• Nenhum resultado encontrado

Segundo dados da ANFAVEA, o

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Segundo dados da ANFAVEA, o"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

I n f o r m a t i v o d o S i n d i c a t o d o s C o n c e s s i o n á r i o s e D i s t r i b u i d o r e s d e Ve í c u l o s d o E s p í r i t o S a n t o • M a r ç o d e 2 0 1 6 • N º 0 0 2

S

egundo dados da ANFAVEA, o índice de ociosidade da indústria brasileira de veículos atingiu o patamar de 64% no primeiro bi-mestre do ano.

Resumindo, o setor está utilizando atualmente cerca 36% de sua capacida-de instalada, hoje representando 5,05 milhões de unidades ano, em três turnos de operação em todas as montadoras.

Esta é a situação que estamos pas-sando, o que não é exclusividade do se-tor automotivo, refletido pelo baixo PIB, afirma o presidente do Sincodiv/ES Au-gusto Giuberti.

A queda nas vendas de veículos no primeiro bimestre de 2016 foi de 34,33% em comparação com o resulta-do de igual períoresulta-do de 2015.

Com estes resultados, a perspecti-va é que as vendas no ES reduzam cerca de 7,5% na comparação com 2015. Economia perde fôlego

Para o presidente do Sincodiv/ES, Augusto Giuberti, “A crise brasileira vai muito além da produção baixa, das lojas sem clientes e do desemprego em alta, fatos bastante graves, que servem para espalhar insegurança entre consumido-res, empresários e investidoconsumido-res, além de derrubar o prestígio do governo e deixar em alerta os mercados financeiros”.

A mais longa e mais profunda re-cessão em décadas, tem consumido o fôlego da economia brasileira e certa-mente continuará consumindo, se ne-nhum forte sinal de mudança apareça nos próximos meses.

Um dos grandes componentes da

demanda, o consumo das famílias, foi durante muitos anos um dos principais pilares da economia, mas também dimi-nuiu e o recuo é resultado da combina-ção do desemprego, inflacombina-ção e encareci-mento do crédito.

Em 2015 houve uma forte retração nas vendas do segmento automotivo, na ordem de 30% e as empresas foram obrigadas a enxugar custos e reduzirem parte de seu quadro de funcionários.

O resultado desta instabilidade da economia brasileira, provocou aumento do dólar, da inflação, dos juros, do crédi-to, elevado endividamento das famílias, diminuição da capacidade de compra causando a baixa confiança dos consu-midores e investidores.

Com a economia passando por um período adverso, todos os principais indicadores econômicos levam a resul-tados negativos, até este momento não existindo evidências de que haja uma mudança de reversão de tendência.

Com tudo isso acontecendo, a previsão para 2016 é que a economia continue em retração e queda nos em-placamentos de todos os segmentos automotivos somados.

Para Giuberti “O País vive uma im-periosa necessidade do ajuste fiscal, medidas desconfortadas, mas essencial para garantir a credibilidade, inaugurar um novo ciclo de investimentos no País e aquecer gradualmente a economia”. Caminhos para vencer a crise

Não desacelerar ou renunciar a um bom planejamento estratégico. A crise pode ser um bom motivo para elevar a

Mercado de veículos sofre retração

eficiência e as mudanças nos planos de gestão.

Manter os custos estratégicos e excluir os demais. Inovar, se adaptar a novas tecnologias, novas técnicas de gestão e excelência no atendimento. An-tenado é unir tecnologia, conectividade e integração para superar este momento adverso e de incertezas.

Desafios e oportunidades

A capacidade de reinvenção será fundamental para as empresas obterem sucesso neste ano.

(2)

2

Av. Adalberto Simão Nader, 425, Sala 307, CEP: 29066-370 • Mata da Praia • Vitória - ES

Tel.: (27) 3315-0055 • Fax: (27) 3315-0002 • sincodives@sincodives.com.br • Coordenação: José Francisco Costa • Jornalista: Felipe A. Costa - Mtb: 01716-ES • Editoração Gráfica: Marcelo Sena

E

xpediente

www.sincodives.com.br

C

ada vez mais pessoas estão conectadas e se comunicando por meio da internet, gerando uma grande oportunidade para as empresas. Utilizar essas formas onli-ne, especialmente as mídias sociais, poderá fazer a diferença no seu rela-cionamento com o público, além de gerar mais negócios e rentabilidade!

