• Nenhum resultado encontrado

PROJETO DE CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO DE CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

PROJETO DE CURSO DE

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL

Área: Fisioterapia

Modalidade: EAD (a distância) Apresentação do curso:

Curso de formação em Fisioterapia Dermato-Funcional direcionado para a compreensão e capacitação do fisioterapeuta em reabilitação do tecido tegumentar.

A reabilitação Dermato-funcional deve ser realizada por equipe multidisciplinar, tecnicamente habilitada ao cuidado do paciente de forma global, este paciente necessita de atenção multifuncional visando sua reabilitação integral dentro da sua nova realidade, seja temporária ou permanente.

Objetivos:

✓ Capacitar fisioterapeutas que façam parte de equipe de reabilitação a compreender melhor o

perfil deste paciente;

✓ Promover a reabilitação de forma ampla ao paciente com disfunção do tecido tegumentar;

✓ Traçar condutas em equipe multidisciplinar para pacientes com comprometimentos do tecido

tegumentar;

✓ Promover entendimento de integração entre equipe, paciente e família para melhor

reabilitação do paciente;

✓ Desenvolver a capacidade de pensar em equipe visando o bem estar do paciente.

Público-alvo:

Graduados em Fisioterapia. Organização curricular:

DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA

VIGILÂNCIA EM SAÚDE 40 h

GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES 40 h

POLÍTICAS DE SAÚDE 40 h

(2)

ANATOMO-HISTOLOGIA DO SISTEMA TEGUMENTAR E ENDÓCRINO

40 h COSMETOLOGIA E FITOTERAPIA APLICADA À FISIOTERAPIA

DERMATO FUNCIONAL

40 h FISIOTERAPIA NO PRÉ E PÓS OPERATÓRIO DE CIRURGIAS

PLÁSTICAS E ODONTOLÓGICAS

40 h

FISIOTERAPIA EM PACIENTES QUEIMADOS 40 h

DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL E LINFEDEMA 40 h

AVALIAÇÃO FINAL 20 h

TOTAL DAS DISCIPLINAS 380 h

Ementas:

VIGILÂNCIA EM SAÚDE

EMENTA: Conhecer as práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças.

GESTÃO DE PESSOAS EM ORGANIZAÇÕES HOSPITALARES

EMENTA: Dar conhecimento dos conceitos e do processo de gerenciamento das unidades de saúde em equipes multidisciplinar e proporcionar visão ampla de do gerenciamento de pessoas no ambiente de reabilitação.

POLÍTICAS DE SAÚDE

EMENTA: Tem o objetivo de conhecer o Sistema Único de Saúde brasileiro (SUS) e sua articulação com a saúde Suplementar; de correlacionar as bases biológicas da saúde com as bases sociais, numa visão integral do indivíduo em família e coletividades; e de despertar compreensão sobre a relevância do trabalho em equipe e da articulação em redes de atenção à saúde.

TECNOLOGIAS EM SAÚDE

EMENTA: Aprimorar o uso das tecnologias na reabilitação neurológica, e o manejo para resolutividade dos potenciais problemas.

ANÁTOMO–HISTOLOGIA DO SISTEMA TEGUMENTAR

(3)

COSMETOLOGIA E FITOTERAPIA APLICADA Á FISIOTERAPIA DERMATO FUNCIONAL EMENTA: Estudar a aplicação dos recursos fisioterapêuticos nos distúrbios endócrino-metabólicos, circulatórios, dermatológicos, e músculo-esqueléticos visando a funcionalidade e a saúde humana em seu aspecto mais amplo

FISIOTERAPIA NO PRÉ E PÓS OPERATÓRIO DE CIRURGIAS PLASTICAS E ODONTOLÓGICAS

EMENTA: Estudar a aplicação dos recursos fisioterapêuticos nos distúrbios endócrino-metabólicos, circulatórios, dermatológicos, e músculo-esqueléticos visando a funcionalidade e a saúde humana em seu aspecto mais amplo.

FISIOTERAPIA EM PACIENTES QUEIMADOS

EMENTA: Estudar a aplicação dos recursos fisioterapêuticos nos distúrbios endócrino-metabólicos, circulatórios, dermatológicos, e músculo-esqueléticos visando à funcionalidade e a saúde humana em seu aspecto mais amplo.

AVALIAÇÃO EM FISIOTERAPIA DERMATO FUNCIONAL

EMENTA: Estudar a aplicação dos recursos fisioterapêuticos nos distúrbios endócrino-metabólicos, circulatórios, dermatológicos, e músculo-esqueléticos visando a funcionalidade e a saúde humana em seu aspecto mais amplo.

Metodologia e avaliação:

A construção da aprendizagem se dá por meio da nossa plataforma do aluno, onde o aluno encontrará todo o apoio acadêmico:

✓ Fórum; ✓ Vídeo-chat; ✓ Chat; ✓ Sala de aula/Cronograma; ✓ Notas e faltas; ✓ Material de estudos; ✓ Financeiro; ✓ Ocorrências; ✓ Publicações do estudante; ✓ Correio Eletrônico; ✓ Secretaria Virtual; ✓ Avaliação final.

(4)

Avaliação final: No final do curso o aluno realizará uma Avaliação online, contendo 30 questões objetivas por meio do Portal do Aluno.

Essa avaliação aborda de maneira resumida todo o conteúdo aplicado ao longo do curso, e possui como principal objetivo certificar a evolução do aluno. A data será informada por meio do cronograma disponível no portal do aluno e para obter aprovação o discente deverá obter nota igual ou superior a 7,00 (sete).

Após a aprovação em todas as disciplinas e na Avaliação Final, o aluno poderá solicitar, também no Portal do Aluno, seu Certificado.

Corpo docente*:

DOCENTE TITULAÇÃO

Diana Ferreira Pacheco (Coordenação) Mestre

Walquiria Lene dos Santos Mestre

Simone Pires de Ferreira Batana Mestre

Ruth da Conceição Costa e Silva Sacco Mestre

Euni de Oliveira Cavalcanti Mestre

Lizia Fabíola Doutora

Roberta Sousa Carvalho Especialista

(5)

Certificação:

Credenciado pelo Decreto de 24 de novembro de 1997, publicado no Diário Oficial da União de 25 de novembro de 1997; recredenciado pela Portaria nº. 505, de junho de 2015, publicada no Diário Oficial da União de 05 de junho de 2015.

Credenciado para oferecimento de cursos na modalidade à distância pela Portaria nº 1.109 de 27 de novembro de 2015, publicada no Diário Oficial da União em 30 de novembro de 2015.

Referências

Documentos relacionados

 Babbage e Ada estavam muito além do seu tempo e não conseguiram financiamento para construir o seu Computador Analítico, que ficou apenas como uma belíssima idéia no papel -

Como podemos reordenar o uso e fluxo das ruas e calçadas de maneira adaptada ao caráter boêmio e festivo da vila. Como podemos engajar os

Para além da esfera da eficiência, eficácia e efetividade, uma problemática que gira em torno da possibilidade de se ter um Sistema único de Saúde (SUS)

As subtrações das receitas do orçamento da Seguridade Social vêm sendo materializadas mediante a Desvinculação de Receitas da União (DRU), a qual desvincula 20% do total das

Poderá ser autorizada a impressão de documen- tos fiscais ao produtor pessoa física, desde que este solicite alteração de categoria cadastral para normal, com regime de

Como consequência, o preço das operações de venda entre as empresas do mesmo grupo econômico foi desconsiderado e reajustado, com base no preço praticado pelo varejista junto

Per um nuovo conceito di giurisdizione, artigo escrito em homenagem a Nicola Picardi 50. 48 MARINONI, Luis Guilherme. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2010, pp. Curso

A importância dos territórios da atenção à saúde destaca-se em situações epidêmicas, provendo uma rede já estabelecida e testada para a vacinação populacional. se