• Nenhum resultado encontrado

DMPF-e - DIÁRIO DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL ELETRÔNICO, EXTRAJUDICIAL, DE 15/02/2023

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2023

Share "DMPF-e - DIÁRIO DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL ELETRÔNICO, EXTRAJUDICIAL, DE 15/02/2023"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

ELETRÔNICO

CADERNO EXTRAJUDICIAL

DMPF-e Nº 32/2023

Divulgação: terça-feira, 14 de fevereiro de 2023 Publicação: quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

Documento assinado digitalmente conforme MP nº- 2.200-2 de 24/08/2001, que institui a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira - ICP-Brasil. O documento pode ser acessado no endereço eletrônico http://www.transparencia.mpf.mp.br/conteudo/diarios-e-boletins/diario-eletronico-dmpf-e.

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL ANTÔNIO AUGUSTO BRANDÃO DE ARAS

Procurador-Geral da República LINDÔRA MARIA ARAÚJO Vice-Procuradora-Geral da República PAULO GUSTAVO GONET BRANCO

Vice-Procurador-Geral Eleitoral ELIANA PERES TORELLY DE CARVALHO

Secretária-Geral

DIÁRIO DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL ELETRÔNICO

SAF/SUL QUADRA 04 LOTE 03 CEP: 70050-900 - Brasília/DF

Telefone: (61) 3105-5100 http://www.pgr.mpf.mp.br

SUMÁRIO

Página

4ª Câmara de Coordenação e Revisão ... 1

7ª Câmara de Coordenação e Revisão ... 1

Procuradoria Regional da República da 1ª Região ... 2

Procuradoria Regional da República da 2ª Região ... 10

Procuradoria Regional da República da 3ª Região ... 11

Procuradoria da República no Estado do Acre ... 11

Procuradoria da República no Estado da Bahia ... 12

Procuradoria da República no Estado do Ceará ... 12

Procuradoria da República no Distrito Federal ... 13

Procuradoria da República no Estado de Minas Gerais ... 15

Procuradoria da República no Estado do Pará ... 15

Procuradoria da República no Estado do Paraíba ... 16

Procuradoria da República no Estado do Paraná ... 17

Procuradoria da República no Estado de Pernambuco ... 17

Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro ... 17

Procuradoria da República no Estado do Rio Grande do Norte ... 21

Procuradoria da República no Estado do Rio Grande do Sul ... 21

Procuradoria da República no Estado de Santa Catarina ... 22

Procuradoria da República no Estado de São Paulo ... 24

Expediente ... 27

4ª CÂMARA DE COORDENAÇÃO E REVISÃO

##UNICO|CCR4|PGR-00058421-2023

PORTARIA 4ª CCR Nº 4, DE 1º DE FEVEREIRO DE 2023 Desliga, a pedido, a Procuradora da República Flávia Rigo Nóbrega do Grupo de Trabalho Unidades de Conservação da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal.

A 4ª CÂMARA DE COORDENAÇÃO E REVISÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL (MPF), no exercício das atribuições que lhe são conferidas no artigo 62, inciso I, da Lei Complementar nº 75/1993, resolve:

Art. 1º Desligar, a pedido, a Procuradora da República Flávia Rigo Nóbrega do Grupo de Trabalho 4ª CCR - Unidades de Conservação.

Art. 2º. O Grupo de Trabalho Unidades de Conservação 4ª CCR passa a ter a seguinte composição:

- Leandro Mitidieri Figueiredo - Procurador da República - Coordenador - Daniela Caselani Sitta - Procuradora da República

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

JULIANO BAIOCCHI VILLA-VERDE DE CARVALHO Subprocurador-Geral da República Coordenador Executivo da 4ª CCR-MPF 7ª CÂMARA DE COORDENAÇÃO E REVISÃO

##UNICO|CCR7|PGR-00059455-2023

PORTARIA 7ª CÂMARA Nº 3, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2023 Designa novo Coordenador do Grupo de Trabalho Interinstitucional Contra o Racismo na Atividade Policial.

A 7ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, no exercício das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 62, inciso I, da Lei Complementar nº 75, de 20 de maio de 1993, e considerando a Portaria 7ª CCR nº 5, de 27 de novembro de 2020, que cria o Grupo de Trabalho Interinstitucional Contra o Racismo na Atividade Policial,

Considerando a Portaria PGR/MPF nº 1, de 2 de janeiro de 2023 que concedeu aposentadoria voluntária à Ela Wiecko Volkmer de Castilho, Subprocuradora-Geral da República, e coordenadora do Grupo de Trabalho Interinstitucional contra o Racismo na Atividade Policial;

(2)

Considerando a indicação do Procurador Regional da República Paulo Gilberto Cogo Leivas para assumir a coordenação do referido GTI contida no Despacho nº 763/2021-7ªCCR;

Considerando a deliberação do colegiado da 7ª CCR na 83ª Sessão Ordinária de Coordenação, realizada em 9 de fevereiro de 2023.

RESOLVE:

Art. 1º - Designar o Procurador Regional da República PAULO GILBERTO COGO LEIVAS, integrante do Grupo de Trabalho Interinstitucional Contra o Racismo na Atividade Policial, para atuar como Coordenador, a partir de 9 de janeiro de 2023.

Art. 2º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

ELIZETA MARIA DE PAIVA RAMOS Subprocuradora-Geral da República Coordenadora da 7ª CCR PROCURADORIA REGIONAL DA REPÚBLICA DA 1ª REGIÃO

##UNICO|PRR1|PRR1ª-00004424-2023

ATA DA CENTÉSIMA QUADRAGÉSIMA QUARTA SESSÃO REVISÃO ORDINÁRIA DE 10 DE NOVEMBRO DE 2022 No décimo dia de novembro de dois mil e vinte e dois, por meio da pauta virtual, os membros Ronaldo Pinheiro de Queiroz, Caroline Maciel da Costa Lima da Mata, Francisco Guilherme Vollstedt Bastos, e Francisco de Assis Marinho Filho, sob a coordenação do primeiro, deliberaram em colegiado. 1) PROCURADORIA DA REPÚBLICA - PIAUI Nº. 1.27.000.000578/2022-81 - Eletrônico - Relatado por: Dr(a) FRANCISCO DE ASSIS MARINHO FILHO – Nº do Voto Vencedor: 583 – Ementa: PROCEDIMENTO PREPARATÓRIO. COTAS. CONCURSO PÚBLICO. APURAR POSSÍVEL IRREGULARIDADE NO EDITAL Nº 11/2022, CONCERNENTE AO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI), EM RELAÇÃO À RESERVA DE VAGAS DESTINADAS AOS CANDIDATOS AUTODECLARADOS NEGROS E AOS CANDIDATOS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. DILIGÊNCIAS PROMOVIDAS. RECOMENDAÇÕES EXPEDIDAS À UFPI PARA QUE GARANTISSE O CÔMPUTO DO PERCENTUAL ASSEGURADO PARA A RESERVA DE VAGA EM CONSONÂNCIA COM A LEGISLAÇÃO. REALIZAÇÃO DE REUNIÃO PARA O ACERTO DO CUMPRIMENTO DAS RECOMENDAÇÕES.

CANCELAMENTO DO CONCURSO PELA UNIVERSIDADE. VERIFICAÇÃO DE QUE A UNIVERSIDADE SE COMPROMETEU A SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES DO MPF E PASSARÁ A OBSERVAR AS DISPOSIÇÕES LEGAIS NOS PRÓXIMOS PROCESSOS SELETIVOS.

PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO PELA PERDA DO OBJETO. HOMOLOGAÇÃO DO ARQUIVAMENTO. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pela homologação do arquivamento, nos termos do voto do(a) relator(a). 2) PROCURADORIA DA REPÚBLICA - RONDONIA Nº. 1.31.000.000286/2022-15 - Eletrônico - Relatado por: Dr(a) FRANCISCO DE ASSIS MARINHO FILHO – Nº do Voto Vencedor: 570 – Ementa: PROCEDIMENTO PREPARATÓRIO. INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA (INCRA). ATENDIMENTO. APURAÇÃO DE SUPOSTA FALHA DO INCRA EM RONDÔNIA AO NÃO DISPONIBILIZAR ATENDIMENTO PRIORITÁRIO E LIMITAR O NÚMERO DE CIDADÃOS ATENDIDOS. DILIGÊNCIAS FEITAS. INFORMAÇÕES DO INCRA DE QUE HOUVE LIMITAÇÃO EM ATENDIMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE SENHAS LIMITADAS, EM RAZÃO DA PANDEMIA DE COVID-19, MAS ATUALMENTE OS SERVIÇOS DE ATENDIMENTO AO CIDADÃO JÁ ESTÃO NORMALIZADOS, COM O AUMENTO DE CAPACIDADE DE ATENDIMENTO. CONSTATAÇÃO DE QUE O INCRA TEM ADOTADO MEDIDAS PARA PROMOVER O ATENDIMENTO ADEQUADO AOS USUÁRIOS. PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO PELA INEXISTÊNCIA DE MOTIVOS PARA A CONTINUIDADE DE TRAMITAÇÃO DO PRESENTE PROCEDIMENTO. HOMOLOGAÇÃO DO ARQUIVAMENTO. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pela homologação do arquivamento, nos termos do voto do(a) relator(a). 3) PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA Nº.

1.32.000.000476/2017-38 - Relatado por: Dr(a) FRANCISCO DE ASSIS MARINHO FILHO – Nº do Voto Vencedor: 594 – Ementa: INQUÉRITO CIVIL. ACESSIBILIDADE. ENSINO SUPERIOR. APURAR SUPOSTA NÃO OBSERVÂNCIA DAS NORMAS DE ACESSIBILIDADE ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E/OU MOBILIDADE REDUZIDA PELO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA (IFRR). DILIGÊNCIAS PROMOVIDAS. INFORMAÇÕES PRESTADAS PELA INSTITUIÇÃO DE ENSINO EM CADA UM DOS CAMPUS (NOVO PARAÍSO, AMAJARI, BOA VISTA), BEM COMO NA REITORIA DO IFRR, QUANTO AOS PROCEDIMENTOS PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE PROJETO, MELHORIAS REALIZADAS E DEMANDAS PENDENTES A FIM DE ADEQUAÇÃO ÀS REFERIDAS NORMAS. VERIFICAÇÃO DE QUE O INSTITUTO VEM ADOTANDO DIVERSAS PROVIDÊNCIAS PARA GARANTIR ACESSIBILIDADE EM TODAS AS INSTALAÇÕES. PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO PARA INSTAURAÇÃO DE PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO COM VISTAS A ACOMPANHAR AS MEDIDAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DE ACESSIBILIDADE NAS UNIDADES POR PARTE DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA (IFRR). AUTOS ENVIADOS À 1ª CCR. NÃO CONHECIMENTO. REMESSA AO NAOP/PFDC. HOMOLOGAÇÃO DO ARQUIVAMENTO. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pela homologação do arquivamento, nos termos do voto do(a) relator(a). 4) PROCURADORIA DA REPÚBLICA - DISTRITO FEDERAL Nº.

