• Nenhum resultado encontrado

Os índices de desperdício de alimentos no Brasil, um país com

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Os índices de desperdício de alimentos no Brasil, um país com"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)
(2)

O

s índices de desperdício de alimentos no Brasil, um país com milhões de famintos, são cada vez maiores. Estudos realizados pela Embrapa mostram que o brasileiro joga fora mais do que aquilo que consome. A média de desperdício de alimentos no Brasil está entre 30% e 40%. Isso ocorre, na maioria das vezes, pelo despreparo das pessoas do ramo da agroindústria e também dos consumidores. Do total de desperdício no país, 10% ocorre durante a colheita; 40% no manuseio e transporte dos alimentos; 30% nas centrais de abastecimento; e os últimos 20% fi cam diluídos entre supermercados e consumidores.

Quem paga a conta deste desperdício é você e o meio ambiente. Seja bem-vindo ao cardápio da cozinha inteligente e bom apetite.

Receitas salgadas

Assado de batata com cascas de chuchu Bolinhos de talos vegetais

Carne moída com talos

Farofa de talos de agrião com farinha de milho Pão de folhas e talos

Patê de talos Polenta nutritiva

Refogado de casca de legumes

Receitas doces

Bolo de cascas de frutas

Bolo de talos e cascas de beterraba Bolo pudim de tangerina

Creme de casca de abacaxi Doce com casca de melancia Geléia de casca de laranja Geléia de cascas de frutas

Bebidas

Fanta caseira

Refresco de abacaxi com couve Suco de cascas de manga

(3)

É

importante utilizar cascas, talos e folhas, pois

o aproveitamento integral dos alimentos diminui gastos com alimentação, melhora a qualidade nutricional do cardápio, reduz o desperdício de alimentos e torna possível a criação de receitas novas, criativas e muito saudáveis.

Dicas de combate ao desperdício de alimentos

- Os talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa contêm muitas fi bras e podem ser aproveitados em refogados, no feijão e em sopas.

- As folhas da cenoura são ricas em vitamina A e podem ser aproveitadas para fazer bolinhos, sopas ou picadinhos em saladas. - A água do cozimento das batatas acaba concentrando todas as vitaminas. Aproveite-a juntando leite em pó e manteiga para fazer purê. - A parte branca da melancia pode ser usada para fazer doce, que é preparado como o doce de mamão verde.

- Com as cascas das frutas podemos preparar sucos batendo-as no liquidifi cador. Estes sucos podem ser aproveitados para substituir ingredientes líquidos no preparo de bolos.

Assado de batata com cascas de chuchu

INGREDIENTES:

1 ½ kg de batatas com casca; Cascas de 2 chuchus;

1 xícara (chá) de creme de leite; 1 colher (sobremesa) de shoyu; 1 colher (chá) de óleo;

1 colher (café) de sal;

2 colheres (sobremesa) de queijo parmesão ralado; 2 colheres (sopa) de salsa picada.

MODO DE PREPARO:

Cozinhe numa panela as batatas inteiras e com a casca. Esfrie, corte-as em rodelas grossas e reserve. Cozinhe as cascas do chuchu e corte-as em tiras bem fi nas. Junte o creme de leite, o shoyu, o sal, a salsa, o alho e 1 colher de queijo. Misture tudo muito bem e reserve. Numa forma refratária untada com margarina, coloque uma camada de batatas, um pouco de creme de leite e, por cima, as cascas do chuchu, bem distribuídas. Finalize colocando a última camada de batatas, o restante do creme e polvilhe com a outra colher de queijo ralado. Leve ao forno médio, previamente aquecido, por 30 minutos. Sirva em seguida.

Com a polpa do chuchu, refogue e sirva-a com o prato. VALOR NUTRICIONAL:

Carboidratos, vitamina A, vitamina E, proteínas e cálcio.

R

ec

eita

s

salgadas

(4)

Bolinhos de talos vegetais

(espinafre, brócolis, folhas em geral e legumes) INGREDIENTES:

3 xícaras de talos de vegetais diversos; 1 cebola picada;

2 dentes de alho amassados; 1 xícara de leite;

4 colheres (sopa) de farinha de trigo; Sal (a gosto);

Pimenta (a gosto). MODO DE PREPARO:

Faça um refogado com a cebola, alho e os talos de vegetais picados. Depois, acrescente a farinha misturada com o leite e deixe cozinhar mexendo sempre, até formar um creme espesso. Tempera a gosto. À parte, leve ao fogo o óleo para aquecer e depois vá fazendo os bolinhos e frite-os no óleo já quente. Os bolinhos podem ser feitos às colheradas ou então enrolados. Se forem enrolados, podem ser passados em ovo batido e na farinha de rosca.

VALOR NUTRICIONAL:

Fibras, vitaminas, minerais, proteína e carboidratos.

Carne moída com talos

INGREDIENTES:

1 xícara (chá) de carne moída;

3 xícaras (chá) de talos bem lavados e cortados com 3 cm de comprimento;

2 tomates; 1 cebola picada;

2 colheres (sopa) de óleo; cheiro-verde e sal a gosto. MODO DE PREPARO:

Frite ligeiramente a cebola e o tomate no óleo. Acrescente a carne e o restante dos ingredientes. Deixe cozinhar até que a carne e os talos estejam macios.

Use talos de beterraba, brócolis, couve, etc. VALOR NUTRICIONAL:

Proteínas, cálcio, vitamina K, vitamina E, vitamina C, ferro e potássio.

(5)

Farofa de talos de agrião com farinha de milho

INGREDIENTES: Talos de 1 maço de agrião; 1 cebola média picada; 2 tomates maduros e fi rmes; 4 azeitonas verdes picadas;

2 colheres (sopa) de salsinha picada; 1 colher (sopa) de manteiga;

2 colheres (sopa) de óleo de girassol; 2 xícaras (chá) de farinha de milho; 1 colher (chá) de sal;

½ colher (café) de pimenta dedo-de-moça. MODO DE PREPARO:

Recolha os talos, lave, higienize , escorra, pique em pedacinhos e reserve. Refogue a cebola no óleo e na manteiga, acrescente o tomate, a azeitona, a salsinha e a pimenta. Acrescente os talos, refogue mais 2 minutos em fogo baixo. Adicione a farinha e o sal, mexendo rapidamente por meio minuto. Desligue e sirva em seguida. VALOR NUTRICIONAL:

Fibras, vitamina A, vitamina C, vitamina E, vitaminas do complexo B e carboidratos.

Pão de folhas e talos

INGREDIENTES:

2 xícaras de chá de folhas e talos picados; 1 xícara de chá de caldo das folhas cozidas; 1 ovo;

½ colher de chá de açúcar; 3 colheres de chá de sal; 1 tablete de fermento biológico; 3 colheres de sopa de óleo;

4 e ½ xícaras de chá de farinha de trigo. MODO DE PREPARO:

Coloque as folhas e talos no liquidifi cador com água e o caldo das folhas cozidas. Bata bem. Junte o ovo, açúcar, sal, fermento e o óleo e continue batendo. Coloque em uma vasilha a farinha de trigo e despeje a mistura do liquidifi cador. Amasse até desgrudar das mãos. Deixe a massa crescer até dobrar de volume. Amasse novamente e forme os pães, colocando em assadeira untada. Deixe crescer novamente. Coloque em forno moderado para assar por aproximadamente 40 minutos.

Rende 2 pães.

(Pode-se colocar folhas de beterraba, cenoura, nabo, rabanete, brócolis, etc.).

VALOR NUTRICIONAL:

Vitaminas A, C e E, folato, potássio, fósforo, cálcio, sódio, ferro, iodo e magnésio.

(6)

Patê de talos

INGREDIENTES:

3 colheres de sopa de talos de beterraba; 3 colheres de sopa de talos de espinafre; 1 copo americano de maionese.

MODO DE PREPARO:

Bata os talos no liquidifi cador com uma colher de sopa de maionese. Misture a pasta obtida com o restante da maionese. Conserve na geladeira. Sirva com pão, torrada ou bolacha salgada.

VALOR NUTRICIONAL:

Vitaminas A, C, E e B1, potássio, sódio, fósforo, cálcio, ferro e manganês.

Polenta nutritiva

INGREDIENTES: 1 xícara de talos picados; 1 xícara de folhas picadas; 1 xícara de legumes picados; 1 cebola picada;

2 dentes de alho picados; 100g de margarina ou óleo; 500g de fubá; Sal (o necessário); 1 litro de água; 1 litro de leite. MODO DE PREPARO:

Lave e higienize as folhas e os legumes muito bem, pique-os e leve para refogar. Em uma panela, coloque a margarina ou o óleo, depois de aquecido junte a cebola e o alho e deixe refogar um pouco. Acrescente as folhas e talos e mexa bem. Depois de tudo refogado, acrescente a água para cozinhar. Quando tudo estiver cozido, tempere com sal e pimenta, acrescente o leite e vá derramando o fubá sempre mexendo para não empelotar. Deixe cozinhar bem, até soltar do fundo da panela. Coloque em uma assadeira ou refratário. Se quiser, pode ser servida com molho ou, então, cortada em pedaços e frita em óleo quente. VALOR NUTRICIONAL:

Fibras, vitaminas, minerais, carboidratos, cálcio.

Refogado de casca de legumes

INGREDIENTES: Casca de 3 batatas; Casca de 6 cenouras; Casca de 3 chuchus; 1 cebola média; 1 tomate;

Cheiro-verde e sal à gosto. MODO DE PREPARO:

Depois de lavar adequadamente as cascas, pique-as em pedaços pequenos. Refogue a cebola e o tomate. Junte as cascas e refogue. Junte o cheiro-verde.

VALOR NUTRICIONAL:

Vitamina A, vitamina C, ferro, cálcio e carboidratos. VALORES NUTRITIVOS:

Carboidratos: são fonte primária de energia para o homem (4 kcal/g). Proteínas: também fornecem energia para o homem (4 kcal/g), além de serem responsáveis pela construção de novos tecidos, por exemplo, na gestante e em crianças em crescimento.

Lipídeos: fornecem energia (9 kcal/g), provocam maior saciedade com menor quantidade de alimentos consumidos, em relação às proteínas e carboidratos.

Fibras: importantes na atenuação do colesterol, além de manter a integridade intestinal.

Vitaminas

Vitamina A: sua ação está relacionada com a formação de ossos e dentes, além de ser essencial para a integridade da visão.

Vitamina D: atua no crescimento, melhora a absorção de cálcio pelos ossos. Vitamina E: protege as células vermelhas do sangue, diminui risco de doenças cardiovasculares e catarata.

Vitamina K: ajuda na reparação de tecidos e participa da coagulação. Vitaminas do complexo B: atuam no crescimento e no sistema nervoso. Vitamina C: melhora absorção do ferro, e está envolvida na cicatrização de feridas. Minerais

Ferro: presente em todas as células do organismo, é essencial para o funcionamento adequado do sistema imunológico e prevenção da anemia. Cálcio: proteção de ossos e dentes, melhora a absorção da vitamina B12. Fósforo: presente na formação de ossos e dentes.

(7)

Bolo de cascas de frutas

INGREDIENTES:

2 copos (requeijão) de cascas de frutas (manga, goiaba, maçã, banana, pêra, etc.);

1 copo (requeijão) de leite; 2 ovos;

1 e ½ colher (sopa) de manteiga; 1 copo (requeijão) de açúcar;

2 e ½ copos (requeijão) de farinha de trigo; 1 colher (chá) de fermento em pó;

1 pitada de sal.

MODO DE PREPARO:

Bata no liquidifi cador as cascas com o leite, coe e reserve. Bata as gemas, manteiga e açúcar. Acrescente as cascas liquidifi cadas, farinha, fermento, sal e misture bem. Por último coloque as claras batidas em neve. Misture tudo e asse em forma untada.

Pode ser servida com molho ou cortada em pedaços e frita em óleo quente.

VALOR NUTRICIONAL:

Fibras, vitaminas, minerais, carboidratos e cálcio.

Bolo de talos e cascas de beterraba

INGREDIENTES:

2 xícaras (chá) de suco de talos e cascas de beterraba; ½ xícara (chá) de leite;

3 ovos;

1 colher (sopa) de amido de milho; 1 colher (café) de sal;

1 pitada de noz-moscada;

Folhas de beterraba cortadas em tiras para decoração. MODO DE PREPARO:

Para o suco, bata no liquidifi cador os talos e as cascas de 3 beterrabas com um pouco de água, o sufi ciente para preparar as 3 xícaras de suco. Bata muito bem os ovos e junte o suco de talos e cascas, o leite (já misturado com o amido de milho), o sal e a noz-moscada. Despeje a massa numa assadeira untada com margarina e leve para assar em banho-maria por aproximadamente 40 minutos. Esfrie e desenforme com cuidado sobre um prato especial. Para servir, decore com as folhas de beterraba.

Rale a beterraba em tiras fi nas e sirva crua na salada. VALOR NUTRICIONAL:

Vitamina A, vitamina C, ferro, cálcio e carboidratos.

(8)

Bolo pudim de tangerina

INGREDIENTES: 3 claras, 3 gemas;

8 colheres (sopa) de açúcar; 1 colher (chá) de casca de tangerina; 4 colheres (sopa) de suco de tangerina; 2 colheres (sopa) de margarina derretida; ¼ xícara (chá) de farinha de trigo; 2 colheres (sopa) de açúcar; 1 ½ xícara (chá) de leite. MODO DE PREPARO:

Bata as claras até que se formem picos moles. Aos poucos adicione 8 colheres (sopa) de açúcar, batendo até que se formem picos fi rmes. Bata as gemas com a casca de tangerina, o suco e a margarina. Misture a farinha de trigo com 2 colheres (sopa) de açúcar. Acrescente as gemas juntamente com o leite. Acrescente as claras batidas e misture cuidadosamente. Despeje numa forma refratária quadrada. Asse em banho-maria, em forno moderado por uns 35 a 40 minutos. Sirva morno ou gelado.

VALOR NUTRICIONAL:

Proteínas, carboidratos, vitamina C, minerais, fi bras e cálcio.

Creme de casca de abacaxi

INGREDIENTES:

1 litro de suco de casca de abacaxi; 1 xícara de açúcar;

5 colheres de maisena;

1 xícara de resíduo da casca do abacaxi. MODO DE PREPARO:

Coloque em uma panela todos os ingredientes e leve ao fogo para cozinhar até formar um creme. Coloque em um recipiente, deixe esfriar e leve para a geladeira.

VALOR NUTRICIONAL: Vitamina C, fósforo e potássio.

Doce com casca de melancia

INGREDIENTES:

¼ xícara com a parte branca da fruta e a casca; 2 xícaras de açúcar;

2 xícaras de água. MODO DE PREPARO:

Misture a fruta cortada em tirinhas a uma calda feita com o açúcar e a água. Cozinhe com a panela tampada por 40 minutos. Se precisar, acrescente água aos poucos.

VALOR NUTRICIONAL: Carboidratos e minerais.

(9)

Geléia de casca de laranja

INGREDIENTES:

2 xícaras (chá) de cascas de laranja cortadas em tiras e fervidas; 2 xícaras (chá) de açúcar;

1 xícara (chá) de água. MODO DE PREPARO:

Misture a água e o açúcar numa panela, leve ao fogo e deixe ferver por 20 minutos. Acrescente as cascas de laranja e ferva por mais 10 minutos.

VALOR NUTRICIONAL:

Vitamina C, fi bras, carboidratos, proteínas, lipídeos e pectina.

Geléia de cascas de frutas

INGREDIENTES: Cascas de pêras; Cascas de 1 manga; Cascas de 3 maçãs; 2 xícaras (chá) de açúcar; 2 xícaras (chá) de água. MODO DE PREPARO:

Lave bem todas as frutas em água corrente e deixe de molho em água clorada;

Despreze a água clorada; Descasque as frutas;

Corte as cascas em pequenos pedaços;

Em uma panela, misture as cascas com a água e o açúcar; leve ao fogo, sem mexer, até atingir o ponto de geléia. VALOR NUTRICIONAL:

Cálcio, fósforo, ferro, vitaminas A, B1 e B2, niacina, potássio, sódio, proteína,

sacarose, ribofl avina.

(10)

Fanta caseira

INGREDIENTES: 4 cenouras grandes; 1 copo de suco de limão; Casca de 1 laranja; 3 litros de água; Açúcar (a gosto); Gelo (a gosto).

MODO DE PREPARO:

Bata no liquidifi cador as cenouras com 2 copos de água. Coe e reserve o resíduo. À parte, bata o suco de cenoura, o suco de limão e a casca de laranja. Coe e acrescente o restante da água, o açúcar e o gelo. DICA:

O resíduo é aproveitado para sopas, docinhos, no arroz, etc. VALOR NUTRICIONAL:

Carboidratos, vitaminas A e C.

Refresco de abacaxi com couve

INGREDIENTES:

1 litro de suco de casca de abacaxi; ½ folha de couve com talo; 4 colheres de sopa de açúcar. MODO DE PREPARO:

Ferva a casca do abacaxi com 1 litro de água. Bata no liquidifi cador e acrescente a couve picada e o açúcar. Coe e sirva com gelo.

VALOR NUTRICIONAL:

Vitaminas do complexo B, vitaminas C e E, ácido fólico, beta-caroteno, bromelina, cálcio, ferro, manganês e potássio.

Suco de cascas de manga

INGREDIENTES: Cascas de 5 mangas; 1 ½ litro de água; Açúcar ou mel a gosto. MODO DE PREPARO:

Lave e higienize bem as mangas, descasque e reserve as cascas.

Leve para o liquidifi cador as cascas com a água e bata por 2 minutos. Coe, adoce e sirva gelado.

VALOR NUTRICIONAL:

Minerais, carboidratos e vitamina A.

(11)

A Eurofarma estabeleceu para 2008 a redução da quantidade de resíduos orgânicos em 15% com

base na geração de resíduos de 2007 e também a redução de 10% dos resíduos perigosos

*

F

onte: Ong Banc

o de A liment os Junho / 2008 T empo de dec omposição do livr o: 3 meses

Referências

Documentos relacionados

Farinha de aveia - 2 colheres de sopa 25 gramas Banana - 1 Unidade Média bem madura. 1 colher de chá (8g) chia 4 colheres de sopa de água Fermento

2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó diet 4 colheres (sopa) rasas de açúcar mascavo 4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo integral 1 colher (café) rasa de fermento

Em 30 de maio de 2005 foi lançado, oficialmente em Mato Grosso do Sul, o Programa de Boas Práticas Agropecuárias Bovinos de Corte pela Embrapa Gado de Corte e a Câmara Setorial,

•1 copo de água com 1 ovo (colocar o ovo dentro do copo e completar com água) •3 colheres (sopa) de margarina •1 ½ colher (chá) de sal •4 colheres (sopa) de açúcar

Assim como a mineração produziu ricos núcleos urbanos em Minas Gerais; a influência francesa e os imigrantes sofisticaram hábitos e desenharam uma nova paisagem,

750 gr de camarões frescos; 2 colheres, das de sopa, de suco de limão; 4 colheres, das de sopa, de óleo; 2 colheres, das de sopa, de manteiga ou margarina; 1 cebola ralada; 1/2

4 colheres de sopa de farinha de aveia 2 colheres de sopa açúcar mascavo 1 colher de sopa de óleo de coco 1 colher de sopa de cacau. 4 colheres de sopa de leite desnatado

1 maço médio de hortelã picado 3 colheres (sopa) de suco de limão 1/2 xícara (chá) de iogurte desnatado 3 colheres (sopa) de queijo cottage 3 colheres (sopa) de azeite de oliva..