• Nenhum resultado encontrado

GUIA RÁPIDO DO USUÁRIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GUIA RÁPIDO DO USUÁRIO"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)
(2)

ATENÇÃO: LEIA ATENTAMENTE ESTE MANUAL

O funcionamento do seu Maxtrack Free depende fundamentalmente da perfeita

instalação física em seu veículo, do cadastro no site

www.ondeestameucarro.com.br e do correto uso de suas funções.

PrOcEdIMENTOS INIcIAIS PArA

O fUNcIONAMENTO dO SEU EqUIPAMENTO:

1 – Certifique-se de que todos os componentes doMaxtrack Free descritos na relação de itens inclusos (conteúdo), estão presentes na caixa de embalagem do equipamento. Caso contrário, retorne à loja onde o produto foi adquirido.

(3)

Pode-se também optar por ativar um plano pós-pago na operadora de celular de sua preferência. 3 - Acesse o site www.ondeestameucarro.com.br e faça o cadastro do seu equipamento. Siga os passos indicados no site. Seus dados cadastrados pessoais não ficam armazenados no site, o que garante sua segurança.

4 - Faça a instalação do equipamento no seu veículo conforme as orientações deste manual. Tanto o Maxtrack Free quanto os veículos atuais possuem um alto grau de sofisticação, o que requer instaladores qualificados e experientes para assegurar uma instalação adequada do seu equipamento.

5 – Ligue de um telefone fixo ou móvel para o número do seu chip e digite o código da operadora de celular e o plano escolhido conforme informações do item “Comandos disponíveis no Maxtrack Free.” 6 – Após a execução correta dos procedimentos anteriores, seu veículo passará a ser rastreado. Para acessar as informações de localização, basta entrar no site (mediante login e senha). Observe se o posicionamento exibido está correto. Depois, execute alguns testes tais como pressionar o botão de pânico no veículo e observar se o alerta de pânico é exibido no site, simular o disparo do alarme e verificar no site se o alerta de alarme disparado é exibido, entre outros.*

Consulte o site www.ondeestameucarro.com.br para conhecer a lista de instaladores credenciados e acessórios opcionais vendidos para seu Maxtrack Free, como microfone para escuta, capa waterproof para seu equipamento etc.

*Necessita que o veículo possua um alarme e que o instalador o conecte ao Maxtrack Free.

(4)

Atenção: os números que estão no seu CARtão De SeGURAnçA são únicos e serão solicitados no seu cadastro. GUARDe-oS eM LoCAL SeGURo.

- No caso de optar por chip pré-pago, o usuário deverá colocar o chip da operadora escolhida no seu celular e fazer o cadastramento obrigatório da ANATEL. Em seguida, inserir o chip no Maxtrack Free e proceder com o cadastramento e instalação.

- O seu rastreador Maxtrack Free é desbloqueado para o uso de chip pré ou pós-pago de qualquer operadora.

- Este produto se caracteriza por ser um rastreador sem mensalidade e sem assinatura, sendo o próprio usuário o responsável pelo monitoramento do seu veículo quando lhe for conveniente. Para isso, o usuário deve inserir créditos pré-pagos que podem ser adquiridos em qualquer revenda de recarga da operadora (lojas próprias, site da operadora, agentes autorizados, banca de jornais, casas lotéricas etc.) ou optar por um plano pós-pago em qualquer loja das operadoras de telefonia celular.

- As operadoras de telefonia celular não garantem 100% de cobertura. O usuário deverá verificar e comparar a cobertura e o valor das tarifas das operadoras de telefonia celular** para decidir qual a opção mais adequada para seu perfil de uso.

(5)

** Sites de algumas operadoras de celular com maior presença em estados

brasileiros:

www.claro.com.br

www.tim.com.br

www.telemigcelular.com.br

www.oi.com.br

www.vivo.com.br

www.ctbc.com.br

www.brasiltelecom.com.br

- bloqueio e desbloqueio do veículo: Permite atuar sobre o veículo por meio do corte de combustível ou bloqueio da ignição, impossibilitando que o veículo se movimente ou seja ligado. A ação é comandada através do sistema Maxtrack free e tanto o bloqueio quanto o desbloqueio são realizados pelo sistema após confirmação da senha para o(s) comando(s). O veículo só será bloqueado quando a velocidade for igual a zero. Se o veículo estiver em movimento, o equipamento agendará o comando de bloqueio para ser ativado quando a velocidade for igual a zero.

(6)

- botão de pânico no interior do veículo: Quando acionado, o Maxtrack Free realiza uma ligação para o número cadastrado no site www.ondeestameucarro.com.br, sinalizando uma situação de emergência ocorrida com o motorista (a qual também é exibida no site). Para desativar o alerta de pânico no site, o usuário deve enviar o comando “Desativar pânico” ou então, por telefone, realizar uma ligação para o seu Maxtrack Free e enviar o comando adequado. (ver comandos abaixo)

- Reconhecimento de disparo de alarme (opcional): O Maxtrack Free pode ser conectado ao sinal da sirene de um alarme veicular convencional. Se este alarme permanecer acionado por 05 segundos ou mais, o Maxtrack Free efetuará uma chamada para o número cadastrado e abrirá escuta* assim que a ligação for atendida. O tempo máximo entre o início da chamada e a finalização da ligação é de 1min e 30 seg - em seguida o sistema transmitirá as posições para o site com o alerta de alarme acionado. O bloqueio/desbloqueio também pode ser realizado utilizando-se um telefone fixo ou celular (verifique o item Comandos por meio de telefone fixo ou celular)

- escuta: Permite ouvir, de maneira sigilosa, o que está ocorrendo no interior do veículo. Esta escuta é realizada através do microfone* instalado no veículo, em local onde somente o proprietário tem conhecimento.

(7)

- Comandos por meio de telefone fixo ou celular:

Utilizando um telefone fixo ou celular é possível enviar comandos que serão executados no seu Maxtrack Free. Para enviá-los, é necessário fazer uma ligação para o número do seu chip. Quando a ligação for completada será emitido um tom duplo (dois tons). Após ouvir este tom duplo, o comando poderá ser digitado conforme a ação desejada. Os comandos que exigem senha só serão executados pelo Maxtrack Free mediante utilização da senha pessoal, cadastrada no site www.ondeestameucarro.com.br.

CoMAnDoS DISponíveIS no MAxtRACk fRee:

O envio dos comandos deve ser feitos

obedecendo à regra: senha + comando + #. Após digitar o comando desejado, o sistema emitirá 2 tons e o usuário deverá digitar o mesmo comando novamente para confirmar a solicitação. Após essa confirmação, o sistema emitirá 4 tons que sinalizarão que o comando foi aceito.

(8)

SENhA

COMANDO

CóDIGoS pARA eSCoLhA DA opeRADoRA pARA

ConfIGURAção InICIAL Do eqUIpAMento:

Senha pessoal 9 001 # Claro pré-pago

Senha pessoal 9 002 # Claro pós-pago

Senha pessoal 9 003 # Tim pré-pago

Senha pessoal 9 004 # Tim pós-pago

Senha pessoal 9 005 # Vivo pré-pago

Senha pessoal 9 006 # Vivo pós-pago

Senha pessoal 9 007 # Oi pré-pago

Senha pessoal 9 008 # Oi pós-pago

Senha pessoal 9 009 # CTBC pré-pago

Senha pessoal 9 010 # CTBC pós-pago

(9)

SENhA

COMANDO

Senha pessoal 9 013 # Amazônia Celular pré-pago

Senha pessoal 9 014 # Amazônia Celular pós-pago

Senha pessoal 9 015 # Sercomtel pré-pago

Senha pessoal 9 016 # Sercomtel pós-pago

Senha pessoal 9 017 # Brasil Telecom pré-pago

Senha pessoal 9 018 # Brasil Telecom pós-pago

- Ativar e desativar escuta sigilosa: usuário precisa adquirir microfone (acessório opcional) Ao ligar para o número do chip, a escuta é ativada. Quando desligar a ligação, a escuta será desativada. - Comandos via web:

(10)

peRGUntAS fReqüenteS

Posso usar o chip (SIM cArd) de qualquer operadora de telefonia celular no equipamento? Sim, para isto siga as orientações deste manual ou consulte o site www.ondeestameucarro.com.br, com as informações necessárias para a ativação do chip/operadora.

1

Posso realizar comandos sem crédito no chiop (SIMcArd) que está no equipamento?

Sim, mas apenas comandos por telefone fixo ou celular e dentro do código de área do SIMCARD instalado no seu Maxtrack Free;

como posso fazer para utilizar o meu Maxtrack free em outro veículo?

Leve o veículo que possui o Maxtrack Free instalado a uma loja de instalação de acessórios (preferencialmente um instalador credenciado) para efetuar a remoção e a instalação no veículo novo. qualquer modelo de veículo (nacional e importado) pode receber o Maxtrack free?

Sim, desde que o veículo atenda as características elétricas do Maxtrack Free descritas no manual de instalação.

O Maxtrack free é compatível com outro dispositivo de segurança, como por exemplo, um alarme? Sim, desde que o alarme possua uma saida auxiliar ou que emita um sinal quadrado entre 2 a 3000hz para que o Maxtrack Free possa identificar seu acionamento.

como posso verificar se o equipamento está em perfeito funcionamento?

(11)

verifique se será realizada a ligação para o número cadastrado e exibida a sinalização de alarme acionado no site. O último teste consiste em enviar um comando de bloqueio, via site Maxtrack Free ou via comando de telefone e verificar se o veículo realmente é bloqueado.

Em viagens a outras cidades, estados e países, posso usar as funções do rastreador Maxtrack free? Em geral sim porque as operadoras de telefonia celular possuem acordos de roaming para dados. Consulte a operadora de celular do chip que está no seu equipamento. Se a operadora não tiver este acordo, deverá ser trocado o SIMCARD para a operadora do local e efetuar as configurações conforme as informações do site. Neste caso, o equipamento deverá ser levado para um instalador

(ver resposta 3) para efetuar esta troca.

Posso solicitar a localização do veículo quando o mesmo estiver desligado? Não, o veículo só irá enviar sua posição atual se estiver ligado.

O sistema Maxtrack free oferece algum serviço adicional?

Não, os serviços com utilização de central de monitoramento, tais como recuperação de veículo, monitroamento ativo, controle logístico, histórico de operação com relatórios mensais etc, devem ser contratados diretamente de um parceiro Maxtrack.

7

(12)

9-GARAntIA:

O rastreador Maxtrack Free tem garantia de 12 meses a contar da data de emissão da nota fiscal de compra do produto. A garantia cobre eventuais problemas de fabricação, perdendo a validade sempre que forem constatados danos decorrentes de instalação incorreta, mau uso, infiltrações de água ou qualquer outro líquido, violação do lacre lateral ou troca de componentes originais do produto, curtos ou sobrecargas, esmagamentos ou atos de vandalismo. No prazo de garantia, a Maxtrack Industrial se responsabiliza pela troca ou conserto dos rastreadores Maxtrack Free, de sua fabricação. Nesse caso, dirija-se ao revendedor autorizado, no qual foi efetuada a compra, juntamente com a nota fiscal e certificado de garantia devidamente preenchido.

IMpoRtAnte:

(13)
(14)

lOcAl De InStAlAçãO DO eqUIPAmentO nO veícUlO:

Escolha sempre um lugar dentro do interior do veículo, que possa abrigar o equipamento Maxtrack Free de forma segura, com difícil acesso e visualização. Também é importante manter o Maxtrack Free longe de sistemas de aquecimento e principalmente de locais que possam ocorrer penetrações de água ou qualquer outro líquido.*

A antena GPS deverá sempre ser instalada em local livre de obstáculos de composição metálica com a logo Maxtrack, em relação ao chão, voltada para cima.

* A Maxtrack comercializa capa protetora para seu Maxtrack Free. Informações no site.

mAnUAl De InStAlAçãO

Este documento tem como objetivo instruir e ilustrar os procedimentos de instalação do produto Maxtrack Free e seus periféricos e acessórios.