O Facebbok é uma das mais famosas plataformas de relaciona-mento e interação com

consumi-Universidade Fenabrave

agora no Facebook

Encontro dos executivos

das regionais Fenacodiv

mas relevantes a todos os Estados. • Núcleo de Negociação Coletiva • Núcleo Legal

• Núcleo de Treinamento • Núcleo Estratégico

O trabalho dos núcleos prevê a disseminação e divulgação das melhores práticas de alguns estados a todos os demais.

O representante do Sincodiv/ES, José Francisco Costa, foi indicado para fazer parte do Núcleo Legal.

dores. No Brasil, segundo pesquisas realizadas pelo instituto Ipsos, três em cada cinco brasileiros interagem com marcas ou empresas via Facebook, sendo o país com maior volume de engajamento com as empresas da América Latina!

Curta a página da Universidade Fenabrave no Facebook e fique por dentro de todas as novidades no que se refere à capacitação específica ao setor automotivo.

Conheça a página e

potencialize seu negócio!

Facebook.com/universidadefenabrave Canais de Atendimentos: Amanda Sobral amanda.universidade@fenabrave.org.br Rosana Araújo rosana.universidade@fenabrave.org.br Telefones: (11) 5582-0030 / 0063.

A

Fenacodiv promoveu no dia 18 de fevereiro reunião com os executivos dos Sincodiv’s de todos os Esta-dos.

O evento foi aberto pelo presidente da Fenacodiv e Fena-brave, Alarico Assumpção Júnior, que reforçou a necessida-de da união para que o setor possa enfrentar mais um ano necessida-de dificuldades, previstas para 2016.

A reunião foi conduzida pelo coordenador geral da Fena-codiv, Valdner Papa, de forma democrática, ouviu a opinião de todos sobre os itens da pauta.

(3)

te-3

www.sincodives.com.br

Determinação é o

tema do 26º

Congresso Fenabrave

Aprovada

redução

do ICMS

de motos

O

Governo do Espírito Santo

aumen-tou para 17% alíquota do ICMS do segmento de motocicletas em nosso estado a partir de 1º de janeiro de 2016.

Num momento e que as empresas atravessam uma situação de mercado ex-tremamente adversa e o consumidor sofre com o a redução de seu poder de compra, este aumento de imposto teria conseqüên-cias desfavoráveis, como queda no volume de vendas, fechamento de lojas e redução no quadro de empregados.

Segundo o Diretor do Sincodiv/ES, Antonio Carlos Lima Filho, “os demais es-tados da federação permaneceram com as alíquotas anteriores, com isso, levaria o consumidor capixaba a buscar os pro-dutos nos estados vizinhos. A elevação do imposto acaba provocando um desabaste-cimento de motocicletas nas concessioná-rias”, finalizou Lima.

Após debate com o setor da Distri-buição de Veículos do Estado, o governo voltou atrás e reduziu de 17% para 12% o ICMS pelo Decreto nº 10.499/16, que obe-dece ao mesmo padrão realizado nos es-tados vizinhos, o que permitirá a retomada nas vendas do segmento.

Após as tratativas para ne-gociação do reajuste dos planos de saúde que mantemos com a Unimed Vitória, a operadora não abriu e manteve decisão de apli-cação de 12,50% em todos os contratos (Fácil, Participativo e Unimed Vitória).

É oportuno esclarecer que

Unimed Vitória

reajusta plano de saúde

este percentual de reajuste con-templa o reajuste financeiro (IPCA) e a atualização do ROL da ANS – associação Nacional de Saúde.

O Sindicato aguarda as no-vas tabelas com vigor a partir de março/2016 para divulgação aos

associados. Antonio Carlos Lima Filho

O

26º Congresso Fenabrave, será realizado entre os dias 16 e 17 de agosto, no Pa-vilhão Verde do Expo Center Norte, em São Paulo.

O evento está sendo planejado para oferecer ferramentas e refor-ços de gestão para que as redes de distribuição de veículos possam enfrentar a crise, preparadas para um novo perfil de negócio.

Segundo o presidente da Fena-brave, Alarico Assumpção Júnior, “para vencer essa travessia, será preciso ter muita “DETERMINA-ÇÃO” e, por isso, esse foi o tema escolhido para o nosso evento este ano.”

A programação temática do evento será voltada para a retoma-da retoma-da rentabiliretoma-dade por parte retoma-das concessionárias e terão palestras focadas em economia, ferramentas de gestão e Workshops interna-cionais.

Inscrições

O preço das inscrições foram mantidos os mesmos valores do ano passado.

Faça a sua inscrição e de seus executivos, obtendo descontos especiais, menor investimento e pagamento parcelado.

Leve a sua equipe e multiplique seus resultados!

(4)

4

www.sincodives.com.br

S

erá sempre bem-vinda qualquer medida visando desburocratizar o País. O empreendedorismo no Brasil é barrado principalmente pelo excesso de normas ultrapassadas que formam barreiras ao desen-volvimento.

Finalmente algo prático em beneficio das empre-sas brasileiras foi concretizado, trata-se da publica-ção do Decreto Federal n° 8.683, publicado no DOU de

26/02/2016. Tal norma dispensa a autenticação dos Li-vros Contábeis.

O texto determina que a autenticação de livros con-tábeis das empresas poderá ser feita por meio do SPED - Sistema Público de Escrituração Digital, de que trata outro Decreto Federal n° 6.022/2007, mediante a apre-sentação de escrituração contábil digital. Assim, a auten-ticação dos livros será comprovada através do recibo de entrega emitido pelo Sped.

Registra-se que são considerados autenticados os livros contábeis transmitidos pelas empresas ao SPED - Sistema Público de Escrituração Digital, de que trata o Decreto nº 6.022/2007, até a data de publicação deste Decreto, ainda que não analisados pela Junta Comercial, mediante a apresentação da escrituração contábil digi-tal.

O advogado Paulo Cesar Caetano “chama atenção que, esta regra não se aplica aos livros contábeis digitais das empresas transmitidos ao SPED, quando tiver havido indeferimento ou solicitação de providências pelas Jun-tas Comerciais até a data de publicação deste Decreto.”

Esta nova medida tem o condão de desburocratizar e agilizar os processos e recursos nas Juntas Comerciais, visto que a autenticação dos livros passará a ser feita eletronicamente, conclui o tributarista.

Governo Federal regulamenta dispensa

de autenticação de livros contábeis

C

om o encolhimen-to nas vendas de carros no Brasil, um primeiro pensamen-to é o de que o consu-midor, optasse por veí-culos mais baratos.

Seguindo esta linha, haveria um destaque claro no mercado de

“populares”, aqueles com motor 1.0. Mas não é bem assim que o mercado vem se comportando. Desde 2015, já há um aumento perceptível na venda de veí-culos Premium e o que se nota agora é que as vendas de veículos com motorização baixa também apresen-tou queda. Nos últimos cinco anos, a participação destes modelos caiu de 50% para apenas 34% das vendas totais e a tendência é que o brasileiro busque cada vez mais potência.

Carros 1.0

perdem espaço

A

parceria do Sincodiv/ES e a Ticket Serviços S/ A, a partir do mês de março, passa a ser repre-sentada em todo o Espírito Santo, pela empresa ECARDES Cartões de Benefícios, tanto para comer-cialização como pós vendas dos produtos da Ticket, perante aos concessionários associados ao nosso Sindicato.

As condições contratadas permanecem as mes-mas divulgadas no site www.sincodives.com.br / Banner da Ticket.

Contato da Credenciada

Empresa: Ecardes Cartão Benefício Pessoa: Rafael Batista

Tel’s: 3025-0025 / 99991-0958

E-mail: corporativo2@ecardes.com.br

Ticket cartões

alimentação e

(5)

5

www.sincodives.com.br

- Evitar problemas com insalubridade e passivos ambientais.

Palestrante

Luiz Henrique Lopes Vilas,

professor, mestre, consultor e di-retor da Ouro Verde. Especialista em fontes alternativas de energia e questões do meio ambiente e sustentabilidade.

Encerramento

O evento foi finalizado com debate vivencial dos participantes e apresentação pelo consultor Eduardo Arantes da situação individu-al junto ao órgão ambientindividu-al das empresas aos seus representantes. Além de orientação de rota e eventual contratação de consultoria pelas empresas interessa-das.

Para José Francisco Costa, executivo do Sinco-div/ES, “avaliação positiva dos participantes demons-tra o acerto cada vez maior do Sindicato em investir na qualificação dos profissionais de seus associados, com custo sustentado pela entidade.

Estamos atentos ao difícil momento pelo qual o se-tor passa e investimentos no que agrega valor e relevân-cias para os associados, disponibilizando ferramentas para a atividade das empresas, concluiu Costa.

