• Nenhum resultado encontrado

RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Nº 0059/2020

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Nº 0059/2020"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Nº 0059/2020

Dispõe sobre o planejamento e a execução de a vidades de ensino-aprendizagem de forma não presencial e em caráter emergencial nos cursos de graduação e de pós-graduação da UnB durante a pandemia do COVID-19.

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, em sua 609ª Reunião, realizada em 23/07/2020, no uso de suas atribuições, e considerando:

o ar go 207 da Cons tuição Federal;

a Emenda Cons tucional n. 106, de 7 de maio de 2020, que ins tui o regime extraordinário fiscal financeiro e de contratações para enfrentamento da calamidade pública nacional decorrente da pandemia;

o Decreto Legisla vo n° 6, de 2020, que reconhece, para os fins do art. 65 da Lei

Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, a ocorrência do estado de calamidade pública, nos termos da solicitação do Presidente da República encaminhada por meio da Mensagem nº 93, de 18 de março de 2020;

a Portaria n. 544, de 16 de junho de 2020, do Ministério da Educação, que autoriza, em caráter excepcional, até 31 de dezembro de 2020, a subs tuição das disciplinas presenciais, em cursos regularmente autorizados, por a vidades le vas que u lizem recursos

educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios

convencionais, por ins tuição de educação superior integrante do sistema federal de ensino; a Portaria n. 492, de 23 de março de 2020, do Ministério da Saúde, que ins tui a Ação Estratégica "O Brasil Conta Comigo";

as recomendações do Conselho Nacional de Educação no Parecer CNE/CP n. 05/2020, homologado pelo Ministério da Educação;

as informações prestadas pelo Comitê Gestor do Plano de Con ngência em Saúde do Covid-19 (COES) da Universidade de Brasília;

o Plano Geral de Retomada das A vidades da Universidade de Brasília, elaborado pelo Comitê de Coordenação das Ações de Recuperação (CCAR) – processo SEI

23106.045828/2020-66;

os resultados da pesquisa social realizada junto à comunidade da UnB, com a finalidade de iden ficar elementos de vulnerabilidade socioeconômica e de acesso a tecnologias digitais para inclusão digital;

a excepcionalidade da oferta de a vidades acadêmicas por meio de ensino não presencial, de caráter transitório e dis nto das a vidades de ensino a distância;

a diversidade e as especificidades dos cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade;

a necessidade de se assegurar qualidade acadêmica e inclusão para a realização de a vidades de forma não presencial;

Boletim de Atos Oficiais da UnB em 28/07/2020

(2)

RESOLVE:

Art. 1º A retomada das a vidades dos cursos de graduação e de pós-graduação seguirá o Plano Geral de Retomada das A vidades da Universidade de Brasília, que estabelece 5 (cinco) etapas para esse processo, durante o período de excepcionalidade da pandemia do COVID-19.

Art. 2º O calendário acadêmico do primeiro semestre le vo de 2020 (1/2020) dos cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade de Brasília será retomado exclusivamente de forma não presencial e em caráter emergencial durante o período de excepcionalidade da pandemia do COVID-19, em consonância com o proposto para as Etapas 0 e 1 do Plano Geral de Retomada das A vidades da Universidade de Brasília.

§ 1º Para os fins desta Resolução, a vidades não presenciais podem ser síncronas e/ou assíncronas.

I - São a vidades síncronas, dentre outras, as desenvolvidas nos seguintes moldes: a) videoconferências realizadas por meio de plataforma ins tucional;

b) videoconferências realizadas por meio de plataforma alterna va; c) chats;

d) outras a vidades não presenciais realizadas em momento temporal predeterminado. II - São a vidades assíncronas, dentre outras, as desenvolvidas nos seguintes moldes: a) videoaulas gravadas;

b) sites, aplica vos ou arquivos de exercícios;

c) drives de armazenamento e compar lhamento de dados; d) fóruns de discussão;

e) e-mails;

f) mídias sociais de longo alcance; g) orientações remotas;

h) outras tecnologias midiá cas e materiais didá cos para leituras dirigidas a comunidades sem acesso a internet, em conformidade com as especificidades de curso e possibilidades alterna vas existentes.

§ 2º A progressão para as etapas 2, 3 e 4 do Plano Geral de Retomada das A vidades da Universidade de Brasília, contemplando a vidades acadêmicas presenciais, dependerá de avaliação do avanço da pandemia do Covid-19 e de seu impacto na UnB, por parte do COES e do CCAR, e aprovação de Resolução específica pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Art. 3º As a vidades acadêmicas não presenciais de graduação e de pós-graduação serão definidas e aprovadas pelos colegiados de cursos, em conformidade com as especificidades de cada curso e possibilidades e alterna vas existentes.