Siglas que serão utilizadas neste manual: GpS: Global Positioning System

GpRS: General Packet Radio Service

(15)

1.1 ReqUISItoS pARA ALIMentAção Do MAxtRACk fRee

A alimentação do Maxtrack Free, em virtude de seu baixo consumo, pode ser retirada de qualquer ponto do sistema elétrico do veículo posterior à caixa de fusíveis. O equipamento pode ser instalado em veículos que utilizam bateria de 12V ou 24V.

1.2 DISpoSIção DA InStALAção Do MAxtRACk fRee no InteRIoR Do veíCULo

O Maxtrack Free deve ser preferencialmente instalado no interior do veículo na posição horizontal, protegido de fontes externas de calor, luz do sol ou água. As antenas GPS e GSM/GPRS devem ser instaladas em local que permita uma boa recepção e devem estar distantes uma da outra.

1.2.1 AntenA GpS

A antena GPS deve ser instalada voltada para cima em relação ao chão. A antena possui base imantada para ser fixada e a logo Maxtrack deve sempre ficar para cima. Ela deve estar livre de obstáculos de composição metálica que possam estar entre ela e a antena, voltada para o céu.

Conecte esta antena no conector tipo SMA fêmea que possui a indicação GPS em relevo.

1 pRoCeDIMentoS De InStALAção

(16)

1.2.2 AntenA GSM/GpRS

A antena GSM/GPRS é um transmissor e receptor de sinais GSM/GPRS. Como qualquer outra antena, ela também deve estar livre de obstáculos de composição metálica.

ATENÇÃO: Conecte esta atena SOMENTE no conector com indicação em relevo WM. 1.2.3 MICRofone (opCIonAL)

A escuta fica disposta em um local discreto o qual somente o motorista do veículo tem conhecimento. O microfone permite abrir a escuta sigilosa no interior do veículo. Conecte-o na entrada com indicação em relevo MIC localizada no painel do Maxtrack Free.

1.2.4 botão pânICo

(17)

Exemplo de disposição:

figura 1 – disposição

dos equipamentos no interior do veículo

2 InStALAnDo o MAxtRACk fRee no veíCULo

(18)

2.1 InStALAção Do SISteMA De bLoqUeIo

Para o sistema de bloqueio deve-se instalar um dispositivo que irá atuar sobre o veículo após uma ação comandada pelo usuário do sistema Maxtrack Free.

(19)

O saída de bloqueio (pino 14) dever ser sempre conectado através de um relé NF (Normal Fechado). O bloqueio pode atuar em diferentes partes no veiculo (motor de partida, alimentação de combustível etc.) Segue abaixo um exemplo do bloqueio atuando na bomba de combustível.

(20)

2.2 InStALAção DA LeItURA Do StAtUS Do ALARMe veICULAR (opCIonAL)

A entrada 3 do Maxtrack Free pode ser conectada ao sinal da sirene do alarme veicular para identificar o acionamento do mesmo. Esta entrada só reconhecerá como alarme disparado se o dispositivo mantiver um sinal positivo por um período maior que 05 segundos.

3 teSteS póS-InStALAção

(21)

veíCULo LeD GpS LeD GRpS

Ignição ligada por aproximadamente 1 minuto e após receber posição válida dos satélites

Conectado ao servidor por GPRS (com o veículo ligado)

Recebe o comando de bloqueio/ desbloqueio ou o comando de desativar alerta de pânico

Ignição desligada (desconectado do servidor e ocioso em GSM)

Verde fixo

Verde fixo

Fica vermelho por 1 segundo e em seguida torna ao verde e fixo Vermelho com piscadas regulares a cada 1 segundo

Duas piscadas rápidas a cada 3 segundos Duas piscadas rápidas regulares a cada 3 segundos

Duas piscadas rápidas a cada 3 segundos Sem sinalização 3.1 SInALIzAção DoS LeDS

(22)

4 RevISão De ConexõeS e oRGAnIzAção

Após as conexões de todos os cabos e chicotes instalados, organize a fiação de modo a minimizar sua vulnerabilidade, sempre fazendo arranjos para uma boa estética dos cabos. Verificar se as conexões do terra, alimentação e pós-chave estão corretas. Verificar conexão do módulo, antena GPS, antena GSM/GPRS, microfone, botão de pânico, chicote principal de alimentação, chicote do botão de pânico e chicote do sistema de bloqueio.

