• Nenhum resultado encontrado

Gazeta do Vale. O Jornal que conquistou o Sul de Minas. 12 de janeiro de 2018 Ano 10 Edição 319 Distribuição gratuita

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Gazeta do Vale. O Jornal que conquistou o Sul de Minas. 12 de janeiro de 2018 Ano 10 Edição 319 Distribuição gratuita"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Gazeta do Vale O Jornal que conquistou o Sul de Minas

12 de janeiro de 2018 | Ano 10 | Edição 319| Distribuição gratuita

Prefeitura cancela Carnaval em Gonçalves. 03

SEM FESTA INVESTIMENTOS

Administração realiza terraplanagem para empresa em Paraisópolis. 04

VAI TER FESTA!

Após um ano sem festa, Carnaval em Cambuí será realizado em 2018. 03

FORA DE CIRCULAÇÃO

Polícia Militar apreende armas

no início do ano na região. 08

(2)

CIDADES

02 Edição 319 - 12/01/2018 Gazeta do Vale

JORNAL GAZETA DO VALE AGORA, SEMANAL!

Entre em contato conosco e anuncie!

(35) 3431-3047 / 99763-5164 - WhatsApp / 99917-2890

Expediente

Redação: Rua Padre Caramuru, 787, Centro, Cambuí/MG, CEP 37600-000.

Telefone: (35) 3431-3047 | WhatsApp Gazeta: (35) 99763-5164 E-mails: redacao@jornalgazetadovale.com.br | comercial@jornalgazetadovale.com.br www.jornalgazetadovale.com.br | Diretor geral: Gerson Benedito de Oliveira

Jornalista responsável: Luis Cesar da Fonseca (MTB 09485/JP MG) | Diagramação e arte final: Luis César da Fonseca | Área comercial: Edson Roberto

As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a op- nião deste veículo de comunicação. As publicidades veiculadas são de responsabilidade das empresas anun- ciantes.

Área de abrangência do jornal: Cambuí, Córrego do Bom Jesus, Senador Amaral, Bom Repouso, Estiva, Ca- manducaia, Itapeva, Consolação, Santa Rita do Sapucaí, Paraisópolis e Gonçalves.

Circulação semanal/ Distribuição gratuita / Impressão: PousoGraf - Pouso Alegre/MG

(3)

CIDADES 03

Edição 319 - 12/01/2018

Gazeta do Vale

Cambuí terá Carnaval em 2018

Luís César Fonseca Está decidido: haverá Carnaval em Cambuí em 2018. Uma reunião reali- zada na quarta-feira, 10, no Centro Cultural, defi- niu os dias dos desfiles das escolas de samba e blocos. Porém, a festa, que acontece entre os dia 9 e 13 de fevereiro, terá algu- mas mudanças.

Conforme divulgado pela chefe do Departa- mento de Cultura, Isis de Oliveira, o Carnaval será realizado em frente à Prefeitura Municipal, dei- xando o espaço do Largo do Mercado, que será re- servado para a instalação das barracas de gêneros alimentícios.

Outra novidade será em relação aos shows: ha- verá banda somente no sábado, domingo e segun- da-feira; os demais dias a animação ficará por conta

da sonorização mecânica.

“Teremos uma econo- mia com palco, sonoriza- ção e iluminação no even- to, garantindo a realização da festa”, explicou Isis.

Os representantes das escolas e blocos definiram, durante a reunião, os dias em que sairão às ruas.

As licitações para o Carnaval serão publicadas nos próximos dias. Após um ano sem a realização da festa, a expectativa é de que ela aconteça com muito brilho.

“Vamos resgatar as tradições da cidade com este Carnaval. Será mais simples, mas muito boni- to”, garante a chefe do De- partamento de Cultura.

Quem irá renascer nes- te Carnaval é a Escola de Samba Turma do Brinco, que fez história nos anos 80 e 90.

“Vamos vir com tudo, resgatando a história da nossa escola”, disse Ana Cecília Lambert, que está à frente do ressurgimento da escola.

Prefeitura cancela Carnaval em Gonçalves

Da Redação*

A Prefeitura Municipal de Gonçalves divulgou, em nota nas redes sociais, a informação do cancela- mento da realização do Carnaval 2018.

Segundo a nota, “o can- celamento se justifica, es- pecialmente, pela neces- sária e imprescindível economia de recursos, em virtude dos cortes orça- mentários e repasses vin- dos do Governo Federal e, principalmente, do Gover- no Estadual”.

Ainda, de acordo com a publicação, o Governo de Minas Gerais não vem honrando os compromis- sos com repasses do ICMS e IPVA nas datas previstas,

“o que prejudica e até mes- mo afeta toda organização financeira e de pagamentos do município que, infeliz- mente, vive exclusivamen- te dos repasses e transfe-

rências obrigatórias para honrar compromissos di- ários, como pagamento da folha de funcionários e for- necedores”.

A nota, que foi assi- nada pelo prefeito muni- cipal, Luiz Rosa da Silva, ainda diz que a decisão por se cancelar a festa foi tomada após o Executi- vo Municipal ouvir todos os seus diretores e chefes de departamento, durante uma reunião realizada na segunda-feira, 8.

“Todos se mostraram, diante da situação eco- nômica do País, nosso Es- tado e nosso próprio Mu- nicípio, favoráveis ao cancelamento, a fim de resguardar recursos para investir em áreas como saúde, educação e infra- estrutura, prioridades no Município”, diz a nota.

A Prefeitura ressaltou, ainda, que não existe verba específica para a realiza-

ção de festividades, como o Carnaval. Todo o investi- mento é fruto de recursos recebidos pela Prefeitura Municipal para aplicar em áreas necessárias”.

Os comentários da po- pulação são os mais di- versos possíveis. Alguns, criticam a postura da ad- ministração; outros, já elo- giam a decisão tomada.

O Carnaval em Gonçal- ves vinha sendo referên- cia na região. Muitos foli- ões compareciam à cidade, principalmente no domin- go à tarde, onde era bas- tante movimentado.

Em 2017, com o can- celamento da festa em al- gumas cidades da região, como Cambuí, muitos fo- ram até a cidade e aprova- ram a realização da festa.

Neste ano, pelo visto,

serão os foliões de Gonçal-

ves que terão que se deslo-

car até as cidades vizinhas

para se divertirem.

(4)

CIDADES

04 Edição 319 - 12/01/2018 Gazeta do Vale

Editais de Casamento

SIRLEI DE MEDEIROS, O�iciala do Registro Civil da cidade de Cambuí – MG, na forma da lei.

Faço saber que preten- dem se casar:

ALLAN DIAS DOS SAN- TOS e FERNANDA CRISTI- NA PEREIRA

ELE brasileiro, natu- ral de Pouso Alegre - MG, de profissão assistente de departamento fiscal, es- tado civil solteiro, nas- cido em 01 de novembro de 1989, residente e do- miciliado na Rua Osval- do Tognozi Marques, 71, N.S.Ap., Cambuí - MG, fi- lho de JOAQUIM DO CAR- MO DOS SANTOS e MARIA ROSILEIA DOS SANTOS, brasileiros, naturais de Cambuí MG, residentes e domiciliados no mesmo endereço do declarante.

ELA brasileira, natu- ral de Pouso Alegre - MG, nascida em 19 de maio de 1992, de profissão assis- tente de departamento pessoal, estado civil sol- teira, residente e domici- liada na Rua Pref. João Lo- pes, 89, Jd. São Benedito, Cambuí - MG, filha de BE- NEDITO TADEU PEREIRA e MARIA NORCIDES PEREI- RA, brasileiros, naturais de Cambuí MG, residentes e domiciliados no mesmo endereço da declarante.

CLODOALDO APARE- CIDO BATISTA e ELAINE BARBOSA DA SILVA

ELE brasileiro, natu- ral de Mogi Guaçu - SP, de profissão auxiliar de al- moxarifado, estado civil solteiro, nascido em 16 de fevereiro de 1989, re- sidente e domiciliado na Rua José Porfirio Mar- ques, 589, N.S.Ap., Cam- buí - MG, filho de ALIPIO BATISTA e NEUZA APA- RECIDA DA SILVA BA- TISTA (falecida), sendo ele brasileiro, natural de Curiuva PR, residente e domiciliado na Rua José Maria de Melo, 130, Sena- dor Amaral MG.

ELA brasileira, natu- ral de Ibimirim - PE, nas- cida em 14 de setembro de 1986, de profissão do lar, estado civil solteira, re- sidente e domiciliada na Rua Adolfo Jonas da Sil- va, 58, Sto Antonio, Cam- buí - MG, filha de CICERO ALVES DE SOUZA e CICE- RA SECUNDINA DA SILVA SOUZA, brasileiros, natu- rais ele de Ibimirim PE e ela de Venturosa PE, resi- dentes e domiciliados ele em Paulo Afonso PE e ela em Cambuí MG.

ISRAEL JOSÉ DA CUNHA e SILMARA APA- RECIDA DE ALMEIDA

ELE brasileiro, natural de Cambuí - MG, de profis- são especialista em sis- temas, estado civil sol- teiro, nascido em 22 de junho de 1989, residente e domiciliado na Rua Ade- mar Lopes, 334, Edith Lo- pes, Cambuí - MG, filho de LUIZ ANTONIO DA CUNHA e MARGARIDA RIBEIRO DA SILVA CUNHA, brasi- leiros, naturais de Cambuí MG, residentes e domici- liados em Cambuí MG.

ELA, brasileira, natural de Estiva - MG, nascida em 01 de maio de 1981, de pro- fissão assistente adminis- trativo, estado civil soltei- ra, residente e domiciliada na Rua Ademar Lopes, 334, Edith Lopes, Cambuí - MG, filha de LUIZ CASTRO DE ALMEIDA (falecido) e JAN- DIRA MARIA DE ALMEIDA, brasileira, natural de Esti- va MG, residente e domici- liada no mesmo endereço da declarante.

Apresentaram os do- cumentos exigidos pelo Artigo 1525 do Código Ci- vil, sob n.º I e III e IV. Se alguém tiver conhecimen- to de existir algum im- pedimento legal, acuse-o para os fins de direito. E para constar e chegar este ao conhecimento de to- dos, lavro o presente para ser afixado no lugar do costume.

ELA brasileira, natural de Cupira - PE, nascida em 21 de fevereiro de 1983, de profissão auxiliar de almoxarifado, estado civil solteira, residente e domi- ciliada na Rua José Porfi- rio Marques, 589, N.S.Ap., Cambuí - MG, filha de IZI- DORO BARBOSA DA SIL- VA (falecido) e DILMA VASCONCELOS DA SILVA, brasileira, natural de Ri- beirão PE, residente e do- miciliada na Rua Buique, 30, Piedade, Jaboatão dos Guararapes PE.

ELIAS PEDRO DE ARAUJO e MARIA HELENA DE SOUZA BESSA

ELE brasileiro, natural de Cambuí - MG, de pro- fissão comerciante, esta- do civil divorciado, nasci- do em 02 de julho de 1948, residente e domiciliado no Bairro Meia Légua, Cam- buí - MG, filho de JOSÉ DO- MINGOS DE ARAUJO (fale- cido) e ANTONIA CANDIDA DE JESUS, brasileira, natu- ral de Córrego do Bom Je- sus MG, residente e domi- ciliada em Guarulhos SP.

ELA brasileira, natural de Mairipotaba - GO, nas- cida em 09 de novembro de 1968, de profissão do lar, estado civil solteira, residente e domiciliada no Bairro Meia Légua, Cam- buí - MG, filha de JOÃO DE SOUZA BESSA e CLARIN- DA LAUDILINA TEODORO (falecidos).

ISRAEL PADILHA e ELUANE MAIAME ALVES DE SOUZA

ELE brasileiro, natural de Cambuí - MG, de profis- são eletricista, estado ci- vil divorciado, nascido em 07 de março de 1984, re- sidente e domiciliado na Rua Adolfo Jonas da Silva, 58, Sto Antonio, Cambuí - MG, filho de JOÃO ROBER- TO PADILHA (falecido) e AUTA RIBEIRO PADILHA, brasileira, natural de Ca- manducaia MG, residen- te e domiciliada em Limei- ra-SP.

Prefeitura de Paraisópolis inicia terraplanagem para a instalação de indústria no DIMP

A Prefeitura de Paraisó- polis iniciou a terraplanagem para a instalação da empre- sa FFX, no Distrito Industrial (DIMP). Os trabalhos come- çaram na manhã de quinta- -feira, 11 de janeiro.

Construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e plantio de árvores - A ins-

talação de novas empresas e a geração de empregos são alguns dos pontos mais im- portantes para a atual Ad- ministração. A licitação para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) deve acontecer em breve.

Em novembro de 2017, o Departamento de Meio Am-

biente fez o plantio de 3700

mudas de árvores. Esses

trabalhos são parte da com-

pensação ambiental que as

atividades no DIMP irão ge-

rar e impactar ao meio am-

biente. O plantio também

está condicionado ao licen-

ciamento ambiental do Dis-

trito Industrial.

(5)

Arroz caldoso com linguiça mineira (risoto)

INGREDIENTES Caldo de suã 2 kg de suã de porco 60 ml azeite

40 g alho 120 g cebola 80 g talos de salsa 100 g cenoura picada 3,5 litros de água

30 g pimenta-do-reino es- magada

Sal 3 unidades folha de louro 10 g pimenta calabresa

Arroz caldoso 70 g bacon 60 g alho 100 g cebola 180 g cenoura

180 g feijão fradinho cozido 180 g brócolis cozido 600 g arroz arbóreo 2½ litros de caldo de suã 800 g linguiça mineira 200 g queijo canastra

meia cura em cubinhos Salsinha a gosto 80 ml de azeite

2 maços mostarda minei- ra em tiras

MODO DE PREPARO Caldo de suã

Tempere a suã com sal, pimenta-do-reino esmaga- da e pimenta calabresa. Em uma panela refogue em azei- te a suã até começar a dourar.

Junte todos os elementos aro- máticos e deixar muchar bem.

Molhe com água de pouco a pouco até completar 3,5 litros.

Cozinhe lentamente, coe e re- tire a carne da suã. Reserve.

Arroz caldoso

Refogue em uma frigidei- ra bacon, alho, cebola e ce- noura. Tempere e cozinhe lentamente pingando o cal- do de suã. Quando estiver ao dente, junte o feijão, salteie e

retifique tempero. Refogue

em azeite os brócolis picados

em pequenos pedaços e tem-

pere. Em uma panela, refogue

em azeite a cebola, o alho e o

arroz. Quando começar a fi-

car transparente, junte parte

do caldo de suã quente. Dei-

xe cozinhar o arroz mexen-

do para não agarrar no fundo

da panela. Adicione o restan-

te do caldo à medida que pre-

cisar. Quando estiver bem ao

dente, junte 1/3 da linguiça

picada, a cenoura, o brócolis e

parte da carne da suã. No mo-

mento de servir, junte o quei-

jo canastra, a salsinha e reti-

fique o tempero. O arroz deve

ficar bem suculento e sem

liga. Finalizar com fio de azei-

te. Coloque no centro do pra-

to o arroz, a mostarda refoga-

da no centro e as lâminas de

linguiça por cima.

(6)

EDITAIS

06 Edição 319 - 12/01/2018 Gazeta do Vale

(7)

Leia os Salmos 16,23,27,91,121 por 3 dias.

Mandar publicar no tercei- ro dia. Fazer 1 pedido

impossível e 2 pedi- dos difíceis. Você verá o que acontece no 4º dia .

(M.L.S.)

EDITAIS/CLASSIFICADOS 07

Edição 319 - 12/01/2018

OPORTUNIDADE VENDO LOTE

- 419 M

2

EM CAMBUÍ R$ 125.000,00 (35)9 8851-5105

Gazeta do Vale

(8)

SEGURANÇA Edição 319 - 12/01/2018 Gazeta do Vale

08 PM inicia o ano com apreensão de armas na região

Da Redação

A Polícia Militar realizou diversas apreensões de armas no final do ano passado e iní- cio deste ano na região. Foram cinco armas tiradas de circu- lação, sendo duas em Cambuí, e as restantes nas cidades de Senador Amaral, Bom Repou- so e Córrego do Bom Jesus.

As armas apreendidas em Cambuí foram localiza- das após denúncia anônima.

Foi recolhido um revólver ca- libre .38, que estava numa re- sidência na Vila Nossa Senho- ra Aparecida. O proprietário não tinha registro e foi con- duzido à Delegacia.

A outra ação aconteceu no Bairro dos Silva, onde mo- radores relataram terem ou- vidos, durante a madruga- da, estampidos semelhantes a tiros. A PM realizou patru- lhamento pelas estradas e lo- calizou, numa encruzilhada, escondida entre os arbustos, uma espingarda calibre .32, com cinco cartuchos. O ar- mamento foi apreendido.

Já em Bom Repouso, a Polícia Militar foi acionada a

comparecer no bairro rural Muquem onde, segundo in- formações, ocorrera a briga de dois homens, sendo que um deles estava ferido na ca- beça após levar uma paulada.

No trajeto ao local, os po- liciais militares receberam a informação que a vítima fora socorrida e encaminhada ao Pronto Socorro da cidade. Ao chegarem no bairro, o autor não foi localizado, sendo então realizada diligência até sua re- sidência, onde apenas se en- contrava a esposa, que con- firmou que seu marido/autor possuía um revólver calibre .38 e oito munições, que esta- vam dentro de um cofre.

A esposa do autor permi- tiu a entrada dos policiais mi- litares que apreenderam a arma de fogo, encaminhan- do-a à Delegacia de Polícia Ci- vil de Cambuí. O autor não foi localizado.

Em Senador Amaral, a Po- lícia Militar recebeu denúncia anônima que autores esta- vam praticando caça no Bair- ro Lagoa Grande. De imedia- to, a equipe policial deslocou

para o local, não encontrando os possíveis caçadores. Po- rém, durante varredura na mata, conseguiram localizar e apreender uma espingar- da polveira calibre .36 e uma garrucha calibre .32, que es- tavam na margem de um ri- beirão. As armas foram en- caminhadas para a Delegacia de Polícia Civil.

Por fim, em Córrego do

Bom Jesus, após uma víti- ma procurar a Polícia Mi- litar e relatar que estava recebendo ligações não iden- tificadas, na qual o interlo- cutor insistia em marcar um encontro, os policiais milita- res orientaram-na a não rea- lizar, passando, na sequência, a monitorar os veículos que adentravam no município.

Durante esta ação, os po-

liciais localizaram um veícu- lo estranho à localidade e, de imediato, realizaram a abor- dagem. Após busca, foi locali- zado um revólver calibre .32, carregado com seis munições que o autor assumiu ser de

sua propriedade.

O armamento e o veículo

foram apreendidos e o autor

recebeu voz de prisão em fla-

grante e foi conduzido à Dele-

gacia de Polícia Civil em Pouso

Alegre/MG, onde foi autuado.

Referências

Documentos relacionados

Nas fraturas subtrocantéricas instáveis, como Seinsheimer IV-V com fragmentos que não podem ser reduzidos pelo método fe- chado em mesa de tração, a parte lateral da porção

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Sendo assim, ao (re)pensar a prática do professor em uma sala de aceleração, dispõe-se sobre ações que envolvem o contexto gerencial e pedagógico do programa, bem como

O Processo Seletivo Interno (PSI) mostra-se como uma das várias ações e medidas que vêm sendo implementadas pela atual gestão da Secretaria de Estado.. Importante

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar