• Nenhum resultado encontrado

Estudo da Qualidade da Previsão do Tempo Previsões para o Campus da FEUP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Estudo da Qualidade da Previsão do Tempo Previsões para o Campus da FEUP"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Estudo da Qualidade da Previsão do Tempo Previsões para o Campus da FEUP

Projeto FEUP 2015/2016 - MIEEC:

Armando Sousa Nuno Fidalgo

Manuel Firmino

Equipa 3:

Supervisor: Paulo Costa Monitor: Mário Castro

Estudantes & Autores:

André Cipriano up201505376@fe.up.pt Beatriz Garrido up201504710@fe.up.pt Dany Teixeira up201504166@fe.up.pt Francisco Pires up201504951@fe.up.pt

(2)

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Resumo

Este relatório teve como objetivo a análise de vários parâmetros meteorológicos a fim de determinar qual o sítio da Internet mais exato. Foram utilizados três sítios, sendo eles: IPMA, Freemeteo.com.pt, Tempo.pt.

Foram escolhidos para monotorização da temperatura, registos relativos a previsões horárias e previsões de máximas: para o dia em que era feita a recolha e os três dias seguintes. Para a humidade e para a velocidade instantânea do vento foram utilizados os dados relativos às treze horas. Estes dados recolhidos eram inseridos numa tabela de Microsoft Office Excel, de forma a serem calculados posteriormente os erros relativos a cada previsão.

O sítio da internet mais eficiente revelou ser o Freemeteo.com.pt na globalidade das categorias analisadas sendo que em segundo lugar surge o IPMA. Os gráficos com os dados comparativos e os erros relativos médios são apresentados ao longo deste relatório.

Estas conclusões revelam-se úteis para toda a comunidade do Campus FEUP para que possam desenvolver as suas atividades com base em previsões fidedignas.

Palavras-Chave

Meteorologia; Humidade; Vento; Temperatura; Pressão; Ar; Atmosfera; Previsão;

Psicómetro; Anemógrafo; Pluviómetro; Termómetro; Previsão;

(3)

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Agradecimentos

O trabalho apresentado contou com a ajuda de duas pessoas essenciais, sendo elas: o monitor Mário Castro e o supervisor Paulo Costa. Para além deles, todas as pessoas envolvidas na semana intensiva do Projeto FEUP, que nos transmitiram conhecimentos importantes, como por exemplo: a estrutura correta a utilizar num relatório (idêntico a este aqui apresentado) e a forma correta de nos expressarmos numa apresentação oral (como aquela que iremos fazer na conclusão desta unidade curricular). Toda a comunidade da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto foi igualmente determinante na realização deste trabalho contribuindo com informações pertinentes sempre que disponhamos de alguma dúvida.

Dirigimos ainda um agradecimento especial ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera que perante um pedido nosso de informação, responderam rapidamente e atenciosamente.

.

(4)

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Índice

Lista de Figuras ... 5

Lista de Acrónimos ... 5

1. Introdução ... 6

2. O que é a meteorologia? ... 7

2.1 Fatores Meteorológicos em Estudo ... 7

2.1.1. Temperatura ... 7

2.1.2 Humidade ... 8

2.1.2.1. Psicómetro………..……….…8

2.1.3. Vento ... 9

2.1.4. Pressão... 9

3. Fontes de Previsões ... 10

3.1. Estação Meteorológica da Faculdade de Engenharia do Porto ... 10

3.2. Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA, I.P.) ... 11

3.2.1. Composição e funções do Instituto ... 11

3.2.2. Sítio da Internet, IPMA.pt ... 11

3.3. Freemeteo.com.pt ... 12

3.4. Tempo.pt ... 12

4. Comparações das Previsões Meteorológicas... 13

4.1. Temperatura ... 13

4.1.1. Previsões da Temperatura Máxima ... 14

4.1.2. Previsões a um dia ... 15

4.1.3. Previsões a dois dias ... 15

4.1.4. Previsões a três dias ... 16

4.1.5. Previsões Horárias ... 17

4.1.5.1. Previsões às treze horas..……….17

4.1.5.2. Previsões às dezanove horas………..18

4.2. Vento ... 19

4.3. Humidade ... 20

5. Conclusões ... 22

Referências Bibliográficas ... 23

(5)

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Lista de figuras

Figura 1 - Distribuição das Temperaturas a Nível Mundial Figura 2 - Exemplo de Psicómetro

Figura 3 - Estação Meteorológica da FEUP Figura 4 - Previsões de Temperatura Máxima Figura 5 - Previsões a Um Dia

Figura 6 - Previsão a Dois Dias Figura 7 - Previsão a Três Dias

Figura 8 - Previsão Horária das Treze Horas

Figura 9 - Previsão Horária para as Dezanove Horas Figura 10 - Velocidade Instantânea do Vento

Figura 11 - Humidade Relativa do Ar

Lista de acrónimos

FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto;

IPMA, I.P. - Instituto Português do Mar e da Atmosfera;

(6)

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

1. Introdução

Para a unidade curricular “Projeto FEUP”, foi-nos incutido um trabalho com vista a avaliar a qualidade da previsão meteorológica para o Campus da FEUP. Este tema de trabalho revelou-se bastante pertinente e atual, dado que a população vigente necessita regularmente destas previsões para a realização das suas tarefas diárias.

