• Nenhum resultado encontrado

Cores complementares. Quais são e para que servem.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cores complementares. Quais são e para que servem."

Copied!
36
0
0

Texto

(1)

ATIVIDADE DE ARTE 2021 Professora: CRISTINA MACHADO DA

SILVA 2º Semestre

Aluno(a):

Aula 16 6º Ano

1

Cores complementares. Quais são e para que

servem.

Cores complementares.

O que são. Quais são. Como as reconheço. Para que servem. Como se utilizam…

São tantas as perguntas sobre este tema, que decidi fazer este artigo para esclarecer as tuas dúvidas.!

CORES COMPLEMENTARES.

Cores complementares são aquelas que se localizam diametralmente opostas no círculo cromático.  O complemento de uma cor primária será uma cor secundária.

 O complemento de uma cor secundária será uma cor primária.  O complemento de uma cor intermédia será outra cor intermédia.

Para definir as cores complementares é muito útil a seguinte dica: O complemento de uma cor primária é a cor resultante da mistura das outras duas cores primárias.

Por exemplo, a cor complementar do vermelho, será o verde, porque esta cor se obtêm a partir da mistura das outras duas cores primarias que não o vermelho, ou seja, o azul e o amarelo.

Em outras palavras:

O complementar de uma cor secundária e aquela cor que não interveio na obtenção de dita cor. Assim o complementar da laranja será o azul, isto é a cor que não interveio na formação da laranja.

(2)

ATIVIDADE DE ARTE 2021 Professora: CRISTINA MACHADO DA

SILVA 2º Semestre

Aluno(a):

Aula 16 6º Ano

2 COMO APLICAR ESTE CONHECIMENTO.

As cores complementares são usadas para dar força e equilíbrio a um trabalho criando contrastes.

Raramente se usa apenas cores complementares num trabalho, o efeito pode ser desastroso, mas em alguns casos é extremamente interessante.

Os pintores figurativos em geral usam as cores complementares apenas para acentuar as outras criando assim, equilíbrio no trabalho.

Quando duas cores complementares se misturam, o resultado é uma cor neutra ou cinzenta.

Podemos até obter o preto quando as proporções das cores misturadas são iguais.

1- ATIVIDADE-COLORIR O DESENHO ABAIXO COM CORES COMPLEMENTARES. VERMELHO –VERDE

AMARELO-ROXO LARANJA-AZUL

(3)

ATIVIDADE DE ARTE 2021 Professora: CRISTINA MACHADO DA

SILVA 2º Semestre

Aluno(a):

Aula 16 6º Ano

(4)

ATIVIDADE DE ARTE 2021 Professora: CRISTINA MACHADO DA

SILVA 2º Semestre

Aluno(a):

Aula 16 6º Ano

(5)

Olá pessoal!

Para esta semana, quero que vocês leiam os textos abaixo, com muita atenção, e respondam as questões. Lembrem de entregar na escola apenas as atividades , os textos vocês irão precisar para atividades futuras.

Sistema nervoso

Todos nós sentimos fome, sede, cheiros, sons, dores. Todas essas sensações são produzidas a partir de estímulos de um sistema muito importante no nosso corpo, o sistema nervoso. Para ouvir o som de um pássaro cantando, é preciso que o ouvido capte as vibrações desse som e envie um estímulo nervoso até o cérebro. Lá ele é decodificado e interpretado. Assim, ouve-se o som. Mas isso ocorre em milésimos de segundos, vamos descobrir como?

Composição de um neurônio

Nosso sistema nervoso é formado por células nervosas chamadas de neurônios, que são compostos por:

• Dendritos: pequenos filamentos que recebem os impulsos de outros neurônios; • Axônio: filamento alongado e fino da célula. Transmite os impulsos nervosos; • Corpo celular: onde fica o núcleo celular;

• Bainha de mielina: a mielina é uma substância isolante produzida pelo axônio que tem função de aumentar a velocidade de transmissão dos impulsos.

Entre os neurônios há um pequeno espaço chamado de sinapse. Quando o impulso nervoso chega até o axônio, há liberação de substâncias (os neurotransmissores) nas sinapses. Essas substâncias causam alterações nas extremidades das outras células, provocando um novo impulso nervoso, passando rapidamente de uma célula para outra.

Existem três tipos de neurônios: os neurônios sensoriais, os neurônios motores e os neurônios de associação

Disciplina: Ciências 2021

Professor(a): Adrieli Pedon 1º Trimestre Aluno(a):

Data: Ano/série: Turma:

(6)

Os neurônios sensoriais recebem os estímulos dos órgãos dos sentidos (visão, olfato, audição, paladar e tato) e os levam até o sistema nervoso central para serem decodificados e interpretados.

Os neurônios motores levam as respostas do sistema nervoso central até os músculos ou outros órgãos para serem executadas.

Os neurônios de associação fazem as ligações entre todos os neurônios. ● Sistema nervoso central e periférico

O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.

O sistema nervoso central é composto pelo encéfalo e pela medula espinhal. O encéfalo se encontra no crânio e é constituído pelo cerebelo, cérebro e bulbo. A medula espinhal é um prolongamento do encéfalo.

