• Nenhum resultado encontrado

I DA OCUPAÇÃO DE VAGAS REMANESCENTES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "I DA OCUPAÇÃO DE VAGAS REMANESCENTES"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE COMISSÃO PERMANENTE DO VESTIBULAR

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio da Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE), considerando os termos da Resolução nº 033/2012, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), de 27/04/2012, e do Provimento nº 004/12-R, de 27/04/2012 torna público que:

I – DA OCUPAÇÃO DE VAGAS REMANESCENTES

1. A UFRN permitirá, para entrada no 2º período letivo de 2012 e no 1º períod o letivo de 2013, o ingresso de alunos que já concluíram ou que estão vinculados a outros cursos de graduação para ocupação de vagas remanescentes, mediante processo seletivo.

1.1. As vagas remanescentes são aquelas geradas por cancelamentos de programa nos termos do art. 34 do Regulamento dos Cursos Regulares de Graduação da UFRN (Resolução nº 227/2009 – CONSEPE).

2. Serão oferecidas 612 (seiscentas e doze) vagas nos cursos de graduação da UFRN, distribuídas em diferentes cursos e campi para ingresso nos períodos letivos 2012.2 e 2013.1, conforme quadro de vagas no Anexo I deste Edital.

3. De acordo com a situação específica de cada candidato selecionado, a ocup ação da vaga remanescente acontecerá através de um dos seguintes mecanismos de ingresso:

a) Para os candidatos que estão vinculados a outro curso de graduação da própria UFRN, o ingresso será caracterizado como sendo através do mecanismo de Reopção.

b) Para os candidatos que estão vinculados a um curso de graduação de outra Instituição de Ensino Superior, o ingresso será caracterizado como sendo através do mecanismo de Transferência Voluntária.

c) Para os candidatos portadores de diploma de graduação, o ingresso será caracterizado como sendo através do mecanismo de Reingresso de Graduado.

3.1. Todas as vagas remanescentes existentes poderão ser preenchidas indistintamente por candidatos cujo ingresso será caracterizado como sendo via Reopção, Transferência Voluntária ou Reingresso de Graduado, não havendo quantidades específicas de vagas reservadas para cada um desses mecanismos de ingresso.

3.2. Para o candidato selecionado cuja admissão possa ser caracterizada através de mais de um mecanismo de ingresso, será adotado aquele indicado pelo candidato no momento da inscrição.

II – DO PROCESSO SELETIVO

4. O processo seletivo será constituído por provas e análise do histórico escolar do curso que está sendo cursado ou que já foi concluído pelo candidato.

5. As provas que integrarão o processo seletivo são as seguintes:

a) 6 (seis) provas objetivas, que abrangerão conhecimentos de Biologia, Química, Matemática, Física, Geografia e História comuns às diversas formas de escolarização do ensino médio; e

b) uma prova de redação.

6. A análise do histórico escolar tem como objetivo dar preferência na ocupação d as vagas remanescentes, através do cálculo do Índice de Conclusão (IC), aos candidatos

(2)

que pleiteiam vaga no mesmo curso e com maior percentual de carga horária já cumprida no curso de origem, desde que acima do limite mínimo de 15% e até o limite de 50%.

6.1. O Índice de Conclusão (IC) é um fator multiplicativo, maior ou igual que 1,0 (um) e menor ou igual que 1,35 (um inteiro e trinta e cinco centésimos), que será multiplicado pelo escore padronizado obtido pelo candidato nas provas objetivas e na prova de redação.

6.2. Para o candidato que esteja pleiteando vaga em um curso distinto daquele que está cursando ou que já concluiu, o Índice de Conclusão (IC) será igual a 1,0.

6.3. Para o candidato que esteja pleiteando vaga no mesmo curso que está cursando ou que já concluiu em outra modalidade, habilitação ou ênfase, o Índice de Conclusão (IC) será calculado com base no percentual da carga horária já cumprida no curso de origem.

7. Para os candidatos que satisfazem o previsto no subitem 6.3, o Índice de Conclusão (IC) será calculado de uma das seguintes formas:

a) Para quem já cumpriu o limite mínimo de 15% da carga horária do curso de origem, o Índice de Conclusão (IC) será igual a 1,0 (um).

b) Para quem já cumpriu mais de 50% da carga horária do curso de ori gem ou já o concluiu, o Índice de Conclusão (IC) será igual a 1,35 (um inteiro e trinta e cinco centésimos).

c) Para quem já cumpriu mais de 15% e menos de 50% da carga horária do curso de origem, o Índice de Conclusão (IC) será calculado adicionando -se 1,0 (um) ao resultado da divisão por 100 (cem) do percentual de carga horária já cumprida (CH%), subtraindo-se 15 (quinze) desse percentual, conforme a fórmula a seguir:

III – DOS REQUISITOS

8. Todo candidato à ocupação de uma vaga remanescente deverá a tender aos requisitos previstos em um dos itens 9, 10 ou 11, de acordo com o mecanismo de ingresso que corresponde à sua situação.

9. Somente poderá ocupar uma vaga remanescente através do mecanismo de reingresso de graduado o candidato que comprovar que j á concluiu um curso de graduação legalmente reconhecido.