Na realização desta avaliação decidimos escolher três dos sítios da Internet mais utilizados pelos portugueses na consulta de dados meteorológicos e compará-los com os dados fornecidos com a Estação Meteorológica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Com este trabalho pretendemos atingir toda a comunidade do Campus da FEUP, informando-os de qual o sítio da Internet mais preciso e correto para determinado tipo de informação meteorológica.

(7)

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

2. O que é a Meteorologia?

A meteorologia é a ciência que estuda os elementos do tempo e da atmosfera tais como a temperatura, a humidade, o vento e a pressão1. A meteorologia difere da climatologia no ponto em que, a meteorologia se dedica ao estudo do tempo (o tempo é o comportamento momentâneo da atmosfera) e a climatologia estuda o comportamento da atmosfera por períodos mais longos (denominados de clima) 2. A Meteorologia funciona como um auxiliar na agricultura, na geologia, em estudos sobre o impacto ambiental e no turismo3, mas também, como um simples apoio para o dia-a-dia da população. Esta ciência permite a projeção de planos e tarefas que envolvam determinadas características atmosféricas até catorze dias (estas previsões até catorze dias são o máximo a que alguns sítios da internet se comprometem, embora, não sejam completamente fiáveis como iremos ver mais à frente).

2.1 Fatores Meteorológicos em Estudo

Os fatores meteorológicos abordados serão a temperatura, a humidade e o vento, pois são os fatores mais relevantes nas situações do dia-a-dia com que os cidadãos se deparam. Contudo, iremos também fazer uma pequena introdução relativa à pressão e aos aparelhos utilizados nas medições dos diferentes fatores.

2.1.1 Temperatura

A temperatura indica o grau de intensidade do calor num determinado território4. Os valores de temperatura dependem de vários fatores, tais como o vento, a humidade do ar, a latitude do local e o ângulo de incidência do raio solar na superfície terrestre.

O ser humano desenvolveu um aparelho capaz de medir os valores de temperatura, a que se deu o nome de Termómetro. Foram desenvolvidos vários tipos de termómetros, desde analógicos a digitais, mas, para o estudo da meteorologia, iremos falar apenas de dois tipos: termómetros de máxima e termómetros de mínima. Os termómetros de máxima servem para indicar a temperatura máxima atingida no dia e distingue-se por ter um tubo capilar capaz de reter o mercúrio que, aquando da temperatura descer, atingindo-se uma temperatura máxima, não deixa que o mercúrio desça. Os termómetros de mínima servem para indicar a temperatura mínima atingida no dia, recorrendo a uma estrutura em forma de haltere, com álcool, que acompanha a descida do mercúrio. Após se atingir a temperatura mínima, a estrutura não se move, marcando o valor mínimo5. O erro proveniente da utilização destes aparelhos surge na leitura dos valores, pois é uma escala gráfica e o erro de leitura encontra-se sempre presente. No caso de aparelhos digitais, o erro torna-se menor. Por curiosidade indicamos na Figura 1 a distribuição das temperaturas médias anuais a nível mundial em graus centígrados e em graus Fahrenheit.

(8)

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Figura 4 - Distribuição das Temperaturas a Nível Mundial

2.1.2 Humidade

A humidade é definida como a quantidade de vapor de água no ar. É a característica da atmosfera mais variável como também a mais importante para regulação da temperatura. A humidade do ar é derivada da água reservada no subsolo que, por evaporação, desloca-se para a atmosfera. Para a medição, em percentagem, da quantidade de humidade relativa do ar (de modo indireto) as centrais meteorológicas usam frequentemente um psicómetro6.

2.1.2.1 Psicómetro

São utilizados dois termómetros: um seco e outro húmido. Ambos semelhantes, no entanto, a extremidade do segundo encontra-se envolvida em algodão que está em permanente contacto com água. O conjunto destes objetos denomina-se psicómetro (como é representado na figura 2).

