• Nenhum resultado encontrado

5 CRENÇAS SOBRE RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "5 CRENÇAS SOBRE RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

5 CRENÇAS SOBRE RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS

TRIBUTÁRIOS

(2)

Vamos começar do princípio. Você sabe o que é uma crença?

Uma crença é a convicção de que algo é verdadeiro e certo. É uma avaliação pessoal que pode ser baseada em elementos racionais ou não. Às vezes, uma afirmação é repetida tantas vezes que passamos a acreditar nela. Isto não sig- nifica que ela corresponda à verdade.

Crenças equivocadas acabam prejudicando o nosso dia-a-dia e muitas vezes desistimos facilmente de realizar algum sonho ou nem chegamos a tentar por conta das crenças limitantes.

As crenças limitantes se caracterizam por terem cunho negativo, nos levan- do a desacreditar da possibilidade de alcançar os nossos objetivos.

Isso acontece na sua vida todos os dias. E no mercado de recuperação de cré- ditos tributários não é diferente.

Muitos deixam de insistir, por exemplo, por acharem que todas as empresas já recuperaram seus créditos. Essa falsa percepção, muitas vezes, é reforçada após algumas poucas visitas, onde o profissional tributário recebe negativas.

Conheça, abaixo, as maiores crenças limitantes sobre a Recuperação de

Créditos Tributários.

(3)

3

5 CRENÇAS SOBRE RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS

O Mercado de Recuperação Tributária está saturado

Você recebeu alguns nãos e concluiu que o mercado está saturado. Antes de assumir essa crença como verdade, é preciso entender que, ao oferecer os serviços de Recuperação Tributária, é normal ouvir muitos “nãos”. O importan- te é não desistir, isso faz parte do processo, e entender que o fechamento de um negócio só acontece depois de várias negativas.

Muitos profissionais não têm êxito em suas vendas porque desistem após rece- berem a recusa de algumas poucas empresas. O segredo é estabelecer metas, ter disciplina, ser persistente e, depois de algum tempo, entender seu funil de vendas. Por exemplo, você poderá mapear quantas ligações precisa fazer para marcar uma reunião; quantas reuniões são necessárias para emitir uma propos- ta; quantas propostas você precisa emitir para fechar um contrato.

Muito importante: avalie constantemente suas estratégias e aprenda com os

“nãos” recebidos. As negativas servem como aprendizado para melhorar seu desempenho. Mapeie as objeções e dificuldades encontradas em cada nego- ciação e desenvolva argumentos para quebrá-las.

CRENÇA

# 1

(4)

4

5 CRENÇAS SOBRE RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS

Muitos deixam de insistir no mercado de Recuperação Tributária por acredi- tar que todas as empresas que poderiam se beneficiar já recuperaram seus créditos. Essa é uma falsa percepção. Inúmeras empresas estão deixando de recuperar valores que lhe são devidos, e o campo para atuar não para de cres- cer: excluindo os MEI´s, apenas em 2022 já foram abertas mais de 343.570 empresas*, enquanto, no mesmo período, menos da metade (140.242) foram extintas. No ano passado, o saldo foi de 430.336 novas empresas. Em suma, no Brasil, novos clientes potenciais aparecem todos os dias.

* Fonte: Painel Mapa de Empresas. Os dados não incluem a modalidade MEI, de tributação simplificada.

A Recuperação Tributária gera uma retaliação por parte da fiscalização

Pare para pensar um pouco: você realmente acredita que quando uma empre- sa dá entrada em um procedimento de recuperação de crédito ela entra em um radar? Pois saiba que isso não acontece, o serviço de apuração é feito diutur- namente por robôs e supercomputadores; ou seja, as empresas estão sendo monitoradas o tempo todo. Com os órgãos governamentais cada vez mais di- gitalizados, o caminho é usar toda essa tecnologia como sua aliada.

