• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

NOVA MEDICAL SCHOOL l FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

M

ESTRADO

I

NTEGRADO

EM

M

EDICINA

- 6º

ANO

J

OANA

D

UARTE

A

LBUQUERQUE

2011381 - T

URMA

2

(2)

”Would you like me to give you a formula for success? It’s quite simple, really: Double your rate

of failure. You are thinking of failure as the enemy of success. But it isn’t at all. You can be

discouraged by failure or you can learn from it, so go ahead and make mistakes. Make all you can.

Because remember that’s where you will find success.”

(3)

ÍNDICE

Nova Medical School l Faculdade de Ciências Médicas 1

INTRODUÇÃO 4

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 4

1. Estágio Parcelar de Medicina Interna 4

2. Estágio Parcelar de Cirurgia Geral 5

3. Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar (MGF) 6

4. Estágio Parcelar de Pediatria 7

5. Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia (GO) 8

6. Estágio Parcelar de Saúde Mental 8

7. Estágio Parcelar de Otorrinolaringologia (ORL) 9

ANÁLISE CRÍTICA 9

(4)

INTRODUÇÃO

O presente relatório, elaborado no âmbito da avaliação final do Estágio Clínico do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas (NMS l FCM) , visa ser um relato sumário e reflexão crítica das atividades desenvolvidas em cada um dos estágios parcelares. Encontra-se dividido em três partes: a primeira parte consiste na introdução e explicitação dos objetivos gerais comuns a todas as áreas parcelares ; na segunda, é apresentado um resumo dos seis estágios parcelares, por ordem cronológica da sua realização, e ainda uma referência à Unidade Curricular Opcional; por último, é efetuada uma análise crítica do percurso formativo, realçando os aspectos que pautaram a aprendizagem ao longo do último ano, o cumprimento das metas globais e parcelares para cada estágio. Ao longo do relatório são ainda mencionados elementos valorativos de atividades extra-curriculares que considero enriquecedoras para a prática médica futura e valoração pessoal (certificados em anexo).

Dos objetivos gerais estabelecidos ao longo dos estágios, destacam-se: aperfeiçoamento de técnicas de colheita de história clínica e exame objetivo; abordagem holística do doente, com desenvolvimento da capacidade empática e de comunicação, considerados pilares da relação médico-doente; promoção do bom relacionamento e trabalho em equipa com os profissionais de saúde; desenvolvimento da capacidade de diagnóstico e de reconhecimento das situações agudas urgentes/emergentes, sabendo as normas de atuação mais apropriadas; realização autónoma dos procedimentos médicos e/ou cirúrgicos frequentes (gasometrias, punções venosas periféricas, pensos, suturas); familiarização com técnicas de promoção da saúde e prevenção da doença, bem como, de diagnóstico, tratamento e prognóstico de situações de doença crónica.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

1. Estágio Parcelar de Medicina Interna

(5)

aplicação de conhecimentos; desenvolver autonomia e confiança no diagnóstico, abordagem e terapêutica das patologias mais prevalentes; adquirir competências práticas e treino de procedimentos e saber identificar situações urgentes/emergentes. Neste período acompanhei as atividades da equipa na UCINT, enfermaria, consulta externa (CE) e Serviço de Urgência (SU). Diariamente, tinha cerca de dois doentes a meu cargo, o que permitiu a observação da sua evolução clínica e a realização diária de exame objetivo, registo de diários clínicos, notas de entradas, alta e transferência, requisição e interpretação de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDTs) e comunicação da situação clínica a doentes e familiares. Uma vez por semana, integrei a equipa do SU no balcão de atendimento, Sala de Observação (SO) e sala de reanimação, atividade que considero fundamental no exercício de diagnóstico diferencial das patologias mais comuns, requisição de MCDTs e proposta terapêutica. Em termos teórico-práticos (TP) destaco a importância das visitas médicas, sessões formativas, reuniões hospitalares, Journal Club e seminários TP lecionados na NMS | FCM, tendo apresentado um Journal Club intitulado de “Case 25-2016 - A 33 Years Old Man With Rectal Pain and Bleeding”.