Fazendo o registo da diferença de temperatura indicada pelos dois termómetros e consultando uma tabela própria determina-se a humidade relativa. Essa diferença é tanto maior quanto mais seca está a atmosfera e é nula quando a atmosfera está saturada de vapor de água.7

(9)

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

2.1.3 Vento

A deslocação do ar provocada pelas diferenças de pressão ou de temperatura ocorridas nas camadas atmosféricas designa-se por vento8. O ser humano, com a necessidade de conseguir caracterizar este elemento da natureza, decidiu classificá-lo sob os seguintes parâmetros: velocidade e direção. A direção classifica-se em graus e a velocidade em metros por segundo.

Ao aparelho utilizado para medir dá-se o nome de Anemógrafo. Os anemógrafos são, usualmente, pequenos aparelhos que registam regularmente a direção e a velocidade do vento. São utilizados, sobretudo, duas variantes: de hélice e de conchas9. Ambos são rotativos, sendo que a diferença reside na forma da zona de contacto com o vento: o de concha possui três ou mais conchas dispostas simetricamente formando ângulos retos em relação a um eixo vertical; os de hélice são em chapa. Para medir a velocidade do vento, o aparelho regista a velocidade de rotação das hélices, não dependendo da direção. O conjunto de conchas faz mover um mecanismo de contra rotação e a velocidade é calculada com o auxílio de um dispositivo de contagem. O anemógrafo possui também um catavento que contém uma hélice cuja rotação é transmitida a um indicador, ficando assim registada a direção do vento10.

2.1.4 Pressão

Relativamente à pressão atmosférica esta é caracterizada pelo peso que os gases provocam na terra. Este peso contribui para a deslocação do ar pelo planeta e é deste modo que surgem os ventos bem como outros fatores meteorológicos11.

Figura 5 - Exemplo de Psicómetro

(10)

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Figura 6 - Estação Meteorológica da FEUP

Neste trabalho não foi analisado este tópico uma vez que é algo desprezado pela quase totalidade da população aquando da consulta de informações meteorológicas.

3. Fontes de Previsões

3.1 Estação Meteorológica da Faculdade de Engenharia do Porto

Na cobertura do edifício onde funciona o Departamento de Engenharia civil, da FEUP, estão colocados os aparelhos necessários à recolha de

d

ados meteorológicos para a zona Campus da FEUP. Iniciou-se em Setembro de 2001 e começou a divulgar os dados na internet em 2006

12

.

As medições são realizadas, aproximadamente, de 10 em 10 minutos e são registados os valores de temperatura, velocidade e direção do vento, humidade relativa, pressão, radiação solar direta e difusa, radiação atmosférica e terrestre e precipitação. Todo este processo de registo de dados é feito com recurso a um datalogger (Micromec Logbox) e foi desenvolvido com colaboração húngara12.

Para consultar os dados apenas é necessária uma conexão à internet ou seja, qualquer membro da comunidade FEUP ou fora dele tem acesso aos mesmos. Contudo, os dados possuem real interesse para membros ligados a cursos como Engenharia Civil ou Engenharia Mecânica uma vez que, a construção de edifícios está intimamente ligada às condições climatéricas do meio envolvente e ao nível de Engenharia Mecânica permite explorar a instrumentação utilizada nas medições, sendo relevante para estudos de sistemas de energia eólica12.

Os dados podem ser consultados em português e em inglês e existe uma câmara que disponibiliza uma live-stream do aparelho13. A figura 3 mostra parte da constituição da estação.

(11)

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

3.2 Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA, I.P.)

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera é mais do que um sítio na internet: é um instituto público, integrado na administração indireta do estado, dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio14. Sendo utilizado pela maioria dos utilizadores como apenas uma fonte de dados meteorológicos este pode revelar-se muito útil para utilizadores que o queiram realmente descobrir, possuindo, por exemplo: uma

“ebiblioteca”, uma “Enciclopédia ipma ”, dados relativos ao setor da agricultura e das pescas.

3.2.1 Composição e Funções do Instituto

A análise de dados meteorológicos é apenas um dos domínios em que este instituto trabalha, sendo também responsável por áreas como a meteorologia aeronáutica, o clima, a sismologia e o geomagnetismo. Com atribuições do ministério da Agricultura e do Mar este instituto é composto pelos órgãos que a seguir se enumeram: conselho diretivo, fiscal único, conselho de orientação, conselho científico, unidade de acompanhamento e comissão partidária. Para além destes órgãos, o instituto é constituído por: departamentos do Mar e Recursos Marinhos, de Meteorologia e Geofísica e de Operações, Infraestruturas e Desenvolvimento Tecnológico, delegações regionais dos Açores e da Madeira, centros de coordenação nomeadamente em Viseu, Castelo Branco e Évora e por último centros meteorológicos em vários pontos do país15.

Todos estes órgãos, departamentos, delegações e centros meteorológicos promovem, realizam e coordenam atividades de investigação, experimentação e demonstração em áreas como os recursos marinhos, a aquicultura, a meteorologia, o clima, a geofísica, os serviços marítimos e a segurança marítima. Para além disso, estão ligados à produção e comercialização de instrumentos, aparelhos e equipamentos informáticos ligados à sua atividade. Alguns dos programas mais notáveis desenvolvidos pelo IPMA são:

“Programa Nacional de Amostragem Biológica”, (PNAB); “Modelação e previsão do efeito do frio extremo na saúde da população: a base para o desenvolvimento de um sistema de alerta em tempo real”, (FRIESA); “Rede Atlântica de Controlo Genético. Rotulagem e Rasterabilidade de Pescado e Marisco”, (ECsafeSEAFOOD), “Assessment Strategy And Risk Reduction for Tsunamis in Europe”, (ASTART) 15.

3.2.2 Sítio da Internet IPMA.pt

Na página principal do IPMA (http://www.ipma.pt/pt/index.html), podemos encontrar uma grande variedade de informação disponível para qualquer utilizador sobre os mais variados assuntos relacionados com as previsões atmosféricas, mas também outras

(12)

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

hiperligações interessantes. Iremos explorar estas informações de seguida:

● Ao centro da página principal podemos ver um mapa de Portugal Continental e os Arquipélagos, com as previsões meteorológicas de cada região, indicando a temperatura máxima, mínima, direção do vento e como vai estar o céu (nublado, limpo, entre outros). Temos acesso, caso existam, a avisos meteorológicos e notícias que o IPMA considerou relevantes bem como podemos visualizar mapas de satélite, radar, raios ultravioleta, cartas náuticas e de risco de trovoadas.

● São disponibilizadas hiperligações para uma Previsão Descritiva (principais características do tempo para os maiores centros urbanos), Previsão por Localidade (previsões mais detalhadas sobre localidades específicas do país), Previsão Mundial (previsão simples do tempo para diferentes partes do globo) e previsão Mensal (previsão simples do tempo durante o corrente mês);

● Os sismos em solo português têm destaque na página inicial sendo referido o dia e hora dos sismos com as respetivas intensidades na escala de Mercalli Modificada;

● Na parte de baixo da página principal encontram-se ainda as hiperligações para as diferentes redes sociais em que o IPMA se encontra registado, endereços úteis, informações adicionais sobre a página, projetos WEB, “Comunidade IPMA” e “O tempo na TV” (boletim diário do tempo, apresentado na RTP).

● Dispõe de aplicação para dispositivos Android16 ou telemóveis Apple17.

3.3 Freemeteo.com.pt

Outro sítio, existente na Internet, que nos permite ter acesso a meteorologia com previsões até sete dias, designa-se “freemeteo.com.pt.”. Com capacidade para analisar onze milhões de localizações geográficas e com atualizações duas vezes ao dia18, nele podemos encontrar dados detalhados (como a temperatura, vento, humidade relativa, pressão, precipitação) em intervalos de três horas para os sete dias em que o sítio da rede se compromete. Está disponível em português e em inglês e dispõe de aplicação para telemóveis Andoid19 ou para telemóveis da marca Apple20 (em ambos os casos sem custo para o utilizador).

3.4 Tempo.pt

Considerando os três sítios da internet utilizados, aquele que se compromete a previsões mais longas é o “tempo.pt”. Em termos de dados encontra-se bem estruturado e simplificado o que permite uma visualização rápida e eficiente do mesmo por parte dos utilizadores. A sua base de dados é especialmente centrada em Portugal, possuindo uma

(13)

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

grande variedade de localizações nacionais disponíveis.

Este sítio permite a utilização da sua informação em outros sítios que estejam sobre o nosso domínio, sendo apenas necessário preencher um conjunto de informações básicas referentes à personalização do widget pretendido21. Está ainda disponível para telemóveis com os sistemas operativos Android22, Windows23 e iOS24.

4. Comparações das Previsões Meteorológicas

As medições efetuadas desde o início de outubro permitem-nos agora efetuar comparações entre a temperatura, humidade relativa do ar e velocidade do vento registadas através dos três sítios da internet anteriormente referidos e os dados fornecidos pela Estação Meteorológica da FEUP. Os valores obtidos da estação serão considerados os valores corretos para a zona do Campus da FEUP e no fim será apresentado o erro das previsões feitas pelos diferentes sítios. Este erro é calculado através da seguinte fórmula:

primeiro é realizado o erro relativo entre o valor registado por um sítio (X) e o valor dado como correto da Estação Meteorológica da FEUP (Y):

Seguidamente, e como este erro apenas se aplica a um dia em específico visto que os valores da Estação também variam de dia para dia, faz-se a média aritmética dos erros relativos diários para o período considerado. Este processo é então repetido para cada sítio web, em todas as categorias que iremos apresentar de seguida.

