• Nenhum resultado encontrado

Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo? (Am 3:3).

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo? (Am 3:3)."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

IGREJA METODISTA EM ITABERABA

CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

anos

Pastoral

Mão dupla

“Andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?” (Am 3:3).

A

prática da fé é uma via de mão dupla: Deus nos ama e nós respon- demos a Seu amor; Jesus nos perdoa e nós nos arrependemos; o Espírito Santo manifesta Seu poder sobre nós e nós nos tornamos Suas testemunhas.

A ação de Deus em nossa direção pressupõe uma reação de nossa parte.

Aprendemos que Deus faz a parte d’Ele e nós temos de fazer a nossa. Mui- tas vezes nos pegamos reclamando para Deus sobre o que Ele não fez ou o que fez de um jeito do qual não gostamos. É claro que, quando fazemos is- so, estamos sendo injustos. Pra início de conversa, a coisa mais importan- te que Deus poderia fazer em nosso favor Ele já fez, ao enviar Seu Filho pa- ra nos salvar. E esse é o maior milagre já aconteceu em nossas vidas. Além disso, Deus, como Pai que é, tem muito prazer em nos abençoar de diversas maneiras. Ele é o maior interessado em nos ver bem e faz de tudo para nos dar as condições necessárias para vivermos assim. E quanto a nós? Será que estamos fazendo nossa parte diante de uma enfermidade, diante do desem- prego, diante da falta de perdão, diante de problemas em nosso casamento?

Muitas vezes transferimos para a igreja ou para pessoas e grupos que fazem parte dela a nossa falta de interesse e compromisso com a obra. Ninguém é obrigado a frequentar ou ter compromisso com uma igreja; essa é uma esco- lha individual e pessoal. Em

contrapartida, a igreja pre- cisa ser um espaço de aco- lhimento e de inclusão; pre- cisa, muitas vezes, dar o primeiro passo e, quem sa- be, o segundo ou o terceiro em direção à pessoa. Mas a nossa relação com a igre- ja, assim como com Deus, é uma via de mão dupla. Se não houver acordo entre as duas partes, igreja e pes- soa, não será possível ca- minhar junto.

BOLETIM INFORMATIVO | ANO X | Nº 462 | 21 DE ABRIL DE 2013

(2)

Outro aspecto interessante é que nossa vida com Deus se reflete na nossa vida com a igreja. Ou seja, se estamos bem com Deus, muito provavelmen- te estaremos bem com a igreja; e o inverso também é verdadeiro. Por isso, a ausência de alguém na igreja pode, muitas vezes, ser reflexo do mau relacio- namento que essa pessoa tem com Deus. Por isso, precisamos fazer a dis- tinção entre vida com Deus e vida com a igreja.

Portanto, a igreja deve sempre ir em busca do perdido, do desgarrado. A pa- rábola da ovelha perdida nos mostra que, ainda que 99 das 100 ovelhas este- jam no aprisco, aquela que se perdeu é importante e deve ser resgatada. Mas haveria um limite para se ir atrás de uma ovelha perdida? Na verdade, não te- mos como fazer essa estimativa. O que temos é um critério: a ovelha precisa querer ser resgatada, receber ajuda e amor; caso contrário, o risco de que to- das as ovelhas se percam será muito grande. Além disso, não podemos nos

esquecer de que temos de ter uma vida saudável com Deus, pois somente assim a vida em comunidade será uma ver- dade em nossas vidas. Só é possível sermos igreja quando nossa vida está nas mãos do Senhor da Igreja.

Do amigo e pastor, Rev. Tiago Valentin

Ter fé quando não há milagres é um milagre maior do que ter fé para operar milagres.

Caio Fábio D’Araújo Filho, pastor e escritor amazonense Reflexão

Graça suficiente para enfrentar o sofrimento A escola da vida é diferente da esco-

la convencional. Dá primeiro a prova, depois a lição. Primeiro a dor, depois o aprendizado. Primeiro, o sofrimen- to depois o consolo. Como foi que o apóstolo Paulo enfrentou o sofrimen- to? Ele experimentou alegria no so- frimento. Alegria, apesar dos proble- mas; alegria, apesar dos difamado- res; alegria, apesar da morte. Pau- lo enfatizou que as coisas espirituais estão acima das materiais; o futuro é melhor do que o presente; e o eterno

é mais importante do que o temporal. Paulo aprendeu não apenas a sobreviver às circunstâncias adversas, mas ainda a gloriar-se nelas e sair delas vitorioso.

Paulo fala das revelações extraordinárias quando foi arrebatado até o terceiro céu e do espinho na carne (2Co 12:1-9). Há um grande contraste entre es- sas duas experiências: Ele foi do paraíso à dor, da glória ao sofrimento. Expe-

Conversão de São Paulo (depois de Caravaggio), de Wayne Forte (2000)

(3)

rimentou a bênção de Deus no céu e a bofetada de Satanás na terra. Paulo ti- nha ido ao céu, mas então aprendeu que o céu podia vir até ele.

Charles Stanley, em seu livro Como Lidar com o Sofrimento?, comentando o texto citado acima, ensina-nos algumas lições preciosas. Em primeiro lugar, há um propósito em cada sofrimento. No preâmbulo de sua segunda carta aos Coríntios, Paulo diz que o nosso sofrimento e a nossa consolação são instrumentos usados por Deus para abençoar outras vidas (2Co 1:3). Na es- cola da vida, Deus está nos preparando para sermos consoladores. Paulo ro- gou ao Senhor três vezes para remover o espinho de sua carne. Aprendeu, porém, que, quando Deus não remove “o espinho”, é porque tem uma razão.

Deus não desperdiça sofrimento na vida de seus filhos. Sempre há um propó- sito. O propósito é não nos ensoberbecermos.

Em segundo lugar, é possível que Deus resolva revelar-nos o propósito do nosso sofrimento. No caso de Paulo, Deus decidiu revelar-lhe a razão do “es- pinho” em sua carne: evitar que o apóstolo ficasse orgulhoso. Quando Paulo orou, não perguntou porque estava sofrendo, apenas pediu a remoção do so- frimento. Não é raro Deus revelar as razões do sofrimento. Revelou a Moisés a razão por que não lhe seria permitido entrar na Terra Prometida. Disse a Jo- sué por que ele e seu exército haviam sido derrotados em Ai. O nosso sofri- mento tem por finalidade nos humilhar, nos aperfeiçoar, nos burilar e nos usar.

Em terceiro lugar, o sofrimento pode ser um dom de Deus. Temos a tendência de pensar que o sofrimento é algo que Deus faz contra nós, e não por nós. Ja- có disse a seus filhos, num momento difícil de sua vida: “Tendes-me privado de filhos; José já não existe, Simeão não está aqui, e ides levar a Benjamim! To- das estas coisas me sobrevêm” (Gn 42:36). Jacó pensou que Deus estava tra- balhando contra ele, quando Deus estava trabalhando por ele. Assim também, o espinho de Paulo era uma dádiva, porque, por meio desse incômodo, Deus o protegeu daquilo que ele mais temia – ser desqualificado espiritualmente.

Paulo viu o sofrimento como algo que Deus fez a seu favor, e não contra ele.

Em quarto lugar, a graça de Deus nos é suficiente no sofrimento. A resposta que Deus deu a Paulo não era a que ele esperava nem a que ele queria, mas era aquela de que ele precisava. Deus não deu a Paulo o que ele pediu; deu- lhe algo melhor, melhor que a própria vida: a Sua graça.

A graça de Deus é melhor do que a vida. Por ela enfrentamos o sofrimento vi- toriosamente. O que é graça? É a provisão de Deus para cada uma das nos- sas necessidades. Se a graça de Deus foi suficiente para um homem que dei- xou todas as glórias de seu passado para pregar o evangelho e plantar igre- jas em ambientes hostis, como as províncias da Galácia, da Macedônia, de Acaia e da Ásia Menor. Se a graça de Deus foi suficiente para um homem que sofreu naufrágios, prisões, açoites, apedrejamento e o próprio martírio, tenho plena certeza de que essa mesma graça divina é mais do que suficiente para qualquer sofrimento que você e eu venhamos a enfrentar!

Por Hernandes Dias Lopes, pastor presbiteriano

(4)

Deus sussura a nós na saúde e na prosperidade, mas, sendo maus ouvintes, deixamos de escutá-Lo. Então Ele gira o botão do amplificador, por meio do sofrimento. Aí então ouvimos o ribombar de Sua voz.

C.S.Lewis, teólogo e escritor britânico (1898-1963) Pesquisa

Estudo revela que mentir faz mal à saúde Que mentir é pecado todo cristão já

sabe, mas que faz mal à saúde nem todo mundo sabia. Uma pesquisa re- alizada por psicólogos afirma que o ato de mentir causa problemas físi- cos e psicológicos em curto prazo.

Para chegar a essa conclusão, pes-

quisadores da Universidade de Notre Dame, nos Estados Unidos, estudaram por dez semanas os efeitos da honestidade em uma pessoa. Foram analisa- dos cem indivíduos, com idades entre 18 e 71 anos. Os psicólogos os dividi- ram em dois grupos. Um deles foi instruído a evitar perguntas que pudessem acarretar em mentiras e o outro foi liberado para enganar.

Semanalmente, os responsáveis pelo estudo examinavam os pacientes por meio de polígrafos (detentores de mentiras) e chegaram à conclusão de que o grupo honesto apresentou uma saúde melhor do que o dos mentirosos, apre- sentando, em média, quatro vezes menos queixas ligadas à saúde mental e três vezes menos reclamações de dores físicas.

Anita Kelly, a psicóloga que liderou o estudo, explicou que a intenção da pes- quisa era saber se viver honestamente pode melhorar a saúde, já que, nos Es- tados Unidos, cada pessoa mente, em média, 11 vezes por semana.

Anita Kelly percebeu que os participantes da equipe honesta conseguiram re- duzir o número de mentiras em torno da quinta semana de prática, uma mu- dança no comportamento que resultou na melhora das relações mais próximas.

Para não mentir, muitas pessoas conseguiram contornar perguntas complica- das fazendo outras perguntas e mudando de assunto. Em outras condições, falar a verdade foi a escolha que fez com que muitos dos participantes evitas- sem inventar desculpas.

Fonte: Gospel Prime Avisos

Vigília Regional de Oração

Tema: “Em Chamas para Deus” – “Esquentou-se-me o coração dentro de mim; enquanto eu meditava, se acendeu um fogo” (Sl 39.3);

Quando: 10 de maio de 2013, das 22h30 às 5h00;

Onde: Catedral Metodista de São Paulo – Av. Liberdade, 659 (próximo à es- tação São Joaquim do Metrô).

(5)

Treina Jovem

Em junho de 2012, a Juventude Metodista promoveu o Encontrão – maior evento de jovens metodista de todos os tempos! Agora vem aí o maior treina- mento de liderança com juventude no Brasil. Você que exerce algum tipo de liderança de jovens na sua igreja, no seu distrito ou na sua região não pode perder essa oportunidade. As vagas são limitadas!

Tema: “Tudo ou Nada”;

Local: Acampamento MPC, em Belo Horizonte (MG);

Início: 30 de maio de 2013 (quinta-feira, feriado de Corpus Christi), às 12h00;

Encerramento: 1º. de junho (sábado), às 22h00;

Público-alvo: Líderanças de jovens em nível regional, distrital e local, pasto- res de jovens e demais interessados no trabalho com a juventude;

Investimento: Até o dia 12/5/2013, R$ 270,00; até o dia 20/5/2013, R$ 300,00.

Sessão Pipoca

Quando: Sábado, 27 de abril de 2013, às 19h00;

Filme: A Segunda Chance;

Na Sessão Pipoca Kids, o filme Tudo de Bom;

Grátis: Kit pipoca+refrigerante.

Campanha de jejum e oração “Voltando ao Primeiro Amor”

Todos estão convidados a orar e jejuar até o final de maio, pedindo que Deus renove, amplie e avive nossa fé n’Ele e nosso amor por Ele e por Sua obra.

O versículo-tema da campanha é: “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras” (Ap 2:4-5a).

Aniversariantes

23/4 Gabriela da Mata Lopes;

24/4 Cleide Tomaz da Silva Lima e Diogo Melo de Oliveira;

26/4 Bruno Lopes Fonseca;

27/4 Renan Fernando.

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e ir- mãs que passam por enfermidades e proble- mas diversos. Oremos:

• Pela saúde da Adriana Feitosa, do Antô- nio (irmão da Rosa), do Bruno Strozi, do Sr.

Davi, do Gilberto (irmão da Silvana Sanguin), da D. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), da D. Judith, da D. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da Lour- des de Brito, da Maria José Cassu (de Santana de Parnaíba), da D. Maria da Penha, do Nélson (irmão da Dulce e do Benjamin), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito) e da Sílvia;

(6)

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010 Tel: 3977-0571 Pastor: Tiago Valentin Pastora: Laura Valentin Tel. Res: 2339-5057 Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação) Rua Alberto Frediany, 853

Santana de Parnaíba - SP

Seminaristas: Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira

Missão: Espalhar a santidade bíblica, tes- temunhando Jesus Cristo como único e suficiente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Pa-

lavra, e acolhe os que se achegam e bus- cam a cura e a restau- ração do corpo, da al- ma e do espírito.

visite nosso site:

metodistaitaberaba.com.br

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.

Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site www. metodistaitaberaba. com. br ou

www.justin.tv/metodistaitaberaba/videos

Boletim informativo (Boin) da igreja metodista em itaBeraBa Coordenação: Pr. Tiago Valentin

Edição: Benjamin Gonçalves Projeto e produção gráfica: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa Valentin Coordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner programação semanal

3ª feira 6ª feira domingo

Tarde de Oração 16h00

Culto de Libertação 20h

Esc. Dominical - 9h Culto Solene - 19h HorÁrios de eXpediente dos pastores na igreja

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h00 – 12h

Tiago Dia Folga Pr. Tiago

8h00 – 12h

Tiago - - 9h

Laura e Tiago Tarde 14h – 17h30Tiago 14h – 17h30

Tiago 14h – 17h30

Tiago 14h – 17h30

Tiago 14h (visitas) Laura e Tiago -

Noite 20h

Tiago 20h (visitas) Laura e Tiago 20h

Laura 20h (visitas) Laura e Tiago 20h

Laura e Tiago 20h

Tiago 19h

Laura e Tiago

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;

• Pelos seminaristas Edmilson e Michelly Silva;

• Pelo missionário Tiago Reyes Vassallo, que está em missão no Havaí;

• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

• Pelos pastores da nossa igreja;

• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Escala de serviço

SERVIÇO HOJE (21/4) PRÓX. DOMINGO (28/4)

FECHAMENTO DA IGREJA Weslley Emerson

INTERCESSÃO

GUARDADOR DOS CARROS Danilo Tiago

MINISTÉRIO INFANTIL Jonathan/Laisa/Rúbia Doroti/Mariana

LOUVOR Geração Eleita Nova Aliança

OPERADOR DE SOM Tiago Marcão

OPERADORA DO DATASHOW Bia Bel

DIREÇÃO DO CULTO Pra. Laura/Samuel Pra. Laura/Deborah

PREGADOR(A) Pra. Laura Pr. Tiago

Referências

Documentos relacionados

Relatório de Gestão de 2013, a BB Cartões substituiu os cartões com bandeira Visa Vale por cartões com chip e bandeira Elo (Alelo Alimentação e Alelo Refeição),

As freqüências de irrigação de duas vezes por dia, diária e a cada dois dias, são as recomendadas para o meloeiro cultivado em solo arenoso sob fertirrigação por gotejamento..

Para realizar uma transferência bancária basta selecionar a fatura e clicar em Nova Transferência, preencher os dados necessários e clicar em salvar. A fatura ficará

1) Pela Santa Igreja de Deus, para que se mantenha firme na fé e na doutrina, alicerçada sobre a rocha que é Pedro, rezemos ao Senhor. TODOS: FAVORECEI, SENHOR, A VOSSA IGREJA!!.

Quanto ao segundo questionamento, razão assiste ao consulente, vez que não prevista nas Normas de Serviço da Corregedoria Geral de Justiça regra para a

93, de 5 de março de 2015, publicada em 10 de março de 2015, do Senhor Diretor-Geral deste Tribunal, atendendo à solicitação da Coordenadoria de Infraestrutura e

Brasileiro, casado com Giselda Bárbara Walter, nascido na cidade de Mariana-MG, em 08 de novembro de 1941, filho de Aníbal Pedro Walter e Efigênia da Silva Walter, irmão

2.1 O Município pagará à CONTRATADA, em contrapartida aos serviços prestados, o preço estipulado na tabela acima. No preço estão incluídos todos os custos diretos e