CRENÇA

# 2

(5)

5

5 CRENÇAS SOBRE RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS

Essa crença, equivocada, é baseada no medo. Afinal, você pode pensar, o ris- co de uma retaliação do Fisco é maior do que o interesse em recuperar valo- res pagos desnecessariamente. Aqui, é importante esclarecer junto aos em- presários que, com os sistemas digitalizados, a fiscalização já acompanha as empresas praticamente em tempo real e o que está na mira são as inconsis- tências e erros nas documentações enviadas. Ou seja, é muito mais arriscado realizar procedimentos errados do que eventualmente solicitar a restituição ou a compensação de valores pagos indevidamente. O que você vê acontecer nos procedimentos das restituições de IRPF pode ser um bom parâmetro para que você reconfigure esse pensamento.

No caso da recuperação de PIS e COFINS monofásicos para empresas op- tantes pelo Simples Nacional, o procedimento é administrativo e é realizado diretamente nos sistemas da Receita Federal do Brasil. O valor da restituição é depositado diretamente na conta da empresa em até 60 dias. É um procedi- mento normal e rotineiro.

Sobre a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS, já exis- te decisão definitiva do STF favorecendo os contribuintes, e um parecer da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional orientando que, independentemente de ajuizamento de demandas judiciais, a todo e qualquer contribuinte deve ser garantido o direito de reaver, na seara administrativa, os valores que foram

(6)

6

5 CRENÇAS SOBRE RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS

recolhidos indevidamente. A própria Receita Federal do Brasil dá orientações sobre como aproveitar os créditos, através de ajustes a serem realizados na EFD Contribuições.

Existem inúmeras oportunidades de Recuperação Tributária, muitas delas disciplinadas pelo próprio governo. Além destas, pode-se promover a corre- ção de procedimentos contábeis e fiscais que vinham sendo feitos de manei- ra equivocada ou mesmo tributações indevidas fruto de decisões judiciais.

Em qualquer dos casos, o aproveitamento dos créditos tem todo o amparo e fundamentação.

Recuperação tributária na esfera

administrativa é só para contadores

O mundo mudou e o mercado de trabalho também. Muitos advogados ain- da acreditam que sua atuação só deve acontecer na seara judicial, e que as oportunidades administrativas de Recuperação Tributária devem ser feitas apenas por contadores.

CRENÇA

# 3

(7)

7

5 CRENÇAS SOBRE RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS

Na verdade, os escritórios de advocacia podem e devem atuar no âmbito administrativo. São inúmeras possibilidades de recuperação tributária que têm origem em uma revisão fiscal. Você sabia que o cargo Advogado de Consultivo Tributário está entre os mais demandados em 2022, segundo ranking da Revista EXAME?

Como a Recuperação Tributária é um trabalho complexo e que exige mui- tas habilidades, uma boa saída é que se promova a atuação conjunta entre Contadores e Advogados. Essa é uma parceria de sucesso, capaz de explo- rar a RT em toda sua potencialidade. A combinação de habilidades pode ser o segredo do seu sucesso. Afinal, são profissionais com habilidades com- plementares, todas necessárias para explorar as várias oportunidades de recuperação de créditos.

Recuperação tributária na esfera judicial é só para advogados

Da mesma forma que os advogados podem acreditar que atuar junto às Receitas Federal e Estaduais é coisa de contador, o inverso também aconte- ce. Mudar esse pensamento pode fazer toda a diferença. O outro lado da mo- eda são os contadores que acreditam que só podem ofertar as oportunidades

CRENÇA

# 4

(8)

8

5 CRENÇAS SOBRE RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS

de Recuperação Tributária que ocorram no âmbito administrativo. No entan- to, muitas teses tributárias envolvem valores milionários e só são resolvidas judicialmente.

A saída, mais uma vez, é que os contadores procurem advogados para esta- belecer parcerias, delegando a eles as tarefas que envolvam a propositura e o acompanhamento de ações judiciais. O importante é não deixar passar estas oportunidades, que podem fazer toda a diferença para as empresas e gerar muitos honorários para os profissionais tributários.

Recuperação tributária só é vantajosa para empresas de grande porte

Vamos examinar juntos essa última crença limitante? Os valores de uma em- presa de grande porte provavelmente são maiores, mas o número de peque- nas e médias empresas é bem maior – e com menos pessoal especializado.

Sabemos que há créditos para serem recuperados por empresas de todos os portes. Apenas com a utilização do software da e-Auditoria, o e-Recuperador, já foram apurados quase 2 bilhões (isso mesmo, 2 bilhões) de reais em valo- res passíveis de recuperação!

CRENÇA

# 5

(9)

9

5 CRENÇAS SOBRE RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS

Tomando novamente o exemplo da recuperação de PIS/COFINS monofásicos para empresas optantes pelo Simples Nacional, os valores recuperados não são tão altos, mas, em compensação, a restituição ocorre rapidamente, em até 60 dias. É um trabalho que, se realizado com auxílio da tecnologia, é rá- pido, relativamente simples e permite o ganho em escala, afinal, você poderá atender mais empresas investindo a mesma quantidade de tempo. Empresas maiores têm créditos maiores, mas muitas vezes o trabalho é mais complexo e precisa de mais tempo para ser executado.

Esperamos que, depois de ler esse e-book, a gente tenha conseguido te ajudar a clarificar seu pensamento quanto às crenças que podem estar limitando a sua atuação profissional.

(10)

10

5 CRENÇAS SOBRE RECUPERAÇÃO DE CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS

Conheça o e-Recuperador, um módulo feito para que você ganhe

tempo para prospectar mais clientes e aumentar o seu faturamento.

Sistema completo

O sistema possui diversos módulos para a apuração de créditos de forma 100% eletrônica. No módulo

de apuração dos créditos oriundos da exclusão do

ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS, além de levantar valores a serem recuperados, o e-Recuperador gera, de maneira automática, a retificação dos

arquivos da EFD Contribuições, ajudando a recuperar de forma rápida e prática os valores devidos.

Agilidade e segurança

O e-Recuperador foi desenvolvido para que as empresas possam transformar a RCT (Recuperação de Créditos

Tributários) em uma oportunidade real de negócios.

O processo de apuração dos créditos é complexo e

trabalhoso, sendo muitas vezes impossível realizar este trabalho de maneira manual. Com o e-Recuperador, o processo é totalmente automatizado, economizando tempo, liberando o profissional para tarefas

estratégicas e garantindo muito mais assertividade.

(11)

USE A TECNOLOGIA A SEU FAVOR

Com o conjunto de soluções da e-Auditoria, 3ª geração de auditoria digital, você pode fazer tudo isso e muito mais, de maneira simples e rápida. São nove ferramentas integradas, onde o robô realiza o serviço que consome mais tempo do profissional tributário e o libera para a atividade intelectual e de valor reconhecido.

(12)

Dez/2021 - Dez/2022

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

lhante; linhas vasculares bem v1S1veis, cheias de conteúdo amarelo-pardo, em geral retas; pa- rênquima axial moderadamente abundante, pa- ratraqueal em faixas; raios

a) “O velho dá um passo à frente, três passos atrás, dois passos à frente” _________________. b) O velho estava desorientado

Em caso de incumprimento reiterado ou não, contactar de imediato o Cliente de forma a saber quando, quanto e de que forma vai pagar, aproveitando também para obter outras

Além disso, ambos os profissionais têm carteiras de clientes onde é possível detectar oportunidades de Recuperação de Créditos Tributários, potencializando ainda mais a geração

▪ providência, junto à Instituição Financeira competente, do depósito dos créditos objeto do alvará na conta corrente indicada pela EMPRESA ou emissão de cheque

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

9.6.1 O acessante deve assegurar que a operação de seus equipamentos, bem como outros efeitos em suas instalações, não causem distorções harmônicas no ponto de