• Nenhum resultado encontrado

IMPLANTES UNITÁRIOS INSTALADOS NA REGIÃO POSTERIOR MANDIBULAR SOB CARGA IMEDIATA. ESTUDO PROSPECTIVO.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IMPLANTES UNITÁRIOS INSTALADOS NA REGIÃO POSTERIOR MANDIBULAR SOB CARGA IMEDIATA. ESTUDO PROSPECTIVO."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015.

IMPLANTES UNITÁRIOS INSTALADOS NA REGIÃO POSTERIOR MANDIBULAR SOB CARGA IMEDIATA. ESTUDO

IMPLANTES UNITÁRIOS INSTALADOS NA REGIÃO POSTERIOR

MANDIBULAR SOB CARGA IMEDIATA. ESTUDO PROSPECTIVO.

L. G. C. Guidetti¹, M. S. Monnazzi¹, A. C. G. Piveta², M. A. C. Gabrielli¹, M. F. R. Gabrielli¹, V. A. Pereira Filho¹, M. G. Gercke ¹Departamento de Cirurgia Oral e Maxilofacial e Diagnóstico, Faculdade de Odontologia de Araraquara, Universidade Estadual de São Paulo – UNESP, Araraquara, São Paulo; ² Departamento de Prótese, Faculdade de Odontologia de Araraquara, Universidade Estadual de São Paulo – UNESP, Araraquara, São Paulo, Brasil.

Eixo: Número 2 - Área de Saúde

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a sobrevivência de implantes dentários individuais submetidos à função imediata. Doze pacientes com áreas edêntulas na região posterior de mandíbula foram incluídos no estudo. Foi instalado pelo menos um implante de 3,75 mm x 11 mm ou 3,75 mm x 13 mm (plataforma regular). Parâmetros clínicos e radiográficos foram utilizados como métodos de avaliação. Como resultado, após 12 meses, a taxa de sobrevida foi de 83,35%. Os implantes não apresentaram mobilidade clínica, com valores de ISQ (OSSTELL) próximos a 70, perda óssea de até 2 mm e profundidade de sondagem menor ou igual a 3 mm. Apesar da região posterior da mandíbula ser uma área na qual os implantes de carga imediata devem ser colocados com cautela, este tratamento apresentou boa taxa de sucesso na amostra estudada.

Palavras Chave: implantes dentais; carga imediata;

implantes unitários.

Abstract:

The aim of this study was to evaluate the survival of single dental implants subjected to immediate function. Twelve patients with edentulous areas in the posterior mandible were included in the study. All received at least one regular platform dental implant (3.75 mm x 11 mm or 3.75 mm x 13 mm). Clinical and radiographic parameters were evaluated. The survival rate after 12 months was 83.3%. The implants showed no clinical mobility, had implant stability quotient values (ISQ; Osstell) around 70, bone loss of up to 2 mm, and a probing depth of ≤3 mm. Although the posterior mandible is an area in which the immediate loading of dental implants should be performed with caution, this treatment presented a good success rate in the present study sample.

Keywords: dental implants; immediate loading; single

implant.

Introdução

A reabilitação oral com implantes dentários tem alta taxa de sucesso¹. No protocolo convencional, a carga é aplicada nos implantes de 3 a 6 meses após a instalação. Isso evitaria a união fibrosa entre implante e osso, a qual é a principal causa de falha na osseointegração.¹,²

A taxa de sobrevida é muitas vezes utilizada para descrever uma situação em que os implantes sejam funcionais, preenchendo ou não todos os critérios de sucesso. Vários parâmetros são utilizados para

(2)

8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015. Título, autores – ISSN 2176-9761

imediata avaliaram implantes instalados na região anterior da maxila.

Objetivos

O objetivo do presente estudo foi avaliar implantes unitários instalados na região posterior de mandíbula, submetidos a carga imediata.

Material e Métodos

Esse estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Faculdade de Odontologia de Araraquara da Universidade Estadual de São Paulo e realizado de acordo com as normas da Declaração de Helsinki. Todos pacientes foram informados sobre a metodologia do estudo e assinaram um termo de consentimento informado.

Foram selecionados doze pacientes adultos que apresentavam ausência dental na região posterior de mandíbula e que estavam indicados para reabilitação com implantes; o recrutamento durou aproximadamente 9 meses.

Os critérios de inclusão no estudo foram: aceitação e assinatura do termo de consentimento; ausência de pelos menos um dente na região posterior de mandíbula; espessura óssea suficiente para colocação do implante de 3,75 mm; altura óssea suficiente para instalação de implantes de no mínimo 11 mm; não apresentar bruxismo; não apresentar nenhum problema sistêmico que impeçam ou apresentem risco para técnica; não ser usuário de drogas e ter satisfatória higiene oral. Todos os procedimentos foram realizados em ambulatório sob anestesia local. Os pacientes receberam antibioticoterapia 1 hora antes do procedimento, com 1 grama de Amoxicilina. Caso o paciente fosse alérgico a Amoxicilina, foi utilizado 300 mg de Clindamicina. A antibioticoterapia e o bochecho com Clorexidina 0,12% foram prescritos por 7 dias de pós-operatório.6

Uma incisão semilunar foi utilizada a fim de melhorar a formação de papila no pós-operatório. Os alvéolos cirúrgicos foram preparados de acordo com as orientações do fabricante (PROSS Dabi Atlante, São Paulo, Brasil). Após a colocação do implante, foi instalado o cicatrizador com intuito de facilitar o reposicionamento dos tecidos moles. A sutura foi realizada com realizada com fio Vicryl 4-0. Os implantes utilizados possuíam conformação cilíndrica e prévio tratamento com ácido para conferir ao mesmo rugosidade; todos os implantes tinham conexão tipo hexágono externo.

O cicatrizador foi removido e a moldagem de transferência foi feita imediatamente ao término do procedimento. As coroas aparafusadas provisórias foram instaladas dentro de 48 horas e foram mantidas em infraoclusão (1 mm), durante os primeiros seis meses após a cirurgia.

Os parâmetros de avaliação utilizados neste estudo foram: profundidade de sondagem, estabilidade do implante e perda óssea peri-implantar. Estes parâmetros foram avaliados imediatamente após a instalação da prótese (T1), aos 3 meses (T2), 6 meses (T3) e 12 meses (T4) de pós-operatório. Esta avaliação foi feita por um dentista especialista em periodontia (observador independente) e não pelo cirurgião que realizou a colocação do implante ou pelo dentista que confeccionou as coroas.

A sondagem peri-implantar foi feita de acordo com a técnica de Warzek et al.7 com uso de sonda milimetrada Hu-Friedy, nas face mesial (M), distal (D), vestibular (V) e lingual (L).

(3)

8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015. Título, autores – ISSN 2176-9761

Os filmes periapicais foram processados automaticamente por uma processadora Dent-X (Philips, EUA) dentro de uma câmara escura. Em seguida, os filmes foram digitalizados por uma scanner (SnapScan 1236; Agfa, Alemanha) e a imagem obtida foi salva em formato JPEG no disco rígido de um computador. As imagens foram importadas para o software Adobe Photoshop CS-6 padronizando brilho e contraste baseados nos valores do histograma de cada imagem, o que fornece uma uniformidade nos tons de cinza facilitando a visualização dos contornos das estruturas anatômicas presentes.

As imagens foram abertas uma a uma no software VIXWIN Pro 1.2c (Gendex-Dentsply) e ampliadas na tela do monitor até ocupassem o maior tamanho possível. A ferramenta “tons cinzentos” foi selecionada para permitir a avaliação dos valores numéricos de pixels em torno dos implantes – este software diferencia tons cinzentos de acordo com um valor numérico para cada pixel no da imagem digital. O procedimento permite que as áreas ao redor do implante sejam mapeadas, atribuindo-lhes valores numéricos, e tornando possível comparar radiografias de diferentes tempos de pós-operatório. Os dados foram considerados paramétricos de acordo com o teste de Kolmogorov- Smirnov. Para comparação, foi utilizada a análise de variância (ANOVA), seguida pelo teste de Tukey; para comparações de dois por dois, o t-teste foi aplicado. A lista de verificação STROBE (Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology) foi utilizada.

Resultados e Discussão

A amostra inicial era constituída de 12 pacientes. Uma mulher foi excluída do estudo por não comparecer nos dias de acompanhamento agendados. No entanto, 12 implantes foram avaliados porque um dos pacientes recebeu dois implantes (um em cada lado da mandíbula).

Entre os 11 pacientes incluídos no estudo, seis eram do sexo feminino e cinco do sexo masculino. A idade média era de 43 anos, variando entre 31 e 60 anos. Dos 12 implantes instalados, dois foram perdidos, resultando em uma taxa de sobrevivência de 83,3%.

Os resultados de sondagem de profundidade são mostrados na Figura 2 e na Tabela 1.

Fig. 2 Profundidade de sondagem em diferentes tempos. M, face mesial. D, face distal. V, face vestibular. L, face lingual.

As faces mesiais e distais foram avaliadas quanto à perda óssea. Observou-se perda óssea em ambos locais, com maior perda na face mesial (Figura 3)

Fig. 3 A perda óssea ao redor dos implantes nos diferentes pontos de tempo em comparação com a avaliação pós-operatório imediato

Os valores de perda óssea são mostrados na Tabela 2. Para a face mesial, foi encontrada uma

3 meses 6 meses 12 meses

(4)

8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015. Título, autores – ISSN 2176-9761

diferença estaticamente significativa apenas entre os períodos pós-operatórios de 3 meses e 12 meses (P=0,04); não foram encontradas diferenças significativas para a aferição na face distal.

Ao avaliar a estabilidade do implante para os quatro períodos (T1-T4), uma redução nos valores ISQ foi encontrada tanto no sentido mésio-distal (MD), como no sentido vestíbulo-lingual (VL). Os valores para as faces VL e MD são mostrados na Tabela 3. Levando-se em conta os valores do ISQ obtidos no período inicial, e fazendo uma correlação direta, os resultados para MD e VL não foram estatisticamente significativo (P> 0,05), com r2 = 0,39 para MD e r2 = 0,43 para VL.

Para determinar a taxa de sucesso dos sistemas de implantes e próteses, é importante avaliar parâmetros clínicos, radiológicos e de estabilidade. Entre os parâmetros clínicos que podem ser utilizados para avaliar o estado da mucosa peri-implantar, a uma profundidade de sondagem é a mais precisa.3 No entanto, um aumento da profundidade de sondagem não é necessariamente associado à perda óssea.7-9 Os implantes são geralmente considerados bem sucedidos quando apresentam uma profundidade de sondagem menor ou igual a 3 milímetros.10 Neste estudo, a profundidade de sondagem observada estava dentro da faixa normal de acordo com a literatura. A análise radiológica é um dos métodos mais utilizados para avaliar a osseointegração. As

radiografias convencionais são uma técnica amplamente aceita para a detecção de alterações em longo prazo nas áreas proximais do osso peri-implante.10-17

Neste estudo, foi observado um aumento na perda óssea quando se compara o 3º e o 12º mês pós-operatório. Possíveis explicações para essa perda são que o hexágono externo não teve uma boa vedação bacteriana na interface implante-pilar e também que as forças cervicais não são bem distribuídos como em implantes cone Morse. (6, 18-23) Barone et al.15 avaliaram a densidade óssea ao redor de implantes submetidos a carga imediata e tardia por tomografia computadorizada volumétrica, e observou-se maior densidade óssea nos implantes de carga imediata. Também foi verificado que a porcentagem de contato com a superfície do osso e do implante foi maior para os implantes carregados imediatamente. Propõe-se que esta formação óssea é superior, devido micro movimento resultante do carregamento inicial.

Neste estudo, a média de estabilidade primária do implante encontrada foi 56,5 N.cm. Este valor é aceitável para o carregamento funcional imediato. Na avaliação do ISQ, verificou-se que esse valor era inicialmente mais elevado e, em seguida, mostrou certo declínio, depois aumentando novamente no período de 12 meses de avaliação pós-operatória. Esta curva foi descrita anteriormente e é considerado normal, e é devida à estabilidade mecânica primária sendo gradualmente substituída por estabilidade biológica, que é adquirida depois de algum tempo.10, 18-20 Nedir et al.19 investigou a estabilidade dental primária do implante e sugeriu que um ISQ maior ou igual a 54 em implantes imediatamente carregados irá promover de forma confiável a osseointegração.

Em relação ao uso de antibióticos pré-operatórios, concordamos com Dent et al.6 que afirmou que, apesar do fato de que o uso de antibióticos profiláticos na implantodontia permanece controverso, e varia amplamente, os resultados do seu trabalho mostraram significativamente que menos falhas ocorreram quando foram utilizados antibióticos pré-operatórios.

(5)

8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015. Título, autores – ISSN 2176-9761

imediata é melhor porque o paciente tem um tempo de tratamento reduzido24-27.

A taxa de sobrevivência alcançados neste estudo foi de 83,3% no 1º ano de acompanhamento. As taxas de sucesso de outros estudos foram de 95,7-99,7%

28-30

. A diferença entre essas taxas poderiam estar relacionados com o pequeno tamanho da amostra do presente estudo.

Conclusões

A carga funcional imediata de implantes unitários na área posterior da mandíbula foi considerada uma técnica confiável na amostra do presente estudo. É importante que o paciente não apresente bruxismo, que possua osso suficiente para o apoio e que uma boa higiene oral seja praticada de modo a alcançar uma boa taxa de sobrevida.

Referências:

1. Bra°nemark PI, Hansson BO, Adell R, Brein U, Lindstrom J, Hellen O, et al. Osseointe- grated implants in the treatment of edentu-lous jaw, Experience from 10-year period. Scand J Plast Reconstr Surg Suppl 1977;16: 128–32.

2. Albrektsson T, Hansson HA, Lindstrom J. Osseointegrated titanium implants: require-ments for ensuring long lasting, direct bone to implant anchorage in man. Acta Orthop Scand 1981;52:155–70.

3. Heitz-Mayfield L. Peri-implant diseases: diagnosis and risk indicators. J Clin Period-ontol 2008;35(Suppl. 8):292–304.

4. Abrahamsson I, Soldini C. Probe penetration in periodontal and peri-implant tissues: an experimental study in the beagle dog. Clin Oral Implants Res 2006;17:601–5.

5. Degidi M, Piatelli A. Comparative analysis study of 702 dental implants subjected to immediate functional loading and immedi- ate non functional loading to traditional healing periods with a follow-up of up 24 months. Int J Oral Maxillofac Implants 2005;20:99–107.

6. Dent CD, Olson JW, Farish SE, Bellome J, Casino AJ, Morris HF, et al. The influence of preoperative antibiotics on success of endosseous implants up to and including stage II surgery: a study of 2,641 implants. J Oral Maxillofac Surg 1997;12:19–24.

7. Watzek G, Haider R, Mensdorff-Pouilly N, Haas R. Immediate and delayed implantation for complete restoration of the jaw following extraction of all residual teeth: a retrospec-tive study comparing different types of serial immediate implantation. Int J Oral Maxillo-fac Implants 1995;10:561–7.

8. Spiekermann H, Jansen VK, Richter EJ. A 10-year followup study of IMZ and TPS implants in edentulous mandibles using bar-retained overdentures. Int J Oral Max-illofac Implants 1995;10:373–8.

9. Smith DE, Zarb GA. Criteria for success of osseointegrated endosseous implants. J Prosthet Dent 1989;62:567–72.

10. Salvi GE, Lang NP. Diagnostic parameters for monitoring peri-implant conditions. Int J Oral Maxillofac Implants 2004;19(Suppl.): 116–27.

11. Piattelli DM. Immediate functional and non-functional loading of dental implants: a 2- to 60-month follow-up study of 646 titanium implants. J Periodontol 2003;72:225–41.

12. Lorenzoni M, Pertl C, Zhang K, Wimmer G, Weqscheider WA. Immediate loading of sin-gle-tooth implants in the anterior maxilla. Preliminary results after one year. Clin Oral Implants Res 2003;14:180– 7.

13. Ericsson I, Nilson H, Lingh T, Nilner K, Randow K. Immediate functional loading of Bra°nemark single tooth implants: an 18 months clinical pilot follow-up study. Clin Oral Implants Res 2000;11:26–33. 14. Degidi M, Nardi D, Piattelli A. Peri-implant tissue and radiographic bone levels in the immediately restored single-tooth implant: a retrospective analysis. J Periodontol 2008;79: 252–9.

15. Barone A, Covani AB, Cornelini R, Gherlone E. Radiographic bone density around imme- diately loaded oral implants. A case series. Clin Oral Implants Res 2003;14:610–5.

16. Cochran DL, Nummikoski PV, Schoolfield JD, Jones AA, Oates TW. A prospective multicenter 5-year radiographic evaluation of crestal bone levels over time in 596 dental implants placed in 192 patients. J Period-ontol 2009;10:725–33.

17. Akesson L, Hakansson J, Rohlin M. Com-parison of panoramic and intraoral radiogra-phy and pocket probing for the measurement of the marginal bone level. J Clin Period-ontol 1992;19:326–32.

18. Santos MV, Elias CN, Cavalcanti Lima JH. The effects of superficial roughness and design on the primary stability of dental implants. Clin Implant Dent Relat Res 2011;13:215–23.

19. Nedir R, Bischof M, Szmukler-Moncler S, Bernard JP, Samson J. Predicting osseointe-gration by means of implant primary stabili-ty. Clin Oral Implants Res 2004;15:520–8.

20. Meredith N, Book K, Friberg B, Jemt T, Sennerby L. Resonance frequency measure-ments of implant stability in vivo. A cross-sectional and longitudinal study of resonance frequency measurements on implants in the edentulous and partially dentate maxilla. Clin Oral Implants Res 1997;8:226–33.

21.Goodacre CJ, Bernal G, Rungcharassaeng K, Kan JY. Clinical complications with implants and implant prostheses. J Prosthet Dent 2003;90:121–32.

22. Bauman GR, Mills M, Rapley JW, Hallmon WH. Clinical parameters of evaluation dur-ing implant maintenance. Int J Oral Max-illofac Implants 1992;7:220–7.

23. Kinsel PR, Lamb RE. Development of gin-gival esthetics in the edentulous patients with immediately loaded, single-stage, implant-supported fixed prostheses: a clinical report. Int J Oral Maxillofac Implants 2000;15: 711–21.

(6)

8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015. Título, autores – ISSN 2176-9761 25. Guruprasada Thapliyal GK, Pawar VR. A comparative analysis of

periimplant bone levels of immediate and conventionally load-ed implants. Med J Armed Forces India 2013;69:41–7.

26. Testori T, Zuffetti F, Capelli M, Galli F, Weinstein RL, Del Fabbro M. Immediate versus conventional loading of post-extrac- tion implants in the edentulous jaws. Clin Implant Dent Relat Res 2014;16:926–35. 27. Cordaro L, Torsello F, Roccuzzo M. Implant loading protocols for the partially edentulous posterior mandible. Int J Oral Maxillofac Implants 2009;24:158–68.

28. Shin SI, Yun JH, Kim SG, Park B, Herr Y, Chung JH. Survival of 352 titanium implants placed in 181 patients: a 4-year multicenter field study. J Periodontal Implant Sci 2014;44:8–12.

29. Luongo G, Lenzi C, Raes F, Eccellente T, Ortolani M, Mangano C. Immediate func-tional loading of single implants: a 1-year interim report of a 5 year prospective multi-centre study. Eur J Oral Implantol 2014;7: 187–99.

Referências

Documentos relacionados

Esta degradação, é de difícil avaliação, por isso para cada caverna realiza-se uma análise da capacidade de carga, ou seja, o quanto uma área pode agüentar as

Blanes et al., em 2007, em um estudo prospectivo de 10 anos, com implantes instalados na região posterior para avaliar a influência da proporção coroa: implante e

These results indicate that I the EE sample exhibited significantly higher antioxidant activities than the AE sample using either MeOH/FA or MQ as solvent, II different

Finalmente, é perceptível que o advento das medidas cautelares diversas da prisão e seu regramento vem para contribuir com a efetividade da justiça penal de forma significativa já

Senhor Lourival de Jesus por conta de seu falecimento, solicitando uma Moção de Pesar inclusive, solicitou também a restauração das estradas da zona rural, em especial

◦ Os filtros FIR implementados através de estruturas não recursivas têm menor propagação de erros. ◦ Ruído de quantificação inerente a

determinou, nomeadamente: “III - Salvo prova em contrário, de ocorrência de circunstâncias excecionais, o acordo no qual o sócio e gerente de uma sociedade garante

Outra protecção da pele O calçado adequado e quaisquer outras medidas de protecção da pele adequadas devem ser seleccionados com base na tarefa a realizar e nos riscos