1.16.000.001131/2022-11 - Eletrônico - Relatado por: Dr(a) CAROLINE MACIEL DA COSTA – Nº do Voto Vencedor: 593 – Ementa: INQUÉRITO CIVIL. POLÍTICAS PÚBLICAS. SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE. OFÍCIO CIRCULAR 4/2022/PFDC/MPF. APURAR SE A RECOMENDAÇÃO Nº 63/2020/PRPA/PRDC/MPF ESTÁ SENDO OBSERVADA POR AUTORIDADES E AGENTES PÚBLICOS DE SAÚDE, NO ÂMBITO DO SUS, EM RELAÇÃO AO PROCEDIMENTO DE ATENDIMENTO PARA INTERRUPÇÃO DA GRAVIDEZ DECORRENTE DE ESTUPRO. DILIGÊNCIAS PROMOVIDAS. VERIFICAÇÃO DE QUE O PROTOCOLO DA SECRETARIA DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL ORIENTA-SE PELA NOTA TÉCNICA CONJUNTA Nº 01/NG/NDH/PROSUS/PROREG/MPDFTENUDEM/DPDF E QUE O DOCUMENTO TÉCNICO DO MPDFT E DA DEFENSORIA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL ESTÁ EM CONSONÂNCIA COM AS BOAS PRÁTICAS SUGERIDAS PELA PFDC COM BASE NA RECOMENDAÇÃO Nº 63/2020/PRPA/PRDC/MPF. PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO PELA AUSÊNCIA DE IRREGULARIDADE/ILEGALIDADE. HOMOLOGAÇÃO DO ARQUIVAMENTO. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pela homologação do arquivamento, nos termos do voto do(a) relator(a). 5) PROCURADORIA REGIONAL DA REPÚBLICA DA 1ª REGIÃO Nº. 1.01.000.000381/2018-71 - Eletrônico - Relatado por: Dr(a) RONALDO PINHEIRO DE QUEIROZ – Nº do Voto Vencedor: 587 – Ementa: PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO. PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO. ACOMPANHAMENTO DE AÇÃO COORDENADA COM AS PROCURADORIAS DOS ESTADOS DA 1ª REGIÃO, JUNTO COM SEUS MUNICÍPIOS, DAS ATIVIDADES QUE GESTORES DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS COM ÍNDICE VACINAL IGUAL OU INFERIOR A 50% ESTÃO ADOTANDO PARA AMPLIAR O NÚMERO DE CRIANÇAS VACINADAS PELA POLIOMIELITE. PROCEDIMENTO INSTAURADO A PARTIR DO OFÍCIO CIRCULAR Nº 15/2018/PFDC/MPF, REFERENTE AO PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO (PA) Nº 1.00.000.013337/2018-69, DA PFDC, QUE INFORMAVA

(3)

SOBRE O AUMENTO DO RISCO DE RETORNO DA POLIOMIELITE E SOBRE A BAIXA COBERTURA VACINAL EM 312 MUNICÍPIOS EM PIOR SITUAÇÃO. PROCEDIMENTO ORIGINÁRIO ARQUIVADO PELO ATINGIMENTO DO OBJETO. CUMPRIMENTO DA COBERTURA VACINAL PELAS CAMPANHAS DE VACINAÇÃO NOS ANOS DE 2018 E 2019. ENCAMINHAMENTO DOS AUTOS À PFDC PARA O EXERCÍCIO REVISIONAL. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pela outras deliberações, nos termos do voto do(a) relator(a). 6) PROCURADORIA DA REPÚBLICA - AMAZONAS Nº. 1.13.000.000779/2019-78 - Eletrônico - Relatado por: Dr(a) RONALDO PINHEIRO DE QUEIROZ – Nº do Voto Vencedor: 596 – Ementa: INQUÉRITO CIVIL. SAÚDE. VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA. APURAR CASO DE POSSÍVEL VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA DA PACIENTE N.B.M., OCORRIDA NA MATERNIDADE DONA NAZIRA DAOU.

DILIGÊNCIAS PROMOVIDAS. INFORMADO PELO CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA O ARQUIVAMENTO DE SINDICÂNCIA (Nº 62/2019) INSTAURADA PARA APURAÇÃO DO CASO. INFORMADO AINDA O ENCAMINHAMENTO À COORDENAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE FISCALIZAÇÃO DO CREMAN, EXPEDIENTE PARA PROVIDÊNCIAS, SOBRE A DIVISÃO DE HORÁRIOS DE MODO INFORMAL ENTRE OBSTETRAS ESCALADOS NAS MATERNIDADE PÚBLICAS DE MANAUS. VERIFICAÇÃO DE QUE AO LONGO DOS ANOS, FORAM ADOTADAS DIVERSAS PROVIDÊNCIAS SOBRE A QUESTÃO. CRIADO COMITÊ DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA NO ESTADO DO AMAZONAS COM A PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL E DIVERSAS INSTITUIÇÕES. EXPEDIDA RECOMENDAÇÃO PARA EXORTAR O CRM A PROCEDER A CORRETA APURAÇÃO DOS CASOS SUBMETIDOS A SUA APRECIAÇÃO.

EXPEDIDA RECOMENDAÇÃO PELO MPF, MP/AM, MPC/AM E DPE/AM, NO INTERESSE DAS ATIVIDADES RELACIONADAS AO REFERIDO COMITÊ. RECOMENDAÇÃO ACATADA. JUNTADA DE CÓPIAS DO EXPEDIENTE ENVIADO À CREMAN, AO PA (Nº 1.13.000.000721/2019-24), RELACIONADO AO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA NO ESTADO DO AMAZONAS, BEM COMO DE CÓPIAS DE DOCUMENTOS PARA ANEXAR AO PA INSTAURADO PARA APURAR O CUMPRIMENTO DA RECOMENDAÇÃO CONJUNTA Nº 2/2022. PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO CONSIDERANDO CONTRAPRODUCENTE A CONTINUIDADE DE TRAMITAÇÃO DO PRESENTE FEITO. HOMOLOGAÇÃO DO ARQUIVAMENTO. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pela homologação do arquivamento, nos termos do voto do(a) relator(a). 7) PROCURADORIA DA REPÚBLICA - AMAZONAS Nº. 1.13.000.000782/2019-91 - Eletrônico - Relatado por: Dr(a) RONALDO PINHEIRO DE QUEIROZ – Nº do Voto Vencedor: 590 – Ementa: INQUÉRITO CIVIL. SAÚDE. VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA. APURAÇÃO DE SUPOSTO CASO DE VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA E AS MEDIDAS ADOTADAS NO CASO DA PARTURIENTE M. B. M. N., ATENDIDA NA MATERNIDADE DONA NAZIRA DAOU. NOTÍCIA DE QUE A PACIENTE TERIA RECEBIDO TRATAMENTO HOSTIL, EXPULSÃO DA SALA E AGRESSÃO FÍSICA. DILIGÊNCIAS PROMOVIDAS.

INFORMAÇÕES DO CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO AMAZONAS (CRM/AM) SOBRE O ARQUIVAMENTO DA SINDICÂNCIA REFERENTE À PACIENTE. CONSTATAÇÃO DA EXISTÊNCIA DO PA Nº 1.13.000.000721/2019-24, QUE TEM POR OBJETO APURAR AS QUESTÕES ESTRUTURAIS RELACIONADAS À VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA NO AMAZONAS. INSTAURAÇÃO DE DIVERSOS PROCEDIMENTO PARA ACOMPANHAR AS MEDIDAS ADOTADAS EM CASOS INDIVIDUALIZADOS DE VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA, DE MODO A DAR O DEVIDO ENCAMINHAMENTO PARA CADA VÍTIMA. EXPEDIÇÃO DA RECOMENDAÇÃO CONJUNTA Nº 02/2022, PELO MPF, MP/AM, MPC/AM E DPE/AM, NO INTERESSE DAS ATIVIDADES RELACIONADAS AO COMITÊ DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA NO AMAZONAS, PARA QUE APRESENTASSE PLANO DE ATUAÇÃO DA COMISSÃO RESPONSÁVEL PELAS APURAÇÕES EM QUESTÃO. INSTAURAÇÃO DE PROCEDIMENTO DE ACOMPANHAMENTO PARA APURAR O CUMPRIMENTO DA RECOMENDAÇÃO CONJUNTA Nº 02/2022. QUAISQUER PENDÊNCIAS EM RELAÇÃO AO CASO DO PRESENTE PROCEDIMENTO SERÃO ENCAMINHADAS AO NOVO PROCEDIMENTO. PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO PELO ESGOTAMENTO DO OBJETO.

HOMOLOGAÇÃO DO ARQUIVAMENTO. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pela homologação do arquivamento, nos termos do voto do(a) relator(a). 8) PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA Nº. 1.16.000.000177/2020-42 - Eletrônico - Relatado por: Dr(a) RONALDO PINHEIRO DE QUEIROZ – Nº do Voto Vencedor: 595 – Ementa: INQUÉRITO CIVIL. PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. EDUCAÇÃO. APURAR POSSÍVEL IRREGULARIDADE NA REALIZAÇÃO DO SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA (SISU) EM RELAÇÃO À REDUZIDA OFERTA DE VAGAS RESERVADAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR E DE ENSINO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO. DILIGÊNCIAS PROMOVIDAS. ENCAMINHADO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO RELATÓRIO E PLANILHA COM NÚMERO DE VAGAS E INSCRIÇÕES PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM RELAÇÃO AO SISU 2021-1. VERIFICAÇÃO DE QUE FORAM DESTINADAS AOS CANDIDATOS COM DEFICIÊNCIA UM TOTAL DE 6,3%

DAS VAGAS OFERTADAS. COMPETÊNCIA DE CADA INSTITUIÇÃO DE ENSINO (IFES) A DEFINIÇÃO DO NÚMERO DE VAGAS RESERVADAS. LEI Nº 12.711/2012. AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA. QUESTÃO ACOMPANHADA PELA DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO (PAJ 2022/001-01020). AUSENTES INDÍCIOS CONCRETOS DE ILEGALIDADE OU OMISSÃO INJUSTIFICADA DO ÓRGÃO COMPETENTE. PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO PARA INSTAURAÇÃO DE PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO DE ACOMPANHAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS. AUTOS ENVIADOS À 1ª CCR. NÃO CONHECIMENTO. REMESSA AO NAOP/PFDC.

HOMOLOGAÇÃO DO ARQUIVAMENTO. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pela homologação do arquivamento, nos termos do voto do(a) relator(a). 9) PROCURADORIA DA REPÚBLICA - MATO GROSSO/DIAMANTINO Nº.

1.20.000.000264/2019-33 - Eletrônico - Relatado por: Dr(a) RONALDO PINHEIRO DE QUEIROZ – Nº do Voto Vencedor: 581 – Ementa:

INQUÉRITO CIVIL. EDUCAÇÃO. INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES). TRANSFERÊNCIA DE ESTUDANTES. APURAÇÃO DE POSSÍVEL IRREGULARIDADE NA DISPONIBILIZAÇÃO DE VAGAS DO CURSO DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT), CAMPUS CUIABÁ/MT, PARA OS PROCEDIMENTOS DE TRANSFERÊNCIA VOLUNTÁRIA DE ESTUDANTES DE OUTRAS IES. FEITO CÍVEL RELATIVO AOS DIREITOS SOCIAIS E FISCALIZAÇÃO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS EM GERAL.

MATÉRIA INSERIDA NA ATRIBUIÇÃO DA 1ª CCR/MPF. RESOLUÇÃO CSMPF N.º 148/2014. REMESSA DOS AUTOS À PFDC, PARA O REENCAMINHAMENTO À 1ª CCR/MPF, PARA ANÁLISE DA PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pelo não conhecimento do arquivamento, nos termos do voto do(a) relator(a). 10) PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO MUNICÍPIO DE ITUIUTABA-MG Nº. 1.22.002.000276/2019-73 - Eletrônico - Relatado por: Dr(a) RONALDO PINHEIRO DE QUEIROZ – Nº do Voto Vencedor: 586 – Ementa: INQUÉRITO CIVIL. SAÚDE. FALHA NO ATENDIMENTO. APURAÇÃO DE NOTÍCIA DE QUE HOUVE ADMINISTRAÇÃO DE ÁLCOOL EM VEZ DE ÁGUA EM UMA CRIANÇA HOSPITALIZADA NO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO (HC/UFTM), LOCALIZADO EM UBERABA/MG. DILIGÊNCIAS ULTIMADAS.

INFORMAÇÕES DO HOSPITAL SOBRE A RESPONSÁVEL PELA ADMINISTRAÇÃO EQUIVOCADA DE ÁLCOOL NA CRIANÇA, ACRESCENTANDO QUE A UNIDADE DE RISCOS ASSISTENCIAIS DO HC/UFTM REALIZOU A INVESTIGAÇÃO DO CASO, SENDO CLASSIFICADO COMO EVENTO ADVERSO LEVE, VISTO QUE NÃO HOUVE DANOS AO PACIENTE. VERIFICAÇÃO DE QUE, APÓS CONSTATAR A OCORRÊNCIA, O SETOR DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE E SEGURANÇA DO PACIENTE ELABOROU PLANO DE AÇÃO, OBJETIVANDO A MELHORIA CONTÍNUA DO PROCESSO ASSISTENCIAL AO PACIENTE E A OCORRÊNCIA FOI NOTIFICADA À ANVISA

(4)

E AO CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE MINAS GERAIS (COREN/MG). AUSÊNCIA DE IDENTIFICAÇÃO DE EVENTO DA MESMA NATUREZA NOS ÚLTIMOS 3 ANOS. EM RELAÇÃO AO ASPECTO CRIMINAL, FOI REQUISITADA A INSTAURAÇÃO DE INQUÉRITO POLICIAL PARA APURAR POSSÍVEL PRÁTICA CRIMINAL PELA TÉCNICA DE ENFERMAGEM RESPONSÁVEL.

PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO EM RAZÃO DA INEXISTÊNCIA DE CONDUTA OMISSIVA POR PARTE DO HC/UFTM NA CORREÇÃO DA OCORRÊNCIA, NA COMUNICAÇÃO AOS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS E NA ADOÇÃO DAS MEDIDAS NECESSÁRIAS.

HOMOLOGAÇÃO DO ARQUIVAMENTO. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pela homologação do arquivamento, nos termos do voto do(a) relator(a). 11) PROCURADORIA DA REPÚBLICA - RONDONIA Nº. 1.31.000.000991/2022-12 - Eletrônico - Relatado por: Dr(a) RONALDO PINHEIRO DE QUEIROZ – Nº do Voto Vencedor: 591 – Ementa: PROCEDIMENTO PREPARATÓRIO.

POLÍTICAS PÚBLICAS. APURAR SUPOSTO RISCO DE DESABAMENTO DO PRÉDIO QUE FUNCIONA O CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR). FEITO CÍVEL RELATIVO AOS DIREITOS SOCIAIS E FISCALIZAÇÃO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS EM GERAL. MATÉRIA INSERIDA NA ATRIBUIÇÃO DA 1ª CCR/MPF. RESOLUÇÃO CSMPF N.º 148/2014. REMESSA DOS AUTOS À PFDC, PARA O REENCAMINHAMENTO À 1ª CCR/MPF, PARA ANÁLISE DA PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pelo não conhecimento do arquivamento, nos termos do voto do(a) relator(a). 12) PROCURADORIA DA REPÚBLICA - RONDONIA Nº. 1.31.000.001054/2020-12 - Eletrônico - Relatado por:

Dr(a) RONALDO PINHEIRO DE QUEIROZ – Nº do Voto Vencedor: 589 – Ementa: INQUÉRITO CIVIL. REFORMA AGRÁRIA. CONFLITO FUNDIÁRIO. APURAÇÃO DE SUPOSTA AÇÃO CRIMINOSA PRATICADA, EM TESE, POR MILÍCIA CONTRATADA PELA FAMÍLIA DE E.

A. NA REGIÃO ENTRE CAMPO NOVO DE RONDÔNIA E GOVERNADOR JORGE TEIXEIRA, EM FAZENDA QUE SERIA ÁREA DE PROPRIEDADE DA UNIÃO. DILIGÊNCIAS FEITAS. CONSTATAÇÃO DA ATUAÇÃO JUDICIAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL (MPF) EM TODAS AS AÇÕES JUDICIAIS QUE ENVOLVEM A ÁREA. ENCAMINHAMENTO DAS QUESTÕES (NOS ÂMBITOS CÍVEL E CRIMINAL) A NÍVEL FEDERAL, AO MPF E POLÍCIA FEDERAL E A NÍVEL ESTADUAL, AO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE RONDÔNIA (MP/RO) E POLÍCIA CIVIL DE RONDÔNIA. EXISTÊNCIA DOS AUTOS JUDICIAIS Nº 1009903-95.2020.4.01.4100, PRINCIPAL, COM VÁRIAS AÇÕES IDÊNTICAS TRAMITANDO POR DEPENDÊNCIA. NECESSIDADE DE INSTAURAÇÃO DE PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO (PA) PARA ACOMPANHAMENTO DA QUESTÃO. PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO EM RAZÃO DA JUDICIALIZAÇÃO DA DEMANDA E PARA INSTAURAÇÃO DE PA DE ACOMPANHAMENTO. HOMOLOGAÇÃO DO ARQUIVAMENTO. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pela homologação do arquivamento, nos termos do voto do(a) relator(a). 13) PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA Nº. 1.18.000.000860/2021-96 - Eletrônico - Relatado por: Dr(a) FRANCISCO GUILHERME VOLLSTEDT BASTOS – Nº do Voto Vencedor: 588 – Ementa: INQUÉRITO CIVIL. CENSURA. YOUTUBE. APURAÇÃO DE EVENTUAIS AÇÕES OU OMISSÕES ILÍCITAS DA PLATAFORMA YOUTUBE, RELATIVAMENTE À IMPOSIÇÃO DE CENSURA, MEDIANTE A EXCLUSÃO DE VÍDEOS/PÁGINAS DE USUÁRIOS BRASILEIROS, ÓRGÃOS E ENTIDADES PÚBLICAS, ASSOCIAÇÕES E MOVIMENTOS SOCIAIS, PERTINENTES A CONTEÚDOS RELACIONADOS À COVID-19, A PRETEXTO DE SUPOSTA VIOLAÇÃO DAS REGRAS DAS DIRETRIZES DA COMUNIDADE, ADOTADAS PELA MENCIONADA PLATAFORMA. NOTÍCIA DA EXCLUSÃO DE 385 VÍDEOS DA PLATAFORMA, QUE CONTINHA, EM SUA MAIORIA, CONTEÚDO COM TEMAS DE RECOMENDAÇÕES DO USO DE HIDROXICLOROQUINA OU IVERMECTINA PARA O TRATAMENTO DA COVID-19 E INEFICÁCIA DAS VACINAS CONTRA O VÍRUS.

DILIGÊNCIAS FEITAS. ESCLARECIMENTOS DO YOUTUBE DE QUE, DOS 385 VÍDEOS ELENCADOS, APENAS 4 FORAM EXCLUÍDOS E 16 NÃO ESTÃO DISPONÍVEIS PELO ENCERRAMENTO DOS CANAIS, SENDO QUE, DOS EXCLUÍDOS, 3 FORAM REMOVIDOS POR VIOLAÇÃO À POLÍTICA DO YOUTUBE (QUE PROÍBE CONTEÚDO DE INFORMAÇÕES MÉDICAS INCORRETAS RELACIONADAS À COVID-19) E 1 POR VIOLAR A POLÍTICA DE DIREITOS AUTORAIS. INFORMAÇÕES DE QUE, CASO HAJA VIOLAÇÃO DAS REGRAS DOS TERMOS DE SERVIÇO E DIRETRIZES DA COMUNIDADE, O CONTEÚDO É REMOVIDO E O USUÁRIO É COMUNICADO DOS MOTIVOS DA REMOÇÃO. AUSÊNCIA DE AMEAÇA OU LESÃO A INTERESSE PÚBLICO QUE JUSTIFIQUE A ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, UMA VEZ QUE SE TRATA DE FACULDADE DO USUÁRIO DE INGRESSO E PUBLICAÇÃO DENTRO DAS REGRAS DA PLATAFORMA. PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO EM RAZÃO DA INEXISTÊNCIA DE DIREITO DIFUSO, COLETIVO OU INDIVIDUAL HOMOGÊNEO COM RELEVÂNCIA SOCIAL OBJETIVA. HOMOLOGAÇÃO DO ARQUIVAMENTO. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pela homologação do arquivamento, nos termos do voto do(a) relator(a). 14) PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA Nº. 1.18.000.001514/2020-44 - Eletrônico - Relatado por: Dr(a) FRANCISCO GUILHERME VOLLSTEDT BASTOS – Nº do Voto Vencedor: 592 – Ementa: INQUÉRITO CIVIL. TRANSPORTE RODOVIÁRIO. IDOSO. COVID-19. APURAR VIABILIDADE DE COMPRA ONLINE DE PASSAGENS RODOVIÁRIAS, UTILIZANDO O ID JOVEM E OS DISPOSITIVOS QUE ASSEGURAM BENEFÍCIOS AOS IDOSOS E DEFICIENTES, COOPERANDO PARA O CUMPRIMENTO DO ISOLAMENTO SOCIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA DE CORONAVÍRUS. DILIGÊNCIAS PROMOVIDAS. INFORMAÇÕES PRESTADAS PELA AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES (ANTT), TERMINAL RODOVIÁRIO DE GOIÂNIA E SECRETARIA NACIONAL DA JUVENTUDE.

CONSTATAÇÃO DE QUE A COMPRA DE INGRESSOS POR MEIO DIGITAL PARA BENEFICIÁRIOS DAS ISENÇÕES LEGAIS ESBARRA EM DESAFIOS NORMATIVOS E OBSTÁCULOS TECNOLÓGICOS QUE AINDA NÃO POSSIBILITAM A IMPLEMENTAÇÃO SOLICITADA PELO REPRESENTANTE DE FORMA AMPLA E SEGURA, CONFORME DISPOSTO NO DECRETO Nº 8.537/2015. VERIFICAÇÃO DE QUE NÃO MAIS SUBSISTE A ALEGADA URGÊNCIA, CONSIDERANDO A ALTERAÇÃO DO CENÁRIO PANDÊMICO. TAMPOUCO, PROCEDE ARGUMENTO DE COMPRA DE BILHETE PELA INTERNET SOB JUSTIFICATIVA DE RISCO À SAÚDE, UMA VEZ QUE A FRUIÇÃO DO BENEFÍCIO DEPENDE DO COMPARECIMENTO PRESENCIAL DO BENEFICIÁRIO AO ESPETÁCULO. PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO PELA AUSÊNCIA DE INDÍCIOS DE IRREGULARIDADES QUE EVIDENCIEM VIOLAÇÃO A DIREITOS INDIVIDUAIS INDISPONÍVEIS, COLETIVOS OU TRANSINDIVIDUAIS DE ATRIBUIÇÃO DO MPF. HOMOLOGAÇÃO DO ARQUIVAMENTO. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pela homologação do arquivamento, nos termos do voto do(a) relator(a). 15) PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA Nº. 1.18.003.000166/2019-24 - Eletrônico - Relatado por: Dr(a) FRANCISCO GUILHERME VOLLSTEDT BASTOS – Nº do Voto Vencedor: 582 – Ementa: PROCEDIMENTO PREPARATÓRIO. EDUCAÇÃO. PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. INCLUSÃO. APURAÇÃO DA FALTA DE ACESSIBILIDADE AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO INSTITUTO FEDERAL GOIANO, CAMPUS RIO VERDE/GO, EM RAZÃO DO REDUZIDO NÚMERO DE INTÉRPRETES DE LIBRAS.

DILIGÊNCIAS PROMOVIDAS. INFORMAÇÕES DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO DE QUE TEM, NO TOTAL, 4 ESTUDANTES SURDOS OU COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA PARCIAL, SENDO QUE O INSTITUTO CONTRATOU 2 POSTOS DE INTÉRPRETE DE LIBRAS POR 4 MESES E QUE ATUALMENTE O CAMPUS RIO VERDE ESTÁ PARTICIPANDO DE LICITAÇÃO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE INTÉRPRETES DE LIBRAS. INÉRCIA DOS REPRESENTANTES EM APRESENTAREM NOVOS ELEMENTOS CAPAZES DE SUBSIDIAR A CONTINUIDADE DAS INVESTIGAÇÕES. PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO PELA CORREÇÃO DA

(5)

IRREGULARIDADE. HOMOLOGAÇÃO DO ARQUIVAMENTO. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pela homologação do arquivamento, nos termos do voto do(a) relator(a). 16) PROCURADORIA DA REPÚBLICA - MARANHÃO Nº.

1.19.000.002053/2021-71 - Eletrônico - Relatado por: Dr(a) FRANCISCO GUILHERME VOLLSTEDT BASTOS – Nº do Voto Vencedor: 576 – Ementa: INQUÉRITO CIVIL. ALIMENTAÇÃO ESCOLAR. APURAR SUPOSTA IRREGULARIDADE NA AQUISIÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS DA AGRICULTURA FAMILIAR ATRAVÉS DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR ¿ PNAE. CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2021. MUNICÍPIO DE VIANA/MA. FEITO CÍVEL RELATIVO AOS DIREITOS SOCIAIS E FISCALIZAÇÃO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS EM GERAL. MATÉRIA INSERIDA NA ATRIBUIÇÃO DA 1ª CCR/MPF. RESOLUÇÃO CSMPF N.º 148/2014. REMESSA DOS AUTOS À PFDC, PARA O REENCAMINHAMENTO À 1ª CCR/MPF, PARA ANÁLISE DA PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pelo não conhecimento do arquivamento, nos termos do voto do(a) relator(a). 17) PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA Nº. 1.27.002.000040/2022-56 - Eletrônico - Relatado por: Dr(a) FRANCISCO GUILHERME VOLLSTEDT BASTOS – Nº do Voto Vencedor: 567 – Ementa: PROCEDIMENTO PREPARATÓRIO. PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. INCLUSÃO. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI). APURAÇÃO DE AUSÊNCIA DE INTÉRPRETES DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS), NO IFPI, CAMPUS DE FLORIANO/PI. DILIGÊNCIAS FEITAS. INFORMAÇÕES DO IFPI DE QUE FEZ LICITAÇÃO PARA A CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE APOIO. CONTRATAÇÃO DE EMPRESA, COM 2 POSTOS DE TRADUTOR LIBRAS E 2 POSTOS DE CUIDADOR.