4.1 Temperatura

Relativamente à temperatura serão feitas quatro comparações: a temperatura indicada como máxima pelas três instituições da internet para o dia em que era feito o registo e a temperatura que realmente ocorreu nesse dia segundo os dados da FEUP (Previsões de Temperatura Máxima); a temperatura indicada como máxima pelas três instituições da internet para um dia (Previsões a um dia), dois dias (Previsões a dois dias) e três dias (Previsões a três dias) após o dia em que era feito o registo e a temperatura que realmente ocorreu nesses dias segundo os dados da Estação Meteorológica da FEUP, a temperatura registada pelos diferentes sítios da internet às treze e as dezanove horas e a temperatura que os registos da estação meteorológica da FEUP registavam a essa mesma hora, desse mesmo dia (Previsões horárias: Treze Horas e Dezanove Horas, respetivamente).

( ( | X – Y | ) / Y ) * 100

(14)

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

0 5 10 15 20 25 30

1/10 2/10 3/10 4/10 5/10 6/10 7/10 8/10 9/10 10/10 11/10 12/10 13/10 14/10 15/10 16/10 17/10 18/10 19/10 20/10 21/10 22/10 23/10 24/10 25/10

Temperatura em Graus Celsius

Dia e Mês do Registo

Previsão Temperatura Máxima

FEUP IPMA FREEMETEO TEMPO.PT

4.1.1 Previsões de Temperatura Máxima

A previsão de temperatura máxima foi registada todos os dias por volta das treze horas e os dados recolhidos estão expostos na figura 4.

Os dados recolhidos evidenciam que o sítio da internet mais próximo dos dados considerados como certos da Estação Meteorológica da FEUP é o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Sendo este, o fator que a maioria da população tem em atenção quando pesquisa por dados meteorológicos, consideramos de extrema importância que as respetivas instituições em análise se tornem cada vez mais precisas na avaliação da temperatura máxima para o dia. Embora os erros possam resultar de possíveis diferenças no que toca à localização dos dispositivos de captação de dados, uma medida para resolver este problema passaria por instalar mais estações meteorológicas.

A partir dos dados recolhidos, é possível calcular um erro relativo médio para cada um dos diferentes sítios da internet: o IPMA registou um erro de aproximadamente cinco pontos percentuais, o Freemeteo.com.pt um erro de seis pontos percentuais e o Tempo.pt de sete pontos percentuais. Estes valores revelam que não existe uma grande discrepância entre os dados indicados pelas diferentes instituições.

Figura 7 - Previsões de Temperatura Máxima

(15)

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

0 5 10 15 20 25 30

1/10 2/10 3/10 4/10 5/10 6/10 7/10 8/10 9/10 10/10 11/10 12/10 13/10 14/10 15/10 16/10 17/10 18/10 19/10 20/10 21/10 22/10 23/10 24/10

Temperatura em Graus Celsius

Dia e Mês do Registo

Previsões a Um Dia

FEUP IPMA FREEMETEO TEMPO.PT

Figura 8 - Previsões a Um Dia

4.1.2 Previsões a um dia

Analisemos agora o registo das previsões a um dia que os diferentes sítios realizaram. Note-se o facto de devido ao facto de os dados terem sido registados até dia vinte e seis de Outubro, a previsão com um dia de antecêndia terminou um dia antes (vinte e cinco de Outubro).

Neste gráfico surge a primeira revelação surpreendente. Sendo o IPMA considerado pela maioria da população como o mais fidedigno na consulta de dados meteorológicos, neste parâmetro não se revelou o mais eficiente. Em primeiro lugar surge o Freemeteo.com.pt com um erro relativo médio de cinco pontos percentuais, em segundo lugar o IPMA com seis pontos percentuais e por último o Tempo.pt com sete pontos.

Contudo, as tabelas também demonstram que o IPMA foi a instituíção que acertou num maior número de dias a previsão, sendo que o seu elevado erro se deve a distanciamentos elevados em determinados dias.

4.1.3 Previsões a dois dias

As previsões a dois dias foram muito semelhantes às registadas a um dia e o seguinte gráfico (Figura 6) transmite exatamente essa ideia.