9.1. Não será permitido o reingresso de graduado para cursar o mesmo curso já concluído com êxito pelo candidato, exceto para obtenção de outro grau (bachar elado ou licenciatura) distinto do grau já obtido ou para conclusão de outra habilitação ou ênfase.

10. Somente poderá ocupar uma vaga remanescente através do mecanismo de transferência voluntária o candidato que comprovar:

a) vínculo ativo com um curso de graduação em outra instituição de ensino superior no Brasil, por um período mínimo de 1 (um) ano letivo completo antes do início do processo seletivo, sendo considerado apenas o tempo referente ao vínculo atual, mesmo que o candidato já tenha tido outro vínculo em outra instituição ou em outra modalidade ou habilitação do mesmo curso.

b) ter integralizado, anteriormente ao início do processo seletivo, pelo menos 15% (quinze por cento) da carga horária exigida pela estrutura curricular à qual o candidato está vinculado na instituição de origem.

c) que o curso específico ao qual o aluno está vinculado na instituição de origem é legalmente reconhecido ou autorizado.

d) que o ingresso no ensino superior não se deu por convênio cultural ou cortesia diplomática ou via judicial.

(3)

11. Somente poderá ocupar uma vaga remanescente através do mecanismo de reopção o candidato que comprovar:

a) vínculo ativo com um curso de graduação da UFRN, por um período mínimo de 1 (um) ano letivo completo antes do início do processo seletivo, sendo considerado apenas o tempo referente ao vínculo atual, mesmo que o candidato já tenha tido outro vínculo na UFRN, em outra instituição ou em outra modalidade ou habilitação do mesmo curso.

b) ter integralizado, anteriormente ao início do processo seletivo, pelo menos 15% (quinze por cento) da carga horária exigida pela estrutura curricular à qual o candidato está vinculado atualmente na UFRN.

c) que o ingresso na UFRN se deu por vestibular ou pelo SiSU (Sistema de Seleção Unificada) e não por outras formas de admissão.

12. Para atendimento da exigência de cumprimento do tempo mínimo de vínc ulo, prevista na letra a dos itens10 e 11, serão considerados apenas os períodos letivos regulares até o ano letivo de 2011 nos quais o candidato integralizou carga horária, sem incluir períodos letivos em curso, em que o curso esteve trancado ou suspenso ou nos quais o candidato não obteve aprovação em nenhum componente curricular.

13. Para atendimento da exigência de cumprimento da carga horária mínima, prevista na letra b dos itens 10 e 11, será considerada a integralização curricular registrada no histórico escolar fornecido pelo candidato no momento da inscrição até o ano letivo de 2011, sem incluir componentes curriculares vinculados a anos letivos posteriores, mesmo que já estejam concluídos no momento da inscrição.

13.1. A exigência de cumprimento da carga horária mínima é independente da exigência de tempo mínimo de vínculo, prevista na letra a dos itens 10 e 11, ambas devendo ser cumpridas mesmo que a estrutura curricular à qual o candidato es tá vinculado preveja o cumprimento de um percentual de carga horária inferior a 15% no primeiro ano do curso.

13.2. O percentual de carga horária já cumprida será calculado levando em conta a carga horária total da estrutura curricular à qual o candidato e stá vinculado na instituição de origem, e não a carga horária da estrutura curricular do curso pleiteado na UFRN ou a carga horária mínima prevista nas diretrizes curriculares do Ministério da Educação para o curso em questão.

14. A comprovação do reconhecimento do curso, exigida no item 9 e na letra c do item 10, deverá ser feita através de parecer ou resolução que reconheça explicitamente o curso na modalidade, habilitação e cidade sede frequentados pelo candid ato.

14.1. Só são admissíveis os reconhecimentos emitidos pelo Ministério da Educação ou pelo Conselho Estadual de Educação do estado onde o curso é oferecido, neste último caso apenas para os cursos das instituições vinculadas aos sistemas estaduais de ensino e se o curso for oferecido no mesmo estado ao qual a instituição é vinculada.

IV – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE A INSCRIÇÃO

15. A inscrição do candidato implicará na aceitação total e incondicional das disposições, normas e instruções constantes neste Edital e na Resolução.

16. Todas as informações prestadas pelo candidato, ao inscrever -se no Processo Seletivo, serão de sua inteira responsabilidade.

16.1. O candidato inscrito por outrem assume total responsabilidade pelas informações prestadas, arcando com as conse quências de eventuais erros que seu representante venha a cometer ao preencher o Formulário de Inscrição.

17. Terá a sua inscrição cancelada e será eliminado do Processo Seletivo, o candidato que usar dados de identificação de terceiros para realizar a sua inscrição.

18. Cada candidato terá direito apenas a uma inscrição, em um único curso. 19. A inscrição somente será validada mediante confirmação, pela COMPERVE:

(4)

b) da comprovação da integralização do percentual mínimo de 15% da carga horária no curso de origem ou da conclusão do curso, através do documento escolar previsto na letra f do item 27 ou no subitem 27.1.

19.1. Se o documento escolar enviado não comprovar a integralização do percentual mínimo de 15% da carga horária no curso de origem ou a co nclusão do curso, a COMPERVE cancelará a inscrição do candidato.

