• Nenhum resultado encontrado

ATPS_2015_1_Eng_Mecanica_10_Tubulacoes_Industriais_e_Vasos_de_Pressao - Copia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATPS_2015_1_Eng_Mecanica_10_Tubulacoes_Industriais_e_Vasos_de_Pressao - Copia"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Engenharia Mecânica

10ª Série

Tubulações Industriais e Vasos de Pressão

A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas, acompanhadas pelo professor, e que tem por objetivos:

 Favorecer a autoaprendizagem do aluno.

 Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo seu aprendizado.  Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.

 Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas para o exercício profissional.

 Promover a aplicação da teoria na solução de situações que simulam a realidade.

 Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.

Para atingir estes objetivos, a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA:

Valdir Rogério Corrêa Pinto Centro Universitário Anhanguera de Santo André

(2)

Tubulações Industriais e Vasos de Pressão

Competências e Habilidades

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir.

 Avaliar a viabilidade econômica de projetos de Engenharia.  Identificar, formular e resolver problemas de Engenharia.

 Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica.  Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.

Participação

Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão:

• organizar-se, previamente, em equipes de 4 a 7 participantes; • entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e • observar, no decorrer das etapas, as indicações: Individual e Equipe.

Desafio

Sua equipe representa uma recém-chegada empresa na região, na área de projetos, fabricação, instalação e avaliação de equipamentos industriais na área de tubulações e vasos de pressão.

A empresa Alimenutri, com abrangência nacional e também instalada nessa localidade, contratará serviços para substituição de parte de equipamentos utilizados na produção industrial, e vocês apresentarão uma proposta comercial para a realização desses serviços. Isto será importante para marcar a presença da nova empresa na região como prestadores de serviços para a Alimenutri, e uma grande oportunidade profissional individual para cada membro da equipe.

Objetivo do desafio

Elaborar uma proposta técnica comercial composta de orçamento, cronograma das atividades e um plano de manutenção para fornecimento, instalação da tubulação e manutenção da casa de máquinas para a empresa Alimenutri.

A casa de máquinas é representada esquematicamente por meio da Figura 1, com as seguintes dimensões: 15 metros de comprimento, 7 metros de largura e 4 metros de pé-direito; o diâmetro da tubulação principal entre o vaso de pressão e as torres é de 4”, e as demais, de 2”; as válvulas e instrumentos de medição não farão parte do fornecimento, mas apenas a instalação.

(3)

Tubulações Industriais e Vasos de Pressão

Figura 1 – Sala de máquinas

Fonte: http://ibac-sa.blogspot.com.br/2013/05/importancia-da-temperatura-do-ar-na.html.

Livro-texto da disciplina

A produção desta ATPS é fundamentada no livro-texto da disciplina, que deverá ser utilizado para solução do desafio:

TELLES, Pedro Carlos da Silva. Tubulações Industriais: Materiais, Projeto, Montagem. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos, 2001.

ETAPA 1 (tempo para realização: 04 horas)

 Aula-tema: Tubos: Materiais e Processos de Fabricação; Normalização Dimensional e Especificações de Material de Tubulações; Meios de Ligação de Tubos.

Esta atividade é importante para que você selecione os materiais necessários para a instalação da tubulação da casa de máquinas apresentada na Figura 1.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passos

Passo 1 (Individual)

Pesquisar em sites de empresas fornecedoras de tubos para instalações industriais e de elementos de ligação para esses tubos, focando as vantagens, desvantagens, custos e mão de obra para execução das ligações.

(4)

Tubulações Industriais e Vasos de Pressão Passo 2 (Equipe)

Reunir-se em equipe e discutir os materiais que apresentam melhor custo/benefício para utilização no projeto, analisando:

1 Tipo do material.

2 Procedência do material. 3 Custo.

4 Mão de obra para execução. 5 Prazo de entrega.

6 Garantia.

Site sugerido para pesquisa

Tubulações Industriais. 2012. Disponível em:

<https://lcsimei.files.wordpress.com/2012/10/tubulac3a7c3b5es-industriais_ii_simei6.pdf> e compartilhado em: <https://drive.google.com/file/d/0BzO7MvGoRlq5VTBNUXhOYVg0aVE/ view?usp=sharing>. Acesso em: 28 out. 2014.

Passo 3 (Equipe)

Esboçar um croqui da instalação da tubulação da casa de máquinas, identificando todos os pontos de ligação dos tubos.

Passo 4 (Equipe)

Selecionar os materiais que serão utilizados no projeto, a partir das discussões no Passo 2, e preencher a Tabela 1 a seguir.

Tabela 1 – Materiais

Fonte: O Autor da ATPS.

Item

Material /Procedênci

a

Custo unitário Prazo de entrega Justificativa da escolha

Pontos de atenção

(5)

Tubulações Industriais e Vasos de Pressão

Figura 2 – Instalação industrial

Fonte: http://www.magmil.com.br/Servicos/Default.aspx?IDPagina=16.

ETAPA 2 (tempo para realização: 04 horas)

 Aula-tema: Válvulas: Tipos, Características e Aplicação; Conexões, Juntas de Expansão e Suportes de Tubulação.

Esta atividade é importante para que você pesquise sobre instalação de tubulação industrial e elabore uma perspectiva isométrica para a tubulação da casa de máquinas.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passos

Passo 1 (Individual)

Ler o texto, pesquisar no catálogo do fabricante, assistir aos vídeos indicados neste passo e, em seguida, anotar os pontos de dúvidas e relevantes sobre o assunto, que deverão ser abordados com a equipe nos passos seguintes.

Sites sugeridos para pesquisa

Suportes para Tubulação. 2012. Disponível em: <http://www.engenhariamecanicasm.xpg.

com.br/tubuXI.pdf> e compartilhado em: <https://drive.google.com/file/d/0BzO7MvGoRlq5UzJ UaGJtOU4zanc/view?usp=sharing>. Acesso em: 28 out. 2014.

Juntas de expansão metálicas. Disponível em: <http://www.dinatecnica.com.br/pdf/cat

201010141739.pdf> e compartilhado em: <https://drive.google.com/file/d/0BzO7MvGoRlq5Un ZINERkeFZRWUE/view?usp=sharing>. Acesso em: 28 out. 2014.

(6)

Tubulações Industriais e Vasos de Pressão

• CURSO de Tubulação Industrial. 2008. Disponível em: <https://www.youtube.com/

watch?v=kOCRLhD65L8> e compartilhado em: <https://drive.google.com/a/aesapar.com/ file/d/0B2Dg6M68CsXMcTFIbFdqb21CX1k/view>. Acesso em: 28 out. 2014.

• SOLDA Tubulação. 2009. Disponível em: <

https://www.youtube.com/watch?v=y5Wv-RppY5o> e compartilhado em: <https://drive.google.com/a/aesapar.com/file/d/0B2Dg6M68CsX MbHlCbTAtRHBZa1E/view>. Acesso em: 28 out. 2014.

Passo 2 (Equipe)

Reunir-se em equipe e discutir as anotações de cada integrante realizadas no passo anterior.

Passo 3 (Equipe)

Distribuir as válvulas, escolher as conexões e definir as juntas de dilatação e suportes para a tubulação a ser executada, de acordo com a discussão da equipe no passo anterior. Passo 4 (Equipe)

Desenhar a perspectiva isométrica da tubulação, a partir do croqui elaborado na Etapa 1, Passo 3; acrescentar as válvulas, conexões, juntas de dilatação e suportes e anotar na Tabela 1 os materiais que foram acrescentados nesta etapa.

Sugestão

Utilizar algum software para a elaboração da perspectiva isométrica disponível na unidade, ou outro em comum acordo com o professor da disciplina.

Figura 3 – Junta de expansão aplicada em uma tubulação

(7)

Tubulações Industriais e Vasos de Pressão

ETAPA 3 (tempo para realização: 05 horas)

 Aula-tema: Vasos de Pressão: Tipos Principais, Formatos e Partes Principais; Detalhes e Acessórios em Vasos de Pressão Convencionais.

Esta atividade é importante para que você interaja por meio de uma entrevista com um profissional da área de fabricação de vasos de pressão.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passos

Passo 1 (Equipe)

Reunir-se em equipe e planejar um roteiro para entrevista de um profissional da área de fabricação de vasos de pressão.

Site sugerido para pesquisa

Como elaborar instrumentos de coleta de dados (Entrevistas e Questionários).

Disponível em: <http://www.cin.ufpe.br/~if676/aulas_metodo/instrumentos-entrevistas.doc> e compartilhado em: <https://drive.google.com/file/d/0BzO7MvGoRlq5Tk5LeThNelhIR00/view? usp=sharing>. Acesso em: 29 out. 2014.

Passo 2 (Equipe)

Elaborar um questionário para a entrevista com o profissional da área de fabricação de vasos de pressão abordando os assuntos:

1 Matérias-primas para fabricação dos vasos.

2 Disponibilidade de mão de obra qualificada para fabricação dos vasos.

3 Principais ensaios destrutivos e não destrutivos utilizados para controle e garantia da qualidade dos vasos de pressão.

4 Principais segmentos que se utilizam dos vasos de pressão.

Sites sugeridos para pesquisa

Elaboração de Questionários. Disponível em:

<http://ucbweb2.castelobranco.br/webcaf/arquivos/13008/13801/AULA_ELABORACAO_DE_QUESTI ONARIOS__1_.pdf> e compartilhado em: <https://drive.google.com/file/d/0BzO7MvGoRlq5e GRBaVZuZk9FZVE/view?usp=sharing>. Acesso em: 15 out. 2014.

O uso de entrevista, observação e videogravação em pesquisa qualitativa. 2008.

Disponível em: <http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/viewFile/1770/ 1645> e compartilhado em: <https://drive.google.com/file/d/0BzO7MvGoRlq5S2RJTG92S DlrYWs/view?usp=sharing>. Acesso em: 15 out. 2014.

(8)

Tubulações Industriais e Vasos de Pressão Passo 3 (Equipe)

Entrevistar o profissional da área de fabricação de vasos de pressão de acordo com o planejamento e questionário elaborados nos Passos 1 e 2 desta etapa.

Sugestão

Caso não seja possível a realização da entrevista in loco, a mesma poderá ser feita por escrito.

Figura 4 – Fabricação de vasos de pressão

Fonte: http://grupocttheliarc.wix.com/mti#!grupo.

ETAPA 4 (tempo para realização: 07 horas)

 Aula-tema: NR 13 – Elementos de Segurança Operacional; Conceitos de Fabricação, Montagem e Controle da Qualidade de Vasos de Pressão.

Esta atividade é importante para que você reforce os conceitos das normas de segurança para vasos de pressão, e conclua a proposta técnica comercial.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Passos

Passo 1 (Individual)

Pesquisar, em sites e revistas especializados no assunto, sobre os conceitos de controle e garantia da qualidade na fabricação de vasos de pressão e as normas de segurança para operação desses equipamentos.

(9)

Tubulações Industriais e Vasos de Pressão Passo 2 (Equipe)

Elaborar um plano de manutenção preventiva para o vaso de pressão, válvulas e demais equipamentos de controle instalados na sala de máquinas.

Sites sugeridos para pesquisa

Manual Técnico de Caldeiras e Vasos de Pressão. 2006. Disponível em:

<http://portal.mte.gov.br/data/files/FF8080812BCB2790012BD52933F650E5/ManualTecnicoCaldeira s_2006.pdf> e compartilhado em: <https://drive.google.com/file/d/0BzO7MvGoRlq5ci1yZWdQ QzlpLVE/view?usp=sharing>. Acesso em: 29 out. 2014.

A Gestão da Manutenção no Plano Estratégico dos Empreendimentos Industriais.

2011. Disponível em: <http://www.mantenimientomundial.com/sites/mm/notas/T11_0381_ 1830.pdf> e compartilhado em: <https://drive.google.com/file/d/0BzO7MvGoRlq5c2pRTW5Vakd SdjQ/view?usp=sharing>. Acesso em: 29 out. 2014.

Passo 3 (Equipe)

Elaborar uma proposta técnica comercial para fornecimento do serviço de troca das tubulações da casa de máquinas e da manutenção preventiva para os equipamentos, contendo:

1 Descrição geral dos serviços.

2 Requisitos para implementação dos serviços. 3 Estrutura organizacional.

4 Serviços e valores.

5 Condições de fornecimento. 6 Garantias.

7 Dados da empresa e clientes. Passo 4 (Equipe)

Expor a proposta técnica comercial elaborada no passo anterior às demais equipes, sendo que o grupo apresentador será questionado durante a apresentação em formato de estudo de caso.

Nota para o Professor

As regras para a escolha das equipes que apresentarão a proposta técnica comercial deverão ser definidas previamente com todas as equipes.

O professor deverá atuar como mediador do(s) grupo(s) selecionado(s) para a apresentação.

(10)

Tubulações Industriais e Vasos de Pressão

Figura 5 – Inspeção NR 13 em caldeiras e vasos de pressão

Fonte: http://www.montercal.com.br/inspecao-nr-13-em-caldeiras-e-vasos-de-pressao/.

Seminário de Conclusão

Com o objetivo de apresentar os resultados obtidos por meio da ATPS, o Seminário Final pretende proporcionar aos estudantes a socialização das variações de resultados, bem como o debate a respeito das dificuldades e soluções encontradas para a finalização do desafio.

Cada equipe deverá realizar uma apresentação de vinte minutos, contendo até vinte slides.

Esta apresentação deverá contemplar a seguinte estrutura:  Introdução: base teórica utilizada para solução do desafio.

 Desenvolvimento: descrever as soluções encontradas para a resolução final do desafio.  Conclusão: explicar como as soluções encontradas para a resolução final do desafio

poderão contribuir efetivamente em sua vida profissional.

A apresentação do Seminário Final de cada curso deverá ocorrer em sua unidade, em local e data a serem definidos pelo professor da disciplina e o coordenador de curso.

Padronização

O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT, com o seguinte padrão (exceto para produções finais não textuais):

(11)

Tubulações Industriais e Vasos de Pressão

 se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;

 com capa, contendo:

 nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina;  nome e RA de cada participante;

 título da atividade;

 nome do professor da disciplina;

 cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

Para consulta completa das normas ABNT, acesse a Normalização de Trabalhos Acadêmicos Anhanguera. Disponível em: <http://issuu.com/normalizacao/docs/normaliza____o_

de_trabalhos_acad__m>. Acesso em:22 ago. 2014.

Vale lembrar: constitui plágio a apropriação de ideias alheias sem a indicação do autor e da fonte de onde foi retirada a informação referenciada. Para saber mais, assista ao vídeo de orientação sobre plágio.

Referências

Documentos relacionados

De acordo com o contido no Regimento Interno da Unimed Blumenau – Cooperativa de Trabalho Médico, o Conselho de Administração COMUNICA a todos os médicos interessados

Por isso, o Tijuca Tênis Clube oferece aulas de hidroginástica e hidroginástica especializa- da no parque aquático, para aqueles que querem aproveitar o verão de uma forma

Os crimes contra as vítimas FERNANDA e ANDERSON foram praticados para assegurar a impunidade do crime perpetrado contra MARIELLE, demonstrando, assim, abjeto e

As atividades do Ipps_Iscte dirigem-se a todos os intervenientes nas várias fases do ciclo das políticas públicas, incluindo governantes, autarcas, assessores, dirigentes e técnicos

Como pressupostos gerais para a elaboração do orçamento para 2012 e nomeadamente no que se refere aos custos foi considerado o valor da taxa de inflação prevista para o ano

The program is co-funded by the European Commission and the General Secretariat for Gender Equality..

Essa alta porcentagem de crianças e adolescen- tes apontada pelas professoras com problemas de comportamento é preocupante, pois os participan- tes desta amostra estão em idade

Para 2018 estima-se a continuação dos apoios financeiros pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) no âmbito das Atividades Regulares, que integra as