2. Estágio Parcelar de Cirurgia Geral

(6)

realizei procedimentos de anestesia local, remoção de quistos, drenagem de abcesso e sutura de feridas com alguma autonomia. A participação na CE foi observacional e incidiu na observação de doentes no pós-operatório. Na última semana acompanhei a equipa SU nos vários balcões de atendimento, tendo tido contacto com diferentes abordagens consoante gravidade clínica.

Durante duas semanas, foi-me dada a oportunidade de realizar um estágio opcional em Anestesiologia, sob orientação da Dra. Filipa Duarte, onde assisti e realizei procedimentos anestésicos no BO (anestesia geral com entubação orotraqueal ou máscara laríngea; técnicas de sedação; e anestesia locoregional com colocação de cateteres epidurais, subdurais e femorais), recobro, consulta de anestesia, SU, MCDTs de Gastroenterologia (GE) e electroconvulsivoterapia.

No Mini Congresso apresentei o tema “Citorredução+HIPEC no Carcinoma Colo-Retal”, a propósito do caso de um doente com Carcinomatose Peritonal por Adenocarcinoma do Ângulo Esplénico. Em termos extracurriculares participei no 5º Curso de Abordagem do Doente Vítima de Trauma (certificado em ANEXO II) e TaTME - Masterclass (certificado em ANEXO III).

3. Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar (MGF)

(7)

ativamente na observação do doente, requisição de MCDTs e proposta terapêutica, bem como a realização de colpocitologias, avaliação do foco fetal e medição da altura uterina, avaliação do desenvolvimento estaturo-ponderal, entre outros procedimentos. O contacto com as visitas médicas domiciliárias foi bastante interessante, uma vez que permite não só a avaliação do doente em condições menos propícias, como também avaliar objetivamente as condições em que este vive e a estrutura familiar e social em que se insere - neste âmbito, considero que a participação no projeto Saúde Porta a Porta (SPAP) (projeto de voluntariado de apoio a idosos em risco social) foi uma mais valia, na medida em que me preparou para o contacto com o doente no seu ambiente familiar e na criação de estratégias de colheita de história clinica e exame fisico em condições não ideais (certificado em ANEXO IV).

4. Estágio Parcelar de Pediatria

(8)

5. Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia (GO)

Este estágio foi realizado no HBA sob orientação do Dr. Pedro Condeço, entre os dias 19 de Março e 21 de Abril de 2017. Os objetivos a que me propus foram o treino do exame objetivo ginecológico e a realização de colpocitologias, a interpretação de MCDTs, a observação e seguimento de grávidas nas últimas semanas de gestação e no parto, e a participação em cirurgias ginecológicas. Acompanhei a atividade dos médicos de serviço na CE, enfermaria, MCDTs (ecografia ginecológica e obstétrica, colonoscopia e histeroscopia) e BO, o que me permitiu contactar com diferentes formas de abordagem do doente e com patologia variada. Na área da Obstetrícia acompanhei essencialmente grávidas de risco, de termo ou do 1º trimestre para rastreio combinado, bem como puérperas e grávidas internadas para indução do trabalho de parto. Em Ginecologia observei mulheres de todas as faixas etárias e com patologia diversa, tendo assistido a uma histerectomia laparoscópica e a três cirurgias laparoscópicas para remoção de focos de endometriose. Uma vez por semana, integrei a equipa do SU, onde para além de realizar exames ginecológicos e obstétricos, assisti a inúmeros partos eutócicos, distócicos e participei como 2ª ajudante em duas cesarianas. Para além das sessões clínicas, visitas médicas e Journal Club

apresentados por médicos do serviço, foi-me proposta a apresentação de um artigo de revisão sobre

In Search for the Best Minimally Invasive Hysterectomy Approach for the Large Uterus: A

Review.

6. Estágio Parcelar de Saúde Mental

(9)

atividades do meu tutor na enfermaria, CE e SU, tendo tido a oportunidade de participar em entrevistas clínicas, entrevistas familiares e planos de reabilitação. Apesar do estreito espectro de patologias com que contactei, as sessões clínicas do internato médico e a integração na equipa do SU permitiram-me ter uma visão geral da patologia psiquiátrica e das diferentes abordagens existentes. De salientar que o facto de ter realizado o estágio num hospital psiquiátrico me permitiu comparar as diferenças de abordagem para um hospital geral, bem como desmistificar o conceito de hospital psiquiátrico.

7. Estágio Parcelar de Otorrinolaringologia (ORL)

Nas duas últimas semanas de estágio integrei a equipa de ORL do HBA, sob direcção do Dr. Carlos Macor. O objetivo essencial deste estágio era contactar com a ORL e perceber a dinâmica de trabalho e as áreas de interesse desta especialidade. Participei na CE, consulta de voz, consulta de vertigem, SU, bloco MCDTs e BO, onde integrei a equipa cirúrgica como 1ª ajudante em múltiplas cirurgias . Apesar de não haver sessões teóricas organizados, consoante a patologia que o doente apresentava, era realizada uma pequena abordagem teórica que em muito contribui para o aprofundamento de conhecimentos na área de ORL.

ANÁLISE CRÍTICA

O 6º ano é um ano profissionalizante, e como tal pretende-se o desenvolvimento de um conjunto de competências nucleares essenciais à formação profissional do médico recém-licenciado, tendo como objectivo global a formação do médico generalista.

(10)
(11)

Globalmente, considero que os estágios e o meu desempenho foram bastante positivos, notando grande evolução relativamente aos estágios precedentes. O rácio Tutor:Aluno de 1:1 na maioria dos estágios permitiu uma melhor integração nas equipas médicas, mais autonomia e responsabilidade na realização das tarefas, e uma maior exigência, o que foi muito desafiante e motivador. Considero ter sido um período de formação bastante enriquecedor, em que adoptei uma atitude pró-ativa e de interesse, com aquisição de uma maior capacidade de trabalho, o que se repercutiu nos conhecimentos teóricos e competências práticas, comportamentos e atitudes adquiridos. Os objetivos a que me propus foram, na sua maioria, cumpridos, mantenho sempre presente que a formação médica é um processo contínuo de aprendizagem, e reconhecendo que a área da terapêutica farmacológica continua a ser uma lacuna na minha formação, em parte devido à falta de conhecimento das propriedades de cada fármaco. No final deste ano sinto mais capaz de observar o doente com base no modelo Bio-Psico-Social, dando maior relevância ao contexto sócio-cultural em que se insere, essencial à compreensão do doente e da doença de forma holística, com estabelecimento de medidas terapêuticas personalizadas. Creio ter maior experiência em lidar com situações inesperadas, no processo de decisão, na realização de atos médicos e na compreensão da dinâmica hospitalar. De notar que as atividades extra-curriculares desenvolvidas em áreas complementares à medicina (como a Gestão em Saúde, Liderança e Direito Médico), permitiram-me ter uma melhor percepção da realidade da medicina e dos princípios gerais que devem reger o ato médico e o exercício da medicina em todas as suas vertentes.

(12)

ANEXOS

(13)

ANEXO II - Certificado de Participação no 5º curso de Abordagem do Doente

(14)

ANEXO III - Certificado de Participação no curso

TaTME - Masterclass

07/06/17, 09)06 Certificados — Learning Health独UpEvents

Página 1 de 2 https://learninghealth.up.events/certificates/view/CFDKX

TaTME - Transanal Total

Mesorectal Excision

Masterclass

— Certificado de Participação

DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DE CERTIFICADO

AS ATIVIDADES FREQUENTADAS ENCONTRAM-SE NA PÁGINA SEGUINTE

EMITIDO POR:

NOME

EVENTO

TaTME - Transanal Total Mesorectal Excision Masterclass 09-01-2017 - 9 horas

Learning Health

Rua Carlos Alberto da Mota Pinto, 17-9.º 1070-313 Lisboa

Joana Albuquerque

(15)
(16)

ANEXO V- Certificado de Participação no congresso CNEM

07/06/17, 09)03 Certificados — ANEM - Associação Nacional de Estudantes de Medicina独UpEvents

Página 1 de 2 https://anem.up.events/certificates/view/KDTHD

Congresso Nacional de

Estudantes de Medicina

— Certificado de Participação

DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DE CERTIFICADO EMITIDO POR:

NOME

ANEM - Associação Nacional de Estudantes de Medicina Faculdade de Ciências da Saúde Universidade da Beira Interior Av. Infante D. Henrique

200-506 Covilhã

Joana Albuquerque

(17)

ANEXO VI - Certificado de Participação no congresso IMED CONFERENCE 8.0

07/06/17, 09)08 Certificados — AEFCM - Associação de Estudantes da NOVA Medical School独UpEvents

Página 1 de 2 https://aefcm.up.events/certificates/view/GDQZN

iMed Conference 8.0 2016 |

Conference Tickets Phase 3

— Certificado de Participação

DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DE CERTIFICADO

AS ATIVIDADES FREQUENTADAS ENCONTRAM-SE NA PÁGINA SEGUINTE EMITIDO POR:

NOME

EVENTO

iMed Conference 8.0 2016 | Conference Tickets Phase 3 13-10-2016

The iMed Conference is a 4-day congress which aim is to share the latest discoveries in translational science with Health and Life Sciences enthusiasts. This grand project by AEFCM is now in its 8th edition and this year, from 13th to 16th october we will be talking about Oncology, Neonatology, Psychiatry and Rehabilitation! To

AEFCM - Associação de Estudantes da NOVA Medical School Campo Mártires da Pátria, 130

1169-056 Lisboa

Joana Albuquerque

(18)

ANEXO VII - Certificado de Participação no

Workshop - ALS algorithms

07/06/17, 09)11 Certificados — AEFCM - Associação de Estudantes da NOVA Medical School独UpEvents

Página 1 de 2 https://aefcm.up.events/certificates/view/VMHIG

iMed Conference 8.0

-Workshops

— Certificado de Participação

DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DE CERTIFICADO EMITIDO POR:

NOME

AEFCM - Associação de Estudantes da NOVA Medical School Campo Mártires da Pátria, 130

1169-056 Lisboa

Joana Albuquerque

(19)

ANEXO VIII - Certificado de Participação no

Congresso AIMS

(20)

ANEXO IX- Certificado de Participação no Curso de Direito Médico e Medicina

Legal

(21)

ANEXO X - Certificado de Participação no

Circulo de Conferências: Ansiedade

- do Sintoma ao Síndrome

08/06/17, 01)32 Certificados — Learning Health独UpEvents

Página 1 de 2 https://learninghealth.up.events/certificates/view/WYNNB

Ansiedade, do Sintoma ao

Síndrome

— Certificado de Participação

DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DE CERTIFICADO

AS ATIVIDADES FREQUENTADAS ENCONTRAM-SE NA PÁGINA SEGUINTE EMITIDO POR:

NOME

EVENTO

Ansiedade, do Sintoma ao Síndrome

26-01-2017 - 3 horas

26 de janeiro de 2017

Agenda: Ansiedade, do Sintoma ao Síndrome

Learning Health

Rua Carlos Alberto da Mota Pinto, 17-9.º 1070-313 Lisboa

Joana Albuquerque

Referências

Documentos relacionados

De acordo com o diagrama de causa e efeito, causas raízes como a cultura de consumo que não incentiva o consumo colaborativo, o processo atual de doação que é

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Os principais resultados evidenciam que as variáveis aceites no modelo conseguem explicar a lealdade do consumidor de moda online, pelo que este estudo identificou que

Fundamentalmente no início, a tipologia de conflito não se encaixava num contexto convencional, mas sim uma guerra de carácter subversivo sem frentes bem definidas e

Após a dosagem, vários ensaios foram realizados, dentre eles resistência a tração na flexão e compressão, deslizamento da argamassa em superfície vertical e inclinada, resistência

Conforme Muller (2000), a necessidade de maior agilidade na difusão do conhecimento fez com que o periódico viesse à tona. Os periódicos vêm ganhando cada vez mais espaço

To test the hypothesis of the model and reach the objectives of this study, which are (1) determining the antecedents of Satisfaction, both Economic and Non-Economic, in