• Nenhum resultado encontrado

CONSULT - Consultoria Técnica Municipal Ltda. CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL PROVA PARA ENGENHEIRO CIVIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONSULT - Consultoria Técnica Municipal Ltda. CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL PROVA PARA ENGENHEIRO CIVIL"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Leia atentamente o texto abaixo:

Erros de ortografia, acentuação e concordância em anúncios e placas informativas revelam o descaso do po-der público e de comerciantes com o Português.

As liquidações nas lojas são sempre bem-vindas, mas para a desgraça da língua portuguesa, trazem com elas duas verdadeiras pragas. Além das palavras em inglês sale e off, escritas em letras garrafais em shoppings e lo-jas sofisticadas de Belo Horizonte, anunciando queima de estoque e descontos, os comerciantes afixam carta-zes nas vitrines que ferem os olhos mais atentos e liqui-dam também a gramática. O destaque “preços a partir de...” é grafado de todas as formas, quase nunca da ma-neira certa: tem “apartir, à partir, àpartir” e tudo o mais que a má criatividade permitir. “Vou corrigir assim que a minha funcionária chegar. Nem tinha visto a crase”, co-mentou a comerciante Guaraci Godoy, dona de uma loja na Rua do Ouro, bairro da Serra, região centro-sul, dian-te do cartaz em cartolina com o erro.

(2)

divul-ga a sua massa como “a mineira mais gostosa”. Nin-guém duvida não fosse por um detalhe. No painel colori-do e chamativo, gostosa vira “gostoza” com zê de zebra. O estudante do ensino médio Diego Henrique de Me-deiros, de 15 anos, notou o erro ao passar pela Cristiano Machado. “Tem que ser mudado, pois é absurdo escre-ver assim. As pessoas passam e podem guardar na me-mória, e depois, claro, escrever errado”, afirmou. Mais adiante, uma doceira diz que “aceita-se encomendas”, quando o correto seria aceitam-se ,e num edifício, “ven-de-se apartamentos”, em vez de vendem-se.

(Gustavo Werneck, Estado de Minas, 22 de abril de 2006 ).

1 - De acordo com o texto, as liquidações apresentam al-guns pontos negativos para a língua pátria. Con-firma o teor do texto:

a) Os comerciantes inserem cartazes bem eviden-tes com palavras em inglês atraindo a atenção dos clientes. Mesmo em português, os lojistas acreditam em uma estratégia plausível de marke-ting que acaba, simultaneamente, ferindo a mo-dalidade padrão da língua que fica afetada pelos erros gritantes nas placas informativas e anún-cios.

b) O português não é melhor nem pior do que o in-glês, pois ambas as línguas satisfazem as neces-sidades de interação dos seus falantes.

(3)

d) O texto mostra o uso inadequado da efetivação do código. A linguagem verbal-escrita fica com-prometida.

2 - “Mais adiante, uma doceira diz que “aceita-se enco-mendas”, quando o correto seria aceitam-se ,e num edifício, “vende-se apartamentos”, em vez de vendem-se”.

Considere as frases abaixo e em seguida assinale a in-correta.

I- Precisa-se de motoristas II- Precisam-se de cozinheiros

III- Informou-se o resultado aos alunos

a) “O resultado” na frase III, além de objeto direto é tam-bém predicativo.

b) As modalidades da língua são evidenciadas nas fra-ses I, II e III.

c) Na frase III “informou” é um verbo transitivo direto e in-direto.

d) O “se” presente na frase III é uma partícula apassiva-dora.

3 - Na frase “O não é um advérbio”, pode-se dizer que, morfologicamente, a palavra em destaque é: a) Locução adverbial

b) Advérbio

(4)

4 - “Pierre que joga bola, marcou quatro gols, porém es-tava sonhando. Considere o termo em destaque e marque a opção incorreta”.

a) Na função morfológica ele é um pronome relativo. b) O “que” evidenciado substitui todas as

refe-rencias feitas ao sujeito Pierre.

c) Na função sintática ele é uma conjunção atrativa. d) Na função sintática ele é sujeito.

5 - Um dos erros em anúncios e placas informativas que revelam o descaso do poder público e de comer-ciantes com o Português é o de concordância. Leia as frases que seguem e considere a resposta erra-da.

I- Mais ou menos um terço dos passageiros ficou maravilhado.

II- Um sexto dos bens cabe aos avós.

III- Três quartos da propriedade do governo sobre-vivem de taxas pagas.

a) As frases I, II e III são contempladas pela norma culta da Língua Portuguesa.

b) A concordância do verbo efetua-se com o nume-rador.

c) A regra aplicada nas três frases foi a concordân-cia com numerais fracionários.

d) Na frase III existe um número cardinal e um fra-cionário respectivamente.

(5)

a) edifícios das repartições públicas. b) os terrenos de marinha.

c) as escolas públicas. d) os matadouros públicos.

7- Observada a disciplina jurídica das terras devolutas, não é verdadeiro que:

a) terras devolutas são aquelas que não estão destina-das a qualquer uso público nem incorporadestina-das ao domínio privado.

b) as terras devolutas são inalienáveis.

c) as terras devolutas integram a categoria de bens do-minicais.

d) são indisponíveis as terras devolutas necessárias à proteção dos ecossistemas naturais.

8- A depreciação é um termo geral e amplo que engloba todas as influências que atacam os bens materiais ao longo do tempo, ocasionando perda de valor ou diminui-ção de preço. Dessa forma é correto afirmar que:

a) a depreciação funcional corresponde ao desgaste ou deterioração dos materiais, enquanto a depreciação eco-nômica constitui a perda de utilidade do bem.

b) a vida útil é o tempo decorrido desde que um bem é posto em serviço até a data em que é avaliada sua de-preciação.

(6)

d) a vida remanescente é o período contado desde a data da observação até a data prevista para que o bem deixe de ser economicamente interessante.

9- A depreciação é um termo geral e amplo que engloba todas as influências que atacam os bens materiais ao longo do tempo, ocasionando perda de valor ou diminui-ção de preço. Dessa forma é correto afirmar que:

a) a depreciação funcional corresponde ao desgaste ou deterioração dos materiais, enquanto a depreciação eco-nômica constitui a perda de utilidade do bem.

b) a vida útil é o tempo decorrido desde que um bem é posto em serviço até a data em que é avaliada sua de-preciação.

c) a depreciação pode ser calculada pelo método da li-nha reta, que consiste em considerar uma provisão vari-ável para cada ano de serviço, ao longo da vida útil do bem.

d) a vida remanescente é o período contado desde a data da observação até a data prevista para que o bem deixe de ser economicamente interessante.

10- Para a realização de análises quantitativas de proje-tos de arquitetura, instalações e estruturas para incorpo-ração de edifício em condomínio, têm-se vários tipos de áreas a serem consideradas: área privativa, área de uso comum, área real e área equivalente. Assinale a opção incorreta.

(7)

b) Área de uso comum ou total – é a soma das áreas de-limitadas pela linha que contorna a dependência de uso comum.

c) São considerados como área comum de um aparta-mento os poços de ventilação, os poços de iluminação e os shafts visitáveis privativos.

d) Área real total é a soma da área privativa total somada à área de uso comum total.

11- A terraplenagem, no caso de edificações, tem por objetivos regularizar e uniformizar o terreno, envolvendo três operações distintas: escavação, transporte e aterro. Com relação aos serviços de terraplenagem é incorreto afirmar que:

a) o aterro deve ser executado em camadas sucessivas, com espessura máxima compactada de 0,30 m para o corpo do aterro, e de 0,20 m para as camadas finais. b) as camadas finais do aterro deverão apresentar um grau de compactação mínimo de 95%.

c) cumpre à fiscalização controlar a execução dos ater-ros, verificando, por exemplo, a espessura das camadas, e programar a realização dos ensaios necessários ao controle de qualidade dos aterros (determinação do grau de compactação, ensaios de CBR, etc).

d) quando houver possibilidade de solapamento na épo-ca chuvosa deve ser providenciado um enroépo-camento no pé do aterro.

(8)

ferramentas utilizadas devem ser apropriadas aos servi-ços, sendo incorreto afirmar que:

a) as tubulações devem ser montadas dentro dos rasgos ou cavidades das alvenarias, de forma que o eixo dos re-gistros fique com comprimento adequado à colocação da canopla e do volante.

b) as tubulações deverão ter suas extremidades vedadas com bujões, a serem removidos na ligação final dos apa-relhos sanitários.

c) as buchas, bainhas e caixas necessárias à passagem da tubulação através de elementos estruturais deverão ser executadas e colocadas antes da concretagem, des-de que permitido expressamente no projeto estrutural. d) para constituição de ventilador primário, os tubos de queda devem ser prolongados verticalmente até o nível da cobertura.

13- Considerando-se que o profissional responsável pelo projeto estrutural tem várias responsabilidades, assinale a opção incorreta.

a) Registro da resistência característica à compressão do concreto, fck, em todos os desenhos e memórias que descrevem o projeto tecnicamente.

b) Especificação do fck para as etapas construtivas, tais como: retirada de cimbramento, aplicação de protensão ou manuseio de pré-moldados.

(9)

d) Especificações dos requisitos correspondentes às pro-priedades especiais do concreto, durante a fase constru-tiva e vida útil da estrutura.

14- Para a especificação de vidros nas várias etapas de uma edificação, é necessário conhecer os seus tipos, principais propriedades e usos. Neste contexto, assinale a opção incorreta.

a) Os vidros impressos gravados e esmaltados são em geral empregados em painéis decorativos, janelas, por-tas, divisórias e boxes de banheiro.

b) Há obrigatoriedade de vidros de segurança em saca-das, vidraças e vitrines, sendo exceção às clarabóias e telhados.

c) Os vidros de segurança laminados são excelentes fil-tros de raios ultravioleta.

d) Os vidros de segurança temperados são recomenda-dos em locais sujeitos a impacto, choques térmicos ou utilização sob condições adversas, que requeiram resis-tência mecânica.

15- A correta especificação de materiais e o seu recebi-mento, incluindo o manuseio e o armazenamento no canteiro de obras, proporcionam racionalização e quali-dade no processo. Assinale a opção incorreta para al-guns conceitos e recomendações pertencentes a essas etapas.

a) Quanto ao manuseio e armazenamento de placas ce-râmicas, estas devem ser armazenadas em pilhas entre-laçadas, orientadas para que as peças no seu

(10)

b) Quanto à especificação de madeira serrada para es-truturas de telhado e formas de concreto, tem-se no mer-cado espécies do grupo de coníferas e de

folhosas.

c) As chapas de madeira compensada para formas de concreto são compostas de lâminas de madeira coladas entre si, com a orientação das fibras sempre cruzadas e nunca paralelas.

d) Uma das maiores dificuldades na especificação e no controle do recebimento de placas de gesso acartonado é a não-existência de normas técnicas da ABNT para re-quisitos e verificação das características

geométricas.

16- Para a especificação de materiais e serviços de pin-tura de edificações, é necessário conhecer diversos con-ceitos sobre fundos, massa, condicionador e tintas, in-cluindo algumas de suas principais propriedades. Entre os conceitos a seguir, assinale a opção correta:

a) Tinta é uma suspensão grosseira do pigmento no veí-culo, sendo este último constituído somente da parte vo-látil.

b) A parte volátil é constituída pelos formadores de filme e secantes.

c) A diferença entre o índice de refração do pigmento e o do veículo determina o poder de cobertura da tinta.

d) O diluente é um líquido leve, volátil à temperatura am-biente, sendo sempre mais volátil que os solventes.

