• Nenhum resultado encontrado

Manual do Usuário do Nokia Mail for Exchange 3.0

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual do Usuário do Nokia Mail for Exchange 3.0"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

Manual do Usuário do

Nokia Mail for Exchange 3.0

(2)

© 2009 Nokia. Todos os direitos reservados.

Nokia e Nokia Connecting People são marcas comerciais ou marcas registradas da Nokia Corporation. Outros nomes de produto e empresa, mencionados neste manual, podem ser marcas comerciais ou nomes comerciais de seus respectivos proprietários.

É proibida a reprodução, transferência, distribuição ou armazenamento, no todo ou em parte, do conteúdo deste documento, de qualquer forma, sem a prévia autorização por escrito da Nokia.

A Nokia adota uma política de desenvolvimento contínuo. A Nokia reserva-se o direito de fazer alterações e melhorias em qualquer dos produtos descritos neste documento sem aviso prévio.

NO LIMITE PERMITIDO PELA LEI APLICÁVEL, NEM A NOKIA NEM QUALQUER DE SEUS LICENCIANTES PODERÃO SER, EM HIPÓTESE ALGUMA, RESPONSABILIZADOS POR QUAISQUER PERDAS DE DADOS, LUCROS OU LUCROS CESSANTES, NEM POR DANOS EXTRAORDINÁRIOS, INCIDENTAIS, CONSEQÜENTES OU INDIRETOS, SEJA QUAL FOR A CAUSA.

O CONTEÚDO DESTE DOCUMENTO É FORNECIDO “NO ESTADO EM QUE SE ENCONTRA” E DEVE SER INTERPRETADO DE MANEIRA LITERAL. SALVO NOS CASOS EM QUE A LEI EM VIGOR O EXIJA, NENHUMA GARANTIA DE QUALQUER ESPÉCIE, SEJA EXPRESSA OU IMPLÍCITA, INCLUINDO, ENTRE OUTRAS, AS GARANTIAS IMPLÍCITAS DE COMERCIALIZAÇÃO E ADEQUAÇÃO PARA UMA FINALIDADE ESPECÍFICA, SERÁ OFERECIDA EM RELAÇÃO À PRECISÃO, À CONFIABILIDADE OU AO CONTEÚDO DESTE DOCUMENTO. A NOKIA RESERVA-SE O DIREITO DE REVISAR ESTE DOCUMENTO OU DE EXCLUÍ-LO A QUALQUER MOMENTO, SEM AVISO PRÉVIO. A disponibilidade de determinados produtos, seus aplicativos e serviços pode variar conforme a região. Verifique, com o revendedor Nokia, os detalhes e a disponibilidade de opções de idioma.

Este dispositivo pode conter produtos, tecnologia ou software sujeitos às leis e regulamentos de exportação dos Estados Unidos e de outros países. Proíbe-se qualquer uso contrário às referidas leis.

No limite permitido pela lei aplicável, a engenharia reversa é proibida em qualquer software do dispositivo Nokia. À medida que haja quaisquer limitações às declarações, garantias, danos e responsabilidades da Nokia neste Manual do Usuário, as referidas limitações deverão se estender, da mesma forma, a quaisquer

(3)

Conteúdo

O que é o Mail for Exchange? ...5

O que é sincronização? ... 5

Como usar o Mail for Exchange? ... 5

Instalar o Mail for Exchange...6

Instalar a partir do dispositivo... 6

Instalar a partir do aplicativo Nokia Downloads... 6

Instalar a partir da Internet... 6

Instalar a partir de outras mídias ... 7

Atualizar o Mail for Exchange ... 7

Abrir e fechar o Mail for Exchange...8

Abrir o Mail for Exchange... 8

Fechar o Mail for Exchange... 8

Trabalhar com um perfil ...9

Configurações de conexão... 9

Configurações de credenciais ...10

Configurações de agenda de sincronização...10

Configurações do calendário...11

Configurações de contatos ...11

Configurações de tarefas ...11

Configurações de e-mail ...12

Configurações de Ausência temporária... 12

Editar um perfil... 13

Excluir um perfil ... 13

Sincronizar sua conta...14

Sincronizar pela primeira vez ... 14

Ver informações sobre a última sincronização... 14

Trabalhar com e-mail...15

Redigir uma nova mensagem de e-mail... 16

Trabalhar com anexos de e-mail ... 17

Responder a solicitações de reunião ... 17

Cancelar reuniões... 17

Pesquisar informações ... 18

Trabalhar com calendário,

contatos e tarefas ...19

Trabalhar com calendário ... 19

Trabalhar com contatos... 19

(4)

Informações adicionais...21

Se precisar de ajuda ...21

Recursos de segurança do dispositivo...21

Solução de problemas ...23

Mensagens de erro ... 23

Sincronizar conteúdo novamente ... 24

(5)

O que é o Mail for Exchange?

O que é o Mail for Exchange?

Com o Mail for Exchange, é possível acessar o e-mail, o calendário, a lista de contatos (agenda telefônica) e as tarefas da sua conta do Microsoft® Exchange usando seu dispositivo móvel. O processo de sincronização permite manter as entradas do seu dispositivo móvel atualizadas com as da sua conta do Exchange.

Você precisa ter uma conta de e-mail do Exchange e o administrador de sistema do servidor precisa ter habilitado a conta para sincronização. Para obter detalhes, entre em contato com o administrador de sistema do servidor ou com o provedor de conta de e-mail.

O que é sincronização?

A sincronização atualiza o conteúdo de e-mail, calendário, contatos e tarefas no seu dispositivo móvel de acordo com aquele na sua conta do Microsoft Exchange. Você pode personalizar a forma como a sincronização é feita, configurando um perfil onde é possível:

Selecionar o conteúdo que você deseja sincronizar: e-mail, calendário, contatos, tarefas ou qualquer combinação dos quatro.

Configurar uma agenda de sincronização automática. (Você pode também fazer a sincronização manual a qualquer momento.)

Solucionar conflitos de conteúdo durante a sincronização, especificando se o conteúdo da conta no servidor Exchange ou no dispositivo móvel prevalecerá na ocorrência de um conflito.

Usar SSL (Secure Sockets Layer) para aumentar a segurança entre o dispositivo móvel e o servidor Exchange.

Selecionar como deseja ser avisado quando receber um e-mail.

Como usar o Mail for Exchange?

As etapas básicas para usar o Mail for Exchange são:

1 Instalar e abrir o Mail for Exchange no seu dispositivo móvel.

2 Criar um perfil de sincronização que controle o que e quando sincronizar.

3 Sincronizar para copiar o conteúdo desejado do servidor Microsoft Exchange para o dispositivo móvel.

4 Começar a usar o e-mail, o calendário, os contatos e as tarefas no seu dispositivo móvel.

(6)

Inst

alar o Mail f

o

r Exchange

Instalar o Mail for Exchange

Você não deve usar nenhum outro método, como o Nokia PC Suite, para sincronizar contatos, entradas de calendário ou tarefas após instalar e usar o Mail for Exchange no seu dispositivo.

O uso simultâneo de outros métodos pode causar perda, duplicação ou corrupção de dados.

Verifique na página da Nokia www.nokia.com.br/suporte ou na página da Nokia local, a versão mais recente deste manual, informações adicionais, downloads e serviços relacionados ao seu produto Nokia.

Instalar a partir do dispositivo

Os dispositivos Nokia podem ter um assistente de instalação de e-mail na tela inicial. Para instalar o Mail for Exchange, selecione o assistente e o Mail for Exchange. Siga as instruções fornecidas. Para obter informações de instalação, entre em contato com o administrador do servidor Microsoft Exchange ou o provedor de serviços de e-mail.

Instalar a partir do aplicativo

Nokia Downloads

Seu dispositivo pode possuir o aplicativo Nokia Downloads para ajudá-lo a encontrar e instalar software no dispositivo. Abra o aplicativo Downloads e encontre e instale o aplicativo Mail for Exchange.

Instalar a partir da Internet

Para instalar a versão mais recente do cliente Mail for Exchange, instale-o a partir da Internet. Abra o browser da Web no dispositivo e visite o site www.nokia.com.br/suporte.

Digite os detalhes solicitados. Faça o download do arquivo Mail for Exchange.sis. A instalação é iniciada automaticamente.

(7)

Inst

alar o Mail f

o

r Exchange

Instalar a partir de outras mídias

Se tiver recebido o arquivo de instalação do Mail for Exchange de alguma outra maneira, será necessário copiar o arquivo para o seu dispositivo. O arquivo de instalação será denominado MailForExchange_x.y.z.sisx (onde x.y.z é o número da versão, por exemplo, 2.9.0). Para instalar o Mail for Exchange, abra o arquivo de instalação no seu dispositivo.

Atualizar o Mail for Exchange

Para atualizar o Mail for Exchange para uma nova versão, instale um novo arquivo de instalação. Isso substituirá a instalação atual do Mail for Exchange, mantendo o perfil e as informações pessoais existentes.

(8)

Abrir e fechar o

Mail f

o

r Exchange

Abrir e fechar o Mail for Exchange

Abrir o Mail for Exchange

Para abrir o Mail for Exchange, vá até a pasta Instalações no seu dispositivo móvel e selecione o ícone do Mail for Exchange. A localização do aplicativo pode variar.

Quando você abre o Mail for Exchange pela primeira vez, é solicitado que crie um perfil. Um perfil permite personalizar a forma como o Mail for Exchange funcionará. Selecione Sim para digitar as informações necessárias no perfil.

Talvez você possa receber automaticamente o nome do servidor Microsoft Exchange. Quando solicitado, digite seu endereço de e-mail, senha e ponto de acesso. Será estabelecida uma conexão com o servidor Exchange e o nome correto do servidor será recuperado

automaticamente. Se a recuperação automática do nome do servidor falhar, continue a criação do perfil, conforme instruído, uma vez que o endereço de e-mail, a senha e o ponto de acesso são salvos no seu perfil mesmo assim.

Para criar um perfil, defina estas opções:

Conexão — Digitar o endereço da Web do servidor Exchange que hospeda sua conta.

Credenciais — Digitar seu nome de usuário e senha.

Agenda de sinc. — Definir uma agenda de sincronização.

Calendár. — Definir como sincronizar seu calendário.

Tarefas — Definir como sincronizar suas tarefas.

Contatos — Definir como sincronizar seus contatos.

E-mail — Definir opções de e-mail.

Para criar um perfil posteriormente, selecione Opções >

Criar perfil.

Fechar o Mail for Exchange

Para fechar o Mail for Exchange, selecione Opções > Sair. A sincronização continuará em segundo plano, de acordo com a agenda definida no seu perfil. Para obter mais informações, consulte “Configurações de agenda de sincronização” na página 10.

(9)

Trabalhar com um perfil

Trabalhar com um perfil

No menu do perfil, selecione uma categoria para exibir suas configurações. O Mail for Exchange fornece configurações de perfil padrão. As configurações obrigatórias são indicadas por um asterisco (*).

Configurações de conexão

Na guia Conexão, você precisa especificar pelo menos o nome do servidor Microsoft Exchange usado pela sua conta e o ponto de acesso à Internet.

Talvez você já tenha recebido o nome do servidor Exchange automaticamente ao criar o perfil. Talvez o ponto de acesso também já tenha sido salvo no seu perfil. As configurações de conexão são as seguintes:

Servidor Exchange* — O servidor Exchange ao qual seu dispositivo móvel se conecta. Para obter o nome do seu servidor Exchange, entre em contato com o administrador de sistema do servidor ou com o provedor de serviços de e-mail.

Conexão segura — Essa configuração precisa corresponder à configuração de SSL do servidor.

Ponto de acesso* — Digite o ponto de acesso à Internet que o seu dispositivo móvel utilizará para conectar-se ao servidor Exchange. Para obter informações sobre seu ponto de acesso, entre em contato com sua operadora.

Os pontos de acesso podem ser predefinidos no seu dispositivo pela operadora. Consulte também instruções sobre pontos de acesso ou destinos no manual do usuário do seu dispositivo móvel.

Sincron. durante roam — A sincronização em roaming pode ser mais cara do que em outras ocasiões. Para gerenciar a agenda de sincronização em roaming, selecione uma destas opções:

•Não — A sincronização não ocorre em roaming, a menos que você sincronize manualmente.

•Sim, somente no pico — A sincronização ocorrerá somente durante o horário de pico definido no perfil.

•Sim, sempre — Esse é o padrão. A sincronização automática ocorrerá de acordo com a agenda de sincronização, mesmo em roaming.

Nos servidores Microsoft Exchange 2007, o administrador de sistema do servidor pode substituir as configurações do usuário e exigir a sincronização manual quando em roaming.

Usar porta padrão — Use a porta de conexão padrão do servidor. Se você selecionar Não, precisará especificar uma porta no campo de número de porta que será exibido. Para obter as configurações da porta, entre em contato com o administrador de sistema do servidor ou o provedor de serviços de e-mail.

(10)

Trabalhar com um perfil

Configurações de credenciais

As credenciais o identificam para o servidor Microsoft Exchange e proporcionam privacidade. Defina o seguinte:

Nome do usuário* — Para obter seu nome de usuário, entre em contato com o administrador de sistema do servidor ou com o provedor de serviços de e-mail.

Senha — Quando você digita uma senha, cada letra aparece como um asterisco. Se você não digitar uma senha, precisará fazer isso da próxima vez que sincronizar.

Domínio — Para obter o nome de domínio, entre em contato com o administrador de sistema do servidor ou com o provedor de serviços de e-mail. A configuração é opcional.

Configurações de agenda de

sincronização

Com o Mail for Exchange, é possível configurar duas agendas de sincronização: pico e fora de pico. Por exemplo, se você precisa das atualizações mais recentes no horário comercial, pode agendar a sincronização freqüente e automática nos horários de pico. Quando você não precisa

As mesmas configurações são definidas para os horários de pico e fora de pico. Defina o seguinte:

Manual — As sincronizações ocorrem apenas quando você seleciona Opções > Sincronizar.

Sempre ligada — Sincroniza seus dados

automaticamente. Mudanças no servidor Exchange e em seu dispositivo são automaticamente sincronizadas.

Os intervalos variam de 15 minutos a 12 horas. Quando você seleciona Sempre ligada ou qualquer um dos intervalos entre 15 minutos e 12 horas para os horários de pico ou fora de pico, precisa especificar também:

Dias de pico — Quais dias possuem horários de pico.

Hora inicial de pico — Em que hora do dia começa o horário de pico.

Hora final de pico — Em que hora do dia termina o horário de pico.

Em caso de conflito — Defina se as entradas no dispositivo móvel ou no servidor prevalecerão caso ocorra um conflito durante a sincronização. Isso poderá ocorrer se um item tiver sido alterado no dispositivo móvel e também no servidor Exchange desde a última sincronização.

Se uma entrada for excluída em um dos lados (servidor ou dispositivo móvel) e modificada no outro, ela será

(11)

Trabalhar com um perfil

Configurações do calendário

Para definir como você deseja sincronizar seu calendário, defina o seguinte:

Sincronizar calendário — Habilite ou desabilite a sincronização de entradas de calendário.

Sincr. calend. data ant. — Defina até que data retroativa suas entradas de calendário devem ser sincronizadas. Você pode especificar um intervalo de semanas ou meses.

Não é possível voltar além da configuração padrão definida pelo administrador de sistema do servidor.

Sincronização inicial — Configure o dispositivo para manter suas entradas de calendário existentes ou excluir essas entradas e substituí-las pelas da sua conta no servidor Exchange quando fizer a sincronização inicial.

Se você selecionar Manter itens no telefone, poderá ficar com entradas de calendário duplicadas, principalmente se já tiver utilizado outro método de sincronização. No entanto, optar por excluir os itens poderá resultar na perda de entradas de calendário armazenadas somente no dispositivo.

Configurações de contatos

Para definir como você deseja sincronizar seus contatos, defina o seguinte:

Sincronizar contatos — Habilite ou desabilite a sincronização de contatos.

Sincronização inicial — Configure o dispositivo para manter suas entradas de contato existentes ou excluir essas entradas e substituí-las pelas da sua conta no servidor Exchange quando fizer a sincronização inicial. Se você selecionar Manter itens no telefone, poderá ficar com entradas de contato duplicadas,

principalmente se já tiver utilizado outro método de sincronização. No entanto, optar por excluir os itens poderá resultar na perda de entradas de contatos armazenadas somente no dispositivo.

Configurações de tarefas

Para definir como você deseja sincronizar suas tarefas, defina o seguinte:

Sincronizar tarefas — Habilite ou desabilite a sincronização de tarefas.

Sincr. tarefas concluíd. — Defina se deseja sincronizar suas tarefas concluídas. Se você desativar essa configuração, somente as tarefas em andamento serão sincronizadas.

(12)

Trabalhar com um perfil

Sincronização inicial — Configure o dispositivo para manter suas entradas de tarefa existentes ou excluir essas entradas e substituí-las pelas da sua conta no servidor Microsoft Exchange quando fizer a sincronização inicial.

Se você selecionar Manter itens no telefone, poderá ficar com entradas de tarefa duplicadas,

principalmente se já tiver utilizado outro método de sincronização. No entanto, optar por excluir os itens poderá resultar na perda de entradas de tarefa armazenadas somente no dispositivo.

Configurações de e-mail

Para definir como você deseja sincronizar seu e-mail, defina o seguinte:

Sincronizar e-mail — Habilite ou desabilite a sincronização do e-mail.

Endereço de e-mail — Digite seu endereço de e-mail, de forma que o Mail for Exchange possa excluí-lo da lista de destinatários quando você selecionar

Responder > Para todos.

Pop-up de novo e-mail — Habilite ou desabilite notificações de novos e-mails. Essa configuração pode ser afetada por outras configurações no dispositivo.

Ao enviar e-mail — Para enviar mensagens de e-mail imediatamente, independentemente da agenda de sincronização, selecione Enviar imediatamente. Para aguardar até que a próxima sincronização ocorra, selecione Enviar na próx. sincroniz..

Sincr. mens. data ant. — Defina até que data retroativa suas mensagens de e-mail serão

sincronizadas. Uma grande quantidade de mensagens de e-mail poderá afetar o desempenho do dispositivo. Reduza essa configuração para melhorar o

desempenho.

Não é possível voltar além da configuração padrão definida pelo administrador de sistema do servidor.

Configurações de Ausência

temporária

Somente os servidores Microsoft Exchange 2007 oferecem suporte à Ausência temporária.

Para definir o Assistente de Ausência temporária, defina o seguinte:

Ausência temporária — Habilite ou desabilite a configuração de Ausência temporária. Disponível apenas se o Mail for Exchange tiver sincronizado pela

(13)

Trabalhar com um perfil

Mensagem — Digite o texto da sua mensagem de Ausência temporária.

Se você alterar sua mensagem de Ausência temporária no dispositivo móvel, a alteração será aplicada às mensagens existentes e qualquer agendamento será cancelado.

Editar um perfil

Para alterar as configurações de um perfil, selecione

Opções > Editar perfil.

A alteração de algumas configurações faz com que todos os dados sincronizados sejam temporariamente removidos do dispositivo e copiados do servidor Microsoft Exchange. Por exemplo, alterar o nome de usuário ou o domínio causará uma remoção temporária dos dados sincronizados.

Excluir um perfil

Para excluir um perfil, selecione Opções > Excluir perfil. Se você não criar outro perfil, será solicitado que crie um perfil sempre que abrir o Mail for Exchange.

Quando você exclui um perfil, seus contatos, itens de calendário e tarefas permanecem no dispositivo. Os e-mails são excluídos.

(14)

Sincronizar sua conta

Sincronizar sua conta

A sincronização ocorre de acordo com o perfil criado por você. No entanto, pode haver ocasiões em que você precise sincronizar manualmente ou fazer uma nova sincronização do conteúdo do seu dispositivo móvel.

Sincronizar pela primeira vez

A sincronização ocorre de acordo com a configuração

Agenda de sinc. das configurações do perfil. Se você definir a sincronização como Manual, precisará selecionar

Opções > Sincronizar para obter seu conteúdo pela primeira vez. Se definir a sincronização como Sempre ligada ou escolher qualquer um dos intervalos, a primeira sincronização ocorrerá quando você salvar o perfil. Para obter informações sobre configurações especiais durante a sincronização inicial, consulte “Configurações do calendário” na página 11, “Configurações de contatos” na página 11 e “Configurações de tarefas” na página 11. Para sincronizar a qualquer momento, selecione Opções >

Sincronizar.

Ver informações sobre a última

sincronização

Para ver um log da última sincronização, selecione

Opções> Ver log no menu principal. O log inclui informações sobre quando ocorreu a última sincronização, se foi bem-sucedida e um resumo informando quais entradas foram sincronizadas.

(15)

Tr

aba

lha

r com

e-mail

Trabalhar com e-mail

Depois que você criar seu perfil e escolher sincronizar o e-mail, o Mail for Exchange criará automaticamente uma pasta do Mail for Exchange na pasta Mensagens do seu dispositivo móvel, localizada no menu principal do dispositivo.

Na pasta Mail for Exchange, as mensagens de e-mail são organizadas em subpastas. O Mail for Exchange sincroniza as pastas que você criou e também a pasta Itens enviados. Contudo, não é possível adicionar, mover, renomear ou excluir pastas do dispositivo.

Para abrir uma pasta, selecione o nome da pasta. Para retornar ao nível anterior, selecione Voltar. Para abrir uma mensagem de e-mail na pasta Mail for Exchange, abra a pasta e selecione a mensagem. Se a mensagem for muito grande, somente uma parte dela terá sido obtida automaticamente por download. Para fazer download do restante do corpo da mensagem, selecione

Opções > Buscarou vá para a parte inferior da mensagem até que o download do restante do corpo da mensagem seja feito.

Depois de abrir uma mensagem, selecione Opções e uma destas opções:

Responder — Responder à mensagem.

Encaminhar — Encaminhar a mensagem.

Excluir — Excluir a mensagem.

Busca auto. ativada ou Busca auto. desativ. — Habilitar ou desabilitar o uso de itens especiais, como endereços de e-mail, números e endereços da Web.

Sinaliz. acompanham. — Sinalizar a mensagem para acompanhamento ou como concluída ou limpar o sinalizador da mensagem.

Mover para a pasta — Move um e-mail para outra pasta. Não é possível mover e-mails de ou para as pastas Itens enviados ou Caixa de saída.

Mostrar como HTML — Exibe o e-mail no formato HTML. O e-mail pode incluir imagens, tabelas, cores e fontes diferentes.

Se o seu dispositivo móvel tiver um teclado QWERTY, você poderá usar estes atalhos de teclado depois de abrir um e-mail:

r para Responder

a para Responder > Para todos

(16)

Tr

aba

lha

r com

e-mail

Se o seu dispositivo móvel tiver um teclado numérico, use estes atalhos:

1 para Responder

2 para Responder > Para todos

4 para Encaminhar

Você pode usar estes atalhos de teclado com os dois teclados:

Para enviar uma mensagem que está sendo redigida, pressione a tecla Chamar.

Para excluir uma mensagem (enquanto estiver exibindo a lista de mensagens), pressione a tecla Limpar. Não é possível excluir pastas.

Redigir uma nova mensagem

de e-mail

Dependendo do dispositivo, selecione Opções > Criar mensagem > E-mail ou Opções > Criar mensagem >

Mail for Exchange.

Selecione Opções e uma das seguintes opções:

Enviar — Enviar uma mensagem de e-mail.

Cabeçalhos adicionais — Modificar os cabeçalhos.

Opções de envio — Definir configurações de entrega

Para procurar o endereço de e-mail de um contato, digite algumas letras do nome dele e selecione Opções >

Verificar nomes.

Quando você escreve uma mensagem, pode também procurar destinatários no Diretório da empresa, além da lista de contatos no dispositivo.

Use o Diretório da empresa da seguinte maneira: Para adicionar um destinatário do Diretório da empresa, vá até qualquer campo de destinatário da mensagem e selecione Opções > Diretório da empresa. Digite algumas letras do nome ou sobrenome do contato no campo de pesquisa e selecione OK. Quando encontrar o contato correto, selecione Opções > Adicionar destinatário. O contato será adicionado como destinatário na sua mensagem.

Para exibir detalhes de um contato selecionado, escolha

Opções > Ver detalhes.

Para adicionar um contato selecionado aos contatos do seu dispositivo móvel, selecione Opções > Adicionar a Contatos. O contato será adicionado, juntamente com as informações correspondentes, aos contatos do seu dispositivo.

(17)

Tr

aba

lha

r com

e-mail

Trabalhar com anexos de e-mail

Um anexo é qualquer arquivo enviado com um e-mail. O Mail for Exchange não faz automaticamente o download de um anexo para o seu dispositivo móvel quando você abre o e-mail que o transporta. Você pode fazer o download de um anexo depois de abrir o e-mail. Após fazer o download do anexo, você pode abri-lo no seu dispositivo móvel, se o dispositivo tiver o aplicativo associado ao anexo.

Para recuperar um anexo, abra um e-mail que tenha o ícone de clipe de papel e selecione Opções > Anexos. Será exibida uma lista dos anexos no e-mail. Vá até um anexo na lista e selecione Opções > Buscar. Será feito o download do anexo.

Para abrir o anexo, vá até o anexo e selecione Opções >

Abrir. Se seu dispositivo possuir o aplicativo associado, o anexo será aberto.

Para salvar um anexo, vá até o anexo e selecione Opções>

Salvar. Defina onde salvar o anexo.

Para excluir um anexo, vá até o anexo e selecione

Opções> Remover. O anexo será excluído do seu dispositivo, mas não do servidor Microsoft Exchange. Você pode fazer o download do anexo novamente. Para enviar um anexo ao redigir uma mensagem, selecione

Opções > Inserir, a localização do arquivo e o arquivo.

Em servidores Microsoft Exchange 2007, o administrador de sistema do servidor pode restringir remotamente o tamanho dos anexos que podem ser obtidos por download.

Responder a solicitações

de reunião

Você pode exibir e responder solicitações de reunião, mas não iniciá-las. Para responder a uma solicitação de reunião, você deve ter habilitado a configuração

Sincronizar calendário.

Para abrir uma solicitação de reunião na caixa postal do

Mail for Exchange, selecione-a.

Selecione Opções > Resposta > Aceitar, Provisória ou

Recusar. Se as entradas de calendário forem sincronizadas, a reunião será adicionada ao calendário do seu dispositivo, a menos que você recuse a solicitação.

Se uma solicitação de reunião entrar em conflito com outro compromisso no seu calendário, uma notificação será exibida.

Cancelar reuniões

Você pode exibir, mas não iniciar cancelamentos de reuniões.

(18)

Tr

aba

lha

r com

e-mail

Para remover uma reunião do seu calendário, você deve ter habilitado a configuração Sincronizar calendário.

1 Para abrir um cancelamento de reunião na caixa postal do Mail for Exchange, selecione-o.

2 Para remover a entrada de calendário correspondente ao cancelamento de reunião, selecione Opções >

Remov. do calendário. A entrada de calendário e o cancelamento de reunião serão excluídos e as exclusões serão sincronizadas com o servidor Microsoft Exchange.

Pesquisar informações

Com a Pesquisa do seu dispositivo móvel, você pode procurar informações em seus contatos, notas, entradas do calendário, notas de atividades, mensagens de e-mail, mensagens multimídia e mensagens de texto. Você também pode procurar arquivos na memória do seu dispositivo e em um cartão de memória.

O aplicativo Pesquisa procura mensagens armazenadas nas pastas Caixa de entrada e Enviadas. Para obter mais informações, consulte o guia do usuário do dispositivo móvel.

(19)

Trabalhar com calendário, contatos e tarefas

Trabalhar com calendário, contatos e tarefas

Trabalhar com calendário

Quando você usa o Mail for Exchange para sincronizar seu calendário, pode usar o calendário do dispositivo móvel conforme descrito no manual do usuário do seu dispositivo.

Trabalhar com contatos

Quando você usa o Mail for Exchange para sincronizar seus contatos, pode usar os contatos do dispositivo móvel conforme descrito no manual do usuário do seu dispositivo.

Você pode também procurar contatos no Diretório da empresa, além dos contatos no dispositivo. É possível usar o Diretório da empresa com ou sem o Mail for Exchange.

Contatos com o Mail for Exchange

Quando você instala o Mail for Exchange, o aplicativo Diretório da empresa também é instalado

automaticamente no dispositivo.

Para adicionar um contato do Diretório da empresa, vá até a pasta Mail for Exchange e selecione Dir. empr..

Selecione Opções > Procurar. Digite algumas letras do nome ou sobrenome do contato no campo de pesquisa e selecione OK. Quando encontrar o contato correto, selecione Opções > Adicionar a Contatos. O contato será adicionado, juntamente com as informações correspondentes, aos contatos do seu dispositivo. Para exibir detalhes de um contato selecionado, escolha

Opções > Ver detalhes.

Para chamar um contato selecionado, selecione Opções >

Chamar. Escolha um número na lista de números e selecione OK.

Para enviar uma mensagem para um contato selecionado, selecione Opções > Criar mensagem. Selecione o tipo de mensagem a ser enviada na lista de tipos de mensagens.

Trabalhar com tarefas

Quando você usa o Mail for Exchange para sincronizar suas tarefas, pode usar as tarefas do dispositivo móvel conforme descrito no manual do usuário do seu dispositivo. As tarefas também podem ser chamadas de itens de atividades no seu dispositivo móvel.

(20)

Trabalhar com calendário, contatos e tarefas

Se você criar uma tarefa no servidor Microsoft Exchange sem uma data de vencimento, a tarefa será exibida no dispositivo com uma data de vencimento igual à data em que a tarefa foi sincronizada. Se você criar uma tarefa sem uma data de vencimento mas definir um lembrete para ela, a tarefa será exibida no dispositivo com uma data de vencimento igual à data do lembrete.

Se você criar uma tarefa no servidor Exchange e definir para ela um lembrete ou um alarme posterior à data de vencimento, a tarefa será exibida no dispositivo sem nenhum lembrete definido.

(21)

Informações adicionais

Informações adicionais

Se precisar de ajuda

Para obter ajuda no seu dispositivo móvel, selecione

Opções > Ajuda de qualquer menu do Mail for Exchange.

Recursos de segurança do

dispositivo

Nem todos os dispositivos Nokia suportam esses recursos de segurança. Além disso, talvez o administrador de sistema do servidor não permita a conexão e a

sincronização de dispositivos sem suporte a esses recursos. Se tiver problemas ao conectar, entre em contato com o administrador de sistema do servidor ou o provedor de conta de e-mail.

O administrador de sistema do servidor pode definir remotamente os recursos aplicáveis a todos os usuários de dispositivos móveis do servidor. Quando você se conecta a um servidor Microsoft Exchange com o Mail for Exchange, permite estas configurações de segurança no seu dispositivo:

Bloqueio do dispositivo. O administrador de sistema do servidor Exchange pode exigir o uso de um código de bloqueio após um período especificado de inatividade do dispositivo. Use o recurso de código de bloqueio para evitar a utilização não-autorizada.

Da primeira vez que você se deparar com o bloqueio do dispositivo, será solicitado que digite o código de bloqueio padrão. O código de bloqueio padrão é 12345. Modifique esse código e mantenha o novo código em sigilo e em local seguro, longe do seu dispositivo. Se você esquecer o código de bloqueio, entre em contato com um ponto Nokia Care ou o revendedor do seu dispositivo. Para obter informações sobre o código de bloqueio do seu dispositivo, consulte também o manual do usuário do dispositivo móvel.

Quando o bloqueio do dispositivo estiver ativado, o ícone de bloqueio será exibido.

Limpeza do dispositivo. O administrador de sistema do servidor pode definir um

número máximo de tentativas para digitar o código de bloqueio, após as quais os dados do usuário no dispositivo e no cartão de memória inserido serão excluídos.

(22)

Informações adicionais

Limpeza remota do dispositivo. Se você perder seu dispositivo móvel, entre em contato com o administrador de sistema do servidor. O administrador de sistema do servidor poderá apagar dados

remotamente do dispositivo móvel e do cartão de memória inserido. Esse recurso pode ajudar a proteger contra perda de informações confidenciais.

Parâmetros do código de bloqueio. O administrador de sistema do servidor define critérios para o código de bloqueio e a limpeza do dispositivo (extensão do código, nível de segurança do código, número de tentativas antes da limpeza do dispositivo). As seguintes diretivas exigem o Microsoft Exchange 2007 Service Pack 1 ou posterior. Os valores são definidos pelo administrador de sistema do servidor Exchange.

Anexos habilitados. Habilita ou desabilita o download de anexos no dispositivo móvel.

Tamanho máximo do anexo. Especifica o tamanho máximo de anexos com download automático no dispositivo.

Exigir sincronização manual em roaming. Especifica se o dispositivo deve sincronizar manualmente em roaming. A sincronização automática em roaming pode gerar custos de dados.

Filtro de idade máxima do e-mail. Especifica o número máximo de dias válidos de e-mails a serem

sincronizados.

Histórico de senha. Especifica o número de senhas únicas que um usuário precisa usar antes que uma senha antiga possa ser usada.

Vencimento de senha. Permite que o administrador de sistema do servidor configure um período de tempo, após o qual a senha do dispositivo deve ser alterada.

Permitir senha simples. Habilita ou desabilita a capacidade de usar uma senha simples como 1234.

Tamanho máximo de truncamento do corpo do e-mail. Especifica o limite de tamanho, além do qual mensagens de e-mail são truncadas quando são sincronizadas para o dispositivo.

Após a remoção do Mail for Exchange, as configurações de segurança do dispositivo permanecerão. Essas são configurações de segurança do dispositivo, e não do Mail for Exchange. Para obter instruções e informações sobre como redefinir as configurações de segurança, consulte o manual do usuário do seu dispositivo móvel.

(23)

Solução de problemas

Solução de problemas

Mensagens de erro

Ao usar o Mail for Exchange, algumas das seguintes mensagens de erro podem ser exibidas:

Credenciais inválidas. Abra a guia Credenciais do perfil

e corrija as credenciais.

Senha inválida. Abra a guia Credenciais do perfil e

corrija a senha.

Software não aceito no servidor Exchange. Entre em

contato com o administrador de sistema do servidor para atualizar a versão do Mail for Exchange no servidor Exchange.

Erro na comunicação. Tente mais tarde.

Impossível sincronizar com o servidor. Tente mais

tarde.

O cliente do Mail for Exchange está ocupado.

Tente mais tarde.

Erro no servidor Exchange. Tente mais tarde.

O servidor Exchange não está respondendo.

Tente mais tarde.

Erro de sistema. Tente mais tarde.

Endereço de host inválido. Corrija as informações do

servidor Exchange na guia Conexão do seu perfil.

Operação impossível no modo off-line. Tente

novamente quando seu dispositivo não estiver no perfil Off-line.

O servidor não oferece suporte à conexão segura.

Altere a configuração de Conexão segura na guia

Conexão do seu perfil para Não.

A conta do usuário do servidor Exchange está cheia.

Para aumentar a memória disponível, exclua conteúdo da sua conta do servidor.

Sincronização cancelada pelo usuário. Você

interrompeu uma sincronização. Inicie a sincronização novamente mais tarde.

Falha em política obrigatória do servidor, acesso recusado. Entre em contato com o administrador de

sistema do servidor.

Conta desabilitada, acesso recusado. Entre em

contato com o administrador de sistema do servidor.

Impossível implementar política obrigatória do servidor, acesso recusado. Entre em contato com

o administrador de sistema do servidor.

Conta desabilitada pelo administrador do servidor, acesso recusado. Entre em contato com

o administrador de sistema do servidor.

(24)

Solução de problemas

A sincronização automática exige que você armazene o nome do usuário e a senha. Abra a guia

Credenciais do seu perfil e digite seu nome de usuário e senha.

Dispositivo não aceito. Seu dispositivo não é aceito

pela versão do Mail for Exchange atualmente instalada no seu dispositivo móvel.

Disco cheio. Impossível processar solicitação de sincronização. Entre em contato com o administrador

de sistema do servidor.

Sincronizar conteúdo novamente

Uma nova sincronização completa remove o conteúdo que você sincronizou no dispositivo. O conteúdo atual da sua conta no servidor Microsoft Exchange substitui o conteúdo anterior no dispositivo. A nova sincronização é recomendada somente quando você precisa redefinir um grande volume de dados no seu dispositivo. Para realizar uma nova sincronização completa, selecione Opções >

Nova sincr. completa.

Você perderá os dados que foram criados ou alterados no dispositivo desde a última sincronização bem-sucedida. Se você selecionar calendário ou contatos para

Se você selecionar o e-mail para sincronização no perfil, a nova sincronização redefinirá as mensagens para a forma original como vieram do servidor. As mensagens expandidas serão truncadas e os anexos de e-mails obtidos por download, mas que ainda não foram salvos, serão removidos do dispositivo móvel.

Logs da solução de problemas

Ao diagnosticar um problema na sua conta, o administrador de sistema do servidor pode solicitar o log administrativo do Mail for Exchange, que contêm o histórico de alguns dias das atividades do Mail for Exchange.

Para acessar o arquivo de log administrativo (admin_logN.txt), vá até o aplicativo Ger. arquivos

no seu dispositivo. O arquivo está armazenado no diretório do Mail for Exchange. Você pode exibi-lo com qualquer editor de texto, como o Notas.

Referências

Documentos relacionados

O resultado parcial das soluções do n. Os que resi- dem fóra desses Estados, si estivessem sob esta clausula, para lhes serem marcados os pontos, ver-se-iamna

As pacientes devem ser aconselhadas a não ingerir bebidas alcoólicas ou medicamentos que contenham álcool em sua formulação durante e no mínimo 1 dia após o tratamento

Até 31 de Dezembro de 2004, os ajustamentos nos imóveis correspondentes a mais ou menos valias potenciais eram registados no activo por contrapartida da rubrica “Ajustamentos

• Não transporte o produto quando estiver com óleo quente, pois pode causar queimaduras.. • As instruções de uso aplicam-se a diversas versões desse

RESULTADO: “ Por unanimidade de votos, suspender por 01 partida convertida em advertência Sinara Silveira Vieira, atleta do Grêmio Football Porto Alegrense/ RS,

Havendo a proposta nos moldes das do artigo 76 da Lei 9099/95, acompanhado o infrator de advogado para auxílio na análise da proposta, e sendo a medida a ser aplicada uma daquelas

RESUMO: O presente artigo visa apresentar reflexões sobre a obra literária O cortiço de Aluísio Azevedo vinculando a história do Brasil no final do século XIX,

Com o aplicativo Zune para PC, você pode sincronizar músicas, vídeos e fotos entre o telefone e um computador compatível.. Você também pode fazer backup e atualizar o telefone com