§ 1º O docente responsável pela oferta não presencial de disciplina deverá submeter ao colegiado do curso, para acompanhamento, plano de ensino, contemplando a vidades a serem realizadas, metodologias avalia vas, preferencialmente de caráter forma vo, e forma de registro de integralização curricular, de carga horária e de aferição de frequência dos estudantes, em conformidade com a ementa da disciplina.

(3)

§ 2º A bibliografia básica da disciplina deverá ser indicada no plano de ensino, a ser disponibilizado na primeira semana de aula, e sugere-se ao docente responsável, sempre que possível, que dê preferência:

I - a bibliografia disponível digitalmente;

II - a bibliografia gratuita, de conteúdo aberto, ou a pequenos trechos de obras cuja reprodução não implique violação a direitos de terceiros.

§ 3º As a vidades acadêmicas não presenciais, inclusive as de natureza avalia va, e o contato oficial entre docente e estudantes deverão ocorrer preferencialmente em ambientes ou plataformas ins tucionais, sem prejuízo do uso de outras ferramentas tecnológicas gratuitas e de fácil acesso ao estudante, assegurada a autonomia didá ca, em consonância com os marcos legais referentes ao sigilo e à proteção de dados dos usuários.

§ 4º A frequência dos (das) estudantes nas a vidades previstas no plano de ensino, inclusive as de natureza avalia va, será aferida por meio da sua par cipação:

I - nas a vidades assíncronas estabelecidas no plano de ensino, tais como registros de leitura, avaliações, realização de trabalhos, exercícios, par cipação em fóruns de discussão, entre outras;

II - nas a vidades síncronas estabelecidas no plano de ensino, garan ndo-se aos (às) estudantes que não puderem par cipar das a vidades síncronas a possibilidade de realizarem a vidades assíncronas subs tu vas, para a aferição de frequência.

§ 5º As a vidades síncronas estabelecidas no plano de ensino deverão ter todo o conteúdo ministrado disponibilizado preferencialmente em plataforma ins tucional e ser acompanhadas de recursos digitais que permitam sua consulta ou visualização em acesso posterior, inclusive para fins de aferição de frequência, tais como:

I - slides;

II - registros de chat;

III - material audiovisual, tais como vídeos e podcasts, dentre outros; IV - gravação de vídeo ou áudio das a vidades síncronas;

V - material bibliográfico;

VI - outras alterna vas adequadas à disciplina e às a vidades síncronas.

Art. 4º As disciplinas/turmas do 1/2020 que não puderem ser ministradas de forma não presencial deverão ser canceladas pelos colegiados dos cursos.

§ 1º As disciplinas teórico-prá cas poderão, a critério dos colegiados dos cursos e dependendo de viabilidade técnica, ter a carga horária total desmembrada, de maneira a possibilitar que os créditos teóricos possam ser ministrados de forma não presencial no 1/2020, sendo os créditos prá cos ofertados quando for possível a retomada de a vidades presenciais.

§ 2º As disciplinas prá cas na área de saúde, os estágios e as a vidades prá cas dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) em todas as áreas devem ter sua oferta avaliada pelos respec vos colegiados de curso, respeitadas, pelas unidades acadêmicas, as orientações do COES.

§ 3º O colegiado de curso deverá avaliar, sempre que possível, a possibilidade de re rada de pré-requisitos ou correquisitos ou de inclusão de pré-requisitos alterna vos para as disciplinas ofertadas.

§ 4º O colegiado de curso de graduação deverá avaliar a possibilidade de flexibilização das normas para aproveitamento de a vidades complementares, quando per nente.

Art. 5º Em casos excepcionais, e em conformidade com a capacidade de atendimento da demanda por parte da Secretaria de Administração Acadêmica, o colegiado do curso poderá solicitar a oferta

(4)

de disciplina ou outra a vidade curricular não constante da lista de oferta do 1/2020.

§ 1º Será dada preferência, pela SAA, às providências rela vas a disciplinas e turmas que atendam estudantes prováveis formandos e aos que veram disciplina cancelada, conforme indicado pelo colegiado de curso.

§ 2º Excepcionalmente, por solicitação do colegiado do curso e mediante autorização do Decanato responsável, poderá ser realizada a matrícula de estudante em disciplina para a qual ele(a) não possua os pré-requisitos, especialmente para estudante que, com essa possibilidade, adquira a condição de provável formando(a).

Art. 6º Será facultada a todos os discentes regulares matriculados em disciplinas de graduação e de pós-graduação no 1/2020 a re rada de disciplinas até o úl mo dia do calendário acadêmico do semestre le vo.

§ 1º A re rada de todas as disciplinas implicará trancamento geral jus ficado do semestre para o (a) estudante.

§ 2º Trancamentos realizados no semestre 1/2020, independentemente de sua modalidade ou natureza, não serão considerados para efeito de cálculo dos limites de trancamentos estabelecidos pela Resolução CEPE n. 93/2018.

§ 3º O semestre 1/2020 não contará para os limites de permanência máxima dos (das) estudantes.

Art. 7º O colegiado de curso de pós-graduação deverá prorrogar os prazos finais para a defesa de dissertações e teses dos estudantes atualmente vinculados aos respec vos programas, subtraindo dos prazos regimentais ao menos o período de suspensão do calendário e o período realizado de forma não presencial.

Art. 8º Ficam canceladas, enquanto perdurar o período de emergência, todas as situações de estudante em condição.

§ 1º Não se iniciarão novas situações de condição no 1/2020.

§ 2º No 1/2020 não serão considerados os limites mínimos de créditos que deveriam ser cursados pelos (as) estudantes.

Art. 9º Estudantes par cipantes dos programas de assistência estudan l (PPAES) que recebem qualquer po de bolsa ou auxílio, seja em pecúnia ou modalidade vaga na Casa do Estudante Universitário, não terão seus bene cios suspensos em razão de trancamento geral de matrícula no 1/2020 e demais semestres em modalidade exclusiva de ensino remoto, que serão caracterizados, para efeito de registo, como Trancamento Geral Jus ficado.

Parágrafo único. O disposto no caput deste ar go é valido para discentes que não se matricularem no mínimo de créditos exigido pelo curso no semestre.

Art. 10. Fica suspensa a oferta de vagas para aluno especial na graduação no 1/2020, com exceção de caso de revalidação de diploma condicionado à realização de estudos complementares.

Parágrafo único. Fica garan da a oferta de vaga para candidato(a) que já efetuou pagamento de taxa, podendo o(a) interessado(a) optar por aguardar o retorno integral das a vidades presenciais.

Art. 11. As defesas de trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses, exames de qualificação e outros serão realizadas de forma não presencial, mediante aprovação do colegiado do curso.

Parágrafo único. Nos casos de estudantes ou docentes com deficiência ou em situações em que não for possível implementar o previsto no caput deste ar go, o colegiado do curso deverá propor alterna vas para a realização da defesa, desde que em modalidade não presencial.

(5)

Art. 12. A acessibilidade deverá ser promovida e garan da aos estudantes com deficiência, de forma transversal a todas as a vidades remotas, e incluirão as mídias pedagógicas correspondentes, as monitorias, as a vidades cole vas, dentre outras.

Art. 13. Os cursos de pós-graduação realizarão processos sele vos exclusivamente de forma não presencial, explicitando no edital a forma de avaliação dos candidatos e as condições para a realização dos exames de ingresso, sem prejuízo das demais informações necessárias.

Parágrafo único. Quando não for possível a implementação do disposto no caput deste ar go, devido a especificidades do processo sele vo, este deverá ocorrer somente em etapa do Plano Geral de Retomada das A vidades da Universidade de Brasília na qual as especificidades possam ser atendidas, ou, em casos excepcionais, quando for imprescindível a realização de processo sele vo de forma presencial, mediante autorização do Decanato de Pós-Graduação e em consonância com as orientações do COES.

Art. 14. O Decanato de Pós-Graduação divulgará cronograma e outros instrumentos necessários para atualização e adequação das a vidades dos editais PIBIC/PIBIC-AF 2020/2021, visando atender ao disposto nesta Resolução e no Plano Geral de Retomada das A vidades da Universidade de Brasília.

§ 1º O plano de trabalho que ver suas a vidades suspensas deverá promover, por meio não presencial, a vidades de formação para os estudantes bolsistas.

§ 2º Os estudantes bolsistas de planos de trabalho suspensos ou que optarem por trancamento jus ficado terão assegurada a con nuidade do pagamento das bolsas.

§ 3º Para as ações voltadas ao tema da pandemia do COVID-19 serão admi das as a vidades presenciais essenciais ao andamento do projeto, desde que em conformidade com as recomendações do COES.

Art. 15. O Decanato de Extensão divulgará cronograma e outros instrumentos necessários para atualização e adequação das ações de extensão, visando atender ao disposto nesta Resolução e no Plano Geral de Retomada das A vidades da Universidade de Brasília.

§ 1º O projeto ou programa de extensão de ação con nua (PEAC) que ver suas a vidades suspensas deverá promover, por meio não presencial, a vidades de formação para os estudantes bolsistas.

§ 2º Os estudantes bolsistas de ações suspensas terão assegurada a con nuidade do pagamento das bolsas, desde que o PEAC ao qual estão vinculados atenda o disposto no parágrafo primeiro deste ar go.

§ 3º Para as ações voltadas ao tema da pandemia do COVID-19 serão admi das as a vidades presenciais essenciais ao andamento do projeto, desde que em conformidade com as recomendações do COES.

Art. 16. Na impossibilidade de as disciplinas serem ofertadas de forma não presencial, fica suspensa a aplicação do caput dos ar gos primeiro e segundo da Resolução CEPE 92/2009, que regulamenta a carga horária docente na UnB, até a retomada integral das a vidades acadêmicas presenciais, inclusive para fins de progressão docente e avaliação de estágio probatório.

Art. 17. A unidade acadêmica deverá realizar acompanhamento acadêmico do processo de ensino e aprendizagem das disciplinas ministradas no respec vo curso, com par cipação estudan l.

Art. 18. Deverão ser realizadas ações de formação da comunidade universitária para a realização de a vidades de ensino não presencial, em conformidade com a demanda inferida na pesquisa socioeconômica realizada pela Universidade de Brasília.

§ 1º Serão realizados cursos de formação em plataformas digitais ins tucionais para capacitar o corpo docente a ministrar aulas não presenciais.

(6)

§ 2º As unidades acadêmicas, em consonância com a administração superior da Universidade de Brasília, promoverão:

I - eventos que garantam a maior conec vidade e familiaridade dos (das) estudantes com os ambientes virtuais ins tucionais, preferencialmente com o Aprender;

II - cursos de capacitação para monitores e tutores das disciplinas lecionadas de modo não presencial.

Art. 19. A Biblioteca Central e as bibliotecas setoriais das Universidade de Brasília oferecerão suporte informacional às a vidades de ensino não presencial.

Art. 20. A Câmara de Ensino de Graduação e a Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação designarão comissão especifica de acompanhamento, orientação e suporte técnico da implementação e execução de a vidades não presenciais e emergenciais nos cursos de graduação e de pós-graduação, respec vamente, em cuja composição deverá ser assegurada a par cipação de pelo menos um estudante, de graduação ou de pós-graduação, conforme o caso.

Art. 21. A Secretaria de Administração Acadêmica elaborará calendário de a vidades para o 1/2020.

Art. 22. Os casos não previstos nesta Resolução serão resolvidos pela Câmara de Ensino de Graduação, Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação ou Câmara de Extensão, conforme a competência regimental, ou pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, quando envolverem questões que extrapolam as competências das referidas câmaras.

Art. 23. O primeiro semestre le vo de 2020 será reiniciado em 17/08/2020 e concluído em 18/12/2020.

§ 1º No caso de imprevistos no ajuste de matrícula para o 1/2020, no processo de aquisição de internet pelo MEC/RNP ou de implementação dos auxílios emergenciais de apoio à inclusão digital por parte do Decanato de Assuntos Comunitários, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão reavaliará as datas definidas no caput.

§ 2º As três semanas iniciais do primeiro semestre le vo de 2020 poderão ser des nadas à ambientação dos (das) docentes e estudantes à metodologia de ensino não presencial adotada para suas respec vas disciplinas e turmas.

Art. 24. Esta Resolução revoga a Resolução CEPE n. 0015/2020, de 24/03/2020, e demais disposições em contrário.

Art. 25. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Enrique Huelva Unternbäumen Vice-Reitor e Presidente do CEPE

Documento assinado eletronicamente por Enrique Huelva Unternbaumen, Vice-Reitor(a) da Universidade de Brasília, em 28/07/2020, às 11:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento na Instrução da Reitoria 0003/2016 da Universidade de Brasília.

A auten cidade deste documento pode ser conferida no site

h p://sei.unb.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5483867 e o código CRC 5FAB46EF.

(7)

Referência: Processo nº 23106.059520/2020-06 SEI nº 5483867

Referências

Documentos relacionados

Vereadores do PSD votam contra este documento (GOP e Orçamento 2017) por terem concluído que não passa de um manifesto eleitoral do Partido Socialista sem acrescentar

A análise da relação dos PGVs com a oferta de transporte coletivo se justifica por sua extrema relevância para os processos de planejamento do uso do solo e de transportes.

Ao longo dos 4 anos como editoras-chefe (Maria José F. Scaramucci) desta revista, procuramos, sempre em plena concordância – é importante que se diga isso publicamente – nos pautar

Os colocados e coligações supracitados são os mais frequentes no âmbito dos corpora disponibilizados para o processamento das linhas de concordância, isto é, WebCorp, BNC e

Uma iniciativa do Plaza Itapema Resort, Rotary Club de Itapema e Casa da Amizade em conjunto com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Itapema.. Apoio: Rede Feminina Estadual de

Além do controle, é visto como benefício à exigência de melhoria contínua do sistema, exigido pela certificação. “O sistema não pode ser estático. A norma exige que sempre

O período de colheita pode ser escalonado entre os estádios de grão pastoso, grão farináceo e grão duro, sem ocorrer aumento da umidade, mas com ligeira redução na

CONSIDERANDO a Resolução nº 25/2020, do Conselho de Graduação (CONGRAD), que dispõe sobre o Calendário Acadêmico da Graduação, referente aos períodos letivos