(11)

projeto estrutural e das normas brasileiras específicas. Considerando os requisitos gerais para a execução de estruturas de concreto é correto afirmar que:

a) as formas e os escoramentos não devem ser removi-dos até que o concreto tenha adquirido resistência sufici-ente para evitar deformações que excedam as tolerân-cias especificadas em projeto.

b) no preparo e na montagem da armadura não é permi-tida a execução de emendas por solda.

c) na especificação do concreto deve-se levar em consi-deração somente a resistência característica do concreto à compressão.

d) no caso de concreto bombeado, o diâmetro interno do tubo de bombeamento é definido em função do volume de concreto a ser lançado.

18- Para o recebimento definitivo da obra pela contratan-te a empresa contratada deverá apresentar, entre outros, os seguintes documentos:

a) habite-se, ordem de serviço e certidão de quitação com o INSS.

b) relatório de recomendações e de instruções de uso e termos de garantia dos principais componentes da cons-trução e especificações de materiais e serviços.

c) cronograma físico-financeiro, cópia autenticada dos projetos “as built ” e certidão de quitação do INSS.

(12)

19- Considerando-se alguns conceitos gerais sobre as modalidades de contrato do tipo administração, emprei-tada e misto, e ainda as formas de cobrança do enge-nheiro ao cliente, assinale a opção incorreta.

a) Qualquer contrato entre cliente e engenheiro é basica-mente composto das mesmas partes: indicação e descri-ção das partes contratantes; obrigações (deveres) e di-reitos de cada uma das partes contratantes e indicação do valor do contrato, com multa estipulada para a parte que não respeitá-lo.

b) No contrato por administração, o engenheiro não as-sumirá responsabilidade por quantidades e preços de materiais e mão-de-obra empregados na construção. c) Quanto ao controle de despesas nas obras por admi-nistração, tem-se que os documentos fiscais que resul-tam da compra ou venda de uma mercadoria são: nota fiscal, fatura e duplicata.

d) Quanto ao controle de despesas em obras por emprei-tada, as compras devem ser realizadas em nome do contratante.

20- Com relação à celebração e administração de con-tratos, considera-se irregularidade:

a) a ausência de aditivos contratuais contemplando eventuais alterações de projeto.

b) acréscimos de serviços, cujos preços unitários são contemplados na planilha original, porém dentro dos va-lores praticados no mercado.

(13)

d) a ausência de aditivo contratual, no caso de meros reajustes decorrentes de correção monetária prevista no contrato.

21- Com relação às medições e aos pagamentos de ser-viços executados em obras, constitui irregularidade: a) o pagamento de serviços efetivamente executados. b) a divergência entre os valores medidos pela empresa e os valores pagos pela fiscalização.

c) o pagamento de serviços em conformidade ao estipu-lado no edital de licitação e contrato.

d) pagamentos relativos a contrato de supervisão, ape-sar da obra estar paralisada.

22- O contrato de obra é o instrumento em que proprietá-rio e executor firmam livremente as obrigações e direitos recíprocos sob as quais o projeto será implementado. Sobre os tipos de contratos existentes é correto afirmar que:

a) no contrato por preço global, o contratado obriga-se a executar cada unidade de serviço previamente definida por um determinado preço acordado.

b) no contrato por preço unitário, o preço global pode os-cilar para mais ou para menos em função da precisão com que foram estimados os quantitativos.

c) o contrato por preço fixo tem seu valor imutável, des-considerando a variação de valor decorrente da depre-ciação da moeda (inflação).

(14)

despesas incorridas pelo construtor, normalmente fixado como uma taxa percentual sobre o valor das despesas. 23- Com relação aos Requisitos Urbanísticos para Lotea-mento é correto afirmar que:

a) os lotes terão área mínima de 100 m2 (cem metros quadrados) e frente mínima de 5 (cinco) metros, salvo quando a legislação estadual ou municipal determinar maiores exigências, ou quando o loteamento se destinar a urbanização específica ou edificação de conjuntos ha-bitacionais de interesse social.

b) ao longo das águas correntes e dormentes e das fai-xas de domínio público das rodovias e ferrovias, será obrigatória a reserva de uma faixa não-edificável de 10 (dez) metros de cada lado, salvo maiores exigências da legislação específica.

c) se necessária, a reserva de faixa não-edificável vincu-lada a dutovias será exigida no âmbito do respectivo li-cenciamento ambiental, observados critérios e parâme-tros que garantam a segurança da população e a prote-ção do meio ambiente, conforme estabelecido nas nor-mas técnicas pertinentes.

d) as vias do loteamento não deverão articular-se direta-mente com as vias ofi ciais e sim por meio de vias proje-tadas para esse fi m, harmonizando-se com a topografia local.

(15)

a) o plano diretor é aprovado por lei, sendo obrigatório para cidades com mais de vinte e cinco mil habitantes. b) o plano diretor tem por objetivo traçar planos para pro-jetos de edifi cação, de habitação, de transporte, de zo-neamento, do ponto de vista extremamente técnico. c) no aspecto institucional, o plano diretor contém nor-mas e diretrizes sobre o parcelamento do solo, seu uso e ocupação, revitalização e preservação.

d) no aspecto social, o plano diretor deve oferecer servi-ços de educação, saneamento básico, saúde, esporte e lazer, enfrentando desafi os referentes à precariedade das habitações.

25 - O poder público possui a faculdade de limitar ou dis-ciplinar direito, interesse ou liberdade de uso e ocupação do solo, de modo que a propriedade atenda a sua função social. Quanto à destinação do solo pode-se afirmar que: a) o território do Município é dividido em zona urbana, zona de expansão, zona urbanizável e zona rural, de modo a disciplinar a utilização e as características das construções.

b) se pode criar uma área de expansão urbana, desde que haja loteamento ou parcelamento prévio do solo a ser futuramente urbanizado.

c) nas zonas residenciais, o uso do solo para fins resi-denciais deve predominar, sendo proibidos outros usos não residenciais na área, mesmo que sejam úteis e não sacrifique quem o bem-estar geral da população.

(16)

Referências

Documentos relacionados

Mas não só na época de ofertas a língua pátria é rifa- da. Em qualquer estação, basta dar um giro pela cidade para constatar, principalmente nos estabelecimentos co- merciais,

As liquidações nas lojas são sempre bem-vindas, mas para a desgraça da língua portuguesa, trazem com elas duas verdadeiras pragas. Além das palavras em inglês sale e off,

Sendo assim, assinale a alternativa que contenha pelo menos 01 ( um ) procedimento dental em que não se recomenda a profilaxia antimicrobiana para pacientes com

www.estrategiaconcursos.com.br.. 8 costuma chamar de “furor terapêutico”. Com esse termo, pretende-se criticar as condutas médicas de sedar em excesso com vistas a abreviar o tempo

Mas não só na época de ofertas a língua pátria é rifa- da. Em qualquer estação, basta dar um giro pela cidade para constatar, principalmente nos estabelecimentos co- merciais,

d) As sulfas apresentam boa eficácia contra anaeróbios e cocos Gram positivos, sendo os Gram negativos rara- mente sensíveis... 18- A causa mais comum de Infecção Respiratória é:

10- È correto afirma sobre Aleitamento Materno, exceto: a) O leite materno é rico em caseína quando comparado ao leite de vaca;. b) Existem maiores concentrações de Taurina e Cristina

19- No intuito de melhorar a qualidade dos serviços e produtos oferecidos pela biblioteca, o gestor terá como alternativa apresentar idéias inovadoras e projetos