(16)

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

0 5 10 15 20 25 30

1/10 2/10 3/10 4/10 5/10 6/10 7/10 8/10 9/10 10/10 11/10 12/10 13/10 14/10 15/10 16/10 17/10 18/10 19/10 20/10 21/10 22/10 23/10

Temperatura em Graus Celsius

Dia e Mês do Registo

Previsões a Dois Dias

FEUP IPMA FREEMETEO TEMPO.PT

Figura 9 - Previsão a Dois Dias

Novamente o Freemeteo.com.pt volta a ser o melhor mas desta vez com uma diferença quase impercetível... Desta feita, o Freemeteo.com.pt e o Tempo.pt surgem com um erro de aproximadamente cinco por cento, o IPMA surge como o mais incorreto com seis pontos percentuais.

4.1.4 Previsões a três dias

A previsão a três dias é a previsão mais duvidosa visto que existe um longo período de tempo entre a previsão e o que realmente irá ocorrer. Contudo, o gráfico a seguir demonstrado em comparação com os anteriores torna-se surpreendente.

(17)

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

0 5 10 15 20 25 30

1/10 2/10 3/10 4/10 5/10 6/10 7/10 8/10 9/10 10/10 11/10 12/10 13/10 14/10 15/10 16/10 17/10 18/10 19/10 20/10 21/10 22/10

Temperatura em Graus Celsius

Dia e Mês do Registo

Previsões a Três dias

FEUP IPMA FREEMETEO TEMPO.PT

Figura 10 - Previsão a Três Dias

O que se revela inesperado no gráfico anterior e nos respetivos erros calculados é que o IPMA regista o menor erro que todas as comparações de dados realizadas neste trabalho obtiveram. O IPMA surge com o menor erro (quatro pontos percentuais) seguido, e a uma distância relevante, do tempo.pt e do Freemeteo.com sete e oito pontos percentuais respetivamente. Ou seja, no caso do IPMA as previsões realizadas a três dias revelam-se mais exatas do que as previsões a dois e um dia o que é algo curioso. É um dado importante visto que é muitas vezes utilizado no planeamento de atividades futuras que dependam das condições meteorológicas e tendo em conta esse aspeto o IPMA adquire uma vantagem importante relativamente aos outros sítios da internet em estudo.

4.1.5 Previsões Horárias

As previsões horárias são o dado que permite verificar com maior rigor as previsões realizadas. Isto, porque é muito mais exigente determinar a previsão para determinada hora concreta do que para um período igual ou superior a vinte e quatro horas. Analisemos então o que os dados revelam quanto às previsões que ocorreram para as treze e para as dezanove horas.

4.1.5.1 Previsões às treze horas

As previsões das treze horas são as mais interessantes do ponto de vista em que das duas horas em estudo, é aquela em que mais atividades rotineiras decorrem.

(18)

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

0 5 10 15 20 25 30

1/10 2/10 3/10 4/10 5/10 6/10 7/10 8/10 9/10 10/10 11/10 12/10 13/10 14/10 15/10 16/10 17/10 18/10 19/10 20/10 21/10 22/10 23/10 24/10 25/10

Temperatura em Graus Celsius

Dia e Mês do Registo

Previsão Horária das Treze Horas

FEUP IPMA FREEMETEO TEMPO.PT

Figura 11 - Previsão Horária das Treze Horas

Analisemos então a figura 8.

A análise dos dados não permitiu evidenciar nenhum dos três sítios da internet, isto porque o erro obtido por todos eles encontra-se na casa dos cinco pontos percentuais. Em primeiro lugar surge o tempo.pt mas com valores muito próximos daqueles que são verificados pelos outros dois. Dos parâmetros em estudo, este foi o que verificou valores mais próximos entre as diferentes instituições em estudo e o gráfico assim o evidencia.

4.1.5.2 Previsões às dezanove horas

De seguida vamos analisar os dados que ocorreram nos registos horários das dezanove horas. Toda a informação recolhida é demonstrada na figura 9.

(19)

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

0 5 10 15 20 25 30

1/10 2/10 3/10 4/10 5/10 6/10 7/10 8/10 9/10 10/10 11/10 12/10 13/10 14/10 15/10 16/10 17/10 18/10 19/10 20/10 21/10 22/10 23/10 24/10 25/10

Temperatura em Graus Celsius

Dia e Mês do Registo

Preisão Horária das dezanove

FEUP IPMA FREEMETEO TEMPO.PT

Figura 12 - Previsão Horária para as Dezanove Horas

As barras cinzentas relativas aos dados recolhidos da Estação meteorológica da FEUP demonstram um grande distanciamento face aos dados recolhidos dos outros sítios.

