• Nenhum resultado encontrado

CURSO GESTÃO DA VALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA: Contribuição de Melhoria, Reajuste de Terrenos e Redesenvolvimento.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO GESTÃO DA VALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA: Contribuição de Melhoria, Reajuste de Terrenos e Redesenvolvimento."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CURSO GESTÃO DA VALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA:

Contribuição de Melhoria, Reajuste de Terrenos e Redesenvolvimento.

A Secretaria Extraordinária de Gestão Metropolitana e a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte, em conjunto com o Lincoln Institute of Land Policy, anunciam a realização do Curso “Gestão da Valorização Imobiliária: Contribuição de

Melhoria, Reajuste de Terrenos e Redesenvolvimento”.

O curso enfoca as políticas de gestão da valorização imobiliária, centrando-se na análise de três instrumentos tributários e urbanísticos para recuperação de mais valias fundiárias decorrentes de investimentos públicos. Os participantes discutirão conceitos e metodologias para implementação da Contribuição de Melhoria, Reajuste de Terrenos e Redesenvolvimento.

O preço da terra em Minas Gerais, especialmente nas Regiões Metropolitanas do Estado, vem crescendo vertiginosamente, excluindo a população de baixa renda de espaços urbanizados, sem que haja uma intervenção consistente do Poder Público com vistas a reduzir as desigualdades sócioespaciais.

As carências de infraestrutura urbana nas cidades são notórias e os recursos públicos disponíveis para a promoção do desenvolvimento urbano escassos. Por outro lado, a valorização imobiliária decorrente da atuação estatal, em geral, não é recuperada pelos Poderes Públicos, para, assim, serem redistribuídas para a coletividade.

Diante desse contexto, o curso tem como objetivo oferecer à Administração Pública Estadual e Municipal alternativas mais eficientes e menos onerosas de financiamento de obras públicas e do desenvolvimento urbano e socioeconômico, por meio da utilização de instrumentos de gestão territorial que promovam justa distribuição dos benefícios e ônus decorrentes do processo de urbanização e a recuperação dos investimentos do Poder Público de que tenha resultado a valorização de imóveis urbanos, conforme previsto nas diretrizes gerais da política de desenvolvimento urbano previstas no Estatuto da Cidade - Lei Federal nº 10.257/2001.

(2)

INFORMAÇÕES GERAIS

Período: Módulo à distância: 01 a 21 de outubro de 2012. Módulo à presencial: 24 a 26 de outubro de 2012.

Organização

Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Lincoln Institute of Land Policy – Programa para a América Latina

e o Caribe.

Local: Belo Horizonte, MG.

Supervisão

Sandro Veríssimo – Diretor de Regulação Metropolitana da Agência RMBH.

Martim Smolka – Senior Fellow e Diretor do Programa para a América Latina e o Caribe do Lincoln Institute of Land Policy.

Coordenação Acadêmica

Cintia Estefania Fernandes – Professora do Lincoln Institute of

Land Policy - Programa da América Latina e Caribe. Coordenação do

módulo à distância

Gislene Pereira - Professora/pesquisadora da Universidade Federal do Paraná

METODOLOGIA DO CURSO

O curso desenvolve-se em duas etapas: um primeiro módulo à distância e um segundo módulo presencial.

O módulo à distância tem caráter introdutório e servirá de base para as atividades da etapa presencial. Será realizado por meio da plataforma do Lincoln Institute of Land Policy, razão pela qual é necessário que o participante tenha acesso a um computador ligado à Internet. A duração total do módulo à distância é de 3 (três) semanas contínuas, no período de 1º a 21 de outubro, e requer dedicação de, pelo menos, 1 hora por dia. No início do curso serão disponibilizados: programa de atividades, tarefas a desenvolver e material bibliográfico, para pesquisa e leitura. Desde o início do curso, é formada uma comunidade virtual com os participantes e professores, dentro da qual se desenvolvem fóruns de discussão permanentes, que são considerados como ferramenta básica no método de ensino.

