• Nenhum resultado encontrado

PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO A PARTIR DE FREUD E LACAN

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO A PARTIR DE FREUD E LACAN"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO ESCOLAR:

POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO A PARTIR DE FREUD E LACAN

2014

Adriana de Albuquerque Gomes Psicóloga. Especialista em Psicologia da Saúde e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem. Atualmente cursa doutoramento em Filosofia na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), com pesquisa financiada pela CAPES.

E-mail de contato:

drastf-ms@yahoo.com.br

RESUMO

O artigo tem como objetivo explicitar de modo introdutório alguns aspectos diretamente relacionados à abordagem psicanalítica do processo educacional. Inicialmente, retoma-se o interesse que a Educação despertou em Freud nos primórdios da Psicanálise. A seguir, discute-se a mudança operada no pensamento freudiano a partir da década de 30 do século XX. Por fim, o estudo reflete sobre os aportes de Jacques Lacan para intervenções do psicólogo na Educação Escolar na atualidade.

Palavras-chave: Psicanálise, educação, Sigmund Freud, Jacques Lacan.

A EDUCAÇÃO NOS PRIMÓRDIOS DA PSICANÁLISE FREUDIANA

Nos primórdios do movimento psicanalítico e, posteriormente, com os sucessores de

Sigmund Freud, o interesse da Psicanálise por questões eminentemente educacionais assumiu

formas diversificadas, tanto em função dos desdobramentos do pensamento freudiano, quanto por

influência do contexto social, no qual a práxis psicanalítica foi convocada a se exercer. De início,

a especificidade da postura freudiana foi marcada por uma tendência reformista sensível à

dimensão social dos problemas educacionais, destacando o papel da censura na gênese dos

(2)

distúrbios neuróticos. Atribuindo à sexualidade uma função central na organização psíquica do ser humano e na etiologia das neuroses, Freud (1898/1980) condenava a moral sexual de sua época, o que resultou na aproximação entre a Educação e a Psicanálise, visto que a reforma da moral despontou, então, como uma tarefa urgente a ser empreendida. Assim, para Freud (1908/1980), a Educação deveria ser esclarecida pela Psicanálise, prevenindo a perversão e também seu negativo, ou seja, a neurose. O que não significa, em absoluto, a defesa de uma permissividade educacional caracterizada pela liberdade sexual completa, abandonada ao princípio do prazer. Muito pelo contrário, Freud (1905/1980) destacou o componente perverso da sexualidade humana, sublinhando a necessidade de seu desvio em direção a um alvo e um objeto não sexuais, para servir a uma finalidade cultural. Por outro lado, o fundador da Psicanálise reconhecia que, se a sublimação podia ser favorecida, nem por isso podia ser ordenada. Nesse sentido, Freud nunca alimentou a ilusão de que a Educação, mesmo impregnada de ensinamentos psicanalíticos, pudesse proteger completamente a criança do processo de recalcamento, em virtude da dimensão ineducável do inconsciente. A esse propósito, a obra de Freud demonstrou que a neurose está inscrita na normalidade psíquica e que nenhum trabalho educativo evita a necessidade, para qualquer criança, de uma possível ação terapêutica futura (CHEMOUNI, 1996).

As conexões entre Psicanálise e Educação também foram consideradas por ilustres sucessores de Freud, tais como sua filha Anna Freud e a psicanalista Melanie Klein, as quais possuíam pontos de vista diametralmente opostos acerca dessa relação. Para a primeira, a análise de crianças deveria ser associada a medidas educativas, mas, para Klein, o analista deveria se abster de exercer uma ação pedagógica sobre a criança. Outro domínio em que a Psicanálise exerceu uma notável influência foi também o da reeducação de jovens em condição de delinquência. August Aichhorn foi um dos pioneiros neste campo, destacando a importância do educador suscitar no educando uma transferência positiva sobre sua pessoa. Freud redigiu o prefácio de seu livro intitulado Verwahrloste Jugen, o qual foi publicado em 1925 (MILLOT, 2001). Nesse texto, Freud (1925, citado por CIFALI, 2009) afirma que a aplicação da Psicanálise no campo educativo gerou enorme interesse em inúmeros teóricos, mas que, a seu ver, a sua própria contribuição a essa área deu-se de forma discreta.

De acordo com Lajonquière (2006), é consenso, tanto no campo da Psicanálise quanto no

interior dos estudos educacionais, que Freud não pode ser considerado um pedagogo, no sentido

científico do termo, já que ele não desenvolveu nenhuma reflexão sistemática sobre os fins e os

meios da Educação. Soma-se a isso o fato de Freud não ter proposto nenhuma meta, padrão de

comportamento ou nível de desempenho passíveis de serem atingidos pelas crianças a partir de

intervenções eminentemente educativas. No entanto, em muitas oportunidades, Freud teceu

importantes comentários sobre a Educação e a Pedagogia de sua época, refletindo, inclusive,

sobre sua experiência como jovem escolar. A abrangência dessas considerações não pode ser

(3)

apreendida em uma leitura rápida e simplificada. Isso porque, introduzindo uma forma radicalmente outra de pensar o homem, a Psicanálise atraiu o interesse de inúmeros seguidores que se interrogaram e até hoje se interrogam sobre a incidência da singular criação freudiana no campo educativo.

Na mesma linha de pensamento, Millot (2001) explica que, no legado freudiano, não há tratado algum de Educação. Ela defende que a questão educacional deve ser abordada, nos textos de Freud, por meio de outra, mais geral, que é a das relações entre o indivíduo e a civilização, entendida pelo fundador da Psicanálise como o conjunto das instituições que a humanidade criou com vistas à sua conservação. Na visão da autora, Freud inovou quando dirigiu suas críticas à moral sexual civilizada, e por extensão, à educação que veiculava essa atitude moral diante da sexualidade, evidenciando, portanto, que a profilaxia das neuroses estava nas mãos do educador.

Todavia, se a introdução da discussão sobre a Educação pela da civilização se justifica do ponto de vista cronológico, ela também encontra seu fundamento lógico nas concepções de Freud sobre as relações entre o desenvolvimento do indivíduo e o da espécie. Para ele, as forças que presidiram a evolução da humanidade são as mesmas que se encontram na origem do indivíduo.

Logo, a relação entre ontogênese e filogênese em Freud permite definir no que consistiria a tarefa educacional: possibilitar a passagem da criança pela evolução que conduziu a humanidade à civilização. Deste modo, o problema exposto por Freud ao nível da civilização – o de conciliar as exigências do id com as da renúncia imposta ao ego pela vida em sociedade - será o mesmo enfrentado pela Educação: conciliar o desenvolvimento e a socialização da criança, mantendo sua capacidade de ser feliz e de obter satisfação. Contudo, ao postular a existência da pulsão de morte no cerne do funcionamento psíquico, Freud põe em xeque a perspectiva hedonista, modificando tanto a problemática da civilização quanto a da Educação. Assim, o otimismo que caracterizou o pensamento freudiano até a década de 20 do século passado, confiante na possibilidade de uma Educação psicanaliticamente esclarecida, cedeu espaço a uma nova forma de conceber a tarefa educativa.

Isso porque, em O Mal Estar na Civilização, Freud (1930/1980) afirma que a Psicanálise

não detém a fórmula da felicidade, revelando a impossibilidade de cumprimento do mandamento

judaico-cristão de amar ao próximo como a si mesmo. Para ele, o homem não é, em absoluto, um

ser indulgente que só se defende ao ser atacado, mas é, sim, um ser que se define por uma grande

dose de agressividade. Nesse contexto, o próximo não é apenas um objeto sexual possível, como

também um objeto de gozo. De fato, o homem satisfaz sua necessidade de agressão à custa do

semelhante, explorando seu trabalho sem remuneração, apropriando-se de seus bens, causando-

lhe dor, humilhação e provocando até sua morte. Por certo, é um belo ideal amar ao próximo, no

entanto, nenhum esforço empreendido em prol desse ideal conseguiu surtir grande efeito, exceto

para fundamentar a fraternidade na segregação e no ódio ao diferente (JULIEN, 1996). Disso

resulta, no entender de Kupfer (1999), que o sonho de uma Educação psicanaliticamente

(4)

orientada e capaz de contribuir para o progresso da humanidade perde o sentido. Se a luta entre Eros e Thanatos é interminável, resta ao educador o esforço – infindável – de transformar o húmus das piores disposições humanas em algo socialmente mais aceitável.

Em Análise Terminável e Interminável (1937/1980), Freud apresenta a prática educativa como um ofício impossível, ao lado das tarefas de analisar e de governar. Impossível pelo fato de nenhuma formação ser suficiente para que ela seja corretamente exercida. Tal constatação parte da concepção da Educação como arte, e a arte, como tal, escaparia a qualquer aprendizagem. Por esse motivo, educar – assim como analisar – faria parte do rol de profissões que exigem do sujeito “algo a mais”, que nenhuma instrução formal e nenhum entendimento consciente seriam capazes de produzir como efeito (CHEMOUNI, 1996).

A EDUCAÇÃO NA PSICANÁLISE DE JACQUES LACAN

Estabelecendo um campo de tensão entre Psicanálise e Educação, Gaspard (2002, p.40) pontua que, historicamente, não há escola sem violência, o que retoma, de certo modo, a “tarefa impossível” em que consiste, segundo Freud, o ato educativo. Nesse sentido, longe de se caracterizar como um espaço socialmente neutro, a escola deve ser compreendida como uma cena fortemente investida, tanto no plano simbólico, como no imaginário. A máquina escolar – termo utilizado por Meirieu e Le Bars (2001) – apoia-se na linguagem para forjar o educado, o instruído. Se a escolarização conduz, em grande medida, a resultados sublimatórios favoráveis, o processo, como um todo, não está isento de momentos de naufrágios e de acidentes. A escola é, pois, uma máquina de riscos, na qual a atividade docente se exerce como um contínuo lidar com os impasses do simbólico. E, o que dizer do aluno? Sua inserção em um complexo espaço de confrontação de subjetividades implica que aceite as obrigações e regras de um laço social movido pelo saber. Não há escola sem violência – isso significa que a escolarização é, no fundo, um processo de dominação, de assujeitamento que se suporta pelo saber. Logo, poder como fundamento, potência do saber como símbolo da instituição, força (moral) ou consenso (desejante) como meios, esses são os ingredientes que participam da inscrição do sujeito no laço escolar.

Afetada pelas forças de seu tempo, no mundo todo, a escola se vê, hoje, convocada a

modificar radicalmente suas práticas para integrar, no contexto educacional, crianças que sempre

estiveram às margens da sociedade. Ao professor exige-se, consequentemente, que conceba o ato

educativo de outro modo. Mas, se a consciência universal dos direitos humanos é cada vez mais

forte, tais direitos, tão proclamados na atualidade, continuam sendo, na visão de Candau (1996,

p. 11), sistematicamente violados. Na perspectiva lacaniana, a precarização crescente das

condições de ensino – promovida por políticas educacionais fundamentadas na ideologia

(5)

neoliberal – pode ser compreendida em termos de determinações de ordem estrutural. Ela pode ser vista, então, como parte de uma economia de gozo do discurso que constitui a base de práticas, procedimentos e técnicas postos em circulação nas sociedades modernas, a saber, o discurso do capitalista, o qual consagra a dominação decisiva do econômico sobre o político.

O desvanecimento do simbólico é correlato ao declínio da imago paterna e, portanto, à desvalorização dos lugares da autoridade outrora ocupados pelos religiosos, magistrados, chefes de Estado e professores. A prescrição de um excesso de gozo pela sociedade do consumo resulta não apenas na adição em face de objetos que o discurso publicitário propõe, mas, principalmente, na promoção da dissolução do laço social e na destituição subjetiva, já que a única possibilidade de subjetivação, na contemporaneidade, procede pela identificação aos objetos de satisfação disponíveis no mercado (MELMAN, 2003).

No seminário intitulado “O avesso da psicanálise”, Lacan (1992, p.125) evoca a máxima nietzschiana “Deus está morto” para lembrar que, em Freud, é a morte do pai que institui a interdição do gozo. Nesse mesmo seminário, Lacan formaliza o discurso do analista, o único a dar lugar de sujeito ao outro. Em “Televisão”, ele (1993, pp.29-34) pontua que, nesse discurso, o psicanalista, encarnando o objeto a, é o agente que subverte e barra o discurso do capitalista. O discurso analítico, no dizer de Lacan (p.31), “é o laço social determinado pela prática de uma análise”. Ele merece ser elevado à altura dos laços mais fundamentais dentre os que permanecem em atividade.

Para Oliveira (2008), a crescente aproximação entre psicanalistas, universidades e instituições de ensino tem gerado novas reflexões e práticas na Educação Escolar. Há mais de duas décadas, em virtude de uma melhor compreensão da Psicanálise e de seus objetivos, a escuta analítica inaugurada por Freud na clínica pôde ser expandida para outros domínios. Depois da descoberta do inconsciente, a formação de educadores precisa, necessariamente, considerar a dimensão desejante presente na transmissão de conhecimento.

Esse é um ponto importante, na medida em que, sem uma formação adequada, o professor se vê em uma situação difícil, por não dispor do instrumental teórico necessário para atuar em sala de aula. Nesse contexto, o psicanalista pode colaborar, colocando ao alcance do educador o legado deixado por Freud e Lacan. Mas não apenas isso. A psicanálise também pode transmitir ao professor uma postura fundamentada na ética psicanalítica, ou seja, na ética que se pauta pela escuta do inconsciente e que não se deixa levar apenas pela aparência dos fenômenos.

Concluimos, portanto que, as intervenções do psicólogo fundamentadas pela psicanálise

devem se ater ao que Lacan denomina de discurso analítico, ou seja, a um discurso que coloca o

sujeito e o desejo no centro de todo processo pedagógico-educativo.

(6)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CANDAU, V. M. (1996). Tecendo a cidadania: oficinas pedagógicas de direitos humanos.

Petrópolis: Vozes.

CHEMOUNI, J. (1996). Psicanálise & educação. In: KAUFMANN, P. (Org.). Dicionário enciclopédico de psicanálise: o legado de Freud e Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, pp.

623-631.

CIFALI, M. (2009). Ofício “impossível”? Uma piada inesgotável. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 25, n. 01, pp. 149-164.

FREUD, S. (1898). A sexualidade na etiologia das neuroses. In: ______. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Trad. sob a direção de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1980. p. 249-270. v. 3.

______ (1905). Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. In: ______. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Trad. sob a direção de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1980. p. 123-238. v. 7.

______ (1908). Moral sexual civilizada e doença nervosa moderna. In: ______. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Trad. sob a direção de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1980. p. 185-208. v. 9.

______ (1930). O mal-estar na civilização. In: ______. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Trad. sob a direção de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1980. p. 81-178. v. 21.

______ (1937). Análise terminável e interminável. In: ______. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Trad. sob a direção de Jayme Salomão.

Rio de Janeiro: Imago Editora, 1980. p. 239-287. v. 23.

(7)

GASPARD, J.-L.. (2002). Le lien scolaire et ses avatars. Cahier de la journée d’étude

‹‹Violence et École››. Toulouse, pp.40-46.

JULIEN, P. (1996). O estranho gozo do próximo: ética e psicanálise. Rio de Janeiro:

Jorge Zahar Editor.

KUPFER, M. C. (1999). Freud e a Educação, dez anos depois. Revista da APPOA, Porto Alegre, v. 1, n. 16, pp. 14-26.

LACAN, Jacques. (1992). O seminário: livro 17 – o avesso da psicanálise (1969-1970).

Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

_____. Televisão. (1993). Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

LAJONQUIÈRE, L. (2006). Sigmund Freud: para uma educação além da pedagogia.

Educação Temática Digital, Campinas, v.8, n.esp., pp. 1-19.

MEIRIEU, P.; LE BARS, S. (2001). La machine-école. Paris: Gallimard.

MELMAN, C. (2003). O homem sem gravidade. Rio de Janeiro: Companhia de Freud.

MILLOT, C. (2001). Freud antipedagogo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

OLIVEIRA, M. L. (2008). Apresentação. In: ______. (Org.). O acolhimento do desejo na

educação: um desafio para educadores. São Paulo: Cultura Acadêmica, pp. 7-10.

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste artigo é expor uma proposta pedagógica para a resolução de equações algébricas, integrando a História da Matemática e os recursos tecnológicos como o software

Objetivo: Compreender melhor a exposição dos profissionais de saúde do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes ao Mycobacterium leprae, através da determinação de

Por fim são calculados os índices que reflectem o risco do sistema não conseguir alimentar a procura de energia, tendo em conta a carga em cada período, a potência em manutenção e

Porém, o que está em questão aqui neste trabalho não é mensurar os transcursos que as técnicas romanescas (embora o Queijo e os vermes não seja precisamente

ADVERTÊNCIA Para reduzir o risco de ferimentos graves sempre que for instruído para libertar a pressão siga sempre o Procedimento de Descompressão na página 12.. Limpe todas as peças

Este trabalho visa abranger as áreas de conhecimento de sistemas microcontrolados, eletrônica de potência, sistema de controle, transferência de calor e termodinâmica

escola particular.. Ainda segundo os dados 7 fornecidos pela escola pública relativos à regulamentação das atividades dos docentes participantes das entrevistas, suas atribuições

determinou, nomeadamente: “III - Salvo prova em contrário, de ocorrência de circunstâncias excecionais, o acordo no qual o sócio e gerente de uma sociedade garante