• Nenhum resultado encontrado

DISCIPLINA: QUÍMICA Exercícios BIMESTRE: 4º. CURSO: ENSINO MÉDIO SÉRIE: 2ª TURNO: Matutino DATA: 14/10/2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DISCIPLINA: QUÍMICA Exercícios BIMESTRE: 4º. CURSO: ENSINO MÉDIO SÉRIE: 2ª TURNO: Matutino DATA: 14/10/2015"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

NOTA

DISCIPLINA: QUÍMICA Exercícios BIMESTRE: 4º CURSO: ENSINO MÉDIO SÉRIE: 2ª TURNO: Matutino DATA: 14/10/2015

NOME DO ALUNO: Nº:

PROFESSOR: ANTONIO VIVALDO DOS SANTOS FILHO

Observação: Não rasure as questões objetivas, pois não serão consideradas. As respostas dissertativas devem ser respondidas à caneta. A interpretação das questões é dever do aluno. Construção de fórmulas pode deixar a lápis. “O sucesso é o prêmio alcançado por aqueles que tiveram a chance permitida por DEUS, aproveitaram, se esforçaram muito e demonstraram competentemente todas as habilidades desenvolvidas”.

Questões

1) Ônibus ambiental

Coppe constrói veículo a hidrogênio e bateria

O uso de ônibus urbano nas grandes cidades é imprescindível tanto para atender a população quanto para diminuir o número de automóveis nas ruas, se o serviço for de boa qualidade. Mas ao mesmo tempo é um meio de transporte que produz um nível considerável de emissões de gases nocivos ao ambiente com seus potentes motores a diesel. A solução para evitar esse problema é conhecida e consiste na utilização de veículos que produzam menos poluentes, como os movidos a etanol, ou nenhum, com hidrogênio ou eletricidade. Projetos nesse sentido estão em desenvolvimento em várias partes do mundo e o Brasil já possui um protótipo híbrido, movido a hidrogênio e baterias acumuladoras de energia, desenvolvido no país. É um ônibus aparentemente convencional para 29 passageiros sentados e 40 em pé que foi concebido e construído ao longo de cinco anos pelo Laboratório de Hidrogênio (LabH2) do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).[...]

Fonte: OLIVEIRA, Marcos. Homepage de Revista Pesquisa FAPESP. Disponível em: <http://www.revistapesquisa.fapesp.br>. Acesso em: 28/01/2011. No ônibus movido a hidrogênio ocorre uma reação de oxirredução, com o hidrogênio como reagente e consequente formação de água. As semirreações envolvidas no processo, juntamente com seus potenciais de redução, são apresentadas a seguir:

4H+ + 4 e- ↔ 2H2 E0 = -0,83 V

O2 + 4H+ + 4 e- ↔ 2H2O E0 = + 1,23 V

A respeito disso são feitas as seguintes afirmativas:

I. O potencial total da pilha formada nesta célula de combustível é 2,06 V. II. A reação total é representada pela seguinte equação: 2H2 + O2 → 2H2O.

III. O O2 sofre oxidação e o H+, redução.

IV. O combustível desses novos ônibus é menos poluente por ter como produto somente a água.

Podemos afirmar que está(estão) correta(s):

( a ) somente I e IV. ( c ) somente III e IV. ( b ) somente I e II. ( d ) somente I, II e IV.

(2)

2) [...]

Desde que o presidente dos EUA, Barack Obama, lançou seu plano de eficiência energética – US$ 16 bilhões de investimentos, dos quais US$ 2 bilhões para criar baterias mais eficientes e duradouras, com o objetivo declarado de ver circular pelas rotas norte-americanas um milhão de automóveis híbridos ou elétricos até 2015 –, surgiu uma febre do lítio, que promete repetir o enorme deserto branco boliviano, o maior do mundo, algo equivalente à Corrida do Ouro do final do século 19, na Califórnia. É fácil entender o porquê: atualmente, eficiência energética significa lítio, um metal volátil encontrado em abundância na salmoura de Uyuni, um mar de água e cloreto de sódio.

[...]

Por esse motivo, é muito provável que o recente auge do lítio seja um fenômeno destinado a durar no tempo, pois as baterias que contém o material entre os seus componentes têm o triplo de energia das tradicionais, feitas de níquel metal.

Adaptado Revista Galileu, outubro de 2009. As baterias citadas no texto apresentam as seguintes equações globais:

(Dado: potenciais de redução (V)

De acordo com o texto e as equações apresentadas, analise as seguintes afirmativas:

I. O ânodo da pilha de lítio é feito do metal lítio.

II. Na pilha de lítio o potencial de redução do lítio é alto, gerando uma bateria com 3 vezes mais energia que as pilhas de níquel-cádmio.

III. Na pilha de níquel-cádmio o fluxo de elétrons vai do eletrodo de níquel para o eletrodo de cádmio.

IV. A voltagem da pilha de níquel-cádmio é 0,89 V.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas corretas:

(3)

3)(Unirio 2002) "(...) A função das pilhas ou células combustíveis é gerar a corrente elétrica que faz, por exemplo, o motor de um veículo funcionar. O tipo de célula que vem sendo mais desenvolvido é o da Membrana de Troca de Prótons (PEM). Trata-se de um conjunto de placas metálicas, geralmente feitas de platina, que recebe os gases e estimula (através de processos físicos e eletroquímicos) a transformação de suas moléculas. Nas células, são inseridos de um lado o hidrogênio (H2), que possui dois átomos, e de outro

o oxigênio (O2), também com dois átomos".

("O Globo" / 2001)

Uma pilha de combustível é um dispositivo eletroquímico de conversão de energia química em eletricidade. As reações envolvidas na reportagem acima estão descritas a seguir:

A partir das reações apresentadas, conclui-se que o: ( a ) oxigênio sofre oxidação no cátodo do sistema ( b ) hidrogênio sofre oxidação no ânodo do sistema ( c ) hidrogênio sofre oxidação no cátodo do sistema ( d ) hidrogênio sofre redução no ânodo do sistema ( e ) oxigênio sofre redução no ânodo do sistema

4)(Ufrs 2004) A força eletromotriz de uma célula eletroquímica depende

( a ) da natureza dos eletrodos. ( d ) da forma dos eletrodos.

( b ) do tamanho dos eletrodos. ( e ) do volume de solução eletrolítica.

( c ) da distância entre os eletrodos.

5)(Puccamp 2001) Baterias e pilhas usadas são em geral jogadas no lixo comum e, nas grandes cidades, acabam indo para aterros sanitários, onde causam problemas ambientais principalmente porque

( a ) aceleram a decomposição do restante do lixo. ( b ) contêm íons de metais pesados.

( c ) são fontes do gás metano. ( d ) contêm ferro metálico.

( e ) se degradam antes dos materiais orgânicos.

6) No ano de 2000 foram comemorados os 200 anos de existência da pilha elétrica, invento de Alessandro Volta. Um dos dispositivos de Volta era formado por uma pilha de discos de prata e de zinco, sendo que cada par metálico era separado por um material poroso embebido com uma solução ácida. É daí que veio o nome "pilha", utilizado até hoje.

(4)

81. (Puccamp 2004) Volta construiu pilhas com diversos tipos de pares metálicos e de soluções aquosas. Para conseguir tensão elétrica maior do que a fornecida pela pilha de Volta, foram propostas as seguintes alterações:

I. aumentar o número de pares metálicos (Ag e Zn) e de separadores embebidos com soluções ácidas; II. substituir os discos de zinco por discos de outro metal que se oxide mais facilmente;

III. substituir os separadores embebidos com solução ácida por discos de uma liga Ag/Zn.

Há aumento de tensão elétrica SOMENTE com o que é proposto em

( a ) I ( b ) II ( c ) III ( d ) I e II ( e ) II e III

7) (Ufrrj 2000) Na proteção de tubulações de ferro, para evitar a corrosão, utiliza-se "ânodos de sacrifício". Dentre os metais abaixo o mais apropriado para proteger as tubulações é:

Dados:

Potenciais de oxidação

Cu/Cu++ = - 0,34 V Ag/Ag+ = - 0,79 V Sn/Sn++ = + 0,14 V

Pb/Pb++ = + 0,13 V Fe/Fe+2 = + 0,44 V Zn/Zn++ = + 0,76 V

( a ) o chumbo. ( c ) o cobre. ( e ) o zinco.

( b ) a prata. ( d ) o estanho.

8)(Uff 2003) Nas anotações estava escrito um pormenor que à primeira vista me escapara, ou seja, que o Zinco tão terno, delicado e dócil diante dos ácidos que o corroem imediatamente, comporta-se, porém, diferente quando é muito puro; então resiste obstinadamente.

LEVI, Primo. "A tabela Periódica". Rio de Janeiro: Relume - Dumará, 1994

O fragmento acima revela a visão particular do romancista italiano sobre o comportamento experimental do metal zinco perante os ácidos. Consultando a Tabela Periódica, encontram-se metais que, em particular, não reagem com o HCl. Identifique-os:

( a ) Fe, Co e Hg ( c ) Au, Fe e Ni ( e ) Fe, Pt e Hg

( b ) Au, Ag e Pt ( d ) Ni, Co e Pt

9) (Cesgranrio 1999) Observe a representação da pilha a seguir que se refere a uma transformação química com transferência espontânea de elétrons.

Fe(s)/Fe+2(aq)//Sn+2(aq)/ Sn(s)

Nessa representação, está correto inferir que reage: ( a ) Fe(s) com Fe+2(aq) formando Sn+2(aq) e Sn(s) ( b ) Fe(s) com Sn+2(aq) formando Fe+2(aq) e Sn(s) ( c ) Fe+2(aq) com Sn+2(aq) formando Fe(s) e Sn(s) ( d ) Sn(s) com Sn+2(aq) formando Fe(s) e Fe+2(aq) ( e ) Sn(s) com Fe+2(aq) formando Fe(s) e Sn+2(aq)

(5)

10) Água potável é aquela isenta de contaminação, podendo ser consumida pela população e pelos animais sem oferecer riscos de propagação de doenças. Do manancial às torneiras, a água passa por uma série de etapas que constituem tratamento adequado para torná-la própria ao uso.

Uma das últimas etapas pela qual a água é submetida é a desinfecção. Essa etapa consiste em eliminar agentes patológicos da água para evitar a veiculação das chamadas doenças hídricas, como, por exemplo, gastroenterite, cólera, giardíase, entre outras.

Para a desinfecção, utiliza-se um produto químico com ação oxidante. Os mais comuns são o gás cloro (Cl2) e o ozônio (O3).

Analisando as equações químicas e seus respectivos potenciais padrões de redução, assinale a alternativa verdadeira.

( a ) O ozônio possui maior potencial de redução, logo ele é agente redutor com poder de desinfecção maior que do cloro.

( b ) A diferença entre os potenciais padrões de redução não é suficiente para afirmar qual dos dois é o melhor desinfetante.

( c ) O ozônio possui maior potencial de redução, logo ele será um melhor agente oxidante que o cloro, tendo um melhor poder de desinfecção.

Referências

Documentos relacionados

Os painéis constituídos de bloco de concreto celular autoclavado, tijolo cerâmico, painel de PVC+EPS+lã de rocha e o painel de gesso acartonado podem ser utilizados como elementos

Em resumo, este livro é uma ferramenta indispensável para estudantes e empreen‑ dedores que se estejam a iniciar na aquacultura, bem como para investigadores na área da aquacultura

formação e as competências tornaram-se os pré-requisitos indispensáveis para sua correta alocação no mercado de trabalho. Contudo, há que se vigiar sempre a apropriada

Para traçar um panorama geral do problema e seus de- safios, os maiores especialistas em segurança de con- teúdo no Brasil estarão reunidos no painel &#34;Combate à

A pesquisa tem por objetivo discutir de que maneira o sujeito migrante cria relações entre produção e consumo na internet, a partir da análise dos usos

A Revista do Lhiste pretende-se um espaço para a comunicação de pesquisas e reflexões sobre a prática docente, os processos de aprendizagem, a construção de currículos

O COVID-SeroIndex, Kantaro Quantitative SARS-CoV-2 IgG Antibody IVD Kit consiste em dois ensaios imunoenzimáticos de absorção (ELISA) diretos em série e foi concebido para a

Esse artigo tem como objetivo evidenciar, segundo o modelo das cinco forças de Porter, que empresas localizadas em clusters são beneficiadas por fatores de