Importante: Caso o Maxtrack Free não apresente o comportamento dos Leds descritos acima - que

garantem a comunicação com o sistema -, por favor, consulte o item 5 Soluções Possíveis.

(23)

fAto poSSIbILIDADe veRIfICAção

Nenhum Led acende.

Led GPS não fica verde fixo ou pisca em vermelho a cada 1 segundo.

O Led GPRS não pisca duas vezes rápidas regularmente.

A alimentação provida do veículo está abaixo de 6 Volts ou não está conectada ao pino 8 (fio vermelho)

1-A antena GPS não esta instalada com a logo Maxtrack para cima e virada para o céu;

2-A antena GPS não está conectada corretamente ao conector do GPS;

3-O pós-chave do veículo não foi conectado ao pino 6 (fio amarelo) derivado do chicote do veículo

1-A antena GSM/GPRS não está conectada corretamente ao conector do WM; 2-Não foi feito o cadastro do SIM CARD (chip) no sistema Maxtrack Free; 3-O SIM CARD não possui créditos.

1-Com o auxílio do multimetro, verificar se a tensão esta abaixo de 6 Volts;

2-Verificar se o fio de cor vermelha ligado ao chicote do veículo que provê a alimentação está conectado ao pino 8 do conector de 16 vias do Maxtrack Free. 1-Revisar o local de instalação da antena GPS, seu posicionamento e se não há objetos metálicos sobre a antena;

(24)

fAto poSSIbILIDADe veRIfICAção

Nenhum Led acende.

Led GPS não fica verde fixo ou pisca em vermelho a cada 1 segundo.

O Led GPRS não pisca duas vezes

rápidas regularmente. 1-A antena GSM/GPRS não está conectada corretamente ao conector do WM; 2-Não foi feito o cadastro do SIM CARD (chip) no sistema Maxtrack Free; 3-O SIM CARD não possui créditos. 1-Verificar se a antena GPRS está conectada e fixada corretamente ao conectar do WM; 2-Verificar com o proprietário se foi efetuado o cadastro de seu usuário e SIM CARD (Chip) no sistema Maxtrack Free e se foi confirmado o desbloqueio de uso deste;

Referências

Documentos relacionados

PoDeroso, MAs não oMnIPoTenTe Se Mearsheimer e Walt apresentam bases sólidas para realçar a pressão do lobby e de Israel para atacar o Irão, é mais frágil a sua

Por intermédio de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Rio das Ostras e a Universidade Federal Fluminense (UFF), o CRLLC disponibilizou uma vaga de Estágio

Este artigo teve como objetivo verificar os efeitos da implementação do Sistema de Comunicação por intercâmbio de figuras associada a metodologia do Currículo Funcional

(n.º2 do artigo 130.º do RJACSR) 5.7.3 As instalações sanitárias não têm acesso direto com as zonas de serviço, salas de refeição ou salas destinadas ao serviço de bebidas,

Figura 7.6: Desempenho do algoritmo paralelo homogˆeneo com a vers˜ao paralela do MaxScore, as pol´ıticas de threshold e partic¸˜oes com tamanho de 32 docIDs para o lote de

Caso a licitante qualificada como microempresa ou empresa de pequeno porte melhor classificada desista ou não se manifeste no prazo estabelecido, serão convocadas

A embalagem procura cumprir as funções básicas de uma embalagem secundária como segurança, fácil empilhamento e arma- zenagem, sem deixar de lado o apelo visual que busca se

Caso, no encerramento do Período de Alocação, seja verificado excesso de demanda, as Cotas que foram alocadas no Período de Alocação em que ocorrer o excesso de