19.2. Caso o candidato envie ou entregue mais de um documento escola r em atendimento à exigência da letra f do item 26 ou do subitem 26.1, será considerado apenas o último recebido dentro do prazo.

19.3. Não haverá isenção da taxa de inscrição.

19.4. Se o pagamento for efetuado por cheque sem o devido provimento de fundos, a COMPERVE cancelará a inscrição do candidato

.

20. O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição não será devolvido em hipótese alguma.

20.1. Caso efetue pagamento correspondente a mais de uma inscrição, será considerada, apenas, a inscrição correspondente a do último pagamento efetuado.

20.2. Caso efetue pagamento correspondente a mais de uma inscrição, a(s) taxa(s) anterior(es) não será(ão) devolvida(s).

21. O valor referente ao pagamento da taxa de inscrição é intransferível.

22. O candidato com necessidades educacionais especiais que precisar de condições diferenciadas para realizar as provas deverá:

a) preencher integralmente o Requerimento de Atendimento Especial disponível no Formulário de Inscrição;

b) imprimir esse requerimento; e

c) entregá-lo ou enviá-lo via Sedex, endereçado à COMPERVE, situada na Avenida Senador Salgado Filho, Campus Universitário, Lagoa Nova, Natal/RN, CEP 59078-900, acompanhado de atestado médico com a descrição de sua necessidade.

22.1. O requerimento e o atestado médico referidos na letra c do item 22 deverão ser entregues nos dias úteis, no período de 14 a 25 de maio de 2012, no horário das 7h30min às 11h30min ou das 13h30min às 17h30min.

22.2. A COMPERVE analisará cada requerimento e atenderá à solicitação de condições especiais para realização das provas obedecendo aos critérios de viabilidade e de razoabilidade.

22.3. A condição diferenciada de que trata o item 22 será desconsiderada caso o pedido do requerente não seja efetuado no período estabelecido no subitem 22.1.

23. Para efeito de inscrição, serão considerados documentos de identificação:

a) Carteiras expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Comandos

Militares, pelos Institutos de Identificação, pelos Corpos de Bombeiros Militares e por órgãos fiscalizadores (ordens, conselhos, etc.);

b) Passaporte;

c) Certificado de Reservista;

d) Carteira de Trabalho e Previdência Social; e) Carteira Nacional de Habilitação; ou

f) Carteiras funcionais do Ministério Público ou expedidas por órgão público que,

por lei federal, tenham validade como identidade.

24. A COMPERVE não se responsabiliza pelo não-recebimento de solicitação de inscrição via Internet por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação bem como por outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

25. Independente da sua opção de curso e de cidade sede, o candidato poderá escolher, entre os municípios do estado do Rio Grande do Norte discriminados a seguir, aquele onde deseja realizar as provas: Natal, Caicó e Currais Novos.

(5)

III DA INSCRIÇÃO

26. A inscrição será realizada, exclusivamente, via Internet, a partir das 8 horas do dia 12 de maio de 2012 até as 23h59min do dia 24 de maio de 2012.

26.1. Para se inscrever, o candidato deverá obrigatoriamente ter Cadastro de Pessoa Física (CPF), documento de identificação e preen cher todos os campos do Formulário de Inscrição.

26.2. A taxa de inscrição será no valor de R$ 30,00 (trinta reais).

27. Para se inscrever, o candidato deverá observar os seguintes procedimentos: a) acessar o sítio da COMPERVE (www.comperve.ufrn.br), no qu al estarão disponíveis o Edital e o Formulário de Inscrição;

b) preencher integralmente o Formulário de Inscrição de acordo com as instruções constantes nele;

c) enviar, eletronicamente, o Formulário de Inscrição com uma foto recente, para documento, tamanho 3x4, em arquivo digital formato jpeg;

d) imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para poder efetuar o pagamento da taxa de inscrição;

e) efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 25 de maio de 2012, no local indicado na GRU; e

f) no período de 14 a 21 de maio de 2012, entregar na sede da COMPERVE, no horário das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, ou remeter por fax para (84) 3211 -9202, cópia do histórico escolar do curso de graduação sendo cursado ou já concluído que comprove a integralização do percentual mínimo de 15% da carga horária no curso de origem.

27.1. Para os candidatos que já concluíram um curso de graduação e concorrem na modalidade de reingresso de graduado, a cópia do histórico escolar prevista na letra f deste item poderá ser substituída por cópia do diploma ou comprovante de conclusão.

27.2. O candidato aprovado deverá apresentar, no momento da efetivação do cadastro na UFRN, o original do documento enviado à COMPERVE em atendimento à exigência da letra f deste item, sendo sua inteira responsabilidade garantir a concordância das informações entre a cópia enviada e o original, sob pena de perda da vaga.

28. O candidato que não cumprir o que determina o item 27 não estará inscrito no Processo Seletivo.

29. É de inteira responsabilidade do candidato guardar o Comprovante de Pagamento até a data da validação da inscrição.

V – DA VALIDAÇÃO DA INSCRIÇÃO E DO LOCAL DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS 30. O candidato devidamente inscrito poderá acessar o sítio da COMPERVE para consultar sobre a validação de sua inscrição.