Consultoria

A Ouro Verde tem atividades voltadas para o setor, com gestão, licenciamento e educação ambiental.

Contato pelo telefone (32) 3441-6793 e www.ovma. com.br.

Workshop sobre meio ambiente

para concessionários

A

partir da constatação de inúmeras dúvidas e ausência de cadastramento no CTF/IBAMA, o Sindicato promoveu em

sua sede no dia 08 de março, um Workshop para qualificação dos profissionais das concessioná-rias associadas com o tema “ Cadastro Técnico Federal - CTF do IBAMA”.

Público Alvo

O evento foi oferecido sem custo para as empresas asso-ciadas e destinado a executivos,

contadores, profissionais de RH e responsáveis pelas atividades ambientais na empresa.

Conteúdo do Workshop

- Preencher corretamente do Cadastro Técnico Fe-deral do IBAMA – CTF;

- Auxiliar as concessionárias que estão irregulares no IBAMA (débito ou inscrição incorreta);

- Mostrar na prática como fazer o cadastro no IBA-MA de forma adequada, na categoria certa, evitando criar passivos ambientais;

- Adequar ao IBAMA minimizando passivos, redu-zindo custos e despesas nesse momento difícil que atravessam as empresas do setor.

Objetivo

- Permitir eficaz gestão das atividades ambientais da concessionária;

(6)

6

www.sincodives.com.br

L

icenciamento de Veículos

Espírito Santo/2016

Meses AUTOS/COM. MOTOCICLETAS CAMIN/ÔNIBUS IMPLEMENTOS TOTAL

2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016 2015 2016

Janeiro 4.466 2.633 1.638 1.198 369 93 232 256 6.705 4.180

Total Ano 4.466 2.633 1.638 1.198 369 93 232 256 6.705 4.180

A

Emenda Constitucional nº 87, publicada em abril de 2015, introduziu significativas alterações na apuração e recolhimento do ICMS sobre as operações de circulação de mercadorias que destinem bens e serviços ao consumidor final, não contribuinte do imposto, localizado em outra unidade da Federa-ção.

A nova sistemática de tributação do ICMS foi desen-volvida, principalmente, para tratar do comércio eletrôni-co e minimizar os efeitos da guerra fiscal. Ainda assim, todas as operações realizadas para não-contribuinte do imposto situado em outro Estado estão sujeitas as novas regras em vigor.

Antes da alteração constitucional, o ICMS incidente nas operações envolvendo consumidor final estabelecido em outra unidade federativa era devido integralmente ao Estado de origem. Agora, com a nova sistemática, o Esta-do de destino receberá num primeiro momento parcela Esta-do diferencial de alíquota que, ao final da fase de transição, prevista para 2019, será integralmente devida ao Estado de destino.

O grande problema são os custos na implementação do sistema e adaptação aos novos moldes de recolhimen-to compartilhado do triburecolhimen-to, já que o remetente que emitia apenas uma guia para o pagamento da alíquota deverá ter inscrição estadual no Estado de destino das mercadorias, caso contrário precisará emitir guia independente de

pa-gamento do imposto para cada venda realizada ou serviço prestado. Ou seja, se uma empresa possui clientes nos 27 Estados brasileiros deverá possuir também a mesma quantidade de inscrições estaduais, senão ficará atolada em guias de pagamento.

Se não bastasse, a reformulação do imposto poderá causar maiores prejuízos ao setor automotivo e de má-quinas, que já sofre com os impactos da crise que as-sola nosso país, em razão das implicações indiretas nos benefícios fiscais concedidos ao setor. Toda e qualquer benesse usufruída deverá ser revista nos termos da nova sistemática legal, que, imprescindivelmente, sofrerá os impactos das novas regras do imposto.

A despeito da regulamentação proposta pelos es-tados, através da edição do Convênio ICMS nº 93, para evitar que medidas tendentes a buscar a justiça fiscal en-tre as unidades federadas sejam altamente prejudiciais à economia em geral, essencial e urgente à rediscussão da estrutura do imposto e da sua sistemática de recolhimento no âmbito federal, para evitar quaisquer possibilidades de guerra fiscal entre os Estados.

Assim, essencial que o setor automotivo e de máqui-nas se debruce sobre o novo regramento legal para evitar quaisquer prejuízos futuros e impactos desastrosos na fruição dos benefícios fiscais.

Fonte: Automotive Business

Nova regra exige adaptação

para evitar prejuízos futuros

A

Vitória Diesel, concessionária Mercedes Benz, inaugurou em Março a nova loja da marca na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, localizada na BR 101.

A nova loja possui agora o dobro de estrutura, para atender os clientes Mercdes Benz, do segmento de cami-nhão, vans e ônibus, no sul do Estado.

Com o espaço ampliado e moderna estrutura, a nova sede garante mais conforto e comodidade para os clientes da região.

Vitória Diesel com nova

sede em Cachoeiro

A

Autoviva Caminhões e Ônibus, empresa do Grupo Veno, inaugurou neste mês a mais nova concessionária da marca Iveco no Espí-rito Santo.

A empresa está instalada em 10 mil metros qua-drados, que inclui áreas de show room, peças e aces-sórios e prestação de serviços de pós-venda.

A Autoviva fica localizada na Rodovia do Con-torno, Br. 101, Km 284 – Cariacica/ES, telefone (27) 2233-7550.

(7)

7

www.sincodives.com.br

Concessionária capixaba

é ouro em Programa

de Certificação da

Mercedes-Benz

Vitória Motors é destaque internacional

O

Ministro do Supremo Tribunal Fe-deral, Dias Tofolli, concedeu limi-nar para suspender somente à efi-cácia da cláusula nona do Convênio ICMS n° 93/2015.

Esta cláusula estende às empresas optantes pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte - Simples Nacional, ins-tituído pela Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006, a obrigatorieda-de obrigatorieda-de recolher o imposto obrigatorieda-devido à unidaobrigatorieda-de federada de destino (DIFAL).

Em exame preliminar, relata o Ministro “a cláusula 9ª do convênio invade campo de lei complementar e apresenta risco de prejuízos, sobretudo para os contribuintes do Simples Nacional, que podem perder competitividade e cessar suas atividades”. Assim, concedeu a medida cautelar pleite-ada, para suspender a eficácia da cláusula nona do Convênio ICMS nº 93/2015 edi-tado pelo CONFAZ, até o julgamento final da ação.

Para o advogado Paulo Cesar Caetano, “as demais cláusulas do referido convênio continuam em vigor e devem ser observa-das nas operações e prestações que des-tinem bens e serviços a consumidor final não contribuinte do ICMS, localizado em outra unidade da federação.”

Paulo Cesar Caetano Caetano e Caetano Advogados Associados

STF suspende

a eficácia

da cláusula

nona do

convênio ICMS

n° 3/2015

R

epresentante exclusiva da marca Mercedes-Benz no Estado, a Vitória Motors conquistou mais uma vez a classificação ouro no Programa de Qualidade StarClass, promovido pela monta-dora alemã, Mercedes-Benz. Com o reconhecimento, é a oitava vez que a empresa está entre as melhores revendedoras do Brasil.

O StarClass é um Programa de Certificação Nacional de Qualida-de, lançado em 2006 pela Mercedes-Benz. As concessionárias são avaliadas pela fábrica nos quesitos: qualidade de atendimento, servi-ço prestado ao cliente e adequação às normas exigidas pela marca.

“Este resultado demonstra o nível da concessionária e do pro-fissionalismo de todos os

colaborado-res que contribuem com seu empenho e conhecimentos para o crescimento do negócio e qualidade no atendimento aos clientes. Nesta premiação, somos ava-liados sempre de acordo com a realida-de do mercado, visando manter o alto padrão de qualidade que a marca tem ao redor do mundo, oferecendo a todos os nossos clientes um experiência com-pleta”, explica a diretora executiva da Vitória Motors, Patrícia Asseff.

A premiação

O objetivo principal do programa é buscar um padrão único em todos os seus pontos de atendimento pelo Brasil. Durante o ano, as concessionárias são auditadas pela fábrica e as que se destacaram no Programa StarClass, recebem uma classificação: Ouro, Prata e Bronze, sendo reavaliadas anualmente.

O

Sincodiv/ES deu início no dia 10 de março, as atividades para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho referente ao período 2016/2017 a ser celebrada com o Sindicomerci-ários/ES.

A comissão responsável pela negociação foi composta dos inte-grantes Augusto Giuberti (Presidente), José Lino (Coordenador), José Francisco (Secretário), Alexandre Mariano (Jurídico), e Luciano Piana, Claudio Kroef e José Braz Neto (Autos), Apolo Rizk e Antonio Carlos (Motos) e Wagner Orletti e Marcelo Tinti (caminhões).

(8)

8

www.sincodives.com.br

N

ovos Associados

BMGR Veículos Ltda (Hiro Motors)

(Mitsubishi Motors)

Av. Prefeito Samuel Batista Cruz, 5.190 – Movelar – Linhares/ES

Tel.: (27) 3048-0000

Vitória Comércio de Motos Ltda

(Harley Davidson)

Rua Humberto Martins de Paula, 30 Enseada do Suá – Vitória/ES

Tel.: (27) 3357-7172

Kurumá Veículos S/A

(Toyota)

Av. Padre José Anchieta, 3.275 Praia do Morro – Guarapari/ES

Tel.: (27) 2125-4954

Kurumá Veículos S/A

(Toyota)

Av. Botary Club, 633 Dom José Dalvit – São Mateus/ES

Tel.: (27) 2125-4954

Autoviva Caminhões e Ônibus Ltda

(Iveco)

Rod. Gov. Mário Covas, 3.255 Porto Engenho – Cariacica/ES

Tel.: (27) 2233-7550

BMGR Veículos LTDA

(Hiro Motors)

Av. Francisco Lacerda de Aguiar, 305 Amarelo – C. Itapemirim/ES

Tel.: (28) 3522-8099

D

atas comemorativas

Abril/2016

07 Dia do Jornalista

07 Dia do Médico Legista

07 Dia do Corretor 12 Dia do Obstetra 13 Dia do Office-boy 20 Dia do Diplomata 21 Dia do Metalúrgico 25 Dia do Contabilista

27 Dia da Empregada Doméstica

28 Dia da Sogra

30 Dia Nacional da Mulher

30 Dia do Ferroviário

METLIFE

Clube PASI de Seguros

O

Sincodiv/ES comunica aos associados que possui convênio com a Metlife e disponibiliza para os concessionários asso-ciados o seguro de vida pelo Clube Pasi de Seguros com as coberturas exigidas pela CCT, além de oferecer para os funcionários e empresas com condições especiais.

Adesão / Renovação

Nafis Corretora de Seguros

Contato: (27) 3324-5415 / 99842-1504 Pessoa: Michele Mega

E-mail: michele@nafiscorretora.com.br Site: www.nafiscorretora.com.br

Mais informações sobre a parceria no site www.sincodives.com. br / Destaques / Parcerias / Seguro de Vida.

Convênio farmácia

com Rede Farmes

A

Rede Farmes informa que a administração e processamento do cartão convênio Rede Farmes passa a ser realizado pela empresa COMPROCARD, sem custo adicional e utilizado nos mesmos procedimentos adotados anteriormente.

A COMPROCARD fará a emissão de NFs, disponibilizará no site o atendimento a solicitação de cartões, iserçãos e alteração de limites de crédito, bloqueio e desbloqueio de cartões, acesso as faturas, entre outras.

A Rede Farmes fará a troca automática dos nossos cartões, e eventuais esclarecimentos, com Lucélia Condi telefones (27) 3212-4444 / 99262-1114.

R

eflexão

Só pode alcançar

um grande êxito

quando nos mantemos

fieis a nós mesmo.

(Friedrich Nietzsche)

H

umor

O mais rápido

Na sala de aula, a professora pergunta:

- Algum de vocês sabe quem é a pessoa mais rápida do mundo?

- É o Schumacher! – se arrisca Pedrinho.

- É o Rubinho! – diz Mariazi-nha.

Todos caem na gargalhada. - Eu sim – grita Joãozinho, com convicção – A pessoa mais rápida do mundo é a minha tia!

- Sua tia? – pergunta a

profes-sora espantada – Por quê?

-Quando ela sobe na balança, ela vai de zero a cem em menos de um segundo!

Atrasado

A mulher comenta com o ma-rido:

- Querido, hoje o relógio caiu da parede da sala e por pouco não bateu na cabeça da mamãe.

Referências

Documentos relacionados

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

Nos sectores abrangidos pelo regime do presente artigo, a determinação dos serviços mínimos deve constar obrigatoriamente de instrumento de regulamentação colectiva de trabalho e,

A seqüência analítica • Definição do problema • Escolha do método • Amostragem • Pré-tratamento da amostra • Medida • Calibração • Avaliação •

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Nesse sentido, a última parte deste trabalho objetiva estudar o efeito da adição de partículas cristalinas (quartzo, alumina e zirconita) sobre

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla