O que é Marketing de atração e o que ele oferece?

24  Download (0)

Full text

(1)

O que é Marketing de atração e o que

ele oferece?

(2)

2

“Conteúdo constrói relacionamentos.

Relacionamentos são baseados em

confiança. Confiança gera receita”

– Andrew Davis

(3)

3

SUMÁRIO

O QUE É MARKETING DE ATRAÇÃO? ... 4

DEFINIÇÃO ... 5

A PERGUNTA É: FUNCIONA?... 6

APLICANDO MÉTODOS DE MARKETING DE ATRAÇÃO AO SEU NEGÓCIO ... 8

PARTE 1: AS PESSOAS ENCONTRAM VOCÊ ... 9

PRIMEIRO PASSO: TENHA UM SITE / BLOG ... 10

DIRETÓRIOS DE ARTIGOS ... 11

SITES DE REDES COMERCIAIS ... 12

A NECESSIDADE DE CONSTRUIR UMA REDE ... 14

PARTE 2: OBTENDO PERMISSÃO PARA SE COMUNICAR ... 16

PARTE 3: FORNEÇA CONTEÚDOS DE VALOR NOS SEUS E-MAILS ... 18

INFORMATIVO NÃO É SPAM ... 19

DESENVOLVER UM PLANO ... 19

CONSTRUINDO SUA SEQUÊNCIA DE E-MAILS ... 21

(4)

4

O QUE É MARKETING DE ATRAÇÃO?

O marketing de atração pode ser a palavra da moda que costuma ser ouvida pela maioria dos profissionais de marketing digital. No entanto, o que isso significa?

Como profissional de marketing digital, você precisa saber o que é esse tipo de marketing, pois provavelmente será uma das ferramentas mais importantes e lucrativas que você tem no marketing digital de baixo custo, que é altamente eficaz.

Primeiro, entenda o que é e depois aprenda como implementá-lo em seu próprio negócio. A maioria dos proprietários de empresas pode obter sucesso usando esse método para ajudá-los a desenvolver seus negócios online. Funciona em qualquer setor, setor ou nicho. Quando aplicada de maneira eficaz, é uma ferramenta de sucesso de baixo custo e longo prazo que nenhum

(5)

5

profissional de marketing deve deixar de lado.

DEFINIÇÃO

A breve definição do que é marketing de atração pode parecer muito simples. É simplesmente um termo que significa que o profissional de marketing digital usa a Internet para ajudar a atrair pessoas para os negócios em que atuam.

Para levar isso a outro nível, o marketing de atração pode ser definido como trazer pessoas para você em vez de ir atrás delas. A melhor maneira de ver isso é dar uma olhada no método oposto, da maneira que a maior parte da publicidade impressa ou "não online" é feita.

Na publicidade tradicional, inúmeros dólares são gastos para encontrar o consumidor com maior probabilidade de investir no produto ou serviço. Os outdoors são colocados ao longo das estradas para estações de rádio, por exemplo, uma vez que as pessoas ouvem o rádio com mais frequência no carro. As propagandas vão para o consumidor mais provável, em vez de o consumidor chegar ao produto diretamente por uma necessidade.

No marketing de atração, o consumidor procura você e seu produto ou serviço porque ouviu falar que é algo que pode beneficiá-los de alguma forma. Por fim, isso permite que os negócios se saiam bem, uma vez que os anúncios estão sendo apresentados de maneira agradável. O marketing digital não

(6)

6

costuma ser sobre slogans cativantes e anúncios chamativos. Pelo contrário, é um método de atrair pessoas para informações, produtos e serviços, porque eles já estão interessados. Dominar isso pode ajudar uma empresa a crescer rapidamente.

A PERGUNTA É: FUNCIONA?

O marketing de atração funciona? A resposta curta para essa pergunta é sim, mas há muitos exemplos fantásticos de como ele funciona. Um bom exemplo é considerar a eleição de Barack Obama nos Estados Unidos. Independentemente de você ser dos EUA ou não, e não importa de que lado você esteja torcendo, uma coisa deve ser dita. A capacidade de Obama de usar o marketing digital, incluindo métodos de marketing de atração, o ajudou a vencer esta eleição, segundo muitos profissionais.

Obama usou as várias ferramentas de marketing digital para ajudá-lo a vencer sua eleição, porque ele e sua campanha sabiam a importância e o sucesso que ela poderia trazer. O mundo vai à web para aprender o que precisa, na cultura de hoje. Além disso, a Internet oferece uma maneira fácil e acessível de alcançar milhões de pessoas todos os dias. Nenhum outro meio oferece isso.

A questão é: como Obama usou o marketing de atração para vencer a eleição presidencial dos Estados Unidos? O uso de ferramentas de marketing de atração, sites e até coisas como o

(7)

7

Google Ads o ajudaram a fazer isso acontecer.

De fato, o Twitter foi usado por Obama como um dos muitos métodos de marketing de atração que ele usou. Ao obter muitos seguidores e se comunicar através deles em clipes curtos, ele podia conversar com as pessoas comuns, divulgar sua mensagem e fazer tudo sem gastar um centavo por isso.

Outro exemplo disso é o Facebook. Todos na web sabem que o Facebook é um paraíso para os indivíduos da geração mais jovem que gostam de se encontrar e conversar. A tendência cresceu. De fato, empresas, políticos e até empregadores a estão usando como uma ferramenta para se conectar com os outros. A página de Obama no Facebook era mais uma forma de marketing de atração que o ajudou a divulgar sua mensagem.

Como você pode ver, existem excelentes maneiras de o marketing de atração funcionar. No entanto, essa ferramenta ainda pode ser usada para ajudar praticamente qualquer pessoa a obter sucesso na obtenção de tráfego para seu site.

(8)

8

APLICANDO MÉTODOS DE MARKETING DE ATRAÇÃO AO SEU NEGÓCIO

Qualquer profissional de marketing digital pode aplicar as lições aprendidas em seus próprios negócios na Internet. Há três partes principais no desenvolvimento de uma campanha de marketing de atração bem-sucedida, mas a boa notícia é que nenhuma delas é difícil, dispendiosa ou excessivamente demorada.

Aqui, exploraremos essas três partes e descobriremos como você pode usá-las, independentemente do tipo de negócio de marketing digital que você possui.

Em resumo, são os seguintes:

1. Os consumidores encontram você, seus produtos ou serviços na web.

2. Os consumidores permitem que você os contate.

(9)

9

3. Você fornece aos consumidores informações que eles podem usar e se beneficiar, por email, e mantém seus negócios sempre à frente deles.

Para entender melhor como fazer isso, continue lendo.

PARTE 1: AS PESSOAS ENCONTRAM VOCÊ

O primeiro passo no processo é levar as pessoas a encontrarem você online. Lembre-se, com o marketing de atração, eles estão chegando até você. Você não está procurando por eles e anunciando diretamente. Então, como você consegue que mais pessoas o encontrem online?

(10)

10

PRIMEIRO PASSO: TENHA UM SITE / BLOG

Existem várias maneiras de conseguir isso. O primeiro passo é ter um site e / ou blog, onde você possa conversar, trabalhar e interagir com seus visitantes. Você precisará garantir que ele seja baseado em informações e não em um truque de vendas. Online, truques de vendas, cartas de tamanho grande são menos prováveis de funcionar do que outros métodos de marketing, especialmente no marketing de atração. Verifique se o site informa aos visitantes que você está fornecendo um serviço, informações para eles e não um anúncio de vendas para convencê-los a comprar.

(11)

11

DIRETÓRIOS DE ARTIGOS

Em seguida, você precisará divulgar suas informações. Por exemplo, desenvolva excelentes artigos e esboços detalhados relacionados ao seu negócio ou produto e, em seguida, realize a divulgação no método convencional. Você pode publicá-los em vários diretórios do artigo.

O benefício de fazer isso é duplo. Devido à extrema popularidade de muitos desses sites, o Google classifica artigos rapidamente por lá e muitos obtêm resultados do Google na primeira página se forem otimizados adequadamente. Isso significa que, quando alguém que procura informações sobre um produto ou serviço que você está pesquisando no Google, é provável que seu artigo seja exibido.

Outro benefício é que os diretórios de artigo de qualidade

(12)

12

funcionam para o objetivo a que se destinam. Esse objetivo é permitir que os webmasters escolham esses artigos (com sua caixa de recursos neles) e os usem em seus sites ou blogs. Seus leitores instantaneamente leem o que você está falando e podem clicar no link e levá-lo de volta ao seu site, onde podem comprar o que você está oferecendo.

Outra extensão disso é a capacidade de obter o link de volta para o seu site. Isso por si só ajuda a aumentar a classificação do seu site nos mecanismos de pesquisa do Google e em outros mecanismos de pesquisa. Quanto mais links de volta apontarem para o seu site, mais pessoas o encontrarão e melhor o Google classificará o seu site. E tudo o que você fez foi escrever um artigo.

SITES DE REDES COMERCIAIS

A partir deste ponto, existem muitas outras maneiras de criar esse marketing de atração bem-sucedido. Uma das maneiras mais atraentes e agradáveis de divulgar seus negócios é, na verdade, falar sobre isso! Rede social é o que parece. É um método de comunicação com os outros sobre o que você realmente deseja.

Muitos sites de redes sociais não começaram a ajudar as empresas a crescer, mas a maioria deles pode ser usada dessa maneira.

Voltando ao nosso exemplo, Obama usou muitos deles para chegar ao seu povo.

Também é isso que você está procurando. Você está procurando

(13)

13

uma maneira de fornecer informações às pessoas. Depois que eles tiverem essas informações, eles poderão acessar você para obter o que precisam. Isso funciona em qualquer tipo de nicho da Internet também.

As principais redes sociais são as seguintes:

Facebook;

Instagram;

Youtube;

Twitter;

Linkedin;

Pinterest;

Reddit;

e muito mais.

Não há como acessar todos esses sites, mas a chave também não é investir todo o seu tempo neles. Você deve encontrar um, dois ou três para realmente mergulhar e trabalhar.

(14)

14

A NECESSIDADE DE CONSTRUIR UMA REDE

Embora seja essencial que as pessoas construam uma rede de pessoas para obter tráfego para seu site, geralmente é algo que falha. Por exemplo, digamos que você se junte ao Facebook, coloque algumas fotos, encontre seus contatos de e-mail e depois não faça muito mais. Ninguém vai encontrar você que possa ajudá-lo a construir o seu negócio.

Você precisa criar uma rede de seguidores considerável ou permitir que outras pessoas o encontrem em qualquer um desses sites, fornecendo informações concisas e úteis. Por exemplo, você cria um login no Digg.com, um site de rede social que funciona indiretamente para atrair visitantes para sites. Você começa a enviar artigos para o Digg.com, permitindo que outros os encontrem através dos meios normais da empresa. Você espera.

Você não vê muito tráfego lá. Oh, bem ... você segue em frente.

(15)

15

É aqui que o erro acontece. O fato é que você precisa chegar lá e realmente divulgar sua presença. Aqui estão algumas dicas para tornar isso possível.

Use seu perfil!

Essa é uma das principais ferramentas necessárias para levar as pessoas de volta ao seu site. Certifique-se de usar as palavras- chave que você associaria à sua empresa no seu perfil, mas torne- a informal. Não há espaço para vendas aqui.

Socialize com os outros

Encontre outras pessoas no site que compartilhem algo em comum com você e construa uma rede com elas. Por exemplo, você pode estar promovendo um produto para bebê e você é mãe. Ao ingressar no site, promova-se como mãe primeiro, conectando-se com outras mães no site.

Crie uma rede a partir das redes dos seus amigos

Digamos que você use seus contatos de e-mail e localize-os em nas suas redes sociais favoritas. Isso é ótimo. Não pare por aí. Faça amizade não apenas com esses indivíduos, mas também com seus amigos. Continue, construindo uma rede para si mesmo o tempo todo.

Existem muitas maneiras de construir uma rede usando o meio social. A chave é continuar trabalhando e aproveitando o processo. Com o tempo, as pessoas acessam seu site para descobrir o que você tem a oferecer. Isso os interessa e eles

(16)

16

compram de você. O processo funciona assim várias vezes e, no final do dia, você atrai pessoas para você sem falar muito sobre seus negócios.

PARTE 2: OBTENDO PERMISSÃO PARA SE COMUNICAR

O próximo passo no processo de usar o marketing de atração a seu favour é fazer com que as pessoas deixem você falar com elas.

Com o advento das leis sobre spam e outros meios inadequados de comunicação, tornou-se muito importante para qualquer profissional de marketing digital garantir que eles permaneçam do lado bom da lei.

Como profissional de marketing digital, você precisa da permissão de um consumidor, cliente ou visitante do site para enviar a eles qualquer forma de comunicação que não seja a comunicação direta, como por meio de um comentário no blog.

(17)

17

Por que você deve fazer isso, você pode estar se perguntando.

Como parte do processo de desenvolvimento de um negócio bem-sucedido de marketing digital, você precisa colocar seu produto ou serviço na frente do cliente. Como você verá na Parte 3, esta é a chave para o seu sucesso nas vendas.

Há muitas maneiras de fazer isso. Você deseja que aqueles que o encontram na web acessem seu site e uma página de captura de leads, por exemplo. Dessa forma, você pode obter a permissão deles para enviar mais informações.

Existem muitas ferramentas de captura de leads disponíveis para ajudá-lo a fazer isso. Você também pode criar o sua própria lista de leads, e não algo difícil de fazer sozinho, mesmo que não seja um técnico.

O que acontece é simples:

Os indivíduos encontram suas informações na web;

Eles seguem para a página de captura de leads do seu site;

Eles se inscrevem quando chegam lá;

Você tem chances de vender, comercializar ou usar de outra forma.

Agora, você pode anunciar para eles.

(18)

18

PARTE 3: FORNEÇA CONTEÚDOS DE VALOR NOS SEUS E-MAILS

Agora que você passou por todo esse trabalho, ainda não tem lucro em mãos. Por que não?

É aqui que entra a parte final do processo. O uso do marketing de atração. Agora, você pegará as informações e os recursos que você trabalhou tanto para desenvolver e os transformará em algo que gerará lucro para você.

Lembre-se de que, embora esse processo pareça longo e tenha muito trabalho, você automatizará muito e, em segundo lugar, fará as três coisas ao mesmo tempo. Dessa forma, é provável que você comece a ganhar dinheiro com o marketing de atração desde o início do processo.

(19)

19

INFORMATIVO NÃO É SPAM

Uma das chaves para a construção de um plano de marketing de atração bem-sucedido é não ser excessivamente vendas. Tudo o que você faz deve ser feito com base em informações sutis de vendas. Você está fornecendo informações ao cliente. Você não está vendendo muito o que tem a oferecer a eles. É por isso que é chamado de marketing de atração. O consumidor é atraído por você porque você está fornecendo informações e ferramentas valiosas para usar.

Não falhe nesse ponto: informativo é fundamental, não anúncios de vendas.

DESENVOLVER UM PLANO

Como parte do processo de uso das permissões concedidas a

(20)

20

você por quem visitou seu site, você precisará de um plano. O plano é bastante específico. Você precisa enviar e-mails para aqueles que estão na sua lista que lhes permitem ganhar algo e aprender algo. Você precisa ter um plano para poder ser profissional e, ao mesmo tempo, levar as pessoas ao seu site.

Nesta forma de marketing de atração, você está atraindo pessoas para o seu site, primeiro dizendo a elas algo importante. Eles pensam: "Ei, isso é ótimo. É exatamente isso que eu preciso". Em seguida, eles acessam o seu site a partir do link postado no e-mail.

Eles podem fazer uma compra sua ou fazer o que você deseja que eles façam.

Para garantir que isso aconteça, você precisa garantir que seus e- mails sejam bem recebidos e que tenham as melhores informações que podem oferecer ao leitor. Dessa forma, é mais provável que eles visitem seu site.

(21)

21

CONSTRUINDO SUA SEQUÊNCIA DE E-MAILS

O primeiro passo no processo é desenvolver um boletim informativo ou outra comunicação por e-mail com eles. Não importa como você chama. Pelo contrário, importa o que está nele. Aqui estão alguns exemplos de conteúdo de qualidade para fornecer aos seus leitores.

Fornecer artigos informativos

Seus clientes querem ler algo útil para eles. Eles querem ler algo que lhes ensine alguma coisa. Por exemplo, digamos que você esteja vendendo um produto informativo sobre acne. Na sua mensagem de e-mail para os seus leitores, você escreve sobre as causas da acne. Isso fornece a eles algum tipo de informação.

Torne sua linha de assunto eficaz

Um problema comum que muitas pessoas têm ao usar qualquer forma de e-mail marketing é que elas simplesmente não

(22)

22

conseguem que seus leitores abram o email. Como você pode se sair bem se o leitor nem está lendo o que você tem a oferecer? Use sua linha de assunto como uma ferramenta. No exemplo acima, a linha de assunto poderia ser "o que causa acne e o que você pode fazer sobre isso agora".

Torne seu email pessoal

Se você já abriu um e-mail e o leu, sabendo que eles estavam apenas vendendo algo, é provável que as informações sejam uma resposta simples e enlatada. Isso é chato e realmente inútil. Use o nome do leitor. Certifique-se de escrever para eles, não para os acadêmicos. Seja pessoal e profissional ao mesmo tempo.

Não exagere nos gráficos

Outro problema com o marketing por e-mail como este é que as pessoas exageram nos gráficos. Você tem segundos para impressionar seu leitor e levá-lo a realmente ler o e-mail que você enviou. Se você tiver tantos gráficos nele que levar uma eternidade para carregar, eles fecharão o email e seguirão em frente muito antes de realmente ver o que você iria falar.

Diga a eles o que fazer

Talvez o aspecto mais importante de qualquer e-mail usado como este seja o de fornecer aos leitores uma maneira de reagir ao que você enviou. Diga a eles o que fazer ou o que eles podem fazer para aprender mais. Dê a eles o link a seguir que os leva às respostas às suas perguntas. Por exemplo, no exemplo acima,

(23)

23

depois de detalhar todas as causas da acne, siga um link que leva o indivíduo ao seu site de cura da acne. O link pode ler:

"Finalmente, há ajuda para qualquer uma dessas causas da acne".

O marketing de atração é tão bem-sucedido quanto você.

Portanto, se você investir um pouco de tempo, especialmente ao escrever esses e-mails, é bem provável que você tenha muito pouco com isso. Não se apresse em produzir um e-mail de qualidade e altamente eficaz, enviado aos seus leitores.

O que enviar nos e-mails

Ainda não tem certeza do que você pode fazer com seus e-mails?

Aqui estão mais algumas idéias para trabalhar:

Compartilhe informações sobre o tema pelo qual você se apaixona, provavelmente relacionado ao seu site;

Compartilhe um bom livro, produto informativo ou outro item que, de alguma forma, se relacione indiretamente com seus negócios;

Compartilhe informações de eventos ao vivo. Talvez você esteja fazendo um seminário educacional ou um webcast e queira convidar seus leitores a entrar no seu site para participar;

Talvez você esteja executando uma venda e deseje fornecer informações aos leitores.;

Talvez você esteja fornecendo alguns treinamentos gravados

(24)

24

e queira compartilhar os detalhes com sua lista.

É tudo o que é preciso para enviar o e-mail. Uma campanha eficaz leva as pessoas de volta ao seu site. De fato, o marketing de atração pode funcionar de várias maneiras para obter recursos, incluindo maior potencial de vendas. Aproveite o tempo para colocar o marketing de atração em prática e você verá o tráfego de seu site de várias fontes. É provável que você veja suas vendas subirem desde que tenha fornecido aos seus leitores as ferramentas e os recursos úteis necessários para tomar decisões sábias.

Se você não tiver certeza se isso pode funcionar para você, considere os mecanismos de vendas tradicionais. Você poderia pagar um site com tráfego intenso por um anúncio na faixa de milhares de dólares e esperar obter leitores suficientes de volta ao seu site. Ou você pode investir seu tempo, e não seu dinheiro, na obtenção de tráfego de qualidade que já está interessado em você!

Figure

Updating...

References

Related subjects :