30.1. A partir do dia 25 de maio de 2012, será disponibilizada a consulta referente ao cumprimento da exigência de conclusão do curso ou de integralização do percentual mínimo de 15% da carga horária no curso de origem.

30.2. O candidato devidamente inscrito cuja inscrição não estiver validada pelo não cumprimento da exigência referida no subitem anterior poderá interpor recurso, conforme os procedimentos estabelecidos no item 54.

30.3. A partir do dia 30 de maio de 2012, será disponibilizada a consulta referente ao pagamento da taxa de inscrição.

30.4. O candidato devidamente inscrito cuja inscrição não estiver validada por falta de pagamento poderá enviar à COMPERVE, via fax para (84) 3211 -9202, até o dia 1º de

(6)

junho de 2012, cópia do seu comprovante de pagamento para que seja providenciada a validação

31. A divulgação dos locais de realização das provas estará disponível no sítio da COMPERVE, a partir do dia 30 de maio de 2012.

31.1. São de responsabilidade exclusiva do candidato, a identificação correta do local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado no item 33 deste Edital.

VI – DA APLICAÇÃO E DA CORREÇÃO DAS PROVAS

32. As provas serão realizadas no dia 3 de junho de 2012, nos municípios de Natal, Caicó e Currais Novos, no Rio Grande do Norte.

32.1. As provas terão duração máxima de quatro horas e trinta minutos, exceção feita ao candidato portador de necessidades educacionais especiais cuja solicitação de tempo adicional tenha sido deferida que terá uma hora a mais para realização das provas.

32.2. O candidato somente poderá realizar as provas no município que escolheu, de acordo com o item 25.

33. O acesso ao local onde se realizarão as provas ocorrerá das 7h30min às 8 horas (horário oficial local).

33.1. O candidato que chegar após as 8 horas não terá acesso ao local de realização das provas e estará eliminado do Processo Seletivo.

33.2. Os portões dos locais de provas serão fechados rigorosamente às 8 horas, sendo recomendado ao candidato chegar ao local com, no mínimo, 30 (trinta) minutos de antecedência para o fechamento dos portões.

34. Para ter acesso à sala de provas, o candidato deverá apresentar o original do mesmo documento de identificação utilizado no ato de sua inscrição, salvo q uando explicitamente autorizado pela COMPERVE.

34.1. Caso o candidato esteja impossibilitado de apresentar, no dia de realização das provas, o original do documento de identificação, por motivo de perda, roubo ou furto, deverá apresentar documento que ateste o registro da ocorrência em órgão policial, expedido há, no máximo, noventa dias.

34.2. Não será aceita cópia de documento de identificação, ainda que autenticada, nem protocolo de documento.

35. Durante a realização das provas, não será permitido ao ca ndidato portar arma, celular (ligado ou não), relógio eletrônico, calculadora, câmera fotográfica ou qualquer outro tipo de aparelho eletrônico, dicionário, apostila, “dicas” ou qualquer outro material didático do mesmo gênero, livro, boné, corretivo líqui do, borracha, óculos escuros, lapiseira e outros.

35.1. A COMPERVE não se responsabilizará por perdas ou extravios de objetos durante a realização das provas.

35.2. O candidato que descumprir o que estabelece o item 35 estará eliminado do Processo Seletivo.

36. O candidato deverá levar caneta esferográfica, confeccionada em material transparente, de tinta na cor preta ou azul, para redigir, em caráter definitivo, a Redação e preencher a Folha de Respostas.

37. Será eliminado do Processo Seletivo o candidato que, durante a realização das provas:

a) for surpreendido fornecendo e/ou recebendo auxílio para a execução das

provas;

b) for surpreendido portando celular, relógio eletrônico, gravador, receptor,

calculadora, câmera fotográfica, pager, notebook e/ou equipamento similar, ligados ou não;

(7)

autoridade para supervisionar, coordenar, fiscalizar ou orientar a aplicação das provas;

d) recusar-se a entregar o material das provas ao t érmino do tempo estabelecido; e) afastar-se da sala, a não ser em caráter definitivo, sem o acompanhamento de

fiscal;

f) ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando Folha de Respostas ou

Caderno de Provas;

g) descumprir as instruções contidas no Caderno de Provas ou na Folha de

Respostas;

h) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos; ou

i) utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos ou ilegais para obter aprovação

própria ou de terceiros, em qualquer etapa do Processo Seletivo.

38. Independente do curso, o candidato receberá um Caderno de Provas, contendo uma Prova de Redação e as Provas Objetivas, com 60 questões de múltipla escolha, sendo 10 de Biologia, 10 de Química, 10 de Matemática, 10 de Física, 10 de Geografia e 10 de História, e uma Folha de Respostas.

39. O candidato disporá de, no máximo, quatro horas e trinta minutos para responder a todas as questões, preencher a Folha de Respostas e redigir, em caráter definitivo, a Redação.

39.1. Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a aplicação das provas.

39.2. O candidato que, por qualquer motivo, se ausentar do prédio ond e estiver realizando as provas não mais terá acesso ao referido local.

40. Na primeira hora de aplicação das provas, o candidato será identificado e deverá assinar a Ficha de Identificação Individual, a Folha de Respostas e a capa do Caderno de Provas no espaço reservado para esse fim.

40.1. Ao retirar-se definitivamente da sala de provas, o candidato deverá entregar ao fiscal a Folha de Respostas e o Caderno de Provas.

41. As questões de múltipla escolha considerarão domínio de conteúdo e interpretação adequada de situações apresentadas, e cada uma delas terá quatro opções de resposta, das quais apenas uma será correta.

42. Na Folha de Respostas constarão, entre outras informações, o nome do candidato, seu número de inscrição e o número do seu Documento de Identificação.

42.1. O candidato deverá verificar se os dados constantes na Folha de Respostas estão corretos e, se constatar algum erro, deve rá comunicá-lo imediatamente ao fiscal da sala.

42.2. O candidato terá inteira responsabilidade sobre a sua Folha de Respostas e não poderá rasurá-la, dobrá-la, amassá-la nem danificá-la, pois ela não será substituída por esses motivos.

42.3. Na Folha de Respostas, o candidato deverá marcar, exclusivamente, a opção que julgar correta para cada questão, seguindo as orientações nela contidas.

42.4. A marcação de mais de uma opção ou a não-marcação anularão a resposta da respectiva questão.

42.5. As Folhas de Respostas das Provas Objetivas serão corrigidas por sistema eletrônico de computação.

43. As Provas Objetivas valerão, no máximo, 10 (dez) pontos. 44. Cada questão da prova terá igual valor.

45. A Prova de Redação exigirá que o candidato produza um texto a rgumentativo em prosa, segundo o padrão culto da língua portuguesa escrita, com base em uma situação comunicativa determinada, em um dos seguintes gêneros: artigo de opinião ou carta argumentativa.

(8)

a) obtiver, pelo menos, um acerto em cada Prova Objetiva e, no mínimo, 30% de

acertos no conjunto das Provas Objetivas;

b) inserir-se no grupo constituído por um número de candidato s correspondente

a, no máximo, 3 (três) vezes o total de vagas oferecidas, considerando-se os primeiros classificados de acordo com a ordem decrescente do Argumento das Provas Objetivas (APO).

46.1. O número de acertos correspondente a 30% de acertos no conjunto das Provas Objetivas será arredondado para o número inteiro imediatamente superior.

46.2. Será corrigida a Prova de Redação de todos os candidatos para os quais ocorra empate no Argumento das Provas Objetivas entre ele e o último classificado no grupo definido na letra b deste item.

47. A Prova de Redação será avaliada, isoladamente, por dois examinadores. 47.1. A nota da Prova de Redação assumirá valores entre 0 (zero) e 10 (dez). 47.2. A nota da Prova de Redação será o resultado obtido pela média aritmética das notas atribuídas por cada um dos examinadores.

47.3. A banca examinadora só avaliará a redação inserida no espaço reservado para esse fim e escrita com caneta esferográfica de tinta na cor azul ou preta.

47.4. As notas da Prova de Redação serão lançadas em Folhas de Avaliação e processadas eletronicamente.

47.5. Se as notas atribuídas na prova referida no item 47 divergirem em mais de dois pontos, um terceiro examinador será convocado para eliminar a divergência.

48. Será eliminado o candidato que:

a) não obtiver, pelo menos, um acerto em cada Prova Objetiva e, n o mínimo,

30% de acertos no conjunto das Provas Objetivas;

b) não estiver inserido no grupo de candidatos const ituído na letra b do item 46; c) obtiver nota inferior a 3,0 (três) na Prova de Redação;

d) identificar-se, no Caderno de Provas, em outro espaço além daquele

reservado para esse fim;

e) preencher a Folha de Respostas com lápis grafite (ou lapiseira);

f) transcrever, em caráter definitivo, a redação c om lápis grafite (ou lapiseira); ou g) descumprir o estabelecido na capa do Caderno de Provas.

VII – DA CLASSIFICAÇÃO E DA SELEÇÃO

49. O preenchimento das vagas, por curso, dar-se-á por meio de processo classificatório, obedecendo à ordem decrescente dos Argumentos Finais (AF) dos candidatos considerados aptos segundo os critérios estabelecidos nos itens 46 e 48 deste Edital.

49.1. O cálculo do escore padronizado de cada Prova Objetiva será efetuado pela padronização do número de acertos obtidos pelo candidato, na respectiva prova, considerando-se a média e o desvio-padrão do número de acertos obtidos por todos os candidatos.

49.2. O cálculo do escore padronizado da Prova de Redação será efetuado pela padronização da nota bruta obtida pelo candidato, na respectiva prova, considerando -se a média e o desvio-padrão das notas brutas obtidas por todos os candidatos.

49.3. A padronização de que tratam os subitens 49.1 e 49.2 é dada pelo número de desvios-padrão em relação ao qual o valor (número de acertos ou nota bruta) está afastado da média, multiplicado por 100 e somado a 500, conforme fórmula a seguir :

(9)

49.4. O Argumento das Provas Objetivas (APO) será calculado pela multiplicação do Índice de Conclusão (IC) do candidato pela média aritmética dos escores padronizados obtidos pelo candidato em cada uma das 6 (seis) Provas Objetivas, conforme fórmula a seguir:

49.5. O Argumento da Prova de Redação (APR) será calculado pela multiplicação do Índice de Conclusão (IC) do candidato pelo escore padronizado da Prova de Redação, conforme fórmula a seguir:

49.6. O Argumento Final (AF) será obtido pela média ponderada entre o Argumento das Provas Objetivas (APO), com peso 4 (quatro), e o Argumento da Prova de Redação (APR), com peso 6 (seis), conforme fórmula a seguir:

49.7. Para efeito de apresentação dos resultados do Argumento Final (AF), levar -se-á em conta o arredondamento para duas casas decimais.

49.8. Ocorrendo empate de Argumentos Finais (AF) entre candidatos de determinado curso, o desempate será decidido em favor do mais idoso.

VII – DO CADASTRAMENTO, DO REMANEJAMENTO E DA MATRÍCULA

50. O candidato classificado deverá se cadastrar em local e prazo estabelecidos em Edital de Cadastramento, Matrícula e Remanejamento da Diretoria de Administração e Controle Acadêmico/Pró-Reitoria de Graduação - DACA/PROGRAD, publicado no dia da aplicação das provas.

50.1. No ato do cadastramento, o candidato classificado deverá atender, integralmente, o Edital de Cadastramento, Matrícula e Remanejamento.

50.2. O candidato que não efetuar o cadastramento perderá a vaga conquistada no Processo Seletivo, gerando a possibilidade de convocação de suplente para ocupação da vaga.

51. As matrículas em disciplinas serão realizadas após o cadastramento, nas Coordenações dos respectivos cursos, no período previsto para tal no Calendário Universitário da UFRN.

51.1. O candidato que não efetuar matrícula no prazo e local estabelecidos perderá a vaga conquistada no Processo Seletivo, nos termos do artigo 201 do Regulamento dos Cursos Regulares de Graduação da UFRN (Resolução nº 227/2009 – CONSEPE).

52. As vagas não preenchidas no cadastramento ou na matrícula serão ocupadas na forma estabelecida no Edital de Cadastramento, Matrícula e Remanejamento.

52.1. Caso sobrem vagas não preenchidas em cursos onde não restam candidatos aprovados, o Edital de Cadastramento, Matrícula e Remanejamento poderá prever mecanismos de ocupação destas vagas por candidatos aprovados que concorreram para outros cursos no Processo Seletivo.

(10)

53. Os resultados do Processo Seletivo para ocupação de vagas remanescentes terão validade apenas para o ano em referência.

VIII – DOS RECURSOS

54. O candidato que tiver a sua inscrição indeferida pelo não cumprimento ou não comprovação do cumprimento da exigência de conclusão do curso ou integralização do percentual mínimo de 15% da carga horária no curso de or igem poderá interpor recurso contra a decisão até o dia 30 de maio de 2012, observando os seguintes procedimentos:

a) acessar o sítio da COMPERVE, no qual estará disponível o formulário de Requerimento Específico;

b) preencher integralmente o Requerimento de acordo com as instruções nele constantes e enviá-lo eletronicamente; e

c) imprimir o Comprovante de Solicitação.

54.1. O candidato deverá consultar, no sítio da COMPERVE, o resultado do julgamento do recurso; em caso de decisão favorável, a inscrição se rá validada e o candidato, inscrito na lista de habilitados a realizar a prova, sem necessidade de solicitação por parte do candidato.

54.2. Em hipótese alguma, será aceito pedido de revisão ou reconsideração do recurso ou recurso do recurso.

55. O Gabarito Oficial Preliminar das Provas Objetivas e o Índice de Conclusão (IC) dos candidatos serão divulgados via Internet, no sítio da COMPERVE, uma hora após o término da aplicação das provas.

56. O candidato poderá interpor recurso contra o Gabarito Oficial Pr eliminar das Provas Objetivas ou contra o cálculo do Índice de Conclusão (IC) até 48 horas após a divulgação do Gabarito Oficial Preliminar e do Índice de Conclusão (IC), observando os seguintes procedimentos:

a) acessar o sítio da COMPERVE, no qual estará disponível o formulário de Requerimento Específico;

b) preencher integralmente o Requerimento de acordo com as instruções nele constantes e enviá-lo eletronicamente; e

c) imprimir o Comprovante de Solicitação.

56.1. O candidato deverá consultar, no sítio da COMPERVE, o dia em que terá acesso ao Parecer da Banca de Revisão.

56.2. Em hipótese alguma, será aceito pedido de revisão ou reconsideração do recurso, recurso do recurso ou recurso contra o Gabarito Oficial Definitivo.

56.3. Se houver alteração de resposta do Gabarito Oficial Preliminar, esta valerá para todos os candidatos, independentemente de terem recorrido.

56.4. Na hipótese de alguma questão de múltipla escolha vir a ser anulada, o seu valor em pontos não será contabilizado em favor de nenhum can didato.

56.5. Não serão aceitos recursos relativos a preenchimento incompleto, equivocado ou incorreto da Folha de Respostas.

57. O candidato poderá requerer cópia de sua Folha de Respostas e/ou da Prova de Redação até 48 horas após a divulgação do respectivo resultado, observando os seguintes procedimentos:

(11)

a) acessar o sítio da COMPERVE, no qual estará disponível o formulário de Requerimento Específico;

b) preencher integralmente o Requerimento de acordo com as instruções nele constantes e enviá-lo eletronicamente; e

c) imprimir o Comprovante de Solicitação.

57.1. O candidato que cumpriu o que determina o item 47 terá acesso à(s) cópia(s) na sede da COMPERVE, no segundo dia útil após o término do prazo de solicitação da(s) cópia(s).

58. O candidato poderá interpor recurso à correção de sua Prova de Redação, até 48 horas após o encerramento do prazo para o recebimento da cópia, observando os seguintes procedimentos:

a) acessar o sítio da COMPERVE, no qual estará disponível o formulário de Requerimento Específico;

b) preencher integralmente o Requerimento de acordo com as instruções nele constantes e enviá-lo eletronicamente; e

c) imprimir o Comprovante de Solicitação.

58.1. O candidato deverá consultar, no sítio da COMPERVE, o dia e o horário para recebimento do Parecer da Banca de Revisão.

58.2. Em hipótese alguma, será aceito pedido de revisão ou reconsideração do recurso ou recurso do recurso.

IX – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

59. O Processo Seletivo será anunciado mediante Extrato do Edital, publicado no Diário Oficial da União.

59.1. O Edital estará disponível na Internet, no sítio da COMPERVE.

60. Com base no artigo 207 da Constituição da República Federativa do Brasil, a COMPERVE reserva-se o direito de manter a Folha de Respostas, o caderno de Provas, as Folhas de Avaliação e todo o material de aplicação arquivados por 60 (sessenta) dias consecutivos, contados a partir da divulgação do resultado final do Processo Seletivo e, após esse período, de reciclá-los.

61. A COMPERVE poderá, durante a aplicação do Processo Seletivo, fazer uma vistoria rigorosa em qualquer candidato.

62. Serão incorporados ao Edital, para todos os efeitos, quaisquer editais complementares que vierem a ser publicados pela UFRN com vistas ao Processo Seletivo para a Ocupação de Vagas Remanescentes, bem como as disposições e instruções contidas na Folha de Respostas e no Caderno de Provas.

63. Os casos omissos e as situações não previstas n o presente Edital serão analisados pela COMPERVE/PROGRAD e encaminhados, se necessário, ao CONSEPE.

64. Este Edital entra em vigor a partir da data de sua publicação, sendo válido apenas para o Processo Seletivo para Ocupação de Vagas Remanescentes, para ingresso no segundo semestre letivo do ano de 2012, revogadas as disposições em contrário.

Natal, 27 de abril de 2012.

Magda Maria Pinheiro de Melo Presidente da COMPERVE

(12)

ANEXO I

QUADRO DE VAGAS REMANESCENTES

CURSO - HABILITAÇÃO (TURNO) VAGAS

(MODALIDADE: Bacharelado, Licenciatura, Formação) 12.2 13.1 TOTAL

Campus NATAL

Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

ADMINISTRAÇÃO (M) B 5 5 10 ADMINISTRAÇÃO (N) B 5 5 10 ARTES VISUAIS (MT) L 4 4 BIBLIOTECONOMIA (T) B 4 4 CIÊNCIAS CONTÁBEIS (M) B 5 5 10 CIÊNCIAS CONTÁBEIS (N) B 5 5 10 CIÊNCIAS ECONÔMICAS (M) B 5 5 CIÊNCIAS ECONÔMICAS (N) B 5 5 CIÊNCIAS SOCIAIS (M) B 5 5 CIÊNCIAS SOCIAIS (N) L 5 5

COMUNICAÇÃO SOCIAL (N) - JORNALISMO B 4 4

COMUNICAÇÃO SOCIAL (T) - JORNALISMO B 4 4

COMUNICAÇÃO SOCIAL (N) - PUBLICIDADE E PROPAGANDA B 8 8

COMUNICAÇÃO SOCIAL (N) - RADIALISMO B 3 3

COMUNICAÇÃO SOCIAL (T) - RADIALISMO B 3 3

DANÇA (N) L 4 4 DESIGN (MT) B 4 4 DIREITO (M) B 5 5 10 DIREITO (N) B 5 5 10 FILOSOFIA (N) B 3 3 FILOSOFIA (N) L 3 3 GEOGRAFIA (M) B 4 4 GEOGRAFIA (N) L 4 4

GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS (N) B 6 6

GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS (T) B 6 6

HISTÓRIA (M) B 2 2

HISTÓRIA (M) L 3 3

HISTÓRIA (N) L 5 5

LETRAS (N) - LINGUA ESPANHOLA E LITERATURAS L 2 1 3

LETRAS (M) - LINGUA FRANCESA E LITERATURAS L 2 2

LETRAS (M) - LINGUA INGLESA E LITERATURAS L 2 2

LETRAS (M) - LINGUA PORTUGUESA E LITERATURAS L 3 3

LETRAS (N) - LINGUA PORTUGUESA E LITERATURAS L 4 4

PEDAGOGIA (N) L 2 1 3 PEDAGOGIA (T) L 3 2 5 PSICOLOGIA (MT) F 6 6 SERVIÇO SOCIAL (M) F 4 4 SERVIÇO SOCIAL (T) F 4 4 TEATRO (M) L 4 4 TURISMO (T) B 6 4 10 SUBTOTAL 81 118 199

Área de Ciências Exatas e Tecnologias

ARQUITETURA E URBANISMO (MTN) F 2 2 4 CIÊNCIAS E TECNOLOGIA (N) B 28 28 56 CIÊNCIAS E TECNOLOGIA (MT) B 28 28 56 CIÊNCIAS ATUARIAIS (N) B 4 4 CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO (MT) B 5 5 ENGENHARIA CIVIL (MTN) F 5 5 10

(13)

CURSO - HABILITAÇÃO (TURNO) VAGAS

(MODALIDADE: Bacharelado, Licenciatura, Formação) 12.2 13.1 TOTAL

ENGENHARIA DE ALIMENTOS (N) F 4 4 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (T) F 4 4 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (N) F 4 4 ENGENHARIA DE SOFTWARE (MT) B 4 4 ENGENHARIA ELÉTRICA (MTN) F 4 5 9 ENGENHARIA QUÍMICA (MTN) F 4 3 7 ENGENHARIA TÊXTIL (TN) F 4 3 7 ESTATÍSTICA (M) F 2 3 5 FÍSICA (MT) B 5 5 FÍSICA (N) L 6 6 GEOFÍSICA (MT) B 4 4 GEOLOGIA (MT) F 3 3 MATEMÁTICA (MT) B 2 2 MATEMÁTICA (MT) L 3 3 MATEMÁTICA (N) L 6 6 QUÍMICA (M) B 4 4 QUÍMICA (M) L 5 5 QUÍMICA (N) L 5 5 QUÍMICA DO PETRÓLEO (MT) B 5 5 SUBTOTAL 84 143 227

Área de Biociências e Ciências da Saúde

BIOMEDICINA (MT) B 4 4 BIOMEDICINA (N) B 3 3 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (MT) L 2 1 3 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (MT) B 2 2 4 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (N) L 4 3 7 ECOLOGIA (MT) B 4 4 ECOLOGIA (N) B 4 4 EDUCAÇÃO FÍSICA (MT) L 4 4 EDUCAÇÃO FÍSICA (TN) B 4 4 ENFERMAGEM (MT) F 5 5 10 ENGENHARIA DE AQUICULTURA (MT) B 4 4 FARMÁCIA (MT) F 5 4 9 FARMÁCIA (N) F 5 4 9 FISIOTERAPIA (MT) F 2 2 4 FONOAUDIOLOGIA (MT) F 2 2

GESTÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE (N) B 5 5

MEDICINA (MTN) F 5 5 10 NUTRIÇÃO (MT) F 4 4 8 ODONTOLOGIA (MT) F 4 4 8 SUBTOTAL 57 49 106 Campus Caicó CIÊNCIAS CONTÁBEIS (MN) B 5 5 DIREITO (TN) B 5 5 GEOGRAFIA (MT) L 5 5 GEOGRAFIA (N) B 4 4 HISTÓRIA (MT) L 4 4 HISTÓRIA (N) B 4 4 MATEMÁTICA (MN) L 4 4 PEDAGOGIA (M) L 4 4 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (MT) B 5 5 SUBTOTAL 0 40 40

(14)

CURSO - HABILITAÇÃO (TURNO) VAGAS

(MODALIDADE: Bacharelado, Licenciatura, Formação) 12.2 13.1 TOTAL

Campus Currais Novos

ADMINISTRAÇÃO (TN) B 5 5

LETRAS (N) - LINGUA ESPANHOLA E LITERATURAS L 5 5

LETRAS (TN) - LINGUA PORTUGUESA E LITERATURAS L 4 4

TURISMO (MT) B 5 5

SUBTOTAL 0 19 19

Campus Santa Cruz

NUTRIÇÃO (MT) F 2 2 FISIOTERAPIA (MT) F 4 4 SUBTOTAL 0 6 6 Campus Macaíba AGRONOMIA (MTN) F 2 2 ENGENHARIA FLORESTAL (MT) F 4 4 ZOOTECNIA (MT) F 4 4 SUBTOTAL 0 10 10 TOTAL 242 370 612

Referências

Documentos relacionados

Ao rever todas as análises e discussões que realizamos neste trabalho, embasadas nos preceitos funcionalistas aplicados à tradução e nos paradigmas bakhtinianos,

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

Espécimes de tubarões Carcharhinidae, capturados em 1999 no Estado de Santa Catarina, Brasil, estavam parasitados com espécies de Trypanorhyncha Homeacanthoidea: Prionace

Atendimento em locais indicados pela operadora, após liberação da guia TISS, de acordo com a legislação vigente Guia de encaminhamento autorizado pelo guichê de

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

Para que o estudo seja possível, houve um levantamento bibliográfico sobre o cenário do sistema produtivo da saúde no Brasil, tendo em vista a proteção

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior