• Nenhum resultado encontrado

Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – Nvn Consulting, Lda (Guarda)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular – Nvn Consulting, Lda (Guarda)"

Copied!
103
0
0

Texto

(1)

TPG

folité enico

Polytechnie. of Guarda

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Licenciatura em Comunicação Multimédia

João Paulo Ferreira Araújo

fl

(2)

Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto

Instituto Politécnico da Guarda

R E L A T Ó R I O D E E S T Á G I O

JOÃO PAUL O FERREIRA ARAÚJO

RELATÓRIO PARA A OBTENÇÃO DO GRAU DE LICENCIADO EM COMUNICAÇÃO MULTIMÉDIA

(3)

II

Ficha de Identificação

Aluno : João Paulo Ferreira Araújo Número: 5007602

Curso: Comunicação Multimédia Ano: 2014

Escola: Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto Morada: Av. Dr. Francisco Sá Carneiro, 50 – 6300-559 Guarda Telefone: +351 271 220 100

Fax: +351 271 222 690 E-mail: ipg@ipg.pt

Orientador: Jorge Manuel Braz Gonçalves

Empresa: Nvn Consulting, Lda

Morada: Rua da Corredoura nº86 – R/C Esquerdo, 6300- Guarda Tél: 966 728 970

Email: geral@nvn-consulting.pt Site: www.nvn-consulting.pt

Supervisor na Organização: Nuno Vasco Rocha Grau Académico: Licenciatura

(4)

III

Agradecimentos

Em primeiro lugar queria agradecer ao Instituto Politécnico da Guarda e à Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto por contribuírem para a minha formação académica.

A todos os docentes do curso de Comunicação Multimédia, pelo apoio e ensinamentos ao longo destes três anos.

Ao Professor Jorge Manuel Braz Gonçalves, por ter aceite o meu convite para ser meu orientador de estágio, por todo o apoio e compreensão na elaboração deste relatório e ainda pelo ensinamento que foi dado por ele nestes três anos de licenciatura.

À empresa NVN Consulting, Lda, por me terem acolhido na empresa e depositarem em mim confiança, para levar a cabo todas as atividades e sentir-me parte da empresa.

Aos meus pais e irmã pelo apoio que me deram e por todos os sacrifícios feitos para permitir que eu cumprisse um grande objetivo: um curso superior.

Aos meus amigos/as por todos os momentos e experiências de vida passados durante estes três anos.

Quero também agradecer a todos que, de uma maneira ou de outra, participaram no meu estágio através de críticas construtivas, com o intuito de melhorar o meu trabalho.

(5)

IV

Resumo

Este relatório, que é o ponto fundamental para a finalização do percurso académico, tem como objetivo caracterizar a empresa e descrever todas as atividades realizadas no âmbito do estágio curricular decorrido durante três meses na empresa NVN Consulting, que se localiza nos Policasulos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda.

O relatório encontra-se divido por dois capítulos. O primeiro caracteriza em pormenor a empresa onde foi realizado o estágio, apresentando a sua história, todos os serviços prestados, a sua missão, valores e a sua estrutura organizacional.

No segundo, são apresentadas todas as atividades desenvolvidas na empresa, acompanhadas por enquadramentos teóricos. Por fim, é realizada uma reflexão final das experiências vividas com o estágio e qual a sua importância a nível académico, pessoal e profissional.

(6)

V

Índice

Ficha de Identificação ... II

Resumo ... IV

Índice ... V

Índice de figuras ... VII

Índice de tabelas ... VIII

Lista de siglas ... IX

Introdução ... 1

CAPÍTULO I ... 3

1.1 – A empresa NVN CONSULTING, LDA... 4

1.2 – Missão e Valores ... 4 1.2.1 – Missão da NVN Consulting ... 5 1.2.2 – Valores da NVN Consulting ... 5 1.3 – Estrutura Organizacional ... 6 1.4 – Serviços ... 7 1.5 – Comunicação ... 10 1.5.1 – Comunicação Interna ... 10 1.5.2 – Comunicação Externa ... 11 1.6 – Análise SWOT ... 11 1.7 – Identidade Visual ... 13 CAPÍTULO II ... 14 2.1 – Objetivos do estágio ... 15 2.2 – Plano de estágio ... 15 2.3 – Cronograma ... 16

(7)

VI

2.5 – Atividades realizadas ... 19

2.5.1 – Identidade corporativa gráfica da NVN Consulting, Lda. ... 19

2.5.2 – Peças institucionais / Estacionário ... 25

2.5.2.1 – Cartão-de-visita ... 25

2.5.2.2 – Papel timbrado ... 26

2.5.2.3 – Envelope ... 27

2.5.3 – Manual de identidade corporativo gráfico ... 27

2.5.4 – Website corporativo ... 28 2.5.4.1 – Concepção ... 30 2.5.4.2 – Implementação ... 33 2.5.5 – E-newsletter ... 39 Reflexão Final ... 43 Bibliografia ... 45

(8)

VII

Índice de figuras

Figura 1 - Estrutura Organizacional da NVN Consulting, Lda. ... 7

Figura 2 - Análise SWOT da NVN Consulting, Lda. ... 12

Figura 3 - Marca, Logótipo, Símbolo e Identidade corporativa gráfica Nike ... 20

Figura 4 - Exemplos de empresas de consultoria ... 20

Figura 5 - Esboços apresentados ... 21

Figura 6 - Esboços marca NVN Consulting e, proposta final ... 22

Figura 7 - Identidade corporativa gráfica com slogan ... 23

Figura 8 - Componentes da identidade ... 24

Figura 9 - Cartão-de-visita ... 25

Figura 10 - Papel timbrado ... 26

Figura 11 - Envelope ... 27

Figura 12 - Fases de desenvolvimento de um website ... 30

Figura 13 - Mapa de navegação website NVN Consulting ... 31

Figura 14- Wireframe: Página "HOME" ... 32

Figura 15 - Template utilizado na construção do website ... 33

Figura 16 – Exemplo de imagem para o slideshow ... 34

Figura 17 – Exemplo de imagens para o slide show ... 35

Figura 18 - Criação da janela de Serviços e Módulos ... 35

Figura 19 - Formulário de envio direto de mensagens ... 36

(9)

VIII

Figura 21 - Website NVN Consulting ... 38

Figura 22 - Template "Tempo" - E-newsletter ... 40

Figura 23 - E-newsletter NVN Consulting, Lda ... 41

Figura 24 – E-newsletter em diferentes ecrãs ... 42

Índice de tabelas

Tabela 1 - Modelo Esquemático da Análise SWOT ... 11

Tabela 2 - Cronograma das atividades do mês de julho ... 17

Tabela 3 – Cronograma das atividades do mês de agosto ... 17

Tabela 4 - Cronograma das atividades do mês de setembro ... 18

(10)

IX

Lista de siglas

HTML – Hyperterxt Markup Language;

XHTML - Extensible Hypertext Markup Language;

CSS – Cascading Style Sheets;

XML – Extensible Markup Language; ASP – Activate Server Pages;

PHP – Hypertext Preprocessor; FTP – File Transfer Protocol;

(11)

1

Introdução

O presente Relatório de Estágio surge no âmbito do estágio curricular da Licenciatura em Comunicação Multimédia da Escola Superior de Educação Comunicação e Desporto e constitui o passo final da licenciatura, que se iniciou em setembro de 2011 no Instituto Politécnico da Guarda.

O estágio curricular marca o início de uma nova etapa na vida de um estudante, é o primeiro contacto com o mercado de trabalho. É uma oportunidade de se colocar em prática os conhecimentos adquiridos nestes últimos três anos que, até então, tinham decorrido da parte teórica do curso, como também, é uma oportunidade para adquirir novos conhecimentos e competências. Para a consolidação dos conhecimentos procurou-se uma empresa que tivesse necessidades relacionadas com os conteúdos adquiridos, assim poder-se-ia de uma melhor forma colocar em prática a formação adquirida.