O sistema nervoso periférico é composto pelos nervos que se originam nos encéfalo e na medula espinhal. Esse sistema conecta o sistema nervoso central ao restante do corpo.

Órgãos do sentido

Os órgãos dos sentidos são responsáveis por nossa percepção do ambiente em que estamos. Os sentidos existentes e os órgãos relacionados são:

● tato (pele); ● visão (olhos); ● audição (ouvido); ● olfato (nariz); ● paladar (boca).

Por meio deles conseguimos sentir o sabor, o cheiro, bem como observar e apalpar objetos, além de tantas outras ações que nos ajudam a perceber o mundo ao nosso redor. Para compreender melhor como os órgãos do sentido atuam em nosso corpo e como eles favorecem nossa percepção no dia a dia, é importante conhecer cada um deles.

(7)

Os cinco sentidos

Visão

O órgão do sentido responsável pela visão são os nossos olhos. Eles nos permitem enxergar o mundo à nossa volta. Com a visão podemos ver os objetos e perceber o tamanho deles, as cores, as formas.

Olfato

O órgão responsável pelo olfato é o nariz. Ele consegue captar o cheiro de alimentos, da natureza e de tudo mais por meio de células sensoriais que ficam na cavidade nasal, o que ajuda o nariz a captar os odores que estão no ambiente.

Paladar

Para sentirmos o gosto dos alimentos, utilizamos o paladar. A boca é o órgão utilizado para nos ajudar a perceber sabores doces, salgados, azedos e amargos. Conseguimos sentir o gosto dos alimentos porque nossa língua possui saliências gustativas, que nos permitem identificar os diferentes tipos de sabores.

Tato

Com o tato conseguimos sentir a textura dos objetos, a temperatura, além de sensações de dor e de conforto. Se essas sensações proporcionadas pelo tato não existissem, não teríamos conhecimento sobre as sensações de dor ou de prazer e poderíamos nos machucar e não sentir.

Audição

O órgão do sentido responsável por nossa audição é o ouvido. Com ele, conseguimos captar os sons que estão ao nosso redor. Podemos ouvir as pessoas conversando, música, os sons da natureza, ruídos, entre outros. Ele também é o responsável pelo nosso equilíbrio. Nossa orelha externa capta o som que vem de fora e, assim, podemos diferenciar os sons entre agudos e graves, fortes e fracos.

Sistema locomotor

O sistema locomotor é o responsável pela nossa locomoção, sendo constituído pelo esqueleto e pelos músculos esqueléticos. Esse sistema é, portanto, formado por dois sistemas: o sistema esquelético e o sistema muscular. Problemas que os afetam causam impacto negativo na nossa vida, desencadeando, por exemplo, dores e dificuldade para realizarmos nossas atividades diárias.

O sistema locomotor é formado por dois componentes: o sistema esquelético e o sistema muscular. Esses dois sistemas atuam juntos, uma vez que os ossos servem de local de fixação para a musculatura esquelética do nosso corpo. A seguir, conheceremos um pouco mais a respeito deles:

(8)

O sistema locomotor é formado pelos sistemas esquelético e muscular. ●

Sistema esquelético

O sistema esquelético é formado pelo esqueleto humano, o qual é composto por 206 ossos. Na extremidade dos ossos chamados de longos, podemos observar a presença também de cartilagem. O esqueleto humano pode ser dividido em duas regiões: esqueleto axial e esqueleto apendicular.

O esqueleto axial é formado por 80 ossos e é composto pelos ossos que formam a cabeça, a caixa torácica e a coluna vertebral. O esqueleto apendicular, por sua vez, é formado pelos 126 ossos que compõem os membros superiores e inferiores e as cinturas escapular e pélvica. A chamada cintura escapular garante que os membros superiores conectem-se ao esqueleto axial, enquanto a pélvica garante a conexão dos membros inferiores a esse esqueleto.

Classificação dos ossos

Os ossos que compõem o esqueleto humano podem ser classificados de acordo com a relação existente entre seu comprimento, espessura e largura. Os ossos chamados de longos são aqueles que apresentam um grande comprimento: um exemplo é o fêmur, o maior osso do nosso corpo. Temos também os ossos chamados de curtos, aqueles que apresentam pouco comprimento, sendo similares seu comprimento, largura e espessura: um exemplo são os ossos do carpo, que formam o nosso punho. Por fim temos os ossos chatos, que apresentam pouca espessura: podem ser encontrados formando a nossa caixa craniana.

(9)

Observe no desenho alguns dos ossos que formam o esqueleto humano.

Articulações

Os ossos que compõem o nosso corpo estão unidos por meio das articulações. De acordo com o grau de movimento permitido pelas articulações, podemos classificá-las em móveis, semimóveis e imóveis. As articulações móveis permitem grande movimentação e podem ser encontradas, por exemplo, no ombro e no joelho. As imóveis não permitem movimentação e podem ser encontradas formando o crânio. Temos ainda as semimóveis, que apresentam uma movimentação, porém ela é limitada; são observadas nas vértebras da coluna.

● Sistema muscular

O sistema muscular é formado pelos músculos que compõem o nosso corpo. Eles constituem de 40% a 50% do peso do nosso organismo e atuam em diferentes funções, garantindo, por exemplo, a nossa movimentação bem como a passagem dos alimentos pelo nosso sistema digestório, a passagem da urina pelo sistema urinário e a nossa respiração.

Classificação dos músculos

Os músculos podem ser classificados em três tipos: músculo estriado esquelético, músculo estriado cardíaco e músculo não estriado. Os músculos não estriados são encontrados nos nossos órgãos internos, como vasos sanguíneos, esôfago e bexiga. Eles apresentam uma contração involuntária, ou seja, sua contração ocorre independentemente da nossa vontade. O músculo estriado cardíaco está presente em nosso coração e também apresenta contração involuntária.

(10)

esqueléticos estão conectados aos ossos por tendões, que são formados por tecido conjuntivo.

A maioria desses músculos está ligada a dois ossos e sua contração garante a movimentação dessas estruturas. Geralmente eles não trabalham sozinhos e sim em conjunto para garantir-se a movimentação. No nosso braço, por exemplo, para que ocorra a sua flexão, é necessário que o bíceps contraia-se e o tríceps relaxe. Para a extensão do braço, observamos o contrário, sendo fundamental que o bíceps relaxe e o tríceps contraia-se. Dizemos, nesses casos, que os músculos apresentam movimentos antagônicos.

Observe na figura o movimento antagônico realizado pelos bíceps e tríceps.

Importância do sistema locomotor

O sistema locomotor é responsável pela movimentação e deslocamento do nosso corpo. Além disso, ele garante sustentação de partes moles do corpo e proteção de órgãos internos. Nosso esqueleto funciona ainda garantindo a produção das células sanguíneas e servindo de local para armazenamento de sais.

Problemas que afetam o sistema locomotor

O sistema locomotor pode ser afetado por diferentes fatores, tais como postura inadequada, alimentação deficiente ou mesmo prática de atividades físicas de maneira incorreta. Alguns dos problemas que o afetam são:

● Desvios posturais: a má postura pode levar a problemas como hiperlordose (curvatura acentuada na região lombar), hipercifose (curvatura acentuada na região torácica, formando a famosa corcunda), e escoliose (curvatura lateral da coluna).

● Osteoporose: essa doença é caracterizada pela perda de massa óssea, que deixa os ossos fracos e mais sujeitos a fraturas. Acomete, principalmente, pessoas idosas e, com maior frequência, mulheres após a menopausa. Baixa ingestão de cálcio na alimentação durante a vida pode estar relacionada com essa doença.

(11)

Atividade

1) Relacione os órgãos do sentido a seguir com as suas funções.

a)

b)

c)

d)

e)

1. ( ) Responsável por nos ajudar a sentir o sabor dos alimentos. 2. ( ) Ajuda-nos a ouvir os sons do ambiente que está à nossa volta. 3. ( ) Auxilia-nos a ver os objetos, pessoas, animais e a natureza.

4. ( ) Com ele somos capazes de sentir a textura e temperatura dos objetos. 5. ( ) Responsável por nos ajudar a sentir o cheiro dos alimentos e do ambiente,

bem como o odor.

Disciplina: Ciências 2021

Professor(a): Adrieli Pedon 1º Trimestre Aluno(a):

Data: Ano/série: Turma:

(12)

2. Para verificar o que você aprendeu sobre o tema, preparamos uma cruzadinha que você deverá responder utilizando-se dos conhecimentos adquiridos neste texto. Preparado(a)?

(13)

Atividade 17 – RECUPERAÇÃO Olá pessoal, tudo bem?

Essas próximas duas semanas serão destinadas para RECUPERAÇÃO. Como assim professor?

As atividades que foram passadas até o momento, ou seja, até a atividade 16, valerá a PRIMEIRA NOTA (0 a 10) de vocês em Educação Física em 2021..

Como vai ser a recuperação professor?

Simples. Para quem precisar, basta fazer as atividades que foram passadas até o momento. Não vai ter uma atividade específica de recuperação. Repito, basta fazer as atividades que já foram passadas até o momento.

Utilizo a plataforma Google sala de aula professor, como fazer?

Você vai entrar nas atividades anteriores e fazer as que estão faltando. Se está faltando tudo, tem que fazer tudo. Se está faltando uma ou outra, então você vai fazer apenas essas que estão faltando.

Busco o material impresso na escola professor, como fazer?

Se você ainda não fez nada, você vai pedir todo o material impresso de Educação Física desse ano de 2021 (são apenas dois arquivos). Se falta apenas uma atividade e não sabe qual é, pede tudo e basta devolver a que estava faltando.

Professor eu já fiz TUDO preciso fazer recuperação? Não precisa, já vai estar tudo OK.

Quais as atividades de Educação Física foram passadas esse ano?

- Atividade 01 a 04_Mova–se 1 Comportamentos sedentários avaliação de saúde - Atividade 05 a 06_Mova–se 1 Não fique parado

- Atividade 09 e 12_Mova-se 03

- Atividade 16_A importância da Atividade Física no combate ao Covid

Boa atividade!

Professor Mikael Moraes (Educação Física)

Disciplina: Educação Física 2021

Professor(a): Mikael Seabra Moraes 2º Semestre Aluno(a):

Data: Ano/Série: Turma: Nota:

(14)
(15)

ESTADO DE SANTA CATARINA Secretaria de Estado da Educação Escola de Educação Básica João Silveira

Fone: (48) – 36655877 e-mail: joaosilveira@sed.sc.gov.br

Atividade remota impressa

DATA:_______/_______/ 2021. Semana: 30/08 A 10/09 ESTUDANTE:___________________________________ TURMA: 66 67

PROFESSOR: Marcos Cesar Pinar DISCIPLINA: Ensino Religioso

MITOLOGIAS E COSMOVISÃO II

Mitologia Grega - Os gregos eram politeístas isto é, adoravam vários deuses, acreditando que estes deuses tinham formas humanas, embora fossem mais belos e poderosos que os homens, eram imortais e possuidores de poderes mágicos. No entanto, tinham qualidades e defeitos semelhantes aos dos seres humanos, apaixonavam-se, sofriam, eram aventureiros, faziam guerras entre si e também se relacionavam pessoalmente com os humanos mortais.

Monte Olimpo - O monte Olimpo é o ponto mais alto de toda a Grécia, com uma altitude de 2.917 m. Na antiga Grécia, foi considerado a casa dos deuses.

Vamos conhecer um pouco das características de alguns desses deuses!

Zeus: pai e irmão de todos os deuses, casado com Hera sua irmã. Era representado como um homem forte e barbudo, de aspecto majestoso, com um raio na mão, sobre uma águia, animal que o representava.

Poseidon: deus dos mares, irmão de Zeus. É representado como um homem forte, de barba branca, com um tridente na mão e acompanhado de golfinhos e outros animais marinhos.

Hades: deus dos mortos e do submundo, o inferno. Disputou com Zeus o direito ao trono e perdeu a disputa com a guerra. É inimigo de Zeus, seu irmão. É associado ao mal, representa o sofrimento, a doença e o ódio humano.

Apolo: deus da arte e da beleza masculina, o deus mais venerado depois de Zeus. Seu templo em Atenas era em Delfos, lugar onde ficava o Oráculo, santuário onde as pessoas buscavam prever seu destino. É identificado na Grécia por representar o deus Sol.

Atena: deusa da sabedoria e da guerra justa. Possuía uma disposição pacífica, representando a preponderância da razão e do espírito sobre o impulso irracional. É representada como guerreira, com capacete, lança e escudo de couraça. Aparecia também em forma de coruja.

(16)

Ares: deus da guerra. Presente em todos os combates, era representado como guerreiro completamente armado, acompanhado por um galo, animal que o representava

Agora vamos acompanhar o sincretismo entre as religiões romana e grega!

A partir do século 2 a. C. os deuses gregos formam absorvidos pela cultura romana e ganharam novos nomes, Zeus foi chamado de Júpiter, Ares se converteu em Marte, Poseidon, virou Netuno, Afrodite virou Vênus, Hades virou Plutão.

Zeus e Júpiter correspondem aos deuses do céu. Tanto que o nome Zeus tem raiz do latim (dia). Esse termo remete a deus do céu iluminado e brilhante, o pai dos deuses. Os romanos diziam deus pater (deus pai) que mais tarde foi adotado pelo Cristianismo.

Agora vamos conhecer as características de alguns deuses Hindus!

A mitologia Hindu tem cerca de 33 milhões de deuses e deusas. O texto mais antigo sobre deuses e deusas na Índia é o Vedas, com 1.000 poemas, cada um glorificando uma divindade que remonta há 2 mil anos a.C.

O Hinduísmo é conhecido como uma das religiões mais antigas do mundo, e até hoje é uma das que possui mais adeptos, com mais de 1,1 bilhão de seguidores em todo o planeta.

Brahma: é o deus criador do cosmo e de todos os seres vivos. É o primeiro da trindade Hindu, é visto também como o deus da criatividade e do intelecto. Normalmente ele é representado com quatro rostos, que recitam os 4 vedas, as escrituras sagradas do hinduísmo. Ele também possui 4 mãos, que seguram um rosário, um vaso de água, um livro e uma flor de lótus.

Vishnu: deus da preservação, é a segunda divindade da trindade Hindu. Esse deus é representado pela preservação, mantendo o universo e a vida em ordem, retidão e verdade. Seus quatro braços representam sua onipotência e onipresença.

Shiva: o terceiro deus da trindade Hindu é Shiva, que representa a morte e dissolução. Enquanto Brahma cria e Vishnu preserva a vida, o papel de Shiva é destruir os mundos para que haja espaço para Brahma criar, mantendo um ciclo de eterno de movimento. Shiva protege seus seguidores da luxuria, da raiva , da ganância e da ilusão, para que os homens consigam trilhar o caminho da iluminação divina.

Ganesha: é um dos deuses mais populares do mundo. Ele é conhecido por conceder sabedoria e sorte, removendo assim os obstáculos. Por isso é comum orar para Ganesha no início de qualquer empreendimento ou casamento. É facilmente reconhecido por sua cabeça de elefante. Ele é adorado por todas as vertentes do Hinduísmo.

(17)

que a deusa Shakti também é um ser supremo, assim como Brahma. Shakti é considerada a força cósmica primordial e o aspecto energético das divindades hindus, sendo referenciada como a grande mãe divina.

Krishna, deus da devoção: é um dos avateres de Vishnu, sendo uma das encarnações mais poderosas da mitologia hindu. Ele é visto pelos hindus não apenas como herói, mas como amigo e mestre. Ele também é visto como a personificação do amor, da alegria divina e como senhor da Yoga. Possui a pele azul, e geralmente é representado com uma flauta que ele usa para seduzir as pessoas.

Rama, modelo de ação e virtude: Rama é mais um dos avateres de Vishnu, sendo considerado o deus da verdade e da virtude. Devido à sua compaixão, coragem e adesão ao darma, ele é visto como a personificação perfeita da humanidade. Diferente de outros deuses hindus, acredita-se que Rama seja uma figura histórica real, cujos feitos estão descritos no conto épico Ramayanna.

MITOLOGIAS E COSMOVISÃO II

Mitologia Grega - Os gregos eram politeístas isto é, adoravam vários deuses, acreditando que estes deuses tinham formas humanas, embora fossem mais belos e poderosos que os homens, eram imortais e possuidores de poderes mágicos. No entanto, tinham qualidades e defeitos semelhantes aos dos seres humanos, apaixonavam-se, sofriam, eram aventureiros, faziam guerras entre si e também se relacionavam pessoalmente com os humanos mortais.

Monte Olimpo - O monte Olimpo é o ponto mais alto de toda a Grécia, com uma altitude de 2.917 m. Na antiga Grécia, foi considerado a casa dos deuses.

Vamos conhecer um pouco das características de alguns desses deuses!

Zeus: pai e irmão de todos os deuses, casado com Hera sua irmã. Era representado como um homem forte e barbudo, de aspecto majestoso, com um raio na mão, sobre uma águia, animal que o representava.

Poseidon: deus dos mares, irmão de Zeus. É representado como um homem forte, de barba branca, com um tridente na mão e acompanhado de golfinhos e outros animais marinhos.

Hades: deus dos mortos e do submundo, o inferno. Disputou com Zeus o direito ao trono e perdeu a disputa com a guerra. É inimigo de Zeus, seu irmão. É associado ao mal, representa o sofrimento, a doença e o ódio humano.

Apolo: deus da arte e da beleza masculina, o deus mais venerado depois de Zeus. Seu templo em Atenas era em Delfos, lugar onde ficava o Oráculo, santuário onde as pessoas buscavam prever seu destino. É identificado na Grécia por representar o deus Sol.

Atena: deusa da sabedoria e da guerra justa. Possuía uma disposição pacífica, representando a preponderância da razão e do espírito sobre o impulso irracional. É representada como guerreira, com capacete, lança e escudo de couraça. Aparecia também em forma de coruja.

(18)

Ares: deus da guerra. Presente em todos os combates, era representado como guerreiro completamente armado, acompanhado por um galo, animal que o representava

Agora vamos acompanhar o sincretismo entre as religiões romana e grega!

A partir do século 2 a. C. os deuses gregos formam absorvidos pela cultura romana e ganharam novos nomes, Zeus foi chamado de Júpiter, Ares se converteu em Marte, Poseidon, virou Netuno, Afrodite virou Vênus, Hades virou Plutão.

Zeus e Júpiter correspondem aos deuses do céu. Tanto que o nome Zeus tem raiz do latim (dia). Esse termo remete a deus do céu iluminado e brilhante, o pai dos deuses. Os romanos diziam deus pater (deus pai) que mais tarde foi adotado pelo Cristianismo.

Agora vamos conhecer as características de alguns deuses Hindus!

A mitologia Hindu tem cerca de 33 milhões de deuses e deusas. O texto mais antigo sobre deuses e deusas na Índia é o Vedas, com 1.000 poemas, cada um glorificando uma divindade que remonta há 2 mil anos a.C.

O Hinduísmo é conhecido como uma das religiões mais antigas do mundo, e até hoje é uma das que possui mais adeptos, com mais de 1,1 bilhão de seguidores em todo o planeta.

Brahma: é o deus criador do cosmo e de todos os seres vivos. É o primeiro da trindade Hindu, é visto também como o deus da criatividade e do intelecto. Normalmente ele é representado com quatro rostos, que recitam os 4 vedas, as escrituras sagradas do hinduísmo. Ele também possui 4 mãos, que seguram um rosário, um vaso de água, um livro e uma flor de lótus.

Vishnu: deus da preservação, é a segunda divindade da trindade Hindu. Esse deus é representado pela preservação, mantendo o universo e a vida em ordem, retidão e verdade. Seus quatro braços representam sua onipotência e onipresença.

Shiva: o terceiro deus da trindade Hindu é Shiva, que representa a morte e dissolução. Enquanto Brahma cria e Vishnu preserva a vida, o papel de Shiva é destruir os mundos para que haja espaço para Brahma criar, mantendo um ciclo de eterno de movimento. Shiva protege seus seguidores da luxuria, da raiva , da ganância e da ilusão, para que os homens consigam trilhar o caminho da iluminação divina.

Ganesha: é um dos deuses mais populares do mundo. Ele é conhecido por conceder sabedoria e sorte, removendo assim os obstáculos. Por isso é comum orar para Ganesha no início de qualquer empreendimento ou casamento. É facilmente reconhecido por sua cabeça de elefante. Ele é adorado por todas as vertentes do Hinduísmo.

(19)

que a deusa Shakti também é um ser supremo, assim como Brahma. Shakti é considerada a força cósmica primordial e o aspecto energético das divindades hindus, sendo referenciada como a grande mãe divina.

Krishna, deus da devoção: é um dos avateres de Vishnu, sendo uma das encarnações mais poderosas da mitologia hindu. Ele é visto pelos hindus não apenas como herói, mas como amigo e mestre. Ele também é visto como a personificação do amor, da alegria divina e como senhor da Yoga. Possui a pele azul, e geralmente é representado com uma flauta que ele usa para seduzir as pessoas.

Rama, modelo de ação e virtude: Rama é mais um dos avateres de Vishnu, sendo considerado o deus da verdade e da virtude. Devido à sua compaixão, coragem e adesão ao darma, ele é visto como a personificação perfeita da humanidade. Diferente de outros deuses hindus, acredita-se que Rama seja uma figura histórica real, cujos feitos estão descritos no conto épico Ramayanna.

ESTADO DE SANTA CATARINA Secretaria de Estado da Educação Escola de Educação Básica João Silveira

Fone: (48) – 36655877 e-mail: joaosilveira@sed.sc.gov.br

DATA:_______/_______/ 2021. Semana: 30/08 A 10/09

(20)

PROFESSOR: Marcos Cesar Pinar DISCIPLINA: Ensino Religioso

IMPORTANTE: DEVOLVA SOMENTE ESTA FOLHA DE EXERCÍCIOS PARA SUA ESCOLA

   ATIVIDADE AVALIATIVA

AVALIAÇÃO

Assinale somente as alternativas corretas

1. Sobre a religião da Grécia Antiga é correto afirmar: ■Era uma religião monoteísta; salvacionista.

■ Era uma religião politeísta, cuja escritura sagrada (Vedas) descrevia a vida dos deuses. ■Era uma religião mítica, politeísta, cujos deuses tinham aspectos humanos.

■ Era uma religião politeísta salvacionista.

■ Os deuses gregos eram imortais e perfeitos, portanto muito benevolentes com os seres humanos.

2. Sobre o Hinduísmo é correto afirmar:

a) O monte Olimpo é a morada dos deuses Hindus

b) Krishna é um dos avatares de Ganesha, sendo uma das encarnações mais poderosas da mitologia Hindu.

c) O Hinduísmo tem várias vertentes, numa delas a deusa Shakti é considerada um ser supremo, a força cósmica primordial.

       

(21)

Disciplina: Geografia 2021 Professor(a): Edcleia Ambrosini Pedon 2º Semestre Aluno(a):

Data: Ano/Série: Turma:

Fuso Horário

Os fusos horários, ou zonas horárias, foram definidos por meio de uma reunião 

constituída por representantes de 25 países diferentes, em Washington no ano de 1884.  Nessa reunião, foram definidos os 24 fusos horários existentes em todo o mundo.

A   Terra      realiza um movimento chamado de rotação, que dura 24 horas (23 horas, 56  minutos e 4 segundos), que nada mais é a Terra girando em torno de seu próprio eixo, totalizando uma volta de 360°.

Sendo assim, em 1 hora a Terra se desloca 15°, ou seja, 15° é o equivalente a 1 hora.  Esse dado é obtido por meio da divisão da circunferência, que é 360°, pelo tempo gasto  para que a rotação é executada, 24 horas.

O Greenwich (centro 0°), é a referência de horas, sendo assim o fuso referencial  atravessa a Grã-Bretanha, que é considerado o marco inicial. 

• Fusos a leste de Greenwich: As horas são adiantadas (+);  • Fusos a oeste do meridiano inicial: As horas são atrasadas (-).

(22)
(23)
(24)
(25)

Recuperação da Avaliação da aula

16

EEB JOÃO SILVEIRA

Profº: Adriano Gaspar Língua Inglesa

Aluno: ____________________________________________________ Turmas: 62 e 67 Data: __/__/2021.

Recuperação da avaliação da aula 16 sobre o adjetivos possessivos. Faça 10 frases usando os adjetivos possessivos (my, your, his, her, its, our, your, their).

(26)
(27)

E.E.B. JOÃO SILVEIRA

ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS ÁREA DE CONHECIMENTO: MATEMÁTICA

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

Turma: 62, 66, 67 Grupo C AULA 16

Profº: Wânio Gomes Rafael

ORIENTAÇÕES DA AULA 16

 Copiar o conteúdo e exercício no caderno;

 Qualquer dúvida estou à disposição (WhatsApp 920004615);

Potenciação

Seja a multiplicação 2 . 2 . 2 . 2, onde todos os fatores são iguais. Podemos indicar este produto de modo abreviado:

2 . 2 . 2 . 2 = 24 = 16

Denominamos:

Base: o número que se repete.

Expoente: o número de fatores iguais. Potência: o resultado da operação.

A operação efetuada é denominada potenciação. Exemplos:

54 = 5 . 5 . 5 . 5 = 625

43 = 4 . 4 . 4 = 64

Leitura

Observe alguns exemplos:

3² (lê-se “três elevado ao quadrado ou o quadrado de três”) 2³ (lê-se “dois elevado ao cubo ou o cubo de dois”)

(28)

(lê-se “sete elevado à quarta potência ou a quarta potência de sete”) (lê-se “seis elevado à quinta potência ou a quinta potência de seis”)

Observação:

Um número natural é um quadrado perfeito quando é o produto de dois fatores iguais. Por exemplo, os números 4, 36 e 100 são quadrados perfeitos, pois 2² = 4, 6² = 36 e 10² = 100.

Em geral, quando nos deparamos com uma potência, precisamos repetir o produto da base quantas vezes indicar o expoente. Mas três regras são facilmente vistas:

1. Quando a base for zero, o resultado da potência será zero. 0n = 0

2. Quando o expoente for um, o resultado da potência será exatamente o valor da base.

a1 = a

(29)

Disciplina: Língua Portuguesa 202

1 Professor(a): Cristiane Rodrigues da Silva 2º Semestre Aluno(a):

Data: Ano: 6º Turma:61 62 66 67

ATENÇÃO:

Copiar no caderno, não entregue na escola este material Adjetivo

O que é um adjetivo:

Adjetivo é toda palavra que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, defeito, estado, condição etc. Ex.: homem bom (qualidade), menino traquina (defeito), moça feliz (estado), família rica (condição).

O adjetivo pode aparecer antes ou depois do substantivo. Ex.: linda moça ou moça linda.

Flexões dos adjetivos

Os adjetivos apresentam alguns tipos de flexões: gênero (masculino e feminino), número (singular e plural) e grau (comparativo e superlativo).

Flexão de gênero

O adjetivo deve concordar em gênero com o substantivo que ele qualifica. Se o substantivo for masculino, o adjetivo deve ser masculino. Se o substantivo for feminino, o adjetivo deve ser feminino.

Exemplos:

• O prato estava frio.

• A lasanha estava fria.

• O atleta é rápido.

• A atleta é rápida.

Todos esses adjetivos listados acima (frio/fria, rápido/rápida) são chamados biformes, já que variam de acordo com o gênero. O mesmo se pode dizer dos adjetivos português/portuguesa, glutão/glutona, brasileiro/brasileira e conquistador/conquistadora.

No entanto, há adjetivos invariáveis, independentemente do substantivo ser masculino ou feminino. Esses adjetivos são chamados de uniformes. É o caso de frágil, simples, ruim e leal.

Flexão de número

Da mesma forma como o adjetivo se comporta em relação ao gênero, ele se comporta em relação ao número. Trata-se de uma questão de concordância. Se o substantivo estiver no plural, o adjetivo deve estar no plural. Se o substantivo estiver no singular, o adjetivo deve estar no singular.

Exemplos:

• Esse modelo se mostrou eficaz.

• Esses modelos se mostraram eficazes.

• Aquela cadeira é desconfortável.

• Aquelas cadeiras são desconfortáveis.

Flexão de grau

Ocorre variação de grau num adjetivo quando se quer intensificar ou comparar. Assim, o adjetivo pode apresentar dois tipos de graus: o comparativo (que compara qualidades) e o superlativo (que intensifica qualidades). O grau comparativo pode ser de superioridade (mais alta que), de igualdade (tão alta quanto) e inferioridade (menos alta que).

O grau superlativo indica intensificação da característica atribuída ao substantivo. Essa intensificação pode se dar de forma relativa ou absoluta.

No grau superlativo relativo, há a ideia de pôr o substantivo em relação com outra coisa. O grau relativo pode ser de superioridade (Essa árvore é a mais alta da praça) e de inferioridade (Essa árvore é a menos verde da praça).

Já o grau superlativo absoluto manifesta ideia de excesso. Ele pode ser sintético (A árvore era altíssima) e analítico (A árvore era muito alta).

Tipos de adjetivos

Os adjetivos são classificados de acordo com a sua estrutura. Eles podem ser simples, compostos, primitivos e derivados.

(30)

Os adjetivos simples apresentam uma estrutura formada por um único radical (que é o componente básico da palavra). O adjetivo simples rico, por exemplo, é formado por um único radical (ric).

Exemplos: • Brasileiro • Argentino • Bonito • Feio Adjetivos compostos

Os adjetivos compostos apresentam ao menos dois radicais em sua estrutura. Exemplos: • Socioeconômico • Azul-celeste • Surdo-mudo • Afro-brasileiro Adjetivos primitivos

Os adjetivos primitivos são aqueles que não derivam de outra palavra. Na verdade, esses adjetivos servem de base para a formação de outras palavras.

Exemplos: • Bom • Belo • Branco • Livre Adjetivos derivados

Os adjetivos derivados são formados por outras palavras. Eles resultam do acréscimo de prefixo ou sufixo a um radical. Exemplos: • Azulado • Esperançoso • Entristecido • Enrijecida Adjetivo pátrio

Os adjetivos podem se referir a cidades, países, continentes, estados ou regiões a que pertence uma pessoa ou instituição.

Exemplos:

• Amazonense (do Amazonas)

• Baiano (da Bahia)

• Catarinense (de Santa Catarina)

• Búlgaro (da Bulgária)

• Neozelandês (da Nova Zelândia)

Os adjetivos pátrios podem ser compostos, tornando-se necessário reduzir o primeiro elemento que forma o adjetivo.

Exemplos:

• Franco-asiático (França e Ásia)

• Afro-americano (África e América)

• Greco-romano (Grécia e Roma)

Locução adjetiva

A locução adjetiva é toda expressão (duas ou mais palavras) que aparecem no lugar de um adjetivo. Ex.: amor de mãe, casa de campo, avaliação por mês. A locução adjetiva sempre começa com uma preposição.

A maioria das locuções adjetivas é substituída por um adjetivo correspondente. Ex: amor materno, casa campestre, avaliação mensal.

(31)

ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: CRISTIANE RODRIGUES DA SILVA

TURMAS: 61 62 66 67

ANO 2021

2º Semestre

ATIVIDADES SOBRE ADJETIVOS: 1. Leia.

Escreva o substantivo que dá nome ao animal citado no texto.

2. De acordo com a ilustração, escreva esse substantivo e uma palavra que atribua característica a ele.

• Substantivo:

• Característica:

3. Complete com as características dos substantivos retirados do texto:

exército: imperfeição: passos:

LOCUÇÃO ADJETIVA

(32)

4. a) Em I, quantas palavras foram empregadas para dar a característica do substantivo?

b)E em II?

c)Em I, a palavra deselegantes classifica-se como? Em II, a expressão sem elegância classifica- se como?

Locução adjetiva é uma expressão formada par duas ou mais palavras, com valor de, e que se refere adjetivo ao substantivo.

d)Agora complete os retângulos do exercício I.

5. a) Leia e complete com o adjetivo adequado. Veja os exemplos.

Os adjetivos que substituem as locuções adjetivas podem ser bem conhecidos e de fácil reconhecimento, como: Dia de chuva / dia chuvoso

Outros são mais elegantes e não tão comuns, como: Era do gelo / era glacial

b. Vamos descobrir a que locução adjetiva referem-se os adjetivos abaixo? Se necessário, consulte um dicionário ou gramática:

Exemplo:

(33)

ADJETIVO PÁTRIO

6. Leia os quadrinhos

a)Que palavras provocam a confusão no primeiro quadrinho? Explique.

b)Dê o significado de cada uma dessas palavras.

c) Copie dos quadrinhos os dois adjetivos que indicam nacionalidade, lugar de origem.

7. Leia e complete.

- natural da Ásia - natural da Coreia

8. Leia e complete com adjetivos pátrios.

a) é o indivíduo da Coreia, que é um país da Ásia. Portanto, todo

também é _.

b) é o individuo de Minas Gerais, que é um estado do Brasil. Portanto, todo

também é .

9. Nesta olimpíada, como em todas as outras, ouvimos muitos adjetivos pátrios, referindo-se às inúmeras

seleções que vêm de outros países.

Escreva 10 adjetivos pátrios que indiquem as seleções que jogaram nesta olimpíada. Adjetivo pátrio é aquele que indica nacionalidade ou lugar de origem. Leia o texto abaixo:

10. Agora escreva os doze adjetivos do texto acima.

Dúvidas, assistam ao vídeo :

Disponível em<https://www.youtube.com/watch?v=TWrQmK9nfd8>acesso em 187 de agosto de 21.

(34)

Disciplina: Língua Portuguesa 202 1 Professor(a): Cristiane Rodrigues da Silva 2º Semestre Aluno(a):

Data: Ano: 6º Turma:61 62 66 67

AVALIAÇÃO SOBRE ORTOGRAFIA

• ORIENTAÇÕES:

- SOMENTE ESTE ÚLTIMO ARQUIVO DEVERÁ SER ENTREGUE NA ESCOLA!

- Leia a atividade com atenção, em seguida faça o que se pede. -Você deverá fazer com capricho, pois é avaliativa.

Leia o texto abaixo e descubra sete palavras que

possuem erros de ortografia.

(35)

Reescreva o texto corrigindo os sete erros encontrados.

_

SUCESSO!

(36)

Referências

Documentos relacionados

A contratação pública socialmente responsável.. A alteração ao CCP de 2017 já previa alguns aspetos de execução do contrato, relacionados com condições de natureza social

«conceptualizar e a formular» as suas regras e princípios, vão ser capazes de construir as suas próprias teorias que orientam a prática docente como rampa de lançamento para

Coevolução é o processo evolutivo resultante da adaptação recíproca entre duas espécies; cada espécie exerce uma pressão seletiva sobre a outra espécie e evolui em resposta

Rama, modelo de ação e virtude: Rama é mais um dos avateres de Vishnu, sendo considerado o deus da verdade e da virtude.. Diferente de outros deuses hindus, acredita-se que Rama

Por isso, a origem histórica do capital e do sistema capitalista euro- peu é indissociável do poder político e das guerras, e a teoria sobre a formação deste “universo europeu”

Sem desconsiderar as dificuldades próprias do nosso alunado – muitas vezes geradas sim por um sistema de ensino ainda deficitário – e a necessidade de trabalho com aspectos textuais

Nos olhos, mais precisamente na mácula, a luteína e zeaxantina formam o Pigmento Macular (PM) que atua como um filtro de luz (solar e artificial), com pico de absorção de 460nm

A grande vantagem dos serviços de consultoria para as empresas, neste caso, é que não há necessidade de contratação de um profissional a mais para o quadro permanente