunos adolescentes em conflito com a lei. Esta medida pode ser a organização de curso ou instituições de ensino experimentais, nos termos do artigo 81 da LDBEN e encaminhá-las a este Conselho, para manifestação, antes do início de seu funcionamento.

A outra alternativa que pode corroborar para o atendimento aos adolescentes em conflito com a lei, sob a égide das normas vigentes, é a celeridade da Secretaria de Estado da Educação quanto à tramitação do processo administrativo “[...] com pedido de transformação das escolas de ensino fundamental da Rede Estadual nos Centros de Atendimento Sócio-Educativo, da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo, em escolas de ensino médio”, conforme mencionado no item 2 deste Parecer.

14- Este Conselho, no item 32 do Parecer CEEd nº 152/2010 alertou a Secretaria de Estado da Educação para o encaminhamento

De novo pedido de autorização para o desenvolvimento da Proposta de Experiência Pedagógica de Ensino Médio em escolas estaduais de ensino fundamental junto à Fundação de Atendimento Sócio-Educativo – FASE/RS, na medida em que comprovar as condições para a oferta [...].

Cabe, também, ressaltar as reuniões da Comissão de Ensino Médio e Educação Superior deste Conselho realizadas com representantes da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo – FASE/RS, em 10 de setembro de 2013 e da Secretaria de Estado da Educação, em 17 de setembro do mesmo ano, para tratar sobre a continuidade do atendimento de estudantes pelas escolas de ensino fundamental, da Rede Pública Estadual nos Centros de Atendimento Sócio-Educativo/CASE, da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo/FASE..

15 – Os documentos de certificação dos alunos concluintes do ensino médio, em 2013, deverão constar referência a este Parecer.

16 – Considerando a relevância do atendimento a alunos adolescentes sob medida sócio-educativa, deve a Secretaria de Estado de Educação e Fundação de Atendimento Sócio-Educativo – FASE/RS enviar Relatório a este Conselho, no prazo de até 60 dias a contar da aprovação deste Parecer. No citado Relatório deverão constar, dentre outros, os dados referentes ao número de alunos que tiveram acesso à oferta de Ensino Médio, o tempo de permanência de cada aluno no Curso, o número de concluintes do ensino médio e o destino desses alunos.

CONCLUSÃO

Face ao exposto, este Conselho conclui por:

a) manifestar-se, nos termos deste Parecer, acerca do pedido da Secretaria de Estado da Educação quanto à certificação de conclusão do ensino médio, no ano de 2013, para estudantes

(6)

atendidos pelas escolas de ensino fundamental, da Rede Pública Estadual nos Centros de Atendimento Sócio-Educativo/CASE, da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo/FASE;

b) autorizar, em caráter excepcional, a Secretaria de Estado da Educação a designar Escola Pública Estadual ou Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos – NEEJA credenciados e com a respectiva autorização de funcionamento relativo ao ensino médio para realizar o processo avaliativo e certificação dos estudantes oriundos das escolas de ensino fundamental, da Rede Pública Estadual nos Centros de Atendimento Sócio-Educativo/CASE, da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo/FASE;

c) autorizar, em caráter excepcional, a avaliação e a certificação dos estudantes, referente à conclusão do Ensino Médio, em 2013, por escolas ou por Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos – NEEJA designados pela Secretaria de Estado da Educação;

d) determinar o cumprimento das providências contidas nos itens 13 e 16 deste Parecer. Em 21 de janeiro de 2014.

Raul Gomes de Oliveira Filho – relator Angela Hübner Wortmann

Daniel Vieira Sebastiane Maria Otília Kroeff Susin Marli Helena Kümpel da Silva Ruben Werner Goldmeyer Sonia Maria Nogueira Balzano

Aprovado, por unanimidade, pelo Plenário, em sessão de 22 de janeiro de 2014. Augusto Deon Presidente

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

O presente trabalho foi realizado em duas regiões da bacia do Rio Cubango, Cusseque e Caiúndo, no âmbito do projeto TFO (The Future Okavango 2010-2015, TFO 2010) e

1 JUNIOR; ANDRADE; SILVEIRA; BALDISSERA; KORBES; NAVARRO Exercício físico resistido e síndrome metabólica: uma revisão sistemática 2013 2 MENDES; SOUSA; REIS; BARATA

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Entrar no lar, pressupõem para alguns, uma rotura com o meio ambiente, material e social em que vivia, um afastamento de uma rede de relações sociais e dos seus hábitos de vida