• Nenhum resultado encontrado

Baixar este arquivo PDF

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Baixar este arquivo PDF"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

CONTRIBUIÇÕES DO USO PEDAGÓGICO DO SOFTWARE

ACD/CHEMSKETCH® NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA ORGÂNICA DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO IFMA CAMPUS

CAXIAS

Gildeglan da Silva Pereira Wallonilson Veras Rodrigues Denílson Barbosa dos Santos Danielle Maria Apolonio Rodrigues

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral, analisar as contribuições do uso do Software ACD/ChemSketch® como recurso didático-metodológico no processo de ensino-aprendizagem de Química Orgânica dos alunos do ensino médio do IFMA Campus Caxias. Metodologicamente, este artigo, é produto de um Estudo de Caso de cunho qualitativo e quantitativo realizado no ano letivo de 2017 aliado a pesquisa bibliográfica e documental na literatura que trata acerca da temática uso pedagógico de Softwares educacionais no ensino-aprendizagem de Química. Utilizou-se como instrumentos e técnicas de coleta de dados, questionários contendo perguntas abertas e fechadas aplicados a um professor de Química orgânica e 20 alunos das turmas do 1º e 3º ano do IFMA campus Caxias; observação participante, diário de campo e registro fotográfico. Na organização, análise e interpretação dos resultados, empregou-se a técnica de análise de conteúdo. Por fim, os resultados desta pesquisa revelam que são muitas as contribuições do uso pedagógico do Software ACD/ChemSketch® no processo de ensino-aprendizagem de Química Orgânica dos alunos, ao comparar o desempenho escolar dos alunos em aulas de Química Orgânica sem e com o uso do Software ACD/ChemSketch®, constatou-se que o nível de aprendizado dos alunos melhorou com o uso didático desse software, principalmente nas aulas sobre hidrocarbonetos.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; Química Orgânica; Software ACD/ChemSketch®; Tecnologias Educacionais.

Abstract

This article has as general objective, to analyze the contributions of the use of the Software ACD/ChemSketch® as didactic-methodological resource in the teaching-learning process of Organic Chemistry of middle school students from the Ifma Campus Caxias. Methodologically, this article is the product of a case study of qualitative and quantitative carried out in the year of 2017 allied to bibliographic and documental research in the literature that deals about the theme pedagogical use of educational software in the teaching-learning process of Chemistry. It was used as instruments and techniques of data collection, questionnaires with open and closed questions applied to a professor of organic chemistry and 20 students from classes of 1st and 3rd year of Ifma campus Caxias; participant observation, field diary and photographic record. In the organization, analysis and interpretation of the results, we used the technique of content analysis. Finally, the results of this study show that there are many contributions from the pedagogical use of ACD/ChemSketch® Software in

(2)

the teaching-learning, process of Organic Chemistry of pupils. When comparing the academic performance of students in classes of Organic Chemistry with and without the use of the Software ACD/ChemSketch®, it was found that the level of student learning was improved with the didactic use of this software, especially in classes on hydrocarbons.

Keywords: Teaching-learning process. Organic Chemistry. ACD/ChemSketch® software. Educational Technologies.

Introdução

As tecnologias da Informação e Comunicação estão presentes cada vez mais em todos os ambientes da sociedade brasileira, inclusive na escola, por isso mesmo tem ganhado força as tecnologias educacionais como recurso didático-metodológico nas práticas educativas e administrativas desenvolvidas por professores e gestores escolares, apesar de forte resistência para não usá-las por parte de muitos profissionais da educação, na contra mão disso, os estudantes incorporaram as TIC’s ao seu cotidiano para fazer suas atividades, sejam elas domésticas, laser, profissionais ou escolares (MORAN, 2013;VILARDI, 2008).

Considerando que os Institutos Federais têm sua razão de ser calcada no tripé Educação, Ciência e Tecnologia, sentiu-se necessidade de se investigar o seguinte problema de pesquisa: de que forma o Software ACD/Chemsketch® pode contribuir como recurso didático-metodológico no processo de ensino-aprendizagem de Química Orgânica dos alunos do ensino médio do IFMA Campus Caxias?

A partir do objetivo geral, delineou-se como objetivos específicos: a) Verificar como o Professor de Química Orgânica percebe o uso das tecnologias educacionais no processo ensino-aprendizagem dos alunos e como estas ferramentas têm sido utilizadas por ele em sua prática pedagógica; b) Diagnosticar o nível de aprendizado dos alunos do Ensino Médio do IFMA Campus Caxias nas aulas de Química Orgânica sem e com o uso do Software ACD/ChemSketch® como recurso didático-metodológico; c) Identificar as contribuições do uso do Software ACD/ChemSketch® como recurso didático-metodológico, discutindo suas implicações no processo de ensino-aprendizagem de Química Orgânica dos alunos do ensino médio do IFMA Campus Caxias.

