• Nenhum resultado encontrado

SIMULADO ULBRA. 1. (Ulbra) Assinale o termo que completa corretamente a lacuna.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SIMULADO ULBRA. 1. (Ulbra) Assinale o termo que completa corretamente a lacuna."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Página 1 de 6

SIMULADO ULBRA

1. (Ulbra) Assinale o termo que completa corretamente a lacuna.

A __________ é um tipo de agricultura onde os produtos e a criação de animais domésticos são destinados para uso exclusivo do agricultor e da sua família.

a) Agricultura extensiva.

b) Agricultura de subsistência.

c) Agricultura intensiva familiar.

d) Agricultura biológica.

e) Agricultura subcomercial.

2. (Ulbra) A exploração dos recursos minerais no território brasileiro tem papel fundamental na economia do país e no mercado de commodity.

Associe adequadamente o produto primário à informação relacionada.

(1) Minério de ferro (2) Ouro

(3) Alumínio

( ) Também conhecida como bauxita, o Brasil possui grande reserva mundial e sua principal jazida está localizada no estado do Pará.

( ) Tem a sua exploração no chamado quadrilátero central, sendo que a sua produção destina-se ao abastecimento da siderurgia.

( ) A lavra gera impacto ambiental pelo uso do mercúrio na sua exploração.

A sequência correta é a) 1; 2; 3.

b) 3; 2; 1.

c) 2; 1; 3.

d) 3; 1; 2.

e) 2; 3; 1.

3. (Ulbra) Os terremotos são causas de destruição e mortes em muitas partes do planeta. Associado a esse fenômeno, existe uma mecânica de acontecimentos de diferentes escalas e maneiras de acontecer, liberando energia na crosta terrestre.

Marque a alternativa incorreta sobre o assunto.

a) As placas tectônicas são imensos blocos de rocha no subterrâneo do Planeta.

b) As placas tectônicas se movem todas na mesma direção.

c) A escala Richter mede a amplitude das ondas de um sismo em uma escala logarítmica.

d) O cinturão de fogo do pacífico concentra muitos vulcões ativos do Planeta.

e) A Cordilheira dos Andes é o resultado entre o choque entre duas placas convergentes.

4. (Ulbra) Qual a alternativa correta para a afirmação abaixo?

É um fenômeno que se forma em determinados períodos com o enfraquecimento dos ventos alísios, que frequentemente sopram as águas aquecidas do oceano Pacífico de Leste para Oeste, gerando aquecimento anormal das águas do Pacífico Leste.

a) Inversão térmica.

b) La niña.

c) El niño.

d) Ressurgência marinha.

e) Ilhas de calor.

5. (Ulbra) A escassez de chuva representa um retrato do drama da falta de água dos reservatórios de grandes centros urbanos, gerando debates e expectativas em torno de soluções. A crise hídrica

(2)

Página 2 de 6 que atinge o país envolve medidas de proteção

ambiental e investimentos de obras de políticas públicas através da eficiência tecnológica e a transparência na gestão e no planejamento.

Marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso sobre o assunto.

( ) O nosso país armazena em torno de 12% de volume de água doce disponível, mas a sua distribuição é irregular no território, tendo a sua concentração nas regiões Norte e Centro-Oeste.

( ) O efeito da urbanização exerce pressão sobre os recursos hídricos, agravando e dificultando o acesso à qualidade e à quantidade de água nos centros urbanos.

( ) A cobertura vegetal tem um papel importante na proteção nas nascentes dos rios e no controle da erosão das encostas, além da participação no ciclo hidrológico.

( ) O uso das reservas hídricas no subsolo não é alternativa ao combate à seca por apresentarem um baixo volume de água disponível.

A sequência correta é a) V; V; V; F.

b) F; V; V; F.

c) F; F; V; F.

d) V; F; F; V.

e) V; V; V; V.

6. (Ulbra) Os conflitos internacionais nos últimos anos se apresentam através de complexas relações e situações políticas. Nesse cenário de desagregação política, podemos citar a região do Oriente Médio, que se mostra numa situação instável e complexa desde a eclosão da Primavera Árabe. Nesse sentido, quais afirmações estão corretas?

I. A ocupação militar dos EUA, no Iraque, objetivou a queda do ditador Saddam Hussein, mas permitiu as disputas políticas internas no país, criando tensão entre grupos rivais.

II. A Síria está no meio de uma guerra civil, evento devastador, criando um número crescente de refugiados e proliferando grupos rebeldes contrários ao chefe de estado Bashar al-Assad.

III. A queda do ditador Muammar Kadafi no governo da Líbia gerou uma disputa entre milícias armadas, a busca do controle do poder na região e a exploração de recursos naturais.

IV. A expansão do estado islâmico representa uma grande ameaça, principalmente, por apresentar algumas características, como, por exemplo, as execuções em massas e a destruição de monumentos históricos.

a) I e III.

b) I e IV.

c) I, II e IV.

d) II, III e IV.

e) I, II, III e IV.

7. (Ulbra) Sobre o estudo dos climas do Brasil e suas características e ocorrências, quais afirmações são corretas?

I. A ocorrência dos climas no território brasileiro está relacionada a variáveis como a fisionomia geográfica, a extensão territorial, a altitude e a dinâmica das correntes e as massas de ar.

II. O clima equatorial ocorre na região amazônica e está sob a ação da massa de ar equatorial continental com características de ar quente e geralmente úmido.

III. O clima subtropical é influenciado pela massa polar atlântica, que determina temperatura média em torno de 18°C e chuvas bem distribuídas anualmente.

(3)

Página 3 de 6 IV. O clima tropical caracteriza-se por elevadas

temperaturas médias e chuvas irregulares e mal distribuídas durante o ano, com estações mal definidas.

a) I, II e IV.

b) II, III e IV.

c) I, II e III.

d) I e III.

e) I e II.

8. (Ulbra) O Brasil apresenta uma extensa área territorial, sendo um potencial de recursos minerais.

Neste sentido, é muito importante conhecer as dimensões e distâncias. Leia as afirmações abaixo e assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

I. O Brasil é chamado de país de dimensões continentais, devido à distância entre seus pontos extremos, à extensão litorânea, à extensão das fronteiras terrestres e à sua área territorial.

II. Além do vasto território continental, as ilhas marítimas do litoral brasileiro também fazem parte do território nacional.

III. O território brasileiro está situado totalmente a oeste do meridiano de Greenwich. Portanto, está inteiramente no hemisfério oriental.

a) I e II.

b) I e III.

c) I.

d) II e III.

e) I, II e III.

9. (Ulbra) A sinopse do censo brasileiro de 2010 apresenta dados de uma população superior a 190.000.000 de habitantes numa área territorial de 8,5 milhões de quilômetros quadrados. Esse elevado contingente coloca o país entre os mais populosos do mundo. Neste sentido, marque a alternativa INCORRETA sobre a população no território brasileiro.

a) A população brasileira está irregularmente distribuída no território brasileiro.

b) A população brasileira se estabelece de forma concentrada na Região Sudeste.

c) Somente o estado de São Paulo concentra mais de 40 milhões de habitantes.

d) O Nordeste é a segunda região mais populosa, no entanto, a sua densidade demográfica é baixa.

e) A região Norte é pouco povoada, no entanto, a sua densidade demográfica é alta.

10. (Ulbra) Conforme o gráfico abaixo, assinale a alternativa com a(s) afirmativa(s) correta(s) sobre o grau de urbanização segundo as grandes regiões brasileiras.

I. Todas as regiões do território brasileiro apresentaram aumento do grau de urbanização em relação aos períodos demonstrados.

II. O incremento do grau de urbanização foi causado pelo crescimento vegetativo nas áreas urbanas além das migrações com destino urbano.

(4)

Página 4 de 6 III. As regiões Norte e Nordeste são as menos

urbanizadas, com pouco mais de 25% de suas populações vivendo em áreas rurais no ano de 2010.

a) I.

b) I e II.

c) II.

d) III.

e) I, II e III.

11. (Ulbra) O território brasileiro apresenta uma grande diversidade de minerais e possui algumas das maiores reservas de minerais do mundo.

Exemplo disso são as reservas de ferro do mundo que estão no Brasil, sendo esse o principal minério extraído no país. Leia as afirmações abaixo e assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

I. Apesar de representarem um potencial econômico, são pouco explorados no território brasileiro.

II. A região sul, ao longo da história, explora o carvão, que é vastamente utilizado na produção industrial.

III. Na região norte do País, o estado do Pará é destaque pela exploração de Ferro, Bauxita, Manganês.

a) I e III.

b) II e III.

c) III.

d) II.

e) I, II e III.

12. (Ulbra) A cartografia é a parte da ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo das representações cartográficas. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo.

( ) Em um mapa de escala 1 : 5.000.000, a distância no terreno entre dois pontos é de 50 km, o que correspondente a 1 cm no mapa.

( ) Em todas as projeções cilíndricas, os meridianos e os paralelos são representados por segmentos de reta, sendo que os meridianos são linhas que representam os valores de longitude.

( ) A rede cartográfica ou geográfica dá-nos a indicação das coordenadas geográficas.

( ) Os meridianos são linhas semicirculares, isto é, linhas de 190°, que vão do Polo Norte ao Polo Sul e cruzam com os paralelos.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é a seguinte:

a) V-V-V-V.

b) V-F-V-V.

c) F-F-V-V.

d) F-V-V-V.

e) V-V-V-F.

(5)

Página 5 de 6 Gabarito:

Resposta da questão 1:

[B]

A agricultura de subsistência é realizada em pequenas propriedades (minifúndios), o trabalho é predominantemente familiar, os recursos técnicos são incipientes (mecanização, fertilizantes e biotecnologia) e a produção (agrícola e pecuária) destina-se ao consumo da família.

Resposta da questão 2:

[D]

A bauxita (3) corresponde ao minério de alumínio encontrado principalmente em bacias sedimentares. As principais áreas de exploração no Brasil são: Vale do Rio

Trombetas/Oriximiná (PA) e Poços de Caldas (MG). O minério de ferro (2), a hematita, é encontrado em Escudos Cristalinos formados a Pré-Cambriano (Era Proterozoica). É explorado no Quadrilátero Ferrífero ou Central (MG), Maciço de Urucum (MS) e Carajás (PA). Apresenta reservas importantes em Caetité (BA). O minério de ferro é fundamental na produção de aço (indústria siderúrgica). A exploração de ouro traz diversos problemas ambientais, entre os quais, a contaminação dos rios por mercúrio.

Resposta da questão 3:

[B]

As placas tectônicas apresentam grande diversidade de movimentos (convergente, divergente e transformante). Nos limites divergentes, movem-se em direções opostas. Nos limites

transformantes ou conservativos movem-se paralelamente em direções opostas.

Resposta da questão 4:

[C]

O El Niño é um fenômeno climático cíclico e extremo. O enfraquecimento dos ventos alísios faz com que a água superficial do oceano Pacífico na zona intertropical fique estacionária. Assim, o oceano aquece de forma anormal levando à formação de uma massa de ar quente que altera o clima em várias regiões do planeta. No Brasil, eleva a temperatura, causa seca na Amazônia e Nordeste, além de chuvas excessivas e enchentes no Sul.

Resposta da questão 5:

[A]

O último item é falso, uma vez que, a utilização sustentável de recursos hídricos do subsolo é uma alternativa para o abastecimento humano de água, irrigação agrícola e agricultura irrigada.

São exemplos, a exploração de água de lençóis freáticos e dos aquíferos como o Guarani e SAGA (Sistema Aquífero Grande Amazônia) em bacias sedimentares.

Resposta da questão 6:

[E]

Oriente Médio e o norte da África estão entre as regiões de maior tensão geopolítica do mundo nas últimas décadas. O Iraque apresenta conflitos entre xiitas e sunitas, separatismo curdo, terrorismo e instabilidade política agravada após a intervenção militar dos Estados Unidos (2003). A Síria apresenta uma guerra civil entre o governo ditatorial de Bashar Al Assad

(minoria alauita) e rebeldes sunitas de vários grupos. Na Líbia, a Primavera Árabe auxiliada por uma intervenção militar da OTAN levou a queda do ditador Muamar Cadafi. Posteriormente, o país tornou-se uma democracia instável com a atuação de vários grupos rebeldes e

extremistas contrários ao governo. O Estado Islâmico é um grupo fundamentalista islâmico sunita e terrorista que ocupa parte dos territórios do Iraque e Síria, seu objetivo é a fundação de um Califado abrangendo o mundo muçulmano. O grupo luta contra os governos sírio e iraquiano, entre seus adversários também constam: EUA, países europeus (França, Bélgica etc), Turquia, sunitas moderados, xiitas, curdos, yazidis, entre outros.

(6)

Página 6 de 6 Resposta da questão 7:

[C]

A afirmação IV está incorreta, visto que o clima tropical apresenta temperaturas elevadas e baixa amplitude térmica. Ocorrem dois períodos bem definidos quanto à pluviosidade, o verão é chuvoso e o inverno é seco.

Resposta da questão 8:

[A]

A afirmativa III está incorreta, uma vez que o Brasil localiza-se totalmente no hemisfério ocidental, a oeste do Meridiano de Greenwich.

Resposta da questão 9:

[E]

Dentre as 5 regiões do IBGE, a Norte é a segunda menos populosa e apresenta a menor densidade demográfica (população relativa) do país, portanto, é pouco povoada.

Resposta da questão 10:

[E]

[I] CORRETA: Como se observa no gráfico, as regiões brasileiras apresentaram aumento no grau de urbanização.

[II] CORRETA: O incremento da população urbana decorreu tanto do crescimento vegetativo das cidades quanto do processo imigratório.

[III] CORRETA: As regiões com menor grau de urbanização são as regiões norte e nordeste.

Resposta da questão 11:

[B]

O minério de ferro é um dos principais recursos minerais explorados e exportados pelo Brasil.

As principais áreas de exploração são: Carajás (PA), Quadrilátero Ferrífero (MG) e Maciço do Urucum (MS). A principal mineradora atuante é a VALE.

Obs.: Embora ocorra exploração de carvão no RS e SC (região Sul), o país ainda depende de importação de carvão de melhor qualidade.

Resposta da questão 12:

[E]

A quarta afirmação está incorreta, uma vez que os meridianos são semicírculos, portanto, apresentam 180°, sendo utilizados para encontrar a coordenada geográfica de longitude.

Referências

Documentos relacionados

Apoio: Correios, FEBRAF, FEFIESP, ABRAJOF, ABCF, Prefeitura Municipal de Lorena através da Secretaria de Cultura e Lions Club de Lorena.. Local:

Os eventos adversos relatados por mais de 15% dos pacientes receptores de transplante hepático tratados com tacrolimo em dois estudos clínicos incluem: dor de cabeça,

■ 1977 - Movimento estudantil - invasão, em agosto daquele mesmo ano, do campus da PUC de São Paulo, comandada pelo próprio secretário de Segurança Pública do estado, coronel

Descrição Resumida: O projeto visa o resgate da memória da escola para que se possa, não só. reconstruir o passado histórico de cada indivíduo no ambiente escolar,

A licitante vencedora deverá apresentar no escritório regional de Curitiba, Guarapuava e Ponta Grossa/PR, em até 05 (cinco) dias úteis a contar da data de assinatura do

em Ominíbú, consta, além da pesquisa apresentada pelo autor, uma vasta lista de obras de referência, incluindo documentos históricos basilares para um conjunto de pesquisas que vêm

Dependendo das condições de uso, podem ser gerados os seguintes produtos: - COx (óxidos de carbono). SECÇÃO 11: INFORMAÇÃO TOXICOLÓGICA. Baseando-se nas propriedades dos

Monster Font And Hair-Raising Horror Infills Monster Font And Menacing Horror Infills Monster Font And Horror Infills Double Pack Gratuito. The