E quando analisamos os erros é notório um grande aumento dos erros nas previsões para as dezanove horas: o Freemeteo.com.pt é o mais exato com um erro relativo médio de quinze pontos percentuais, de seguida o IPMA com dezasseis e por último o Tempo.pt com dezassete. O IPMA e o Freemeteo.com.pt obtiveram o maior erro para o dia vinte e dois de Outubro enquanto o Tempo.pt registou o maior erro para o dia quinze de dezembro. Devido ao facto de as previsões com maiores erros acontecerem por vezes nos mesmos dias nas diferentes instituições, pode querer demonstrar que é determinada característica ou erro que afeta todos os dispositivos de captação de dados e não apenas os de uma determinada instituição.

É notório que as previsões realizadas para as treze horas foram mais próximas do que as realizadas para as dezanove visto que seriam de esperar valores de erro próximos para ambas as previsões horárias.

4.2 Vento

Os dados evidenciados no gráfico que se segue (figura 10) são referentes ao vento

(20)

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Figura 13 - Velocidade Instantânea do Vento

e foram registados no horário das treze horas.

O vento foi o parâmetro em estudo que revelou um maior erro em todos os sítios da internet consultados e aqui, as diferenças entre a qualidade das previsões torna-se bem explícita. A melhor previsão foi realizada pelo Freemeteo.com.pt com um erro de cinquenta e oito pontos percentuais, seguido do IPMA com sessenta e um pontos percentuais e por ultimo o Tempo.pt com erros de setenta e dois pontos percentuais. Para o caso do IPMA parte do erro pode ser facilmente explicada devido ao facto de este só fornecer os dados em intervalos de cinco quilómetros por hora, não existindo deste modo valores intermédios.

Os dados fornecidos pela FEUP eram apresentados em metros por segundo e na conversão para quilómetros por hora foi feito um arredondamento às unidades.

4.3 Humidade

Os dados relativos para a humidade foram recolhidos às treze horas de cada dia e posteriormente analisados com os dados que ocorreram às treze horas desse mesmo dia segundo a estação meteorológica da FEUP. Vejamos então o gráfico onde estão evidenciados todos os dados (figura 11).

0 5 10 15 20 25 30 35 40 45

1/10 2/10 3/10 4/10 5/10 6/10 7/10 8/10 9/10 10/10 11/10 12/10 13/10 14/10 15/10 16/10 17/10 18/10 19/10 20/10 21/10 22/10 23/10 24/10 25/10

Velocidade Instantânea emQuilómetros por Hora

Dia e Mês do Registo

Velocidade Instantânea do Vento

FEUP IPMA FREEMETEO TEMPO.PT

(21)

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Figura 14 - Humidade Relativa do Ar

Sendo a humidade algo muito relativo e que varia facilmente consoante o sítio de recolha dos dados, os valores de erro não são tão elevados como se poderia expectar. O melhor na previsão da humidade relativa do ar foi o IPMA com um erro médio relativo de dezasseis por cento, seguido do Freemteo.com.pt com dezassete por cento e em último e com um erro superior em oito pontos percentuais relativamente ao IPMA está o Tempo.pt.

É de destacar o Freemeteo.com.pt por em dois dias (dia quatro e dias dezasseis) ter conseguido obter um erro de zero por cento relativamente aos dados fornecidos pela FEUP.

O Tempo.pt não conseguir alcançar este feito em nenhum dos dias.

0 20 40 60 80 100 120

1/10 2/10 3/10 4/10 5/10 6/10 7/10 8/10 9/10 10/10 11/10 12/10 13/10 14/10 15/10 16/10 17/10 18/10 19/10 20/10 21/10 22/10 23/10 24/10 25/10

Humidade Relativa do Ar em percentagem

Dia e Mês do Registo

Humidade Relativa do Ar

FEUP IPMA FREEMETEO TEMPO.PT

(22)

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Conclusão

Em suma, os sítios da internet abordados dispõem de interfaces bastante agradáveis que permitem aos utilizadores a pesquisa de muitas mais informações e vantagens do que simplesmente dados meteorológicos. Contudo, são estes os fatores mais importantes e mais procurados e sobre os quais este trabalho se centrou.

O trabalho permitiu concluir que o sítio da internet com melhor desempenho na captação de dados meteorológicos foi o Freemeteo.com.pt sendo o melhor em quatro categorias (velocidade instantânea do vento, previsão para as dezanove horas e previsões a um e dois dias) das oito que foram analisadas neste trabalho. O IPMA foi o melhor em três categorias nomeadamente: humidade relativa do ar, temperatura máxima diária e previsões a três dias. O Tempo.pt foi o mais eficaz na previsão das treze horas embora os valores obtidos pelas diferentes estações tenham sido muito próximos. O Tempo.pt revelou-se o menos preciso na generalidade dos dados e portanto, dos três sítios em estudo aconselha- se a que seja o menos utilizado pela polução diariamente.