(3)

PROFESSORES E COORDENADORES

Camila Maleronka – Dupla graduação em Arquitetura e Urbanismo, pela USP, em 2000, e em

Administração Pública pela FGV, em 2010. Mestre em Habitação pelo IPT-SP (2005) e doutora pela FAUUSP, em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo (2010). Trabalhou durante oito anos no desenvolvimento e viabilização de projetos habitacionais de interesse social nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. Atualmente é professora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FIAM-FAAM e gerente de Estudos Econômicos na SP Urbanismo, empresa municipal vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano de São Paulo.

E-mail: c.maleronka@gmail.com

Cintia Estefania Fernandes – Procuradora do Município de Curitiba-Julgadora Tributária;

Especialista em Políticas do Solo Urbano pelo Lincoln Institute of Land Policy-EUA; Mestre em Direito do Estado pela UFPR; Doutoranda em Gestão Urbana-PUC-PR; Professora do Lincoln

Institute of Land Policy; do Programa Nacional de Capacitação das Cidades do Ministério das

Cidades; do IBET; da ABDCONST; do Unicuritiba; da PUC-PR e convidada da UFPR. Vice-Presidente da Comissão de Advocacia Pública da OAB-PR. Colaboradora da ONU-Habitat e da JICA-Japão.

E-mail: cintia@pgm.curitiba.pr.gov.br

Claudia Acosta – Advogada (Colômbia), Mestre em Estudos Urbanos (El Colégio de México) e

especialista em políticas de solo urbano na América Latina (Lincoln Institute of Land Policy). Experiência em planejamento e direito urbanístico, em instrumentos de financiamento e gestão do solo e obtenção de terra para fins públicos. Professora de Direito Urbanístico comparado a nível regional em vários países da América Latina. Consultora independente em entidades nacionais e a nível regional.

E-mail: claudiamarcelaacosta@gmail.com

Daniel Todtmann Montandon – Arquiteto (Unesp), Mestre em Planejamento Urbano e

Regional (FAUUSP). Foi Planejador Urbano da Secretaria Municipal de Planejamento de São Paulo (2002-2008), Diretor de Planejamento Urbano no Ministério das Cidades (2008-2011) e atualmente ocupa o cargo de coordenador geral de controle de utilização da Secretaria do Patrimônio da União – SPU. Tem se dedicado há 11 anos no desenvolvimento de pesquisas, planos, projetos, publicações, cursos e palestras sobre instrumentos de planejamento urbano e políticas públicas de ordenamento.

E-mail: dmontandon@uol.com.br

Gislene Pereira – Arquiteta e urbanista pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em

(4)

planejamento e gestão urbana, tendo coordenado trabalhos sobre estas temáticas no estado do Paraná e Santa Catarina e na Região Metropolitana de Curitiba.

E-mail: gislenepereira42@gmail.com

Martim Oscar Smolka – Diretor do Programa da América Latina e do Caribe, Lincoln Institute of Land Policy. Economista (Universidade Católica do Rio de Janeiro) e MA e Ph.D. em

Ciências Regionais da Universidade de Pensilvânia. Autor de muitas publicações sobre a estruturação intra-urbana e a dinâmicas do mercado imobiliário nas cidades latinoamericanas e as melhorias nos sistemas fiscais associados à propriedade imobiliária. Como Diretor do Programa da América Latina e do Caribe do Instituto Lincoln, dirige as pesquisas e programas de treinamento sobre assuntos relacionados ao funcionamento do mercado, a tributação e o uso do solo. Também é professor adjunto do Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano Regional (IPPUR) da Universidade Federal de Rio de Janeiro. Foi Presidente da Associação Nacional de pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR), e pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisas do Brasil.

E-mail: msmolka@lincolninst.edu

Sandro Veríssimo Oliveira de Miranda - Diretor de Regulação Metropolitana da Agência de

Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Graduado em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro e em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi coordenador do curso “Gestão social da valorização da terra urbana: subsídios para o financiamento do desenvolvimento urbano” realizado pela SEDRU e

Lincoln Institute of Land Policy. Foi diretor da Superintendência de Desenvolvimento Regional

da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana do Governo de Minas Gerais (2006-2010) e Conselheiro no Conselho Nacional das Cidades (2006-2010), representando o Governo de Minas Gerais.

E-mail: sandro.verissimo@agenciarmbh.mg.gov.br

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR DO MÓDULO PRESENCIAL

(5)

Dia 24 de outubro de 2012

Tema: Análise Introdutória: Noções fundamentais para o planejamento e a

gestão do solo urbano.

Dia 25 de outubro de 2012 Tema: Análise Jurídica Comparada: Reajuste de Terrenos, Redesenvolvimento e

Contribuição de Melhoria.

Dia 26 de outubro de 2012 Tema: Análise Técnica Comparada e

Estratégias de implementação dos instrumentos de desenvolvimento territorial

no Estado de Minas Gerais

Manhã

08h00m-09h00m: Credenciamento

09h00m-09h40m: Abertura – Lincoln Institute of Land Policy e Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

09h40m-10h00: Intervalo para café.

10h00-12h00: Palestra 1 – Camila Maleronka.

Efetividade das ações de planejamento urbano: noções conceituais e experiências recentes.

08h00-10h00: Palestra 4 – Cintia Fernandes.

Responsabilidade Territorial: Direito de

Propriedade, Função Social da Propriedade e Direito de Construir.

10h00-10h15: Intervalo para café

10h15-12h15: Palestra 5 – Claudia Acosta.

A Gestão Territorial na Colômbia: O Reajuste de Terrenos e o Redesenvolvimento.

08h00-10h00: Daniel Montandon.

Parcelamento do solo no Brasil e Sistema de

Land Readjustment: análise comparada.

10h00-10h15: Intervalo para café 10h15-12h15: Exercício em grupos.

12h00-14h00: Intervalo para almoço 12h15m-14h00: Intervalo para almoço 12h15m-14h00: Intervalo para almoço

Tarde

14h00-16h00: Palestra 2 – Daniel Montandon.

Gestão Territorial Urbana no Brasil e os

Instrumentos Urbanísticos para a captura da mais-valia da terra.

16h00-16h15: Intervalo para café

16h15-18h15: Palestra 3 – Camila Maleronka.

Aspectos econômicos e institucionais na captura da mais valia da terra: alternativas para a gestão

14h00-16h00: Palestra 6 – Claudia Acosta.

A Gestão Territorial na Colômbia: A Contribución de Valorización e a Contribución de Plusvalia.

16h00-16h15: Intervalo para café

16h15-18h15: Palestra 7 - Cintia Fernandes.

Sistema Constitucional e Infra-constitucional brasileiro em face do Reajuste de Terrenos, do

14h00-16h00: Apresentação dos resultados e debate dos trabalhos em grupo.

16h00-16h15: Intervalo para café

16h15-18h00: Síntese dos trabalhos (todos os professores). Desafios jurídicos e técnicos para

(6)

PARTICIPANTES E CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

O curso é dirigido prioritariamente para os seguintes atores:

 gestores públicos e assessores técnicos ou jurídicos do Estado de Minas Gerais do nível tático e estratégico, responsáveis pela formulação e implementação de políticas públicas relacionadas ao planejamento e gestão urbanos ou que envolvam intervenções físicas /obras no território;

 servidores de municípios integrantes da Região Metropolitana de Belo Horizonte – efetivos ou de recrutamento amplo com poder decisório no nível estratégico – que atuam nas áreas do planejamento e gestão urbanos ou em intervenções físicas /obras.

Além disso, poderão participar do curso membros da comunidade acadêmica com destacada atuação na área e capacidade de multiplicação dos conteúdos.