CONSTATAÇÃO DA RESOLUÇÃO DA QUESTÃO. AUSÊNCIA DE VERIFICAÇÃO DE OUTRAS QUESTÕES QUE DEMANDEM O PROSSEGUIMENTO DA ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL. PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO PELO ESGOTAMENTO DO OBJETO. HOMOLOGAÇÃO DO ARQUIVAMENTO. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pela homologação do arquivamento, nos termos do voto do(a) relator(a). 18) PROCURADORIA DA REPÚBLICA - RONDONIA Nº. 1.31.000.001419/2020- 17 - Eletrônico - Relatado por: Dr(a) FRANCISCO GUILHERME VOLLSTEDT BASTOS – Nº do Voto Vencedor: 569 – Ementa: INQUÉRITO CIVIL.

REFORMA AGRÁRIA. APURAÇÃO DA ELABORAÇÃO E APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI Nº 481/2020, DO ESTADO DE RONDÔNIA, QUE PROMOVE A DESTINAÇÃO DE TERRAS PÚBLICAS, DE MANEIRA A BUSCAR QUE A LEI RESPEITE OS DIREITOS DE CAMPONESES E COMUNIDADES TRADICIONAIS QUE DA TERRA RETIRAM SEU SUSTENTO. DILIGÊNCIAS FEITAS. JUDICIALIZAÇÃO DA QUESTÃO COM O AJUIZAMENTO DA AÇÃO CIVIL PÚBLICA Nº 1008977-80.2021.4.01.4100, PELO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL (MPF), EM TRÂMITE NA 5ª VARA FEDERAL DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DE RONDÔNIA E O ENCAMINHAMENTO DE MATÉRIAS SOB ATRIBUIÇÃO ESTADUAL PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE RONDÔNIA (MP/RO), QUE JÁ INSTAUROU PROCEDIMENTO PARA APURAÇÃO E PROVIDÊNCIAS ENTENDIDAS COMO PERTINENTES. PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO PELA INEXISTÊNCIA DE MOTIVOS PARA A CONTINUIDADE DE TRAMITAÇÃO DO PRESENTE PROCEDIMENTO. HOMOLOGAÇÃO DO ARQUIVAMENTO. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pela homologação do arquivamento, nos termos do voto do(a) relator(a).

FRANCISCO DE ASSIS MARINHO FILHO Procurador regional da República Titular CAROLINE MACIEL DA COSTA Procurador regional da República Suplente RONALDO PINHEIRO DE QUEIROZ Procurador regional da República Titular FRANCISCO GUILHERME VOLLSTEDT BASTOS Procurador Regional da República Titular

##UNICO|PRR1|PRR1ª-00004425-2023

ATA DA CENTÉSIMA QUADRAGÉSIMA QUINTA SESSÃO REVISÃO ORDINÁRIA DE 25 DE NOVEMBRO DE 2022 No vigésimo quinto dia de novembro de dois mil e vinte e dois, por meio da pauta virtual, os membros Ronaldo Pinheiro de Queiroz, Caroline Maciel da Costa Lima da Mata, Francisco Guilherme Vollstedt Bastos, e Francisco de Assis Marinho Filho, sob a coordenação do primeiro, deliberaram em colegiado.1) PROCURADORIA DA REPÚBLICA - MINAS GERAIS Nº. 1.22.000.003165/2021-53 - Eletrônico - Relatado por: Dr(a) CAROLINE MACIEL DA COSTA – Nº do Voto Vencedor: 600 – Ementa: INQUÉRITO CIVIL. EDUCAÇÃO. INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES). APURAÇÃO DE POSSÍVEIS IRREGULARIDADES SUPOSTAMENTE PRATICADAS PELO COLEGIADO DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MINAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG), NA CONCESSÃO DE MATRÍCULA A ALUNOS SEM CONSIDERAR OS PRÉ-REQUISITOS DAS DISCIPLINAS, EM DESACORDO COM A REGULAMENTAÇÃO INTERNA INSTITUCIONAL REFERENTE ÀS NORMAS GERAIS DE GRADUAÇÃO, BEM COMO EVENTUAL DESRESPEITO AO PRINCÍPIO DA EQUIDADE, EM RAZÃO DE POSSÍVEL SELETIVIDADE NA CONCESSÃO DE QUEBRAS DE PRÉ-REQUISITOS DE DISCIPLINAS A ALGUNS ALUNOS EM DETRIMENTO DE OUTROS. FEITO CÍVEL RELATIVO AOS DIREITOS SOCIAIS E FISCALIZAÇÃO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS EM GERAL. MATÉRIA INSERIDA NA ATRIBUIÇÃO DA 1ª CCR/MPF. RESOLUÇÃO CSMPF N.º 148/2014. REMESSA DOS AUTOS À PFDC, PARA O REENCAMINHAMENTO À 1ª CCR/MPF, PARA ANÁLISE DA PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pelo não conhecimento do arquivamento, nos termos do voto do(a) relator(a). 2) PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO MUNICÍPIO DE VIÇOSA/PONTE NOVA Nº. 1.22.001.000048/2022-17 - Eletrônico - Relatado por: Dr(a) CAROLINE MACIEL DA COSTA – Nº do Voto Vencedor: 577 – Ementa: PROCEDIMENTO PREPARATÓRIO. PESSOAS TRANSGÊNERO. APURAR REGULARIDADE DOS PROCEDIMENTOS DE AFIRMAÇÃO DE GÊNERO, DESTINADOS A PESSOAS TRANSGÊNERO, NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (HU/UFJF). NOTÍCIA DE NÃO CUMPRIMENTO DA RESOLUÇÃO Nº 2.265/2019 DO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. DILIGÊNCIAS PROMOVIDAS.

(6)

INFORMAÇÕES PRESTADAS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE E PELO REFERIDO HOSPITAL. ACOSTADA NOVA REPRESENTAÇÃO NARRANDO OCORRÊNCIA DE SUPOSTO ESTUPRO DE VULNERÁVEL E POSSÍVEL ALIENAÇÃO PARENTAL NO ÂMBITO DO HOSPITAL. AUSÊNCIA DE ATRIBUIÇÃO DO MPF PARA APURAÇÃO DESSES FATOS. PROSSEGUIMENTO DAS INVESTIGAÇÕES EM RELAÇÃO AOS PROCEDIMENTOS DE AFIRMAÇÃO DE GÊNERO REALIZADOS PELO HU/UFJF. DECLÍNIO DE ATRIBUIÇÕES PARCIAL AO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS PARA AS PROVIDÊNCIAS CABÍVEIS QUANTO AO SUPOSTO CRIME DE ESTUPRO DE VULNERÁVEL E ÀS QUESTÕES ATINENTES A ALIENAÇÃO PARENTAL. HOMOLOGAÇÃO DO DECLÍNIO PARCIAL DE ATRIBUIÇÕES EM RELAÇÃO À APURAÇÃO DA MATÉRIA DE ATRIBUIÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pela homologação parcial do declínio de atribuição, nos termos do voto do(a) relator(a).

3) PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA-MG Nº. 1.22.003.000493/2022-59 - Eletrônico - Relatado por: Dr(a) CAROLINE MACIEL DA COSTA – Nº do Voto Vencedor: 625 – Ementa: INQUÉRITO CIVIL. PRESTAÇÃO DE SERVIÇO. INSS. APURAR SUPOSTAS IRREGULARIDADES PRATICADAS PELO INSS DECORRENTES DE MAU ATENDIMENTO E DEMORA NA ANÁLISE DE DOCUMENTOS APRESENTADOS NO MOMENTO DA PERÍCIA. DILIGÊNCIAS PROMOVIDAS. ESCLARECIMENTOS PRESTADOS PELA AUTARQUIA PREVIDENCIÁRIA RELATIVAMENTE ÀS INCONSISTÊNCIAS OBSERVADAS. VERIFICAÇÃO DE QUE O MENOR INTERESSADO FOI SUBMETIDO A NOVA PERÍCIA PELO INSS E DEFERIDO O PEDIDO DE BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA (BPC). OFICIADOS O INSS EM UBERLÂNDIA E A DIVISÃO REGIONAL DE PERÍCIA MÉDICA 14, A FIM DE QUE OS PROFISSIONAIS SEJAM ORIENTADOS A DISPENSAR UM ATENDIMENTO URBANO E CORTÊS À POPULAÇÃO. PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO CONSIDERANDO A CORREÇÃO DA IRREGULARIDADE. HOMOLOGAÇÃO DO ARQUIVAMENTO. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pela homologação do arquivamento, nos termos do voto do(a) relator(a). 4) PROCURADORIA DA REPÚBLICA - PARA/CASTANHAL Nº. 1.23.000.001718/2021-04 - Eletrônico - Relatado por: Dr(a) CAROLINE MACIEL DA COSTA – Nº do Voto Vencedor: 611 – Ementa: INQUÉRITO CIVIL. CONFLITO FUNDIÁRIO. ASSENTAMENTO. APURAÇÃO DE POSSÍVEL OCUPAÇÃO INDEVIDA NO PROJETO DE ASSENTAMENTO (PA) CUPIÚBA, REGIÃO DE CASTANHAL/PA, E DE DERRUBADA DAS ÁREAS DE RESERVAS EM LOTES (NºS 30, 31 E 32) DO REFERIDO ASSENTAMENTO. DILIGÊNCIAS FEITAS. AJUIZAMENTO DA AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE Nº 1007823-96.2022.4.01.3904, PELA PROCURADORIA REGIONAL DA 1ª REGIÃO (PRR1), PARA A IMEDIATA DESOCUPAÇÃO DOS LOTES 30, 31 E 32, DO PA CUPIÚBA. VERIFICAÇÃO QUE A AÇÃO JUDICIAL ABARCA O OBJETO DO PRESENTE PROCEDIMENTO. PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO EM RAZÃO DA JUDICIALIZAÇÃO DA QUESTÃO. HOMOLOGAÇÃO DO ARQUIVAMENTO. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pela homologação do arquivamento, nos termos do voto do(a) relator(a). 5) PROCURADORIA DA REPÚBLICA - RONDONIA Nº. 1.31.000.001170/2022-01 - Eletrônico - Relatado por: Dr(a) CAROLINE MACIEL DA COSTA – Nº do Voto Vencedor: 580 – Ementa: PROCEDIMENTO PREPARATÓRIO. POLÍTICAS PÚBLICAS. PESSOAS TRANSGÊNERO. OFÍCIO CIRCULAR 9/2022/PRDC-RS. NOTÍCIA DE INSUFICIÊNCIA DE SERVIÇOS DE SAÚDE QUE REALIZAM PROCEDIMENTO TRANSEXUALIZADOR. AUTOS INSTAURADOS PARA AVERIGUAR A EXISTÊNCIA DE DEMANDA/ATENDIMENTO PELA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DO ESTADO DE RONDÔNIA QUANTO AO ACESSO AOS PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS E EVENTUAL FORMALIZAÇÃO DE ACORDO COM OUTROS ESTADOS DA FEDERAÇÃO VOLTADO À COORDENAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO DAS AÇÕES DE PACTUAÇÃO E REGULAÇÃO DAS REFERÊNCIAS INTERESTADUAIS DO PROCESSO TRANSEXUALIZADOR NO SUS, NOS TERMOS DA PORTARIA 807, DE 21/03/2017. DILIGÊNCIAS PROMOVIDAS. INFORMADO PELA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE (SESAU/RO) QUE, ENTRE OS ANOS DE 2018 A 2021, NÃO HOUVE REGISTROS RELACIONADO AO PROCESSO TRANSEXUALIZADOR NO ESTADO DE RONDÔNIA. AUSÊNCIA DE FORMALIZAÇÃO DE ACORDO COM OUTROS ESTADOS DA FEDERAÇÃO PARA AÇÕES DESTINADAS AO TEMA. CONSTATAÇÃO DE QUE A COORDENAÇÃO ESTADUAL DE POLÍTICAS PARA POPULAÇÕES VULNERÁVEIS VEM TRABALHANDO NA CONSTRUÇÃO DESSA POLÍTICA PÚBLICA, MEDIANTE TRATATIVAS ABORDADAS ENTRE A COORDENAÇÃO DE ISTS E AIDS DA AGEVISA E ALGUNS PROFISSIONAIS DA REDE ASSISTENCIAL ESTADUAL. EXISTÊNCIA DE PROPOSTA PARA IMPLANTAÇÃO DO AMBULATÓRIO TRANSEXUALIZADOR NA PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE (PAS 2023). VERIFICAÇÃO DE QUE, MESMO NÃO HAVENDO NO ESTADO DE RONDÔNIA DEMANDA DIRETAMENTE RELACIONADA À PROBLEMÁTICA ENFRENTADA PELO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE, A SESAU/RO VEM CUMPRINDO A BUSCA DA IMPLANTAÇÃO DE MEDIDAS QUE POSSAM SUPRIR OU AUXILIAR FUTURAMENTE EVENTUAIS DEMANDAS RELACIONADAS AO PROCESSO TRANSEXUALIZADOR. PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO PELA AUSÊNCIA DE IRREGULARIDADES. HOMOLOGAÇÃO DO ARQUIVAMENTO. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pela homologação do arquivamento, nos termos do voto do(a) relator(a). 6) PROCURADORIA DA REPÚBLICA - RORAIMA Nº. 1.32.000.000339/2022-61 - Eletrônico - Relatado por: Dr(a) CAROLINE MACIEL DA COSTA – Nº do Voto Vencedor: 599 – Ementa:

PROCEDIMENTO PREPARATÓRIO. DIREITOS HUMANOS. MINORIAS ÉTNICAS. MEMORIAL VIOLÊNCIA POLÍTICA. OFÍCIO CIRCULAR Nº 7/2022/PFDC/MPF. APURAR A SITUAÇÃO, SOBRETUDO QUANTO ÀS MULHERES (ESPECIALMENTE NEGRAS), INTEGRANTES DA COMUNIDADE LGBTQI+ E OUTRAS MINORIAS, NO ESTADO DE RONDÔNIA. DILIGÊNCIAS PROMOVIDAS.

OFICIADA CÂMARA DOS DEPUTADOS, POR INTERMÉDIO DA PGR, PARA ESCLARECIMENTOS SOBRE AS PROVIDÊNCIAS ADOTADAS EM RELAÇÃO AOS ATAQUES SOFRIDOS EM REDE SOCIAL POR SER MULHER E INDÍGENA, PELA DEPUTADA FEDERAL (J.W.). CASO SOB ACOMPANHAMENTO POR OUTRA UNIDADE DO MPF EM PROCESSO JUDICIAL (10166973020224013400).

INFORMADO PELA CÂMARA MUNICIPAL DE BOA VISTA/RR E ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE RORAIMA NÃO CONSTAREM REGISTROS SOBRE O TEMA. ACRESCENTADO PELA CÂMARA MUNICIPAL A APROVAÇÃO DE CÓDIGO DE ÉTICA (LEI Nº 2114/2021) E ADOÇÃO DE MEDIDAS PARA PREVENIR CASOS DE VIOLÊNCIA POLÍTICA CONTRA MULHERES PARLAMENTARES, PELA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA. PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO CONSIDERANDO NÃO EXISTIREM OUTRAS PROVIDÊNCIAS A SEREM ADOTADAS NO PRESENTE FEITO. HOMOLOGAÇÃO DO ARQUIVAMENTO. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pela homologação do arquivamento, nos termos do voto do(a) relator(a). 7) PROCURADORIA DA REPÚBLICA - BAHIA Nº. 1.14.000.002699/2021-34 - Eletrônico - Relatado por: Dr(a) FRANCISCO DE ASSIS MARINHO FILHO – Nº do Voto Vencedor: 607 – Ementa:

PROCEDIMENTO PREPARATÓRIO. EDUCAÇÃO. POLÍTICAS PÚBLICAS. REPRESENTAÇÃO SOLICITANDO A ADOÇÃO DE PROVIDÊNCIAS JUNTO À SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SALVADOR/BA PARA QUE O FILHO DA REPRESENTANTE, QUE É AUTISTA, NÃO SEJA APROVADO PARA O 6º ANO, POIS, EM 2020, NÃO TEVE AULAS POR CONTA DA PANDEMIA E, EM 2021, NÃO CONSEGUIU ACOMPANHAR AS AULAS ONLINE. DILIGÊNCIAS PROMOVIDAS. INFORMAÇÕES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SALVADOR/BA DE QUE A PROGRESSÃO CONTINUADA É UMA REPARAÇÃO PENSADA E DEVE SER EXECUTADA COM EXERCÍCIOS PROFÍCUO DE TODOS, SENDO QUE O ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA NÃO PODE ENVOLVER OS JOVENS EM RETROCESSOS. INSTADA A SE MANIFESTAR, A REPRESENTANTE QUEDOU-SE INERTE. PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO PELO

(7)

ESGOTAMENTO DO OBJETO E POR NÃO SER CASO DE AJUIZAMENTO DE AÇÃO CIVIL PÚBLICA. HOMOLOGAÇÃO DO ARQUIVAMENTO. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pela homologação do arquivamento, nos termos do voto do(a) relator(a). 8) PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA Nº. 1.14.001.001208/2019-11 - Eletrônico - Relatado por: Dr(a) FRANCISCO DE ASSIS MARINHO FILHO – Nº do Voto Vencedor: 604 – Ementa: INQUÉRITO CIVIL. PRIORIDADE. ATENDIMENTO.

APURAÇÃO DE SUPOSTAS IRREGULARIDADES NO ATENDIMENTO PRIORITÁRIO AOS IDOSOS POR PARTE DAS AGÊNCIAS BANCÁRIAS E CASAS LOTÉRICAS DO MUNICÍPIO DE ITABUNA/BA, ESPECIALMENTE A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (CEF).

DILIGÊNCIAS PROMOVIDAS. INFORMAÇÕES DA CEF DE QUE DISPONIBILIZA BANHEIROS ACESSÍVEIS E BEBEDOUROS, ASSENTOS PREFERENCIAIS AO IDOSO E OBSERVA O TEMPO DE ATENDIMENTO E AS NORMAS DE ACESSIBILIDADE, BEM COMO HÁ SINALIZAÇÃO NAS AGÊNCIAS EM RELAÇÃO A TAIS DIREITOS. RELATADO PELO CONSELHO DO IDOSO DO MUNICÍPIO DE ITABUNA/BA QUE SE DIRIGIU A DUAS DAS QUATROS AGÊNCIAS DA CIDADE E QUE PERCEBEU QUE RESPEITAVAM AS NORMAS, COM DISTANCIAMENTO SOCIAL E ASSENTOS. AUSÊNCIA DE REGISTRO DE QUALQUER RECLAMAÇÃO REFERENTE AO ATENDIMENTO PRESTADO PELA CEF, POR PARTE DO PROCON. CONSTATAÇÃO, PELOS DOCUMENTOS JUNTADOS, DA AUSÊNCIA DE IRREGULARIDADES. PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO PELO ESGOTAMENTO DO OBJETO. HOMOLOGAÇÃO DO ARQUIVAMENTO. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pela homologação do arquivamento, nos termos do voto do(a) relator(a). 9) PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA Nº. 1.14.004.000449/2022-19 - Eletrônico - Relatado por: Dr(a) FRANCISCO DE ASSIS MARINHO FILHO – Nº do Voto Vencedor: 624 – Ementa: NOTÍCIA DE FATO. INSS. SERVIÇO PÚBLICO. APURAR SUPOSTA DEMORA EXCESSIVA E INJUSTIFICADA NA ANÁLISE DE REQUERIMENTO DE BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO DO REPRESENTANTE. ALEGAÇÕES DE DESCUMPRIMENTO DOS PRAZOS ESTABELECIDOS NO TERMO DE ACORDO DO RECURSO EXTRAORDINÁRIO 1.171.152/SC. VERIFICAÇÃO DE QUE O CASO DOS AUTOS TRATA DE DIREITO INDIVIDUAL, CUJA DEFESA NÃO SE INSERE NAS ATUAÇÕES DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL. NO ÂMBITO COLETIVO, FOI HOMOLOGADO ACORDO NO RE 1.171.152/SC, PERANTE O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (TEMA DE REPERCUSSÃO GERAL Nº 1066), ESTIPULANDO PRAZOS MÁXIMOS DE CONCLUSÃO DOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E REALIZAÇÃO DE PERÍCIA MÉDICA NO ÂMBITO DO INSS, SENDO ADOTADAS MEDIDAS VISANDO O SEU DEVIDO CUMPRIMENTO, COM ATUAÇÃO DOS ÓRGÃOS COMPETENTES. PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO POR RESTAR JUDICIALIZADA A QUESTÃO. RECURSO INTERPOSTO. MANUTENÇÃO DO ARQUIVAMENTO POR SEUS PRÓPRIOS FUNDAMENTOS PELO PROCURADOR OFICIANTE. DESPROVIMENTO DO RECURSO. AUSÊNCIA DE ELEMENTOS NOVOS APTOS A MODIFICAR A DECISÃO ANTERIOR. HOMOLOGAÇÃO DO ARQUIVAMENTO. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pela homologação do arquivamento, nos termos do voto do(a) relator(a). 10) PROCURADORIA DA REPÚBLICA - GOIAS/APARECIDA DE GOIÂNIA Nº. 1.18.000.001039/2022-78 - Eletrônico - Relatado por: Dr(a) FRANCISCO DE ASSIS MARINHO FILHO – Nº do Voto Vencedor: 623 – Ementa: PROCEDIMENTO PREPARATÓRIO. POLÍTICAS PÚBLICAS. APURAR SUPOSTA EXIGÊNCIA RECORRENTE DE COMPROVAÇÃO DE DIABETES MELLITUS TIPO 01 EM POLÍTICAS DE SAÚDE, COM ÊNFASE NA VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE. DILIGÊNCIAS PROMOVIDAS. INFORMADO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE A PREVISÃO DE UNIFICAÇÃO DOS DADOS DE SAÚDE QUE INCLUI O DIAGNÓSTICO DE AGRAVOS, ENTRE ELES A DIABETES, POR MEIO DA REDE NACIONAL DE DADOS EM SAÚDE. ESCLARECIDO PELA SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA QUE A COMPROVAÇÃO DA CONDIÇÃO DE SAÚDE QUE PERMITE A VACINAÇÃO EM GRUPOS PRIORITÁRIOS PODE SER REALIZADA A PARTIR DOS CADASTROS JÁ EXISTENTES DENTRO DAS UNIDADES DE SAÚDE, PORÉM NÃO SE VERIFICA ÔNUS EXCESSIVO IMPOSTO AO PACIENTE OU IRREGULARIDADE/ILEGALIDADE A EXIGÊNCIA DE COMPROVAÇÃO DA CONDIÇÃO DE SAÚDE, A CADA NOVA CAMPANHA DE VACINAÇÃO. PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO POR NÃO SUBSISTIR AMEAÇA OU LESÃO A INTERESSE PÚBLICO QUE JUSTIFIQUE A CONTINUIDADE DE TRAMITAÇÃO DO PRESENTE FEITO. HOMOLOGAÇÃO DO ARQUIVAMENTO. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pela homologação do arquivamento, nos termos do voto do(a) relator(a). 11) PROCURADORIA DA REPÚBLICA - GOIAS/APARECIDA DE GOIÂNIA Nº. 1.18.000.001899/2021-21 - Eletrônico - Relatado por: Dr(a) FRANCISCO DE ASSIS MARINHO FILHO – Nº do Voto Vencedor: 613 – Ementa: INQUÉRITO CIVIL. DIREITOS HUMANOS. POLÍTICAS PÚBLICAS. INSTAURAÇÃO A PARTIR DE SOLICITAÇÃO DA PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO (PFDC), COM O PROPÓSITO DE RECOMENDAR AOS ÓRGÃOS ESTADUAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA EM GOIÁS A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS À PROTEÇÃO DA POPULAÇÃO LGBTI+. DILIGÊNCIAS FEITAS.

INFORMAÇÕES DA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DO GOIÁS (SSP/GO) DE QUE POSSUI AÇÕES REGULARES DE CAPACITAÇÃO, ALÉM DE UM COMITÊ PERMANENTE PARA QUESTÕES DA MULHER E DA DIVERSIDADE, SENDO QUE AS UNIDADES PRISIONAIS GARANTEM ÀS PESSOAS LGBTI+ O DIREITO DE SEREM TRATADOS PELO NOME SOCIAL. EXPEDIÇÃO DA RECOMENDAÇÃO Nº 27, EM CONJUNTO COM O MINISTÉRIO PÚBLICO DE GOIÁS (MP/GO), A DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO (DPU) E A DEFENSORIA PÚBLICA DE GOIÁS À SSP/GO E À SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO DE GOIÁS (SEAD/GO) PARA QUE PROMOVAM TREINAMENTOS COM A TEMÁTICA LGBTI+, ELABOREM PLANO DE REALIZAÇÃO DESSES TREINAMENTOS E PROMOVAM A INCLUSÃO DE DADOS RELATIVOS A PESSOAS LGBTI+ NOS REGISTROS POLICIAIS. ESCLARECIMENTOS DA SSP/GO DE QUE POSSUI 3 EMENTAS ESPECÍFICAS SOBRE A TEMÁTICA NA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FORMAÇÃO DE SEUS AGENTES, BEM COMO NO REGISTRO POLICIAL HÁ CAMPO PARA INCLUSÃO DE NOME SOCIAL E ORIENTAÇÃO SEXUAL.

CONSTATAÇÃO DO CUMPRIMENTO DA RECOMENDAÇÃO. PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO PELO ESGOTAMENTO DO OBJETO.

HOMOLOGAÇÃO DO ARQUIVAMENTO. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pela homologação do arquivamento, nos termos do voto do(a) relator(a). 12) PROCURADORIA DA REPÚBLICA - MARANHÃO Nº. 1.19.000.002358/2021-82 - Eletrônico - Relatado por: Dr(a) FRANCISCO DE ASSIS MARINHO FILHO – Nº do Voto Vencedor: 602 – Ementa: INQUÉRITO CIVIL.

EDUCAÇÃO. INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES). INSTAURAÇÃO A PARTIR DO OFÍCIO CIRCULAR Nº 17/2021/1ª CCR/MPF, DA 1ª CÂMARA DE COORDENAÇÃO E REVISÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, COM VISTAS À ADOÇÃO DE PROVIDÊNCIAS PARA A RETOMADA DAS AULAS PRESENCIAIS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO FEDERAIS DO ESTADO DO MARANHÃO. FEITO CÍVEL RELATIVO AOS DIREITOS SOCIAIS E FISCALIZAÇÃO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS EM GERAL. MATÉRIA INSERIDA NA ATRIBUIÇÃO DA 1ª CCR/MPF. RESOLUÇÃO CSMPF N.º 148/2014. REMESSA DOS AUTOS À PFDC, PARA O REENCAMINHAMENTO À 1ª CCR/MPF, PARA ANÁLISE DA PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pelo não conhecimento do arquivamento, nos termos do voto do(a) relator(a). 13) PROCURADORIA DA REPÚBLICA - MINAS GERAIS Nº. 1.22.000.000752/2022-71 - Eletrônico - Relatado por: Dr(a) FRANCISCO DE ASSIS MARINHO FILHO – Nº do Voto Vencedor: 608 – Ementa:

INQUÉRITO CIVIL. SAÚDE. POLÍTICAS PÚBLICAS. COVID-19. APURAÇÃO DE EVENTUAL ILEGALIDADE NA CONDUTA DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS (CEFET/MG) NO SENTIDO DE CONDICIONAR A ENTRADA E/OU A

(8)

PERMANÊNCIA DE PESSOAS EM SUAS DEPENDÊNCIAS À APRESENTAÇÃO DE PASSAPORTE VACINAL. DILIGÊNCIAS FEITAS.

EXPEDIÇÃO DE RECOMENDAÇÃO AO CEFET/MG PARA QUE SE ABSTENHA DE OBRIGAR ALUNOS, PROFESSORES, SERVIDORES E TERCEIROS EM GERAL A APRESENTAR PASSAPORTE VACINAL PARA INGRESSAR OU PERMANECER NO CEFET/MG. NÃO ACATAMENTO DA RECOMENDAÇÃO. AJUIZAMENTO DA AÇÃO CIVIL PÚBLICA Nº 1003714-22.4.06.3800 PARA ESSE FIM.

ENUNCIADO Nº 06 DA 1ª CCR/MPF. QUESTÃO JUDICIALIZADA. PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO EM RAZÃO DO AJUIZAMENTO DE AÇÃO CIVIL PÚBLICA. HOMOLOGAÇÃO DO ARQUIVAMENTO. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pela homologação do arquivamento, nos termos do voto do(a) relator(a). 14) PROCURADORIA DA REPÚBLICA - RONDONIA Nº.

1.31.000.001128/2021-00 - Eletrônico - Relatado por: Dr(a) FRANCISCO DE ASSIS MARINHO FILHO – Nº do Voto Vencedor: 601 – Ementa:

INQUÉRITO CIVIL. REFORMA AGRÁRIA. CONFLITO FUNDIÁRIO. INSTAURAÇÃO COM VISTAS A COBRAR DO INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA (INCRA) A REALIZAÇÃO DE VISTORIA PARA IDENTIFICAR CORRETAMENTE AS PROBLEMÁTICAS REFERENTES A ASSENTAMENTOS EM CANDEIAS DO JAMARI/RO, CONFORME COMPROMISSO ASSUMIDO PELO INCRA (PELO OFÍCIO 27548/2021/INCRA), DE MANEIRA A BUSCAR AS RESPONSABILIDADE DE CADA ÓRGÃO/ENTIDADE NO ATENDIMENTO AOS PRODUTORES RURAIS. DILIGÊNCIAS PROMOVIDAS. CONSTATAÇÃO DE QUE, APÓS AS COBRANÇAS REALIZADAS PELO MINISTÉRIO PÚBLICO, O INCRA ADOTOU AS PROVIDÊNCIAS PARA REALIZAR O LEVANTAMENTO SOCIOCUPACIONAL DO ASSENTAMENTO PARAÍSO DAS ACÁCIAS, EM CANDEIAS DO JAMARI, COM ATIVIDADES DE VISTORIA, FISCALIZAÇÃO E SUPERVISÃO OCUPACIONAL DA LOCALIDADE. VERIFICAÇÃO DE QUE A ÁREA FOI INCLUÍDA EM TERMO DE EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA, DE CONVÊNIO ENTRE O INCRA E O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO), COM PREVISÃO E PERSPECTIVA DE DIVERSAS MELHORIAS NA ÁREA, BEM COMO COM A DEVIDA REGULARIZAÇÃO E TITULAÇÃO DAQUELES QUE PREENCHEM OS REQUISITOS PARA OBTENÇÃO DO TÍTULO. PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO PELO ESGOTAMENTO DO OBJETO. HOMOLOGAÇÃO DO ARQUIVAMENTO. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pela homologação do arquivamento, nos termos do voto do(a) relator(a). 15) PROCURADORIA DA REPÚBLICA - AMAZONAS Nº. 1.13.000.001059/2018-49 - Eletrônico - Relatado por: Dr(a) FRANCISCO GUILHERME VOLLSTEDT BASTOS – Nº do Voto Vencedor: 598 – Ementa: INQUÉRITO CIVIL. EDUCAÇÃO. RECURSOS FEDERAIS. APURAR A DEVIDA APLICAÇÃO DE VERBAS RELATIVAS AO FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO (FUNDEB), NO EXERCÍCIO DE 2018, PELO MUNICÍPIO DE ENVIRA/AM. FEITO CÍVEL RELATIVO AOS DIREITOS SOCIAIS E FISCALIZAÇÃO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS EM GERAL. MATÉRIA INSERIDA NA ATRIBUIÇÃO DA 1ª CCR/MPF. RESOLUÇÃO CSMPF N.º 148/2014. REMESSA DOS AUTOS À PFDC, PARA O REENCAMINHAMENTO À 1ª CCR/MPF, PARA ANÁLISE DA PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pelo não conhecimento do arquivamento, nos termos do voto do(a) relator(a). 16) PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA Nº. 1.14.001.001008/2019-51 - Eletrônico - Relatado por: Dr(a) FRANCISCO GUILHERME VOLLSTEDT BASTOS – Nº do Voto Vencedor: 597 – Ementa: INQUÉRITO CIVIL.

PESSOAS IDOSAS. GRATUIDADE NO TRANSPORTE RODOVIÁRIO. APURAR SUPOSTA NEGATIVA DE CONCESSÃO DE GRATUIDADE NAS PASSAGENS PARA OS IDOSOS. DILIGÊNCIAS PROMOVIDAS. INFORMAÇÕES PRESTADAS PELAS EMPRESAS DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DA REGIÃO (ÁGUIA BRANCA, ROTA, GONTIJO E NOVO HORIZONTE). ACOSTADOS DOCUMENTOS INDICANDO CUMPRIMENTO DAS OBRIGAÇÕES PELAS REFERIDAS EMPRESAS. PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO CONSIDERANDO AS INFORMAÇÕES E DOCUMENTOS APRESENTADOS, E À MÍNGUA DE OUTROS ELEMENTOS, CONCLUI-SE QUE FALTA JUSTA CAUSA PARA DAR PROSSEGUIMENTO AO FEITO. AUTOS ENVIADOS À 1ª CCR. NÃO CONHECIMENTO. REMESSA AO NAOP/PFDC.

HOMOLOGAÇÃO DO ARQUIVAMENTO. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pela homologação do arquivamento, nos termos do voto do(a) relator(a). 17) PROCURADORIA DA REPÚBLICA - DISTRITO FEDERAL Nº. 1.16.000.000282/2022-43 - Eletrônico - Relatado por: Dr(a) FRANCISCO GUILHERME VOLLSTEDT BASTOS – Nº do Voto Vencedor: 605 – Ementa: INQUÉRITO CIVIL.

DIREITOS HUMANOS. REPRODUÇÃO ASSISTIDA. INSTAURAÇÃO A PARTIR DE CÓPIA DO MANDADO DE SEGURANÇA (MS) Nº 1044774-83.2021.4.01.3400, NO QUAL SE QUESTIONA A LEGALIDADE DA RESOLUÇÃO Nº 2.294/2021, DO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA (CFM), QUE LIMITOU A POSSIBILIDADE DE FECUNDAÇÃO DE APENAS 8 ÓVULOS PARA TÉCNICA DE REPRODUÇÃO ASSISTIDA. ENCAMINHADAS CÓPIAS DO REFERIDO MS A UM DOS OFÍCIOS DE CIDADANIA DA PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO DISTRITO FEDERAL (PR/DF). DILIGÊNCIAS PROMOVIDAS. APÓS INFORMAÇÕES DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE REPRODUÇÃO ASSISTIDA (SBRA), FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS ASSOCIAÇÕES DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA (FEBRASGO) E SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC), FOI DETERMINADA REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA. CONSTATAÇÃO DE QUE O CFM EDITOU A RESOLUÇÃO, EXCLUINDO A LIMITAÇÃO DE OITO EMBRIÕES COMO NÚMERO TOTAL PASSÍVEL DE GERAÇÃO EM LABORATÓRIO. CANCELAMENTO DA AUDIÊNCIA PÚBLICA. PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO PELA PERDA DO OBJETO. HOMOLOGAÇÃO DO ARQUIVAMENTO. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pela homologação do arquivamento, nos termos do voto do(a) relator(a). 18) PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO MUNICÍPIO DE ANÁPOLIS/URUAÇU-GO Nº. 1.18.001.000437/2018-81 - Eletrônico - Relatado por: Dr(a) FRANCISCO GUILHERME VOLLSTEDT BASTOS – Nº do Voto Vencedor: 609 – Ementa: INQUÉRITO CIVIL. REFORMA AGRÁRIA. ASSENTAMENTO. APURAÇÃO DE SUPOSTO DESCUMPRIMENTO NA REALIZAÇÃO DE BENFEITORIAS NO ASSENTAMENTO NOVA AURORA, LOCALIZADO NO MUNICÍPIO DE SANTA ISABEL/GO, EM RAZÃO DE ACORDO FIRMADO ENTRE O INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA (INCRA) E OS ASSENTADOS SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UMA CERCA. DILIGÊNCIAS FEITAS. INFORMAÇÕES DO INCRA DE QUE FORAM FEITAS MEDIÇÃO E DEMARCAÇÃO DE PARCELAS DO PROJETO DE ASSENTAMENTO NOVA AURORA NO ANO DE 1999, SENDO QUE, NO ANO DE 2009, FOI FEITO GEORREFERENCIAMENTO DE TODAS AS PARCELAS E, NO ANO DE 2018, FOI FEITO O REMANEJAMENTO, A PEDIDO DA MAIORIA DOS PARCELEIROS, DOS LOTES 20, 21 E 24 EM FUNÇÃO DA ELIMINAÇÃO DA ESTRADA VICINAL VC-02. VERIFICAÇÃO DE QUE O OBJETO FOI DEVIDAMENTE ACOMPANHADO PELA AUTARQUIA E ADOTADAS AS PROVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS. PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO PELA INSUBSISTÊNCIA DE JUSTIFICATIVAS A EMBASAR A CONTINUIDADE DE ATUAÇÃO DO MPF NESTE PROCEDIMENTO. HOMOLOGAÇÃO DO ARQUIVAMENTO. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pela homologação do arquivamento, nos termos do voto do(a) relator(a). 19) PROCURADORIA DA REPÚBLICA - MINAS GERAIS Nº. 1.22.014.000218/2021-25 - Eletrônico - Relatado por: Dr(a) FRANCISCO GUILHERME VOLLSTEDT BASTOS – Nº do Voto Vencedor: 614 – Ementa: INQUÉRITO CIVIL. SAÚDE. MEDICAMENTO. SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS). INSTAURAÇÃO COM O OBJETIVO DE ANALISAR A SITUAÇÃO DE CIDADÃO, QUE NECESSITA DO MEDICAMENTO PROLIA 60MG (DENOSUMABE 60MG), O QUAL NÃO ESTARIA CONTEMPLADO NO COMPONENTE ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. DILIGÊNCIAS FEITAS. INFORMAÇÕES DA COMISSÃO NACIONAL DE INCORPORAÇÃO

(9)

DE TECNOLOGIAS NO SUS (CONITEC) DE QUE O PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS (PCDT) DA OSTEOPOROSE ESTAVA SENDO ATUALIZADO, MAS, APÓS REUNIÃO DA COMISSÃO, O MEDICAMENTO EM QUESTÃO TEVE PARECER DESFAVORÁVEL À INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS AO SUS. ENCAMINHAMENTO DE RELATÓRIO MÉDICO PELO REPRESENTANTE PARA JUDICIALIZAÇÃO. DECLÍNIO DE ATRIBUIÇÕES AO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL. CONFLITO NEGATIVO DE ATRIBUIÇÕES. DECISÃO DO CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO (CNMP) PELA ATRIBUIÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL. EXISTÊNCIA DO PA Nº 1.22.024.000075/2022-13, QUE APURA A SITUAÇÃO INDIVIDUAL DO CIDADÃO. CONSTATAÇÃO DE QUE A INCORPORAÇÃO DO MEDICAMENTO AO SUS DEVE SER PRECEDIDO DE ESTUDOS E ANÁLISES DE SEGURANÇA E EFICÁCIA, O QUE REALMENTE OCORREU, EMBORA EM SENTIDO OPOSTO À PRETENSÃO DO REPRESENTANTE. PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO PELA AUSÊNCIA DE IRREGULARIDADES. HOMOLOGAÇÃO DO ARQUIVAMENTO. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pela homologação do arquivamento, nos termos do voto do(a) relator(a). 20) PROCURADORIA DA REPÚBLICA - RONDONIA Nº. 1.31.000.000459/2020-33 - Eletrônico - Relatado por:

Dr(a) FRANCISCO GUILHERME VOLLSTEDT BASTOS – Nº do Voto Vencedor: 610 – Ementa: INQUÉRITO CIVIL. SAÚDE. COVID-19.

APURAÇÃO DA ATUAÇÃO DO PODER PÚBLICO NAS TRÊS ESFERAS (FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL) QUANTO ÀS MEDIDAS ADOTADAS E A SEREM ADOTADAS NO COMBATE AO CORONAVÍRUS ¿ COVID-19, NO ÂMBITO DO ESTADO DE RONDÔNIA.

DILIGÊNCIAS PROMOVIDAS. VERIFICAÇÃO DE QUE O MINISTÉRIO DA SAÚDE DECLAROU O ESTADO DE EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA DE IMPORTÂNCIA NACIONAL (ESPIN) EM 03/02/20. EXPEDIÇÃO DE RECOMENDAÇÃO CONJUNTA DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL (MPF) E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO (MPT) AO GOVERNADOR DE RONDÔNIA PARA APRESENTAÇÃO DOS ESTUDOS QUE EMBASARAM A LIBERAÇÃO DAS ATIVIDADES CONSTANTES EM DECRETOS ESTADUAIS. AJUIZAMENTO DA AÇÃO CIVIL PÚBLICA Nº 1005412-45.2020.4.01.4100, PELO MPF E MPT, PARA QUE O ESTADO DE RONDÔNIA SE ABSTIVESSE DE AUTORIZAR O FUNCIONAMENTO DE ATIVIDADES NÃO ESSENCIAIS SEM JUSTIFICATIVA TÉCNICO-CIENTÍFICAS. ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE CONTINGÊNCIA PARA RESPOSTA ÀS EMERGÊNCIAS EM SAÚDE PÚBLICA POR CORONAVÍRUS PELO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO/RO. EXPEDIÇÃO DE VÁRIAS RECOMENDAÇÕES RELATIVAS AOS EXAMES RT-PCR-SARS-COV-2, COBERTURAS POR PLANOS DE SAÚDE, AMPLIAÇÃO DE CREDENCIADOS, POLÍTICA DE IDENTIFICAÇÃO DE SINTOMAS ETC, BEM COMO AO CUMPRIMENTO DE NORMAS. INSTAURAÇÃO DE PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS PARA APURAR A TEMÁTICA.

MANIFESTAÇÃO DO MPF COMO PARTE E COMO CUSTUS IURIS EM AUTOS JUDICIAIS SOBRE A QUESTÃO. ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO 001/2021/CGU-SGCE SOBRE A VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19. INFORMAÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL (SEAS) DE QUE FOI PUBLICADO RECOMENDAÇÕES E ORIENTAÇÕES GERIAS SOBRE O ATENDIMENTO DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA. PUBLICAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE OPERACIONALIZAÇÃO DA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 PARA ESTABELECER AÇÕES E ESTRATÉGIAS PARA A VACINAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO PELO ESGOTAMENTO DO OBJETO. HOMOLOGAÇÃO DO ARQUIVAMENTO. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pela homologação do arquivamento, nos termos do voto do(a) relator(a). 21) PROCURADORIA DA REPÚBLICA - RONDONIA Nº. 1.31.000.001517/2020-46 - Eletrônico - Relatado por: Dr(a) FRANCISCO GUILHERME VOLLSTEDT BASTOS – Nº do Voto Vencedor: 621 – Ementa: INQUÉRITO CIVIL. PESSOA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA. ACESSIBILIDADE. APURAR CUMPRIMENTO PELO PODER PÚBLICO, EMPRESAS CONCESSIONÁRIAS DE SERVIÇOS PÚBLICOS E ÓRGÃOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL DIRETA E INDIRETA NO ESTADO DE RONDÔNIA QUANTO ÀS GARANTIAS ÀS PESSOAS SURDAS OU COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA O SEU EFETIVO E AMPLO ATENDIMENTO, POR MEIO DO USO E DA DIFUSÃO DA LIBRAS E DA INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS ¿ LÍNGUA PORTUGUESA, DISPONDO DA PROMOÇÃO E CAPACITAÇÃO EM LIBRAS DE, NO MÍNIMO, CINCO POR CENTO DE SEUS SERVIDORES, FUNCIONÁRIOS OU EMPREGADOS. AUTOS INSTAURADOS DE OFÍCIO, APÓS ARQUIVAMENTO DO IC Nº 1.31.000.000371/2010-40. DILIGÊNCIAS PROMOVIDAS. INFORMAÇÕES PRESTADAS PELA PROCURADORIA DA UNIÃO/RO, IBGE, ENERGISA, SESAI-DESEI, POLÍCIA FEDERAL, SFA/MAPA, CEPLAC, DPU/RO, SRTE/MTE, FUNAI/JI PARANÁ, FUNAI/CACOAL, DNPM, ICMBIO, PETROBRAS, AVIANCA BRASIL, EUCATUR, OI, CLARO, PROCURADORIA FEDERAL/RO E CONSULTORIA JURÍDICA DA UNIÃO/RO. VERIFICAÇÃO DE QUE OS ÓRGÃOS DEMANDADOS REGULARIZARAM A SITUAÇÃO.

PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO PELA CORREÇÃO DA IRREGULARIDADE. HOMOLOGAÇÃO DO ARQUIVAMENTO. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pela homologação do arquivamento, nos termos do voto do(a) relator(a). 22) PROCURADORIA DA REPÚBLICA - RORAIMA Nº. 1.32.000.000502/2022-95 - Eletrônico - Relatado por: Dr(a) FRANCISCO GUILHERME VOLLSTEDT BASTOS – Nº do Voto Vencedor: 606 – Ementa: PROCEDIMENTO PREPARATÓRIO. EDUCAÇÃO. POLÍTICAS PÚBLICAS.

INSTAURAÇÃO A PARTIR DE OFÍCIO CIRCULAR DA PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO (PFDC), QUE ENCAMINHOU INFORMAÇÕES NACIONAIS REFERENTES À OBRIGATORIEDADE DA OFERTA DO ESTUDO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, PÚBLICOS E PRIVADOS, NOS TERMOS DO DISPOSTO NO ART. 26-A, DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO. VERIFICAÇÃO DA QUESTÃO NO ESTADO DE RORAIMA. DILIGÊNCIAS FEITAS. INFORMAÇÕES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE RORAIMA DE QUE ATENDE AO DISPOSTO NA LEGISLAÇÃO. CONSTATAÇÃO DA REGULARIDADE NO CUMPRIMENTO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA PELAS ESCOLAS. PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO PELA AUSÊNCIA DE MOTIVOS PARA CONTINUIDADE DO PROCEDIMENTO. HOMOLOGAÇÃO DO ARQUIVAMENTO. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pela homologação do arquivamento, nos termos do voto do(a) relator(a). 23) PROCURADORIA DA REPÚBLICA - RONDONIA Nº. 1.31.000.000810/2021-77 - Eletrônico - Relatado por: Dr(a) RONALDO PINHEIRO DE QUEIROZ – Nº do Voto Vencedor: 612 – Ementa: INQUÉRITO CIVIL. CONFLITO FUNDIÁRIO. SEGURANÇA PÚBLICA. INSTAURAÇÃO PARA INVESTIGAR AS AÇÕES LEVADAS A EFEITO PELA FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA (FNSP) EM RONDÔNIA EM DECORRÊNCIA DA AUTORIZAÇÃO CONCEDIDA PELO MINISTÉRIO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA (MJSP) PELA PORTARIA MJSP 235/2021, QUE DISPÕE SOBRE A ATUAÇÃO DA FNSP NAS AÇÕES DE POLICIAMENTO OSTENSIVO, POLÍCIA JUDICIÁRIA E PERÍCIA FORENSE, BEM COMO NAS ATIVIDADES À PRESERVAÇÃO DA ORDEM PÚBLICA E DA INCOLUMIDADE DAS PESSOAS E DO PATRIMÔNIO.

PROCEDIMENTO ORIGINÁRIO DO PA 1.31.000.000302/2021-99, COM A FINALIDADE DE JUDICIALIZAÇÃO DA QUESTÃO. DILIGÊNCIAS FEITAS. REALIZAÇÃO DE REUNIÃO DO MPF COM OS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS PARA DISCUTIR AS AÇÕES A SEREM REALIZADAS.

ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO COM AS AÇÕES DA FNSP EM RONDÔNIA EM 2021/2022 E A CRIMINALIZAÇÃO DE MOVIMENTOS SOCIAIS. ENCERRAMENTO DA ATUAÇÃO DA FNSP EM FEVEREIRO DE 2022. DETERMINAÇÃO DE REFERENCIAMENTO DO PRESENTE INQUÉRITO CIVIL AO PA 1.31.000.000302/2021-99 PARA ACOMPANHAMENTO DA TEMÁTICA EM SEDE DE PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO. PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO PELA INEXISTÊNCIA DE MOTIVOS PARA A CONTINUAÇÃO

(10)

DA INVESTIGAÇÃO. HOMOLOGAÇÃO DO ARQUIVAMENTO. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pela homologação do arquivamento, nos termos do voto do(a) relator(a). 24) PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA Nº.

1.36.000.000558/2021-10 - Eletrônico - Relatado por: Dr(a) RONALDO PINHEIRO DE QUEIROZ – Nº do Voto Vencedor: 617 – Ementa:

INQUÉRITO CIVIL. POLÍTICAS AFIRMATIVAS. COTAS. CONCURSO PÚBLICO. APURAÇÃO DE SUPOSTAS IRREGULARIDADES RELACIONADAS À RESERVA DE VAGAS PARA PESSOAS AUTODECLARADAS NEGRAS NO CONCURSO PÚBLICO PARA O PROVIMENTO DE VAGAS NOS CARGOS DE ESPECIALISTA FEDERAL EM ASSISTÊNCIA À EXECUÇÃO PENAL E DE AGENTE FEDERAL DE EXECUÇÃO PENAL, REGIDO PELO EDITAL Nº 1 ¿ DEPEN, DE 4 DE MAIO DE 2020. DILIGÊNCIAS ULTIMADAS.

INFORMADO PELO CEBRASPE QUE O PERCENTUAL DE RESERVA DE VAGAS FOI OBSERVADO EM TODAS AS FASES DO CONCURSO E, NO RESULTADO FINAL, O CANDIDATO COTISTA APROVADO DENTRO DO NÚMERO DE VAGAS TAMBÉM NA AMPLA CONCORRÊNCIA CONSTOU APENAS NESTA ÚLTIMA LISTA. VERIFICAÇÃO DE QUE A LEGISLAÇÃO DE COTAS FOI CUMPRIDA NO CONCURSO. CONFUSÃO ENTRE A POSIÇÃO DEFINIDA COMO CORTE (CLÁUSULA DE BARREIRA) E O NÚMERO DE VAGAS A SEREM PREENCHIDOS PELAS COTAS. DISCRICIONARIEDADE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO QUANTITATIVO DE CANDIDATOS CLASSIFICADOS, NÃO SE CONFUNDINDO O NÚMERO DE VAGAS COM O NÚMERO DE CLASSIFICADOS. AJUIZAMENTO DE AÇÃO JUDICIAL PELO REPRESENTANTE (MS Nº 1011453-73.2021.4.01.4300), COM SENTENÇA JULGANDO A IMPROCEDÊNCIA DO PEDIDO.

PROMOÇÃO DE ARQUIVAMENTO PELA AUSÊNCIA DE FUNDAMENTO PARA A PROPOSITURA DE AÇÃO CIVIL PÚBLICA.

HOMOLOGAÇÃO DO ARQUIVAMENTO. - Deliberação: Em sessão realizada nesta data, o colegiado, à unanimidade, deliberou pela homologação do arquivamento, nos termos do voto do(a) relator(a).

CAROLINE MACIEL DA COSTA Procurador Regional da República Suplente FRANCISCO DE ASSIS MARINHO FILHO Procurador Regional da República Titular FRANCISCO GUILHERME VOLLSTEDT BASTOS Procurador Regional da República Titular RONALDO PINHEIRO DE QUEIROZ Procurador Regional da República Titular PROCURADORIA REGIONAL DA REPÚBLICA DA 2ª REGIÃO

##UNICO|PRR2|PRR2ª-00004706-2023

PORTARIA PRE/RJ Nº 9, DE 14 DE FEVEREIRO DE 2023 A PROCURADORA REGIONAL ELEITORAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições, com fulcro nos artigos 77 e 79, parágrafo único, da Lei Complementar n. 75/93 e na Resolução do Conselho Nacional do Ministério Público n. 30/2008, em conformidade com as indicações encaminhadas pelo Excelentíssimo Senhor Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (Ato n. 06/2023, recebido em 14 de fevereiro de 2023),

RESOLVE:

Indicar a Promotora de Justiça FÁTIMA MONTAUBAN LEITÃO para atuar junto a 150ª Promotoria Eleitoral – Nova Iguaçu, no período de 07 a 14 de fevereiro de 2023, em razão da licença por luto da Promotora de Justiça indicada para o biênio, sem prejuízo de suas demais atribuições.

Indicar a Promotora de Justiça MARIANA SEGADAS ACYLINO DE LIMA para atuar junto a 78ª Promotoria Eleitoral – Duque de Caxias, no período de 16 a 25 de fevereiro de 2023, em razão da licença para tratamento de saúde do Promotor de Justiça indicado para o biênio, sem prejuízo de suas demais atribuições.

Publique-se no DMPF-e.

NEIDE M. C. CARDOSO DE OLIVEIRA Procuradora Regional Eleitoral

##UNICO|PRR2|PRR2ª-00004639-2023

PORTARIA PRE/RJ Nº 10, DE 13 DE FEVEREIRO DE 2023 A PROCURADORIA REGIONAL ELEITORAL NO RIO DE JANEIRO, por sua Procuradora Regional Eleitoral infra-assinada, no exercício das atribuições previstas nos artigos 77, caput e parágrafo único, da Lei Complementar n. 75/93, e nos artigos 24, inciso VIII, e 27, § 3º, ambos do Código Eleitoral;

CONSIDERANDO o disposto no ATO CONJUNTO PR/VPCRE N. 01/2023, de 8 de fevereiro de 2023, do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio de Janeiro, o qual suspende a obrigatoriedade do expediente presencial na Justiça Eleitoral Fluminense no dia 17 de fevereiro de 2023;

CONSIDERANDO a Portaria PRR2-ADM 21, de 7 de fevereiro de 2023, que suspende o expediente na Procuradoria Regional da República da 2ª Região no mesmo dia;

CONSIDERANDO a necessidade de estabelecer rotinas de trabalho, no âmbito da Procuradoria Regional Eleitoral, na data supramencionada,

RESOLVE:

Art. 1º. Instituir o regime de plantão eleitoral, na Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro, no dia 17 de fevereiro de 2023.

(11)

§ 1º O plantão da Procuradoria Regional Eleitoral iniciará às 11 (onze) horas encerrando-se às 19 (dezenove) horas.

Art. 2º. A Procuradora Regional Eleitoral, Dra. Neide M. C. Cardoso de Oliveira, ficará responsável pelo plantão.

Art. 3ª. Os seguintes servidores lotados no gabinete da Procuradora Regional Eleitoral atuarão no plantão eleitoral, em apoio a Procuradora plantonista e ficarão à sua disposição:

§ 1º. A assessora jurídica LUDIMILA GUIMARAES PENEDO.

§ 2ª. As secretarias ANA CRISTINA PEREIRA DE LEMOS BASTO e CLÁUDIA SANTOS SOARES.

Art. 4º. Os casos omissos serão decididos pela Procuradora Regional Eleitoral.

Art. 5º. Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação, a partir da aquiescência do Senhor Procurador-Chefe da Procuradoria Regional da República da 2ª Região.

Encaminhe-se, pois, à Chefia da PRR2 e à Coordenadoria de Gestão de Pessoas.

NEIDE M. C. CARDOSO DE OLIVEIRA Procuradora Regional Eleitoral PROCURADORIA REGIONAL DA REPÚBLICA DA 3ª REGIÃO

##UNICO|PRR3|PRR3ª-00004441-2023

PORTARIA PRE-SP Nº 11, DE 14 DE FEVEREIRO DE 2023 O PROCURADOR REGIONAL ELEITORAL SUBSTITUTO NO ESTADO DE SÃO PAULO, no exercício de suas atribuições legais e, em especial, nos termos dos artigos 72; 77, in fine; e, 79, parágrafo único; todos dispositivos da Lei Complementar n.º 75, de 20 de maio de 1993;

CONSIDERANDO os parâmetros estabelecidos pelo E. Conselho Nacional do Ministério Público por meio da Resolução CMNP n.º 30/2008, de 19 de maio de 2008 (DJ de 27/05/2008, pág. 159);

CONSIDERANDO as designações realizadas por meio da Portaria PRE/SP nº 16, de 03/03/2021 (DMPF-e EXTRAJUDICIAL de 05/03/2021);

CONSIDERANDO a documentação encaminhada pela E. Procuradoria-Geral de Justiça de São Paulo por meio do Ofício nº 0024/2023–MPSP/PGJ/EL de 10/02/2023, (PRR3ª-00004213/2023), recebido nesta Procuradoria Regional Eleitoral no dia 13/02/2023;

CONSIDERANDO que se está tratando do biênio 2021/2023 (período compreendido entre os dias 04/01/2021 a 03/03/2023, inclusive;

RESOLVE:

ADITAR a Portaria PRE-SP nº 16, de 03/03/2021 (DMPF-e EXTRAJUDICIAL de 05/03/2021), e suas posteriores alterações; a fim de declarar vaga, a partir de 01/02/2023, inclusive, a(s) seguinte(s) função(ões) eleitoral(is) atribuída(s) a Promotor(es) Eleitoral(is) Titular(es):

ZE MUNICÍPIO CARGO VAGO PROMOTOR(A)

ELEITORAL

008ª AMPARO 2º PROMOTOR DE JUSTIÇA DE AMPARO (FUNÇÃO VAGA)

Os efeitos desta Portaria passam a existir a partir da data de início do respectivo período de designação.

Dê-se ciência da presente Portaria ao Exmo. Sr. Procurador-Geral de Justiça deste Estado e ao Exmo. Sr. Presidente do e. Tribunal Regional Eleitoral/SP.

Publique-se no D.J.E e no DMPF-e.

Disponibilize-se, no site oficial desta Procuradoria Regional Eleitoral/SP (www.presp.mpf.mp.br), a lista atualizada com o nome de todos os Promotores Eleitorais Titulares em exercício.

PAULO TAUBEMBLATT Procurador Regional Eleitoral Substituto

PROCURADORIA DA REPÚBLICA NO ESTADO DO ACRE

##UNICO|AC|PR-AC-00002547-2023

PORTARIA N° 2-PR/AC/GABPR3, DE 14 DE FEVEREIRO DE 2023

Procedimento Preparatório n. 1.10.000.000093/2022-94

O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, pelo Procurador da República signatário, no exercício de suas atribuições constitucionais e legais, com fundamento nos arts. 127 e 129, III, da Constituição Federal, e no art. 6º, VII, ''b'' e "d", c/c art. 7º, I, ambos da Lei Complementar n. 75/93,

Considerando que o Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbido da defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis (art. 127, caput, da Constituição da República);

Considerando que é função institucional do Ministério Público promover o inquérito civil e a ação civil pública para a proteção do patrimônio público e social (art. 129, III, da Constituição);

Considerando a informação de que servidores em missão policial no âmbito da Superintendência Regional da Policia Federal no Estado do Acre estariam percebendo valores integrais de diárias inobstante a existência de alojamentos para hospedagem cedidos pela administração, contrariando o disposto nos arts. 58, §1º, da Lei n. 8.112/1990, e 2º, §1º, inciso I, "c" e "d", do Decreto n. 5.992/2006;

Considerando que as informações prestadas pela Superintendência Regional foram insuficientes para ilidir a irregularidade noticiada;

RESOLVE instaurar inquérito civil com vistas a apurar eventual irregularidade na percepção de diárias integrais por servidores em missão policial no âmbito da Superintendência Regional da Policia Federal no Estado do Acre, tendo em vista a existência de possíveis alojamentos

Referências

Documentos relacionados

O Ministério da Educação é o responsável pela elaboração e execução da Política Nacional de Educação (PNE) e, ao analisar o normativo aprovado e publicado pelo Estado de

DECLARAÇÃO DE BENEFÍCIO ESPECIAL O SECRETÁRIO DE GESTÃO DE PESSOAS ADJUNTO DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, no uso das atribuições que lhe confere a Portaria SG/MPF nº 994, de 24

O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL, pelo Procurador da República signatário, no uso de suas atribuições constitucionais e legais, CONSIDERANDO ser função institucional do

Designar a Procuradora da República TATIANA ALMEIDA DE ANDRADE DORNELLES, lotada no 2º Ofício da Procuradoria da República no Município de Santa Maria, no Estado do Rio Grande do

174, de 4 de julho de 2017, do Conselho Nacional do Ministério Público, INSTAURAR, por meio da presente portaria, PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO, para acompanhar o interesse da

Por essa razão, considerando que o cumprimento da execução do MPEduc no Município de Tocantínia-TO trouxe várias melhorias para a educação básica do local, o Ministério

7º, inciso III, ambos do Regimento Interno Administrativo do Ministério Público Federal, e de acordo com a Informação nº 1420/2023 (PGR-00053642/2023) da Secretaria de Gestão

§ 3º Os procedimentos, com execução iniciada e em andamento quando da publicação da Portaria PGR/MPF nº 554, de 18 de julho de 2022, permanecem sob atribuição das