• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE - COREMU

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE - COREMU"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE - COREMU

PROCESSO SELETIVO 2020

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE

PATOLOGIA CLÍNICA

INSTRUÇÕES

Verifique se este Caderno corresponde ao Programa de Residência ao qual você se candidatou e se ele

contém

trinta questões objetivas (questões de 01 a 30). Caso contrário, solicite ao fiscal da sala outro caderno.

Não serão aceitas reclamações posteriores.

Você dispõe de quatro horas (4h) para realizar a prova, incluindo o tempo destinado ao preenchimento da

folha de respostas das questões objetivas.

Para cada questão objetiva, existe apenas uma alternativa correta.

Ao transcrever suas respostas para a folha de respostas, faça-o com cuidado, evitando rasuras, pois ela é o

documento oficial do Concurso e não será substituída. Preencha completamente as elipses ( ) na folha de

respostas.

Utilize caneta esferográfica de tinta azul ou preta para assinalar as respostas das questões objetivas na folha

de respostas.

Durante a prova, não será permitida ao candidato qualquer espécie de consulta a livros, revistas,

folhetos, impressos de qualquer natureza ou anotações; nem será permitido o uso de telefone celular,

transmissor/receptor de mensagem ou quaisquer equipamentos eletrônicos.

Ao concluir, levante a mão e aguarde o fiscal. Os dois últimos candidatos deverão se retirar da sala de prova

ao mesmo tempo.

• O candidato somente poderá se retirar da sala uma hora (1h) após seu início. Se quiser levar o Caderno de

Questões, o candidato somente poderá se retirar da sala de prova uma hora e meia (1h30min) após o início.

O candidato não poderá anotar/copiar o gabarito de suas respostas de prova.

Os candidatos terão direito de permanecer na sala até que o último candidato conclua a prova, desde que

permaneçam em silêncio.

• A folha de respostas é a prova legal exclusiva de suas respostas. Devolva-a ao fiscal da sala, sob pena de

exclusão do Concurso.

(2)
(3)

01. Considere as afirmações abaixo, sobre Residências em Saúde.

I - A formação em serviço, na modalidade de Residência, é embasada na premissa de que os cenários de atuação possuem a potência de transferir, para o núcleo profissional, a compreensão das necessidades sociais em saúde, exigindo respostas coletivas, que são elaboradas a partir de práticas interprofissionais e conhecimentos transdisciplinares.

II - As Residências em Medicina, área da saúde pioneira na formação em serviço, começaram a crescer e a multiplicar-se nas décadas de 60/70 com a abertura dos primeiros Programas de Residência Médica, que priorizavam responder aos problemas de saúde mais frequentes, considerando as necessidades de saúde da população.

III - A formação de recursos humanos na área da saúde foi prevista pela Constituição Federal como uma competência do Sistema Único de Saúde (SUS), que habilita trabalhadores para determinado ofício, mas não assegura a qualificação permanente. Por esse motivo, os programas de desenvolvimento profissional são determinantes na manutenção e na melhoria da qualidade das ações e dos serviços de saúde.

Quais estão corretas? (A) Apenas I.

(B) Apenas II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

02. Sobre a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), considere as afirmações abaixo.

I - Em 2011, foi apresentada a primeira revisão da PNAB, que manteve a essência da versão de 2006, mas introduziu inovações como a flexibilização da carga horária médica para composição das equipes de saúde da família.

II - Após 11 anos da publicação da primeira PNAB, foi apresentada, em 2017, a Portaria 2.436/17 que, entre outras mudanças, agregou a figura do gerente de Unidade de Saúde, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento e a qualificação do processo de trabalho na atenção básica. III - Na última versão da PNAB, a principal mudança foi a não priorização das equipes de Saúde da

Família (eSF), uma vez que passou a financiar, com valor superior, as equipes de Atenção Básica (eAB).

Quais estão corretas? (A) Apenas I.

(B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e II. (E) I, II e III.

(4)

4 UFRGS – RIS/2020 – PATOLOGIA CLÍNICA

03. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, em relação à Política Nacional de Humanização (PNH).

( ) A PNH, também conhecida como HumanizaSUS, aposta na inclusão de trabalhadores, usuários e gestores na produção e na gestão do cuidado e dos processos de trabalho.

( ) A Clínica Ampliada e Compartilhada visa promover práticas de saúde, voltadas principalmente ao conhecimento técnico-científico e ao reconhecimento da importância dos aspectos clínicos nos processos de adoecimento dos indivíduos e das comunidades.

( ) Os usuários de saúde possuem direitos e deveres garantidos por lei, e os serviços de saúde devem incentivar esse conhecimento, garantindo que os deveres sejam cumpridos em todos os momentos de utilização do serviço.

( ) O acesso oportuno dos usuários às tecnologias adequadas às suas necessidades, ampliando a efetividade das práticas de saúde, pode ser oferecido, através do acolhimento, por meio de uma escuta qualificada às suas necessidades. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) V – F – V – F. (B) V – F – F – V. (C) V – V – F – F. (D) F – V – V – V. (E) F – F – V – V.

04. Sobre análise das situações de saúde, assinale a alternativa correta.

(A) Os indicadores de morbidade, como a taxa de prevalência e incidência, são utilizados no planejamento e na avaliação das medidas de prevenção e controle das doenças e agravos.

(B) O objetivo da vigilância sanitária é proporcionar dados essenciais para planejamento, execução e avaliação das ações de prevenção, controle e tratamento das doenças, bem como estabelecer prioridades.

(C) O estudo das doenças nos indivíduos, com a avaliação de caso a caso para determinar os fatores de risco individuais e as possibilidades de tratamento, é o principal objetivo dos inquéritos epidemiológicos. (D) O estudo do número de casos conhecidos

de uma dada doença, em comparação com a população exposta para identificar fatores de risco comum, é o objetivo do cálculo da taxa de incidência.

(E) A razão entre o número de casos novos de uma doença, que ocorre em uma coletividade, em um intervalo de tempo determinado, e a população exposta ao risco de adquirir a referida doença no mesmo período é definida como taxa de prevalência.

(5)

05. Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, em relação à participação popular e ao controle social na área da saúde. ( ) A Lei 8.142/90 dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e estabelece duas instâncias colegiadas: os Conselhos e as Conferências de Saúde.

( ) Os Conselhos de Saúde são órgãos de caráter permanente e deliberativo, responsáveis pela fiscalização, pela gestão e pela execução dos serviços de saúde, tendo responsabilidade direta sobre a qualidade dos serviços prestados.

( ) A Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986, considerada o grande evento fundador do SUS, convocou também a sociedade civil para participar dos debates sobre políticas e programas de governo.

( ) Quatro Conferências Nacionais de Saúde, durante o período do regime militar no Brasil, foram promovidas e, entre as temáticas abordadas na última delas, estava a extensão das ações de saúde através dos serviços básicos.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

(A) V – V – V – F. (B) V – F – V – V. (C) V – F – F – V. (D) F – F – V – V. (E) F – V – F – F.

06. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do enunciado abaixo. A ... caracteriza-se como uma intensa vertente educacional com potencialidades ligadas a mecanismos e temas que possibilitam gerar reflexão sobre processo de trabalho, autogestão, mudança institucional e transformação das práticas em serviço, por meio da proposta do aprender a aprender, de trabalhar em equipe, de constituir cotidianos e eles mesmos constituírem-se como objeto de aprendizagem individual, coletiva e institucional.

(A) Educação Popular em Saúde (B) Educação para Saúde

(C) Educação Continuada em Saúde (D) Educação Permanente em Saúde (E) Educação em Saúde

07. Considere as seguintes afirmações sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

I - É um produto da Reforma Sanitária Brasileira, originada do movimento sanitário, processo político que mobilizou a sociedade para propor novas políticas e novos modelos de organização de sistema, serviços e práticas de saúde.

II - Integra o sistema brasileiro de proteção social e, juntamente com o Sistema de Previdência Social e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), compõe o tripé da seguridade social, estabelecido na constituição brasileira de 1988.

III - Abrange um conjunto de serviços e ações, como a prestação de assistência terapêutica integral, que inclui a assistência farmacêutica e a vigilância em saúde.

Quais estão corretas? (A) Apenas I.

(B) Apenas II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

(6)

6 UFRGS – RIS/2020 – PATOLOGIA CLÍNICA

08. Sobre as características do Apoio Institucional no Sistema Único de Saúde, assinale a alternativa correta.

(A) O apoio institucional é uma estratégia de fortalecimento da gestão em saúde pública que busca tornar a tomada de decisão mais assertiva, pois tem enfoque na busca de evidências científicas.

(B) O apoio institucional traduz-se em nova lógica de produção do processo de trabalho em saúde, em que um profissional, atuando em determinado setor, oferece apoio em sua especialidade para outros profissionais, equipes e setores.

(C) O apoio institucional é um método de gestão de processos complexos de produção do cuidado em saúde, e sua atuação está baseada no suporte técnico-científico e assistencial.

(D) O apoiador institucional é referência para as equipes com as quais trabalha, apoiando a análise, a elaboração e o planejamento de tarefas e projetos de intervenção.

(E) O apoiador institucional, assim como as funções de assessorias e consultorias, possui uma posição hierárquica de autoridade sobre as equipes de que é referência, o que facilita o processo de cogestão com a coordenação local.

09. De acordo com o Decreto 7.508/2011, que regulamenta a Lei 8.080, considere os seguintes serviços.

I - De Atenção Primária II - De Atenção Psicossocial III - De Atenção Domiciliar

Quais serviços são Portas de Entrada às ações e aos serviços de saúde nas Redes de Atenção à Saúde? (A) Apenas I. (B) Apenas III. (C) Apenas I e II. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

10. Em relação ao Sistemas de Informação em Saúde, no Brasil, assinale a alternativa correta. (A) Sistemas de Informação em Saúde, conforme o Ministério da Saúde, são instrumentos padronizados, que têm como principal objetivo o fornecimento de dados de produção dos serviços de saúde. (B) O Sistema de Informação de Mortalidade

(SIM) foi criado para obtenção regular de dados sobre a mortalidade infantil e materna no país, através do qual é possível obter informações para realizar análises de situação, planejamento e avaliação das ações e programas na área da saúde materno-infantil.

(C) o Ministério da Saúde, com a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do sistema eSUS, superou o desafio de integração das informações em saúde, possibilitando a integralidade da atenção, uma vez que os dados clínicos dos usuários são acessíveis para todos os Serviços de Saúde.

(D) O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) foi criado na década de 90 para normatizar o cadastramento, em todo o território nacional, de Unidades Básicas de Saúde (UBS), serviços especializados e hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS).

(E) O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) é alimentado, principalmente, pela notificação e pela investigação de casos de doenças e agravos que constam na lista nacional de notificação compulsória; e é facultado a estados e municípios incluir outros problemas de saúde importantes em sua região.

(7)

11. Considere as afirmações abaixo, sobre os artefatos que reproduzem erros pré-analíticos nos exames laboratoriais, na patologia clínica veterinária.

I - A lipemia pode resultar em hemólise das amostras e afeta os resultados do hemograma.

II - A hemólise in vivo é facilmente diferenciada da hemólise in vitro na etapa analítica.

III - O aumento dos valores de bilirrubina acima de 15 mg/dL já é suficiente para alterar os resultados da creatinina sérica. Quais estão corretas?

(A) Apenas I. (B) Apenas II. (C) Apenas I e III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

12. Em exames laboratoriais, existem variáveis biológicas e não biológicas que nem sempre podem ser controladas na execução e na interpretação dos exames, porque

(A) o EDTA é capaz de induzir a agregação plaquetária em gatos, causando fibrina e prejudicando a contagem plaquetária. (B) a interferência das raças nos valores de

referência é observada somente na espécie equina, já que a aptidão das raças é diferente.

(C) o plasma com EDTA, assim como aquele com citrato, pode ser usado seguramente para todos os testes bioquímicos, sem interferências conhecidas.

(D) o tempo entre a coleta e o fracionamento do soro, em testes bioquímicos, não interfere nos resultados desses exames. (E) o plasma com heparina pode ser utilizado

com segurança nos testes de coagulação.

13. Atualmente, os equipamentos de hematologia e bioquímica em clínicas veterinárias são manuseados por pessoal não treinado. Devido a esse fato, resultados anormais estão sendo utilizados para o diagnóstico clínico. O conhecimento das técnicas de análise é fundamental para o reconhecimento de particularidades de doenças e das espécies domésticas e não domésticas.

Considere as afirmações abaixo, sobre a automação dos exames laboratoriais na medicina veterinária. I - Os contadores por impedância são seguramente utilizados e não há evidências de resultados

anormais em amostras com anisocitose e agregados plaquetários, mesmo que pequenos. II - As células diluídas que passam por uma câmara de contagem com um feixe elétrico, na técnica

de impedância, são diferenciadas basicamente pelo tamanho.

III - As células, nos aparelhos com citometria de fluxo, são contadas pela passagem em uma câmara e diferenciadas pelo tamanho e pelo conteúdo celular, apurando a acurácia na diferenciação. Quais estão corretas?

(A) Apenas I. (B) Apenas III. (C) Apenas I e II. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

(8)

8 UFRGS – RIS/2020 – PATOLOGIA CLÍNICA

14. A prática da clínica veterinária de animais não domésticos é frequente e traz o desafio para as análises laboratoriais devido às particularidades das diferentes espécies.

Em relação às etapas do hemograma de aves, répteis e peixes (animais não mamíferos), pode-se afirmar que

(A) esse exame pode ser realizado em automação, na maioria dos equipamentos veterinários.

(B) a conservação sob refrigeração pode ser de 24 horas, para amostras de aves. (C) os valores de referência podem considerar

apenas o gênero, já que não existe variações entre espécies da mesma família.

(D) a heparina é o anticoagulante que melhor preserva os eritrócitos nucleados, independentemente da espécie.

(E) a diferença superior a 10% entre os retículos de contagem é inaceitável na contagem manual.

15. Considerando a sensibilidade do teste de compatibilidade sanguínea para um cão doador DEA-1 e um receptor com anemia grave normocítica normocrômica não regenerativa, um resultado falso positivo pode ocorrer quando há

(A) diluição excessiva dos eritrócitos. (B) presença acentuada de Rouleax. (C) excesso de agitação dos tubos. (D) excesso de lavagem dos eritrócitos. (E) redução da proporção soro:eritrócitos.

16. Para a interpretação do mecanismo patofisiológico das anemias, é fundamental a avaliação da ocorrência de reticulocitose. Assinale a alternativa correta com relação à técnica e à interpretação da contagem de reticulócitos.

(A) Os equipamentos veterinários por impedância conseguem diferenciar os reticulócitos dos gatos.

(B) A interpretação consiste apenas na elevação do valor, sem considerar a gravidade da anemia.

(C) A contagem manual de reticulócitos caninos possui elevada correlação com as obtidas na automação.

(D) A porcentagem de reticulócitos é mais indicada que a contagem absoluta, em amostras de felinos.

(E) O valor de reticulócitos, com base no índice de policromasia, pode ser estimado com precisão.

17. A urina possui particularidades pré-analíticas e analíticas específicas devido às características lábeis desse fluido.

Assinale a alternativa correta com relação aos fatores pré-analíticos e analíticos de amostras de urina em medicina veterinária.

(A) O método de obtenção da amostra vai impactar na metodologia analítica.

(B) As amostras devem ser analisadas no intervalo de 4 horas, sem necessidade de conservação.

(C) Os frascos de urina devem ser protegidos da luz UV para evitar a degradação dos corpos cetônicos.

(D) A amostra refrigerada pode ser analisada imediatamente.

(E) A cristalúria pode ocorrer in vitro, em decorrência do tempo entre a coleta e a análise.

(9)

18. O exame de análise de gases sanguíneos e eletrólitos requer cuidados específicos da amostra que interferem nos resultados e, consequentemente, na interpretação do exame.

Em relação às amostras para hemogasometria, é correto afirmar que

(A) essas amostras são bem conservadas quando obtidas com EDTA.

(B) elas podem ser refrigeradas com segurança.

(C) elas devem ser sempre obtidas através de punção arterial, mesmo para avaliar parâmetros metabólicos.

(D) a contaminação com ar interfere em parâmetros medidos e calculados, dependendo do analisador.

(E) a coagulação da amostra não interfere na análise.

19. Assim como as amostras de urina, as de líquidos cavitários são lábeis e possuem um conteúdo celular sensível e importante para a interpretação.

Considerando a etapa analítica dos líquidos cavitários, pode-se afirmar que

(A) a determinação de proteína é mais acurada na espectrofotometria do que na refratometria.

(B) apenas a avaliação citológica é suficiente para a interpretação da efusão.

(C) a técnica de determinação de proteína no líquido cefalorraquidiano é a do Biureto. (D) as análises bioquímicas podem ser

realizadas nas amostras com EDTA. (E) a etapa bioquímica do exame pode ser

realizada seguramente nas fitas de urinálise.

20. Em animais com afecções hematológicas específicas, a análise da medula óssea é a prática recomendada para o diagnóstico de afecções variadas.

Assinale, entre os critérios existentes, a alternativa que recomenda a coleta da medula óssea para citologia, nos exames laboratoriais. (A) Linfocitose sem leucocitose, anemia

regenerativa e macroplaquetas.

(B) Presença de células imaturas (superior a 20%), pancitopenia, trombocitopenia persistente.

(C) Hiperproteinemia sem hiperalbuminemia, linfocitose sem leucocitose e trombocitose. (D) Leucocitose com desvio à esquerda,

anemia não regenerativa e macroplaquetas.

(E) Presença de células imaturas, anemia regenerativa e trombocitopenia persistente.

21. Foi recebida uma amostra de soro felino, discretamente hemolisada com suspeita de doença renal aguda que apresentou os seguintes resultados: creatinina 1,2 mg/dL (ref. 0,8 a 1,8 mg/dL), ureia 35 mg/dL (ref. 25

a 55 mg/dL), potássio 7,0 mEq/L (3,6 a 5,5 mEq/L) e sódio 150 mEq/L (145 a

157 mEq/L).

Com relação à análise e à etapa pós-analítica, é possível afirmar que

(A) a suspeita de doença renal aguda provavelmente se confirma, com recomendação de urinálise e realização do teste de SDMA.

(B) o resultado pode ser liberado, pois a hemólise não interferiu em nenhum dos resultados.

(C) o resultado do potássio é espúrio, devido à hemólise, o que sugere nova amostragem. (D) o valor de creatinina próximo ao limite

superior, associado ao potássio elevado, sugere doença renal aguda inicial.

(E) a centrifugação com a amostra gelada reduz a hemólise.

(10)

10 UFRGS – RIS/2020 – PATOLOGIA CLÍNICA

22. O diagnóstico precoce das afecções renais é um grande desafio da clínica médica veterinária. Para isso, a solicitação de diversos exames laboratoriais é uma prática aplicada com frequência. A definição da doença precoce leva em consideração alterações específicas, e às vezes sutis, em alguns indicadores laboratoriais.

Considere as afirmações abaixo, sobre os indicadores laboratoriais de funcionamento renal.

I - A creatinina sanguínea é um marcador específico e precoce da doença renal. II - A densidade urinária reflete a capacidade

dos túbulos renais de concentrar ou diluir a urina, de acordo com as necessidades do organismo.

III - A diminuição do hematócrito, observada na doença renal crônica, ocorre por deficiência de síntese de eritropoietina no parênquima renal.

Quais estão corretas? (A) Apenas I.

(B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

23. Considere as afirmações abaixo, sobre o metabolismo e a interpretação dos exames de bilirrubina em animais.

I - A bilirrubina é produzida a partir da degradação da fração globina da hemoglobina.

II - A bilirrubina conjugada é convertida em urobilinogênio no fígado.

III - A bilirribinúria discreta (1+) é esperada no cão macho saudável.

Quais estão corretas? (A) Apenas I.

(B) Apenas II. (C) Apenas III. (D) Apenas I e III. (E) I, II e III.

24. Um cão macho, de 5 anos, apresenta suspeita de anemia hemolítica imunomediada.

Para a confirmação dessa condição, segundo o consenso recentemente publicado pelo

American College of Veterinary Internal Medicine, considere as seguintes afirmações. I - A esferocitose sozinha confirma a anemia

hemolítica imunomediada.

II - O teste de aglutinação em salina, que consiste em 1 gota de sangue com 4 gotas de solução de NaCl a 0,9% positivo, é de elevada especificidade para a detecção da aglutinação.

III - A identificação de evidências de hemólise e de destruição imunomediada é sugerida para o diagnóstico da anemia hemolítica imunomediada.

Quais estão corretas? (A) Apenas I.

(B) Apenas III. (C) Apenas I e II. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

25. Avaliação da morfologia celular nos esfregaços sanguíneos corados, mesmo com a difusão da automação, é uma prática que não deve ser abolida da medicina veterinária.

Assinale a alternativa correta sobre a avaliação e a interpretação das alterações tóxicas de neutrófilos.

(A) As alterações estão sempre associadas à toxemia.

(B) A hipersegmentação dos neutrófilos é uma graduação elevada dessa alteração.

(C) Essas alterações estão associadas ao intenso estímulo para produção de neutrófilos pela medula.

(D) Elas estão associadas ao estresse durante a coleta da amostra.

(E) Apenas a presença dessas células deve ser descrita no laudo.

(11)

26. Na hematologia veterinária, o uso de corantes para identificação de células nucleadas é imprescindível para o reconhecimento de estruturas e para o diagnóstico de diversas afecções.

Assinale a alternativa correta sobre o uso desses corantes.

(A) O corante Peroxidase é usado para diferenciar células mieloides das linfoides. (B) O corante Azul da Prússia é utilizado para

diferenciar os mastócitos.

(C) O corante Azul de Toluidinha é utilizado para diferenciar monócitos.

(D) Os corpúsculos de Lentz podem ser identificados com o corante de Wright. (E) Os corantes supravitais (Azul de Metileno) são

usados para corar parasitas sanguíneos. 27. Com relação aos marcadores laboratoriais para

o tecido hepático, pode-se afirmar que

(A) a FA tem mais especificidade para avaliar lesão hepática do que a ALT.

(B) a ALT é um marcador padrão ouro para identificar lesão hepatobiliar em cães e gatos. (C) as isoenzimas da FA não interferem na

interpretação dos resultados.

(D) a GGT é uma enzima importante para determinar a lesão do parênquima hepático. (E) a elevação da ALT, em cães com

hiperadrenocorticismo, decorre exclusivamente da lesão hepática.

28. A classificação das efusões na medicina veterinária é um método não invasivo, seguro para o diagnóstico clínico, mas requer técnicas analíticas complementares.

Nas efusões, testes adicionais são importantes para a classificação, uma vez que

(A) o teste de Rivalta é sensível e específico para o diagnóstico da efusão por peritonite infecciosa felina.

(B) os níveis de triglicerídeos elevados, na efusão, estão relacionados ao pseudoquilotórax. (C) o hematócrito da efusão é suficiente para

determinar a origem dos eritrócitos nas efusões hemorrágicas.

(D) a glicose da efusão é reduzida nos exsudatos sépticos.

(E) os níveis de colesterol elevados, na efusão, estão relacionados ao quilotórax.

29. Na citologia, identificar os processos neoplásicos e a origem das neoplasias nos esfregaços corados, obtidos de aspirados, é fundamental.

Considere as afirmações abaixo, sobre esses processos.

I - As neoplasias de células redondas são, geralmente, de origem hematopoiética e são células individualizadas que esfoliam com facilidade.

II - As neoplasias mesenquimais são de difícil esfoliação, individualizadas, compostas de células fusiformes individualizadas. III - A presença de, pelo menos, três critérios

de malignidade é o primeiro passo para o diagnóstico de neoplasias.

Quais estão corretas? (A) Apenas I.

(B) Apenas III. (C) Apenas I e II. (D) Apenas II e III. (E) I, II e III.

30. Assinale a alternativa correta sobre os hemocomponentes.

(A) O concentrado de eritrócitos deve ser obtido em até 8 horas e pode ser conservado sob refrigeração por até 35 a 42 dias, dependendo da substância conservante.

(B) O plasma fresco congelado é o plasma obtido em até 12 horas após a coleta da bolsa de sangue.

(C) O crioprecipitado é um hemocomponente facilmente obtido na rotina do banco de sangue.

(D) O procedimento de leucorredução não é recomendado na medicina veterinária e a presença dos leucócitos e plaquetas não interfere no estoque dos hemocomponentes.

(E) O plasma fresco congelado preserva as plaquetas por até 1 ano e, para isso, o fracionamento deve ser realizado em temperatura ambiente.

Referências

Documentos relacionados

Durante o exercício de 2008, a sociedade de direito espanhol Cajastur Inversiones, S.A. indicou José Maria Brandão de Brito como seu representante no Conselho Geral e de Supervisão

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

aureus, Escherichia coli e Pseudomonas aeruginosa Apenas o Allium sativum in natura e sob forma de extrato hidroalcoólico apresentou atividade antimicrobiana Avaliação

As medidas fiscais que estão sendo estudadas pelo governo para cumprir a chamada " regra de ouro" neste ano permitirão, de acordo com cálculos preliminares da área

Governo da infância e ontologia polí- tica do devir deficiente: implicações para a educação.. Disponível

Nas Demonstrações Financeiras - controladora, o Grupo Fleury aplica os requisitos da Interpretação Técnica ICPC - 09, a qual requer que qualquer montante excedente ao custo

Diante disso, esta pesquisa tem como propósito identificar as principais ações voltadas para a ecoinovação, bem como as barreiras existentes para sua funcionalidade em uma

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e