Serão oferecidas 50 vagas, sendo que a seleção dos participantes levará em consideração aspectos como:

 Envolvimento com o tema;

 Atribuições desempenhadas na Administração Pública e sua relação com a temática da curso;

 Atuação na área;

 Diversidade de áreas de atuação na Administração Pública;  Representatividade de formações profissionais;

 Capacidade de replicação dos conteúdos trabalhados;  Potencial aporte para a discussão.

AVALIAÇÃO E CERTIFICADO

Cada participante será avaliado de forma individual e semanalmente, a partir dos seguintes itens:

a) execução das tarefas semanais; b) participação nos fóruns de discussão;

c) resposta ao questionário de avaliação ao final do curso presencial.

Tanto para o módulo presencial, quanto para o EAD, aos participantes que desenvolverem todas as atividades propostas, e obtiverem média maior ou igual a 75/100, será atribuído um

Certificado de Aprovação, no qual irá constar a carga horária total do curso, o conteúdo

desenvolvido e a nota final.

Aos participantes que desenvolverem pelo menos 75% das atividades propostas no curso, e obtiverem uma média maior ou igual a 50/100, será atribuído um Certificado de

Participação, no qual constará o conteúdo desenvolvido e a carga horária total (ver tabela a

(7)

Tipo de Certificado Atividades Desenvolvidas Média Necessária

Aprovação Todas 75/100 ou mais

Participação Pelo menos 75% 50/100 ou mais

Os certificados têm formato padrão e serão enviados por e-mail em formato PDF, após cada participante responder o questionário de avaliação ao final do curso presencial.

ORIENTAÇÕES PARA POSTULAÇÃO DE INSCRIÇÃO E ASPECTOS FINANCEIROS

A inscrição para participação no Curso deverá ser feita por meio do preenchimento e envio de formulário de inscrição, que pode ser acessado pelo seguinte endereço eletrônico:

https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?pli=1&formkey=dGNCblBaMmNPSTlFb184Z 2Jtd3VCaWc6MQ

A inscrição para o curso é gratuita. Os organizadores arcarão com os custos do material utilizado durante o módulo presencial, bem como com os gastos de alimentação para os participantes (coffee break pela manhã e à tarde e almoço).

CRONOGRAMA

Prazo para inscrição 10 a 20 de setembro

Notificação dos participantes selecionados 24 de setembro

Módulo à distância 1º a 21 de outubro

Módulo Presencial em Belo Horizonte – Local: a definir 24 a 26 de outubro

DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS

Vivian Barros Martins – Gerente de Apoio à Ordenação Territorial da Agência RMBH E-mail: vivian.martins@agenciarmbh.mg.gov.br

Tel.: (31) 3915-6989

Referências

Documentos relacionados

A educação em saúde tem papel primordial no processo de prevenção e reabilitação, pois, o diálogo e a troca de informações entre o paciente, o profissional e sua

demonstraram que: 1 a superfície das amostras tratadas com o glaze pó/líquido foram as que apresentaram uma camada mais espessa de glaze, com superfícies menos rugosas; 2o grupo

Sendo assim, o programa de melhoria contínua baseado no Sistema Toyota de Produção, e realizado através de ferramentas como o Kaizen, poderá proporcionar ao

Na tentativa de avaliar a confiabilidade das medidas lineares realizadas em radiografias panorâmicas, comparando-as com imagens obtidas por meio de TC, Nishikawa et al., 2010

Leite 2005 avaliou duas hipóteses: a diferentes tempos de condicionamento com AFL não influenciariam nos valores de resistência de união entre uma cerâmica e um cimento resinoso; b

A revisão das produções sobre matriciamento em saúde mental apontou os seguintes eixos: dificuldades na articulação da rede de cuidados e fatores que dificultam o desenvolvimento

O presente estudo tem como objetivo avaliar se o uso de um munhão personalizado é capaz de facilitar a remoção do excesso de cimento após a cimentação de

Não só o crack, mas também as drogas de modo geral, e incluem-se aqui também as chamadas drogas lícitas tais como álcool e tabaco, são considerados um