Metodologicamente, esta monografia, em conformidade com Yin (2005), Michaliszyn; Tomasini (2007), Martins Júnior (2015), Minayo (2004; 2000), Gil (2008), Sousa e Serra (2011), Silva e Tafner (2007), é produto de um Estudo de Caso de cunho qualitativo e quantitativo realizado no ano letivo de 2017 aliado a pesquisa bibliográfica e documental na literatura que trata acerca da temática uso pedagógico de Softwares educacionais no ensino-aprendizagem de Química (CARVALHO, 2017; VIEIRA, 2017; FLORES; MÓL, 2016; Batista et al., 2016; GOMES; LEAL FILHO, 2012; RICARTE; CARVALHO, 2011; LIMA; MOITA, 2011; LEAL, 2013; ATAIDE; MESQUITA, 2014; MASSETTO, 2009; CARDOSO; COLINVAUX, 2000; PRADO, 2001; KENSKI, 2009; 2004; 2003; MORAN, 2006; 2000; MERCADO, 2002; PALLOFF; PRATT, 2002; BRASIL, 2000; 1996).

Utilizou-se como instrumentos e técnicas de coleta de dados, questionários contendo perguntas abertas e fechadas aplicadas a um professor de Química

(3)

orgânica e a 20 alunos das turmas do 1º e 3º ano do IFMA Campus Caxias; observação participante, diário de campo e registro fotográfico. A organização, análise e interpretação dos resultados foram feita mediante o emprego da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2009).

Desse modo, o presente artigo tem como objetivo geral, analisar as contribuições do uso do Software ACD/Chemsketch® como recurso didático-metodológico no processo de ensino-aprendizagem de Química Orgânica dos alunos do ensino médio do IFMA Campus Caxias. A partir do objetivo geral, delineou-se como objetivos específicos: a) Verificar como o Professor de Química Orgânica percebe o uso das tecnologias educacionais no processo ensino-aprendizagem dos alunos e como estas ferramentas têm sido utilizadas por ele em sua prática pedagógica; b) Diagnosticar o nível de aprendizado dos alunos do Ensino Médio do IFMA Campus Caxias nas aulas de Química Orgânica sem e com o uso do Software ACD/ChemSketch® como recurso didático-metodológico; c) Identificar as contribuições do uso do Software ACD/ChemSketch® como recurso didático-metodológico, discutindo suas implicações no processo de ensino-aprendizagem de Química Orgânica dos alunos do ensino médio do IFMA Campus Caxias.

Materiais e Métodos

Metodologicamente, este artigo, é um recorte de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação de Química Licenciatura Plena e, em conformidade com Yin (2005), Martins Júnior (2015), Minayo (2004; 2000), Gil (2008), é produto de um Estudo de Caso de cunho qualitativo e quantitativo realizado no ano letivo de 2017 aliado a pesquisa bibliográfica e documental na literatura que trata acerca da temática uso pedagógico de Softwares educacionais no ensino-aprendizagem de Química. Utilizou-se como instrumentos e técnicas de coleta de dados, questionários contendo perguntas abertas e fechadas aplicados a um professor de Química orgânica e a 20 alunos das turmas do 1º e 3º ano do IFMA Campus Caxias; observação participante, diário de campo e registro fotográfico. A organização, análise e interpretação dos resultados foi feita mediante o emprego da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2009).

Destarte que a elaboração do presente artigo se deu da seguinte maneira, utilizou-se duas turmas do ensino médio, do Instituto Federal de Educação ciência e tecnologia do Maranhão-Campus Caxias (IFMA-Caxias), turma do 1º e 3º com total de 10 alunos de cada selecionados aleatoriamente, em um primeiro momento foi realizado um questionário pré-teste sobre aprendizagem com uso de software nas aulas de química.

O pré-teste foi o momento em que foi aplicado questionários ao professor de Química Orgânica e aos seus alunos participantes desta pesquisa com vista elaboração de diagnóstico da prática pedagógica do Professor de Química Orgânica do IFMA Campus Caxias sobre o uso de tecnologias educacionais no processo ensino-aprendizagem. Após este momento, foi ministrado aulas expositivas e dialogadas, abordando conteúdo da disciplina Química Orgânica. Posteriormente, aplicou-se um teste avaliativo do aprendizado dos alunos sobre as aulas expositivas dialogadas ministradas sobre conteúdos de Química Orgânica sem o uso do Software ACD/ChemSketch®.

(4)

De posse dos dados ora expostos e discutidos, conseguidos com aplicação questionários ao Prof. Carl e aos alunos sobre a prática pedagógica do seu professor de Química Orgânica e uso de tecnologias educacionais no processo ensino-aprendizagem, o pesquisador ministrou aulas expositivas de conteúdo desta disciplina sem o uso do Software ACD/ChemSketch®.