Este relatório é o fruto da permanência de três meses de estágio na empresa NVN Consulting, que se encontra localizada nos Policasulos do IPG.

A Nvn Consulting, é uma empresa que presta serviços de consultoria administrativos, apoio à gestão a micro, pequenas e médias empresas. Sendo esta recente no mercado, a mesma não possuía qualquer tipo de identidade visual, nem qualquer meio de comunicação com possíveis clientes. Foi-me proposto no Plano de Estágio (Anexo I) realizar tarefas como a criação do logótipo da empresa, a criação do manual de identidade visual, a criação do website corporativo e criação de uma e-newsletter2.

Posto isso, os conhecimentos obtidos durante os três anos de licenciatura poderiam ser em grande parte aplicados no decorrer do estágio. Esse foi o principal fator de escolha para a realização do estágio na empresa.

(12)

2

O relatório está estruturado em dois capítulos. No primeiro é feita uma apresentação pormenorizada da empresa, relatando vários aspetos da mesma, desde a sua história, a sua missão e valores, os serviços que presta e a sua estrutura organizacional.

O segundo capítulo é referente ao estágio curricular realizado na empresa, descrevendo todas as atividades desenvolvidas, as aprendizagens efetuadas e algumas dificuldades encontradas. Por fim, é feita uma reflexão final na qual escrevo sobre as experiências vividas com o estágio e qual a sua importância a nível académico, pessoal e profissional.

(13)

CAPÍTULO I

Nvn Consulting, Lda.

(14)

4

Neste capítulo é feita a apresentação e descrição da empresa NVN Consulting, onde realizei o meu estágio curricular. Foi feita uma apresentação da empresa e das atividades que desenvolve, a sua história, a sua estrutura organizacional, identidade visual e a sua missão e valores.

1.1 – A empresa NVN CONSULTING, LDA

A NVN Consulting, nasceu da iniciativa de três empreendedores em criar uma empresa prestadora de serviços, algo diferente da oferta existente no mercado onde se encontra inserida. A NVN Consulting surge na sequência da análise do mercado atual e da identificação de algumas lacunas existentes no mercado da prestação de serviços. As lacunas identificadas, quando preenchidas, permitem às empresas melhorar as suas performances e consequentemente fazer crescer o seu negócio. (Informações retiradas no documento interno da empresa “A história da NVN Consulting”.)

A empresa localiza-se nos Policasulos, situados na Escola Superior de Tecnologia e Gestão no Instituto Politécnico da Guarda. Como forma de estar sempre em contato com clientes e possíveis clientes, a empresa possui a sua página no Facebook (https://www.facebook.com/pages/NVN-Consulting-Lda/1490973854483819), o telemóvel 966 728 970, o e-mail geral@nvn-consulting.pt e o seu website em www.nvn-geral@nvn-consulting.pt.

1.2 – Missão e Valores

A Missão, Visão e os Valores são as bases para se estabelecer uma direção e uma orientação para um organização, mas para se tornarem realidade têm que se traduzir em objetivos e orientações estratégicas. A Missão, Visão e os Valores são os fundamentos de atuação de uma organização e assumi-los com convicção permitirá encontrar os caminhos que a levarão aonde ela quer chegar (Daychouw, 2007).

(15)

5

1.2.1 – Missão da NVN Consulting

Oliveira (2002), mencionado por Wagner (2013) define missão como a razão de ser de uma empresa. Procurando determinar qual o negócio da empresa, porque é que ela existe, ou, ainda, em que tipos de atividades a empresa deverá concentrar-se no futuro. A missão é uma forma de traduzir determinado sistema de valores em termos de crenças ou áreas básicas de atuação, considerando as tradições e as filosofias da empresa. Concluindo, pode-se entender missão como o porque da existência da empresa, onde a mesma deve visar o tipo de atividade que irá realizar, ou quais os objetivos a serem atingidos para que haja sucesso.

A missão da NVN Consulting, surge na sequência da análise do mercado atual e da identificação de algumas lacunas existentes no mercado da prestação de serviços. As lacunas identificadas, quando preenchidas, permitem às empresas melhorar as suas performances e consequentemente fazer crescer o seu negócio. Para as empresas que ainda não têm dimensão que lhes permita contratar profissionais em áreas específicas a NVN Consulting, surge como uma solução, permitindo a essas empresas aceder a serviços especializados a custos suportáveis para as suas estruturas. Informações retiradas no documento interno da empresa “A história da NVN Consulting”.

1.2.2 – Valores da NVN Consulting

Segundo Ribeiro (2008), os valores básicos constituem a ideologia central da empresa e são relativamente constantes. Os valores básicos são alguns conceitos centrais da empresa. Em suma estes representam os valores fundamentais para a existência da organização e são independentes do tipo de atividade em que a organização se encontra.

Os valores da NVN Consulting são:

 Ética – Agir sempre com honestidade, lealdade e justiça. Seguir a moral e os bons costumes;

(16)

6

 Respeito – Tratamento gentil e indistinto aos clientes, promovendo a harmonia e a motivação no ambiente de trabalho;

 Rigor – Realizar todos os projetos com o maior profissionalismo e dentro dos prazos estipulados;

 Excelência – Não só satisfazer os clientes, mas como também, exceder as suas expectativas.

Informações retiradas no documento interno da empresa “A história da NVN Consulting”.

1.3 – Estrutura Organizacional

Segundo Wagner (2011) a estrutura organizacional é uma ferramenta básica para atingir as situações almejadas pela empresa e deve ser elaborada de acordo com os objetivos e as estratégias estabelecidas. Para uma adequada organização da empresa, deve-se considerar a estrutura organizacional, as rotinas e os procedimentos administrativos.

Para o autor Castañeda (2013) cada cargo na estrutura organizacional deve especificar:

 as funções desempenhadas;

 os objetivos que persegue;

 as decisões que deve tomar.

Em função disto, as variáveis podem ser alteradas para adequar o cargo às necessidades. Ao faze-lo com cada cargo toda a empresa se adapta às novas circunstâncias.

A NVN Consulting, caracteriza-se por ser uma micro empresa onde os seus três promotores são também a força de trabalho existente no momento (Figura1). Face às suas dimensões e características dos serviços que presta, não existem departamentos estanques e definidos com responsáveis diretos, mas sim um conjunto de áreas de desenvolvimento e gestão da empresa que, são geridas pelos seus promotores. O seu objetivo prende-se com a prestação de serviços

(17)

7

administrativos e apoio à gestão, consultoria e formação, sendo todas as áreas intervencionadas por qualquer um dos seus promotores.

Figura 1 - Estrutura Organizacional da NVN Consulting, Lda. Fonte: Elaborada pelo autor.

1.4 – Serviços

Os serviços da NVN Consulting, vão ao encontro do que Davidson (1993, p. 251) defende, o facto de que uma empresa bem-sucedida que presta serviços será aquela que identifica os seus nichos. Fatores importantes na identificação dos nichos são: a natureza do relacionamento com os atuais clientes, o potencial de crescimento, as habilidades, a reputação e os interesses do profissional. Para isto os clientes precisam de sentir que os serviços prestados são feitos sob medida para as necessidades dos mesmos e que a existência de uma empresa nas proximidades é uma “sorte”. Como serviços a NVN Consulting, tem à disposição os seguintes pontos. (Informações retiradas no documento interno da empresa “A história da NVN Consulting”.)

Gestão financeira de carteira de clientes : A NVN Consulting, realiza um controlo de dados dos devedores garantindo uma base de dados correta e atualizada, bem como o controlo dos acordos financeiros negociadores com devedores;

Gestão financeira de carteira de fornecedores: Possibilita através da gestão das obrigações dos seus clientes, reduzir ao máximo os custos associados ao não cumprimento dos compromissos assumidos. Disponibiliza também em conjunto com a gestão de tesouraria, não só reduzir os custos por força dos incumprimentos, como possibilita um aumento de disponibilidades de tesouraria através de um controlo rigoroso das condições

(18)

8

financeiras que as empresas detêm junto dos seus credores, gerindo as mesmas com o máximo proveito possível para a empresa. A NVN Consulting, realiza também um controlo de acordos financeiros obtidos pela empresa;

Correspondência: Receção e expedição da correspondência da empresa, registo da mesma em papel ou digitalmente. Arquivo físico e/ou digital da correspondência permitindo facilidade de acesso à mesma. Distribuição da documentação aos respetivos departamentos da empresa;

Processamento de texto: A NVN Consulting, efetua todo o tipo de processamento de texto, este inclui revisão ortográfica, gramatical, paginação, inserção de imagens, índices e proteção de documentos. A apresentação de todos os trabalhos é feita em papel e/ou em suporte digital, em formato “.doc”, “.docx.” ou “.pdf”;

Conferência de documentos financeiros: Conferência de documentação de apoio à atividade empresarial, designadamente documentos referentes a contratos de compra e venda (requisições, guias de remessa, faturas, recibos, etc.) e documentos bancários (cheques, letras, livranças, etc.), garantindo que as condições acordadas com terceiros estão a ser respeitadas;

Introdução de dados: Introdução de dados em Excel, Access e outros (Online e Offline), nomeadamente bases de dados, stocks, registos de trabalho, entre outros;

Criação e edição de folhas de cálculo: A NVN Consulting, cria folhas de cálculo (Excel) com introdução de fórmulas e funções, proteção de documentos, elaboração de tabelas e gráficos, adaptadas as reais necessidades da empresa;

Criação e edição de apresentações: Cria apresentações em Powerpoint para apresentação de produtos ou serviços, reuniões, apresentação de contas, formação, entre outros;

Correio eletrónico: Envio de e-mails periódicos ou regulares de campanhas publicitárias, newsletters, circularizações de clientes ou fornecedores, entre outros;

Circularizações: Realização de circularizações junto de terceiros, permitindo à empresa um contacto direto e efetivo com todos os intervenientes nas suas relações empresariais, possibilitando a confirmação de informações comuns, a divulgação de novos dados da empresa de forma rápida e eficaz.

(19)

9

Otimização de sistemas de informação: A NVN Consulting, através de uma análise

rigorosa às suas necessidades, e às possibilidades que o seu sistema informático permite, define um plano de ação de forma a colocar o seu sistema informático a trabalhar em prol da empresa e não o contrário;

Gestão de carteira de seguros: Consegue potenciar ao máximo a redução de custos com

seguros, mantendo ou até mesmo melhorando as coberturas dos mesmos, garantindo que as empresas paguem apenas as coberturas que melhor se adaptam à empresa;

Análise de necessidades de formação: Proporciona aos empresários o cumprimento de

requisitos legais decorrentes do cumprimento dos critérios exigidos no que se refere à formação obrigatória dos recursos humanos, através de uma análise profunda das necessidades de formação das empresas, e preparação, para posterior execução, dos planos decorrentes dessa análise;

Projetos de investimento: A NVN Consulting, apoia as empresas na realização e

implementação de projetos de investimento abrangidos pelo programa “Portugal 2020”;

Certificação de qualidade: Procede à análise das necessidades da empresa,

implementação e manutenção de todo o sistema de qualidade a implementar pelas empresas.

Ligação à contabilidade, reportings para a gestão: A NVN Consulting, proporciona uma

ligação mais eficaz entre a gestão de empresas e a contabilidade. Estes serviços permitem à gestão de empresas, tirar partido da contabilidade para o que realmente interessa;

Planeamento e reporting financeiro: Análise e planeamento de todas as responsabilidades de tesouraria da empresa, permitindo à gestão definir planos de ação de forma a garantir que não existam incumprimentos por parte da empresa face aos compromissos assumidos com terceiros;

Controlo e gestão de planos de formação: Possibilita às empresas a realização de

formações que permitem aos seus recursos humanos melhorar as suas performances, como garantir o cumprimento das normas legais vigentes à data. Mantem devidamente atualizado todo o plano de formação bem como os dossiers da formação ministrada internamente,

(20)

10

garante também o preenchimento do Anexo C do relatório único corretamente evitando custos inerentes a incumprimentos das obrigações legais por parte das empresas;

Controlo e gestão de carteira de seguros: A NVN Consulting permite às empresas uma

melhor rentabilização dos seus recursos humanos, encarregando-se de garantir que a carteira de seguros da empresa está sempre atualizada e otimizada.

Bolsa de profissionais: Na sequência da política de expansão desenhada pela NVN

Consulting, a sua contínua procura em satisfazer cada vez melhor os seus clientes, leva-a a estar constantemente necessitada de reforçar os profissionais que com ela colaboram.

1.5 – Comunicação

Bahia (1995) defende que a comunicação empresarial é o processo, conjunto de métodos, técnicas, recursos, meios, etc. – pelo qual a empresa se dirige ao público interno (funcionários da empresa) e ao público externo (os clientes). Após a compreensão da definição de públicos mencionada por Bahia podemos considerar aqui dois tipos de comunicação, a comunicação interna e a comunicação externa.

1.5.1 – Comunicação Interna

A comunicação interna, deriva da necessidade de transmitir ao público da casa, com frequência e clareza, o pensamento e ação da empresa, destacando-se as posições que assumem seus dirigentes e a consciência da função social que têm (Bahia, 1995).

Na NVN Consulting, a comunicação interna é informal, pois esta é praticamente toda realizada pessoalmente (cara-a-cara) por vezes através de chamadas telefónicas ou troca de e-mails entre os promotores.

(21)

11

1.5.2 – Comunicação Externa

A comunicação externa inclui toda a veiculação de informações e todos os comunicados emitidos pela organização empresarial para um público ou uma opinião pública fora dos limites internos. Em geral, o uso que a empresa faz dos meios de comunicação para o fim de tornar conhecidas suas mensagens (Bahia, 1995).

A NVN Consulting apenas possui uma comunicação externa pessoal, via correio eletrónico e através de chamadas telefónicas. Faltam alguns pontos de comunicação externa não menos importantes como o website, as redes sociais e o uso de e-newsletter. Foi proposto a criação destes pontos como uma mais-valia para a empresa, a criação dos mesmos vai ser detalhadamente apresentada no Capítulo II.

1.6 – Análise SWOT

De acordo com Rodrigues et al. (2005) a Análise Swot foi criada por Kenneth Andrews e Roland Christensen, professores da Harvard Bussines School, a Análise Swot estuda a competividade de uma organização segundo quatro variáveis strengths (forças), weaknesses (fraquezas), oppurtunities (oportunidades) e threats (ameaças). Através desta metodologia, poderá fazer-se a inventariação das forças e fraquezas da empresa, das oportunidades e ameaças do meio envolvente e do grau de adequação entre elas.

Tabela 1 - Modelo Esquemático da Análise SWOT Fonte:http://jaianbahia.com (acedido em outubro 2014).

(22)

12

Para Daychouw (2007) a Análise SWOT é um instrumento precioso para qualquer entidade, e não necessariamente só para empresas. Permite fazer uma análise precisa da situação, o que possibilita definir as decisões estratégicas que possam ser tomadas no presente e futuro. A sua importância no apoio à formulação de estratégias deriva da capacidade de promover um confronto entre variáveis externas e internas, facilitando a geração de alternativas de escolhas estratégicas, bem como de possíveis linhas de ação.

A análise Swot da NVN Consulting (Figura 2), baseou-se em informações obtidas através de conversas informais entre os promotores e o estagiário, e também pelas experiências vividas dentro da empresa.

Figura 2 - Análise SWOT da NVN Consulting, Lda. Fonte: Elaborada pelo autor.

No ambiente interno, os pontos fortes da empresa reconhecem-se pelo vasto conhecimento profissional dos seus promotores, garantindo assim uma maior gama de serviços que a empresa pode prestar, nunca descuidando o profissionalismo e a qualidade dos serviços prestados. Outro dos seus pontos fortes trata-se da compatibilidade de serviços prestados podendo assim criar

(23)

13

parcerias com outros agentes do mercado possibilitando a inovação e criação de novos serviços fazendo com que a empresa seja cada vez mais reconhecida. Como ponto forte realça-se também a boa relação dos promotores que se reflete numa boa equipa de profissionais. Como pontos fracos salientam-se o facto de a empresa ter sido criada há relativamente pouco tempo, faz com que esta tenha uma pequena presença no mercado, outro dos seus pontos fracos é a falta de pensamento estratégico na área, em que a empresa se apresenta por parte dos empresários. Outro dos pontos fracos é a falta de identidade visual, algo que o cliente ao ver a marca relacione com a empresa, este é um dos pontos definidos no plano de estágio (que será apresentado detalhadamente no Capítulo II), para assim poder ter uma melhor presença face aos potenciais clientes. Outro ponto fraco da empresa, é a falta de meios de comunicação externa, apenas podiam comunicar com o cliente através de e-mail ou via telefone o que pode levar a um desinteresse por parte dos clientes, é também um dos pontos no plano de estágio a desenvolver (Capítulo II). Por fim, é evidenciado o facto de como esta empresa está no ativo há relativamente pouco tempo e não ter ainda uma grande presença no mercado, é difícil fazer chegar aos clientes a mensagem comercial da empresa. No ambiente externo, a NVN Consulting possui uma boa oportunidade que é fundamental para os dias que correm, a escassez de empresas que estão dispostas a prestar os serviços que esta presta podendo assim, superar a concorrência e deixar uma grande presença no mercado. Como fator de ameaça, a comparação errada entre a NVN Consulting e um gabinete de contabilidade que por sua vez origina a perda de potenciais clientes.

1.7 – Identidade Visual

González (2010) diz que a identidade visual é a responsável pela imagem gráfica da empresa, através da sua presença tipográfica, do seu desenho simbólico, da sua identificação cromática e do desenrolar de todo o seu processo.

A NVN Consulting não possuía qualquer tipo de identidade visual, foi um dos pontos propostos pela empresa ao estagiário, sendo que toda a identidade visual da empresa vai ser detalhadamente apresentada no Capítulo II.

(24)

CAPÍTULO II

Estágio Curricular

(25)

15

Neste segundo capítulo do relatório de estágio, apresentam-se os objetivos de estágio, o plano de estágio feito inicialmente, os cronogramas equivalentes aos três meses de estágio, e por fim, a descrição de todas as atividades levadas a cabo pelo estagiário na Nvn Consulting, Lda.

O estágio curricular possui um papel importante no percurso académico de um estudante, pelo facto de que este representa, para a grande maioria, o primeiro contato com o mercado de trabalho.

2.1 – Objetivos do estágio

No início do estágio tive como objetivo principal aprofundar e consolidar todos os conhecimentos adquiridos aos longos dos três anos de licenciatura em Comunicação Multimédia.

Outro dos objetivos que tive foi o de realizar, com êxito, todas as tarefas propostas, principalmente as que estavam previstas no meu plano de estágio. Perceber o funcionamento e dinâmica da empresa sendo que este leva a outro dos meus objetivos, o de contribuir para os projetos da empresa e ver o meu trabalho ser valorizado. Por fim, queria conseguir trabalhar numa das áreas que mais gosto que é o Design gráfico e Web design, conseguindo assim ter uma maior experiência profissional.

2.2 – Plano de estágio

Após ter sido aceite na empresa NVN Consulting e antes do estágio começar, foi feito um plano de estágio com o objetivo de definir e planear todas as tarefas que deveriam ser realizadas durante o decorrer do mesmo (Anexo 1). Foram planeadas as seguintes tarefas:

 Criação do logótipo da empresa;

 Criação do manual de identidade visual da empresa;

Criação do website corporativo;

(26)

16

O plano de estágio estipulado pelo supervisor na empresa foi cumprido com sucesso, fazendo com que os promotores na empresa considerassem que o estagiário dominava todas as ferramentas utilizadas no processo de criação.

2.3 – Cronograma

Para Heldman (2005) o cronograma é a culminância da maior parte das atividades de planeamento, ele detalha todas as atividades do projeto num formato que lista o trabalho do início ao fim. O cronograma normalmente é apresentado no formato de gráfico ou diagrama. Para uma melhor compreensão, os cronogramas apresentados de seguida, possuem de uma forma resumida as atividades realizadas pelo estagiário na empresa, durante os meses de 1 julho a 15 outubro (Tabela 2, Tabela 3, Tabela 4, Tabela 5).

Nas tabelas encontram-se apenas os dias úteis de cada mês, visto não ter trabalhado nos fins-de-semana e também num período de 15 dias no mês agosto durante o qual a empresa fechou para férias. O meu horário na empresa era igual ao dos promotores da mesma, das 09:00 horas até às 13:00 horas e das 14:00 horas até às 18:00 horas.

No primeiro mês de estágio, em julho (Tabela 2), centrou-se tudo em redor da construção da identidade corporativa gráfica da NVN Consulting, já que a mesma não existia. Construção do logótipo e símbolo da empresa, toda a identidade visual da mesma (tipografia, cores institucionais, cartão de visita, folha timbrada, envelope) e também o próprio manual de identidade visual da empresa. O mês de julho foi muito importante para mim, para além de aperfeiçoar os meus conhecimentos na área de design gráfico e trabalhar numa das áreas que mais gosto, vi o meu trabalho ser valorizado e a começar a ser utilizado pelos promotores na interação com os clientes e na comunicação feita pelos mesmos.

(27)

17

O segundo mês de estágio (Tabela 3), começou a 18 de agosto (a empresa fechou para férias, do dia 1 até ao dia 15 de agosto, estes dias foram compensados posteriormente no mês de outubro, Tabela 4) foi continuada a criação do manual de identidade visual da empresa, mas foi mais focado na criação da e-newsletter, um dos problemas que a empresa tinha, a falta de meios de comunicação externa. Mês de agosto Tarefas 18 19 20 21 22 23 25 26 27 28 29 Manual de identidade Pesquisa Design e-newsletter

Tabela 3 – Cronograma das atividades do mês de agosto

O terceiro mês de estágio (Tabela 4), foi continuada a criação da e-newsletter. Neste mês foi também quando se começou a criação do website corporativo, continuando no mesmo problema o de comunicação externa. Este mês, igualmente ao primeiro mês, muito importante, porque além

Tabela 2 - Cronograma das atividades do mês de julho

Mês de julho Tarefas 1 2 3 4 7 8 9 10 11 14 15 16 17 18 21 22 23 24 25 28 29 30 31 Pesquisa Criação de esboços Identidade visual corporativa Peças institucionais Manual de identidade

(28)

18

de poder aperfeiçoar as minhas técnicas de web design e trabalhar numa das áreas que mais gosto, vi o meu trabalho ser valorizado e a ser utilizado como o website da empresa. Fiz toda a conceção e implementação do website, ou seja pesquisa, planeamento do website, análise, desenho e o desenvolvimento do mesmo. Mês de setembro Tarefas 1 2 3 4 5 8 9 10 11 12 15 16 17 18 19 22 23 24 25 26 29 30 Implementação online e-newsletter Pesquisa Planeamento Análise Desenho Desenvolvimento

Tabela 4 - Cronograma das atividades do mês de setembro

Por fim nos últimos quinze dias de estágio (Tabela 5), continuei o desenvolvimento do website, foram feitos testes ao mesmo e, foi alojado online.