(23)

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Referências bibliográficas

[1] Infopédia. “Meteorologia”. Acedido a 10 de outubro de 2015

http://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/meteorologia

[2] Pena, Rodolfo F. Alves. “Qual a diferença entre climatologia e meteorologia”.

Acedido a 10 de outubro de 2015. http://www.mundoeducacao.com/geografia/qual- diferenca-entre-climatologia-meteorologia.htm

[3] Veronezzi, Felipe. “Meteorologia – Profissão, Carreira e Informações Gerais”.

Acedido a 10 de Outubro de 2015.

http://www.guiadacarreira.com.br/carreira/meteorologia/

[4] Significados. “Significado de Temperatura”. Acedido a 10 de Outubro de 2015.

http://www.significados.com.br/temperatura/

[5] Gforum. “Termómetro de Máximas e de Mínimas”. Acedido a 10 de Outubro de

2015. http://www.geralforum.com/board/1086/54490/termometro-de-maximas-e- minimas.html

[6] Encyclopedia Britannica. “Humidity”. Acedido a 10 de outubro de 2015.

http://www.britannica.com/science/humidity

[7] Neves, Ubirajara. “Como é medida a umidade relativa do ar?”. Acedido a 10 de Outubro de 2015. http://professorbira.com/como-e-medida-a-umidade-relativa-do-ar/

[8]Infopedia. “Vento”. Acedido a 12 de Outubro de 2015.

http://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/vento

[9] Instituto Nacional de Meteorologia. “Instrumentos Meteorológicos”. Acedido a 12

de Outubro de 2015.

http://www.inmet.gov.br/html/informacoes/sobre_meteorologia/instrumentos/

[10] Direção dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos. Acedido a 12 de Outubro de

2015. http://www.smg.gov.mo/www/dm/equip/p_ws.htm)

[11] Meteorologia e Columbofilia. “A pressão atmosférica”. Acedido a 12 de Outubro

de 2015. http://www.fpcolumbofilia.pt/meteo/main063.htm

[12] Estação Meteorológica da FEUP. Acedido a 12 de Outubro de 2015.

http://experimenta.fe.up.pt/estacaometeorologica/estacao.php?lang=pt

[13] Estação Meteorológica da FEUP. Acedido a 12 de Outubro de 2015.

http://experimenta.fe.up.pt/estacaometeorologica/index.php?lang=pt).

[14] Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Acedido a 12 de Outubro de 2015.

http://www.ipma.pt/pt/oipma

[15] Regulamento do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. . Acedido a 12 de

Outubro de 2015.

http://www.ipma.pt/export/sites/ipma/bin/docs/institucionais/ipma.lei.organica.2012.p

df

(24)

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

[16] Disponivel em: https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.ipma.meteo&hl

=pt_PT

[17] Disponivel em: https://itunes.apple.com/pt/app/meteo-

ipma/id889918105?ls=1&mt=8

[18] Freemeto.com.pt. Acedido a 12 de Outubro de 2015.

http://freemeteo.com.pt/tempo/?language=portuguese&country=portugal

[19] Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=gr.mobile.freemeteo [20] Disponível em: https://itunes.apple.com/us/app/freemeteo/id778616007?ls=1&mt=8 [21] Disponível em: http://www.tempo.pt/widget/

[22] Disponível em: https://play.google.com/store/apps/details?id=aplicacion.tiempo [23] Disponível em: https://www.microsoft.com/pt-br/store/apps/el-tiempo-14-

dias/9wzdncrdk0j6

[24] Disponível em: https://itunes.apple.com/pt/app/tiempo.com/id543364901?l=pt&ls

=1&mt=8

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Figura 14 Fotomicrografia de amostra de túnica vaginal parietal conservada em glicerina 98%, aos 30 dias, de ovinos da raça Santa Inês, no qual se observa uma

A aplicação de parafina em raízes de mandioca tem sido eficiente para prolongar o seu período de conservação.. Este efeito é atribuído à diminuição da permeabilidade ao

No entan- to, na análise comparativa das respostas obtidas para cada questão do protocolo QVV entre os sujeitos do GP e do GNP que perceberam a mu- dança vocal, foi encontrada

Por meio dos registros realizados no estudo de levantamento e identificação de Felinos em um remanescente de Mata atlântica, uma região de mata secundária

Para eficiência biológica, de forma geral, utiliza-se a comparação de produtividades entre sistemas (monocultivo e cultivo consorciado), sendo avaliados a partir de

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

43, tradução nossa e reconhecem o papel fundamental dos meios de comunicação social na alteração da representação dos idosos: b Encorajar os meios de comunicação a promover