No final deste ciclo de aulas expositivas, aplicou-se um primeiro teste para avaliação diagnóstica do nível de aprendizado dos alunos do Ensino Médio do IFMA Campus Caxias nas aulas de Química Orgânica sem o uso do Software ACD/ChemSketch® como recurso didático-metodológico. Após ministrar aulas de Química Orgânica, fazendo uso do Software ACD/ChemSketch® como recurso didático-metodológico, aplicou-se um segundo questionário chamado de pós-teste para o Prof. Carl e para os 20 alunos pesquisados

Para a aplicação da pesquisa no laboratório fez-se necessário a instalação do software nos computadores da sala utilizada. Após o cadastro no site da ACDLabs e o procedimento de download do programa, iniciando o processo de instalação do ACD/ChemsKetch nos computadores usados nas aulas de Química Orgânica. Executando o instalador “chemsk50” no diretório em que foi gravado, conforme pode ser observado na sequência de telas pertinentes a sua instalação.

Após fazer instalação e apresentação introdutória do software ACD Chemsketch, passando a ensinar aos alunos a desenhar as moléculas, mostrando-os as funcionalidades dos botões, e cada função dos componentes das barras deste software para que o aluno pudesse desenhar e posteriormente entender como utilizar cada função.

Resultados e discussão Pré-teste

Diagnóstico da prática pedagógica do professor de química orgânica pesquisado

Antes da apresentação do diagnóstico da prática pedagógica do Professor de Química Orgânica pesquisado, julga-se ser extremamente necessário, apresentar primeiro o perfil deste docente. Visando preservar sua identidade, neste trabalho, ele escolheu ser denominado de Prof. Carl, por que segundo ele “Carl. Importante cientista e divulgador da ciência”.

O Prof. Carl, é um jovem professor que prioriza sua formação continuada, possuindo mestrado em Química Analítica, com 7 anos de experiência como professor concursado de Química da rede pública de ensino (20h/a) e concursado a 5 anos como professor (40h/a) do IFMA Campus Caxias e ao longo desse tempo tem ministrado a Disciplina Química Orgânica com a preocupação em garantir o direito de aprender de seus alunos. Essa postura do Prof. Carl, em estar em constante aprendizado converge para aquilo que defende Pereira (2000, p. 49), quando afirma que “As reflexões sobre sua formação enquanto professor contribuem para a compreensão de que a formação desse profissional não termina com a sua diplomação, mas completa-se em sua prática”.

A concepção de prática pedagógica e de tecnologias educacionais têm norteado o seu fazer docente. A esse respeito, revelou que a prática pedagógica “Deve ser holística, mas restringindo aos fatos científicos e sociais” (Fonte: Pesquisa Direta, aplicação de Questionário, out. 2017).

(5)

Aprofundando esse entendimento que o Prof. Carl tem de prática pedagógica, associo-me a Larchert (2010), quando explica que os professores e professoras devem entender que a prática pedagógica é sempre o ponto de partida da sua formação e da atividade de ensinar.

Quanto sua concepção de tecnologias educacionais, o Prof. Carl, se posicionou da seguinte forma: “Devem ser empregadas com urgência. Talvez seja umas das poucas áreas onde a participação das tecnologias não esteja presente de maneira eficiente” (Fonte: Pesquisa Direta, aplicação de Questionário, out. 2017).

Percepções do professor de Química Orgânica pesquisado sobre o uso das tecnologias educacionais no processo ensino-aprendizagem dos alunos

Nesta categoria, questionou-se ao Prof. Carl sobre: O senhor em sua prática pedagógica utiliza alguma tecnologia educacional para ministrar aulas de Química Orgânica? Qual(is) e porquê? Sobre essa questão, o Prof. Carl, foi categórico ao dizer que faz uso de tecnologias educacionais em sua prática pedagógica e ao revelar as principais tecnologias usadas por ele destacou os “Softwares (chemsketch, orbitals 3D) e vídeos que permitam a visualização em 3D. por conta do pouco tempo, o uso eficiente às vezes é comprometido” (Fonte: Pesquisa Direta, aplicação de Questionário, out. 2017).

Quando questionado sobre: O senhor tem facilidade ou dificuldade em utilizar tecnologias educacionais no processo ensino-aprendizagem de seus alunos nas aulas de Química Orgânica? Por quê? O Prof. Carl foi taxativo ao dizer que tem facilidade em usar tecnologias educacionais como recursos didáticos em suas aulas, mas destaca, o pouco tempo que tem e o desinteresse dos alunos, como uns dos fatores que dificultam o seu em sala, como pode ser visualizado em seu relato: “Sim. Pouco tempo e próprio desinteresse dos alunos”. (Fonte: Pesquisa Direta, aplicação de Questionário, out. 2017).

Endossando esse posicionamento do Prof. Carl, com base Moran (2009, p. 46), pode-se inferir que “O professor – tendo uma visão pedagógica inovadora, aberta. Que pressupõe a participação dos alunos – pode utilizar algumas ferramentas simples da internet para melhorar a interação presencial-virtual entre todos”. Para isso o professor precisa se posicionar como mediador do processo de ensino-aprendizagem, entende-se que:

[...] mediação pedagógica é a “atitude”, o comportamento do professor que se coloca como facilitador, incentivador ou motivador da aprendizagem, que se apresenta com a disposição de ser uma ponte entre o aprendiz e a sua aprendizagem (MASSETO et al., 2000 apud LEAL, 2009, p. 49).

Quanto ao uso em sua prática pedagógica das tecnologias educacionais, buscou-se saber do Prof. Carl: Qual sua opinião sobre o uso das Tecnologias Educacionais no processo ensino-aprendizagem dos alunos durante as aulas de Química Orgânica como em qualquer outra disciplina? A esse respeito revelou que é “Necessária. A química orgânica é uma das áreas da Química que mais depende de visualizações de projeções em 3D e geometrias necessárias para as reações” (Fonte: Pesquisa Direta, aplicação de Questionário, out. 2017).

Buscou-se saber ainda do Prof. Carl: Os seus alunos apresentam facilidades ou dificuldades para aprender os conteúdos de Química orgânica ministrados pelo Senhor em sala de aula? Caso apresentem dificuldades, o que o Senhor

(6)

tem feito para que eles superem essas dificuldades e/ou para facilitar o aprendizado dos alunos? Sobre essa questão o Prof. Carl revelou que seus alunos apresentam dificuldades em aprender os conteúdos de Química Orgânica, por isso para facilitar o aprendizado deles, o professor ministra “Aulas adicionais, uso de monitores em horários especiais e o uso de tecnologias” (Fonte: Pesquisa Direta, aplicação de Questionário, out. 2017).

Diante do que fora exposto, percebe-se nos relatos do Prof. Carl, que ele tem plena consciência das diversas possibilidades de uso pedagógico das tecnologias educacionais em sua prática pedagógica e no processo ensino-aprendizagem dos seus alunos. Por outro lado, apesar dos alunos vivenciarem no cotidiano e no próprio IFMA os diversos tipos de tecnologias educacionais, é extremamente necessário que os professores, os oriente para o uso pedagógico dessas tecnologias.

Percepções dos alunos pesquisados sobre o uso das Tecnologias Educacionais no processo ensino-aprendizagem

Quando os alunos foram questionados sobre: Como são as aulas de química orgânica ministrada pelo seu professor? Por quê? Os dados revelam que para 60 % dos alunos, aulas do Prof. Carl são ministradas apenas com o uso quadro e pincel, entretanto 40% afirmam que são diversificadas com uso não só do quadro como também as vezes faz uso de recursos tecnológicos.

Quando questionados sobre: Seu professor de Química já utilizou ou utiliza tecnologias educacionais para ministrar suas aulas? Se sim, cite algumas dessas tecnologias. A esse respeito, 90% dos alunos afirmaram que não, entretanto 10% dos alunos afirmaram que tiveram orientação para o uso do ACD/ChemSketch® para aplicação em um evento extracurricular.

Quando questionados sobre: Você conhece ou já ouviu falar sobre o software ACD/ChemSketch®? Em sua opinião, esse software poderia ser usado como recurso didático nas aulas de química orgânica? Por quê? Os dados a seguir, dão conta de que 90% dos alunos opinaram em desconhecer o software ACD/ChemSketch, entretanto, 10 % dos alunos disseram que conhecem e utilizam o software ACD/ChemSketch® e que a utilização dele se torna mais atrativa a aula, pois permite que desenhem as fórmulas químicas orgânicas no computador, além de ser útil por guardar as informações ali escritas, economizando papel e contribuindo com meio ambiente.

Quando questionados sobre: Na sua opinião, as tecnologias educacionais facilitam ou dificultam o aprendizado dos alunos nas aulas de Química Orgânica? Por quê? Os alunos divergiram em suas respostas, 50% afirmam que depende do uso dado a tecnologia pode facilitar ou dificultar o aprendizado, 25% são indiferentes, pra eles tanto faz ter como não ter recursos tecnológicos nas aulas e 25% disseram preferir tecnologia se estas forem fáceis de ser utilizada. Aliado a isso, confrontou-se esses dados, durante o diagnóstico realizado sobre o nível de aprendizado dos alunos do Ensino Médio do IFMA Campus Caxias nas aulas de Química Orgânica sem o uso do Software ACD/ChemSketch® como recurso didático-metodológico, conforme pode ser visualizado no quadro 1.

Quadro 1 - Nível de aprendizado dos alunos do Ensino Médio do IFMA Campus Caxias nas aulas de Química Orgânica sem o uso do Software ACD/ChemSketch® como recurso didático-metodológico

(7)

Questão (ões) Conteúdo Nível de aprendizado 2 e 5

Nomenclatura e estrutura de hidrocarbonetos com ramificações segundo o sistema IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada)

Baixo 3 e 4 Estrutura de funções orgânicas Médio 1 Hidrocarboneto de cadeia aberta saturada Alto Fonte: Pesquisa Direta com aplicação de pré-teste, out. 2017.

Os dados apresentados até o momento são reveladores de que há contradições entre a maneira como o professor Carl e o seus alunos avaliam como vem sendo ministradas as aulas de Química Orgânica no ensino médio do IFMA Campus Caxias, se de um lado o professor Carl de forma contundente em seus relatos deixou claro que utiliza tanto recursos didáticos convencionais quanto recursos tecnológicos para dinamizar e facilitar o ensino-aprendizagem dos seus alunos nas aulas de Química Orgânica. Por outro lado, majoritariamente (90%) dos alunos revelaram que suas aulas se resumem ao uso do quadro e do pincel, que desconhecem as tecnologias educacionais, entretanto, apenas 10 % dos alunos concordam com o Prof. Carl e afirmam que o professor usa recursos diversificados tanto convencionais quanto as tecnologias educacionais.

Esse diagnóstico de como vem sendo desenvolvida a prática pedagógica do Prof. Carl da disciplina Química, feito a partir dos relatos do próprio professor e de 20 alunos do 1º e 3º ano, chama atenção para a importância da interação das TIC’s com o processo educacional, visando a junção de suas atividades comunicação, tecnologia e educação. Entende-se que:

Educar para a comunicação, “educação para a mídia”, “educar com os meios”, “educomunicação” “mídia-educação”, caracterizam conceitos que discutem a inclusão das mídias no espaço escolar, tanto no aspecto educacional, como no comunicacional. Refletir um processo educacional que valorize um contato maior com os meios de comunicação é algo que se vislumbra como uma possibilidade, tanto educacional como comunicacional (OLIVEIRA, 2004, p. 29).

Ainda sob este entendimento, este pesquisador, associa-se a Tarouco (2006), quando entre outras coisas defende que a tecnologia educacional e de comunicação nos dias atuais permite a produção de material didático usando multimídia com interatividade que tornam mais efetivo os ambientes de ensino-aprendizagem apoiado nas TIC’s. Contudo, o professor precisa e deve estar articulado nesta nova linguagem do saber, a fim de que haja a emancipação no trabalho didático em sala de aula. Percepções do professor de Química Orgânica e de seus alunos sobre o uso do Software ACD/ChemSketch® como recurso didático-metodológico

Quanto ao professor Carl diante das questões levantadas e direcionadas a ele, preferiu responder todas com uma única resposta. Portanto, sobre o uso do Software ACD/ChemSketch® como recurso didático-metodológico nas aulas de Química Orgânica, revelou que:

(8)

Na época em que o programa foi apresentado no IFMA Campus Caxias, foi feito um mini-curso das funcionalidades do programa com os alunos do ensino superior e do ensino médio. No final do minicurso, a avaliação foi feita baseada na forma de como eles conduziram o mini curso. Foi notável o desempenho de aprendizagem da maioria dos alunos com a nova ferramenta pedagógica. E esse ano com as aulas ministradas pelo pesquisador usando o Software ACD/ChemSketch® como recurso didático-metodológico, ficou evidenciado mais uma vez, que esta ferramenta facilitou o aprendizado dos alunos e deve ser usada (Fonte: Relato do Prof. Carl, Pesquisa Direta com aplicação de questionário, out. 2017).

Os 20 alunos quando questionados sobre: Após assistir a aula de Química com uso do Software ACD/ChemSketch®, qual sua opinião sobre esse software? Porque? A esse respeito, 50% (10 alunos) responderam que software é dinâmico, porque criam estruturas químicas brincando; 25% (5 alunos) consideram o software razoável, porque usar o software no início é complicado, pois foi a primeira vez que usaram; 25% (5 alunos) responderam, que gostaram, porque facilitou o aprendizado. Quando questionados sobre:

Na sua opinião, o seu professor deveria utilizar em sua prática pedagógica o Software ACD/ChemSketch® para ministrar aulas de Química Orgânica? Porquê? Dos 20 alunos pesquisados, 50% (10 alunos) responderam que “depende” da sala de aula em questão e da metodologia usada pelo professor; 45% (9 alunos) responderam “sim, porquê da pra ter noção do que é química orgânica e; 5% (1 aluno) respondeu que “não”. Aliado a isso, fez-se o diagnóstico do nível de aprendizado dos alunos do Ensino Médio do IFMA Campus Caxias nas aulas de Química Orgânica com o uso do Software ACD/ChemSketch® como recurso didático-metodológico, conforme pode ser visualizado no quadro 2.

Quadro 2 - Nível de aprendizado dos alunos do Ensino Médio do IFMA Campus Caxias nas aulas de Química Orgânica o uso do Software ACD/ChemSketch® como recurso didático-metodológico

Questão (ões) Conteúdo Nível de aprendizado

3 Hidrocarboneto de estrutura

orgânica de anel-aromático Baixo 4 Função orgânica ácido, álcool e

aldeído Médio 1 e 2 Hidrocarboneto de cadeias saturada e insaturada e ramificadas Alto Fonte: Pesquisa Direta com aplicação de pré-teste, out. 2017.

Quando questionados sobre: Na sua opinião, o uso do Software ACD/ChemSketch® contribuiu para o seu aprendizado nas aulas de Química Orgânica? Porque? Dos 20 alunos pesquisados no gráfico 1 a seguir é possível perceber que 60% (12 alunos) responderam que sim, porque facilita a aprendizagem

(9)

de estruturas químicas e; 40% (8 alunos) responderam sim, mas com uma ressalva precisa de mais aulas extras para aprender a usar o software.

Gráfico 1 - Contribuições do uso do Software ACD/ChemSketch® como recurso didático-metodológico no processo de ensino-aprendizagem de Química Orgânica

dos alunos do ensino médio do IFMA Campus Caxias

Fonte: Pesquisa Direta, aplicação de Questionário, out. 2017.

Sobre as contribuições ou vantagens do Software ACD/ChemSketch® como recurso didático-metodológico no processo de ensino-aprendizagem de Química Orgânica dos alunos do ensino médio do IFMA Campus Caxias,percebeu-se que são diversas:

O ACD/Chemsketch é um software americano educativo que apresenta inúmeras vantagens em relação aos outros softwares que tem os mesmos objetivos. Entre elas, a facilidade de desenhar complexas estruturas moleculares, interface e comandos simples e por ser freeware, podendo ser utilizado em qualquer computador gratuitamente (GOMES; LEAL FILHO, 2012, p. 3).

Além disso, contribuições deste software para o ensino-aprendizagem de Química Orgânica foram também confirmadas em trabalhos anteriores:

Com o trabalho desenvolvido foi possível verificar que o software analisado e aplicado pode ser uma boa ferramenta que auxilia na construção do conhecimento da Química Orgânica. Entretanto, assim como qualquer outro recurso didático, por si só, não assegura a aprendizagem. É necessário que o professor assuma o papel de organizador e mediador, apresentando situações problemas vinculadas ao cotidiano, valorizando as concepções prévias dos alunos para uma aprendizagem significativa dos conceitos fundamentais (FLORES; MÓLL, 2016, p. 1).

Mostrando-se de acordo com outras pesquisas, que o uso da tecnologia na educação faz necessário pois, a modernidade a faz da ocasião uma necessidade, mas

60%

40% Contribui sim, porque facilitaa aprendizagem de estruturas químicas

Contribui sim, mas com uma ressalva precisa de mais aulas extras para aprender a usar o software

(10)

lembrando sempre que existem outros meios didático para aprimorar o conhecimento e aprendizagem.

Considerações finais

Ao longo deste trabalho abordou-se sobre as contribuições do uso pedagógico do software ACD/Chemsketch® no processo de ensino-aprendizagem de Química Orgânica dos alunos do Ensino Médio do IFMA campus Caxias. Nesse sentido, ficou demonstrado que quanto ao problema de pesquisa esse foi respondido e consequentemente todos os objetivos propostos neste trabalho foram alcançados.

Quanto ao ao problema e ao objetivo geral com este trabalho, constatou-se que são muitas as contribuições do uso pedagógico do Software ACD/ChemSketch® no processo de ensino-aprendizagem de Química Orgânica dos alunos, ao comparar o desempenho escolar dos alunos em aulas de Química Orgânica sem e com o uso do Software ACD/ChemSketch®, percebeu-se que o nível de aprendizado dos alunos melhorou com o uso didático desse software, principalmente nas aulas sobre hidrocarbonetos.

Quanto aos objetivos específicos, verificou-se que o professor de Química Orgânica reconhece e explora as vantagens do uso das tecnologias educacionais no processo ensino-aprendizagem dos alunos, ao ponto de utilizá-las em sua prática pedagógica.

Quando confrontados os dados fornecidos pelo professor de Química pesquisado e os dados fornecidos pelos 20 alunos pesquisados, percebeu-se contradições entre a maneira como o professor Carl e o seus alunos avaliam como vem sendo ministradas as aulas de Química Orgânica no ensino médio do IFMA Campus Caxias, se de um lado o professor Carl de forma contundente em seus relatos deixou claro que utiliza tanto recursos didáticos convencionais quanto recursos tecnológicos para dinamizar e facilitar o ensino-aprendizagem dos seus alunos nas aulas de Química Orgânica. Por outro lado, majoritariamente (90%) dos alunos revelaram que suas aulas se resumem ao uso do quadro e do pincel, que desconhecem as tecnologias educacionais, entretanto, apenas 10 % dos alunos concordam com o Prof. Carl e afirmam que o professor usa recursos diversificados tanto convencionais quanto as tecnologias educacionais. Esse diagnóstico de como vem sendo desenvolvida a prática pedagógica do Prof. Carl da disciplina Química, feito a partir dos relatos do próprio professor e de 20 alunos do 1º e 3º ano, chama atenção para a importância da interação das TIC’s com o processo educacional, visando a junção de suas atividades comunicação, tecnologia e educação.

Diagnosticou-se ainda que o nível de aprendizado dos alunos do Ensino Médio do IFMA Campus Caxias nas aulas de Química Orgânica sem e com o uso do Software ACD/ChemSketch® como recurso didático-metodológico. As aulas ministradas sem o uso do software ACD/ChemSketch®, possibilitaram a compreensão que para o conteúdo hidrocarboneto de cadeia aberta saturada, sua abordagem por meio de aulas expositivas é apropriado, entretanto para abordagem dos conteúdos de Química orgânica como Nomenclatura e estrutura de hidrocarbonetos com ramificações segundo o sistema IUPAC e Estrutura de funções orgânicas, necessitam aliar a exposição dialogada a outros recursos didáticos convencionais e tecnológicos como por exemplo, o Software ACD/ChemSketch. Por outro lado, nas aulas ministradas com o uso do software ACD/ChemSketch®, apontaram que para o

(11)

conteúdo Hidrocarboneto de estrutura orgânica de anel-aromático, sua abordagem por meio de aulas expositivas é apropriado, entretanto para abordagem dos conteúdos de Química orgânica como Hidrocarboneto de cadeias saturada e insaturada e ramificadas, necessitam aliar a exposição dialogada a outros recursos didáticos convencionais e tecnológicos como por exemplo, o Software ACD/ChemSketch®.

Identificou-se também, as contribuições do uso do Software ACD/ChemSketch® como recurso didático-metodológico, discutindo suas implicações no processo de ensino-aprendizagem de Química Orgânica dos alunos do ensino médio do IFMA Campus Caxias, destacando-se a facilidade de desenhar complexas estruturas moleculares, interface e comandos simples; verificou-se também que o software investigado e aplicado neste trabalho pode ser uma boa ferramenta que auxilia na construção do conhecimento da Química Orgânica. Entretanto, muito embora, percebeu-se nos relatos do Prof. Carl, que ele tem plena consciência das diversas possibilidades de uso pedagógico das tecnologias educacionais em sua prática pedagógica e no processo ensino-aprendizagem dos seus alunos, por outro lado, apesar dos alunos vivenciarem no cotidiano e no próprio IFMA os diversos tipos de tecnologias educacionais, é extremamente necessário que os professores, os oriente para o uso pedagógico dessas tecnologias.

Portanto, a discussão desse objeto de estudo, não se esgota neste trabalho, devido a constante inovação em termos de ferramentas software para aplicação de Química Orgânica que se renovam constantemente e principalmente pela imensidão de aspectos a serem explorados no estudo da Química. Portanto, os temas aqui estudados e propostos podem servir de input para diversos trabalhos a serem desenvolvidos por pesquisadores.

REFERÊNCIAS

ATAÍDE, J. F.; MESQUITA, N. A. S. O Arborescer das TIC na Educação: da raiz aos ramos mais recentes. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 7, n. 1, p. 94-95, 2014.

BARBOSA, L. C. A. Introdução a Química Orgânica. São Paulo: Prentice Hall, 2004. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

BATISTA, Gerliane da Costa Batista; LIMA, Aurineide Ribeiro Lima; CRISÓSTOMO, Luiz Cláudio da Silva Crisóstomo; MARINHO, Marcia Machado; MARINHO, Emmanuel Silva. Softwares para o ensino de Química: Chemsketch® um poderoso recurso didático. Neo-Faccat., v. 5, n. 1, nov. 2016. Disponível em: <https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/ download/451/374>. Acesso em: 10 set. 2017.

FLORES, Kellen Kris Alves; MÓL, Gerson de Sousa Mól. O uso do Software Educacional ACD/Chemsketch como ferramenta dinâmica no Ensino de Química Orgânica. 29ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA. São Paulo, 19 à 25 de maio de 2016. Disponível em: <http://sec.sbq.org.br/cd29ra/ resumos/T0005-1.pdf>. Acesso em: 10 set. 2017.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

(12)

GOMES, Maron Stanley Silva Oliveira Gomes; LEAL FILHO, José Durvalino de Moura. Simulações e modelos computacionais aplicados ao ensino de Química. VII CONNEPI 2012 - VII CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO, 19 à

21 de outubro de 2012. Disponível em:

<http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/viewFile/ 850/1133>. Acesso em: 10 set. 2017.

GORDILLO, M. M.; GALBARTE J. C. G.. Reflexiones Sobre la Educación Tecnológica desde el Enfoque CTS. Revista Iberoamericana de Educación, n. 28, p. 17-59, 2002. Biblioteca Digital da OEI (Organização de Estados Iberoamericanos para a Educação, a Ciência e A Cultura). Disponível em: <http://www.campus-oei.org/>. Acesso em: 1 ago. 2002.

HEXSEL, Roberto A. Software Livre: Propostas de Ações de Governo para Incentivar o Uso de Software Livre/Relatório Técnico RT-DINF 004/2002. Curitiba: UFPR, 2002. Disponível em: <http://www.inf.ufpr.br/pos/techreport/RT_DINF004_2002.pdf>. Acesso em: 10 set. 2017.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 2009, p. 103.

KOHN, Karen. O impacto das novas tecnologias na sociedade: conceitos e características da Sociedade da Informação e da Sociedade Digital. UFSM/Cesnors. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, Santos, 29 de agosto a 2 de setembro de 2007.

LEAL, Viviane Pereira Lima Verde. O chat quando não é chato: O papel da mediação pedagógica em chats educacionais. In: RODRIGUES-JUNIOR, Adail Sebastiao et al. Internet e ensino: novos gêneros, outros desafios. Rio de Janeiro, 2013, p. 48-63. LIMA, Érika Rossana Passos de Oliveira; MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro. A tecnologia e o ensino de química: jogos digitais como interface metodológica. In: SOUSA, Robson Pequeno de; MOITA, Filomena da M. C da S. C.; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes (Org.) Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011, p. 130-153.

MARTINS JUNIOR, Joaquim. Como escrever trabalho de conclusão de curso: instrução para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2015.

MINAYO, Maria Cecília de Sousa (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 23. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2004.

MINAYO, Maria Cecília de Sousa. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 5. ed. Rio de Janeiro: Hucitec, 2000.

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: ______.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 12. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006, p. 32.

______. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. São Paulo: Papirus, 2013.

______. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas-SP: Papirus, 2007.

______. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/6474/3862>. Acesso em: 3 de out. 2017.

(13)

______. Gestão inovadora da escola com tecnologias. In.: VIEIRA, Alexandre (org.). Gestão educacional e tecnologia. São Paulo: Avercamp, 2003, p. 151-164.

______. Integrar as tecnologias de forma inovadora. In.: MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21.ed. São Paulo: Papirus, 2013, p. 36-46.

MOTOYAMA, S. (Org.). Educação técnica e tecnológica em questão. 25 anos do CEETEPS. Uma História Vivida. São Paulo: Editora UNESP, CEETEPS, 1995, p.16. RICARTE, Daniel de Brito; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes de. As novas tecnologias da informação e comunicação na perspectiva do ensino de Geografia. In: SOUSA, Robson Pequeno de; MOITA, Filomena da M. C da S. C.; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes (Org.) Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011, p. 159-173.

VIEIRA, Matheus Machado. Educação e novas tecnologias: O papel do professor nesse novo cenário de inovações. Disponível em: <http://eduemojs.uem.br/ojs/ index.php/ EspacoAcademico/article/view/14359/8641>. Acesso em: 3 out. 2017. YIN, Rober K. Estudo de caso: planejamento e métodos 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Referências

Documentos relacionados

É o que ocorre quando são observadas certas filmografias, concebidas pelo poder da fala, sem perda alguma da intervenção sobre os modos de conceituar e produzir a imagem, caso de

Seja na literatura ou no cinema esse processo põe em movimento as duas artes, dialetizando a visualidade e tornando os textos

Seu legado, reinventado pelos que, à feição de Sor Juana, Larbaud, Bressane, Greenaway e o próprio Haroldo, elegem-no como precursor (ou santo protetor), será sempre uma

Entretanto, a onisciência de Mandrake, construída a partir de textos, não nos leva a crer no seu relato como revelador de uma verdade última, ao contrário, sua narrativa é vista,

A favela do novo Orfeu , adaptada às condições e à música contemporâneas, vai ser, neste primeiro momento, mostrada em planos picotados, em ritmo de videoclipe, acompanhando a

Tabela 7 – Resultados dos métodos utilizados para a seleção das features, do ponto de corte utilizado (cut), o número de features (#fea), silhueta, NMI, Corrected Rand (CR),

As visitas individuais, segundo a maioria, existem no caso de solicitação ou para expedição dos laudos exigidos pelo banco (fiscalização). Os chamados “ contatos” também

Supplementary Materials: The following are available online at http://www.mdpi.com/2073-4360/10/8/810/s1 , Scheme S1: Chemical structures of the triad units of the