Tabela 5 - Cronograma das atividades do mês de outubro

Mês de outubro

Tarefas 1 2 3 6 7 8 9 10 13 14 15

Desenvolvimento Teste Alojamento

(29)

19

2.5 – Atividades realizadas

Ao analisar todo o período de estágio, observa-se que a maior parte das tarefas que desenvolvi tinham que ver com a criação de toda a identidade corporativa gráfica da empresa (identidade gráfica, cartão de visita, folha timbrada, envelope). Sendo a NVN Consulting uma empresa relativamente nova no mercado, não possuía qualquer tipo de identidade corporativa gráfica e, a falta de alguns pontos de comunicação externa para com os clientes, como o website e a e-newsletter, sendo estas todas as tarefas que foram propostas no plano de estágio (Anexo I).

Os pontos que se seguem visam como objetivo apresentar e explicar detalhadamente todas as tarefas realizadas na NVN Consulting.

2.5.1 – Identidade corporativa gráfica da NVN Consulting, Lda.

Para González (2010) a identidade corporativa é a definição do que a empresa quer ser, do que quer representar e de como quer ser vista pelos segmentos aos que se dirige. A imagem corporativa é o resultado da aplicação dos mecanismos necessários para alcançar os propósitos da identidade corporativa. É perceber o que a empresa representa, e o que representa para o seu público, ou seja se a identidade corporativa é o que a empresa quer demonstrar, a imagem corporativa é o que a empresa demonstra.

O mesmo autor, González, 2010, define identidade corporativa gráfica/visual como os elementos que compõem a comunicação gráfica. Através da sua presença tipográfica, do seu desenho simbólico, da sua identificação cromática e o desenrolar de todo o processo.

González (2010) afirma que os componentes básicos da identidade corporativa gráfica são a marca, o logótipo e o símbolo (Figura 3). Classificando-os como:

 Marca – Nome comercial do produto, da empresa ou serviço que ofereçe ao público;

 Logótipo – Nome da empresa ou da marca, com atributos próprios da tipografia escolhida (tipo de letra, tamanho, cor e qualquer outra indicação que defina formas e estilos);

(30)

20

 Símbolo – Elemento gráfico, figurativo ou abstrato, que constitui uma representação da identidade da empresa.

Figura 3 - Marca, Logótipo, Símbolo e Identidade corporativa gráfica Nike Fonte: Elaborada pelo autor.

Como primeira tarefa a realizar durante o estágio, foi proposta a criação de toda a identidade corporativa gráfica. Foi feita uma reunião com os três promotores da empresa, para assim poder ter uma ideia do que se pretendia na elaboração da identidade corporativa gráfica e, avançar com a tarefa. Foi pedida uma identidade o mais simplificada possível, fácil de identificar, séria mas ao mesmo tempo moderna, transmitindo confiança e inovação. Para a criação de todas as propostas foi utilizado o software Corel Draw1, desenvolvido pela Corel Corporation, é caracterizado como um software de desenho vetorial para design gráfico. Fiz uma pesquisa sobre empresas de consultoria como mostra a imagem abaixo (Figura 4).

Figura 4 - Exemplos de empresas de consultoria Fonte: Elaborado pelo autor.

_____

1Adaptado e traduzido pelo estagiário. Fonte: http://www.coreldraw.com/rw/product/graphic-design-software/

(31)

21

Após a pesquisa partiu-se para a elaboração de esboços e, após terem sido apresentados vários esboços (Anexo II), estes foram reduzidos a três opções (Figura 5).

Figura 5 - Esboços apresentados Fonte: Elaborada pelo autor.

Nos vários esboços tentei ao máximo integrar todos os objetivos falados anteriormente. No primeiro esboço (#1), o símbolo “N”, é conjunto de duas setas, uma orientada para cima e outra orientada baixo que, significa o dar e receber por parte da empresa e dos clientes. No segundo esboço (#2), o símbolo é composto por triângulos geométricos que foram um puzzle, referindo-se aos módulos da empresa onde é possível o cliente escolher determinados serviços e formar o seu próprio pacote de serviços. Chegou-se à conclusão que das três propostas escolhidas, a terceira (#3) proposta era a que a empresa se identificava mais (Figura 5). O globo geométrico transmite dinamismo, precisão e exatidão que leva as pessoas a olharem para a empresa como uma empresa séria. O globo transmite também um conceito de uma empresa global, uma vez que a NVN Consulting se pretende expandir no mercado de trabalho. O tipo de letra escolhido é um tipo de letra simples, sem serifas, fácil de perceber e identificar por parte dos potenciais clientes. Esta é uma tipografia de licença livre para usos comerciais, distribuída online, tem o nome de “Nexa”, e foi criada por Svet’s Simov e, distribuída pela Fontfabric2, uma tipografia moderna e de fácil legibilidade com traços grossos (NVN) e finos (CONSULTING) mantendo a coerência com o símbolo, sendo este uma figura geométrica.

_____

(32)

22

Após ter sido escolhida a proposta, e como era vontade da empresa reforçar a ideia de exatidão e precisão no globo, foi pedido ao estagiário que o globo se torna-se mais geométrico, utilizando apenas triângulos que dão uma ideia de harmonia e equilíbrio e, em vez de ser utilizada cor nos triângulos utilizar apenas os contornos dos triângulos. Aquando da apresentação do segundo protótipo, surgiu a necessidade de dar mais notoriedade ao símbolo que viria a definir a marca da empresa.

Foi substituído a cor dos contornos para tons de vermelho, atraindo assim maior atenção para o mesmo de maneira a que a empresa não passe despercebida e, transmitindo a ideia de uma empresa ativa. Foi também substituído o contorno circular na parte direita do globo por triângulos reforçando a ideia de geometria (Figura 6).

Figura 6 - Esboços marca NVN Consulting e, proposta final Fonte: Elaborada pelo autor.

Após a apresentação da proposta final, uma vez que, este possuía todos os requisitos e ideias apresentados pela empresa e, de uma forma geral apresentava-se bem constituído. Surgiu a

(33)

23

necessidade de se juntar à identidade um slogan, que iria ser apenas utilizado em conjunto com o símbolo e logótipo em publicidades da empresa.

Para Iasbeck (2002) o slogan é uma forma verbal apelativa, que se usa na publicidade de um modo geral o seu maior canal de veiculação. Por isso, o slogan, é quase sempre uma “frase de efeito”.

No slogan foi utilizada a frase “services made for you” que, em português se traduz em “serviços feitos para você”, a frase foi escolhida pela empresa reforçando a ideia de uma empresa global em expansão. Foi utilizado um tipo de letra simples com serifas para uma melhor leitura, recorreu-se ao uso de aspas com a mesma cor do globo na identidade da empresa, mantendo a coerência e transmitindo a ideia de que se trata de uma citação por parte da empresa (Figura 7). O tipo de letra utilizada tem o nome de “Rockwell”, e foi criada por Frank Hinman Pierpont e, distribuída pela 911fonts3.

Figura 7 - Identidade corporativa gráfica com slogan Fonte: Elaborada pelo autor.

_____

3

(34)

24

A NVN Consulting, é uma marca composta por logótipo e símbolo. A disposição dos componentes da identidade foi tratada de forma cuidada, com o objetivo de apresentar o melhor resultado perante aqueles que a observam. Como tal não devem, em circunstância alguma, ser alteradas sendo que as proporções devem ser mantidas. O símbolo faz parte integrante do logótipo e não deve ser usado separadamente. O logótipo além de constituir uma identidade verbal faz parte da identidade, como tal, não deve ser usado separadamente. Não está prevista a utilização singular de qualquer dos componentes à exceção da identidade com o slogan que só serão utilizados em conjunto no caso de publicidade institucional (Figura 8).

Figura 8 - Componentes da identidade Fonte: Elaborada pelo autor.

As diretrizes acima referidas demonstram a forma usada para estabelecer a relação entre os elementos que compõem a identidade corporativa gráfica da NVN Consulting. Estas diretrizes foram elaboradas de forma cuidada, para evitar assim alterações na identidade gráfica e podem ser vistas detalhadamente no Manual de identidade corporativa gráfica (Anexo VI).

(35)

25 2.5.2 – Peças institucionais / Estacionário

“A palavra estacionário é comum no vocabulário das artes gráficas e refere-se a todos os produtos que incorporem a identidade gráfica de uma organização, sobretudo em suporte papel ou em formato digital. O estacionário inclui o papel de carta, os envelopes, os cartões de visita, as pastas, os documentos contabilísticos (faturas e recibos, por exemplo) personalizados e/ou timbrados, isto é, com o logótipo e a designação da organização. Pode ainda englobar guias de transporte e remessa, folhetos publicitários, cartazes, e tudo o que permita identificar graficamente a organização.” (Faria et al., 1999: 249)

Nos pontos seguintes estão especificados e ilustrados os elementos criados pelo estagiário para a NVN Consulting.

2.5.2.1 – Cartão-de-visita

O cartão-de-visita (Anexo III) tem como medidas noventa milímetros por cinquenta milímetros (90 mm x 50 mm). Na frente foi colocado o slogan com as aspas e nome da empresa, as aspas dão a ideia de uma citação por parte da NVN Consulting, tornam o cartão-de-visita mais agradável esteticamente e fazem parte da gramática da língua portuguesa, sempre que é citada um troço de texto ou uma frase na íntegra é obrigatório o uso de aspas. O nome da empresa serve como se fosse a fonte dessa mesma citação, marcando a diferença por ser uma ideia diferente do normal, fazendo com que as pessoas que o observem tentem perceber o que a empresa transmite originando uma pesquisa sobre a NVN Consulting. No verso o cartão-de-visita contem a identidade corporativa gráfica, o nome do funcionário, o e-mail, o contato telefónico e o website da empresa (Figura 9).

Figura 9 - Cartão-de-visita Fonte: Elaborada pelo autor.

(36)

26

2.5.2.2 – Papel timbrado

Foi desenvolvido o papel timbrado que a empresa adotou para imprimir orçamentos, fazer declarações ou dirigir-se a um cliente. Foi introduzida a identidade corporativa gráfica no início da folha para um maior destaque, no rodapé da folha foram introduzidos os contactos e morada da empresa com o respetivo slogan. Foi também adicionado parte do símbolo como marca de água, para não só melhorar a folha esteticamente mas também, para a tornar menos enfadonha (Figura 17), (Anexo IV).

Figura 10 - Papel timbrado Fonte: Elaborada pelo autor.

(37)

27

2.5.2.3 – Envelope

Foi desenvolvido também, o modelo de envelope DL (110mm x 220mm), para quando a empresa se dirigir a outrem. Foi introduzida a identidade corporativa gráfica no lado superior esquerdo com a respetiva morada da empresa, adicionou-se também parte do símbolo como marca de água para melhorar as estética do envelope e manter a coerência entre as peças institucionais da empresa (Figura 18), (Anexo V).

Figura 11 - Envelope Fonte: Elaborada pelo autor.

2.5.3 – Manual de identidade corporativo gráfico

Para Pezzullo (2003: 91) o manual de identidade corporativo, é um conjunto de elementos, materiais impressos, sistemas de cores, orientações para a aplicação da identidade e todas as formas de comunicação internas e externas. Detalhando assim todos os usos possíveis da identidade.

A segunda tarefa proposta foi a criação de um manual de identidade corporativo gráfico que, iria delimitar toda a informação detalhada acerca dos usos possíveis da identidade criada

(38)

28

anteriormente (Ponto 2.5.1). O documento foi tratado de forma cuidada, para que todas as diretrizes contidas no manual de identidade sejam o mais explícitas possível, de forma a que a identidade não sofra alterações penosas e mantenha a sua coerência (Anexo VI).

2.5.4 – Website corporativo

Um dos pontos importantes na comunicação externa, é, um sítio web onde a empresa possa transparecer os seus ideais, o mercado onde atua, os serviços e produtos que comercializa para os que o visualizam, ou seja um website corporativo. Foi pedido ao estagiário que desenvolve-se um website para a empresa, o estagiário recorreu ao artigo “Web Design: uma reflexão conceptual” de Santos (2009).

Segundo Santos (2009), o mundo web cada vez mais se encontra presente na vida das pessoas, tornando-se um grande veículo de comunicação/informação, permitindo comodidades que sem a web não seriam possíveis. Zeldman (2007), citado por Santos (2009: 33) diz que “Web Design é a criação de ambientes digitais que facilitam e incentivam a atividade humana, reflete ou adapta-se a vontades individuais e conteúdos; e muda graciosamente ao longo do tempo enquanto mantém a sua identidade.”

Santos (2009: 33) diz que web design é uma atividade no âmbito da Engenharia Web que consiste na produção de páginas web na perspetiva do utilizador. Combinando essencialmente competências técnicas e artísticas de forma a potenciar o papel dos seguintes conceitos:

 Usabilidade – é a facilidade com que os utilizadores podem utilizar uma ferramenta para executar uma tarefa específica;

 Aparência – é o aspeto ou aquilo que se mostra superficialmente, ou seja, à primeira vista;

(39)

29

Ou seja, web design é a capacidade de criar páginas web, referindo-se a trabalhos centrados na construção do front-end e back-end de uma página web que, deste modo remete para a criatividade ao serviço da programação web.

Segundo Santos (2009: 37), o desenvolvimento de um website pode classificar-se em três grandes fases:

Conceção: em que se pretende reconhecer “o que o website deve abarcar”, a informação a processar, as funcionalidades a implementar, as restrições existentes;

Implementação: em que o objetivo é identificar “o como fazer o website” e construi-lo na realidade. São definidas e construídas as estruturas de dados, os testes a realizar, a concretização do alojamento e do domínio. No final desta fase deverá ser disponibilizado o sítio web a funcionar;

Manutenção: inclui todas as alterações posteriores à aceitação do sítio web pelo cliente como correção de erros, introdução de melhorias e/ou novas funcionalidades.

Dentro destas fases acima referidas, podem-se subdividir em tarefas (Figura 18):

Planeamento: identificação geral das necessidades, identificação e seleção de alternativas e definição do plano de trabalho;

Análise: identificação detalhada das funcionalidades do sistema, respetiva descrição e assimilar que conteúdo será colocado e onde será colocado;

Desenho: desenho de interfaces, de tabelas, de módulos;

Desenvolvimento: programação das diversas partes do website;

Teste: o site é verificado com o objetivo de obter a aceitação do utilizador;

Domínio/Alojamento: disponibilização do sítio web aos seus utilizadores finais;

Manutenção: corresponde ao tempo de vida útil do que um website e durante o qual serão realizadas todas as modificações posteriores à entrada em funcionamento do website.

(40)

30

Figura 12 - Fases de desenvolvimento de um website Fonte: Web Design: uma reflexão conceptual, por Elsa Santos.

2.5.4.1 – Conceção Planeamento

Antes mesmo de saber qual o aspeto que o website irá ter é preciso fazer um planeamento, recolher informações para determinar vários aspetos, foi feita uma reunião com os promotores da empresa e foi feita a recolha de todas as informações necessárias. O website tem como objetivos a criação de um dos pontos importantes na comunicação externa, dar a conhecer o mercado onde a NVN Consulting atua, dar a conhecer os seus objetivos como empresa e serviços que oferece. O público-alvo da NVN Consulting são as micro, pequenas e médias empresas, oferecendo soluções a custos suportáveis de serviços especializados.

Sendo a NVN Consulting uma empresa recente no mercado, foi pedido também que o website estivesse o mais depressa possível online de forma a poder começar a atrair potenciais clientes. Foi dada total liberdade ao estagiário na criação do website, desde que respeitasse a regra dos três cliques, ou seja, o utilizador do website tinha de encontrar aquilo que procurava num máximo de três cliques, para evitar que o utilizador se aborrecesse, levando ao abandono da página.

(41)

31

Análise

Foi feito o desenho do mapa de navegação do website, onde iria conter todos os caminhos possíveis que o website disponha. Como menus de navegação são apresentados os seguintes: home, serviços, módulos, bolsa, a NVN e contactos (Figura 19).

Figura 13 - Mapa de navegação website NVN Consulting Fonte: Elaborada pelo autor.

Foi definido também junto dos promotores da empresa, o que cada página iria conter. O website, vai ser composto por seis páginas, no total. A página inicial ou “HOME” não contem muita informação, apenas os serviços que a empresa dispõe e um slide show interativo (Ponto 2.5.4.2)

com imagens alusivas a alguns dos ideais da empresa, criadas pelo estagiário. A página “SERVIÇOS” vai conter um pequeno texto de introdução aos serviços prestados pela empresa, seguido de uma janela de separadores onde são explicados detalhadamente os serviços que a mesma presta aos clientes, por fim no rodapé conta com um quadro onde se incentiva o contato com a empresa e é exposto o número telefónico da mesma. A página “MÓDULOS” segue o mesmo raciocínio da página “SERVIÇOS”, é exposto um pequeno texto de introdução aos módulos da empresa, seguido de uma janela de separadores onde são explicados detalhadamente todos os módulos4 que a empresa presta aos clientes.

_____________

4Serviços da empresa de forma agrupada, possibilitando aos clientes aceder a uma multiplicidade de serviços

agregados por área de intervenção.

(42)

32

A página “BOLSA”, vai ser composta por um texto explicativo em relação ao que a empresa define como bolsa de profissionais, contém também um formulário de envio direto de mensagens. Na página “A NVN” vão ser expostas informações sobre a história da NVN Consulting e também informações sobre os serviços que a mesma presta perante os clientes. Por fim, na página “CONTATOS”, vão ser expostos os contatos da empresa, um mapa com a localização da mesma e um formulário de envio direto de mensagens.

Desenho

O layout do website vai ser cuidado, usando cores coerentes com a identidade gráfica da empresa, sendo esta composta pela cor vermelha e preta. O layout vai ser simples e interativo, simplificando a utilização do mesmo, deste modo tornando-se de fácil utilização para pessoas com poucos fundamentos em tecnologias de informação e comunicação. Passou-se depois ao desenho das wireframes ou esqueleto do website, já que todo o conteúdo que iria estar nas páginas tinha sido discutido juntos dos promotores da empresa, como referido anteriormente (Ponto 2.5.4.1). Para o desenho das wireframes foi utilizada uma ferramenta online chamada Mockingbird5, que permite desenhar e implementar toda a navegação naquele que virá a ser o website definitivo. Abaixo está representada a wireframe da página “HOME” (Figura 20), as restantes wireframes podem ser visualizadas no Anexo VIII.

Figura 14- Wireframe: Página "HOME" Fonte: Elaborada pelo autor.

_____________

(43)

33

2.5.4.2 – Implementação Desenvolvimento

Após os wireframes terem sido aceites pelos promotores da empresa, e de forma a resolver um dos objetivos anteriormente referidos, o estagiário optou por utilizar um template, reduzindo o tempo de produção. O template utilizado tem o nome “Diverso” e foi produzido pelo Yith Themes6, este template tinha a particularidade de ser um design responsivo, ou seja, o mesmo adaptava-se às várias dimensões de ecrãs, quer de monitores, smartphones ou tablets (Figura 27).

Figura 15 - Template utilizado na construção do website

Fonte: http://yithemes.com/live/?theme=diverso (Acedido em setembro 2014).

_____________

(44)

34

Começou-se por realizar as edições no template, para isso o estagiário utilizou o programa Adobe Dreamweaver, software desenvolvido pela Adobe Systems, permite aos utilizadores desenhar, desenvolver e gerir eficazmente websites estáticos e dinâmicos. Permite tanto a web designers como a programadores web criar e gerir websites e aplicações web, aliado a diferentes tecnologias como HTML, XHTML, CSS, XML, ASP, PHP, ColdFusion, JavaScript, Ajax (Oliveira, 2011). Foi necessário também recorrer às linguagens de programação HTML e CSS, através das mesmas foi possível manipular todo o website, fazendo com que o aspeto do website fosse o de acordo com os objetivos anteriormente referidos. Sendo a página inicial a que contem menor informação, foi inserido um slide show interativo com imagens de forma a que esta página tenho um grande impacto nos utilizadores, visto ser a primeira página que os utilizadores vão ter contacto. Fiz uma pesquisa de imagens para integrar no slideshow, todas as imagens foram editadas através do programa Adobe Photoshop (Figura 16 e 17), software desenvolvido pela Adobe Systems, é caracterizado como um software de edição de imagens digitais, retoque fotografias e produção de gráfios para web. É considerado líder de mercado em editores profissionais detendo 80% do mercado (Andrade, 2004). Foi adicionado o slogan da empresa e adicionadas frases chave previamente discutidas com os promotores da empresa.

Figura 16 – Exemplo de imagem para o slideshow Fonte: Elaborado pelo autor

(45)

35

Figura 17 – Exemplo de imagens para o slide show Fonte: Elaborada pelo autor.

Nas páginas “SERVIÇOS” e “MÓDULOS”, recorri à utilização do programa Adobe Flash7

, desenvolvido pela Adobe Systems, um dos softwares mais conhecidos na área de interatividade e animação. É utilizado para o desenvolvimento de aplicativos multimédia, executados sozinhos ou dentro de uma página HTML. Utilizei o software para a criação de uma janela interativa onde ia conter toda a informação detalhada acerca dos serviços e módulos prestados pela NVN Consulting, como mostra a seguinte imagem (Figura 18).

Figura 18 - Criação da janela de Serviços e Módulos Fonte: Elaborada pelo autor

_____________

(46)

36

Tanto na página “BOLSA” como na página “CONTATOS”, recorreu-se à linguagem de programação PHP para criar um formulário (Anexo X), de envio direto de mensagens para o e-mail da empresa. Facilitando e potenciando a interação entre os utilizadores e a empresa (Figura 19). O formulário contém os seguintes campos: Nome, E-mail, Assunto, Empresa, Telefone, Telemóvel, Serviços e Mensagem. O formulário permite também o envio de ficheiros como anexo, até 5 megabytes.

Figura 19 - Formulário de envio direto de mensagens Fonte: Elaborada pelo autor.

(47)

37

A página “CONTATOS”, conta também com um mapa que contém as coordenadas de onde a empresa se encontra fisicamente, o que facilita assim um contato cara-a-cara com a empresa. Foi adicionado também um script (Anexo XI), em todas as páginas, de uma ferramenta chamada mylivechat8, que permite ao utilizador em tempo real conversar com o promotor da empresa que se encontre online, ou deixar mensagem caso não esteja nenhum promotor online, incentivando assim o contato com a empresa, o esclarecimento de dúvidas ou questionar a própria empresa sobre alguns assuntos relevantes (Figura 20).

Figura 20 - Script mylivechat Fonte: Elaborada pelo autor Teste e Alojamento

Após a edição do template, o website foi testado pelos promotores e várias pessoas escolhidas ao acaso com o intuito de verificar e testar se o website cumpria todos os objetivos definidos no planeamento e análise e se, era fácil a interação entre os utilizadores e o website. Depois da aprovação dos promotores e, dos utilizadores que testaram o website foi feito o upload de todos os ficheiros para o alojamento previamente adquirido.

_____________

(48)

38

O alojamento foi adquirido na empresa ADSI (Agência de Desenvolvimento para a Sociedade da Informação e do Conhecimento), localizada no IPG. O servidor tem como características os seguintes pontos:

Espaço em disco – 1Gigabyte;

 Trafego – Ilimitado;

Base de dados Mysql/Sql server;

 Linguagens de programação PHP, ASP, ASP.net.

O upload dos ficheiros, foi efetuado através do programa Filezilla9, software de código livre para Microsoft Windows e GNU/Linux, é um software cliente FTP, SFTP e FTPS. O resultado final do website da NVN Consulting (Figura 20), terminou com todas as necessidades resolvidas e objetivos alcançados. Todas as páginas do website podem ser visualizadas no Anexo VII.

Figura 21 - Website NVN Consulting

Fonte: Elaborada pelo autor.

_____________

9Adaptado e traduzido pelo estagiário Fonte: https://filezilla-project.org/client_features.php (Acedido em outubro

(49)

39 2.5.5 – E-newsletter

A última atividade realizada durante o estágio foi a criação de uma e-newsletter a ser enviada para os potenciais clientes da NVN Consulting, de forma a dar a conhecer os serviços e potencialidades da empresa.

Para Assis (2003) uma newsletter, é mais do que um e-mail promocional, é mais pessoal, mais informativa e deve tentar adicionar valor na relação entre empresa-cliente, sendo esta a maneira mais barata e interessante de gerar visitas e promover lealdade ao website da empresa e, consequentemente, aos produtos e serviços. Esta deve apresentar uma mensagem com conteúdo relevante para os seus destinatários. Mas ao contrário do e-mail promocional a newsletter deve apresentar mais do que uma oferta interessante. O autor Assis (2003: 51) refere que os seguintes pontos, devem constar numa newsletter:

 artigos curtos sobre os seus produtos e serviços;

 histórias de sucesso sobre os seus clientes;

 entrevistas de pessoas importantes no mercado em que sua empresa ou website atua;

 dicas para melhorar a performance e utilização dos seus produtos e serviços;

 noticias atuais relacionadas com o tema central da newsletter;

 análise de tendências no mercado de atuação ou nos mercados relacionados;

 material para informar seus clientes;

 divulgação de eventos que possam ser interessantes para os destinatários;

 propaganda sobre a empresa;

 propaganda sobre os patrocinadores da newsletter;

 cupons oferecendo descontos, ofertas especiais ou promoções.

Foi pedido que a e-newsletter fosse, um layout responsivo, ou seja, já que a mesma estava destinada a ser enviada por e-mail, e com o avanço das tecnologias, a e-newsletter iria ter que se adaptar aos vários tamanhos de ecrã, quer de computador, smartphones ou tablets. A e-newsletter contém um conjunto de pequenos resumos que, dão a conhecer o mercado onde a empresa atua e os serviços que dispõe podendo assim atrair mais clientes. Após alguma pesquisa, e como

(50)

40

objetivo principal criar a e-newsletter o mais depressa possível, foi utilizado um template de forma a reduzir o tempo de produção da mesma. O template utilizado tem o nome de “Tempo” e foi produzido pela Stamplia10.

Figura 22 - Template "Tempo" - E-newsletter Fonte: www.litmus.com (Acedido em Outubro 2014)

_____________

(51)

41

Foram alteradas as cores e, as imagens que iriam compor o conteúdo da e-newsletter. Após a aceitação por parte dos promotores da empresa seguiu-se para o alojamento da mesmo no servidor adquirido previamente pela empresa (Figura 22).

Figura 23 - E-newsletter NVN Consulting, Lda Fonte: Elaborada pelo autor.

(52)

42

Foram adicionados os textos, hiperligações e imagens, promovendo os serviços que a empresa dispõe e um pequeno resumo para a dar a conhecer a empresa em si e o mercado onde atua. Para a introdução de todas as imagens, textos, hiperligações e edição de linhas de código foi utilizado o programa Adobe Dreamweaver. Foram enviados alguns e-mails para testar a e-newsletter em vários tamanhos de ecrãs, nomeadamente em smartphones e tablets para garantir que não se perdia a leitura de nada (Figura 23), (Anexo VIII).

Figura 24 – E-newsletter em diferentes ecrãs Fonte: Elaborada pelo autor.

(53)

43

Reflexão Final

Conclui-se assim a última, e talvez umas das mais importantes etapas do curso de Comunicação Multimédia. No decorrer destes três anos de licenciatura adquiri bastantes conhecimentos e aprendi muitas coisas novas e importantes para a minha formação profissional. O estágio curricular, constitui o primeiro contato real com o mercado de trabalho na área de formação, possibilita a aquisição de noções e competências enriquecedoras. E é nesta última fase, que podemos testar e aplicar todos os conhecimentos até então aprendidos. Sei que os três anos que compõem a licenciatura de Comunicação Multimédia não são suficientes para se conhecer todos os programas e todas as técnicas que envolvem a área de multimédia, mas a vontade de aprender e a minha dedicação é, o que vai fazer de mim um bom profissional.

O estágio serviu não só para por em prática os conhecimentos adquiridos nos três anos de licenciatura, como também para ganhar uma nova confiança, procurar novos horizontes, corrigir alguns erros e fundamentalmente para adquirir novos conhecimentos aos já adquiridos previamente. Conseguir realizar o estágio na empresa NVN Consulting, foi de grande importância para mim, porque além de ser importante na conclusão da minha licenciatura foi o meu primeiro contacto no mercado de trabalho, realizando tarefas importantes para mim mas também para a empresa. Aprendi que a realidade do mundo profissional é muito diferente do mundo académico, as responsabilidades são maiores no mundo profissional, o horário, profissionalismo e os prazos, são tudo exigências de um mundo com o qual ainda não tinha tido contacto. Não descuidando o facto de, que enquanto estudante, fui obrigado a cumprir horários e prazos, e a superar as exigências dos professores. Porém o estágio é de isso mesmo que se trata, a experiência de trabalhar diretamente com a empresa faz com que cresçamos, como pessoa e profissionais, e nos consideremos capazes de ocupar um cargo sem receios. Todos os objetivos inicialmente planificados, foram concluídos com sucesso, ficando sempre também a vontade de melhorar mais tarde as atividades desenvolvidos, pois nada é perfeito, e apesar de todos os objetivos terem sido cumpridos existe sempre algo que se pode melhorar.

(54)

44

No início do estágio questionava-me sobre a área que iria seguir quando acabasse a licenciatura, sendo esta uma dúvida que afeta muitos jovens quando terminam o seu percurso académico. O estágio ajudou-me bastante na reposta a esta questão, os trabalhos desenvolvidos na empresa fizeram-me ver que a área de design gráfico é de fato uma área vasta, onde podemos aplicar bastantes técnicas e conceitos, ficando a vontade também de optar por um mestrado relacionado com esta área.

Assim, com grande orgulho, termino uma grande e difícil etapa da minha vida. Não sabendo o que o futuro reserva, mas sentindo-me preparado e de cabeça erguida para o que acontecer.

Referências

Documentos relacionados

O que as diferenciam é que na primeira atividade o aluno tinha a possibilidade de recortar, apenas uma vez, a figura e, na segunda atividade, a ferramenta “Recortar” não

Produção de matéria seca da parte aérea do morangueiro em função das doses de nitrogênio mineral, para os tratamentos com crotalária e milheto... Avaliando a

Não é a toa que diversos pais declararam a necessidade pontual de seus filhos de consumir o produto após assistir à propaganda na televisão como demonstrado nas respostas de dois

Outro objetivo do estudo foi o de compreender, não apenas como as participantes se situavam em relação ao planejamento familiar, mas também como se organizavam em família e

Além disso, as principais mudanças recentes nas políticas públicas de saúde e educação, implementadas através da lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013 (BRASIL, 2013),

Destaca-se então, a política de Inclusão Educacional do Ministério da Educação, fundamentada no princípio de atenção à diversidade e na educação de qualidade para todos e

E elas são tanto necessidades técnicas (aprender ofícios e funções) como necessidades operatórias, estratégicas, ou como mostrou Foucault, disciplinares, fruto do tipo

As Figuras Figura 6-17 e Figura 6-18 destacam detalhes do conjunto de dados, correspondentes aos momentos em que a temperatura da câmara é abruptamente alterada. Observa-se